• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL (MESTRADO E DOUTORADO)

ANO ACADÊMICO DE 2012 – 2º SEMESTRE

I – O Programa

A Faculdade de Comunicação em seu Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP faz saber que se encontram abertas as inscrições para o preenchimento de 10 (dez) vagas no Mestrado e 03 (três) vagas no Doutorado, na seguinte Área de Concentração:

PROCESSOS COMUNICACIONAIS

A área concentra pesquisas empíricas e reflexões teóricas sobre os processos de comunicação social e suas relações socioculturais, as estratégias comunicacionais implementadas pelas organizações junto aos diversos públicos de interesse e as múltiplas formas, dimensões e interações no âmbito das inovações tecnológicas de informação e comunicação.

Linhas de Pesquisa:

1. COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA NAS INTERAÇÕES SOCIAIS

Estudos dos processos e meios de comunicação em seus diferentes segmentos e suportes, seus fluxos produção, difusão e recepção, suas mediações socioculturais e estéticas em interconexões econômicas e políticas. A linha abrange investigações tanto no âmbito da grande mídia como da comunitária e alternativa, tais como dos sistemas de informação, do entretenimento, das estruturas dos meios de comunicação e das mediações simbólicas na construção, circulação e consumo de conteúdos.

id33232406 pdfMachine by Broadgun Software - a great PDF writer! - a great PDF creator! - http://www.pdfmachine.com http://www.broadgun.com

(2)

2. COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MERCADOLÓGICA

Análise dos processos de comunicação desenvolvidos pelas organizações junto aos seus diversos públicos de interesse. Estudo dos processos, produtos, instrumentos, ações, estratégias e gestão das competências de comunicação nas organizações, tais quais, a publicidade, as práticas promocionais e de relacionamento com a mídia, tendo em vista a interação das organizações com os seus públicos. Este estudo e esta análise contemplam aspectos de linguagem e discursos construídos a partir das interfaces entre comunicação e consumo, da construção das marcas, da auditoria de imagem/reputação das organizações e dão atenção a temáticas emergentes como a sustentabilidade, a governança corporativa e a gestão da comunicação nas redes e mídias sociais.

3. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Pesquisa as inovações tecnológicas na comunicação, com enfoque nos sistemas dialógicos, tendo o ser humano como referência. Investiga interdisciplinarmente as aplicações comunicativas nas redes computacionais, a interação homem-máquina e os impactos socioculturais das tecnologias de comunicação, com recortes na usabilidade, inteligência e interatividade dos recursos midiáticos. Estuda os processos de fusão das mídias, as formas da armazenagem digital, as múltiplas telas, os bancos de dados, a transmídia e suas narrativas, as práticas colaborativas nas redes sociais conectadas e os processos cognitivos da comunicação atual.

II – Da Inscrição

As inscrições serão feitas na Central de Relacionamento, no Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal), Campus Rudge Ramos, Rua Álfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos - São Bernardo do Campo/SP, de 02 de maio a 15 de junho de 2012 das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira e no sábado, das 8h às 11h30, exceto feriados, mediante entrega da seguinte documentação:

a) 1 Foto 3x4;

b) Cadastro de Pessoa Física (CPF) –1 cópia autenticada;

c) Cédula de Identidade (ou Carteira de Identidade da OAB) e para estrangeiros o RNE – 2 cópias autenticadas;

d) Comprovante de Pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 95,00 (noventa e cinco reais);

e) Curriculum Vitae - 1 cópia;

f) Diploma de Graduação devidamente registrado (para inscrição no Mestrado) ou diploma de Mestrado, reconhecido pelo MEC, devidamente registrado (para inscrição no Doutorado) – 1 cópia autenticada. Diploma obtido no exterior deverá estar revalidado no Brasil, conforme legislação pertinente;

g) Exemplares de Produção Científica, como relatórios de pesquisa, artigos e, no caso do Doutorado, cópia da Dissertação de Mestrado;

(3)

h) Histórico Escolar – 1 cópia autenticada. Histórico Escolar do exterior deverá estar autenticado pela autoridade consular brasileira no país de origem da documentação e com a tradução registrada;

i) Projeto de Pesquisa que pretende desenvolver com vistas à futura dissertação ou tese; (informações no Anexo B); - 01 cópia

Poderão se inscrever diplomados em Comunicação Social e áreas afins. Os casos extraordinários serão examinados pela Comissão de Seleção.

