• Nenhum resultado encontrado

8.ª edição da tertúlia Conversas ao Borralho ABRIL NO FEMININO TERTÚLIA. Bibliotecas Escolares de Mira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "8.ª edição da tertúlia Conversas ao Borralho ABRIL NO FEMININO TERTÚLIA. Bibliotecas Escolares de Mira"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ABRIL NO

FEMININO

TERTÚLIA

(2)

Celebração dos 40 anos

do 25 de abril de 1974

(3)

20.30h Café de boas-vindas;

20.45h Abertura oficial da Tertúlia;

20.50h Intervenção musical de Constança Monteiro e Inês Costa;

21.00h Poema por Grupo Poético de Aveiro;

21.05h Palestra de Isabel do Carmo, em diá- logo com o público;

21.35h Poema por Grupo Poético de Aveiro;

21.40h Intervenção musical de Ana Sousa Pinto /Ana Teodósio;

21.50h Palestra de Odete Santos, em diálo- go com o público;

22.20h Intervenção musical de Beatriz Baião e Inês Pinto;

22.30h Encerramento da tertúlia.

Programa

(4)

Constança Lou- renço Pelicho Mon- teiro nasceu na Fi- gueira da Foz, em 1997. Desde cedo revelou paixão pela música, iniciando os seus estudos musi- cais aos 6 anos, em piano, no Conserva- tório de Música de

Odivelas, os quais tiveram continuidade na Academia Musical Araze- dense, com o estudo do seu i n s t r u m e n t o atual - a flauta transversal.

Presentemente, frequenta o 7.º grau do Conservatório de Música de Coimbra e é executante, como 1.ª flauta, na Orques- tra de Sopros deste conservatório e na Orquestra da Acade- mia Musical Araze- dense.

Constança Monteiro e Inês Costa

(5)

Constança Monteiro e Inês Costa

Constança tem ain- da vindo a integrar outros projetos e a colaborar com a Or- questra Clássica do Conservatório de Música de Coimbra, participando em di- versos eventos, mas- terclasses e estágios.

Inês Sofia Rodri- gues Costa nasceu em Coimbra em 1997. A sua apetên- cia pela música fê-la encetar, igualmente, estudos musicais na Academia Musical da vila onde reside – Arazede.

Atualmente fre- quenta o 7.º grau do Conservatório de Música de Coimbra, em oboé, e é execu- tante como 1.º oboé na Orquestra de So- pros deste conserva- tório, bem como na da Academia Musi- cal Arazedense.

Do seu currículo, constam apresenta- ções com a Orques- tra Clássica do Con- servatório de Música de Coimbra e no âm- bito de outros proje- tos, de eventos, mas- terclasses e estágios.

(6)

Maria Isabel Au- gusta Cortes do Car- mo nasceu no Barrei- ro, em 1940.

Licenciada e dou- torada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, especializou-se em Endocrinologia, ser- viço de que foi dire-

tora no Hospital de Santa Maria.

Desde cedo, este- ve envolvida em atividades políticas.

Aos 15 anos come- çou a distribuir pan- fletos do Movimen- to de Unidade De- mocrática e, aos 17 anos, entrou para o Partido Comunista Português, de onde saiu, em 1970, para fundar as Brigadas R e v o l u c i o n á r i a s , uma organização que defendia a luta arma- da contra o regime.

Isabel do Carmo

(7)

Isabel do Carmo

Mais tarde, criou o Partido Revolucioná- rio do Proletariado.

Dos tempos em que a ação política a levou à clandestini- dade e à prisão, Isabel do Carmo recorda a angústia de separa- ção dos filhos e o le- nitivo que constituiu a leitura e a escrita.

Foi, aliás, durante a última passagem pelos calabouços que escreveu o seu pri- meiro livro, “Puta de Prisão”, com Fernan- da Fráguas, a que acrescentou, mais

tarde, “Vozes Insub- missas” e muitos ou- tros de carácter cien- tífico, sobre nutrição.

Já lhe pergunta- ram se, como mu- lher, se tinha sacrifi- cado à política, ao que respondeu que, pelo contrário, a polí- tica tinha enriqueci- do a mulher. Hoje, confessa, continua a acreditar nas mesmas utopias, desejando que o Mundo respei- te a diversidade hu- mana e seja um lugar de igualdade econó- mica e social .

(8)

Ana Luísa Sousa Pinto nasceu em Co- imbra em 1981. Aos seis anos de idade, iniciou os seus estu- dos musicais na cida- de de Aveiro, cidade onde ingressou no Conservatório de Música, na classe de piano da professora

Regina Castro.

Tem realizado várias audições e re- citais, a solo, ou inte- grando várias forma- ções de música de câmara; frequentou diversas masterclas- ses e workshops sob a orientação de pro- fessores conceitua- dos e recebeu, ainda, vários prémios em concursos de piano.

Atualmente, pros- segue os seus estu- dos com os professo- res Álvaro Teixeira Lopes (piano) e Rita Campos (harpa).

Ana Sousa Pinto

(9)

Ana Teodósio

Ana Teodósio Oliveira nasceu em Coimbra em 1985 e é licenciada em Di- reito pela Universi- dade de Coimbra.

O seu percurso musical, no qual deu os primeiros passos aos seis anos de idade, centrou-se na vertente de saxo- fone alto, tendo, a partir de 2009, toma- do um novo rumo, com o estudo da per- formance do canto lírico, área onde atu- almente termina uma licenciatura ori- entada pela professo-

ra Isabel Alcobia.

Tem participado em masterclasses e wokshops de canto, fazendo parte do curso de Teatro Mu- sical da Escola In- dance no Porto.

Presentemente, exerce funções do- centes nas AEC e Es- cola Fresmúsica.

(10)

Odete Santos

Maria Odete dos Santos nasceu na Guarda, em 1941, e é licenciada em Direito pela Faculdade de Letras de Lisboa.

No decurso da sua vida ativa, conci- liou o exercício da advocacia com a de- dicação à vida políti-

ca, tendo sido, de 1980 a 2007, deputa- da à Assembleia da República e, de 2001 a 2009, Presidente da Assembleia Munici- pal de Setúbal.

Filiada no Partido Comunista Portu- guês desde jovem, fez parte do seu Co- mité Central de 2000 a 2012.

A sua ação cívica levou-a a pertencer ao Movimento De- mocrático de Mulhe- res e a ser membro fundador da Associ- ação "Fronteiras", estrutura de defesa

(11)

Odete Santos

da liberdade e da democracia.

Também as artes, nomeadamente o teatro, fizeram parte da sua vida, come- çando no teatro ama- dor, onde represen- tou, entre outras, pe- ças de Gil Vicente e William Saroyan.

Nesse âmbito, foi igualmente fundado- ra do Teatro de Ani- mação de Setúbal, levando à cena Mo- lière e Edward Albee (Quem tem medo de Virgínia Woolf?).

Odete Santos é ainda declamadora

de poesia, que pode ser ouvida nos Cd

“A Argamassa dos Poemas” e “Ver Poe- sia em Sintra”, e es- critora, tendo publi- cado “Em Maio há Cerejas”, “A Bruxa Hipátia” e um conto infantil, incluído na coletânea “Contos Pouco Políticos”.

A par destes inte- resses, Odete Santos tem gosto pelas questões científicas, nomeadamente as bioéticas, que servi- rão de pano de fun- do ao novo romance que prepara.

(12)

Beatriz da Silva Baião nasceu em Mi- ra, em 1997.

Iniciou os estudos musicais aos dez anos, na Banda Filar- mónica, os quais prosseguiram, até ao presente, no Conser- vatório de Música de Aveiro, na classe de flauta transversal da

professora Ana Maria Ribeiro.

Do seu cur- rículo so- b r e s s a e m v a r i a d o s p r é m i o s em Concursos Nacio- nais e Internacionais, entre eles o 1.ºlugar no “Prémio Jovens Músicos”, e, com o

“Incertus Trio”, o “III Concurso Internacio- nal de Música da Ci- dade de Alcobaça”, em 2013.

Colabora regular- mente com várias

Beatriz Baião e Inês Pinto

(13)

orquestras, tendo-se apresentado, a solo, com a Orquestra Gulbenkian.

Inês Silva Pinto nasceu em Pardilhó, em 1996.

Aos nove anos de idade principiou a aprendizagem de flauta transversal com a professora An- gelina Rodrigues, fre- quentando, atual- mente, o 8.ºgrau des- te instrumento no Conservatório de Música de Aveiro, na classe da professora Ana Maria Ribeiro.

Do seu percurso musical constam inú- meras distinções, on- de se salientam os 1.º prémios nos concur- sos “Terras de la Sa- lette”, em 2010 e 2012, no concurso do Conservatório de Aveiro, em 2012, e no

“III Concurso Inter- nacional de Música da Cidade de Alco- baça”, em 2013, com o Incertus Trio.

A solo, já colabo- rou com as Orques- tras Filarmonia das Beiras, OJ.com e OCPzero.

Beatriz Baião e Inês Pinto

(14)

O Grupo Poético de Aveiro, sito na Casa Municipal da Cultura de Aveiro, começou a sua ativi- dade, em 1993, na forma de tertúlia lite- rária. No ano seguin- te, estruturou-se co- mo associação, com o objetivo de divul- gar a poesia e a cul- tura de expressão portuguesa.

No seu palma- rés, contam-se a organização de encontros poéti- cos e a partici- pação em inú- meros recitais, em Portugal e Espanha, bem como a publica- ção de “Folhas – Le- tras & Outros Ofí- cios”, revista dedica- da, entre outros, à divulgação de novos autores de poesia.

Atualmente, o Grupo mantem uma intensa atividade, contando com mais de 90 associados.

Grupo Poético de Aveiro

(15)

Bibliotecas Escolares de Mira

As Bibliotecas Escolares de Mira, situadas nas EB de Portomar, de Praia de Mira e de Mira e na ES/3 Dr.ª Maria Cândida, encontram- se integradas na Re- de de Bibliotecas Es- colares (RBE) desde 2002/2003.

Ao longo dos anos têm prestado um serviço indispen- sável à comunidade educativa, disponibi- lizando fundo docu- mental, serviços e atividades de com- plemento curricular e de lazer.

EB Mira ES/3

EB Portomar EB Praia de Mira

(16)

O R G A N I Z A Ç Ã O

Bibliotecas Escolares de Mira Contactos:

bibliotecagrmira@gmail.com Tel: 231 458 512/ 231 458 537 Blogger

http://biblioteca-na-mira.blogspot.pt Facebook

https://www.facebook.com/BibliotecasMira Twitter

https://twitter.com/Mira_BEs

A P OIO

Agrupamento de Escolas de Mira Câmara Municipal de Mira Valter Lopes (artista plástico) P A TR OC ÍNIOS

Intermarché de Mira Viveiros da Quinta Amo-te Prata—ourivesaria

Referências

Documentos relacionados

autor, as manifestações populares carnavalescas como os cordões, ranchos e blocos eram estratégias e artimanhas utilizadas pelos populares como meio de resistência,

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Diante disso, o projeto de pesquisa que está em andamento, se volta para o estudo de como ocorre a prática educativa em saúde e o processo de educação no trabalho, levando em

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização

como enfoque o processo da reforma educativa em curso em Angola. Para isso, será realizada a análise à percepção dos professores e directores de escola face à

The convex sets separation is very important in convex programming, a very powerful mathematical tool for, see [ ], operations research, management