• Nenhum resultado encontrado

CONHECIMENTOS CONHECIMENTOS CONHECIMENTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CONHECIMENTOS CONHECIMENTOS CONHECIMENTOS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede 2020-2021

Departamento: DCSH Grupo de recrutamento: 420

Ciclo / Curso: 3º CICLO Disciplina: GEOGRAFIA Ano de escolaridade: 9º ANO

Domínios (a identificar de acordo

com as AE)

Descritores específicos da disciplina em articulação com o Perfil do Aluno

(os descritores são aplicáveis aos vários produtos e instrumentos de avaliação, incluindo os a utilizar em atividades de integração curricular)

Muito Bom NI Suficiente NI Muito insuficiente

Contrastes de Desenvolvimento

CONHECIMENTOS

1. Distinguir crescimento económico

de desenvolvimento

excelentemente.

2. Interpretar de forma magnifica mapas temáticos (com duas ou mais variáveis), relativos ao grau de desenvolvimento dos países, usando o título e a legenda.

3. Comparar exemplos de evolução espácio-temporal do grau de desenvolvimento dos países, interpretando gráficos dinâmicos, de forma notável.

CONHECIMENTOS

1. Distinguir crescimento económico de desenvolvimento de forma adequada.

2. Interpretar mapas temáticos (com duas ou mais variáveis), relativos ao grau de desenvolvimento dos países, usando o título e a legenda, favoravelmente.

3. Comparar de forma pouco hábil exemplos de evolução espácio- temporal do grau de desenvolvimento dos países, interpretando gráficos dinâmicos.

CONHECIMENTOS

1. Distinguir com muita dificuldade crescimento económico de desenvolvimento.

2. Interpretar mapas temáticos (com duas ou mais variáveis), relativos ao grau de desenvolvimento dos países, usando o título e a legenda, de forma insatisfatória.

3. Comparar exemplos de evolução espácio-temporal do grau de desenvolvimento dos países, interpretando gráficos dinâmicos, de forma inábil.

(2)

4. Distinguir magnificamente formas de medir os níveis de desenvolvimento, evidenciando vantagens e constrangimentos dos índices compostos (IDH, IDG, IPM).

5. Comparar perfeitamente informação de Portugal com a de outros países para evidenciar situações de desigualdade demográfica, económica e social.

6. Relacionar notavelmente os níveis de desenvolvimento com os fatores internos e externos que os condicionam.

7. Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender contrastes no desenvolvimento humano.

4. Distinguir formas de medir os níveis de desenvolvimento, evidenciando vantagens e constrangimentos dos índices compostos (IDH, IDG, IPM)., de forma regular.

5. Comparar informação de Portugal com a de outros países para evidenciar situações de desigualdade demográfica, económica e social., adequadamente.

6. Relacionar os níveis de desenvolvimento com os fatores internos e externos que os condicionam de forma segura e sólida.

7. Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender contrastes no desenvolvimento humano, regularmente.

4. Distinguir formas de medir os níveis de desenvolvimento, evidenciando vantagens e constrangimentos dos índices compostos (IDH, IDG, IPM), de forma incompetente.

5. Comparar informação de Portugal com a de outros países para evidenciar situações de desigualdade demográfica, económica e social, de forma muito insatisfatória.

6. Relacionar os níveis de desenvolvimento com os fatores internos e externos que os condicionam, de forma incompetente.

7. Aplicar de forma insatisfatória as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender contrastes no desenvolvimento humano

(3)

CAPACIDADES

1. Discutir de forma perfeita as vantagens e os constrangimentos da utilização dos índices compostos a diferentes escalas.

2. Apresentar excelentemente situações concretas de desigualdades de desenvolvimento e possíveis formas de as superar.

3. Discutir sucessos e insucessos da ajuda ao desenvolvimento, tendo

em consideração as

responsabilidades dos países doadores e as dos países recetores, de forma notável.

4. Enumerar soluções para atenuar os contrastes de desenvolvimento.

CAPACIDADES

1. Discutir adequadamente as vantagens e os constrangimentos da utilização dos índices compostos a diferentes escalas.

2. Apresentar de forma segura situações concretas de desigualdades de desenvolvimento e possíveis formas de as superar.

3. Discutir de forma sólida sucessos e insucessos da ajuda ao desenvolvimento, tendo em consideração as responsabilidades dos países doadores e as dos países recetores.

4. Enumerar soluções para atenuar os contrastes de desenvolvimento, adequadamente.

CAPACIDADES

1. Discutir as vantagens e os constrangimentos da utilização dos índices compostos a diferentes escalas, de forma parca.

2. Apresentar situações concretas de desigualdades de desenvolvimento e possíveis formas de as superar, de forma insatisfatória.

3. Incapaz de discutir sucessos e insucessos da ajuda ao desenvolvimento, tendo em

consideração as

responsabilidades dos países doadores e as dos países recetores.

4. Enumerar soluções para atenuar

os contrastes de

desenvolvimento

(4)

ATITUDES

1. Relatar excelentemente medidas que promovam a cooperação entre povos e culturas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

2. Participar e/ou desenvolver campanhas de solidariedade, tendo em vista transformar os cidadãos em participantes ativos na proteção dos valores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de forma magnifica.

ATITUDES

1. Relatar favoravelmente medidas que promovam a cooperação entre povos e culturas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

2. Participar e/ou desenvolver campanhas de solidariedade, tendo em vista transformar os cidadãos em participantes ativos na proteção dos valores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com alguma habilidade e destreza.

ATITUDES

1. Incapaz de relatar medidas que promovam a cooperação entre povos e culturas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

2. Participar e/ou desenvolver campanhas de solidariedade, tendo em vista transformar os cidadãos em participantes ativos na proteção dos valores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de forma muito insatisfatória.

(5)

Riscos, Ambiente e Sociedade

CONHECIMENTOS

1. Elaborar gráficos

termopluviométricos, descrevendo o comportamento dos elementos do clima, de estações meteorológicas de diferentes países do Mundo de forma adequada.

2. Compreender as características dos diferentes climas da superfície terrestre enumerando os elementos e os fatores climáticos que os distinguem, de forma adequada.

3. Identificar favoravelmente os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região.

4. Aplicar regularmente as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender os riscos e as catástrofes naturais.

5. Identificar a interferência do Homem no sistema Terra-Ar Água (poluição atmosférica, smog, chuvas ácidas, efeito de estufa, rarefação da camada do ozono, desflorestação, poluição da hidrosfera, degradação

CONHECIMENTOS

1. Elaborar de forma adequada gráficos termopluviométricos, descrevendo o comportamento dos elementos do clima, de estações meteorológicas de diferentes países do Mundo.

2. Compreender adequadamente as características dos diferentes climas da superfície terrestre enumerando os elementos e os fatores climáticos que os distinguem.

3. Identificar regularmente os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região.

4. Aplicar adequadamente as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender os riscos e as catástrofes naturais.

5. Identificar de forma hábil a interferência do Homem no sistema Terra-Ar Água (poluição atmosférica, smog, chuvas ácidas,

CONHECIMENTOS

1. Elaborar de forma insatisfatória gráficos termopluviométricos, descrevendo o comportamento dos elementos do clima, de estações meteorológicas de diferentes países do Mundo.

2. Compreender de forma exígua as características dos diferentes climas da superfície terrestre enumerando os elementos e os fatores climáticos que os distinguem.

3. Identificar parcamente os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região.

4. Aplicar modicamente as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender os riscos e as catástrofes naturais.

5. Identificar de forma insatisfatória a interferência do Homem no sistema Terra-Ar Água (poluição atmosférica, smog, chuvas

(6)

do solo, desertificação), de forma regular.

6. Identificar soluções técnico- científicas que contribuam para reduzir o impacte ambiental das atividades humanas (ex.:

rearborização, utilização de produtos biodegradáveis, energias renováveis; 3Rs, etc.), de forma adequada.

7.Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender contrastes no desenvolvimento sustentável, de forma segura e sólida

CAPACIDADES

1. Relacionar de modo excelente as condições meteorológicas extremas com os riscos e a ocorrência de catástrofes naturais.

2. Relacionar de forma perfeita características do meio com a

efeito de estufa, rarefação da camada do ozono, desflorestação, poluição da hidrosfera, degradação do solo, desertificação).

6. Identificar de forma hábil e com destreza soluções técnico- científicas que contribuam para reduzir o impacte ambiental das atividades humanas (ex.:

rearborização, utilização de produtos biodegradáveis, energias renováveis; 3Rs, etc.)

7. Aplicar adequadamente as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender contrastes no desenvolvimento sustentável.

CAPACIDADES

1. Relacionar favoravelmente as condições meteorológicas extremas com os riscos e a ocorrência de catástrofes naturais.

ácidas, efeito de estufa, rarefação da camada do ozono, desflorestação, poluição da hidrosfera, degradação do solo, desertificação).

6. Identificar de forma incompetente soluções técnico-científicas que contribuam para reduzir o impacte ambiental das atividades humanas (ex.: rearborização, utilização de produtos biodegradáveis, energias renováveis; 3Rs, etc.)

7. .Aplicar de forma parca as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender contrastes no desenvolvimento sustentável.

CAPACIDADES

1. Relacionar de forma insatisfatória as condições meteorológicas extremas com os riscos e a ocorrência de catástrofes naturais.

(7)

possibilidade de ocorrência de riscos naturais. Investigar problemas ambientais concretos a nível local, nacional e internacional.

3. Identificar de maneira excelente situações concretas de

complementaridade e

interdependência entre lugares, regiões ou países na resolução de problemas ambientais.

4. Apresentar com excelente qualidade soluções para conciliar o crescimento económico, o desenvolvimento humano e o equilíbrio ambiental.

5. Consciencializar-se para a necessidade de adotar medidas coletivas e individuais, no sentido de preservar o património natural, incrementar a resiliência e fomentar o desenvolvimento sustentável, cumprindo os sus deveres.

.

2. Relacionar adequadamente características do meio com a possibilidade de ocorrência de riscos naturais. Investigar problemas ambientais concretos a nível local, nacional e internacional.

3. Identificar regularmente situações concretas de complementaridade e interdependência entre lugares, regiões ou países na resolução de problemas ambientais.

4. Apresentar regularmente soluções para conciliar o crescimento económico, o desenvolvimento humano e o equilíbrio ambiental.

5. Consciencializar-se para a necessidade de adotar medidas coletivas e individuais, no sentido de preservar o património natural, incrementar a resiliência e fomentar o desenvolvimento sustentável, cumprindo os sus deveres.

ATITUDES

2. Relacionar características do meio com a possibilidade de ocorrência de riscos naturais.

3. Investigar problemas ambientais concretos a nível local, nacional e internacional.

4. Identificar situações concretas de

complementaridade e

interdependência entre lugares, regiões ou países na resolução de problemas ambientais.

5. Apresentar soluções para conciliar o crescimento económico, o desenvolvimento humano e o equilíbrio ambiental.

6. Consciencializar-se para a necessidade de adotar medidas coletivas e individuais, no sentido de preservar o património natural, incrementar a resiliência e fomentar o desenvolvimento sustentável cumprindo os seus deveres de cidadão.

(8)

ATITUDES

1. Relatar situações concretas de complementaridade e interdependência entre regiões, países ou lugares na gestão de recursos hídricos e na resposta a catástrofes naturais.

2. Participar de forma ativa em campanhas de sensibilização da comunidade para as medidas de prevenção e mitigação relacionadas com os riscos naturais.

3. Participar e/ou desenvolver campanhas de sensibilização ambiental tendo em vista transformar os cidadãos em participantes ativos na proteção dos valores da paisagem, do património e do ambiente, com muita qualidade

1. Relatar situações concretas de

complementaridade e

interdependência entre regiões, países ou lugares na gestão de recursos hídricos e na resposta a catástrofes naturais de forma adequada.

2. Participar de forma ativa em campanhas de sensibilização da comunidade para as medidas de prevenção e mitigação relacionadas com os riscos naturais, de forma regular.

3. Participar e/ou desenvolver campanhas de sensibilização ambiental tendo em vista transformar os cidadãos em participantes ativos na proteção dos valores da paisagem, do património e do ambiente, cumprindo os seus deveres.

ATITUDES

1. Relatar situações concretas de

complementaridade e

interdependência entre regiões, países ou lugares na gestão de recursos hídricos e na resposta a catástrofes naturais, de forma inadequada.

2. Não participa em campanhas de sensibilização da comunidade para as medidas de prevenção e mitigação relacionadas com os riscos naturais.

3. Não participa e/ou desenvolve campanhas de sensibilização ambiental tendo em vista transformar os cidadãos em participantes ativos na proteção dos valores da paisagem, do património e do ambiente.

− Fichas de avaliação de conhecimentos

− Trabalhos individuais/trabalhos grupo e TPC (guiões de trabalho, construção de modelos, elaboração de apresentações, de mapas e plantas)

(9)

Instrumentos de avaliação

− Grelhas de registo (oralidade, materiais (posse e organização)

Sistema de Ponderação

Fichas de avaliação de conhecimentos

50 %

Outros trabalhos escritos em grupo ou individuais (TPC, guiões de trabalho, construção de modelos, elaboração de apresentações, de mapas e plantas)

30%

Intervenção oral 20%

Uma vez que a avaliação é contínua, dever-se-á considerar, em cada período, a média de todas as testagens e observações efetuadas até ao momento da avaliação, aplicando as percentagens definidas para cada tipo de produção. Assim, no 1º período ter-se-á em conta o que aluno produziu até ao final desse período; para a classificação 2º período consideram-se todos os elementos desde o início do ano letivo até esse momento. No terceiro período a classificação final baseia-se em todos os elementos recolhidos durante todo o ano.

Referências

Documentos relacionados

PRESIDENTE (Deputado Ricardo Izar) – Eu peço silêncio, por favor. DEPUTADO ROBERTO JEFFERSON – Olhe para mim, olhe para mim, por favor. DEPUTADO CHICO ALENCAR – Estou

Passo 05: Novamente, selecione a ferramenta Interse¸ c˜ ao de Dois Objetos e encontre o ponto que est´ a na perpendicular, criada no passo anterior, e no segmento AB.. Passo

O leite de soja em pó submetido previamente a homogeneização de 5.000 psi, apresentou melhores absorção de água, absorção de gordura, índice de dispersibilidade de

A velocidade não deve exceder o máximo na entrada e saída do filtro, na condição da máxima vazão com mínima pressão de operação a montante, especificadas em 4.1... 5.2 VÁLVULA

No turismo hoje é verificado qual o número de turistas que São Paulo tem, mas devido as pesquisas de turismo em todo o mundo não serem precisas, o que temos, são pesquisas mais ou

O coeficiente de contração pode ser determinado pela medida direta das dimensões da seção contraída ou pela relação dos coeficientes de vazão e velocidade... 31 2.5

a) A concessão de medida liminar, inaudita altera pars, para que se determine ao Presidente da Câmara dos Deputados que se que se abstenha de incluir em Ordem do Dia

Já o caso da mochila linear, ou seja, aquele em que as variáveis são contínuas, pode ser solucionado de modo extremamente eficiente, em O (n), onde n repre- senta o número de