Os candidatos residentes fora de São Paulo poderão se inscrever por correspondência registrada via Sedex ou por procuração, cujo modelo encontra-se disponível no link:

http://www.metodista.br/pos-graduacao/processo-seletivo/inscricao-stricto.pdf/view. Para o pagamento da taxa de inscrição, os candidatos deverão enviar email para contas.receber@metodista.br informando: nome completo/ nº do CPF, nome do curso pretendido (Mestrado ou Doutorado em Comunicação Social) e o valor da taxa de R$95,00.

O setor financeiro retornará o email com o nº de depósito identificado para pagamento da inscrição. Com essa informação, os candidatos deverão se dirigir a uma agência do Banco Santander, para realizar o depósito em nome do Instituto Metodista de Ensino Superior.

Nos casos de inscrição por correspondência registrada, somente serão considerados inscritos os candidatos cuja correspondência tenha chegado dentro do prazo de inscrição, com os documentos solicitados e depósito realizado. Local para envio dos documentos de inscrição: Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação – Edifício Capa 3º andar - Sala 303 – Rua Planalto, 106 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP – CEP 09640-060.

III – Da Seleção

O processo de seleção para preenchimento das vagas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social – Mestrado e Doutorado – possui as seguintes etapas:

a) Prova Escrita;

b) Exame de Proficiência em língua(s) estrangeira(s), em um dos seguintes idiomas:

inglês, espanhol ou francês. Alunos estrangeiros poderão fazer o exame de proficiência em sua língua materna, desde que esta integre as opções oferecidas.

c) Avaliação do Projeto de Pesquisa apresentado pelo candidato na inscrição;

d) Avaliação do Curriculum Vitae;

e) Entrevista.

a) Prova Escrita:

Na realização da prova escrita, o candidato entrará no local da aplicação dos módulos somente com os objetos necessários a sua realização: caneta, lápis e borracha. Portanto, durante a realização da prova não será permitida a consulta a materiais como livros, artigos, dicionários, anotações e quaisquer outros materiais analógicos ou digitais.

(4)

b) Proficiência em Língua Estrangeira:

 Mestrado:

Os candidatos ao Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo deverão realizar o Exame de Proficiência de Idioma estrangeiro exclusivamente no Processo Seletivo optando por uma das línguas:

Inglês, Espanhol ou Francês.

 Doutorado:

Os candidatos ao Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo terão o aproveitamento, como primeira língua estrangeira, desde que o candidato seja selecionado no processo seletivo, aquele idioma que constar do histórico escolar do mestrado, e que este tenha sido obtido por programa credenciado pela CAPES, sem limite de prazo entre os idiomas Inglês, Espanhol ou Francês. Para a comprovação de proficiência no segundo idioma, o candidato deverá fazer o exame exclusivamente no Processo Seletivo do PósCom, optando por uma das línguas - Inglês, Espanhol ou Francês, excluída aquela do mestrado.

 Dos candidatos estrangeiros será requerido, além da língua exigida pelo Programa, o Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS). Este exame é realizado nos meses de abril e outubro e o certificado tem validade nacional.

 Os candidatos habilitados à admissão que apresentarem insuficiência no conhecimento de língua estrangeira, ou de Língua Portuguesa para candidatos estrangeiros, poderão submeter-se a novos exames, no prazo máximo de 01 (um) ano, a contar do início das atividades acadêmicas, seguindo planejamento feito pelo Colegiado do Programa.

c) Projeto de Pesquisa / Currículo Vitae / Entrevista :

A Entrevista será constituída de arguição sobre o Projeto de Pesquisa, sobre o Curriculum Vitae do candidato e sua produção científica. Incluirá, ainda, avaliação das expectativas do candidato com relação ao Curso e ao seu futuro acadêmico e profissional.

Os candidatos deverão apresentar documento de identidade no ato da entrevista. A ausência do candidato no dia, local e hora designada para a realização da entrevista será considerada como desistência.

Observação importante:

1) O candidato considerado aprovado, mas não classificado na lista de selecionados do orientador por ele indicado no momento da inscrição, poderá concorrer no mesmo processo de seleção a vagas porventura existentes para outro orientador. Neste caso, deverá realizar entrevista com o outro orientador da mesma linha de pesquisa, submetendo-se à nova seleção no dia 25/06/2012. Levando-se em conta o perfil do novo orientador, o candidato deverá, se escolhido, promover a adaptação do seu projeto de pesquisa.

(5)

IV) Da Divulgação

O docente enviará uma lista com a classificação dos candidatos aprovados, incluindo suplentes, se houver, para a Comissão encarregada pelo Processo de Seleção e esta finalizará a lista dos aprovados e suplentes do programa.

A convocação dos selecionados obedecerá rigidamente o número de vagas de cada orientador, de acordo com os princípios da CAPES e UMESP. Não serão divulgadas as razões pelas quais os candidatos não foram classificados, nem caberá recurso em nenhuma etapa do processo de seleção.

A lista dos nomes dos candidatos classificados e suplentes será disponibilizada na home- page da METODISTA: www.metodista.br/poscom, no dia 21 de junho de 2012 - após 18 horas.

As etapas acima descritas serão realizadas na Universidade METODISTA – Campus Rudge Ramos-São Bernardo do Campo-SP, de acordo com a seguinte programação/cronograma:

Prova Escrita e Exame de Proficiência em Língua Estrangeira:

20 de junho de 2012 – Mestrado e Doutorado - das 9h às 12h

Local dos Exames:

Campus Rudge Ramos – Edifício Capa (laboratório de informática)

Sala C-119 Mestrado e Doutorado

Entrevistas:

20 de junho de 2012 – Mestrado e Doutorado - a partir das 14h – Ver anexo E

Divulgação dos Resultados:

21 de junho de 2012 – Após 18 horas

Matrículas:

De 22 a 26 de junho de 2012

Os candidatos não selecionados ou que tenham sido classificados no exame de seleção, mas não efetuaram a matrícula dentro do prazo estabelecido deverão retirar seus documentos, entregues no ato da inscrição, durante o mês de agosto de 2012. Concluído este prazo, a Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação não mais se responsabilizará pela guarda dos mesmos.

(6)

V– Da Matrícula dos Aprovados

As matrículas serão realizadas na Central de Relacionamento, de 22 a 26 de junho de 2012, no seguinte horário: 8h às 21h30 de segunda a sexta-feira e no sábado, das 8h às 11h30.

Obs.: A matrícula somente se efetivará com o pagamento da primeira parcela do valor do curso, no ato da matrícula.

O Candidato classificado no exame de seleção que não efetuar matrícula na data acima mencionada será considerado desistente. Casos omissos de interpretação duvidosa relativos ao Processo Seletivo em questão serão resolvidos pela Comissão de Seleção Discente, indicada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo – METODISTA.

Quaisquer outras informações sobre o Programa poderão ser obtidas junto à Central de Relacionamento, por meio do telefone: (0xx11) 2464-2222, e-mail:

secretariapos@metodista.br ou pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, através do telefone: (0xx11) 4366.5818 ou pelo e-mail:

katia.franca@metodista.br

São Bernardo do Campo, 19 de maio de 2012.

Prof. Dr. Laan Mendes de Barros

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

(7)

Anexo A: Bibliografia Básica para a Prova Escrita

Mestrado e Doutorado

1. José Luiz Braga. A sociedade enfrenta sua mídia. São Paulo, Paulus,2006.

2. MELO, José Marques. O campo da comunicação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2008.

3. WOLTON, Dominique. É preciso salvar a comunicação. São Paulo: Paulus, 2006.

(8)

Anexo B: Projeto de Pesquisa

Trata-se de uma proposta preliminar de dissertação, e deve revelar o interesse do candidato por um tema específico, relacionado a uma das linhas de pesquisa. O projeto deve incluir:

- Título

- Nome do autor

- Linha de pesquisa e orientador pretendido - Resumo de 5 a 10 linhas

- Problema de Pesquisa - Objetivos

- Justificativa do tema escolhido - Hipóteses

- Revisão de Literatura - Metodologia

- Referências Bibliográficas.

Obs.: O projeto deverá ser digitado em espaço de 1,5 (um e meio), fonte 12 (doze) e não exceder a 10 páginas, incluindo as referências.

(9)

Anexo C: Docentes que oferecem vagas para o 2º semestre de 2012

Cicília Maria Krohling Peruzzo

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com Pós-Doutorado pela UNAM (México). Coordenadora do GT Comunicación Popular, Comunitaria y Ciudadana da ALAIC – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación.

Temáticas de Orientação: Comunicação comunitária e alternativa em seus vários formatos e suportes (impressos, audiovisuais e eletrônicos). Mídia regional e local quando perpassadas pela questão local ou comunitária. Comunicação nos movimentos sociais e em organizações sociais sem fins lucrativos. Participação na comunicação, empoderamento e transformação social. Comunicação, mobilização social e cidadania.

Fabio Botelho Josgrilberg

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com Pós-Doutorado pela London School of Economics and Political Science, Inglaterra. Pesquisador do grupo Comunicação e Tecnologias Digitais (COMTEC).

Temáticas de Orientação: Investigação das novas possibilidades de organização social a partir das mídias digitais. Busca-se compreender a tensão entre as estratégias de desenvolvimento dos sistemas técnicos, em suas dimensões simbólicas e físicas, e as práticas cotidianas que usam essas estruturas. Destina-se especial atenção à expansão da Internet e ao seu uso para o desenvolvimento local, para a construção de processos colaborativos e para a promoção dos direitos à comunicação.

José Salvador Faro

Doutor em Jornalismo pela ECA/USP. Mestre Consultor da CAPES e da FAPESP.

Membro da Comissão de Especialistas do Ensino de Comunicação da SESU/MEC. Ex- presidente da INTERCOM.

Temáticas de Orientação: Relações entre mídia e cultura. Estudos das representações simbólicas disseminadas pelos meios de comunicação de massa e do universo da produção social da cultura. Características e elementos de interação e de tensionamento entre esses dois campos. As pesquisas desenvolvidas nessas temáticas abrangem a produção midiática massiva ou segmentada na imprensa, na televisão e no cinema.

Laan Mendes de Barros

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com Pós-Doutorado pela Université Stendhal - Grenoble 3, França. Jornalista e editor, com formação e experiência no campo das artes visuais. Atual Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UMESP.

Temáticas de Orientação: Manifestações culturais na mídia e a mediações culturais nas dinâmicas de recepção. A produção de sentidos na poética dos discursos midiáticos e na estética dos processos de recepção. Expressões artísticas na mídia e apropriações dessas expressões por parte dos receptores, como experiência estética. Mídia, movimentos sociais e identidades culturais. Jornalismo cultural, informação e entretenimento nos meios massivos e nos meios digitais interconectados em rede. Produção fonográfica e música

(10)

popular. Estudos teóricos e epistemológicos das relações entre Comunicação e Cultura, com especial atenção ao pensamento comunicacional latino-americano.

Magali do Nascimento Cunha

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e Mestre em Memória Social pela UFRJ. Docente ao curso de Teologia e coordenadora do Grupo de Pesquisa ECLESIOCOM na UMESP.

Temáticas de Orientação: Estudos sobre o lugar da cultura no processo de construçãoo do imaginário social e sua relação com o fenômeno da Comunicação. Comunicação interpessoal e comunitária e a construção do imaginário social. Produções culturais e consumo cultural. Processos comunicacionais e religião.

Sebastião Carlos de Morais Squirra

Doutor em Comunicação pela ECA/USP, com Pós-Doutorado pela University of North Carolina - EUA e Espanha. Ex-Coordenador do Curso de RTV e do programa de Pós- graduação em Comunicação Social da UMESP. Autor dos livros: Aprender telejornalismo;

Boris Casoy, o âncora no telejornalismo brasileiro; O século dourado; Telejornalismo memórias 1 e Jornalismo online.

Temáticas de Orientação: A comunicação eletrônica, o jornalismo digital e as inesgotáveis possibilidades da cibercomunicação. O telejornalismo, o vídeo jornalismo, o jornalismo on- line (ou ciberjornalismo e jornalismo digital) e as interfaces entre as inúmeras plataformas digitais de comunicação. A Sociedade do Conhecimento e as Redes Sociais Digitais. As tecnologias da comunicação, a velocidade e as virtualidade da vida moderna. As mídias digitais, a animação digital, as tecnologias dos videogames, a comunicação móvel e o universo da TV digital interativa.

Walter Teixeira Lima Junior

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (Mídias Digitais), com pós-doutorado na Universidade Metodista de São Paulo na área de Tecnologia e Comunicação Digital.

Certificado ISPA (Internet/Intranet System Programmer and Analyst). Membro da Cognitive Science Society (CogSci) e do Grupo de Ciência Cognitiva da Universidade de São Paulo. Pioneiro em conteúdo jornalístico e tecnologia de Internet no Brasil. Realiza pesquisa pesquisa aplicada na área da Comunicação Social.

Temáticas de Orientação: Processos e produtos comunicacionais em ambiente digital;

Comunicação e base de dados, fenômenos comunicacionais nas redes telemáticas (internet, móvel e ad-hoc); interfaces digitais, natureza da informação; relevância da informação;

tecnologias da informação e comunicação; relações entre tecnologia, comunicação e ciência cognitiva.

Wilson da Costa Bueno

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com Especialização em Jornalismo Científico e em Comunicação Rural. Ex-presidente da ABJC - Associação Brasileira de Jornalismo Científico, consultor de comunicação de empresas e entidades nacionais e internacionais.

(11)

Temáticas de Orientação: Análise dos processos de comunicação nas organizações, tendo em vista o relacionamento com os seus distintos públicos de interesse (funcionários, clientes e consumidores, imprensa, acionistas, poderes executivo, legislativo e judiciário, etc). Esta análise incorpora as vertentes institucional e mercadológica, contemplando-as de maneira integrada; privilegia a construção de um processo de inteligência em comunicação nas organizações e assume como fundamentais as relações entre comunicação e processo de gestão, e entre comunicação e cultura. Dá atenção especial ao desenvolvimento de metodologias para a avaliação do impacto e do retorno das ações e estratégias de comunicação.

(12)

Anexo D: Vagas por Orientador

(13)

Anexo E: Salas dos Docentes para Entrevista

Referências

Documentos relacionados

Os ensaios experimentais de hidrólise do leite têm por objetivo principal determinar a concentração de glicose presente na amostra após o período de exposição a determinadas

O programa de computador, intitulado de SCHICAD é uma ferramenta que realiza os cálculos hidráulicos obrigatórios, para os projetos de extensão de rede de esgoto e realiza a

* Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP – Universidade Metodista de São Paulo, sob orientação do Prof. Os meios de comunicação

Quando da entrada em vigor de novos limites de emissão de poluentes para máquinas agrícolas ou rodoviárias novas e seus motores, a validade das Licenças para Uso

Para deixar na segunda forma normal, é preciso identificar as colunas que não são funcionalmente dependentes da chave primária da tabela e, em seguida, remover essa coluna da tabela

prometimento da qualidade das águas destina- das ao abastecimento público. O fenômeno de floração de algas tem sido recorrente em cida- des, principalmente no verão, afetando

Quer reconheçamos ou não, o currículo e as questões educacionais mais genéricas sempre estiveram atrelados à história dos conflitos de classe, raça, sexo e

Aos 15 anos de idade, em franca produção de sêmen, Ranchi continua seu legado na raça Nelore e transmite tal longevidade a todos os seus descendentes.. O reprodutor vem