• Nenhum resultado encontrado

ANAIS ISSN X

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANAIS ISSN X"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

ISSN 2175-375X

(2)

11 a 13 de Agosto de 2011 BENTO GONÇALVES - RS

PROMOÇÃO:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM

REALIZAÇÃO:

(3)

FICHA CATALOGRÁFICA – CEPEn (Brasília-DF)

Simpósio Internacional do Trabalho na Enfermagem (3. : 2011 : Porto Alegre, RS).

Anais do 3º Simpósio Internacional do Trabalho na Enfermagem , 11 a 13 de agosto de 2011 / organizado por Daiane Dal Pai, Rosemery Silveira e Joel Rolim Mancia. Porto Alegre : Associação Brasileira de Enfermagem, Seção Rio Grande do Sul, 2011.

108 p. ; .... cm.

ISBN ...

1. Enfermagem. 2. Serviços de Enfermagem. 3. Congressos. I. Dal Pai, Daiane. II. Silveira, Rosemery. III. Mancia, Joel Rolim. IV. Título.

(4)

SUMÁRIO

Mensagem de boas vindas ... 05

Apresentação ... 07

Diretoria Nacional da ABEn (2010 – 2013) ... 11

Discurso da Presidente da ABEn...12

Diretoria da ABEn-RS (2011-2013)...16

Discurso da Presidente da ABEn -RS...18

Comissão Organizadora...20

Discurso da Coordenadora do 3º SITEn...22

(5)

Mensagem de Boas Vindas

Todo o encanto da Serra Gaúcha em uma Cidade repleta de histórias e sabores.

Bem vindo à Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho e Pólo Moveleiro do Brasil. O destino perfeito para quem procura vivências profundas com a história e com os costumes da imigração Italiana no Rio Grande do Sul, sem abrir mão de grandes negócios e de infra-estrutura inigualável. Prepare-se, pois a partir de agora você irá conhecer um pouco mais sobre esta sedutora cidade, que desde já espera pela sua visita.

No sul do Brasil, há um país dentro de outro país. Um pedaço da Europa que escolheu um novo destino para si. Um lugar que nasceu do trabalho incansável de homens e mulheres que atravessaram o mar,

decididos a construir um novo mundo.

Situada ao nordeste do Rio Grande do Sul, há 115 Km da capital Porto Alegre, a região de Bento Gonçalves começou a ser povoada a partir de 1875, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Estado. Oriundos em sua maioria das províncias de Vêneto, Trento e Lombardia, esses colonizadores logo se estabeleceram nas áreas mais altas da Serra Gaúcha, fundando seus povoados em conjunto com imigrantes poloneses, alemães e de diversas

outras etnias.

(6)

A uva e o vinho foram os alicerces sobre os quais a tradição italiana encontrou sustentação. Aos poucos a típica paisagem européia das serras gaúcha foi logo complementada pela verdejante presença de enormes extensões de parreirais – símbolo maior da colonização italiana no Estado.

Foi assim que Bento Gonçalves tornou-se conhecida como a Capital Brasileira do Vinho, e o único destino do país a contar com Selo de Indicação de Procedência – uma garantia de qualidade e de momentos inesquecíveis a cada garrafa.

O cultivo da uva e a produção do vinho, aliados à hospitalidade característica deste povo, conferiram a Bento uma identidade bastante particular, transformando o município no mais importante destino de

Enoturismo no Brasil.

Outro marco referencial de Bento é ser pólo moveleiro do País. Tem nesta atividade a mola propulsora de seu desenvolvimento econômico. A cidade possui mais de 300 indústrias de alta tecnologia, com sofisticados showrooms onde os visitantes podem conhecer o que há de mais avançado em design e funcionalidade. Alem disso Bento promove uma série de reconhecidas feiras do setor, tais como a Movelsul Brasil, Fimma e a Casa Brasil.

Numa região tipicamente italiana não poderia ficar fora o destaque de sua gastronomia, que vai de uma comida típica italiana até aos pratos da alta gastronomia. Com suas massas, queijos e salames, sempre acompanhados de um bom vinho, do galeto assado e da polenta no ponto certo, algo que só os descendentes conseguem alcançar.

