• Nenhum resultado encontrado

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo..."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Dez. 2002; revisto Março 2018 Parte 2

O multifacetado poder do Elohim Único, que os anglo-saxões designam por “Godhead”, é com o devido respeito, e na escala humana, integra também as três principais características que qualquer ser humano possui a partir do momento em que é criado pelo Eterno, pois também qualquer de nós, por vontade Dele, fomos feitos à Sua imagem e semelhança e, embora sejamos uma só pessoa, somos compostos de três partes: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo...” – 1.Tessalonicenses 5:23.

Vemos assim que somos uma única pessoa, composta de três partes principais (espírito, alma e corpo) que só se podem dissociar pela morte e que, para permanecer sã, não pode viver sem alguma destas três componentes. Faltando uma delas, deixaríamos de ser uma pessoa completa. Então, cada uma das componentes da pessoa humana pode ser entendida deste modo:

 espírito – é o fôlego de vida (sopro de vida) dado por Elohim a Adão e que regressa para O Criador quando o homem expira (“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” – Eclesiastes 12:7); significa o espírito/vento que foi soprado por Elohim nas narinas do primeiro homem quando o transformou em alma vivente, tendo O Eterno transmitido esse fôlego de vida a todas as gerações seguintes, até hoje; uma boa imagem deste sopro de vida é aquela que nos é dada pelos esforços dos socorristas quando assistem um acidentado e procuram insuflar-lhes ar/sopro de vida para o fazer recuperar os sentidos e voltar à vida ou quando um médico dá uma pequena palmada no traseiro do que acabou de nascer para o obrigar a inalar ar;

(2)

 corpo – é o tabernáculo humano, carnal, perecível, que volta ao pó de onde foi tirado e no qual coabitam o espírito que o anima e a alma que manifesta a consciência do indivíduo, a personalidade do ser humano.

Vamos agora tentar compreender o que queria O Alto e Sublime Adonai dizer-nos em Génesis 1:26: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Existirá alguma reserva em aceitarmos que, tal como O Elohim YHWH tem três principais componentes num Único Ser, também o ser humano tem, à sua escala terrena, três componentes para se poder considerar uma pessoa única, conforme vimos no ponto acima?

Porém as três características divinas do ÚNICO ELOHIM não devem ser entendidas como três “deuses” em um, pois o ensino da doutrina da “trindade” é satânico, porque as características do Elohim YHWH vão muito para além destas três características e da nossa compreensão, pois a Palavra diz-nos que Ele é: Santo, Santo, Santo, Justo, Bom, Pai Eterno, Omnipotente, Omnipresente, Omnisciente, Amor, Justiça, e que exerce a Sua Misericórdia para com todos os que são Seus santos e que O amam. Ele é ainda Imutável, Verdadeiro, Vida, Soberano, e muito mais ainda, sem medida. As Suas características são infinitas aos nossos olhos, e dignas de adoração.

O Elohim Criador, terá assim, também, uma conformidade semelhante àquela que transmitiu às suas criaturas: três principais componentes, sendo que no caso de YHWH, essas componentes são divinas e eternas, enquanto as do ser humano são mortais, passageiras (“que é o homem mortal para que te lembres dele...? – Salmo 8:4).

Vamos ainda tentar compreender cada uma destas três principais características que constituem a natureza do ELOHIM ÚNICO, fazendo a analogia com a natureza humana (devia ser o inverso, pois Ele disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” e não o contrário):

 Espírito – o poder, a força criadora que manifesta a Vida e que emana do Todo-Poderoso YHWH; é aquele poder que se manifesta/revela pela acção do Seu Espírito Santo;

 Alma – é a manifestação de toda a Sua Vontade (Job 23:13), o Seu pensamento/a Sua mente/consciência Santa (Salmo 11:5; Provérbios 6:16), vontade santa que nos expressou na Sua Lei/Torá e nas palavras que nos dirigiu através dos Seus profetas e do Filho;

 Corpo – Se YHWH É Espírito Eterno, O Seu corpo foi-nos revelado em Yeshua HaMashiach, O Verbo Divino que Se fez homem e habitou entre nós: Aquele que Se manifestou aos patriarcas de Israel na figura do “Anjo do Senhor” e que comeu com eles – exemplos: Daniel 10:6; Hebreus 10:5.

Este é o nosso entendimento.

(3)

Se faltasse uma destas partes, já não poderia ser considerado o Templo que O Eterno instituiu e que era composto por “O Lugar Santíssimo”, ou também chamado “O Santo dos santos” onde o Sumo-Sacerdote só entrava uma vez no ano para expiar os seus pecados e os do povo no Dia do Yom Kippur (Dia da Expiação), “o lugar Santo onde operavam os sacerdotes do Altíssimo” e “O Pátio exterior” lugar reservado aos fiéis.

O Elohim em toda a sua plenitude e essências divinas, de poder, de majestade e de eternidade, de santidade e justiça, dificilmente tem sido “entendido” pelo homem. No entanto, YHWH tem-se revelado aos seus servos através dos tempos, quer pelos profetas, quer pelo Filho Yeshua, quer pela mensagem/testemunho que ficou escrita para nós. E é esta última que nos ajuda hoje, através da orientação do Espírito Santo, a “conhecê-Lo” como Ele Se revelou ao homem, dando-nos um vislumbre de como Ele é. Já aqui dissemos que as obras que Yeshua HaMashiach fazia, não era Ele que as fazia como homem, mas era O Pai que Nele habitava que as realizava através do Espírito Santo. De resto, os profetas do Altíssimo e os discípulos de Yeshua fizeram obras semelhantes porque neles habitava também O Espírito Santo de YHWH.

Quando Yeshua foi ressuscitado pelo Pai, como Primogénito, Ele continuou entre nós por 40 dias até que subiu para junto do Pai (porque Ele tinha saído do Pai, conforme Yeshua mesmo nos disse em João 16:28). Nessa condição (Ele foi as primícias em tudo, começando pela ressurreição), Ele (O Verbo, O Filho do Elohim Altíssimo) foi o primeiro homem (e único até hoje) a habitar o céu, pois ninguém subiu ao céu senão Aquele que desceu do céu, como nos é ensinado em João 3:13.

Será pois na condição de Elohim/Verbo/Filho/Rei Eterno, homem glorificado junto do Pai (porque todos os olhos verão Aquele a quem trespassaram…), que Ele virá de novo com toda a glória e poder do Pai para reinar eternamente: Salmo 145:13; Daniel 7:27; 2.Pedro 1:11. Ele será então chamado “O Elohim de toda a Terra” – Isaías 54:5. Desta vez reinarão com Ele todos os que foram remidos pelo seu sangue, o sangue do concerto eterno, os que fizerem parte da primeira ressurreição, a dos justos.

E depois de vencer e eliminar para sempre todos os Seus e nossos adversários, o último dos quais será a morte, Ele, O Elohim/Verbo/Filho/Rei Eterno, homem glorificado pelo Pai, entregará o reino ao Pai, pois foi O Pai que desde o princípio de tudo traçou um plano para a criação de uma família santa para Si. Tudo e todos se Lhe submeterão excepto Aquele que sujeitou ao Filho todas as coisas.

1.Coríntios 15:27 – “Porque [O Pai] todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés [Salmo 110:1]. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se exceptua aquele que lhe sujeitou todas as coisas”.

(4)

Não restam dúvidas que O Verbo/A Palavra que Se fez homem e habitou entre nós, sempre fez parte do próprio Elohim YHWH, divino e eterno igualmente, i.e. com a natureza do Pai, e de Quem era parte integrante, como Yeshua revelou: “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse” – João 17:5. Relembremos o que se encontra escrito em João 14:8-11 e que já acima reproduzimos.

Com estas palavras tão claras, Yeshua não nos estava a dizer que era O Pai (de resto Yeshua HaMashiach sempre disse que O Pai É maior do que Ele – João 14:28), mas sim a dizer-nos que O Pai estava Nele, tal como pode e deve estar hoje em nós também através do Filho e do Espírito Santo que nos foi enviado.

Este Ser Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Isaías 9:6), era O mesmo que estava com YHWH e Dele fazia parte, como nos ensina João 1:1-3, 14 e que esteve com Moisés na sarça ardente e Se manifestou como “O Braço Forte” de YHWH ao abrir as águas do Mar Vermelho, ao proteger a retirada do povo de Israel livrando-o da escravidão do Egipto e do forte exército de Faraó, e que Se manifestou como “A Rocha”, como ensina Paulo em:

1.Coríntios 10:1-4 – “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram baptizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de uma mesma comida espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo”.

Por acaso ainda podemos duvidar da intemporalidade e divindade Daquele Braço Forte de YHWH, A Palavra, que veio até nós em carne, nascido de Maria, e que foi sacrificado no madeiro pelos nossos pecados? Meditem nas palavras que acabámos de ler. Paulo não tem dúvidas em afirmar que o povo de Israel foi libertado do Egipto por Aquele Yeshua de que nos falam as Escrituras centenas de vezes.

Ao compreendermos a natureza de Elohim desta forma, conseguimos afastar toda a confusão que tem reinado no seio de muitas congregações, pois estamos firmados na Palavra de Elohim, a Bíblia Sagrada, que nos fala exclusivamente de UM SÓ ELOHIM. Esta é uma abordagem à natureza do Elohim Único, venerado pelos fiéis, e que iremos ampliar com muito mais passagens bíblicas, como iremos ver nas partes seguintes deste estudo.

Como nos explica Pedro, também nós, os que cremos na Palavra e procuramos seguir o exemplo de vida do Filho do Altíssimo, podemos vir a ser participantes da Sua natureza divina:

(5)

pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Como já antes apontámos, O Verbo divino, A Palavra, por Quem e para Quem foram feitas todas as coisas, Aquele que virá para reinar eternamente, partilha a mesma natureza divina do Pai mas, enquanto homem não teve por usurpação fazer-se igual ao Elohim Altíssimo. Sim, Ele foi enviado ao mundo para ser O Salvador do mundo (1.João 4:14). Ele saiu do Pai e voltou para O Pai, e os títulos que Lhe estão atribuídos desde o princípio estão consignados na profecia de:

Isaías 9:6 – “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Como é maravilhoso entender estas verdades e reconhecer no Salvador Yeshua O único pelo qual podemos ser salvos e chegar junto da Majestade nas alturas. A perfeita simbiose entre O Todo-Poderoso Elohim YHWH e Aquele que veio até nós em carne pode ser reconhecida nas seguintes palavras do profeta:

Isaías 43:10-14a – “Vós sois as minhas testemunhas [as duas oliveiras; as duas casas de Jacob/Israel, Efraim e Judá], diz YHWH, e meu servo [Yeshua HaMashiach], a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou YHWH, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz YHWH; eu sou Deus. Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? Assim diz YHWH, vosso Redentor, o Santo de Israel”.

Por estas palavras fica-nos a certeza da simbiose que antes apontámos entre O Pai e O Verbo que Se fez carne e habitou entre nós, pois O Altíssimo Elohim é simultaneamente: YHWH, Elohim Eterno, Redentor, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz e O Santo de Israel… O Todo-Poderoso. Fora Dele não há Deus algum. Quanta sabedoria, quanta compreensão nos transmitem estas palavras do ELOHIM ÚNICO. Não nos diz o mesmo profeta que foi Ele que criou todas as coisas e todas as coisas que Ele criou são para Ele? Ele não dá a Sua glória a outrem.

(6)

Baseado na Palavra, Paulo confirma todo o entendimento que aqui vimos espelhando, para que não fiquemos com resquícios de qualquer dúvida. Eis o que Paulo nos deixou escrito sobre a divindade do Filho do Altíssimo, Adonai Yeshua HaMashiach:

Colossenses 1:14-23 – “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades [os exércitos celestiais]. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogénito [O Primeiro] dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro”.

João, o discípulo de Yeshua HaMashiach teve uma visão impar deste Elohim Maravilhoso em que nos é relatada a figura Deste Ser Único, Criador e Salvador, Deste Rei vindouro, cuja figura celestial nos é descrita pelas palavras do apóstolo em Apocalipse 1:13-16. A mesma figura/visão nos foi descrita pelo profeta Daniel e foi testemunhada por três dos apóstolos de Yeshua no monte da transfiguração. Mas Este cuja visão estes santos tiveram, dão-nos as palavras Dele:

Apocalipse 1:17-18 – “E eu, quando [O] vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; e o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno”.

Este Redentor é O mesmo que já havia sido apontado pelo profeta:

Isaías 44:6, 8 – “Assim diz YHWH, Rei de Israel, e seu Redentor, YHWH dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus… Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça”.

Sim, Ele é tudo em todos, e é A Rocha de que nos falou Paulo em 1.Coríntios 10:1-4 como antes reproduzimos.

(7)

Os perversos, com a sua mente desviada e limitada pela sua ignorância, têm sempre o dedo esticado para acusar os fiéis que querem servir O Altíssimo como Ele deseja ser servido: por fé e obediência aos Seus santos mandamentos, estatutos, testemunhos e juízos. Por isso, muitas vezes, estes fiéis esbarram com a ignorância daqueles que não aceitam a Verdade escrita do Eterno, a Sua santa e eterna Lei/Torá. Eis o exemplo do que se passou com O Senhor do Sábado, quando Ele curou um homem no dia de Sábado (não esquecer que o valor da vida sobrepõe-se ao Sábado):

João 5:17-18 – “E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara. E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus ”.

E assim O Filho nos deu uma cabal explicação da relação única entre O Pai e O Filho: João 5:21-30 – “Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; e deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou”.

E, mais adiante, Yeshua HaMashiach remata dizendo:

João 8:23-24 – “E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou [O “EU SOU” ou “EU SOU O QUE SOU”, i.e. YHWH], morrereis em vossos pecados”.

(8)

Quanto a nós, a quem estas verdades são reveladas, sejamos agradecidos, entregando as nossas vidas, com confiança na Mão Daquele que tudo pode, aguardando, com paciência, a Sua vinda gloriosa para reinar eternamente com os que se hão-de salvar pelo Seu mérito eterno.

Ora vem Adonai Yeshua. Vem já hoje reinar em nós e aperfeiçoar os nossos caminhos. Prepara-nos já hoje para irmos ao Teu encontro na Tua vinda gloriosa.

Referências

Documentos relacionados

EXPERIMENTANDO E DESCOBRINDO: A CONTRIBUIÇÃO DE UMA OFICINA PARA DESPERTAR ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO PARA AS DIMENSÕES DA ÓPTICA COMO DISCIPLINA E CAMPO DE PESQUISA..

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

O jacarandá (Dalbergia brasiliensis) mostrou crescimento em altura próximo à altura média entre as espécies ensaiadas (1,23m), destacando-se também como espécie alternativa para

- Ceuc (Centro Esta- dual de Unidades de Conservação - SDS) - Ceclima (Centro Es- tadual de Mudanças Climáticas - SDS) - Associação das Co- munidades da RDS do Uatumã