• Nenhum resultado encontrado

FLOR DE XARAÉS: A FLOR DE MADEIRA PRODUZIDA EM MATO GROSSO DO SUL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FLOR DE XARAÉS: A FLOR DE MADEIRA PRODUZIDA EM MATO GROSSO DO SUL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FLOR DE XARAÉS: A FLOR DE MADEIRA PRODUZIDA EM MATO GROSSO DO SUL

Dayse Centurion da Silva (Bolsista CAPES – Universidade Anhanguera – UNIDERP – MS) daysecenturion@yahoo.com.br

Gilberto Luiz Alves (Orientador – Universidade Anhanguera – UNIDERP – MS)

gilbertoalves9@uol.com.br

Resumo

O artigo tem como objeto o produto denominado Flor de Xaraés, a flor de madeira produzida por Cláudia Castelão em Mato Grosso do Sul. O objetivo foi analisar a produção das peças artesanais que utilizam a Flor de Xaraés. O aporte teórico que norteia a pesquisa foi realizado a partir dos estudos de ALVES (2014) e MARX (1983). As fontes primárias consistiram em observações sistemáticas em situação de trabalho, realizadas por ocasião das visitas aos locais de trabalho da artesã, e de registros de imagens. As fontes secundárias foram obtidas em periódicos científicos, em consultas a sites, blogs, redes sociais e vídeos, incluindo obras referentes à historiografia do cerrado e ao artesanato. Como resultado constatou-se que a organização técnica do trabalho realizado no ateliê da artesã é de natureza manufatureira, pois incorporou a divisão de trabalho. As peças têm a função dominante de mercadorias e visam atender, sobretudo, à demanda gerada por turistas.

Palavras-chave: Artesanato, Organização Técnica do Trabalho, Manufatura, Mercado, Desenvolvimento Regional, Flor de Xaraés.

Introdução

O presente estudo tem por objeto o produto denominado Flor de Xaraés, a flor de madeira produzida por Cláudia Castelão em Mato Grosso do Sul. Seu objetivo foi analisar a produção das peças artesanais que utilizam a Flor de Xaraés, buscando apreender a relação entre essa forma de artesanato e o mercado.

Para Freitas (2011), a atividade artesanal está presente na rotina do homem desde os povos mais primitivos, efeito da necessidade que eles tinham de se alimentar, de se proteger e de se expressar.

O artesanato é uma atividade que está associada às etnias indígenas e a comunidades pouco integradas à dinâmica da vida na sociedade capitalista. Nesses casos, as técnicas de trabalho foram repassadas de geração para geração e continuam sendo marcas distintivas

(2)

desses grupos no ambiente social, econômico e cultural. O fazer artesanal tem a capacidade de acessar conhecimentos e sentimentos profundos e pode ser usado de diferentes formas na sociedade.

Ao longo da história, sobretudo antes de ser instaurada a sociedade capitalista, o artesão dominava o processo de trabalho tanto na esfera teórica quanto na prática. Conforme o papel que lhe fora atribuído pela divisão social do trabalho, realizava “atividade que exigia tanto os recursos do seu cérebro quanto a habilidade de suas mãos”. Daí ser apropriado dizer “que o artesão era um trabalhador qualificado” (ALVES, 2014, p. 50-86).

Tornou-se ameaça à sobrevivência do artesanato o fato de a sociedade capitalista impor a inovação e o desenvolvimento de novos instrumentos de produção visando à objetivação do trabalho, à maximização dos lucros e minimização do tempo gasto para produzir mercadorias.

A manufatura, que o substituiu, pode ser considerada uma forma evoluída de produção, pois ao incorporar a divisão do trabalho, desenvolveu uma nova força produtiva ligada ao caráter social do trabalho. A manufatura passou a produzir mais mercadorias com custos menores.

A Flor de Xaraés se desenvolveu enquanto artesanato induzido. Desde a origem tem à sua frente à artesã Cláudia Castelão. Segundo Pellegrini (2011, p. 87), “seus produtos representam a riqueza das lendas e tradições de Mato Grosso do Sul”. Conforme a própria artesã, suas peças tiveram origem no “envolvimento das pessoas com a beleza da Flor de Xaraés”. Na sua proposta a Flor de Xaraés encarnaria a beleza e a riqueza ambiental de Mato Grosso do Sul e, nessa condição, levaria seus atributos para as diversas regiões do país e, até mesmo, para a Europa e a América.

Claudia Castelão usou sua criação, de início, para atender a necessidade de subsistência familiar. Usando discurso que apela para a tradição cultural e a riqueza ambiental da região, construiu uma justificativa que a fez se consolidar no mercado e ser reconhecida como artesã empreendedora.

(3)

A base teórica deste estudo foi estabelecida a partir dos escritos de ALVES (2014) e MARX (1983).

