• Nenhum resultado encontrado

Métodos alternativos no ensino de microbiologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Métodos alternativos no ensino de microbiologia"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

M É T O D O S A L T E R N A T IV O S N O E N S IN O D E M IC R O B IO L O G IA

ALTERNA TIVE METHODS TO MICROBIOLOGY TEACHING

JIHGFEDCBA

R e n a t a A l b u q u e r q u e C o s t a

rqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

Bolsista de Doutorado do Program a Reuni de Orientação e Operacionalização da Pós-Graduação Articulada à Graduação (PROPAG) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Engenharia de Pesca - Centro de Ciências Agrárias.

F á t i m a C r i s t i a n e T e l e s d e C a r v a l h o

Bolsista de Doutorado do Program a Reuni de Orientação e Operacionalização da Pós-Graduação Articulada à Graduação (PROPAG) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Engenharia de Pesca - Centro de Ciências Agrárias.

R e g i n e H e l e n a S i l v a d o s F e r n a n d e s V i e i r a

99

Bolsista de Doutorado do PROPAG da UFC. Ciências M arinhas Tropicais. Instituto de Ciências do M ar (LABOM AR).

R e s u m o

Foram em pregadas duas m etodologias de ensino para a disciplina M icrobiologia do Pescado, do Curso de Engenharia de Pesca da Universi-dade Federal do Ceará, nos sem estres 2008.2 e 2009.1. As turm as possuíam em m édia 45 alunos, inviabilizando aulas práticas em laboratório. Diante do exposto, a aplicação de m étodos de ensino diferenciados é justificada e necessária para m elhor adequar o conteúdo da disciplina. As m etodologias foram em pregadas em duas etapas: apresentação e discussão de artigos ci-entíficos publicados em revistas indexadas; e abordagem das práticas usuais nas análises m icrobiológicas das diferentes classes de pescado. Observou-se 100% de aprovação dos alunos nas duas turm as para as quais as m etodologias foram aplicadas, indicando que os m étodos utilizados foram satisfatórios.

Palavras-Chaves: M icrobiologia. Ensino. Graduação.

(2)

1 0 0

Abstract

nmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

Two teaching m ethods were applied to the Fishing M icrobiology subject of the Fishing Engineering graduation course of the Federal University of Ceará State (UFC), during the second sem ester on 2008 and first sem ester of 2009. Because the two study groups were com prised of 45 students, the laboratory practical classes were not viable. Thus, the application of different teaching m ethods was justified and necessary to better suit the subject content. The m ethodologies were carried out in two steps: 1) presentation and discussion of scientific papers already published in indexed journals; and 2) the exhibition of com m on m icrobiological practical classesof the different types of seafood. It was observed that 100% of the students passed the exam s in both studying groups to witch the m ethodologies were applied, indicating that the m ethods used were efficient.

Key-words: M icrobiology. Teaching. G raduation

rqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

(3)

Métodos alternativos no ensino de microbiologia

GFEDCBA

In tro d u ç ã o nmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

A

utilização de m etodologias alternativas no ensino da M icrobiologia em cursos de graduação objetiva um a m elhoria na apren-dizagem , dim inuição na evasão escolar, e, sobretudo, despertar no aluno o interesse para o m undo científico.

Para Cassanti

JIHGFEDCBA

e t a i . (2008), apesar de sua grande relevância, a M icrobiologia é, m uitas vezes, negligenciada pelos professores, fato que tem com o um a das possíveis causas a dificuldade no desenvolvim ento de estratégias de ensino-aprendizagem m ais dinâm icas e atraentes para os estudantes. Nesse cenário, os autores ressaltam a necessidade de se de-senvolver estratégias didáticas que auxiliem o professor na tarefa de esti-m ular o alunado ao conhecim ento dos m icrorganism os e de todos os fenôm enos a eles vinculados, bem com o sua relação com a vida.

Entende-se que, para o aprendizado em M icrobiologia, o aluno deve acessar o conteúdo teórico, e, sobretudo, o prático, pressupondo-se vivência em técnicas laboratoriais. Entretanto, quando a realização

des-tas é inviabilizada por um núm ero de alunos superior à capacidade de

1 0 1

suporte dos laboratórios, exige-se do professor um esforço adicional no

sentido de criar alternativas para que esse conteúdo seja trabalhado. Nes-se contexto, Silva & Zanon (2000) enfatizam que a adoção de atividades experim entais construtivistas em sala de aula, a fim de (re) construir co-nhecim entos pré-existentes, é um convite para associar ação e reflexão.