(7)

Beto Gonçalves é um destino especial para aqueles que amam a natureza, pois oferece as condições

perfeitas para uma integração profunda com a natureza. A região é repleta de cânions e cascatas, sendo também um dos melhores pontos do sul do país

para a prática de esportes radicais.

Bento alia, como poucas cidades, infra-estrutura invejável com atrações que permitem oferecer ao turista um contato mais direto com as manifestações típicas da região. Tudo isso, é claro, associado à hospitalidade e a uma ampla rede de serviços. Uma cidade completa, encantadora e pronta para receber você de braços abertos.

É esse cenário maravilhoso que a Enfermagem Brasileira escolheu para sediar o 3º Seminário Internacional sobre o Trabalho da Enfermagem.

(8)

Apresentação

O SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE O TRABALHO NA ENFERMAGEM (SITEn) é um evento promovido pelo Associação Brasileira de Enfermagem, para apresentar os avanços da ciência, tecnologia e inovação em saúde com interfaces sobre o trabalho na Enfermagem. O evento constitui-se em espaço que favorece a disseminação de novos conhecimentos e tecnologias com impacto sobre a resolução da da problemática de saúde e doença.

Em 2003, a Associação Brasileira de Enfermagem realizou o 1º SITEn na cidade de Florianópolis – Santa Catarina, discutindo o tema “Trabalho na Enfermagem”. Em 2007, o 2º SITEn, realizado na cidade de Curitiba - Paraná possibilitou a categoria avaliar as conquistas, estabelecer novas estratégias para o enfrentamento dos desafios e avançar na construção da Agenda Política da ABEn, para o fortalecimento da parceria com a Federação Nacional de Enfermeiros (FNE), com Sistema COFEN-COREN, com a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf), a partir da troca de informações e das experiências nacionais e internacionais. O 3º Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem - SITEn, promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem é organizado pela Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Rio Grande do Sul. O referido evento, cujo tema central - Biossegurança no trabalho de Enfermagem:

perspectivas e avanços, será debatido na cidade de Bento Gonçalves, RS,

no período de 11 a 13 de agosto de 2011. O tema proposto e os eixos temáticos foram eleitos nas oficinas de discussão realizadas no âmbito da

Diretoria da seção.

(9)

Para conduzir os debates, as reflexões e a formulação de proposições para a prática profissional, faz-se necessário resgatar as experiências nacionais e internacionais de Enfermagem, na sua perspectiva interdisciplinar, no espaço do 3º SITEn, norteados pelos seguintes objetivos:

1. Discutir os princípios epistemológicos da biossegurança como tema transversal ao processo de trabalho, a organização profissional, as condições de trabalho da enfermagem, bem como sua inclusão nas políticas públicas de saúde e institucionais.

2. Identificar as perspectivas e os avanços da aplicação dos princípios da biossegurança nos espaços de trabalho da enfermagem, com vistas a proteção dos trabalhadores, das pessoas, dos grupos sob os cuidados da enfermagem e do meio ambiente.

3. Estabelecer ações propositivas e implicações relativas ao desenvolvimento de práticas seguras de cuidado às pessoas, grupos, coletividades e meio ambiente.

Diante disso, os eixos temáticos propostos são:

I – Biossegurança como tema transversal ao processo de trabalho, a organização profissional e as condições de trabalho da enfermagem, em

sistemas universais de saúde.

II – Perspectivas e avanços inerentes à aplicação dos princípios da biossegurança nos espaços de trabalho da enfermagem.

III – Proteção do meio ambiente, dos trabalhadores e das pessoas, grupos e coletividades assistidas pela Enfermagem.

(10)
(11)

Diretoria Nacional da ABEn (2010 – 2013)

Presidente: Ivone Evangelista Cabral Vice-Presidente: Helga Regina Bresciani Secretária Geral: Simone Aparecida Peruzzo

Primeira-Secretária: Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos Morais Primeira Tesoureira: Iraci Do Carmo de França

Segunda Tesoureira: Fátima Maria da Silva Abrão Diretora de Educação: Elizabeth Teixeira

Diretora de Assuntos Profissionais: Jacqueline Rodrigues de Lima Diretora Científico-Cultural: Margarita Ana Rubin Unicovsky

Diretora de Publicações e Comunicação Social:Telma Ribeiro Garcia Diretora do CEPEn: Emiko Yoshikawa Egry

Conselheira Fiscal:

Eliete Maria Silva

(12)

Presidente ABEn Nacional

3º SEMINARIO INTERNACIONAL SOBRE O TRABALHO NA ENFERMAGEM BENTO GOLÇALVES (RS), 11 a 13 de agosto de 2011.

A Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn - fundada em 1926, sob a denominação Associação Nacional de Enfermeiras Brasileiras Diplomadas é uma Associação de caráter cultural, científico e político, estará completando 85 anos no dia 12 de agosto de 2011, no meio do período em que estará ocorrendo o 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE O TRABALHO NA ENFERMAGEM (SITEn), na cidade de Bento Gonçalves (RS).

Serão três dias muito especiais, cujos avanços da ciência, tecnologia e inovação em saúde com interfaces sobre o trabalho na Enfermagem serão objeto de debates e reflexões entre especialistas renomados no campo da pesquisa que trata das condições de trabalho. O 3º SITEn constitui-se em espaço que favorece a disseminação de novos conhecimentos e tecnologias com impacto sobre a resolução da problemática de saúde e doença.

(13)

Enfermagem (ENEEnf), a partir da troca de informações e das experiências nacionais e internacionais.

O 3º SITEn, em Bento Gonçalves-RS, estará ocorrendo em um horizonte de paisagens bucólicas desenhadas por colinas de tons vivazes, mesclados à neblina matinal que envolve os recortes de parreirais. Dispõe de uma excelente infra-estrutura turística, além de serviços ofertados por profissionais qualificados. Situa-se no ranking das três cidades de eventos e congressos mais estruturadas do Rio Grande do Sul.

A definição do evento no Rio Grande do Sul deu-se pelo histórico pró-ativo da seção Rio Grande do Sul, formada por profissionais competentes na gestão de eventos de grande porte, inseridos em escolas e os serviços de Enfermagem. A realização desse evento contribuirá para a formação de estudantes de enfermagem, educação permanente de enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem, na temática central eleita para o evento. Do mesmo modo, constitui-se em espaço de formação política dos profissionais de Enfermagem para o exercício do controle social de políticas públicas, como o Sistema Único de Saúde (SUS) e da importância do seu engajamento nos movimentos sociais e da profissão.

O 3º Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem - SITEn, promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem é organizado pela Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Rio Grande do Sul, tendo como tema central - Biossegurança no Trabalho de Enfermagem:

perspectivas e avanços.

(14)

Além disso, é um imperativo ético da profissão e uma responsabilidade da ABEn, como entidade cientifico cultural, viabilizar fóruns de discussão que favoreçam a difusão de novos conhecimentos de biossegurança aplicáveis à prática profissional da enfermagem para o beneficio da segurança do trabalhador em saúde, e particularmente de enfermagem, e do cuidado seguro às pessoas, grupos e coletividades, e para a proteção do meio ambiente.

Para conduzir os debates, as reflexões e a formulação de proposições para a prática profissional, faz-se necessário resgatar as experiências nacionais e internacionais de Enfermagem, na sua perspectiva interdisciplinar, no espaço do 3º SITEn, norteados pelos seguintes objetivos: Discutir os princípios epistemológicos da biossegurança como tema transversal ao processo de trabalho, a organização profissional, as condições de trabalho da enfermagem, bem como sua inclusão nas políticas públicas de saúde e institucionais; Identificar as perspectivas e os avanços da aplicação dos princípios da biossegurança nos espaços de trabalho da enfermagem, com vistas a proteção dos trabalhadores, das pessoas, dos grupos sob os cuidados da enfermagem e do meio ambiente; Estabelecer ações propositivas e implicações relativas ao desenvolvimento de práticas seguras de cuidado às pessoas, grupos, coletividades e meio ambiente.

(15)

ético-legais aplicáveis às práticas seguras de cuidado às pessoas, grupos, coletividades e meio ambiente.