Campo Grande, local da pesquisa é a capital do Estado de Mato Grosso do Sul. A cidade foi planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas bastante arborizadas.

O município de Campo Grande está situado no sul da região Centro Oeste do Brasil. Geograficamente, o município tem divisas fronteiriças com o Paraguai e a Bolívia. Localiza-se na latitude 24º47’25” Sul e longitude 50°35’34” Oeste (IBGE, 2010).

As práticas culturais em Campo Grande são marcadas pela diversidade de costumes e pela riqueza do artesanato, das artes visuais, da música e da gastronomia. Sua singularidade evidencia a herança deixada pelos índios, por povos europeus, sírio-libaneses, japoneses, paraguaios, bolivianos e pelos migrantes oriundos de outros Estados.

Peças artesanais podem ser encontradas em postos públicos, como a Casa do Artesão, a Praça dos Imigrantes e a Feira Central – Feirona, onde são comercializadas. Campo Grande é um dos maiores núcleos de artesanato do Estado.

As fontes secundárias foram constituídas por obras de FREITAS (2010), RIBEIRO (1997) e SEBRAE (2010). Para complementar o conjunto de informações empíricas foram consultados sites e blogs, redes sociais e obras de referência sobre artesanato, a exemplo de PELLEGRINI (2011).

Resultados e Discussão

O trabalho analisou a produção da Flor de Xaraés, a sua comercialização, a sua relação com a preservação da natureza, a precificação dos produtos e seu valor estético, como “vontade de beleza” (Darci Ribeiro, 1997, p. 150-160).

Desenvolvido pelas mãos da artesã Claudia Castelã, o artesanato com a Flor de Xaraés é resultado de muitas tentativas, ensaio e erro e perseverança. Segundo Pellegrini (2011), foi durante um dos hobbies da artesã, a pescaria, na planície alagável de Mato Grosso do Sul, Pantanal, que a artesã teve a inspiração necessária para o trabalho.

(4)

Sobre a matéria prima que utiliza a madeira, a artesã cria um clima de mistério. Seria segredo. Apenas afirma que “utiliza madeira de reflorestamento”. Dessa forma a artesã destaca a preocupação com o meio ambiente. Durante a pesquisa não foi possível verificar até que ponto essa preocupação é verdadeira, pois existe o “limite” do segredo.

Quanto à produção da Flor de Xaraés, Claudia Castelão é utilizada uma madeira especial para produção, mas maleável, e as fissuras e a própria cor do produto ajudam na construção da obra. “Testei muitos materiais, assim como a forma de trabalhar a madeira” (CASTELÃO. Apud PELLEGRINI, 2011, p. 89).

Apesar de a artesã associar a produção da Flor de Xaraés à conservação da natureza e assegurar que é uma expressão estética que humaniza as relações sociais e culturais, o certo é que a norteia a preocupação com a inserção no mercado. Seus produtos são comercializados no Brasil e no exterior.

Observou-se durante a pesquisa a preocupação da artesã de atribuir ao seu produto valor cultural e simbólico agregados aos seus aspectos artesanal e econômico.

Para ela, o valor simbólico de sua obra é imensurável. Contudo, para que gere renda, a artesã encara diariamente o desafio de quantificar financeiramente o valor de suas peças. Nesse processo, inúmeras são as variáveis influenciadoras que as encarecem ou barateiam: tempo de elaboração, complexidade das técnicas e fetiche atribuído pelos próprios turistas.

Segundo Pellegrini (2011), o comércio da Flor de Xaraés é bem intenso. Hoje as peças são vendidas em cerca de 40 pontos de vendas em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul se destacam a Feira Central de Campo Grande e lojas na cidade de Bonito, polo turístico do Estado.

As peças de Claudia Castelão são comercializadas também em lojas de decoração, como a Le Lis Blanc e Tok & Stok. Verifica-se que, quando a conversa tende para o aspecto da comercialização, o foco econômico deixa em segundo plano a justificativa original. A marca tem Site e páginas no Facebook e Instagram.

Direcionados exclusivamente ao mercado, esvai-se a preocupação com sua articulação ao conjunto de práticas sociais usadas em sua justificativa. Ganha o primeiro plano sua condição de mercadorias direcionadas aos turistas.

(5)

Claudia Castelão desenvolve sua atividade produtiva incorporando a organização técnica do trabalho de natureza manufatureira. A manufatura ainda exige habilidade dos trabalhadores, pois estes realizam operações manuais, mesmo que parciais, que exigem destreza. Os instrumentos de trabalho ainda estão nas mãos dos trabalhadores. A divisão de trabalho é evidente, pois “as diferentes operações da produção artesanal” são realizadas por “trabalhadores particulares” submetidos a uma forma de organização social (MARX, 1983, p. 285).

Nas origens, sua atividade correspondia a um empreendimento familiar. Atualmente, a artesã possui uma equipe que desenvolve atividades complementares e articuladas entre si. As peças percorrem todas as etapas de fabricação envolvendo trabalhadores que as realizam num mesmo espaço comum, o “ateliê”. Nele, cinco pessoas realizam operações distintas sob a supervisão da artesã. Esses trabalhadores atuam coordenadamente em função das etapas do processo de produção das peças: a) desenho, no caso realizado pela própria artesã; b) laminação; c) modelagem; d) tingimento; e) montagem e f) distribuição. O trabalho conta ainda com serviços terceirizados para fabricação de peças em ferro e madeira.

Para dar acabamento às peças, segundo a artesã, são usados elementos da terra e da natureza Pantaneira, tais como osso, chifre bovino, couro de peixe e fios de buriti. Alega levar em conta, ainda, aromas da flora pantaneira e plantas do cerrado.

A artesã garante que divulga a história da origem da Flor de Xaraés e seu pertencimento ao Estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, ela usa uma Tag que acompanha todas as peças produzidas.

Quanto a lenda, Claudia faz questão que esteja junto com o produto, se não estiver, como o comprador saberá da origem do produto? A descrição da lenda sempre acompanha o produto adquirido. “Todo mundo fica encantado com a história. Quando eles a conhecem, você vê o brilho nos olhos e, se brilhou os olhos é porque chegou ao coração” (CASTELÃO. Apud PELLEGRINI, 2011, P.91).

Para garantir os direitos em relação à obra, a artesã patenteou a Flor de Xaraés em 2009 e recebeu o certificado do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os direitos autorais foram registrados na Biblioteca Nacional, garantindo assim o seu pertencimento a Mato Grosso do Sul (PELLEGRINI, 2011, p. 89).

(6)

O artesanato induzido com características de atividade seriada e em grande escala, dominado pela informalidade de modelos e cores, visando atender às exigências do mercado, marca o trabalho da artista. Ela recebeu duas premiações no SEBRAE Top 100 de artesanato, que identifica e premia as melhores unidades produtoras de artesanato do Brasil (SEBRAE, 2010).

Conclusão

Através da análise realizada deve ser reconhecido que as peças produzidas com a Flor de Xaraés se viabilizaram no mercado e vêm se popularizando, seja em cidades de Mato Grosso do Sul, do Brasil e até mesmo em outros países.

Hoje a artesã agrega em seu ateliê um grupo de trabalhadores que devolvem etapas do processo produtivo, através da divisão de trabalho. Assim sua atividade passou a constituir uma pequena manufatura que assegura condições mínimas de renda aos envolvidos no processo de fabricação da Flor de Xaraés.

O produto em madeira tem aparência assemelhada às flores encontradas na natureza. Considerada Flor do Pantanal ela encanta por sua leveza.

A produção e, sobretudo, a comercialização da Flor de Xaraés contribuem para a divulgação do Pantanal de Mato Grosso do Sul. Permanecem em suspenso, pelo segredo imposto pela artesã, à questão referente à origem da matéria primária utilizada na produção das peças e sua relação com a preservação da natureza pantaneira.

Agradecimentos

O presente trabalho foi realizado com apoio e financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES).

(7)

ALVES, G. L. Arte, artesanato e desenvolvimento regional: temas sul-mato-grossenses. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2014. 104p.

FREITAS, A. L. C. Design e artesanato: uma experiência de inserção da metodologia de projeto de produtos. São Paulo: Blucher Acadêmico, 2010. 132p.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geográfica a e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/geociências. Acesso em: 19 de jul. 2020.

MARX, K. O Capital. Vol. I. Tomo I. Coleção Os economistas. Tradução Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Nova Cultura, 1983.

PELLEGRINI, Fábio (org.). Vozes do artesanato. Campo Grande, MS: FCMS, 2011. 257p.

RIBEIRO, Darcy. Confissões. São Paulo: Companhia das Letras. 1997. 536p.

SEBRAE. Termo de Referência: Atuação do Sistema SEBRAE no Artesanato. Brasília: SEBRAE, 2010. 66p.

Referências

Documentos relacionados

11 Tabela 7 Resultados da Anova comparando os pesos estimados pelas diferentes equações em cada classe de tamanho, bem como para o peso total das amostras, das ordens

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Conforme o Regulamento Geral das Competições/2017, a referida Equipe perdeu 06 (seis) Pontos na Tábua de Classificação e fica DESCLASSIFICADA do 1º Turno.. Ficando CLASSIFICADA para

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Apresentaremos a seguir alguns resultados que serão fundamentais para obtermos uma generalização dos teoremas das seçãos anterior para uma versão com tempo contínuo. Consideremos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

f)The engagement of Portuguese military contingents abroad, in the context of the international commitments of the Portuguese State, in missions which do not result from the state

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma