• Nenhum resultado encontrado

MANIFESTO ELEITORAL UNIÃO DAS FREGUESIAS DE OEIRAS, PAÇO DE ARCOS E CAXIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MANIFESTO ELEITORAL UNIÃO DAS FREGUESIAS DE OEIRAS, PAÇO DE ARCOS E CAXIAS"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

MANIFESTO ELEITORAL

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE OEIRAS, PAÇO DE ARCOS E CAXIAS

isaltino2021.pt

INOVAR OEIRAS PAÇO ARCOS CAXIAS

Madalena Castro

(2)

Caro(a) amigo(a),

O movimento “Isaltino – Inovar Oeiras” representa a ambição de termos um Novo Ciclo de Desenvolvimento, em Oeiras. Nos últimos meses, milhares de oeirenses subscreveram as nossas listas de forma livre e independente. Move-nos apenas a vontade de servir Oeiras e o Seu Povo. Aprofundar a comunidade justa e solidária em que nos tornámos, e garantir mais prosperidade e mais coesão social.

Neste mandato que agora termina, aprofundámos o investimento em educação, garantindo que as nossas crianças e os nossos jovens tenham possibilidade de libertar o seu talento, independentemente da sua origem social. No próximo mandato iremos ainda mais longe, continuando a recuperar as escolas do Concelho e apoiando as famílias, das creches até à universidade, generalizando o acesso ao ensino superior.

Cuidámos dos nossos seniores, garantindo atividade e saúde. Estão em curso os projetos para novas residências seniores e lares da 3ª idade, permitindo dignidade a todos os membros da nossa comunidade.

Na mobilidade, depois da aposta que realizámos no regresso do Combus e na mobilidade suave (ciclovias e eixo verde e azul) será alargada, no âmbito do concurso da Área Metropolitana de Lisboa, a rede de transportes públicos de Oeiras, permitindo um nível de serviço com acréscimo de 38%. Também na mobilidade, destaque para a rede de carregamento para veículos elétricos (de zero carregadores no início do mandato, para termos a maior rede de carregadores rápidos e ultrarrápidos da Península Ibérica), que iremos aprofundar, para, em articulação com as outras formas de mobilidade, potenciarmos a descarbonização (articulada com a aposta nos espaços verdes) e a transição energética.

No estacionamento, depois de neste mandato termos criado mais de 1000 novos lugares, estão lançados os concursos para novos parques de estacionamento, que na sua totalidade criarão 1500 novos lugares no Concelho.

Na habitação, continuaremos a nossa aposta em possibilitar que cada família tenha na sua casa, o seu castelo. Criaremos 1500 novos fogos de renda acessível, indo ao encontro das necessidades da população; quer para as classes médias, que têm hoje dificuldade em encontrar uma casa aos preços de mercado, quer para os jovens

Isaltino Morais

Candidato à Presidência da Câmara Municipal

(3)

casais e famílias oeirenses que querem continuar a viver na sua terra. Paralelamente, serão construídos 500 fogos destinados a famílias carenciadas do Concelho.

Todas estas apostas são em Oeiras uma realidade de há muito, fazemo-las em respeito pela sustentabilidade (ambiental, social e económica) e pelo nosso futuro comum, preparando a nossa comunidade para a adaptação às alterações climáticas.

Por essa mesma razão, e independentemente de Oeiras ser, já hoje, o Concelho mais verde da Área Metropolitana de Lisboa, iremos reforçar o investimento nos espaços verdes, um pouco por todo o Concelho. Nesta área, haverá uma particular aposta em três grandes polos: Serra de Carnaxide, Parque Temático e Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal e Mosteiro e Quinta da Cartuxa. Esta aposta continuada em sermos o Concelho mais verde da nossa região é essencial para Oeiras continuar a superar as metas de descarbonização, como vem fazendo.

As Freguesias e Uniões de Freguesias devem ser parceiros de enorme relevância para a Câmara Municipal, assumindo um papel de complementaridade, com o seu conhecimento mais próximo da realidade e das necessidades das populações. Por essa mesma razão, os manifestos das Freguesias são também o meu programa. São o nosso compromisso. De todos, Câmara e Freguesias, do movimento “Isaltino – Inovar Oeiras”.

Fruto da experiência que vimos adquirindo, creio haver condições para aprofundar as competências das Freguesias. Da parte da Câmara Municipal, as Freguesias terão as competências que a Sua liderança entender poder executar, assumindo particular importância que haja, entre Freguesias e Câmara, uma verdadeira comunhão de entendimento e de visão para a comunidade.

Sei que a candidata Madalena Castro, juntamente com a equipa que a acompanha, está imbuída deste espírito de colaboração e empenhada em Inovar a União das Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias.

Juntos, vamos Inovar.

Um abraço amigo, Isaltino

(4)

Caras(os) Residentes de Oeiras e São Julião, Paço de Arcos e Caxias,

A nossa candidatura à União de Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (UFOPAC), visa renovar o mandato em curso e resulta da associação à Candidatura de Isaltino Morais como independente à Câmara Municipal de Oeiras numa perspetiva de colaboração e complementaridade com a estratégia de desenvolvimento para o Município.

O apoio de muitos cidadãos que, em poucos dias, subscreveram a lista do movimento INOVAR à União de Freguesias, legitimando a candidatura, deram-nos a certeza de reconhecimento do nosso trabalho.

Essa é a grande vitória do poder local e o que nos motiva a dar continuidade ao serviço público. Somos o poder mais próximo das populações.

Conhecemos a realidade do território, das pessoas e suas necessidades e aspirações.

O surgimento da pandemia COVID-19 marcou profundamente o mundo, a vida de todos nós e as nossas prioridades foram alteradas. A economia dos tempos futuros continuará a sofrer impactos negativos, resultantes da emergência de saúde pública com reflexos na nossa comunidade.

Esta circunstância faz com que a Junta de Freguesia tenha de ter especial cuidado, sensibilidade e atenção ao surgimento de situações de carência económica e consequentes efeitos nas famílias.

Queremos continuar a servir a comunidade, numa perspetiva de inclusão e coesão social. Estabelecemos relações com os bairros, com as associações e com as pessoas.

Madalena Castro

Candidata à Presidência da União das

Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias

(5)

INOVAR OEIRAS PAÇO DE ARCOS CAXIAS IN-OV

O nosso Manifesto Eleitoral integra os objetivos desta candidatura, em diálogo com a Câmara Municipal, as Instituições, os Clubes, as Coletividades, as Associações e os Cidadãos.

No futuro, pretendemos aprofundar as nossas competências, particularmente a articulação com a Câmara Municipal para mais e melhor habitação, melhor mobilidade, mais sustentabilidade ambiental, mais emprego, mais segurança, mais educação, mais cultura, mais coesão social. Em síntese, mais qualidade de vida que nos permita ser mais felizes.

Fazemos parte desta população vibrante. É com empenho e dedicação que nos disponibilizamos para servir o interesse público e partilhar valores estruturantes desta comunidade em que vivemos.

Agradeço a confiança de todos e o apelo de muitos fregueses e instituições para que o trabalho prossiga.

JUNTOS, faremos mais e melhor.

Madalena Castro

(6)

AÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Ao nível das competências próprias da Junta de Freguesia, pretendemos continuar a desenvolver e ampliar o nosso trabalho ao nível social. As dificuldades económicas resultantes do impacto da pandemia afetaram negativamente muitas pessoas e famílias, podendo esta situação agravar- -se no futuro a curto prazo. O nosso objetivo é que ninguém passe grandes dificuldades na sua vida quotidiana. Faremos tudo ao nosso alcance para prosseguir com este objetivo.

Sabemos que a intervenção social deverá ter um carácter multidimensional, com enfoque em diferentes áreas, designadamente, na educação, saúde, emprego e formação profissional e nos apoios diretos à vida quotidiana.

Sabemos que temos uma população envelhecida. Ao nível do apoio a pessoas isoladas e particularmente dos idosos com problemas de demência, temos que construir soluções eficazes de proximidade, em parceria com a Câmara Municipal.

Vamos intensificar as relações com as Instituições Particulares de Solidariedade Social na nossa União de Freguesias, possibilitando sinergias no que se refere ao planeamento, apoio e execução das respostas focadas nas necessidades concretas da vida das pessoas.

Pretendemos INOVAR, estudando a implementação de:

• Escola de Cuidadores – para responder aos desafios do envelhecimento da população, bem como da capacitação das pessoas para os novos e exigentes desafios da longevidade e para a prestação dos cuidados a pessoas dependentes, com especial enfoque nas demências. Trata-se de um programa composto por um Encontro Anual, reunindo profissionais de diferentes áreas e dirigido a vários destinatários;

• Cooperação com a AERLIS e Centro Qualifica de Paço de Arcos – para, em articulação com o Gabinete de Inserção Profissional de Caxias, encaminhar Fregueses que pretendam certificação e/ou revalidação de

(7)

competências formativas, que potenciem a procura ativa de emprego e inserção no mercado de trabalho;

• Criação de Grupo para a Formação – com enfoque na Informática Sénior, para promoção do envelhecimento ativo e aquisição de novas competências;

• Instituições Privadas de Solidariedade Social – manter o apoio a estas entidades na construção dos equilíbrios sociais que todos pretendemos.

AMBIENTE

A construção de um ambiente saudável e sustentável sempre foi uma preocupação do nosso Município. Temos os melhores jardins em espaço urbano do País, excelente qualidade da água das nossas praias, boa qualidade do ar e da água potável, ribeiras cada vez mais limpas onde a fauna e a flora prosperam. Mas a partir da União de Freguesias podemos fazer mais:

• Promover, em colaboração com a CMO, iniciativas de sensibilização dos donos de animais de companhia para a recolha dos dejetos e o uso correto do espaço público;

• Alertar os serviços municipais para a correta preservação dos espaços verdes, para que permaneçam limpos e isentos de infestantes;

• Fomentar a recuperação/requalificação dos sistemas de rega, tornando- os mais eficazes, com controladores remotos;

• Tempestiva recolha de Resíduos Sólidos Urbanos;

• Garantir, nos espaços escolares, zonas verdes mais limpas e mais arborizadas;

• Promover, junto da Câmara, a construção de bacias de retenção para prevenção de cheias nas épocas das chuvas.

(8)

EDUCAÇÃO

O desenvolvimento e empoderamento das pessoas tem início na formação e educação. A nossa estratégia foca-se na colaboração com a Câmara Municipal, nomeadamente:

• Manutenção e requalificação do Parque Escolar - Vamos continuar a intervir nas escolas, em colaboração com os serviços da Câmara Municipal, Direções de Agrupamentos e Associações de Pais e Encarregados de Educação. As boas condições das escolas são fundamentais para a motivação profissional e o sucesso escolar.

Vamos acompanhar as grandes obras de requalificação da EB António Rebelo de Andrade, EB Manuel Beça Múrias, EB de S. Julião da Barra, EBI de S. Bruno, EB Anselmo de Oliveira e Pavilhão da EB Joaquim de Barros;

• Incentivo à implementação de Salas de Estudo – Particularmente nos empreendimentos de habitação municipal, abrangendo os diferentes níveis de ensino;

• Mais sucesso escolar – Vamos colaborar em medidas que sejam promotoras do incremento sucesso escolar;

• Mais Creche e Pré-Escolar – Vamos colaborar no alargamento das vagas de Creche e Pré-Escolar, nas IPSS e na rede pública;

• Formação para fregueses e famílias – queremos dinamizar ações de formação, através de parcerias com entidades da Comissão Social da União de Freguesias (CSUF), nos domínios da Saúde e bem-estar, Gestão do orçamento familiar, Primeiros Socorros, Preenchimento de documentos (IRS, CV, etc.), Sensibilização ambiental.

(9)

DESPORTO

Entendemos a atividade física e o desporto como indispensáveis à saúde, à formação e ao equilíbrio do ser humano. Assim, pretendemos:

• Apoiar os Clubes e Associações Desportivas para a dinamização e inclusão de jovens na prática e formação desportiva;

• Colaborar com os Jogos de Oeiras através da mobilização de participantes;

• Dar continuidade à manutenção e requalificação de equipamentos desportivos, sempre que se justifique e em parceria com o Município;

• Também em parceria com a Câmara Municipal, promover a instalação de equipamentos fitness no espaço público;

• Em parceria com outras entidades, colaborar no acolhimento de eventos desportivos nacionais e internacionais.

CULTURA

Neste âmbito, pretendemos principalmente continuar a apoiar os agentes culturais com reconhecido trabalho e também:

• Colaborar com o Município na promoção da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultural em 2027;

• Estabelecer parcerias com associações culturais para promoção de iniciativas diversas;

• Preservar as tradições culturais das diferentes Freguesias apoiando as instituições;

• Promoção do diálogo intercultural, da cidadania ativa e da aprendizagem nas artes;

(10)

• Dar continuidade ao acesso a espetáculos e concertos;

• Continuar a organizar as Festas do Nº. Sr. Jesus dos Navegantes, em Paço de Arcos e as Festas de Nª. Srª. das Dores, em Caxias

• Promover arte urbana em locais adequados.

MOBILIDADE, TRANSPORTES E ESPAÇO PÚBLICO

Uma das dificuldades da nossa terra é a mobilidade, particularmente a disponibilização de transporte público. Muitos obstáculos foram ultrapassados no último mandato, particularmente na criação de ciclovias, de passeios confortáveis para as pessoas, da reativação do COMBUS, ou da criação do Valley Shutle. Contudo, muito há ainda a fazer.

Dentro das nossas competências e em colaboração com a Câmara Municipal, vamos procurar garantir:

• Mais Transporte Público;

• Mais estacionamento, privilegiando os residentes;

• Zonas pedonais mais confortáveis ao peão e de fácil conservação;

• Melhorar a circulação no Concelho, criando novas ligações;

• Continuidade da construção de ciclovias.

(11)

EQUIPAMENTOS E INTERVENÇÕES ESTRATÉGICAS DA RESPONSABILIDADE DA CÂMARA MUNICIPAL

A nossa União de Freguesias vai assistir ao surgimento de novos equipamentos estratégicos, bem como intervenções de grande relevância, promovidos pela Câmara Municipal, cujo desenvolvimento acompanharemos com proximidade, nomeadamente:

MOBILIDADE SUAVE

• Ciclovia da Estrada da Medrosa, entre a praia da Torre e a estação de Oeiras;

• Sistema de bike sharing na ciclovia empresarial;

• Requalificação da ciclovia existente na Alameda Conde de Oeiras;

• Disponibilização de estacionadores de bicicletas junto aos estabelecimentos de ensino, interfaces de transportes, parques empresariais, zonas comerciais e praias;

• Atribuição de incentivos para aquisição de bicicleta própria;

• Oficinas self service para bicicletas.

VIAS

• Via Longitudinal Sul - Troço Laje/Cacilhas;

• Via Longitudinal Sul - Troço Murganhal/Cidade do Futebol;

• Ligação Santo Amaro/Paço de Arcos (a Sul da linha férrea);

• Desnivelamento da Avenida Marginal (solução em túnel em frente à Praia de Santo Amaro, permitindo a eliminação da atual barreira física, o prolongamento do jardim de Oeiras e a sua ligação ao Passeio Marítimo);

(12)

• Implementação de duas rotundas na Avenida Marginal, no Forte da Giribita, em Caxias, e na Praia da Torre, em Oeiras;

• Ligação da estrada de Oeiras a Avenida da República, em Oeiras.

ESTACIONAMENTO

• Estacionamento no terminal rodoviário de Paço de Arcos;

• Estacionamento no Largo Leonor Faria Gomes, em Paço de Arcos;

• Estacionamento na Escola Náutica, em Paço de Arcos;

• Estacionamento na Tapada do Mocho, em Paço de Arcos;

• Estacionamento na Estrada do Murganhal, em Caxias;

• Estacionamento na Quinta das Palmeiras, em Oeiras;

• Estacionamento público no novo edifício sede do Município de Oeiras.

TRANSPORTES

• Novo operador de transportes / Concurso AML;

• Aumento de 38% dos serviços (novas carreiras, aumento da frequência e aumento horário);

• Passes sociais - cofinanciamento de aproximadamente 3.000.000€/ano;

• SATUO - Alteração do paradigma, circulação de autocarros elétricos em sítio próprio (BRT - Bus Rapid Transit), dando continuidade à ligação ao Lagoas Park, Tagus Park e ao Concelho de Sintra;

• Garantir sistemas de informação eficazes, para os utilizadores do COMBUS, bem como melhores condições de conforto nas respectivas paragens;

• Melhorar a articulação do combus entre as freguesias.

(13)

ESPAÇO PÚBLICO

• Requalificação da Praça Guilherme Gomes Fernandes, em Paço de Arcos;

• Requalificação do Largo Alves Redol, em Caxias;

• Requalificação do Largo 5 de Outubro, em Oeiras;

• Requalificação da Alameda do Alto da Barra, em Oeiras;

• Realização das infraestruturas no Bairro do Marchante, em Caxias.

PATRIMÓNIO

• Reabilitação do edifício da Quinta dos 7 Castelos - residência para cientistas;

• Reabilitação da Cascata Monumental da Quinta Real de Caxias e de todo o património da quinta;

EDUCAÇÃO

• Requalificação da EB António Rebelo de Andrade, EB Manuel Beça Múrias, EB de São Julião da Barra, EBI de São Bruno, EB Anselmo de Oliveira e do Pavilhão EB Joaquim de Barros.

AMBIENTE

• Plantação de 34.000 árvores por todo o concelho;

• Instalação de um Ecocentro Móvel para deposição de resíduos especiais;

• Disponibilização de equipamento para deposição de resíduos orgânicos;

• Continuação da implementação do Plano de instalação de equipamentos enterrados;

• Requalificação da Estufa Fria, no Jardim Municipal de Oeiras;

(14)

• Criação de percursos naturalizados, de um novo viveiro municipal e de um grande mercado biológico no Parque temático da Quinta de Recreio Marquês de Pombal;

• Instalação de equipamentos infantis e fitness nas praias e área envolvente;

• Criação de um jardim sensorial na Quinta Real de Caxias.

HABITAÇÃO JOVEM

• Construção de 5 fogos na Rua Heliodoro Salgado, em Oeiras;

• Construção de 5 fogos na Avenida Patrão Joaquim Lopes, em Paço de Arcos;

• Disponibilização de 32 fogos, na Travessa da Vila Longa, em Paço de Arcos.

MOBILIÁRIO URBANO

• Substituição e requalificação de mobiliário urbano;

• Substituição e modernização dos parques infantis e equipamentos fitness de todo o Concelho;

• Instalação, substituição e modernização de abrigos de autocarros;

• Instalação de novos bebedouros públicos para pessoas e animais domésticos.

(15)

EQUIPAMENTOS ESTRATÉGICOS

• Novo edifício sede do Município de Oeiras;

• Centro de Congressos;

• Continuidade de construção do Passeio Marítimo - troço Paço de Arcos/

Caxias;

• Mosteiro da Cartuxa, novo Centro de Arte Contemporânea, no contexto da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027;

• Parque temático da Quinta de Recreio Marquês de Pombal. Reabilitação da Casa da Pesca, Cascata do Taveira, Cascata Fonte de Ouro, Casa do Bicho da Seda e Pombal;

• Construção do centro de ciência e interpretação ambiental da água - templo da água;

• Construção do centro de artes marciais e reservatório de água no alto dos agudinhos, em Caxias;

• Parque Urbano das Fontaínhas, entre a praia de Santo Amaro e a Praia de Paço de Arcos;

• Praça Verney (traseiras da galeria Verney) - em curso estudo de requalificação urbana que prevê uma praça, comércio, serviços, assembleia municipal e estacionamento subterrâneo.

(16)

CANDIDATOS

ASSEMBLEIA DA UNIÃO DAS FREGUESIAS

DE OEIRAS, PAÇO DE ARCOS E CAXIAS

(17)

ASSEMBLEIA DA UNIÃO DAS FREGUESIAS

DE OEIRAS, PAÇO DE ARCOS E CAXIAS

(18)

ASSEMBLEIA DA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE OEIRAS, PAÇO DE ARCOS E CAXIAS

CANDIDATOS

(19)

ASSEMBLEIA DA UNIÃO DAS FREGUESIAS

DE OEIRAS, PAÇO DE ARCOS E CAXIAS

(20)

Isaltino2021 Inovar-Oeiras-Paço-de-Arcos-Caxias

BOLETIM DE VOTO

INOVAR OEIRAS PAÇO DE ARCOS CAXIAS IN-OV

Freguesia: União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias Concelho de Oeiras

Votar ISALTINO é votar INOVAR,

no último quadradinho do boletim de voto:

INOVAR É ISALTINO!

Referências

Documentos relacionados

2 - Apreciação Global das Unidades Curriculares (Inquéritos a alunos e relatórios dos responsáveis das UC) 2.1 - Síntese dos resultados da apreciação global das UC

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Porém, as vazões da ressurgência foram significativamente superiores a do sumidouro sendo este aumento justificado pela infiltração de águas meteóricas através do maciço rochoso

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Tomando como base a figura abaixo, estabeleça para a sua organização cinco objetivos de negócio e determine os processos e recursos de TI, e processos de negócios e informações

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança