• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

GABRIEL HENRIQUE LOPES VENANCIO

VIABILIDADE ECONOMICO-FINANCEIRA DA EMPRESA TO GO DRINKS NA CIDADE DE NATAL/RN

NATAL/RN 2021

(2)

VIABILIDADE ECONOMICO-FINANCEIRA DA EMPRESA TO GO DRINKS NA CIDADE DE NATAL/RN

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração.

Orientador: Prof. Dr. Valdemir Galvão de Carvalho

NATAL/RN 2021

(3)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Sistema de Bibliotecas - SISBI

Catalogação de Publicação na Fonte. UFRN - Biblioteca Setorial do Centro Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Venancio, Gabriel Henrique Lopes.

Viabilidade econômico-financeira da empresa TO GO Drinks na cidade de Natal/RN / Gabriel Henrique Lopes Venancio. - 2021.

41f.: il.

Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências

Administrativas. Natal, RN, 2021.

Orientador: Prof. Dr. Valdemir Galvão de Carvalho.

1. Administração financeira – Monografia. 2. Viabilidade econômico-financeira - Monografia. 3. Empreendedorismo - Monografia. 3. Plano de negócio - Monografia. I.

Carvalho, Valdemir Galvão de. II. Título.

RN/UF/ CCSA CDU 658.15

Elaborado por Shirley de Carvalho Guedes - CRB-15/440

(4)

VIABILIDADE ECONOMICO-FINANCEIRA DA EMPRESA TO GO DRINKS NA CIDADE DE NATAL/RN

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Administração, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aprovado em: 27/04/2021.

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________

Prof. Dr. Valdemir Galvão de Carvalho

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Orientador

______________________________________

Prof. Dr. Gabriel Martins de Araújo Filho

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

_______________________________________

Prof. Me. Rodrigo Raposo da Fonseca

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

(5)

O vigente estudo trata-se de uma análise sobre a viabilidade de criação de uma empresa de bebidas de drinks na cidade de Natal/RN. Diante disso, o mesmo busca conceituar a viabilidade econômico-financeira da corrente idealização empregatícia no atual corpo social. A pesquisa teve suporte de dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e de artigos dispostos no site da scielo e pepsic, bem como também, suporte dos preceitos da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), onde para, além disso, foi possível correlacionar os dados obtidos com uma pesquisa a campo realizada por meio de um questionário social. Em geral, a pesquisa possui o cunho bibliográfico qualitativo e quantitativo. A estrutura do trabalho foi montada através do método de Plano de Negócios, onde houve uma simulação dos dois primeiros anos da empresa de bebidas TO GO Drinks, discorrendo assim sobre o posicionamento da mesma no setor de empreendimento. Portanto, os resultados sugerem que a empresa tem um ponto de equilíbrio viável e possuem um índice de lucratividade aceitável. Sendo assim, a TO GO Drinks possibilita um retorno do capital inicial em apenas 7 (sete) meses de trabalho, dispondo ainda de uma lucratividade de 36,9% por ano, resultado esse de qualitativos e quantitativos dados estatístico frente a margem de distribuição, o ponto de equilíbrio e o processamento da rentabilidade.

Palavras-chave: viabilidade; implantação; plano de negócios.

(6)

The current study is an analysis of the feasibility of creating a drinks company in the city of Natal/RN. In view of this, it seeks to conceptualize the economic and financial viability of the current employment idealization in the current social body. The research was supported by data from the Brazilian Service of Support for Micro and Small Enterprises (SEBRAE) and from articles available on the scielo and pepsic websites, as well as by the precepts of the Limited Liability Sole Proprietorship (EIRELI), where, in addition, it was possible to correlate the data obtained with a field research carried out by means of a social questionnaire. In general, the research has a qualitative and quantitative bibliographic nature. The structure of the work was assembled through the Business Plan method, where there was a simulation of the first two years of the beverage company TO GO Drinks, thus discussing its positioning in the entrepreneurial sector. Therefore, the results suggest that the company has a viable break-even point and has an acceptable profitability index.

Thus, TO GO Drinks enables a return on the initial capital in only 7 (seven) months of work, also having a profitability of 36.9% per year, a result of qualitative and quantitative statistical data against the margin of distribution, the break-even point and the processing of profitability.

Keywords: feasibility; implantation; business plan.

(7)

1 INTRODUÇÃO ... 7

1.1 Justificativa ... 8

1.2 Objetivo geral ... 8

1.3 Objetivos específicos ... 8

2 METODOLOGIA ... 9

3 SUMÁRIO EXECUTIVO ... 11

3.1 Caracterização do empreendimento ... 11

3.1.1 Dados da Empresa ... 11

4 DIMENSÃO ADMINISTRATIVA ... 13

4.1 Estrutura organizacional ... 13

4.2 Capacitação técnica da equipe ... 13

4.3 Identidade organizacional: missão, visão e valores ... 14

4.4 Matriz SWOT ... 15

5 MERCADO E COMPETIDORES ... 18

5.1 Estudo dos clientes ... 18

5.2 Estudo dos concorrentes ... 18

5.3 Estudo dos fornecedores ... 19

6 DIMENSÃO DE MARKETING ... 20

6.1 Estratégia do produto ... 20

6.2 Estratégia do preço ... 20

6.3 Estratégias promocionais ... 21

6.4 Estrutura de comercialização ... 22

7 DIMENSÃO OPERACIONAL ... 24

7.1 Capacidade produtiva, comercial e de serviços ... 24

7.2 Processos operacionais ... 24

8. PLANO FINANCEIRO ... 26

8.1 Estimativa de investimento fixo ... 26

8.2 Estoque inicial ... 27

8.2.1 Caixa Mínimo – Capital De Giro ... 28

8.3 Custos fixos operacionais ... 29

8.3.1 Despesas pré-operacionais ... 29

8.3.2 Investimento total ... 30

(8)

8.3.5 Custos de comercialização ... 31

8.3.6 Demonstração dos resultados ... 31

8.4 Indicadores de viabilidade econômica ... 32

8.5. Fluxo de caixa ... 33

8.5.1 Indicadores de Viabilidade Financeira ... 33

9 CONCLUSÃO ... 35

REFERÊNCIAS ... 36

ANEXOS A – DADOS SOBRE OS DRINKS OFERECIDOS ... 40

(9)

1 INTRODUÇÃO

O estudo em questão trata de uma análise de campo no qual visa à viabilidade da emersão de um empreendimento localizado na cidade de Natal no Estado do Rio Grande do Norte (RN), empresa essa voltada a oferta de drinks em sachês. Logo, a pesquisa busca discorrer e averiguar determinadas circunstâncias e dados que possam contribuir no afloramento na corrente instituição e que de fato viabilizem a sua execução empregatícia dentro do atual mercado financeiro.

De primeira instância, o estudo manteve seu foco centrado nas características institucionais, isso através de uma exposição no que concerne aos dados administrativos, organizacionais, no tocante da prática da capacitação gestacional e dos funcionários, bem como também nos preceitos da identidade coorporativa e as possíveis qualidades e demandas emergidas a partir da utilização da matriz SWOT.

Por conseguinte, foi possível ainda trabalhar a temática por meio de uma mostra do mercado competitivo e consumidor, isso por intermédio de uma pesquisa com cerne voltado aos preços, promoções, o processo de comercialização, os fornecedores e o consumo por parte dos clientes do presente âmbito, isso na busca de possibilitar o estabelecimento de estratégias, por exemplo, a respeito do marketing e dos valores das bebidas vendidas.

Subsequentemente, a partir das informações delineadas, fez-se plausível a estruturação de um plano financeiro comercial, no qual o mesmo se manteve voltado às estimativas gerais da corrente viabilidade empresarial, tais como a estimação do investimento inicial e fixo; as despesas com os custos pré-operacionais, operacionais e fixos; o assentamento do caixa mínimo e do capital de giro, e para, além disso, a estipulação relativa ao faturamento mensal, anual, etc.

Por fim, a partir dos elementos emergidos o estudo teve o desígnio de trazer à tona a viabilidade financeira do vigente negócio empresarial, esse baseando-se em uma análise em conjunto com a pressuposição do valor presente líquido (VPL) e do valor presente líquido anualizado (VPLA), além da evidenciação do índice de lucratividade (IL), entre outros tópicos monetários.

(10)

1.1 Justificativa

Primeiramente, a pesquisa em destaque se justifica com base no elevado consumo de bebidas entre as esferas sociais, no qual a corrente prática se ressalta como um dos cenários em que mais se há um crescimento em termos de oferta, lucro e ingestão, desdobramento esse tendo em vista o avanço da sociedade e suas relações coletivas. Diante disso, a deglutição emerge como uma prática de escape ou de entretenimento.

Destarte, se torna perceptível que a temática abarca os mais vastos públicos e classes sociais. Portanto, englobando os aspectos políticos, culturais e socioeconômicos. Por outro lado, torna-se ainda indispensável a não conceituação do déficit científico existencial relacionado às idealizações empresariais, essas voltadas à estruturação da implementação de empreendimento de drinks em sachês na cidade de Natal/RN. Portanto, o estudo também se justifica na tentativa de suprir lacunas frente o conteúdo em discussão e análise.

1.2 Objetivo geral

Analisar a viabilidade econômico-financeira para implantação de uma empresa de Drinks em sachês na cidade de Natal/RN.

1.3 Objetivos específicos

 Avaliar a viabilidade econômica para implantação da empresa TO GO Drinks;

 Descrever os processos fundamentais para implantação de uma empresa de bebida;

 Desenvolver um planejamento estratégico para empresa.

(11)

2 METODOLOGIA

O corrente estudo trata-se de uma análise a respeito da possibilidade de emersão de um estabelecimento de drinks na cidade de Natal/RN. Dessa maneira, a pesquisa é uma abordagem qualitativa e quantitativa, sendo essa última apercebida quando os achados podem ser quantificados e traduzidos para números, opiniões e informações que podem ser classificadas e analisadas, isso através de técnicas estatísticas com resultados pós a coleta das informações via o público-alvo pesquisado (GÜNTHER, 2006).

Por outro lado, no que se refere à qualitativa, a mesma preocupa-se em analisar e interpretar aspectos mais profundos, descrevendo a complexidade do comportamento humano, fornecendo análise mais detalhada sobre investigações, hábitos, atitudes, tendências de comportamento, significados e experiências, etc.

Portanto, seu foco concentra-se na compreensão dos fenômenos que envolvem o objeto de estudo em averiguação (SAMPIERI, COLLADO; LÚCIO, 2013; MINAYO, 2014).

Em termos de suporte metodológico, foram utilizados dados dispostos no SEBRAE, artigos do scielo e pepsic e preceitos do portal do Microempreendedor individual (MEI). Para, além disso, houve ainda a aplicabilidade de um questionário para a obtenção de dedos estatísticos, tais como informações sobre a área a ser implementada a empresa, o público-alvo e ademais, onde teve o desígnio secundário de trazer à tona uma resolução frente à temática, isso pelo viés de uma tabulação das informações colhidas em banco de dados e postos em análise.

Por conseguinte, toda a elaboração enquadra-se aos preceitos de um estudo de campo de cunho descritivo. Diante disso, entende-se que uma averiguação a campo representa uma investigação mais diretiva com o objeto explorado, com o desígnio de dialogar e patentear respostas mais sucintas e com um teor mais estatístico, isso em conjunto com demais elementos complementares (FONSECA, 2002). Em outras palavras, em relação com a temática discorrida, se há o intento de identificar a viabilidade de aceitação do empreendimento dentro do âmbito da cidade de Natal/RN.

Por fim, o trabalho realizado ocorreu a partir do mês de abril de 2021, no qual se foi possível ter um contato direto com o objeto de estudo em questão. A pesquisa

(12)

concentrou-se em uma amostra de 40 pessoas entrevistadas via o questionário aplicado.

(13)

3 SUMÁRIO EXECUTIVO

O presente plano de negócio tem como objetivo analisar a viabilidade econômico-financeira para implantação de uma empresa distribuidora de Drinks em sachês na cidade de Natal-RN, com a missão de oferecer aos clientes o melhor Drink do seguimento e o mais prático.

A empresa terá como nome “TO GO Drinks”, e a mesma têm como foco atuar no setor de comércio varejista com distribuição de misturas para bebidas, tendo como forma jurídica um microempreendedor individual. Terá como produto principal Drinks em sachês em diversos tamanhos e sabores, e para, além disso, com linhas específicas de frutas da região.

Este tipo de negócio trata-se de uma tendência de mercado, que contribuirá seguramente para todas as pessoas que buscam facilidade, desta forma o público- alvo consiste em jovens e adultos. Para tornar a empresa conhecida e poder enfrentar a concorrência de bares e restaurantes, esta utilizará de diversas estratégias de marketing, como publicação em redes sociais, marketing digital, parceria com produtores de eventos, dentre outros. O capital inicial investido na empresa será de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e estima-se o retorno com previsão de aproximadamente 1 (um) ano.

3.1 Caracterização do empreendimento

Esta seção apresenta o empreendimento de forma ampla, contemplando aspectos desde a ideia criativa para o produto até os aspectos mais burocráticos.

Dessa forma, serão apresentados o setor de atividade, a forma jurídica, o enquadramento tributário e o endereço e a localização no qual pertencerá o negócio empreendedor.

3.1.1 Dados da Empresa

A ideia de implantação de uma empresa nesta linha de atuação se deu originalmente devido a um pensamento de um administrador empreendedor, que ao acompanhar as tendências do mercado, houve a idealização da empresa TO GO Drinks. A organização TO GO Drinks não terá sócio, o proprietário irá disponibilizar

(14)

seus próprios recursos principais de capital para abertura do negócio. A empresa tem como cerne o núcleo do comércio varejista, visando ainda os aspectos de distribuição dos produtos ofertados, nesse caso, os Drinks em sachês. Em geral, a firma possui como fundamento o empreender por meio do processamento do EPP (Empresa de pequeno porte).

A empresa TO GO Drinks tem previsão de ser localizada no centro da cidade de Natal/RN, na Avenida Deodoro da Fonseca, n° 303. Sendo essa, uma localização adequada e com ótima logística para entrega e distribuição do produto.

(15)

4 DIMENSÃO ADMINISTRATIVA

4.1 Estrutura organizacional

A empresa terá no centro de sua estrutura organizacional um indivíduo responsável pela gerência, no qual trabalhará em conjunto com o proprietário, que será responsável pela administração do negócio, perpassando pela incumbência de comprar, gerenciar e organizar tudo referente à firma, no desígnio para que a mesma obtenha resultados satisfatórios e esperados. Logo, o setor de contabilidade da empresa será terceirizado. Torna-se válido destacar que a capacitação da gerência será feita por meio de uma valorização corporativa e continuada.

No ramo de produção o responsável pelo desenvolvimento será o Bartender, que atuará condicionado ao fazer trabalhista do auxiliar de cozinha, no qual ambos irão preparar e empacotar os Drinks que serão entregues por meio de um sujeito incumbido para tal tarefa – o entregador, esse também terceirizado. Processamento explícito na Figura 1.

Figura 1 – Organograma da TO GO Drinks

Fonte: elaborado pelo autor (2021).

4.2 Capacitação técnica da equipe

Como a empresa TO GO Drinks será basicamente feita com frutas e algumas composições, estes não precisam de muitos funcionários para o processo produtivo.

GERENTE

BARTENDER AUXILIAR DE

COZINHA ENTREGADOR

(16)

Desta forma, a equipe será composta pelos seguintes indivíduos: Primeiramente, o Bartender que será terceirizado, necessitando ter experiência em preparar Drinks dos mais vastos sabores, no qual ficará ainda encarregado de treinar a pessoa que atuará como auxiliar de cozinha, proporcionando a partir disso uma agilidade em suas atividades culinárias.

Por esse viés, o(a) auxiliar de cozinha passará por um treinamento direcionado pelo bartender, onde posteriormente após a capacitação, irá atuar cooperando nos aspectos de montagem e embalagem dos Drinks. Por último e não menos importante, o entregador ficará intendente a receber os drinks já prontos e a sair para a entrega.

4.3 Identidade organizacional: missão, visão e valores

Dessarte, a missão da organização apresenta as finalidades, motivos e necessidades que o empreendimento pretende satisfazer, apresentando claramente ao cliente as razões de existir da empresa. Portanto, entende-se que a missão está condicionada a um princípio hierárquico, sendo esse um dos tópicos iniciais nos preceitos de caracterização das estratégias do negócio em andamento (COLLINS; RUKSTAD, 2008; HAX; MAJLUF, 1984).

Neste contexto, a missão da TO GO Drinks é oferecer aos seus clientes produtos de excelência, qualidade e de fácil manuseio. Em relação da visão institucional, a mesma refere-se ao horizonte onde a empresa quer alcançar. Para tanto, o planejamento, estratégia e esforços convergem para este horizonte. Em geral, apercebe-se que a visão tem conexão com as finalidades dispostas sobre a firma com intento centrado nos anos futuros. Desta feita, torna-se “fundamental que eles tenham indicadores e metas. Se a empresa quer ser a maior, a melhor e/ou a mais admirada de seu segmento, deveria definir indicadores e metas para saber se está alcançando seus objetivos” (NAKAGAWA, 2006, p. 1). Por conseguinte, a TO GO Drinks pretende ser reconhecida como uma empresa inovadora na comercialização de Drinks.

Enfim, têm-se os valores, dos quais entram em cena como bases fundamentais nas organizações, pois são eles que norteiam os procedimentos do negócio. Mediante isso, os valores “são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da

(17)

empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros” (NAKAGAWA, 2006, p. 1). À vista da conceituação explícita, a TO GO Drinks pensou, analisou e estabeleceu princípios que orientarão o seu trabalho. Abaixo estão postos os preceitos propostos.

 Inovação;

 Ética na produção;

 Integridade;

 Responsabilidade social.

4.4 Matriz SWOT

Um dos instrumentos empregados e que visam o norteamento empreendedor está alinhado à execução da Matriz Swot, cujo vem sendo usado pelas organizações empregatícias com o intuito das mesmas se aperceberem norteadas em meio ao sistema de negócio e mercado consumidor. Portanto, o corrente aparato engloba os mais vastos pontos apreciativos de uma determinada empresa, abarcando também sobre os itens em déficits e que demandam atenção. Torna-se válido destacar que esses pontos são demarcados internamente, enquanto que os possíveis riscos que são discorridos e postos em prática estão associados aos preceitos das forças de cunho externas (GONÇALVES et al., 2010).

À vista disso, a análise da Matriz Swot é apresentada por Kotler e Keller (2006) como “uma análise global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Ela envolve o monitoramento dos ambientes interno e externo.” (KOTLER; KELLER, 2006, p. 50).

Cabe destacar que a matriz SWOT (FOFA), não pode ser considerada a etapa mais importante do processo de construção dos planos estratégicos de desenvolvimento, uma vez que, entende-se ser necessário seguir uma sequência para chegar-se até a mesma, porém é por meio da matriz SWOT (FOFA) que é possível entender a região por meio das variáveis internas (Fortalezas e Fraquezas) e das variáveis externas (Oportunidades e Ameaças), sendo que por meio desses dados é possível tanto condicionar/

limitar ou viabilizar/alavancar os projetos e as ações nas regiões (KUMMER;

SILVEIRA, 2016, p. 102).

Tendo em vista a sua contextualização, a análise da Matriz Swot empregada ao surgimento da TO GO Drinks será aplicada com o desígnio de evidenciar uma sistematização branda, esse pelo viés de uma análise frente aos aspectos internos e

(18)

externos que envolvem o vigente núcleo empregatício, consequentemente trazendo à tona os pontos fortes e fracos da instituição.

A partir da aplicabilidade da Matriz Swot, a TO GO Drinks poderá direcionar suas ações no ambiente interno, aumentando, por conseguinte as forças e ao mesmo tempo intervindo nas fraquezas apercebidas.

Ambiente interno: tudo que está dentro dos domínios da empresa e, portanto, ela pode controlar. Seriam coisas como instalações, treinamentos, pessoal, maquinário, layout, propaganda, localização, pontos de venda, benefícios e salários (dentro dos limites da lei), clima organizacional, valores, planejamento etc. (SILVA, 2016, p. 2).

Já em relação ao âmbito externo, a TO GO Drinks conseguirá explorar e averiguar situações que possam surgir, por exemplo, a possível emersão das demandas problemáticas ou as oportunidades benéficas que possam trazer mais regalias para o negócio em questão.

Ambiente externo: tudo que está fora da “jurisdição” e do alcance da empresa e que, portanto, ela não pode controlar. São fatores naturais, como o clima, catástrofes, aquecimento global, escassez de água etc., e fatores conjunturais e institucionais, como taxa de juros, variações cambiais, decisões do governo, alíquotas de impostos, crise política, instabilidade institucional, legislações trabalhistas, ambientas ou de exportação, entre outros (SILVA, 2016, p. 2).

Logo, mediante um olhar complexado a corrente firma empregatícia dispõe de alguns pontos fortes, tais como a venda e a comercialização de seu produto inovador, como também a disponibilidade de uma diversificação em suas bebidas.

Portanto, ambos sendo geradores de possibilidades demasiadamente satisfatórias, como, por exemplo, a viabilidade de expansão, etc. Em compensação, em liame dos quesitos fracos se é possível notar a presença da dificuldade no processo de armazenamento da mercadoria, onde para, além disso, para culminar, ainda se há as dificuldades emergidas perante o alto fluxo de contaminação advindo da pandemia de COVID-19, a qual decorre desde o início do ano de 2020. Dessarte, adversidades das quais entram em cena em forma de ameaças, onde como exemplificação pode-se evidenciar as concorrências propensas no corpo socioeconômico da região no qual a TO GO Drinks será situada (Tabela 1).

(19)

Tabela 1 – Primeira Matriz SWOT da TO GO Drinks

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

 Produto inovador.

 Diversificação.

 Mercado em expansão.

 Possibilidade de alta exploração do mercado nos primeiros anos.

 Fácil acesso do cliente ao produto.

 Dificuldade de armazenagem

 Dificuldade de parceria em eventos devido ao COVID-19.

 Surgimento de novos concorrentes com preços menores.

 Concorrência sólida no mercado.

Fonte: elaborado pelo autor (2021).

A partir dos pontos aflorados, espera-se estabelecer um processo de aproveitamento e resolução, tendo em vista uma sistematização organizacional.

(20)

5 MERCADO E COMPETIDORES

Analisar o mercado é uma etapa muito importante para o desenvolvimento do trabalho, pois de acordo com o SEBRAE (2018), esse passo consiste na obtenção de informações sobre os clientes, concorrentes e fornecedores, e para, além disso, é nesse estágio em que se há a possibilidade de detalhar o produto ou serviço que será oferecido, e em geral, posteriormente definido o público-alvo.

5.1 Estudo dos clientes

Segundo a pesquisa realizada através do questionário, se tornou possível identificar o perfil dos clientes, podendo os mesmos ser tanto pessoas físicas, como jurídicas. A partir disso, chegou-se a conclusão que os clientes serão jovens e adultos de ambos os sexos, com idade entre vinte e sessenta anos, que consomem a tipologia da bebida ofertada e tem uma renda razoável. Torna-se viável salientar que os clientes jurídicos podem ser empresas prestadoras de serviços para eventos.

5.2 Estudo dos concorrentes

De primeira instância, Cooper e Slagmulder (2003) discorrem que a averiguação dos concorrentes entra no cenário de capital e mercado como um elemento que pode esse se bem analisado, trazer à tona vastos aspectos qualitativos para a empresa, no qual se é possível aperceber, por exemplo, a melhoria no setor de qualidade dos produtos, principalmente em relação ao custo- benefício.

Levando em conta a corrente contextualização, o estudo dos concorrentes enquadra-se como uma chave frente os vereditos, pois seu caráter de averiguação deve ser de cunho realista, “evitando a simplificação excessiva de dados somente para fins de análises matemáticas, tendo em vista que o objetivo é a obtenção de informações úteis para a tomada de decisão” (ZAJAC; BAZERMAN, 1991 apud SOUZA; BORGERT; GASPARETTO, 2016, p. 4).

De forma amplificadora, em qualquer tipo de negócio existem concorrentes que podem ser diretos ou indiretos, e em meio a TO GO Drinks, englobando o seu serviço e produto ofertado, não será divergente. Portanto, a TO GO Drinks

(21)

reconhece a existência de concorrentes na cidade. Entretanto, para os concorrentes diretos existem empresas que vendem Drinks como bebidas prontas, por exemplo, como a JOVI, os destilados normais, os drinks em garrafas, entre outros.

Os indiretos são os Barmans que fazem Drinks na hora nos bares e os restaurantes que existe na cidade. No entanto, para que seja possível enfrentar a concorrência, a vigente empresa TO GO Drinks busca enfrentar o mercado competitivo tendo como base a qualidade dos produtos e serviços dispostos pela marca, isso ainda através de estratégias de investimento em marketing.

5.3 Estudo dos fornecedores

Nesta etapa serão identificados os fornecedores para a empresa TO GO Drinks, podendo ser os seguintes:

 CEASA (Centrais de Abastecimento);

 Distribuidores de Insumos;

 Empresas de embalagens;

 Agricultores locais.

(22)

6 DIMENSÃO DE MARKETING

6.1 Estratégia do produto

Segundo Magalhães (2011), o produto está relacionado a um bem, podendo se tratar de um objeto ou serviço, onde cujo tem relação direta com uma troca dentro dos aspectos de renumeração. Ou seja, é um dos meios desenvolvidos para a aquisição de recursos financeiros.

O produto que será desenvolvido serão Drinks em sachês de grande qualidade, com frutas selecionadas criteriosamente e típicas da região, pois no sachê conterá somente frutas, água e os conservantes naturais.

6.2 Estratégia do preço

Segundo kotler (2016), o preço é um dos itens que possui receita para o marketing, ou seja, é o retorno do investimento obtido. Diante disso, o autor em questão reafirma o que já havia sito dito por Thaler (1980), no qual o mesmo afirma que o preço de um serviço e/ou produto está condicionado a uma perspectiva crítica emergida com participação do consumidor, isso pelo viés de consumir e julgar o valor cobrado pela empresa (THALER, 1980).

É óbvio que os compradores também se negam a pagar preços que consideram „abusivos‟ (aspas no original). Com certeza, não há critérios rigorosos para determinar quão justo é um preço, mas um bom ponto de partida é analisar certos fatores que influem na percepção dos consumidores: o comportamento histórico dos preços, a comparação com produtos similares e as „necessidades básicas‟ (aspas no original) – as pessoas não gostam de pagar preços altos por produtos que cobrem necessidades básicas, como os de cuidado com a saúde (NAGLE, 2002, p.

68).

Diante as definições percebe-se que o preço tem um significativo poder dentro da organização, esse se demandado, definido e ajustado de forma justa e equilibrado, contribuindo para que os consumidores tenham condições de investir no produto em questão ofertado pela instituição empregatícia. Sendo assim, por isso se é necessário fazer um balancete quanto aos custos que estes produtos ou serviços possuem, e para, além disso, qual deve ser o melhor retorno a ser estabelecido para

(23)

os compradores. Portando, o gerenciamento empresarial em relação aos preços apresenta-se como um item de suma importância (SERPA; AVILA, 2004).

A TO GO Drinks conhecendo as variáveis relacionadas ao preço, a saber:

demanda e custos de operação e de comercialização dos produtos, tem o desígnio de elaborar estratégias que sejam capazes de manter a empresa competitiva no mercado consumidor como também atender às suas demandas.

Levando em consideração os preços das matérias-primas para os diversos sabores dos Drinks, a variedade de preços ocorrerá mediante a diversidade de tamanhos dos sachês. Dessarte, a estratégia de preço emergiu com base em uma análise de campo consumidor e em relação ao principal concorrente – a empresa Easydrinks, no qual seus produtos são vendidos por aproximadamente R$ 8,50.

Diante disso, a TO GO Drinks tem o intuito de vender os drinks em sachês visando uma melhor qualidade e com o uso de frutas típicas da própria região.

Por fim, em relação à política de descontos, a TO GO Drinks irá trabalhar com esse viés pela perspectiva da quantidade de sachês dispostos e armazenados.

Dessarte, todo o procedimento de negociação de preço ocorrerá através de aplicativo, tudo feito inteiramente pela internet.

6.3 Estratégias promocionais

De acordo com kotler (2016), a promoção é vista como uma forma de comunicação da empresa com seus clientes. Dessa forma, sua prática é uma das estratégias que promove bastante resultado para a empresa. Entretanto, esta deve ser pensada de forma a favorecer a instituição, tomando cuidado para que as correntes ações promocionais não passem a comprometer as finanças da mesma.

Além disso, a estratégia de promoção deve ser bem feita de forma a atrair os clientes para esse momento.

A TO GO Drinks utilizará em sua estratégia 3 (três) das cinco principais ferramentas comuns de promoção/comunicação, que serão: propaganda, promoção de vendas e marketing direto. Dentre as ferramentas de propaganda que a TO GO Drinks utilizará, uma delas tem um peso significativo, sendo a mesma a publicidade por meio das redes sociais, tais como pelo instagram, facebook e whatsapp, além a campanha por intermédio de parcerias com produtores de eventos.

(24)

Para a promoção de vendas foi selecionado as seguintes ferramentas: a realização de entrega de brindes e a elaboração dos descontos nos produtos. Por fim, para o marketing direto será utilizada a lista de clientes (banco de dados pós venda).

6.4 Estrutura de comercialização

A estratégia de distribuição/comercialização está ligada aos meios, condições e canais que serão utilizados para efetivar a entrega do produto ao consumidor. Por conseguinte, a TO GO Drinks estará situada no centro da cidade de Natal/RN, local estratégico, bastante visitado pelos moradores do vigente âmbito e pelos turistas. Por se tratar de um ponto fixo de distribuição, a localização estratégica da loja procurará contemplar a população da cidade, de maneira a atendê-los com eficiência.

Em termos de oferta e distribuição, a TO GO Drinks irá fornecer seus produtos por meio de entregas em forma de delivery, não dispondo obrigatoriamente a necessidade do cliente se deslocar até o estabelecimento para que haja, por exemplo, a aquisição do produto ou o pagamento do mesmo.

Portanto será utilizado uma quantia de R$ 2.500,00 destinada à publicidade nas redes sociais e no Google ADS com alavancagem nas publicações do marketing estrategicamente elaborado para a empresa no mês que se inicia.

Quanto ao processo de comercialização e venda do produto, será da seguinte maneira:

Toda a distribuição será feita por entrega ao cliente final, seja ele varejista, atacado ou parceiro comercial. No prédio onde será produzido a mistura para drinks To Go drinks, não será local de atendimento ao cliente presencialmente.

Planta abaixo do prédio utilizado para fabricação, produção e estoque dos produtos da TO Go drinks:

(25)

Figura 2 - Planta do prédio da TO Go drinks

Fonte: Elaborado pelo autor (2021).

(26)

7 DIMENSÃO OPERACIONAL

7.1 Capacidade produtiva, comercial e de serviços

A empresa TO GO Drinks busca em sua capacidade produtiva fabricar cerca de 250 (duzentos e cinquenta) coquetéis por dia, sendo esse produto uma mistura para drinks, deve-se existir a viabilidade da composição de álcool ou não, dessa forma havendo também a inserção da opção da bebida com água tônica ou água com gás. Em geral, tudo dependerá do gosto idiossincrático do cliente. A estratégia de comercialização e de marketing deve, inicialmente pôr em circulação tudo o que for produzido diariamente, mantendo um estoque já preparado por no máximo 5 dias na fábrica.

Por fim, a dimensão produtiva foi estipulada por meio de uma pesquisa campo aplicada sobre a temática, abarcando a partir disso a sistematização do consumo diário e mensal dos drinks por parte do público estudado, e, baseado também no tempo de preparo, que na quantidade de 250 sachês por dia, com 2 funcionários e um terceirizado, levaria as 10horas de funcionamento do estabelecimento.

7.2 Processos operacionais

O processo operacional da empresa TO GO Drinks consiste na aquisição dos insumos, tais como as frutas diversificadas da região e os produtos da distribuidora, como o leite condensado, açúcar, etc., além da sistematização da higienização, do preparo e o processo de entrega e consumo. Portanto, a organização buscará disponibilizar e usar um aplicativo de atendimento ao cliente, desta feita os mesmos poderão fazer seus pedidos, a fim de facilitar o processo de compra e a entrega da mercadoria.

Planta abaixo do prédio utilizado para fabricação, produção e estoque dos produtos da TO Go drinks:

(27)

Figura 3 - Planta do prédio da TO Go drinks

Fonte: Elaborado pelo autor (2021).

(28)

8. PLANO FINANCEIRO

De acordo com o SEBRAE (2018), o planejamento financeiro é de extrema importância para o desenvolvimento do negócio, pois é através do mesmo que se é possível ver a viabilidade ou não do empreendimento, abarcando as concepções sobre as estimativas de custos inicias, despesas, receitas, capital de giro e os lucros advindos.

8.1 Estimativa de investimento fixo

Para o desenvolvimento inicial da empresa será necessário um investimento fixo de R$ 42.490,00, valor esse advindos dos R$ 49.451,24 dispostos como ponta pé inicial, no qual serão gastos em inúmeros itens, tais como copos, facas, vasilhas, refrigeradores, fogão industrial, roteador e demais equipamentos, englobando os utensílios, os eletrodomésticos e os eletrônicos. Sendo assim, conforme descrito na Tabela 2.

Tabela 2 - Investimento fixo da TO GO Drinks

ITEM VALORES QUANTIDADE

ELETRODOMÉSTICOS

Freezers horizontais R$ 10.000,00 02

Fogão industrial R$ 1.800,00 01

Refrigeradores R$ 8.000,00 02

Reforma predial R$ 12.000,00

TOTAL R$ 31.800,00 x

MÓVEIS E UTENSÍLIOS

Liquidificador industrial R$ 800,00 02

Espremedor R$ 60,00 01

Tábua de corte R$ 50,00 01

Kit de Facas R$ 120,00 01

Kit Copos R$ 60,00 01

TOTAL R$ 1.090,00 X

(29)

Tabela 2 - Investimento fixo da TO GO Drinks

ITEM VALORES QUANTIDADE

Kit Colher R$ 50,00 01

Açucareiro R$ 40,00 01

Kit Vasilhas R$ 170,00 01

Socador R$ 100,00 01

Kit Bar coqueteleira R$ 300,00 01

Mesa de preparo R$ 700,00 01

TOTAL R$ 2.050,00 x

ELETRÔNICOS E INFORMÁTICA

Notebook R$ 4.000,00 01

Roteador R$ 150,00 01

Impressora R$ 600,00 01

Máquina de cartão R$ 800,00 02

Caixa registradora R$ 2.000,00

TOTAL R$ 7.550,00 x

TOTAL GERAL R$ 42.490,00

CAPITAL INICIAL R$ 49.451,24

Fonte: elaborado pelo autor (2021).

8.2 Estoque inicial

Para iniciar as operações foi determinado um estoque inicial mínimo, com materiais que serão comercializadas. Conforme descrito na Tabela 3.

Tabela 3 - Estoque inicial da TO GO Drinks

Descrição dos itens Quantidade Valor Total Valor unitário

Embalagens 8000 R$ 4.000,00 R$ 0,50

Conservantes 20kg R$ 690,00 R$ 69,00

Adoçantes 32L R$ 506,24 R$ 15,82

Frutas (limão, framboesa, morango, laranja, coco, cranberry, pêssego, melancia e abacaxi)

120kg R$ 960,00 R$ 8,00

TOTAL R$ 6.156,24

Fonte: elaborado pelo autor (2021).

(30)

8.2.1 Caixa Mínimo – Capital De Giro

Segundo Chiavenato (2016), o capital de giro está relacionado ao ativo circulante de uma empresa, ou seja, o capital de giro representa o valor total dos recursos demandados pela empresa para financiar seu ciclo operacional. Por outro lado, o caixa mínimo refere-se a um valor de dinheiro que a empresa precisa para cobrir os custos até que o contas a receber entrem no caixa da empresa. Portanto, faz-se necessário seguir os seguintes passos, esse com o intento de determinar o valor mínimo do caixa da empresa.

1º passo: Contas a receber – cálculo do prazo médio de vendas.

Logo, de primeira instância a TO GO Drinks funcionará com pagamentos por cartão de crédito ou débito, além do pagamento em dinheiro. Desta feita, dois aspectos devem-se levar em consideração. O primeiro está relacionado ao pagamento dos fornecedores, cujos serão concretizados de modo à vista. Já o segundo, está vinculado à recuperação dos recursos gastos, no qual a empresa pretende recuperar antes mesmo da mesma realizar novas compras.

2º passo:

De modo posterior, o cálculo de aquisição com os fornecedores deve se concentrar no número de compras em forma de porcentagem em relação ao produto e demais recursos dispostos pela empresa, que no caso em específico, trata-se de uma porcentagem de 100% em relação ao número de dias e a média ponderada.

Portanto, o corrente estoque da TO GO Drinks deve ser suficiente para atender os giros. Como na empresa possuem produtos perecíveis, a permanência no estoque deve ser de apenas 2 (dois) dias.

3º passo:

Em geral, só após o levantamento de todos os custos frente às demandas iniciais da empresa é que será possível obter o valor de caixa mínimo. Portanto, tendo em vista o capital e estoque inicial, a quantidades de dias em armazenamento, e demais aspectos financeiros, como o valor fixo operacional (R$ 6.015,00) e variável mensal (R$ 6.156,24), o caixa mínimo da TO GO Drinks deve ter um

(31)

montante de R$ 637,66, resultando em um valor total de capital de giro de R$

583,90. Sendo assim, segue a totalização dos recursos e gastos, abarcando o capital de giro, o estoque inicial e o valor do caixa mínimo elaborado (Tabela 4).

Tabela 4 - O capital de giro da TO GO Drinks

CAPITAL DE GIRO

Estoque inicial: R$ 6.156,24

Custo fixo operacional: R$ 6.015,00

Contas a receber (vendas) R$ 14.725,00

Custo de comercialização: R$ 2.500,00

Caixa mínimo: R$ 637,66

Quantidade de dias 5

Total de capital de giro: R$ 583,90 Fonte: elaborado pelo autor (2021).

8.3 Custos fixos operacionais

Os custos fixos referem-se a todas as despesas que a empresa possui para o desenvolvimento do empreendimento. Em geral, os mesmos se tratam de um determinado “custo que não variam em sua totalidade, mas variam em relação ao volume de produção [...], independente do volume a produção” (ROSA, 2010, p. 4).

Portanto, o vigente tipo de custo se diverge do variável, pois este é dependente do volume se tornando fixo em termos de interligação com a unidade (OLIVEIRA et al., 2008; MARTINS, 2006). De modo complexado, a TO GO Drinks terá como custos fixos os seguintes elementos: água, contabilidade, encargos sociais, energia elétrica, pagamento e terceirização, internet, telefonia e as diversas manutenções, resultando assim em um valor de R$ 6.015,00.

8.3.1 Despesas pré-operacionais

Em relação às despesas de cunho primórdio, são necessários determinados investimentos mínimos, tais como uniformes, a logo da empresa e o processo de instalação de internet, cujo resultarão em R$ R$ 362,34.

(32)

8.3.2 Investimento total

Para o investimento total serão somados os investimentos fixos (R$

42.490,00), os investimentos fixos mensais R$ 6.015,00, o capital de giro (R$

583,90) e as despesas pré-operacionais (R$ 362,34), sucedendo em uma quantia de R$ 49.451,24 em termos de investimento total.

8.3.3 Estimativa de faturamento mensal e anual da empresa

Os números de estimativa de faturamento mensal podem variar de acordo com o movimento da empresa, no qual seu produto será classificado como Drinks básicos e luxuosos. Dessa forma, será efetuada mensalmente uma quantidade de 7.750 drinks A partir disso, os mesmos serão vendidos por: o não alcoólico básico por R$ 9,00 e o não alcoólico luxo pelo preço de R$ 10,00. Diante disso, tendo em vista uma idealização do fluxo das vendas e dividindo os 7.750 drinks produtivos em duas bebidas (básico e premium – 3.875 drinks de cada tipo), a TO GO drinks apontará um faturamento médio mensal de R$ 73.625,00 – R$ 34.875,00 em relação ao básico e R$ 38.750,00 ao Premium. Já em termos anuais, tendo em vista à estimativa mensal, em um ano a empresa TO GO Drinks terá um porte de R$

883.500,00.

8.3.4 Estimativa de custos com depreciação

Outro dado levantado e significativo está centrado na depreciação dos itens essenciais no âmbito empregatício, tais como os eletrodomésticos, eletrônicos e os demais equipamentos necessários (Tabela 5).

Tabela 5 - Custo com depreciação ATIVOS FIXOS CUSTO DE

AQUISIÇÃO

% VIDA ÚTIL

DEPRECIAÇÃO ANUAL

DEPRECIAÇÃO MENSAL Eletrodomésticos R$ 19.800,0 10% R$ 1.980,00 R$ 165,00 Móveis/Utensílios R$ 2.050,00 10% R$ 205,00 R$ 17,08 Eletrônicos/Informática R$ 5.800,00 10% R$ 580,00 R$ 48,33

TOTAL X X R$ 3.715,00 R$ 230,41

Fonte: elaborado pelo autor (2021).

(33)

8.3.5 Custos de comercialização

De acordo com a SEBRAE (2019), Definida também na Lei 123/2006, empresas com limite de faturamento anual de R$4,8 milhões podem ser enquadrados como EPP. Sua formalização é realizada na Junta Comercial e haverá a optação por um dos regimes tributários (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real). A medida que o faturamento aumenta, se faz necessário um maior acompanhamento e planejamento tributário, pois nem sempre o Simples Nacional será a melhor opção.

Diante disso, segue os custos de comercialização idealizada para a empresa TO GO Drinks (Tabela 6).

Tabela 6 - Custo de comercialização DESCRIÇÃO

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL)

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP)

Contribuição Patronal Previdenciária (CPP)

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Imposto sobre Serviço (ISS)

Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) TOTAL

Fonte: elaborado pelo autor (2021).

8.3.6 Demonstração dos resultados

O Demonstrativo do Resultado do Exercício (O DRE) trata-se de um relatório contábil que apresenta, de forma resumida, as operações de uma empresa em determinado período, além do resultado apurado, que pode ser de lucro ou prejuízo.

Portando, tendo em vista uma contemplação geral, todas “as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorreram,

(34)

sempre simultaneamente quando se correlacionam, independente de recebimento ou pagamento” (CFC, 1993 p.7).

À vista disso, torna-se entendível que a TO GO Drinks terá os seguintes custos dentro do aspecto do DRE: receita total (R$ 13.250,00), impostos sobre os gastos das vendas (R$ 61,00), custos de cunho variáveis (R$ 5.750,00), margem de contribuição (R$ 7.439,00) e os resultados operacionais (R$ 3.589,00).

8.4 Indicadores de viabilidade econômica

Tendo em vista uma análise estatística geral, a margem de distribuição da empresa apontará um total de 5,37, no qual em termos do ponto de equilíbrio, o custo fixo dividido pela margem de contribuição resultará mensalmente em R$

6.875,00. Diante isso, com base nos cálculos e ao alcançar a receita de R$ 6.875,00 líquidos, a empresa TO GO Drinks com a sua aplicabilidade no mercado cobrirá os seus custos totais e atingirá o ponto de equilíbrio. De modo contínuo, a lucratividade alcançada será de 36,9% ao ano. Dessa forma, a firma terá uma lucratividade significativa logo em seu primeiro ano, isso depois de pagar todas as despesas. No teor da rentabilidade, a vigente instituição obterá um montante de 143,56% do valor investido através dos lucros, isso a cada ano. Dessarte, o prazo de retorno do investimento já poderá ser apercebido dentro de um intervalo de 7 (sete) meses correntes, onde o empresário já terá recuperado tudo o que gastou para montar a empresa (Tabela 7).

Tabela 7 – Viabilidade econômica da TO GO Drinks

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

PONTO DE EQUILÍBRIO

LUCRATIVIDADE RENTABILIDADE PRAZO DE RETORNO DO INVESTIMENTO

Relação:

(vendas – custos variáveis) TOTAL = R$ 5,37

Relação:

(custos fixos / margem de contribuição) TOTAL = R$

8.977,61

Relação:

(receita total atual / lucro líquido

anual) TOTAL = 56,02%

ao ano

Relação:

(lucro líquido / investimento x

100) TOTAL = 83,41%

Relação:

(investimento total / lucro líquido) TOTAL = 1,19 Fonte: elaborado pelo autor (2021).

(35)

8.5. Fluxo de caixa

De acordo com Neto (2014), o fluxo de caixa representa um método demonstrativo de pagamentos ou recebimentos que pretende receber em um determinado intervalo de tempo.

Portanto, em relação ao processo de entrada, nos primeiros 12 meses irão dispor de um valor de R$ 641.524,42 em relação às vendas; baseando-se isso em um capital inicial de R$ 49.451,24. No processamento das saídas (fornecedores e custos fixos), no primeiro ano chegará a R$ 135.643,87 e no posterior, R$

153.501,86.

8.5.1 Indicadores de Viabilidade Financeira

Na sequência serão apresentados os indicadores financeiros que medem a viabilidade da empresa TO GO Drinks. O valor presente líquido significa que se for positivo a empresa obterá um retorno acima dos custos, considerando uma estimativa da taxa mínima de atratividade TMA 10%. A taxa interna de retorno (TIR) está relacionada como valor presente líquido, e o Payback define o retorno do investimento. Diante as informações, segue abaixo o valor do valor presente líquido (VPL), correlacionado com a taxa interna de retorno (TIR) e demais componentes (Tabela 8).

Tabela 8 - Valor do VPL,TRI, IL, VPLA, E PAYBACK

TMA 4% a.a.

Ano Fluxo de Caixa

0 -R$ 49.451,24

1 834.048,76

VPL R$ 641.524,82

TIR 243%

VPLA R$566.626,51

IL 8.68

Payback simples 0.10 anos Payback descontado 0.12 anos

Fonte: elaborado pelo autor (2021).

(36)

Através dos dados citados na tabela 21, se é possível perceber que a empresa TO GO Drinks tem viabilidade econômica e financeira para dar procedimento no mercado; A taxa de retorno é de aproximadamente 1 mês e uma semana de atuação e possui um índice de lucratividade atrativo.

(37)

9 CONCLUSÃO

Quando se iniciou o desenvolvimento desse trabalho, foi proposta a análise da ideia da abertura de empresa de Drinks em sachês, estudando o mercado e utilizando a ferramenta do Plano de Negócios para nortear a viabilidade do negócio.

O objetivo desse estudo foi analisar se essa ideia de abrir uma empresa de bebidas como Drinks se é viável, considerando que o plano é limitado ao planejamento, ele não dará garantia de sucesso na prática do empreendimento, apenas traça o caminho a ser seguido, o empreendedor terá que se esforçar para colocar esse plano em prática, para alcançar o sucesso. Diante disso, a pesquisa teve o objetivo geral analisar a viabilidade econômico-financeira dos investimentos necessários para a implantação de uma empresa de bebidas e seu resultado foi viável econômico e financeiramente, com base nos resultados dos índices de viabilidade do projeto.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto foi uma pesquisa de campo e também obteve um levantamento de informações em sites específicos sobre empreendedorismo do SEBRAE, que foi encontrado informações sobre o mercado e o seu crescimento por nichos, público-alvo, fornecedores, concorrentes, qualidade, atendimento ao cliente, entre outras

Para os futuros trabalhos recomendo se o profundar mais nas pesquisas já realizadas e que estão disponíveis na internet, e acompanhar no site do SEBRAE, para obter informações reais, para assim poder estabelecer a empresa com sucesso.

(38)

REFERÊNCIAS

ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

CERVIEIRI, J. et al. O setor de bebidas no Brasil. 2016. BNDES. Disponível em:

http://www.bndes.gov.br/ biblioteca digital. Acessado em: 13 abr. 2021.

CFC. Resolução. CFC Nº 750/93 - Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC). 1993. Disponível em: http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-

content/uploads/2013/01/Livro_ Principios-e-NBCs. Acesso em: 15 abr. 2021.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

CHIAVENATO, Idalberto. Desempenho humanos nas empresas. São Paulo, 2016.

COLLINS, D.; RUKSTAD, M. Can you say what your strategy is? Harvard Business Review, v. 86, n. 4, p. 82-90, 2008.

COOPER, R.; SLAGMULDER, R. Strategic cost management: expanding scope and boundaries. Journal of Cost Management, v. 17, n. 1, p. 23-30, 2003.

FERREIRA, Flavio Mangili; PINHEIRO, Camila Roberta Muniz Serra. Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor. Gest. Prod., São Carlos, v. 25, n. 4, p. 854-865, 2018.

Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/gp/v25n4/0104-530X-gp-0104-530X2326- 18.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.

FERREIRA, Luciano Nery; et al. Perfil do consumo de bebidas alcoólicas e fatores associados em um município do Nordeste do Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 8, p.1473-1486, ago. 2011. Disponível em:

https://scielosp.org/pdf/csp/2011.v27n8/1473-1486/pt. Acesso em: 14 abr. 2021.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

Apostila.

GARCIA, Leila Posenato; FREITAS, Lúcia Rolim Santana de. Consumo abusivo de álcool no Brasil: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde 2013. Epidemiol. Serv.

Saúde, Brasília, v.24, n.2, p. 227-237, abr./jun. 2015. Disponível em:

http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v24n2/v24n2a05.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.

GONÇALVES, L. R. G.; et al. Aplicação da ferramenta SWOT para avaliação das técnicas de dano ao choque térmico em materiais refratários. Cerâmica 56, p.320- 324, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ce/v56n340/v56n340a02.pdf.

Acesso em: 14 abr. 2021.

(39)

GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão?. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 201-210, maio/ago 2006.

Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n2/a10v22n2.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2021.

HAX, A.; MAJLUF, N. Strategic management: an integrative perspective.

Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1984.

KOTLER, P. Administração de marketing: analise, planejamento, implementação e controle. 4.ed. São Paulo: Atlas 2016.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. Trad.

Mônica Rosenberg; et al. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KUMMER, Débora Cristiele; SILVEIRA, Rogério Leandro Lima da. A importância da Matriz SWOT (FOFA) no contexto dos planos estratégicos de desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Revista Jovens Pesquisadores, Santa Cruz do Sul, v. 6, n. 1, p. 101-115, 2016. Disponível em: DOI: 10.17058/rjp.v6i1.7250. Acesso em: 14 abr.

2021.

LOPES, Juarez Rubens Brandão. Desenvolvimento e mudança social formação da sociedade urbano-industrial no Brasil. Centro Edelstein de Pesquisas Sociais.

2008. Disponível em: http://www.precog.com.br/bc-texto/obras/lopes- 9788599662823.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.

MAGALHÃES, Alexandre. Gestão de marketing. Natal: Edunp, 2011.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2006.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisas qualitative em saúde.

São Paulo (SP): Hucitec, 2014. 393p.

MOURA, Erly Catarina; MALTA, Deborah Carvalho. Consumo de bebidas alcoólicas na população adulta brasileira: características sociodemográficas e tendência. Rev Bras Epidemiol, v.14, n.1, Supl., p. 61-70, 2011. Disponível em:

https://www.scielo.br/pdf/rbepid/v14s1/a07v14s1.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.

NAGLE, T. Entrevista à HSM Management, p.66-71, jul./ago. 2002.

NAKAGAWA, Marcelo. Ferramenta: Missão, Visão, Valores (Clássico). 2006.

Estratégia e gestão. Disponível em:

https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Missao-Visao- Valores.PDF. Acesso em: 14 abr. 2021.

OLIVEIRA, A. A.; et al. Contabilidade de custos: temas atuais. Curitiba: Juruá.

2008.

ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DE SAÚDE. O consumo de bebidas durante a pandemia. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/12-11-2020-

(40)

pesquisa-da-opas-em-33-paises-aponta-que-quase-metade-dos-entrevistados-no.

Acesso em 13 abr. 2021.

PORTAL DO EMPREENDEDOR. Microempreendedor individual (MEI). Disponível em: https://meumei.com.br/produto/registro-cnpj-

mei?gclid=Cj0KCQjwpdqDBhCSARIsAEUJ0hPkP6dpl0cuRh2WfIdtGD1slcMGoGY- hH0_2ERB--uqyh8-GBTRwdgaAtHyEALw_wcB. Acesso em: 14 abr. 2021.

ROSA, Fernanda Flores da. A contabilidade de custos e sua relevância para a gestão. 2010. Repositório da UFRGS. Disponível em:

https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/27218/000763037.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5.

ed. Porto Alegre (RS): Penso, 2013. 624p.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae. Acesso em: 14 abr.

2021.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Passo a Passo para Elaborar o Plano de Negócios da sua Empresa. 2018. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/passo-a-passopara- elaborar-o-plano-de-negocios-de-

suaempresa,d7296a2bd9ded410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 10 abr. 2021.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Ideias de negócios- conheça os negócios que estão em alta em nordeste. 2018.

Disponível em: https://radarsebrae.com.br/galeria-de-negocios/201/2916401069/3.

Acesso em 13 abr. 2021.

SERPA, Daniela Abrantes; AVILA, Marcos Gonçalves. Percepção sobre preço e valor: um teste experimental. RAE-eletrônica, v. 3, n. 2, Art. 13, jul./dez. 2004.

Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/raeel/v3n2/v3n2a12. Acesso em: 15 abr.

2021.

SILVA, Daniel Panaro. Planejamento estratégico: proposta de metodologia. XII Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Inovarse. 2016. Disponível em:

https://www.inovarse.org/sites/default/files/T16_M_026.pdf. Acesso em: 15 abr.

2021.

SILVA, Roseane Amorim da et al. Vamos conversar? Histórias de jovens sobre o uso de bebidas alcoólicas nas comunidades quilombolas. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del Rei, v.12, n. 2, maio/ago. 2017. Disponível em:

http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v12n2/03.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.

SOUZA, Fabiana Frigo; BORGERT, Altair; GASPARETTO, Valdirene. Análise de concorrentes: oportunidades baseadas em pesquisas em contabilidade. Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe), v. 14, n.4, out./dez. 2016. Disponível em:

(41)

http://www.spell.org.br/documentos/ver/44028/analise-de-concorrentes--

oportunidades-baseadas-em-pesquisas-em-contabilidade-. Acesso em: 15 abr.

2021.

THALER, R. Toward a Positive Theory of Consumer Choice. Journal of Economic Behavior and Organization, v. 1, p. 39-60, 1980.

ZAJAC, E. J.; BAZERMAN, M. H. Blind spots in industry and competitor analysis:

Implications of interfirm (mis) perceptions for strategic decisions. Academy of Management Review, v. 16, n. 1, p. 37-56, 1991.

(42)

ANEXOS A – DADOS SOBRE OS DRINKS OFERECIDOS DRINKS NÃO

ALCOÓLICOS BÁSICOS

ESTIMATIVA DE VENDAS

CUSTO UNITÁRIO

CMV

Pink lemonade 20

Limão R$ 1,00

Framboesas R$ 5,00

Água R$ 1,00

Leite condensado R$ 5,00

R$ 12,00 R$ 240,00 Gin de morango e manga 30

Manga R$ 4,00

Morango R$ 8,00

Mel R$ 5,00

Laranja R$ 2,00

Refrigerante de limão R$ 3,00

22 660,00

Drink de água de coco, laranja e cranberry

40

Água de coco R$ 2,00

Laranja R$ 1,00

Água Tônica R$ 2,00

Hortelã R$ 0,50

Cranberry R$ 5,00

R$ 10,50 R$ 420,00

Coquetel de pêssego 30

Pêssego em calda R$ 6,00

Leite condensado R$ 5,00

Refrigerante de guaraná R$ 3,00

R$ 13,00 R$ 390,00

Drink de melancia 30

Melancia R$ 0,50

Água com gás R$ 1,00

R$ 1,50 R$ 45,00 Drinks não alcoólico luxo 50

Sangria R$ 1,00

Limão R$ 0,0

Açúcar R$ 0,0

Laranja R$ 0,0

Rosas comestíveis R$ 2,00

Hibisco R$ 2,00

Água R$ 0,0

R$ 5,00 250,00 DRINKS NÃO ALCOÓLICO

BÁSICO

ESTIMATIVA DE VENDAS

CUSTO UNITÁRIO

CMV

Drink de café 15

Café R$ 3,00

(43)

Nutella R$ 5,00

Leite de coco R$ 2,00

Água de coco R$ 2,00

R$ 12,00 R$ 180,00

Drink azul 20

Morango R$ 5,00

Suco de laranja R$ 1,00

Água R$ 0,50

Leite condensado R$ 5,00

Corante azul R$ 2,00

R$ 13,50 R$ 270,00

Quentão 30

Abacaxi R$ 2,00

Água R$ 0,50

Gengibre R$ 0,50

Canela em pau R$ 0,50

Cravo R$ 0,50

Adoçante R$ 4,00

R$ 8,00 R$ 240,00

Mojito 30

Limão R$ 0,50

Morango R$ 4,00

Hortelã R$ 0,50

Refrigerante de limão R$ 3,00

R$ 8,00 R$ 240,00

TOTAL 250 R$

1.480,00

Referências

Documentos relacionados

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

[r]

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de