Trata-se de um evento de cunho provocativo, reflexivo e propositivo visando ampliar as discussões à luz das pesquisas e experiências nacionais e internacionais no âmbito do trabalho de enfermagem. Do mesmo modo, contribuir para a formulação de novas ações e políticas públicas voltadas à saúde e segurança do trabalhador, à organização do trabalho, à qualidade da assistência, à proteção do meio ambiente e à conquista das 30 horas para todos os trabalhadores de Enfermagem (PL 2295/2000). Vale ressaltar a importância do SITEn como espaço para estabelecimento de parcerias regionais, nacionais e internacionais para pós-graduação, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

Desejo que todos e todas sejam bem-vindos ao 3º SITEn! Ivone Evangelista Cabral

Presidente Nacional

Associação Brasileira de Enfermagem Gestão 2010-2013.

Diretoria da ABEn RS (2011-2013)

Presidente

(16)

Teresinha Valduga Cardoso - Vice Presidente Joel Rolim Mancia

Margarita Ana Rubin Unicovsky - Coordenadora Simone Peruzzo

Sub-Comissão: Temas

Daiane Dal Pai - Coordenadora Adriana Aparecida Paz

Anna Maria Hecker Luz Daniela Schneider Deise Lisboa Riquinho

Helena Beatris Toschi Cortez Janete Urbanetto

Karen Oliveira Furlanetto Maira Buss Thoferhn

Mara Ambrosina de Oliveira Vargas Margarita Ana Rubim Unicovsky Mitiyo Shoji Araujo

Rosemary Silva da Silveira

Simone Machado Sub-Comissão: Logística Joel Rolim Mancia - Coordenador

Denise Azambuja

Flavia Beatriz Lange Hentschel Marlete Silva do Nascimento Moema do Nascimento Ferreira Nilton Vieira do Amaral

Sub-Comissão: Local

João Zortéa - Coordenador Carmen Schulz

(17)

Discurso Presidente ABEn RS

(18)

É com muito orgulho que ABEn seção Rio Grande do Sul esta organizando juntamente com a ABEn/Nacional o 3º SITEN em Bento Gonçalves. Por ser uma Cidade cuja população predominantemente é de origem italiana me sinto em casa, pois minhas raízes são italianas. O destino perfeito para quem procura vivências profundas com a história e com os costumes da imigração italiana. Prepare-se para viver neste paraíso sedutor principalmente pela sua culinária regada com os melhores vinhos do país, servido por este povo alegre e hospitaleiro.

É neste clima que passaremos estes três dias, debatendo, refletindo e formulando novas proposições para a prática profissional da enfermagem. O tema escolhido para o 3º SITEN – Biossegurança no Trabalho da

Enfermagem: perspectivas e avanços, está na pauta das profissões da área

da saúde, com especial destaque da Enfermagem, que neste momento está envolvida na defesa de 30 horas semanais da jornada de trabalho e que este tema é central na condições de trabalho.

Assim, entendemos que biossegurança é um processo funcional e operacional de fundamental importância em serviços de saúde, não só por abordar medidas de controle de infecções para a proteção da equipe de assistência e usuários em saúde, mas por ter um papel fundamental na promoção da consciência sanitária na comunidade onde atua, da importância da prevenção do meio ambiente, na manipulação e no descarte de resíduos químicos, tóxicos e infectantes e da redução geral de riscos à saúde e acidentes ocupacionais.

(19)

Neste sentido, o evento foi estruturado para resgatar as experiências nacionais e internacionais de enfermagem, socializar informações técnico-científicas de biossegurança e contribuir para que a enfermagem adquira mais conhecimento e passe a desempenhar processos mais seguros quanto à redução de riscos à saúde e a todos os que direta ou indiretamente são agentes de sua atenção.

Nossa expectativa é de que possamos contribuir para a reflexão da nossa prática, e através dos debates e trocas de experiências, possamos agregar conhecimentos e potencializar nossas ações nas questões relacionadas a condições biosseguras de trabalho.

Envolvidos nesse clima ao mesmo tempo de conhecimento e de lazer, neste cenário privilegiado,agradecemos aos colegas que acolheram o nosso convite para participar deste evento.

Sejam Bem-vindos! Muito Obrigado!

