• Nenhum resultado encontrado

ANEXO II VIII PRÊMIO SUL-MATO-GROSSENSE DE GESTÃO PÚBLICA CATEGORIA PRÁTICAS INOVADORAS NA GESTÃO ESTADUAL RELATO DA PRÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO II VIII PRÊMIO SUL-MATO-GROSSENSE DE GESTÃO PÚBLICA CATEGORIA PRÁTICAS INOVADORAS NA GESTÃO ESTADUAL RELATO DA PRÁTICA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ANEXO II

VIII PRÊMIO SUL-MATO-GROSSENSE DE GESTÃO PÚBLICA

CATEGORIA PRÁTICAS INOVADORAS NA GESTÃO ESTADUAL

RELATO DA PRÁTICA 1. Nome da Prática inovadora:

- Programa de Educação Ambiental Saneamento Básico é Saúde.

2. Caracterização da situação anterior:

- A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S/A – SANESUL sempre atuou com palestras e práticas voltadas a Educação Ambiental, uma vez que o ramo de atividade desta contempla um dos recursos naturais essenciais à vida humana: água e também um dos serviços essenciais: saneamento básico = a qualidade de vida. Deste modo, sempre se desenvolveram ações sociais e educativas voltadas à conservação e à preservação de recursos naturais, o que não existia na Regional de Dourados, no entanto, era um setor específico e designado para esta finalidade. Sempre tivemos funcionários voluntários que tratavam desses temas na sociedade, que atendiam, na medida do possível, as demandas sociais com palestras e ações sociais. Com o crescimento dos municípios essas ações mereceram maior destaque e, as atividades que antes eram supridas, agora necessitaram de uma atenção mais direcionada, uma vez que a degradação ambiental e o crescimento populacional favoreceram problemas ambientais mais recorrentes, cujas ocorrências afetam diretamente os recursos hídricos e ao próprio saneamento no município de Dourados e na região. Com o Fórum de Educação Ambiental e a participação maciça da SANESUL e diversas Empresas Públicas e Privadas, que atuam ou não no estado de Mato Grosso do Sul em 2012, apoiando a reflexão em torno das necessidades ambientais e da própria problemática para estabelecimento da política de Educação Ambiental como a degradação, a questão dos resíduos sólidos, a questão da própria de saúde pública, vem à necessidade da especialização da temática nesse encaminhamento com os munícipes de Dourados e cidades compreendida na administração da Empresa nessa Regional dentre essas localidades as principais: Douradina, Fátima do Sul, Vicentina, Maracajú, Itaporã, Rio Brilhante e Nova Alvorada.

3. Descrição da prática inovadora:

3.1. Objetivos que se propõe e resultados visados:

- Apresentar à comunidade douradense noções de caráter educativo - socioambiental - objetivando a disseminação de informações referentes ao Saneamento Básico como item de Saúde, ao Meio Ambiente, a Utilização Racional da Água, Sistema de Esgotamento Sanitário, bem como divulgando as atividades da Empresa em prol da sociedade e do meio ambiente.

3.2. Público-alvo da prática inovadora:

(2)
(3)

3.3. Concepção e trabalho em equipe:

- O Programa de Educação Ambiental Saneamento Básico é Saúde é compilado, pela vez, em agosto de 2012, como um Projeto Pedagógico Saneamento Básico é Saúde – SBS em sentido de participar junto com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação de Dourados, propondo a participação da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S/A como ministrante de capacitação em Saneamento Básico como item de Saúde no Programa Federal Saúde na Escola, onde o Projeto fora criado para capacitar, inicialmente, a um total de 210 (duzentos e dez) Agentes Comunitários de Saúde e Professores da Rede Pública de ensino para disseminarem o conhecimento sobre o Saneamento Básico como item de Saúde em todo o município de Dourados e Região. O que, após 2012, passou a se ampliar, não mais comportando apenas um Projeto de Educação Ambiental voltado prioritariamente à escola, mas já amadurecendo como um programa de educação de maior amplitude, um programa que também atendesse as empresas e outros segmentos da sociedade, estabelecendo-se para tanto, ao final de 2013, o Programa de Educação Ambiental Saneamento Básico é Saúde – SBS com atuação com parcerias e seguindo seus planos de ação próprios, atendendo a educação e os demais segmentos sociais.

3.4. Ações e etapas da implementação:

Educação Ambiental nas Escolas e Instituições de Educação

As atividades ambientais (como palestras, visitas pedagógicas, campanhas, feiras, ações educativas, ações sociais) nas Escolas ocorreram como processo de amostragem da Capacitação aplicada em Agosto de 2012, realizadas no dia 31 de Agosto em três escolas como primeira amostragem de resultado; seguiu-se que se ampliaram todas as ações educativas junto às escolas, participando-se com palestras e outras atividades, como reflexo da necessidade desse atendimento.

Com o propósito de despertar a consciência frente aos problemas ambientais, o trabalho aconteceu através de filmes, cartilha educativa, palestras, apresentação de coral de libras e atividades que trabalham a criatividade dos alunos.

Por fim foi realizada avaliação desta atividade com alunos, professores, coordenadores e diretores. Foram atendidos 6.700 pessoas entre alunos e adultos em 2012; atendidos 24.248 pessoas em 2013; sendo que em 2014 (só no 1° Semestre) foram atendidos 26785 pessoas. A parceria estabelecida com as escolas foi bem sucedida e o envolvimento do corpo docente e discente foi importante para o sucesso das atividades, assim como dos demais organismos sociais representados nos órgãos públicos e privados. O retorno dos alunos, com as informações recebidas foi muito positiva, mostrando o alcance dos objetivos propostos.

Campanhas Educativas

(4)

Parcerias

O estabelecimento de parcerias foi importante para o desenvolvimento das atividades previstas. A execução das atividades em parceria com outros segmentos institucionais: Policia Militar Ambiental, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Escolas Públicas e Privadas, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho; Instituto de Meio Ambiente de Dourados e Universidades Públicas e Privadas, o que proporcionou ao trabalho sócio ambiental algo com muito mais dinamismo e com mais solidez, por ser uma atividade pouco conhecida pela própria sociedade, muitas vezes tida como irrelevante, tratar de projetos em prol da natureza. Em contrapartida, esses encontros propiciaram momentos de troca de experiências, assim como elevaram o nível de conhecimento oferecido as pessoas envolvidas nas ações educativas e do público atendido nessas atividades de educação ambiental não somente em escolas, mas nas ações sociais.

4. Recursos utilizados:

4.1. Descrição dos recursos humanos, financeiros, materiais, tecnológicos, entre outros.

Recursos Humanos:

 Dois coordenadores da Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul – SANESUL (Gestor de Processos, Supervisor de Processos e Pitometria);

Recursos financeiros:

 O Projeto foi realizado com recursos próprios da SANESUL;

 Recursos Materiais e Tecnológicos:

 Computador, impressora, com acesso a intranet, celular, máquina fotográfica cedida por funcionário.

 Cartilha adulto, cartilha infantil, banner, panfletos, convites, avaliação reunião, avaliação crianças e adolescentes, adesivos, calendários, faixas, peças teatrais, canetas, sacos de lixo para carro, régua plástica e material de expediente.

4.2. Por que considera que houve utilização eficiente dos recursos na prática?

- Para o desenvolvimento das atividades propostas para o Programa de Educação Ambiental Saneamento Básico é Saúde foram elaborados planos de ação visando às atividades que tem claramente relação com o uso dos recursos hídricos e a preservação ambiental não somente atendido pela SANESUL e, sim, tem ampliado ao público rural, as comunidades indígenas, de forma gratuita, sempre participando de ações sociais, apoiando iniciativas e ações educativas.

(5)

MATERIAL UTILIZADO – JAN A JUN 2014 TOTAL  CARTILHAS SUPER-SAUDÁVEL CONTRA A DENGUE:

FEV (775) + MAR (1.310) + ABR (1.000) + MAI (1.000) + JUN (590) 4.675

 COPOS DE ÁGUA ENVASADA: MAR (2.500) + JUN (2.500) 5.000

 FOLDERS DIA MUNDIAL DA ÁGUA/MEIO AMBIENTE: MAR

(6.400) + MAI (5.400) + JUN (5.595) 17.395

 AGUALINA: MAR (1.000) 1.000

 CARTILHAS REDAÇÃO SANESUL 2014: ABR (3.500) 3.500

 CARTAZES REDAÇÃO SANESUL 2014: ABR (100) 100

 FAIXAS REDAÇÃO SANESUL 2014: ABR (04) 04

 JOGOS DO SANEAMENTO BÁSICO 5.000

5. Caracterização da situação atual:

5.1. Mecanismos ou métodos de monitoramento e avaliação de resultados e indicadores utilizados:

- Para saber a quantidade do público atendido, a cada ação utiliza-se uma folha de presença para mensurar o quantitativo de público atendido e declarações de palestras, por ser um projeto relativamente novo, estamos em experiência e criação de mecanismos de melhora da abordagem e também para estimar o aproveitamento, embora, seja ainda e, para essa atividade, muito subjetivo o seu alcance mensurável. Porém, mensura-se a partir das folhas de frequência o relatório mensal de atividades desenvolvidas, quantificando o público atendido, sem, contudo, conseguir ainda produzir as avaliações explicita da natureza da recepção do público atendido. Porém, ao termino de cada atividade, inquire-s aos profissionais que acompanharam a atividade, a opinião, assim como ao público atendido, registrado a evidencia em fotografia, mais a matéria para seu registro (evidencia do fato) jornalístico.

5.2. Resultados quantitativos e qualitativos concretamente mensurados:

- Os resultados que possibilitaram a melhoria dos atendimentos em Educação Ambiental foram apresentados no item que caracteriza a situação anterior (item 2);

- Apresentamos os resultados mensurados comparativamente 2° Semestre de 2012 para 2° Semestre de 2013 aumentou 23% aproximadamente e em comparativa temos no primeiro semestre de 2013 e no primeiro semestre de 2014 um superávit de 66 % aproximadamente.

TOTAL DE PESSOAS ATENDIDAS

(6)

6. Lições aprendidas:

6.1. Soluções adotadas para a superação dos principais obstáculos encontrados

- Os obstáculos que se enfrenta são de logística de veículo, material didático, equipamentos tecnológicos, porém, num processo de estabelecer práticas e referencias no trabalho de Educação Ambiental, nota-se que isso ocorre com todos que se lançam e cujas atividades das instituições não são direcionadas ou legitimadas em meio ambiente, uma vez que meio ambiente, enquanto temática, envolve paradigmas de construção ideológica, cujos meandros de atuação somente serão resolvidos se e quando houver reflexões, experiências e, muitas vezes, sofrimentos oriundos de problemas ambientais. Considerado contornável os problemas, por meio de adequação e parcerias, onde cada um dos parceiros colabora com o que tem, juntos construindo uma atividade melhor encetada e concretizada junto a sociedade.

6.2. Fatores críticos de sucesso:

- O sucesso da prática do Projeto e, depois, Programa de Educação Ambiental Saneamento Básico é Saúde, se deu devido a felicidade do Fórum de Educação Ambiental, a necessidade social da atividade desenvolvida, as parcerias, ao corpo técnico envolvido na execução e planejamento das atividades, o que por sua vez, somou-se a necessidade global de verificar questões de Meio Ambiente, no âmbito nacional, estadual e local, como o foram das Conferencias de Meio Ambiente e as Conferencias Infanto-juvenis de Meio Ambiente, numa abrangência específica de uma gestão preocupada com a temática e uma sociedade mais aberta e receptiva a temática, especificamente, aqui o público universitário, escolar e municipal.

6.3. Por que a prática pode ser considerada uma inovação?

Referências

Documentos relacionados

Quando sujeita a uma deformação (compressão ou extensão) ao longo do seu eixo (longitudinal), a mola resiste a essa deformação produzindo uma força em igual direcção mas em

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

escolar e entrevistas com roteiros semiestruturados aplicados às professoras formadoras da Universidade Federal de Permabuco (UFPE) e da Escola Cristo Rei, aos profissionais

Depois, nos anos 1960-70, quando ele estava no exí- lio, nota-se em sua produção que era como se a economia fosse uma moldura muito estreita para o que ele queria pensar.. Três

Foram registrados casos de dengue na região do Curimataú Paraibano (Baraúnas, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira,

Diante da importância da prevalência das DAI e de suas consequências, é essencial e de extrema importância que os profissionais da saúde, em específico da atenção

Em análise realizada com dados de usuários atendidos por laboratório de análises clínicas público da cidade de Conde – PB durante o período de 2009 e 2010, contatou-se que 42,1%

O diagnóstico sorológico da hepatite B é feito com base na detecção sorológica de dois antígenos HBsAg (Antígeno de superfície do vírus da hepatite B) e HBeAg