• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 228. De 14/06/2018 à 21/06/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 228. De 14/06/2018 à 21/06/2018"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 228 De 14/06/2018 à 21/06/2018

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

ESTADOS UNIDOS ABANDONAM O CONSELHO DOS DIREITOS HUMANOS DA ONU EM APOIO A ISRAEL

Os Estados Unidos cumpriram sua ameaça e abandonaram o Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, em um anúncio feito por Nikki Haley, Embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), em um evento em Washington, capital estadunidense, em parceria com o Secretário de Estado do país, Mike Pompeo. A administração de Donald Trump protesta dessa maneira contra o tratamento que o órgão supostamente tem dado a Israel, o qual considera desproporcional e parcial. A decisão veio logo após Zeid Ra’ad al-Hussein, Representante Permanente da Jordânia na ONU, chamar de “inadmissível” a política dissuasória de separar os menores que atravessam a fronteira estadunidense. Pompeo acusou o Conselho de “encobrir os abusos” cometidos por alguns países, ao mesmo tempo que chamou de “inconcebíveis” as condenações contra Israel. O governo Trump se distancia, dessa forma, do multilateralismo de seu predecessor, tendo se retirado da UNESCO, do Pacto do Clima de Paris, do tratado comercial do Transpacífico e do acordo nuclear com o Irã.

Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/19/internacional/1529411692_895391.html

(2)

DISSIDENTES DA FARC SÃO MORTOS E FORÇAS COLOMBIANAM CAPTURAM GUERRILHEIROS DO ELN

Segundo informações do governo da Colômbia, 16 dissidentes as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, grupo guerrilheiro já inativo, foram mortos em uma operação militar na fronteira com a Venezuela. O Exército colombiano informou que os dissidentes haviam se unido a líderes locais do Exército de Libertação Nacional (ELN), a fim de tentarem controlar o fluxo de drogas nos departamentos colombianos de Arauca, Boyacá e Casanare, além de coordenarem atividades de extorsão, tráfico de armas e articulação de planos terroristas. Seguindo os passos das FARC, atualmente o ELN está em negociações de paz com o governo da Colômbia. Além disso, três mandados foram emitidos para a prisão de supostos subversivos pertencentes ao ELN.

Os detidos foram levados por tropas do Exército colombiano até o departamento de Bolívar. Segundo informações oficiais, parte dos capturados é responsável pelo recrutamento ilegal de cidadãos estrangeiros para que atuem na organização guerrilheira ainda em atividade no território colombiano. A outra parte dos detidos era encarregada de realizar inteligência criminal, extorsão, aquisição de armas e material explosivo que fariam parte de planejamentos de ações terroristas contra a Força Pública e a população civil colombianas.

Fontes: 16 FARC dissidents killed in border. Arab Times, Bogotá, p.13, 15 jun. 2018 e BECERRA, Alexander. Ejército captura a tres guerrilleros del ELN. Vanguardia Liberal, Bucaramanga, p. 2E, 16 jun.

2018.

NICARÁGUA ENFRENTA NOVOS EPISÓDIOS VIOLENTOS

Durante os mais recentes episódios da crise política pela qual a Nicarágua vem passando, agressores armados atearam fogo em uma casa e um tiroteio aconteceu em uma barricada, deixando pelo menos oito pessoas mortas. A violência aumentou no país quando representantes de grupos da sociedade civil e o governo do presidente, Daniel Ortega, se reuniram para o segundo dia de conversações com o objetivo de resolver a crise política de dois meses do país, com picos de violência registrados na capital, Manágua. Enquanto as autoridades do governo culparam "delinquentes" pelas mortes, os grupos civis alegaram que a polícia e outros funcionários do governo estavam por trás dos ataques.

(3)

Fonte: VIOLENCE during talks leaves at least eight dead. Las Vegas Review-Journal, Las Vegas, p.

16A, 17 jun. 2018.

FRANÇA TEM NOVOS CASOS DE AMEAÇA TERRORISTA

Um homem de 29 anos foi flagrado por policiais franceses enquanto filmava o prédio da prefeitura da cidade de Nice com um smartphone e entoava versos do Corão durante a madrugada. Ao ser abordado, tentou atacar os policiais com um estilete e uma faca, chamando- os de “infiéis”. Ele foi imobilizado rapidamente pelos policiais. O caso ocorreu algumas horas depois de uma jovem ter ferido duas pessoas com um estilete em supermercado próximo à Nice.

Vestida inteiramente de preto, a mulher atacou o local aos gritos de “Allahu Akbar” (em tradução livre, “Alá é grande”), ferindo um cliente que esperava na fila do caixa e uma funcionária da loja, que tentou reagir. Até o momento, nenhum dos dois casos foi reconhecido ou ligado ao grupo terrorista Estado Islâmico, embora o grupo seja o principal suspeito das autoridades francesas.

Fontes: https://pleno.news/mundo/homem-ataca-policiais-na-franca-e-os-chama-de-infieis.html;

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2018/06/18/homem-ataca-policiais-e-os-chama-de-infieis- em-nice.htm e http://www.dailymail.co.uk/news/article-5853517/Woman-shouting-Allahu-akbar- wounds-two-stabs-shoppers-French-supermarket.html

ÁSIA/LESTE EUROPEU

LÍDER DO IRÃ CRITICA POLÍTICA MIGRATÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS O líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, criticou o governo dos Estados Unidos por separar imigrantes de seus filhos na fronteira do país com o México, em comentários publicados em seu site oficial. Khamenei frequentemente critica ações do governo norte-americano e tem aumentado as críticas desde que Donald Trump, presidente estadunidense, retirou seu país de um acordo que reduzia as sanções internacionais contra o Irã, em troca de reduções em seu programa nuclear. Os demais signatários do tratado de 2015 – Rússia, China, França, Alemanha e Reino Unido – disseram estar determinados a preservar o acordo.

Fonte: https://exame.abril.com.br/mundo/lider-do-ira-critica-separacao-de-filhos-e-pais-imigrantes-nos- eua/

(4)

CHEFE DO TEHREEK-E-TALIBAN PAKISTAN É MORTO NO PAQUISTÃO De acordo com um recente pronunciamento do Ministério da Justiça paquistanês, um chefe do grupo rebelde Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP), grupo responsável por diversos ataques terroristas no Paquistão foi morto pelas forças do país. O governo do país classificou a morte do rebelde como um avanço significativo na luta contra o terrorismo.

O presidente afegão, Ashraf Ghani, disse que o líder da TTP representava uma ameaça à segurança do Paquistão e informou que esses acontecimentos ajudarão a preparar o caminho para o processo de paz afegão se consolidar. O Primeiro-Ministro paquistanês assegurou ao presidente afegão apoio para facilitar os esforços de paz no Afeganistão.

Os terroristas de toda a fronteira entre Paquistão e Afeganistão tentaram ataques a postos do exército do Paquistão ao longo da fronteira. Cinco terroristas foram mortos durante as tentativas fracassadas e três soldados vieram a óbito durante o confronto que resultou na morte do líder do TTP.

Fonte: MULLAH Fazl’s death significant progress in anti-terror war: PM. Khaleej Times, Dubai, p. 16, 18 jun. 2018.

PROTESTOS NA CAXEMIRA DEIXAM UM MORTO E 20 FERIDOS Segundo policiais e moradores da Caxemira, pelo menos uma pessoa foi morta e várias outras ficaram feridas nos protestos contra o domínio indiano na região, causando tensão no local. Os militares indianos disseram que um soldado foi morto depois que sua patrulha foi enviada para atuar na Linha de Controle militarizada que divide a disputada Caxemira entre a Índia e o Paquistão. A Caxemira – reivindicada pela Índia – comemorava o feriado de Eid al-Fitr para marcar o final do mês sagrado do Ramadã.

Fonte:ONE dead after troops fire at protesters in Kashmir. Las Vegas Review-Journal, Las Vegas, p. 16, 18 jun. 2018.

CHINA REALIZA TREINAMENTOS COM MÍSSEIS NO MAR DO SUL A Marinha da China utilizou o chamado Mar do Sul da China para simular um ataque aéreo com mísseis, de acordo com o que informou a mídia estatal do país em recente pronunciamento. Os navios chineses teriam realizado o ataque com mísseis simulados em uma área não especificada do Mar do Sul, usando três drones-alvo. Os exercícios

(5)

foram parte dos esforços de uma base de treinamento (também não especificada) para que as forças chineses possam se preparar para o combate real, segundo informou o jornal oficial do Exército do país.

Fonte: CHINA holds missile drills at South China Sea. Philippine Daily Inquirer, Manila, p. A12, 16 jun.

2018.

TURQUIA DÁ INÍCIO A SEGUNDA RODADA DE PATRULHAS EM MANBIJ

Em virtude do “acordo Manbji”, as Forças Armadas da Turquia iniciaram uma segunda rodada de patrulhamento na cidade de Manbij, no norte da Síria, como parte do objetivo de livrar a área de grupos afiliados ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e às Unidades de Proteção Popular (YPG). As forças dos Estados Unidos em solo sírio também estão realizando patrulhas simultaneamente no distrito de Dadat, ao norte de Manbij. O Acordo Manbij, que foi feito entre a Turquia e os Estados Unidos, foca a retirada das forças consideradas terroristas do PKK e das YPG no norte da Síria, a fim de estabilizar a região. Prevê, ainda, a instalação de forças turcas e estadunidenses para assegurar a paz na região e treinar as forças locais para estabelecer e manter a segurança.

Fontes: https://www.dailysabah.com/politics/2018/06/20/turkish-patrols-in-syrias-manbij-enter-second- round e https://www.aa.com.tr/en/middle-east/ypg-terror-group-positions-abandoned-in-syria-s- manbij/1180309

COREIA DO NORTE: EUA IDENTIFICAM INSTALAÇÃO DE BASE DE MÍSSEIS NO PAÍS E TRUMP ELOGIA APOIO CHINÊS

Os Estados Unidos identificaram a instalação de testes de mísseis que, segundo o presidente Donald Trump, o líder norte-coreano Kim Jong-un comprometeu-se a destruir. Trata-se da base de lançamento de satélites de Sohae, no oeste norte-coreano, usada para lançar mísseis de longo alcance. Além disso, Trump teceu elogios à China pela ajuda na aproximação com Pyongyang, referindo ao presidente chinês, Xi Jinping, como ‘amigo’. A fala se dá em meio ao crescente conflito comercial entre Pequim e Washington, com diversas agressões tarifárias de ambas as partes.

Fontes:

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/06/20/interna_internacional,968340/china-nos-

(6)

ajudou-muito-com-a-questao-da-coreia-do-norte-diz-trump.shtml e https://www.terra.com.br/noticias/eua-identificam-instalacao-de-testes-de-misseis-da-coreia-do-norte- que-kim-prometeu-destruir,712c97103b6ded39f8fb785a054b992adb9nyiro.html

COREIA DO SUL CANCELA EXERCÍCIO MILITAR COM OS ESTADOS UNIDOS POR TEMPO INDETERMINADO

Recentemente, a Coreia do Sul anunciou o cancelamento dos exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos que estavam previstos para agosto deste ano, atendendo a um antigo pedido norte-coreano. Isso se dá, porém, após o anúncio por parte do presidente estadunidense, Donald Trump, sobre o cancelamento das atividades conjuntas Washington-Seul feito depois da cúpula em Singapura com Kim Jong-un. O gesto busca ser um ato de boa-fé para a manutenção do diálogo que ambiciona a desnuclearização da península coreana, tida enquanto vital para sul-coreanos e estadunidenses.

Fontes: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/06/seul-cancela-exercicio-militar-com-washington- enquanto-kim-visita-a-china.shtml e US suspends major military exercises with South Korea. The Nation, Nova Iorque, p. 9A, 16 jun. 2018.

ORIENTE MÉDIO

TURQUIA MATA CURDOS EM ATAQUE AÉREO NO IRAQUE

As forças armadas turcas disseram que seus mais recentes bombardeios aéreos mataram 26 militantes pertencentes ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), na região montanhosa de Qandil, no norte do Iraque. O PKK, que combateu uma insurgência de décadas contra o estado no sudeste da Turquia, tem bases na região de Qandil, mas não confirmou as mortes divulgadas pelas forças da Turquia.

Fonte: TURKEY kills 26 Kurds in Iraq air strike. Philippine Daily Inquirer, Istambul p. A12, 16 jun.

2018.

(7)

TROPAS DE ASSAD PROMOVEM ATAQUE NO SUL DA SÍRIA E DEIXAM CIVIS MORTOS

O governo sírio, sob comando do presidente Bashar al Assad, bombardeou uma região do sul do país, controlada por rebeldes, e matou pelo menos seis civis. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos disse que o bombardeio causou o maior número de vítimas civis desde um acordo para desescalar o conflito pelas forças envolvidas, alcançado há quase um ano. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordou em reforçar a coordenação na Síria com o Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Ambos optaram pela união de esforços internacionais para garantir segurança na área da fronteira entre Síria e Israel.

Fonte: SYRIA shelling kills 6 civilians: Casualties, which included two children, happened in two villages in Daraa; attack causes highest civilian toll since the de-escalation deal in 2017: Observatory. The Gulf Today, Dubai, p. 8, 16 jun. 2018.

NOVOS ATAQUES MATAM MILITANTES NO IÊMEN

Confrontos violentos mataram 39 combatentes na cidade portuária de Hodeida, no Iêmen, mantida pelos rebeldes Huti, apoiados pelo Irã, enquanto uma ofensiva da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos para retomar esse principal centro de ajuda continua. Além dos rebeldes neutralizados, nove soldados de tropas pró-governo foram mortas na mesma região. Aviões de guerra e helicópteros da coalizão liderada pela Arábia Saudita forneceram apoio aéreo contínuo às forças pró-governo, atingindo territórios Huti, de acordo com fontes militares.

Fonte: 39 killed as fishy for Yemen port goes on. Hindustan Times ST (Jaipur), Jaipur, p. 12, 15 jun.

2018.

COMBATENTES APOIADOS PELOS ESTADOS UNIDOS EXPULSAM ESTADO ISLÂMICO DE ALDEIA

A Aliança Curda-Árabe, apoiada pelos Estados Unidos, derrotou um grupo de militantes do Estado Islâmico em um aldeia no nordeste da Síria, perto da fronteira com o Iraque.

A região é um importante bastião do grupo terrorista, localizada em um corredor que

(8)

ligava o território controlado pelos militantes nos dois países. As Forças Democráticas da Síria (FDS), apoiadas pelo poder aéreo da coalizão liderada pelos Estados Unidos, têm lutado para expulsar os militantes das últimas aldeias que eles mantêm no leste da Síria.

Fonte: U.S.-backed fighters expel Daesh from key Syrian border village. The Daily Star (Lebanon), Beirute, p. 8, 18 jun. 2018.

BARRAGEM DE FOGUETES EM GAZA DESENCADEIA ATAQUES AÉREOS ISRAELENSES

Segundo o Exército israelense, jatos israelenses atingiram posições de militantes palestinos na Faixa de Gaza, após o disparo de foguetes e morteiros lançado contra Israel. De acordo com a mesma fonte, os palestinos começaram a lançar dispositivos explosivos durante protestos em massa, nos quais autoridades da área de saúde de Gaza disseram que mais de 120 palestinos foram mortos pelas forças israelenses durante as últimas semanas. Os militares israelenses disseram que o Hamas, que domina a região de Gaza, é responsável por todos os eventos no território costeiro e que deverá “suportar as consequências”, uma vez que teria disparado cerca de 45 foguetes e morteiros no sul de Israel, resultando em ataques aéreos israelenses 25 alvos pertencentes ao grupo.

Fontes: https://www.bbc.com/news/world-middle-east-44544169; https://www.reuters.com/article/us- israel-palestinians/militants-rockets-israeli-air-strikes-heat-up-gaza-border-idUSKBN1JG0AQ e https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018062011515609-israel-ataque-hamas-faixagaza- fotos-video/

FORÇAS SÍRIAS SÃO BOMBARDEADAS POR COALIZÃO DOS ESTADOS UNIDOS

Uma fonte militar disse que aeronaves da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos bombardearam uma posição das forças do governo sírio, deixando mortos e feridos. Segundo dados oficiais, o ataque matou 22 soldados sírios. O Observatório Sírio de Direitos Humanos, por sua vez, disse que o número total de vítimas corresponde a 52 pessoas. De acordo com a agência estatal de notícias da Síria, SANA, o ataque em questão teria ocorrido em Al-Harra, sudeste de Abu Kamal, na região de Deir ez-Zor. O número exato de vítimas não foi divulgado pela agência. Recentemente,

(9)

a mídia iraniana citou fontes que afirmam que uma nova base militar norte-americana estaria sendo construída em Deir ez-Zor, equipada com avançados sistemas. Desde 2014, a coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos tem atacado alvos que estariam ligados ao grupo terrorista Estado Islâmico na Síria. A operação, no entanto, segue sem aprovação do governo sírio e do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Atualmente, cerca de dois mil militares americanos se encontram no país.

Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018061911507548-siria-ataque-eua-israel- culpa/

ÁFRICA

ATAQUE SUICIDA DEIXA 31 MORTOS E OPERAÇÃO AÉREA NEUTRALIZA MEMBROS DO BOKO HARAM NA NIGÉRIA

Autoridades locais afirmaram que dois homens-bomba explodiram seus coletes em Damboa, cidade no Nordeste da Nigéria, deixando 31 pessoas mortas. Os dois homens com dispositivos eram suspeitos de pertencerem ao grupo terrorista Boko Haram. Após o atentado, outros terroristas atiraram granadas na multidão que voltava de uma celebração do feriado de Eid al-Fitr, em uma cidade próxima a Damboa. Autoridades nigerianas afirmam que o objetivo dos terroristas é pressionar o atual presidente do país, Muhammadu Buhari, a não concorrer nas próximas eleições, programadas para fevereiro de 2019. Paralelamente, a Força-Tarefa Aérea da Operação Lafya-Dole disse ter realizado uma operação no estado do Borno, matando dezenas de terroristas ligados ao Boko Haram, após a realização de atividades de inteligência, reconhecimento e vigilância da Força Aérea da Nigéria em áreas como Parisu e Takwala. Enquanto isso, tropas da Operação Last Hold disseram que livraram terras agrícolas e as Ilhas do Lago Chade de dispositivos explosivos improvisados.

Fontes: BOKO Haram blamed for suicide blasts. The Straits Times, Kano, p. A11, 18 jun. 2018;

https://www.aljazeera.com/news/2018/06/dozens-killed-suspected-boko-haram-attack-nigeria- 180617105120520.html e https://guardian.ng/news/air-task-force-kills-terrorists-in-borno/

(10)

MALI: FORÇAS ARMADAS PODEM ESTAR ENVOLVIDAS EM EXECUÇÕES E ONGS DE MÉNAKA FECHAM SUAS PORTAS

Cerca de 25 corpos foram encontrados em valas na região central do Mali. De acordo com o Ministério da Defesa malinês, denúncias das mídias locais levaram as autoridades até o local e, após as investigações, foi divulgado que as valas teriam sido feitas por soldados da Força Armada do Mali (FAMA). Anteriormente, grupos de defesa dos direitos humanos já haviam acusado os militares malineses de realizarem execuções extrajudiciais, sequestros, tortura e detenções arbitrárias contra suspeitos de serem simpatizantes de grupos jihadistas. O governo do Mali se comprometeu a investigar a fundo tal situação. Enquanto isso, organizações não governamentais (ONGs) que atuam na cidade de Ménaka fecharam suas portas em solidariedade à organização Médicos do Mundo da Bélgica, cuja sede foi assaltada teve equipamentos e dinheiro roubados. As ONGS divulgaram que a suspensão das atividades duraria cerca de dois dias. Por fim, recentemente, o governo britânico declarou apoio à operação BARKHANE no Mali, afirmando que irá contribuir com três helicópteros pesados que deverão atuar na região de Gao, prometendo ainda uma ajuda aos franceses na mobilidade aérea e no combate aos terroristas.

Fontes: http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/211718-mali- arriv%C3%A9e-%C2%AB-des-%C3%A9l%C3%A9ments-pr%C3%A9curseurs-du-

d%C3%A9tachement-britanniq.html;

http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/211722-menaka-les- ong-ferment-leurs-portes.html e https://www.reuters.com/article/us-mali-security/mali-says-some- soldiers-implicated-after-mass-graves-found-idUSKBN1JF22K

ETIÓPIA: LÍDERES SUL-SUDANESES SE ENCONTRAM PARA DISCUTIR ACORDO E PAÍS ESTÁ DISPOSTO A RECEBER A ERITREIA PARA

NEGOCIAÇÕES DE PAZ

Durante a terceira semana do mês de junho, o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, se dirigiu a Adis Abeba, capital da Etiópia, para estabelecer negociações com o líder da oposição de seu governo, Riek Machar, a respeito do fim da guerra civil que atinge o Sudão do Sul há cinco anos. Este é o primeiro encontro entre Kiir e Machar desde o rompimento do acordo de paz em 2016. Segundo informações locais, o Primeiro- Ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, pretende se reunir com os dois líderes e irá pedir para que coloquem fim à rivalidade entre eles. A Etiópia também está disposta a receber

(11)

uma delegação da Eritréia que tem como objetivo avaliar o andamento do acordo de paz que transfere a cidade de Badme para a Eritreia, e determinar planos para ações futuras.

O anúncio executado por Ahmed, informando sobre essa ação, foi divulgado para a população eritreia no dia 20 de junho, durante um feriado que presta tributo àqueles que morreram nesses 30 anos de guerra. A guerra entre a Eritréia e a Etiópia, ocorrida entre 1998 e 2000, e que ainda hoje possui consequências, foi responsável por cerca de 80 mil pessoas mortas.

Fontes: https://af.reuters.com/article/commoditiesNews/idAFL8N1TM2WT;

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2018/06/20/presidente-do-sudao-do-sul-chega-a-etiopia- para-reuniao-com-lider-rebelde.htm; http://expresso.sapo.pt/internacional/2018-06-20-Presidente-do- Sudao-do-Sul-reune-se-com-rival-para-tentar-acabar-com-guerra-civil#gs.O1L8VME e http://www.africanews.com/2018/06/20/ethiopia-pm-ready-to-welcome-eritrean-delegation-for-peace- talks/

POLICIAIS MORREM EM ESTRADAS NO QUÊNIA

Seis policiais morreram após passarem em cima de uma bomba instalada em uma estrada em Liboi, cidade do nordeste do Quênia. As autoridades colocaram a responsabilidade do acontecimento no grupo jihadista Al Shabaab, que vêm intensificando suas ações na região. Em incidente semelhante, outros oito policiais morreram quando o veículo no qual estavam viajando passou por uma bomba instalada por terroristas na estrada de Wajir County. Nenhum grupo se responsabilizou pela fatalidade, mas também suspeita-se que o Al Shabaab seja culpado.

Fonte: 8 KENYA cops die in blast. New York Post, Nova Iorque, p. 2, 18 jun. 2018.

CAMARÕES NEGA ACUSAÇÕES FEITAS PELA ANISTIA INTERNACIONAL

Um relatório publicado pela Anistia Internacional acusa as forças camaronesas de homicídios ilegais, tortura, detenções arbitrárias e destruição de propriedades nas regiões noroeste e sudeste de Camarões, região de língua inglesa. O governo do país negou as acusações feitas em uma entrevista coletiva, onde o Ministro das Comunicações camaronês, Issa Tchiroma Bakary, disse que o relatório contém conclusões precipitadas e táticas de difamações para a desestabilização do governo

(12)

camaronês e pediu para que a comunidade nacional e internacional testemunhe essas estratégias de difamações e falsas acusações que tem como objetivo desestabilizar o país.

Fonte: NDI, Eugene. Cameroon denies killings claim by Amnesty international. Daily Nation, Iaundé, p.

20, 18 jun. 2018.

ONU

PEACEKEEPERS INDIANOS SÃO ELOGIADOS PELA MISSÃO DE PAZ NO

SUDÃO DO SUL

Recentemente, os peacekeepers indianos que participam da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS) foram parabenizados pelos avanços em direção da paz na cidade de Akobo, no nordeste do Sudão do Sul. A base temporária foi a primeira a ser estabelecida em um território controlado por rebeldes. Um comunicado de imprensa afirmou que as pessoas refugiadas estão voltando para Akobo e restabelecendo suas moradias perto da base. A Índia é um dos países que mais contribuem com o envio de tropas para operações de paz das Nações Unidas, com 2.341 soldados servindo na UNMISS

.

Fonte: http://www.wionews.com/india-news/indian-peacekeepers-praised-for-bringing-sense-of-hope- peace-in-troubled-south-sudan-town--145778

ONU DENUNCIA CRIMES DE GUERRA COMETIDOS PELAS TROPAS DE ASSAD EM GHOUTA ORIENTAL

O cerco de cinco anos de Ghouta Oriental, uma região agrícola fora da capital da Síria, onde pelo menos 265 mil civis viviam, chegou ao fim em abril, após uma ofensiva de dois meses por forças pró-governo, juntamente com ataques aéreos russos, o que causou a destruição de casas, mercados e hospitais, e deixaram supostamente 1,7 mil mortos.

Entretanto, segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a força pró-governo teria cometido crimes contra a humanidade durante o cerco à região de Ghouta. O relatório afirma que as tropas de Bashar al Assad causaram sérios sofrimentos mentais e físicos aos moradores do enclave, bombardeando suas casas e

(13)

negando-lhes comida. O governo sírio e seus aliados não responderam prontamente às acusações do relatório, mas, na época da ofensiva, negaram ter atingido civis ou infraestrutura civil, culpando militantes de grupos rebeldes por operarem em áreas residenciais.

Fonte: https://www.bbc.com/news/world-middle-east-44548298

MEMBROS PERMANENTES NO CSNU VOTAM PELA CONTINUAÇÃO DO EMBARGO DE ARMAS PARA A RCA

Recentemente, o Ministério da Defesa da República Centro-Africana (RCA) entrou com um pedido para derrubar o embargo de armas vigente em seu país desde 2013, pedindo permissão para o recebimento de veículos blindados, metralhadoras, bombas de gás lacrimogêneo e outras armas fabricadas na China. Em seu pedido, disse que o armamento ajudaria a fortalecer as forças nacionais contra os grupos armados em constante atuação na RCA. No entanto, três dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) - França, Reino Unido e Estados Unidos - colocaram o pedido em espera. A França apresentou preocupações quanto a equipamentos letais que constam no pedido e que o governo da RCA apresente justificativas adicionais sobre qual será o uso exato destes equipamentos. Já os Estados Unidos observaram que “não havia ameaça de um ataque aéreo à RCA” e questionaram a entrega de oito lançadores de granadas, quatro metralhadoras antiaéreas, granadas e foguetes. O Reino Unido está preocupado que os embarques passem de Camarões até a RCA sem escolta, o que, segundo seus representantes, apenas agravaria o conflito civil em andamento no país.

Fonte: FRANCE, Britain, US block Chinese delivery of weapons to CAR. The Nation, Nova Iorque, p. 9, 18 jun. 2018.

COM AUMENTO DE VIOLÊNCIA, AJUDA HUMANITÁRIA DA ONU INTERROMPE OPERAÇÕES EM PAPUA-NOVA GUINÉ

Equipes de ajuda humanitária estão atuando em várias regiões da Papua-Nova Guiné desde o terremoto que atingiu o país em fevereiro de 2018. Entretanto, as equipes receberam ordem de evacuação das províncias de Terras Altas do Sul e Hela, uma vez que os efeitos do terremoto provocaram grande instabilidade civil nas regiões mais afetadas pela tragédia natural, de modo a elevar drasticamente o número de episódios

(14)

violentos no país. Autoridades pertencentes à Organização das Nações Unidas (ONU) afirmaram que a medida tomada é padrão em suas operações humanitárias, uma vez que busca evitar ao máximo que os integrantes das missões sejam vítimas de violência. De acordo com as mesmas autoridades, a medida é temporária e continuará com suas ações humanitárias assim que a situação política do país se estabilizar.

Fonte: https://postcourier.com.pg/united-nations-evacuate-staff/

ONU CULPA ISRAEL PELOS CONFLITOS NA FAIXA DE GAZA

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que indica Israel como culpado pela violência em Gaza, repudiando o uso excessivo da força pelas tropas israelenses, logo depois de rejeitar a exigência dos Estados Unidos para que o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) condenassem o Hamas pela violência em Gaza. Para os palestinos, a principal provisão da resolução é um pedido ao Secretário- Geral das Nações Unidas, António Guterres, para que faça propostas dentro de 60 dias

“sobre formas e meios para garantir a segurança, proteção e bem-estar da população civil palestina sob ocupação israelense” a partir da criação de um mecanismo de proteção internacional voltado para estas questões. Representantes dos Estados Unidos que estavam presentes na Assembleia Geral afirmaram que a ONU fez um julgamento

“moralmente falido” ao afirmar que a recente violência em Gaza é culpa de Israel, embora “a prática comum de fechar os olhos para o viés anti-Israel da ONU esteja mudando”.

Fonte: UN General Assembly blames Israeli regime for Gaza violence: Loud applause greeted the outcome of the vote posted on a digital board in the assembly chamber. Gulf News, Dubai, p. 11, 15 jun.

2018.

ÍNDIA REJEITA RELATÓRIO DA ONU PARA INVESTIGAÇÃO NA CAXEMIRA

O governo da Índia rejeitou um relatório onde o Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos pedia uma investigação sobre a situação dos direitos humanos na região da Caxemira, que, de acordo com seu Ministério das Relações Exteriores, é

“falacioso e tendencioso”. No dossiê, um apelo urgente foi realizado para esclarecer violações passadas e atuais na região disputada por Índia e Paquistão há cerca de setenta anos. Em relatório, as Nações Unidas denunciaram que, desde julho de 2016, após a

(15)

morte de um líder pró-independência da Caxemira, inúmeros protestos violentos ocorreram, resultando na morte de pelo menos 145 civis pelas forças de segurança, enquanto outros 20 foram mortos pelas ações de grupos armados. O governo indiano ainda criticou o relatório dizendo que o mesmo viola sua soberania territorial.

Fonte: https://www.efe.com/efe/english/world/india-rejects-un-report-calling-for-investigation-in- kashmir/50000262-3649139#

Referências

Documentos relacionados

uma associação signifi cativa entre a presença de AOS em idosos e prejuízo na QV (utilizando-se o SF-36) ao realizarem um estudo cujo objetivo principal foi analisar o impacto

MILITANTES PRÓ-GOVERNO ATACAM ENCONTRO PARTIDÁRIO Pelo menos três partidários do Movimento Pashtun Tahauz (PTM), um órgão que lidera um movimento para proteger os direitos

Quando o autor não se utiliza do texto original, mas de uma citação feita numa obra consultada, a citação pode ser reproduzida literalmente ou interpretada,

teremos além do curso de extensão (recém-iniciado/mrço-2021), a parceria nas ações de ensino com os professores dos cursos da área da Educação do nosso campus, buscando

Requerimento de Certificação (Anexo 1-E da NORMAM-13/DPC), fornecido pela CPRJ; Cópia autenticada ou cópia simples com apresentação do original dos seguintes documentos:..

Assim, o presente estudo utilizou um aminoácido promotor da serotonina (triptofano), um inibidor seletivo da recaptaçãodo neurotransmissor (fluoxetina) e um inibidor da síntese

Os bancos e as institui¸c˜oes financeiras diferem quanto `a maneira de creditar os juros numa conta- Se o juro ´e creditado na conta de modo que o juro futuro seja pago sobre o juro

En esta información le ofrecemos las principales características, así como las operaciones que son necesarias para su correcto funcionamiento y adecuada