• Nenhum resultado encontrado

Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), DINÂMIA CET, Lisboa, Portugal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), DINÂMIA CET, Lisboa, Portugal"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ana Oliveira

Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), DINÂMIA’CET, Lisboa, Portugal

E-mail: assoa1@iscte-iul.pt

Natural do Porto, onde vivi e estudei até aos 25 anos. Formei-me em Sociologia, porque desde cedo senti o desejo de conhecer, a vontade de compreender o comportamento humano em sociedade, de desconstruir e ver para além daquilo que é mais óbvio. A curiosidade e a vontade de aprender e de conciliar saberes levaram-me no último ano da licenciatura a combinar a Sociologia com a Geografia. Ainda durante o percurso formativo, procurei desenvolver as minhas capacidades e aplicar o que aprendia, tendo começado a trabalhar como assistente de investigação. Mudei-me para Lisboa no início de 2011 para abraçar um novo desafio profissional – trabalhar no setor social e fazer da investigação algo com impacto no dia-a-dia das pessoas, com uma tradução ao nível das políticas públicas. E é precisamente esta possibildiade de, através daquilo que faço, poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos nós que mais me realiza profissionalmente. Paralelamente, a investigação mais relacionada com as dimensões culturais e com o espaço urbano sempre foi um dos principais pontos de interesse. Por isso, iniciei um novo desafio – o doutoramento em Estudos Urbanos, promovido em parceria pelo ISCTE-IUL e pela FCSH-UNL, no âmbito do qual me proponho desenvolver um projecto sobre as carreiras profissionais DIY na cena muscial do rock alternativo, na AML e AMP. Este projecto de investigação conta com o financiamento da FCT, através de uma bolsa de doutoramento (SFRH/BD/101849/2014).

Qualidades Empatia / Facilidade de Relacionamento Interpessoal Resiliência Capacidade de adaptação Disponibilidade para aprender Empenho e dedicação Trabalho em equipa

Experiência Profissional e Projectos de Investigação

ISFLUP – Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras

do Universidade do Porto

http://www.isociologia.pt/

Maio –

Out. 2015

Investigadora do projecto “Portugal ao Espelho: identidade e transformação na literatura, no cinema e na música popular”. O Projecto é coordenado pelo Prof. Doutor Augusto Santos Silva e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no ámbito do Programa Gulbenkian de Língua e Culturas Portuguesas.

Formação

2003 - 2008 Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Licenciatura (pré-Bolonha) em Sociologia, com realização do trabalho “Território de culturas: desenho de um «Cluster Cultural Emergente» na Baixa do Porto”, no âmbito do Seminário de Investigação Práticas e Políticas Culturais. Realizado numa lógica de cruzamento de diversas metodologias, o desenvolvimento deste projecto envolveu, entre outros procedimentos, um levantamento funcional exaustivo dos espaços de produção, divulgação e consumo culturais existentes num dado perímetro da cidade do Porto, mediante a aplicação, porta a porta, de um inquérito por questionário que resultou num mapeamento do sector cultural e criativo da Baixa do Porto, bem como através da realização de entrevistas e de grupos de discussão.

Média final da licenciatura: 16 valores

(2)

Ana Oliveira

ISFLUP – Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras do

Universidade do Porto

http://www.isociologia.pt/

2010

Participação enquanto membro da equipa de terreno na tese de doutoramento no âmbito da Sociologia Urbana - “Dinâmicas de transformação em espaço urbano submetido a intervenções no âmbito do projecto SAAL/Norte: que relação entre espaço físico e espaço social?” – coordenado pela Prof. Doutora Idalina Machado

2009 – 2010

Assistente de um projecto de investigação sociológica, no âmbito da Sociologia Urbana – “Ilhas, bairros sociais e classes laboriosas: um retrato comparado da génese e estruturação das intervenções habitacionais do Estado na cidade do Porto e das suas consequências sociais (1956-2006)” – coordenado pelo Prof. Doutor Virgílio Borges Pereira. O principal objectivo deste projecto foi a elaboração de um inventário sistemático das

Experências Relevantes Trabalho em equipa Resiliência Capacidade de resolver problemas Capacidade de análise Relação com parceiros

Comunicação com financiadores Experiências Relevantes Resiliência Conhecimentos sobre a temática urbana Trabalho de terreno em contextos desfavorecidos Capacidade de resolver problemas Capacidade de

Maio 2014 –

Abril 2015

Investigadora do projecto “Keep it simple, make it fast! Prolegómenos e cenas punk, um caminho para a contemporaneidade portuguesa (1977-2012)” – PTDC/CSSOC/118830/2010, desenvolvido em parceria com o Griffith Centre for Cultural Research (GCCR), a Universitat de Lleida (UdL), a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), a Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto (FPCE), as Bibliotecas Municipais de Lisboa (BLX), a Raging Planet e a Anoise Records. O projecto é coordenado pela Prof. Doutora Paula Guerra e financiado pelo FEDER – através do Programa Operacional COMPETE, da FCT, Fundação para a Ciência e Tecnologia.

2011

TESE - Associação para o Desenvolvimento

Abr. 2014

www.tese.org.pt

Investigadora

- “Faz-te ao Mercado: estudo sobre o (des)encontro entre a procura e a oferta de competências no mercado de trabalho e a sua relação com a empregabilidade jovem", financiado pelo POAT-FSE QREN (Março 2013 – Abril 2014)

- "Estudo de Caracterização das Crianças e Jovens Infectados com VIH em Portugal", projecto inserido no Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção VIH/Sida – Programa ADIS – e financiado pelo Alto Comissariado da Saúde e pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida (Março 2011 – Fevereiro 2013)

 Recolha e análise documental de estatísticas e de outras informações  Revisão biblioráfica e síntese do “estado da arte”

 Enquadramento conceptual e precisão do objecto

 Concepção e construção de instrumentos de recolha de informação (inquéritos por questionário, entrevistas, focus groups) e definição da amostra

 Aplicação de instrumentos de recolha de informação  Análise e tratamento da informação

 Análise dos resultados globais

 Produção de relatórios de progresso e final do estudo

 Gestão técnica e administrativa do estudo de acordo com o regulamento da entidade financiadora

(3)

procurou reconstituir o quadro de problemas que têm estado subjacentes à lógica de acção estatal. A participação neste projecto de investigação concretizou-se através da realização de pesquisa arquivística, bem como mediante a aplicação de inquéritos e entrevistas a moradores de diferentes bairros sociais.

2006 – 2010

Assistente de um projecto de investigação sociológica, no âmbito da Sociologia da Cultura e da Música – “A instável leveza do rock: génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal (1980-2010)” – coordenado pela Prof. Doutora Paula Guerra. O eixo central do projecto prende-se com a análise das vivências musicais enquanto dimensão matricial dos universos identitários juvenis, procurando percepcionar e compreender as apropriações, consumos e relações caracterizadoras da experiência vivencial da música frequentemente concretizadas em culturas urbanas específicas. Para além da realização de tarefas mais analíticas e conceptuais, a participação neste projecto de investigação assentou num prolongado trabalho de terreno, que implicou a aplicação de um vasto número de inquéritos e entrevistas a um conjunto diversificado de pessoas.

2009

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa

Colaboração num projecto de investigação enquadrado no Programa Doutoral de Sociologia do ISCTE, intitulado "O Social, o Espacial e o Político na pobreza e na Exclusão: Avaliação de iniciativas de regeneração de áreas urbanas 'em risco' da cidade do Porto", coordenado pela Prof. Doutora Sónia Alves. O envolvimento neste projecto de investigação concretizou-se através da análise de conteúdo de entrevistas a moradores de dois bairros da cidade do Porto e a responsáveis institucionais, que se ligam à temática abordada.

2008

Opium e Sociedade de Reabilitação Urbana – Porto Vivo

Colaboração no âmbito da elaboração do “Plano de gestão do Centro Histórico do Porto Património Mundial”. Esta colaboração concretizou-se sobretudo através de um levantamento das indústrias criativas e das actividades de potencial turístico existentes no Centro Histórico do Porto, mediante a aplicação de um inquérito por questionário, porta a porta, aos responsáveis pelas mesmas.

2007

Opium

Colaboração no âmbito do estudo macroeconómico “Desenvolvimento de um cluster de indústrias criativas na região Norte”, promovido pela Fundação de Serralves em parceria com a Junta Metropolitana do Porto, a Casa da Música e a SRU – Porto Vivo. A colaboração considerada pautou-se, essencialmente, pela realização de um levantamento das indústrias criativas existentes na Baixa do Porto, mediante a aplicação de um inquérito por questionário e a realização de entrevistas aos responsáveis dos mesmos, implicando igualmente a análise da informação recolhida.

(4)

Ana Oliveira

Formação Complementar

2013

Plataforma Portuguesa das ONGD

www.plataformaongd.pt

Formação em gestão de contratos de subvenção financiados pela União Europeia (21 horas)

2013

5P’s

www.5ps.pt

Show Case: Palestra interactiva de Atitude e Superação (3 horas)

2012

Coaching 4All

www.tese.org.pt

Coaching na Intervenção Social (62 horas)

2010

Instituto Português de Fotografia

www.ipf.pt

Workshop de Fotografia Social – Métodos Visuais: recursos e usos nas ciências sociais

2010

ENA – Escola de Negócios e Administração

www.ena.pt

Formação Pedagógica Inicial de Formadores (123 horas)

2009

INEDEM – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Empresarial, Lda.

www.inedem.com

Curso de Inteligência Emocional

2007

Instituto Português do Desporto e da Juventude

www.ipdj.pt

Curso de Iniciação à Fotografia

Habilitações Linguísticas

Reading

Writing

Speaking

Inglês

Excelente

Bom

Bom

Francês

Elementar

Elementar

Elementar

Alemão

Iniciação

Iniciação

Iniciação

Aptidões e Competências de Organização

 2015 | Membro da comissão executiva da International Conference “Keep It Simple, Make It Fast! Crossing Borders of Underground Music Scenes” e do Advanced Seminar “Gettin’ Underground Together!”, realizados na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Casa da Música

 2014 | Membro da comissão executiva da International Conference “Keep It Simple, Make It Fast! Underground Music Scenes and DIY Cultures” e do Advanced Seminar “Another Music in a Different Room”, realizados na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Casa da Música

 2010 – 2011 | Membro da comissão organizadora do II Encontro de Sociologia da Educação 2011 – “Educação, territórios e (dês)igualdades” - promovido pelo ISFLUP

 Abril de 2008 | Organização da 16ª edição das Noites de Sociologia, no âmbito do Grupo de Estudantes de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, intitulada “Remexer no Baú: revivalismos presentes”

(5)

Ana Oliveira

5

Comunicações

 Julho 2015 | Keep It Simple, Make It Fast | Crossing Borders of Underground Music Scenes – FLUP – 13-17 Julho 2015 | Comunicação: “New Faces of Adoration: Elements of visual sociology through the album covers” | Paula Guerra, Ana Oliveira e Pedro Quintela

 Julho 2015 | Keep It Simple, Make It Fast | Crossing Borders of Underground Music Scenes – FLUP – 13-17 Julho 2015 | Comunicação: “Portuguese punk scenes: a social profile of their founders and participants” | Paula Abreu, Paula Guerra, Augusto Santos Silva, Tânia Moreira e Ana Oliveira

 Julho 2015 | Keep It Simple, Make It Fast | Crossing Borders of Underground Music Scenes – FLUP – 13-17 Julho 2015 | Comunicação: “Social sciences, punx archives and memories: considerations concerning the KISMIF Archive” | Tânia Moreira, Paula Guerra, Ana Oliveira e Pedro Quintela

 Julho 2015 | Keep It Simple, Make It Fast | Crossing Borders of Underground Music Scenes – FLUP – 13-17 Julho 2015 | Comunicação: “Writing on the Stars: interpretation and meanings of Portuguese alternative rock through its protagonists” | Paula Guerra e Ana Oliveira

 Novembro 2014 | International Conference A Long Way to the Top. 7 november. IASPM Benelux | Erasmus University Rotterdam. Session Genre, networks and cognition | Comunicação: "Keep it simple, make it fast! Cultures, Music scenes and punk manifestations in Portugal" | Paula Guerra, Paula Abreu, Ana Oliveira e Tânia Moreira

 Julho 2014 | Keep It Simple, Make It Fast | Underground Music Scenes and DIY Cultures - FLUP - 8-11 Julho 2014 Comunicação: "Chaos in Portugal: aesthetics, illustration, punk and art" | Ana Oliveira e Paula Guerra

 26 Junho 2014 | DIÁLOGO COM IMAGENS - Arte, Património e Narrativas para a Europa - CIES – IUL, INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA (ISCTE-IUL) | Comunicação: "I Wanna Be Sedated (for Europe): imagem, ilustração, pop, arte e culturas juvenis" | Ana Oliveira e Paula Guerra

 Abril 2014 | VIII Congresso Português de Sociologia 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas. Universidade de Évora 14 a 16 de abril de 2014 | Comunicação: "God Save The Queen: estética, ilustração, pop e arte" | Ana Oliveira, Hugo Ferro e Ana Raposo

 Abril 2014 | VIII Congresso Português de Sociologia 40 anos de democracia(s) : progressos, contradições e prospetivas. Universidade de Évora 14 a 16 de abril de 2014 | Comunicação: “Punk scholars: mapeamento e discussão das tendências internacionais de abordagem analítico-teórica” | Carles Feixa, Tânia Moreira, Pedro Quintela e Ana Oliveira

 17 Maio 2013 | Saídas profissionais - O que é ser sociólogo hoje? - Comissão Científica da Licenciatura em Sociologia FLUP | Comunicação: “O que é ser sociólogo hoje? A teoria na prática e a prática da teoria”

Aptidões e Competências Sociais

 Participação, como guia, na iniciativa “A cidade à noite: percurso pela Baixa do Porto”, organizada pela Campo Aberto (Março e Abril de 2010)

 Participação na IV e V Mostra da Ciência, Ensino e Inovação da Universidade do Porto, em 2006 e 2007  Realização de trabalho voluntário no Gabinete de Apoio ao Aluno com Deficiência da FLUP, durante 1 ano

Publicações

 2015 | “Capas de discos, estética, intervenção e resistência: uma aproximação à sociologia pelo visual.” in Guerra, P., ed. (2015). More Than Loud! Os mundos dentro de cada som. Porto: Edições Afrontamento. Em co-autoria com Pedro Quintela.

 2015 | “Território(s) e territorialidade(s) das cenas musicais alternativas lisboetas: uma aproximação através de alguns Iugares de referência.” in Guerra, P., ed. (2015). More Than Loud! Os mundos dentro de cada som. Porto: Edições Afrontamento.Em co-autoria com Pedro Costa e Paula Guerra.

(6)

Ana Oliveira

Publicações

 2014 | Book of Abstracts. International Conference Keep it Simple, Make it Fast! Underground Music Scenes and DIY Cultures, 8 – 11 July 2014, Porto. Project KISMIF “Keep it Simple, Make it Fast! Prolegomenons and punk scenes, a road to Portuguese contemporaneity (1977-2012)” (PTDC/CS-SOC/118830/2010), Institute of Sociology, University of Porto (IS-UP). Em co-autoria com Paula Guerra, Tânia Moreira e Pedro Quintela  2014 | Faz-te ao Mercado: estudo sobre o (des)encontro entre a procura e a oferta de competências no

mercado de trabalho e a sua relação com a empregabilidade jovem. Lisboa: TESE – Associação Para o Desenvolvimento. Em co-autoria com Helena Gata e Rita Silva. URL: www.fazteaomercado.org.

2014 | “O que é ser sociólogo hoje? A teoria na prática e a prática da teoria” in Saídas profissionais – O que é ser sociólogo hoje? Narrativas breves sobre experiências profissionais em construção, Instituto de Sociologia Working Papers, 2ª Série, Nº 9, disponível em: http://isociologia.pt/App_Files/Documents/is-wp-ns-009_140112104905.pdf

 2014 | “Protest, resistance and musical intervention: Punk in Portugal”, Paula Guerra & Ana Oliveira in Interartive: a platform for contemporary art and thought, Culture + Urban Space: Special Issue #65, disponível em: http://cultureurbanspace.interartive.org/punk-in-portugal/

2014 | “Transmission. Noite, consumos musicais e cenas em Lisboa". Rossio Estudos de Lisboa n 5. Gabinete de

Referências

Helena Gata – Diretora da TESE Portugal – h.gata@tese.org.pt

Paula Guerra – Professora e Investigadora da Universidade do Porto – mariadeguerra@gmail.com

Virgílio Borges Pereira – Professor e Investigador da Universidade do Porto – jpereira@letras.up.pt

Referências

Documentos relacionados

24 do Estatuto da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), o Presidente convoca os Representantes de cada Entidade filiada, devidamente credenciada e diretamente vinculada,

No âmbito do quadro legal descrito, e sem prejuízo de respeitar «genericamente, quando apropriado, o paralelismo no elenco de categorias e habilitações académicas, em relação às

Através das isotermas de sorção obtidas nas temperaturas de 10, 25 e 40°C, foi possível determinar a umidade de equilíbrio dos grãos de soja para cada umidade

Mantendo a opção padrão marcada, o sistema relaciona automaticamente produtos em comum levando em consideração os pedidos de clientes, ou seja, se a maioria de

MULTA APLICADA PELO PROCON. TEMPO DE ESPERA NA FILA. REQUISITOS PARA APLICAÇÃO DA MULTA. APLICAÇÃO DE MULTA UFIR. FIXAÇÃO EM REAIS. Inexistente a alegada violação do art.

Foi realizada uma revisão integrativa da literatura por meio da seleção de artigos oriundos da base de dados PubMed, publicados no período de 2001 a 2016, nos

Além do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, as duas casas profissionais de João Ferreira de

Artes e Design Núcleo de animação e laboratório de animação Laboratório de Animação - Subsolo Ala Kennedy Bate-papo Artes e Design Habilitação design em comunicação