M oura e t a i .(2001) destacam que o estím ulo do aluno à aprendiza-gem é o objetivo principal do professor, e que para atingir este objetivo, além de dar um a boa aula e trabalhar bem os conteúdos, o profissional deve ter bem claras as concepções teóricas que fundam entam a sua práti-ca. O s autores sugerem que no ensino de determ inadas áreas, dentre elas a Ciência, há um consenso de que as atividades experim entais são essenciais para a aprendizagem científica, m as estas devem levar o aluno a ter ações eficazes, m odificando suas estruturas e, talvez, até criando um a nova estru-tura, sem pre a partir de um processo de desenvolvim ento. Para que esse objetivo seja alcançado, é im portante que o professor possua um conheci-m ento prévio sobre o seu papel no processo de aprendizagem .

Considerando a im portância de se trabalhar diferentes técnicas de ensino na graduação, objetivou-se no presente estudo descrever e avaliar duas m etodologias alternativas para a disciplina M icrobiologia do Pesca-do, do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará.

(4)

Renata Albuquerque Costa / Fátima Cristiane Teles de Carvalho / Regine Helena Silva dos Fernandes Vieira

GFEDCBA

M e to d o lo g io s nmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

102

Foram em pregadas duas m etodologias no ensino da disciplina de

M icrobiologia do Pescado, do Curso de Engenharia de Pesca, da

Uni-versidade Federal do Ceará nos sem estres de 2008.2 e 2009.1, aplicadas

a turm as com , em m édia, 45 alunos.

P r im e ir a etapa - Apresentação e discussão de artigos científicos

publicados em revistas científicas indexadas da área de M icrobiologia, e

relacionados ao conteúdo m inistrado. Para essa etapa, as turm as eram

divididas em cinco equipes de nove alunos, a cada um a das quais era

distribuído um artigo. Após a leitura por 50 m inutos os grupos

elabora-vam resum os e discutiam o artigo, form a e conteúdo.

Segunda etapa - Abordagem da teoria e prática usadas nas análises

m icrobiológicas das diferentes classes de pescado. A teoria das m archas

analíticas de cada grupo bacteriano era explicada através de m ulti-m ídia,

seguida de práticas dem onstrativas. Para isso, todo o m aterial usado em

cada análise m icrobiológica foi preparado com antecedência no

Laborató-rio de M icrobiologia Am biental e do Pescado do Instituto de Ciências do

M ar (LABOM AR) e posteriorm ente levado à sala de aula. Em cada turm a

foram realizadas seis aulas práticas dem onstrativas (Tabela 1), consistindo

de explanação da teoria m etodológica, apresentação dos m eios de cultura

e reagentes correspondentes, de m odo a garantir a com preensão do alunado

para os diferentes m étodos e, principalm ente, para interpretação dos

resul-tados de cada análise bacteriana. No final de cada aula foi discutida a

con-clusão do m étodo estudado, bem com o a fundam entação bioquím ica das

m udanças de coloração dos m eios de cultura inoculados.

Tabela 1 - Aulas práticas dem onstrativas m inistradas na disciplina de M icrobiologia do Pescado (2008.2 e 2009.1).

Aulas Conteúdo

Quantificação bacteriana - Contagem Padrão em Placas (CPP)

2 Quantificação bacteriana - Núm ero M ais Provável (NM P)

3 Quantificação e Identificação de Coliform es Totais e Fecais

4 Contagem de

JIHGFEDCBA

S t a p h y l o c o c c u s spp pela Contagem Padrão em Placas

5 Pesquisa de S a l m o n e l l a spp

6 Quantificação de V i b r i o spp pelo Núm ero M ais Provável

(5)

Métodos alternativos no ensino de microbiologio

Considerações sobre os métodos

nmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

A aplicação das duas m etodologias alternativas na disciplina de M icrobiologia do Pescado m ostrou-se satisfatória, sendo observado um índice de aprovação de 100% nas duas turm as (2008.2 e 2009.1). Segun-do Rogers (1975), a aprendizagem participativa é m uito m ais eficaz do que a aprendizagem passiva, e atinge sua m áxim a eficiência quando o aluno form ula problem as que lhe dizem respeito. Resultados sem elhan-tes foram observados por Vieira (1994), ao descrever um a experiência m etodológica na disciplina M icrobiologia de Alim entos e destacar que o rendim ento dos alunos foi considerado de Bom a Excelente, justificando o em prego de m etodologias alternativas.

O m esm o autor (Vieira, 1997) aplicou m étodos lúdicos no ensino de M crobiologia na graduação a fim de estim ular o aprendizado, desen-volver a criatividade, m elhorar a interação professor-aluno e facilitar a fixação do conteúdo program ático. Com o vantagens, podem -se citar o aum ento da participação do aluno em sala de aula e a possibilidade de avaliação por parte do professor do que foi aprendido em aulas anterio-res. Entretanto, o núm ero pequeno (no m áxim o 20) de alunos em sala facilitou a aplicação de m étodos lúdicos, a qual é inviável para turm as de 45 alunos, com o no presente estudo.

O em prego de aulas práticas envolvendo pesquisa de m icrorganis-m os eicrorganis-m turicrorganis-m as com m uitos alunos é prejudicado por depender de m últi-plos fatores: infra-estrutura de laboratório de m icrobiologia, com petência profissional, além da capacidade intelectual do professor na reprodução e transm issão de técnicas laboratoriais. Diante do exposto, torna-se ne-cessária a criação de processos facilitadores do ensino e prática em pes-quisa. Loiola (1993) ressalta o esforço no sentido de identificar form as alternativas de estrutura e organização da pesquisa e do ensino, em sala de aula, com o um a das indicações prelim inares a fim de aprofundar a busca de m eios para viabilizar a articulação ensino-pesquisa no ensino superior. Ainda nesse contexto, Dreze & Debelle (1983) sugerem que o estudante descobre e adquire a atitude científica trabalhando ao lado do m estre e em contato com organism os vivos.

Dessa form a, os m étodos substitutivos apresentados no presente estudo podem constituir ferram entas im portantes para aum entar a capa-cidade de aprendizagem na M icrobiologia. De acordo com Laburú et aI. (2005), a capacidade abstrativa e argum entativa para defender m odelos

p. 99o105 Educação em Debate· Fortaleza· v. 2, nO 60, ano 32 . 2010

(6)

Renato Albuquerque CostaJFátima Crislione 1eles de Carvalho JRegine Helena Silvo dos Ferncndes VieiTO

frente aos dados em píricos, bem com o a capacidade de observação

criteriosa são fundam entais para um a aprendizagem em ciências. Os

au-tores sugerem que o alunado dessa área deve buscar a sistem atização dos

dados obtidos em experiências, com o objetivo de suportar ou refutar

argum entos ou hipóteses. Esses objetivos foram concordantes com os da

presente pesquisa e alcançados, um a vez que a evidência m ais m arcante,

a aprovação de todos os alunos, foi observada.

GFEDCBA

A g ra d e c im e n to s

Agradecem os

à

leitura e os com entários do Prof. Antonio Adauto

Fonteles Filho e a ajuda na tradução do Abstract ao am igo Francisco de

Assis Pereira da Costa.

R e fe rê n c ia s B ib lio g rá fic a s

1 0 4

CASSANTI, A.C; Cassanti, A.C; Araujo, E.E.; Ursi, S. M icrobiologia

de-m ocrática: estratégias de ensino-aprendizagem e form ação de

professo-res. Enciclopédia Biosfera, v. 4, n. 5, 2008. Disponível em : http://

www.conhecer.org.br/enciclop/2008/ m icrobiologia 1.pdf. Acesso em : 22/

11/2009.

DREZE,

J.;

Debelle,

J.

JIHGFEDCBA

C o n c e p ç õ e s d a U n i v e r s i d a d e . Fortaleza, Edições

Universidade Federal do Ceará, 1983, 131 p.

LOIOLA, F.A. Articulação entre pesquisa e ensino em sala de aula um

desafio para o saber e a prática docente universitária. E d u c a ç ã o e m D e

-b a t e / ano 15, n. 23-26, p. 119-127, 1993.

LABURÚ, CE.; Silva, D.; Vidotto, L.C Avaliação tradicional e alternativa

no ensino: um estudo com parativo. S e m i n a : C i ê n c i a s S o c i a i s e H u m a n a s /

v. 26, p. 27-42, 2005.

M OURA, A.M .M .; Azevedo, A.M .P.; M ehlecke,

Q .

As Teorias de

aprendi-zagem e os recursos da internet auxiliando o professor na construção do

conhecim ento. In: VIII Congresso Internacional de Educação a Distância.

Associação Brasileira de Educação a Distância. Brasília, 2001.

Disponí-vel em : http://www.2.abed.org.br/visalizaDocum ento. asp?Docum entoJD

=17. Acesso em : 22/11/2009.

(7)

Métodos alternativos no ensino de microbiologia

nmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

RO G ER, C.

JIHGFEDCBA

L i b e r d a d e p a r a A p r e n d e r . Belo Horizonte, Editora Andrade Ltda,1975,p.158.

SILVA, L.H.A.; Zanon, L.B. A experim entação no ensino de ciências. p. 120-53. In: Schnetzler, R.; Aragão, R.E n s i n o d e C i ê n c i a s : fu n d a m e n t o s e

a b o r d a g e n s . 1

ª

edição. Piracicaba, São Paulo: CAPES/UNIM EP. 2000.

VIEIRA, R.H.S.F. Um a experiência m etodológica na área de ciência. E d u

-c a ç ã o e m D e b a t e , ano 16, n. 27-28, p. 89-90, 1994.

VIEIRA, R.H.S.F. M étodos lúdicos aplicados ao ensino da m icrobiologia do pescado. E d u c a ç ã o e m D e b a t e , ano 19, n. 34,-p. 36-38, 1997.

105

Enviado poro publkoção. 30.03.2010

Aceito poro publkoção. 20.06.2010

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São