Teresinha Valduga Cardoso

Comissão Organizadora

Presidente

Ivone Evangelista Cabral Comissão Executiva

Teresinha Valduga Cardoso - Vice Presidente Joel Rolim Mancia

(20)

Sub-Comissão: Temas

Daiane Dal Pai - Coordenadora Adriana Aparecida Paz

Anna Maria Hecker Luz Daniela Schneider Deise Lisboa Riquinho

Helena Beatris Toschi Cortez Janete Urbanetto

Karen Oliveira Furlanetto Maira Buss Thoferhn

Mara Ambrosina de Oliveira Vargas Margarita Ana Rubim Unicovsky Mitiyo Shoji Araujo

Rosemary Silva da Silveira

Simone Machado Sub-Comissão: Logística Joel Rolim Mancia - Coordenador

Denise Azambuja

Flavia Beatriz Lange Hentschel Marlete Silva do Nascimento Moema do Nascimento Ferreira Nilton Vieira do Amaral

Sub-Comissão: Local

João Zortéa - Coordenador Carmen Schulz

(21)

Discurso Coordenadora Nacional do 3º SITEn

Boa noite!

(22)

que vieram contribuir com o SABER DA ENFERMAGEM. Aos

colegas da Diretoria da ABEN, Nacional e Seção RS, parceiras na

realização do evento e demais presentes, sejam todos

bem-vindos!

A Associação Brasileira de Enfermagem tem se consolidado como

uma entidade científica cultural e política que construiu seu

alicerce e sua visibilidade, ao longo de 84 anos de existência,

empreendendo

e

/ou

engajando-se

em

projetos

que

promoveram o desenvolvimento da profissão de Enfermagem

como pratica social e seu reconhecimento pela sociedade

brasileira. Destaca-se sua contribuição para a área da saúde e

na formação do profissional de Enfermagem. Entre outras

iniciativas, têm contribuído nas políticas de saúde, de educação

e de pesquisa, envolvendo nesse processo as instituições de

saúde, as escolas profissionalizantes, escolas/faculdades e cursos

de graduação e pós-graduação em Enfermagem, primando pela

qualidade da produção cientifica, desenvolvendo eventos com

série histórica, criando departamentos científicos de diferentes

subáreas, preservando a Memória da Enfermagem Brasileira pela

viabilização do acervo documental e investido no fortalecimento

de periódicos de enfermagem brasileira.

(23)

palavras como Biossegurança no trabalho de Enfermagem: tem

permeado a agenda dos gestores nas Instituições. O ambiente

hospitalar, como outros cenários de trabalho, também oferecem

riscos quando da exposição dos profissionais de saúde e demais

trabalhadores a uma diversidade de materiais, especialmente os

biológicos. Acredita-se que as atividades laborais exercidas, se

constituem fonte de riscos ocupacionais. A natureza do trabalho

exige momentos de muita atenção na execução das tarefas, o

que pode fazer com que o profissional esqueça-se de si mesmo e

de sua segurança.

Isto porque a formação do profissional de

saúde ainda é

especialmente voltada para que ele adquira

conhecimentos

que sejam aplicados aos pacientes. Existe uma

distância entre

o cuidado ao paciente e o autocuidado do

profissional que

cuida. Esta dicotomia dificulta a promoção da

saúde do

trabalhador da saúde. O conhecimento recebido na

condição

de aluno e após formação para realização da

prevenção e

tratamento das doenças não pode estar

direcionado somente

para o paciente, e sim, também, para o

profissional de saúde. A análise dos riscos ocupacionais demanda

de um conhecimento prévio do processo de trabalho a fim de

identificar riscos nele existentes e aqueles advindos dos próprios

trabalhadores. Somando-se aos riscos inerentes à profissão, outros

poderão ser gerados em virtude do desconhecimento do

profissional em evitar danos à saúde. Portanto, ao reconhecê-los,

passa-se a analisar, de forma mais precisa, as condições de

trabalho, de imunidade do trabalhador, entre outras, que irão

influenciar o homem no contexto laboral. A realização deste

evento contribuirá para a formação de estudantes de

enfermagem,

educação

permanente

de

enfermeiros,

(24)

Do mesmo modo, constitui-se em espaço de formação política

dos profissionais de enfermagem para o exercício do controle

social de políticas públicas, como o Sistema Único de Saúde (SUS)

e da importância do seu engajamento nos movimentos sociais e

da profissão.

A construção do temário não pretende se constituir em uma

receita acabada, mas sim, numa oportunidade de reflexão sobre

a prática dos enfermeiros.

Que o convívio, a troca de experiências e de conhecimentos

vivenciados nestes dias, traduzam-se em competência profissional

e política, identificando uma enfermagem cada vez mais atuante

e comprometida com a vida.

(25)

11/08/2011 A partir de 9h Credenciamento e Inscrições

9h às 13h

II Curso de Capacitação de Profissionais de Enfermagem em Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

Me Helga Regina Bresciani

Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina. Participou de Oficinas de Formação de Multiplicadores em Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, promovido pela ABEn e Rede Feminista de Saúde. Atualmente, é Vice-presidente da ABEn Nacional, gestão 2010-2013.

Me Simone Aparecida Peruzzo

Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Universidade Federal do Paraná.

Departamento de Enfermagem. É

Coordenadora do Projeto de Extensão do Centro de Cuidados de Enfermagem. Participou de Oficinas de Formação de Multiplicadores em Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, promovido pela ABEn e Rede Feminista de Saúde. Atualmente, é

Secretária Geral da ABEn Nacional, gestão 2010-2013.

18h às 19h Sessão Solene de Abertura

20h às 21h

(26)

Coordenador de Mesa: Dra Ivone Evangelista Cabral (Professora Associada da Escola de Enfermagem Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Presidente da ABEn Nacional).

Conferencista: Dra Dóris Grinspun

É Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da University of Toronto e da York University. É membro do Centre for Health Promotion at the University of Toronto; é afiliada ao Centre for Health Studies at York University; e bolsista do Centre for Latin American and Caribbean Studies (CERLAC) da York University. Nas duas últimas

décadas, Ela tem trabalhado extensivamente em muitos projetos internacionais com a América Latina e Central, China, Australia e Europe. Grinspun tem publicado e proferido conferencias em muitos países. É uma defensora do sistema universal de saúde Canadense ressaltando a contribuição das enfermeiras para o alcance de seu sucesso. Sua expertise destaca-se nas políticas e práticas do Trabalho na saúde e na Enfermagem.

12/08/2011

8h30 às 9h30

Conferência: Princípios epistemológicos da biossegurança: tema transversal ao processo de trabalho de enfermagem

(27)

Conferencista: Dra Denise Elvira Pires de Pires

Enfermeira, Sanitarista, é Doutora em

Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, em 1996. Pós-Doutorado pelo Coronel Institute – for Occupational and Environmental Health, Academic Medical Center, University of Amsterdam. É professora do Departamento de Enfermagem da UFSC, desde 1980. Atualmente, é Presidente do Conselho Regional de Santa Catarina. Publicou vários livros, capítulos de livros e artigos em

periódicos, no seu campo de expertise, ou seja, sobre o processo de trabalho em saúde, as transformações atuais no mundo do trabalho e o impacto que essas

transformações operam no setor saúde.

10h às 12h

Mesa Redonda: Perspectivas e avanços da aplicação dos princípios da biossegurança no mundo do trabalho em saúde

Coordenadora: Me Simone Aparecida Peruzzo Secretária Geral da ABEn Nacional. (Enfermeira da UFPR)

Tavolistas:

Dra Marta Regina Cezar-Vaz

(28)

Pesquisadora do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e

Tecnológico. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem do

trabalho, enfermagem em Atenção Primária em Saúde, saúde do trabalhador, processo de trabalho em Saúde e abordagem

socioambiental do trabalho.

Dra Marcia Tereza Luz Lisboa

Doutora em enfermagem. Professora Associada do Departamento de

Enfermagem Fundamental da EEAN/UFRJ desde 1988. Pesquisadora da EEAN na Linha de pesquisa de Enfermagem e a Saúde do Trabalhador de Enfermagem. É líder de grupo de pesquisa do intitulado "O trabalho, a saúde e a subjetividade do trabalhador de enfermagem, registrado no Diretório Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. 12h às 13h Almoço

13h às 14h30 Pôster Dialogado de Estudos e Pesquisas em Biossegurança

no trabalho de Enfermagem

14h30 às 16h

Painel: Experiências nacionais e internacionais de pesquisas sobre biossegurança no trabalho de Enfermagem

(29)

Palestrantes:

Dra Dóris Grinspun

(University of Toronto, Canadá)

Dra Maria Lucia do Carmo Cruz Robazzi

Doutora em Enfermagem. Pesquisador nível 1B do Conselho Nacional de

Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atualmente é professor visitante da

Universidade de Concepción, Tem

experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Trabalhador

Enfermagem do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: acidente do trabalho, saúde do trabalhador, enfermagem, saúde do trabalhador e riscos ocupacionais.

15h30 - 17h

Mesa Redonda: Implicações éticas e jurídicas no processo de trabalho de Enfermagem e a saúde do trabalhador

Coordenador de Mesa:

Me Helga Regina Bresciani Vice-presidente Nacional da

ABEn.

Dra Marí Rosa Agazzi

(30)

Federação Nacional de Enfermeiros - Dra. Solange Caetano

Enfermeira. Sindicalista. Presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros.

Conselho Federal de Enfermagem - Dr Manoel Carlos Neri da Silva

Enfermeiro. Presidente do Conselho Federal de Enfermagem.

Associação Brasileira de Enfermagem - Dra. Ivone Evangelista Cabral

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Pós-doutorado pela Division of Social and Transcultural Psychiatry McGill University, Montréal, Canadá. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery, UFRJ. Pesquisadora do CNPq. Atualmente, Presidente Nacional da Associação Brasileira de Enfermagem. 17h às 19h Sessão Coordenada de Temas Livres

13/08/2011

8h30 às 10h

Painel: Experiências nacionais e internacionais de ensino sobre biossegurança no trabalho de Enfermagem

(31)

Painelistas:

Dra. Jacqueline Rodrigues de Lima

Doutora em saúde Pública, na área de Promoção da Saúde pela Université de Montréal. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Enfermagem na Universidade Federal de Goiás. Coordena projetos locais direcionados à reorientação da formação profissional do Pró-Saúde e Pet-Saúde. É Diretora de Assuntos

Profissionais da ABEn Nacional na gestão 2010-2013.

Dra Flávia Regina Ramos

Doutora em Enfermagem. Docente na Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora CNPq Na graduação atua como docente nas Disciplinas de

Fundamentos de Enfermagem e O Processos de Viver Humano II, especialmente no

ensino de Ética/Bioética e Educação e Saúde. Na Pós-Graduação, é docente no Programa de Pós-Graduação em

Enfermagem da UFSC - Mestrado e Doutorado em Enfermagem – Área de concentração: Filosofia, Saúde e

Sociedade. É pesquisadora e Vice-líder do Núcleo de Estudos sobre Trabalho, Saúde, Cidadania e Enfermagem - PRAXIS/PEN-UFSC. Atua nas seguintes Linhas de Pesquisa: Processo de Trabalho em Saúde e Filosofia e Ética em Saúde e Enfermagem. Possui

(32)

formação do trabalhador da saúde, ética e bioética, conhecimento e pesquisa em saúde e enfermagem.

10h às 10h30 Intervalo

10h30 às 11h30

Conferência de Encerramento: Segurança do paciente: desafios e perspectivas no processo de cuidar

Coordenadora de Mesa: Me Teresinha Valduga Cardoso - Presidente da ABEn-RS

Conferencista:

Dra Silvia Helena de Bortoli Cassiani

Doutora. Professora titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto –USP. Departamento de Enfermagem Geral e Especializada. Pesquisadora na linha de pesquisa Segurança do Paciente na

Administração de Medicamentos. Ensina na graduação a disciplina de Fundamentos de Enfermagem e na pós-graduação é

orientadora de alunos de doutorado e mestrado.

11h30 Avaliação do Evento: Apresentação da Carta de Bento

Referências

Documentos relacionados

A anotação que se faz sobre tais normas é que, da forma como estão sendo elaboradas, privilegiam muito mais a manutenção de um sistema de visitação turística que é elitista e

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

[r]

O presente trabalho teve os seguintes objetivos: (1) determinar as alterações na composição químico-bromatológica e nas frações protéicas e de carboidratos, determinar as taxas

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao