• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DO INTERESSE E PRÁTICA DO ESPORTE ATLETISMO NO ÂMBITO ESCOLAR EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE DO INTERESSE E PRÁTICA DO ESPORTE ATLETISMO NO ÂMBITO ESCOLAR EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Recebido em: 15/3/2010 Emitido parece em: 5/4/2010 Artigo original

ANÁLISE DO INTERESSE E PRÁTICA DO ESPORTE ATLETISMO NO ÂMBITO ESCOLAR

EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Paulo Tsuneta1, José Roberto Andrade do Nascimento Junior2, Márcia Massae Watanabe1

RESUMO

A iniciação ao atletismo na Escola pode ser de importância decisiva para a criança e jovem, na medida em que lhe proporciona vivências e experiências básicas fundamentais para o desenvolvimento das habilidades motoras. Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar o interesse e a prática do esporte atletismo no âmbito escolar de acadêmicos do curso de Educação Física da FAFIMAN de Mandaguari. Foi aplicado um questionário para uma amostra de 50 acadêmicos de ambos os gêneros (27 masculinos e 23 femininos) matriculados no curso de Educação Física no ano letivo de 2008. A coleta de dados foi realizada no mês de maio de 2008 pelos autores do estudo. Os resultados obtidos apontam que 91% acadêmicos frequentaram Instituição de ensino Público, sendo que o interesse maior (48%) se deve por constituir uma disciplina na faculdade. Apenas 32% dos acadêmicos vivenciaram o atletismo nas aulas de Educação Física Escolar, onde 81,2% desta vivência ocorreram na modalidade de corridas. 56% apontaram que maior barreira encontrada seria a falta de infraestrutura, e os facilitadores seriam melhor infraestrutura (34%) e maior embasamento por parte dos professores (34%). Estes resultados apontam o pouco contato com o esporte atletismo nas aulas, apontando as diversas problemáticas que envolvem o ensino desse esporte no âmbito escolar. Devido a importância que assume na formação da criança, verifica-se a necessidade uma maior abordagem ao processo ensino-aprendizagem do atletismo enquanto conteúdo no contexto escolar.

Palavras-chave: Atletismo, Educação Física, escola.

ANALYSIS OF THE INTEREST AND PRACTICE OF THE SPORT ATHLETICS IN

EDUCATION IN ACADEMIC LEVEL OF THE PHYSICAL EDUCATION COURSE

ABSTRACT

The initiation to athletics at the school can be decisive importance for the child and youth, in that it provides basic knowledge and life experiences fundamental for the development of motor skills. Therefore, this research aimed to identify and analyze the interest and the practice of athletic sports in the school academic course of physical education at FAFIMAN of Mandaguari. A questionnaire was applied to a sample of 50 students of both genders (27 male and 23 female) enrolled in the physical education in the school year of 2008. Data collection was performed in May 2008 by the authors of the study. The results point that 91% of the students attended the Institution of Public Education, and the best interests of 48% should consist of a discipline in college. Only 32% of the students experienced athletics classes of physical education, where 81.2% of this experience occurred in the modality of races. 56% pointed that the biggest barrier found is the lack of infrastructure, and the facilitators would be better infrastructure (34%) and greater background knowledge of the teachers (34%). These results point to little contact with the sport athletics in the classes, the several problems that involve the teaching of that sport in the school. Due to the importance of training the child, there is a need for a better approach to the teaching learning of the athletics while content in the school context.

Keywords: Athletics, Physical Education, school. INTRODUÇÃO

A história nos diz que o homem começou correndo descalço, sem sofisticados sapatos de pregos, nas planícies, nos bosques, nos morros ou nas praias; com piso de grama, de terra ou de areia; sem carvão, "tartan" ou "robertan". Diz, também, que começou saltando valas ou cursos d"água, pedras

(2)

ou troncos de árvores, com ou sem auxílio de varas ou de cordas; sem aparelhos para saltos, sem caixa de areia, espuma, alumínio ou "fiber-glass".

Para completar, ela ainda nos diz que o no início o homem começou lançando pedras - primeiro com as mãos, mais tarde com fundas, e depois lanças. Nem discos, nem pesos, nem dardos, nada de círculos geométricos, nem setores, nem linhas de lançamento. Simplesmente o homem correu, saltou, lançou. É a história que nos diz isso. Assim, o homem exercitou o seu ser biológico em toda a sua plenitude (BRAGA, 1990).

Ainda que considerado como um dos conteúdos clássicos da Educação Física, o atletismo é ainda muito pouco difundido nas escolas brasileiras (MATTHIESEN, 2004). Contudo, quando nos voltamos às aulas propriamente ditas que ocorrem nos diferentes ciclos de ensino, nos deparamos com uma triste realidade, isto é, esta modalidade esportiva não faz parte do dia a dia escolar, ainda que as crianças corram, saltem e explorem o tempo todo, a gama básica de movimentos que compõem o Atletismo (MATTHIESEN, 2005). É importante lembrar que o atletismo e um desporto calcado nas atividades naturais do ser humano, constituído de movimentos básicos: correr, saltar e lançar e arremessar que atraem inúmeros admiradores à prática deste esporte, sendo considerado um dos principais esportes mundiais (TOMÉ, 2007).

Em trabalho desenvolvido com escolares de uma escola municipal na cidade de Santa Maria/RS, utilizando-se de atividades lúdicas e recreativas enfocando os movimentos básicos do atletismo, verificou-se que esta prática proporcionou aos acadêmicos envolvidos no desenvolvimento das aulas uma experiência única, pois mostrou a possibilidade de trabalhar o atletismo de uma forma diferenciada, quebrando tabus de métodos tradicionais e mostrando que através da ludicidade é possível obter ótimos resultados e possibilitar experiências significativas para o universo de movimento dos escolares (MEURER et al., 2008).

A iniciação ao Atletismo na Escola pode ser de importância decisiva para a criança e jovem, apenas na medida em que lhe proporcione vivências e experiências básicas, fundamentais para o desenvolvimento das habilidades motoras. Dentro deste contexto escolar, pode ser referenciada como fundamental, pois as capacidades e habilidades inerentes aos seus conteúdos, frequentemente, servem de base para outras modalidades esportivas (BRAGADA, 2000).

Acredita-se que o desenvolvimento desta modalidade mesmo com a carência geral de infraestrutura esportiva, devido a sua multiplicidade de formas e a sua versatilidade de implementação por instalações e equipamentos adaptados tem todas às possibilidades de acontecer no interior do âmbito escolar (KIRSCH et al., 1984).

O atletismo é bom, bonito e barato! Talvez, por isso, as justificativas de que ele não possa ser ensinado por este ou aquilo motivo caiam por terra, já que é possível adaptar o espaço físico de acordo com as necessidades existentes; é possível produzir materiais alternativos para o seu ensino; é possível motivar os professores da área de Educação Física (MATTHIESEN, 2004).

Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo identificar e analisar o interesse e a prática do esporte atletismo no âmbito escolar em acadêmicos do curso de Educação Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari – FAFIMAN.

METODOLOGIA Sujeitos

A amostra deste estudo foi delineada para identificar informações referentes ao interesse e a prática do esporte atletismo durante o período escolar em acadêmicos do curso de Educação Física da instituição de ensino superior, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari FAFIMAN. Dos 83 (48 feminino e 35 masculino) acadêmicos matriculados e frequentando regularmente as atividades acadêmicas no ano letivo de 2008, foram avaliados e incluídos neste estudo 50 acadêmicos (26 feminino e 24 masculino), representando 60% do total de acadêmicos.

Coleta de dados

(3)

frequentou) e (b) informações referentes ao interesse e prática do esporte atletismo no âmbito escolar. Os acadêmicos foram convidados a participar do estudo, e entre aqueles que manifestaram o desejo de participarem, colheram-se as informações mediante aplicação do questionário em horário letivo pelos autores do estudo, a coleta de dados foi realizada nos dia 01 e 20 de maio de 2008.

Análise dos dados

Para a analise estatística utilizou-se da analise descritiva (média e proporção) através do pacote estatístico SPSS versão 13.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A amostra deste estudo é composta por 50 acadêmicos (24 masculino e 26 feminino) acadêmicos do curso de Educação Física da instituição de ensino FAFIMAN. A distribuição entre gêneros foi semelhante (48% masculino e 52% feminino) com uma média de idade de 23,73 e 20,83respectivamente.

Entre os acadêmicos avaliados, 48% estão no primeiro ano e 52% no segundo ano do curso de Educação Física, destes 88% são solteiros, 90% estudaram em instituições públicas no ensino fundamental e 88% no ensino médio (Tabela 1).

Tabela 1. Características sociodemograficas dos acadêmicos do curso de Educação Física.

Masculino Feminino Total

1º ano de graduação 2º ano de graduação 07 16 17 10 24 26 Estado civil Solteiro (a) Casado (a) 21 02 23 04 44 06 Ensino fundamental Público Privado 21 03 24 02 45 05 Ensino médio Público Privado 21 03 23 03 44 06

Em relação ao questionamento sobre o interesse pelo esporte atletismo, 12% relatam praticar o esporte, 48% apenas têm contato como disciplina na instituição de ensino superior e 40% são espectadores ou tem apenas contato pela TV (Tabela 2).

A falta de hábito em nosso país de praticar as provas atléticas ou acompanhar as competições criou uma ideia que esta modalidade é “chata”, cansativa e sem graça, visão que não inseriu o atletismo em nossa cultura, como na da maioria de outros países, principalmente nos mais desenvolvidos. Uma das formas de tornar a sua prática mais atraente seria sua utilização efetiva nos planejamentos escolares4

Em relação à disciplina atletismo nos cursos de Educação Física de ensino superior, observa-se um baixo interesse dos acadêmicos, que acreditam não verem sentido ou aplicação dos conteúdos em relação à futura atuação profissional, que propicia uma serie de dificuldades no processo ensino-aprendizagem, sendo que a forma como este esporte é abordado no contexto acadêmico repercute diretamente na maneira como ele e apresentado pelo professor de Educação Física no contexto escolar (MEURER et al., 2008).

(4)

Tabela 2. Interesse pelo esporte atletismo dos acadêmicos do curso de Educação Física.

Masculino Feminino

n % n %

Praticante do esporte 03 12,0% 03 12,0%

Espectador - x - - x - 07 14,0%

Contato apenas pela TV 07 29,16% 06 26,0%

Contato como disciplina na Faculdade 14 58,3% 10 48,0%

Não tem interesse pelo esporte - x - - x - - x - - x -

Analisando as resposta em relação ao contato e vivencia com o esporte atletismo nas aulas de educação física no âmbito escolar, apenas 32% relatam ter vivenciado o esporte (Tabela 3), sendo que 81,2% desta praticam foram vivenciados com atividades de corridas, 12,5% como saltos e 6,3% em lançamentos e arremessos (Tabela 4).

Partindo de algumas observações referentes ao desinteresse por parte dos acadêmicos do curso de Educação Física, verificou que entre as razões responsáveis pelo baixo nível de aceitação da modalidade as raízes estariam no período escolar, onde a prática de tal modalidade é pouco desenvolvida e estimulada nas aulas de Educação Física, o que não permite aos alunos um conhecimento e uma vivencia que pudesse despertar um maior interesse em praticar a referida modalidade (SOUZA et al., 2006).

Tabela 3. Vivencia do esporte atletismo nas aulas de Educação Física.

Ensino fundamental Ensino médio

n % n %

Vivenciou 16 32,0% 16 32,0%

Não vivenciou 34 68,0% 34 68,0%

Tabela 4. Modalidade que vivenciou nas aulas de Educação Física.

Ensino fundamental Ensino médio

n % n %

Corridas 08 81,2% 13 81,2%

Saltos 02 12,5% 01 12,5%

Lançamentos e arremessos 01 06,3% 02 06,3%

Foram selecionados indicadores que atuariam como barreiras ou facilitadores para a prática da modalidade atletismo e assim terem influenciado a prática do esporte atletismo no âmbito escolar. Verificou-se que 56,% apontaram a falta de infra estrutura física e 20% relataram que não fazia parte do currículo como maiores barreiras, e 36% apontaram uma infra estrutura adequada e 22% possuírem material didático próprio e maior embasamento por parte dos professores como maiores facilitadores para fomentar a prática do esporte atletismo no âmbito escolar (Tabela 5 e 6).

Tabela 5. Maior barreira no âmbito escolar para a prática do esporte atletismo nas aulas de Educação Física.

Ensino fundamental Ensino médio

n % n %

Falta de infraestrutura física 12 50,0% 10 56,0%

Falta de competições escolares 02 08,5% 01 08,0%

Falta de interesse pelo esporte 04 16,5% 11 16,0%

(5)

A falta de infraestrutura e apontada como uma das principais barreiras (motivo) pelo desinteresse em trabalhar com atletismo nas aulas de Educação Física (LENCINA, 1999).

Em relação ao espaço físico disponível na escola, grande parte dos escolares considerava que não eram capazes de aprender e praticar atletismo e também que na escola seria muito difícil, uma vez que não haveria um espaço adequado para prática segundo suas concepções.

Estudo realizado com professores da rede de ensino de Santa Catarina aponta a falta de infraestrutura física das escolas como um dos principais motivos pelo desinteresse em trabalhar a modalidade atletismo nas aulas de Educação Física (MEURER et al., 2008).

Buscando compreender os motivos que levam o desinteresse dos acadêmicos de praticar a modalidade atletismo nos Jogos internos de Educação Física, os acadêmicos apontam motivos de diversas ordens, da ausência de espaços adequados e de equipamentos e implementos a falta de interesse do professor para o seu ensino. E esta é uma realidade comum nas escolas publicas de Florianópolis, salvo raras exceções, elas não dispõem de condições e infraestrutura razoáveis para o ensino do atletismo (SOUZA et al., 2006).

Com o objetivo de analisar a visão dos acadêmicos de Educação Física em relação às possibilidades do ensino do atletismo enquanto esporte educativo inserido na escola verificou-se que a grande maioria das respostas não apontou como fatores limitadores do trabalho do professor para desenvolver atividades do atletismo os materiais e espaços físicos (MEZZAROBA et al., 2008).

Tabela 6. Maior facilitador que poderiam contribuir para estimular a prática do esporte atletismo nas aulas de Educação Física.

Ensino fundamental Ensino médio

n % n %

Infraestrutura física adequada 08 33,3% 10 38,5%

Fomentar competições escolares 03 12,5% 01 03,8%

Maior embasamento por parte dos professores 06 25,0% 11 42,3%

Possuir material didático próprio 07 29,2% 04 15,4%

Cabe ressaltar que 98% dos acadêmicos entrevistados acreditam que o atletismo deveria possuir didático próprio e ser abordado com maior ênfase no âmbito escolar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Embora tradicionalmente, a prática do atletismo inspire no princípio CITIUS, ALTIUS E FORTIUS (mais rápido, mais alto e mais forte), a iniciação ao atletismo, visto como um conjunto de habilidades especifica, constitui a primeira fase do processo-ensino aprendizagem para as formas esportivas de caminhar, correr, saltar, lançar e arremessar, utilizadas no atletismo convencional. Representa a passagem dessas atividades básicas do estagio de padrões gerais para o de formas grossas dos respectivos movimentos padrões no atletismo.

Através da realização deste estudo foi possível identificar que entre os acadêmicos do curso de Educação Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari-FAFIMAN, uma pequena parcela teve oportunidade de vivenciar o esporte atletismo no âmbito escolar.

Criar estratégias para tornar o processo ensino-aprendizagem, e a possibilidade de adaptação e criação de espaço e matérias talvez se constitua nos maiores desafios a serem vencidos pela Educação Física para propiciar o ensino da modalidade atletismo no âmbito escolar, contribuindo para que passe a integrar a prática pedagógica da Educação Física no âmbito escolar. Pois enquanto conteúdo da disciplina de Educação Física, o atletismo apresenta um amplo rol de conhecimentos e atividades que podem contribuir para a formação do escolar.

Esperamos que ao participar deste estudo, os acadêmicos do curso de Educação Física possam refletir sobre as oportunidades de prática que lhe foram ofertadas no período escolar, e que como futuros profissionais, busquem alternativas e motivação para contribuírem para modificar esta realidade. Pois a

(6)

educação física tem um papel fundamental na unidade educacional, onde as experiências fornecidas nas atividades auxiliam na formulação e na experiência de aprendizagem do aluno.

REFERÊNCIAS

BRAGA, R. L. C. O Atletismo escolar no desenvolvimento integral da criança. Trabalho de Dissertação apresentada na Universidade Metodista de Piracicaba – SP. 1990.

BRAGADA, J. O Atletismo na Escola: Proposta programática para abordagem dos lançamentos “leves”.

Horizonte-Revista de Educação Física e Desporto, vol. XVII, nº 99, Jun-Jul, 2000. p. 1-12.

KIRSCH, A.; KOCH, K.l; ORO, U. Antologia do atletismo: metodologia para iniciação em escolas e

clubes. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984. p. 1-7.

LENCINA, L. A. Diagnostico do atletismo escolar em Santa Maria. Monografia apresentada no curso de Especialização.Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/Rio Grande do Sul. 1999. MATTHIESEN, S. Q. Atletismo para crianças e jovens. Relato de uma experiência educacional na UNESP-Rio Claro. Lectures Educación Física y Deportes - Buenos Aires - Año 10 - N° 83 - Abril de 2005. Disponível em http://www.efdeportes.com acesso em 18 maio 2008.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo se aprende na escola. Jundiaí: Fontoura, 2004. p. 611-618.

MEURER, S. T.; SCHAEFER, R. J.; MIOTTI, I. V. L. Atletismo na escola: uma possibilidade de ensino.

Lectures Educación Física y Deportes - Buenos Aires - Año 13 - N° 120 - Mayo de 2008. Disponível

em http://www.efdeportes.com acesso em 30 agosto 2008.

MEZZAROBA C.; ROMANSINI L. A.; MOREIRA E. L.; PEREIRA H.; SOUZA E. R. A visão dos

acadêmicos de Educação Física quanto ao ensino do atletismo na escola. Lectures Educación Física y

Deportes - Buenos Aires - Año 10 - N° 93 - Febrero de 2006. Disponível em http://www.efdeportes.com

acesso em 15 maio 2008.

SOUZA, P. D.; ABREU, P. S.; BELMIRO, J. A.; SOUZA, E. R. Atletismo nos jogos internos da Educação Física: compreendendo os motivos do desinteresse de sua prática. Lectures Educación Física y

Deportes - Buenos Aires - Año 11 - N° 103 - Diciembre de 2006. Disponível em

http://www.efdeportes.com acesso em 22 setembro 2008.

TOMÉ, M. C. Atletismo: Corre, salta, lança e arremessa. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, SP. v.8, n 11, 227-230. jul/dez. 2007.

1 FAFIMAN - Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari. 2 Universidade Estadual de Maringá-Universidade Estadual de Londrina.

Rua São João, 65 Maringa/PR

Referências

Documentos relacionados

Ao verificar os indivíduos com alto risco para SAOS através do QB e o IMC desses pacientes pode-se verificar que pacientes com maiores IMC têm maior risco para SAOS, o

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Atualmente, sua principal função é atuar, em conjunto com o Conselho de Escola, na gestão da unidade escolar, participando das decisões relativas à organização

 Há certa resistência ou falta de conhecimento dos professores e da própria escola a respeito do Programa com o intuito de utilizá-lo como instrumento que

Mais uma vez, vemos uma inovação nos processos educacionais de Belo Horizonte: se as avaliações sistêmicas, como a Prova Brasil anteriormente apresentada, bem como as avaliações

arbitrário para conseguir implantar com sucesso uma retórica opressiva e atrair seguidores (STENNER; HAIDT, 2018). Ao analisarmos a sociedade, portanto, entendemos

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

BoxMap do coeficiente de detecção de casos de COVID-19 por município e distribuição do número de leitos de UTI-COVID19, Ceará, Brasil, 2020.. For