• Nenhum resultado encontrado

S ujeitos S. ujeitos. 9º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "S ujeitos S. ujeitos. 9º ano"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)S. tipos de. s o t i e uj º 9. ano. S.

(2) Antes. de. devemos. falarmos entender. do um. SUJEITO pouco. propriamente. mais. sobre. a. dito,. área. da. gramática que estuda o comportamento desses termos.. A essa área damos o nome de SINTAXE e ela é a responsável pelos estudos da relações que os termos estabalecem dentro das orações.. Mais. a. frente,. essa. noção. ficará. ainda. mais. clara.. Então vamos nessa conhecer o nosso herói de hoje...o SUJEITO!. S.

(3) Sintaticamente, temos que nas orações em que está presente, o SUJEITO é o termo que estabelece CONCORDÂNCIA com o verbo. (Nicola e Infante). Além disso, o SUJEITO é, também, um. sintagma. S. nominal NÃO regido por preposíção.. Vejamos alguns exemplos:. ¹. Exemplo. : Os heróis se unem para combater o mal.. ². Exemplo. SUJ. : Lutaram naquela batalha muitos heróis. SUJ.

(4) Quanto a localização do SUJEITO na frase, temos que: a sua posição na ordem direta e lógica do enunciado é à esquerda do verbo (Cunha e Cintra, 2017). Essa posição também é chamada de pré-verbal.. ¹. Vejamos novamente o exemplo. em que o SUJEITO. S. está na posição pré-verbal:. Os heróis se unem para combater o mal. SUJ. Entretanto podemos encontrar o SUJEITO também. ². na posição pós-verbal, como no exemplo. :. Lutaram naquela batalha muitos heróis. SUJ.

(5) Os SUJEITOS podem ser divididos em dois grupos: os determinados. e. os. indeterminados.. Esses. grupos,. por. DETERMINADOS. em. sua vez, podem ser subdivididos.. Podemos três. dividir. tipos:. os. simples,. SUJEITOS composto. ou. desinencial.. E. os. INDETERMINADOS em dois tipos, a partir de como a indeterminação. é. estruturada.. Há. também. as. ORAÇÕES SEM SUJEITO.. Nesta. aula,. entretanto,. trataremos. apenas. dos. três. tipos de SUJEITOS DETERMINADOS e de um dos tipos de SUJEITOS INDETERMINADOS.. S.

(6) 4. 1 - Determinados Os. SUJEITOS. identificados. DETERMINADOS pela. são. concordância,. aqueles. podemos. subdividí-los em três categorias:. Sujeito COMPOSTO. Sujeito simples S.S. S.C. Sujeito DESINENCIAL S.d.

(7) O SUJEITO SIMPLES é aquele que possui apenas um núcleo.. ¹. Exemplo. : "O Quarteto Fantástico criou a Fundação Futuro. para cuidar dos pequenos prodígios da humanidade".. Sujeito simples: O Quarteto Fantástico.. S.S. Núcleo do sujeito: Quarteto.. ². Exemplo. :. "Os. X-Men. encontraram. Xavier sua figura paterna".. Sujeito simples: Os X-Men. Núcleo do sujeito: X-Men.. no. professor.

(8) O. SUJEITO. COMPOSTO. é. aquele. que. possui dois ou mais núcleos.. Vejamos alguns exemplos:. Exemplo. ¹. : A Capitã Marvel e a Viúva Negra. são grandes heroínas. Sujeito Composto: A Capitã Marvel e a Viúva Negra. Núcleos do sujeito: Capitã Marvel e Viúva Negra.. Exemplo. ². : O Pantera Negra e o Homem-Aranha. fazem parte do universo da Marvel. Sujeito Composto: O Pantera Negra e Homem-Aranha. Núcleos do sujeito: Pantera Negra e Homem-Aranha.. S.C.

(9) O. SUJEITO. conseguimos. DESINENCIAL identificar. é. aquele. através. que da. desinência verbal.. Vejamos alguns exemplos:. Exemplo. ¹. : Adorei o último filme dos Vingadores.. Sujeito Desinencial: Eu.. Exemplo. ². : Encontramos os novos quadrinhos do. Superman. Sujeito Desinencial: Nós.. S.d.

(10) 4. 2 - Indeterminados Os SUJEITOS INDETERMINADOS acontecem quando não se pode ou não se quer identificar. a quem ou a que se refere o. predicado.. Vejamos alguns exemplos:. S.?. ¹. Exemplo. : Dizem que ser super-herói é superar. todas as dificuldades.. ². Exemplo. Como. : Ainda se compra muitos quadrinhos.. dito. anteriormente,. nesta. aula. trataremos. apenas da primeira forma de indeterminar o SUJEITO..

(11) Para. indeterminar. o. SUJEITO. dessa. maneira. é. necessário usar um verbo na terceira pessoa do plural sem referência anterior. Vejamos alguns exemplos:. ¹. Exemplo. : Anunciaram um novo herói durante a. última entrevista.. Exemplo. Exemplo. ² ³. : Atacaram a base inimiga rapidamente.. : Lotaram os cinemas para assistir o. novo filme.. S.?.

(12) vs com verbo na 3ª do plural A. desinência. verbal. O verbo sempre está na. modifica para concordar. terceira. com o sujeito.. plural.. pessoa. do. S.?. S.d. Em. textos,. recuperar. é. por. possível meio. referências anteriores.. de. Não é possível encontrar referências anteriores..

(13) Vamos. testas. os. conhecimentos. que. você. adquiriu sobre os TIPOS DE SUJEITOS?. Atividade 1:. https://learningapps.org/watch?v=p303hk3it21. Atividade 2:. https://learningapps.org/watch?v=p0df8xh9j21. S.

(14) S. Sujeito Desinencial: Nós.. Sujeito Simples: Você..

(15)

Referências

Documentos relacionados

O primeiro ponto a ser ressaltado, é que o factoring, por ser um mecanismo de iniciativa privada, caracteriza-se como um apoio a mais, totalmente independente do governo, que

O melhor a fazer, segundo especialistas  que já estão testando o sistema é procurar entender o eSocial agora e não deixar o problema para depois. Quando estiver em pleno

Mais do que uma abordagem às opções políticas de Blair, o livro de John Dickie é sobretudo uma análise dos meandros onde é formulada a política externa do

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

RODOLFO – Júlia, dizer quando eu não saberia porque acredito que sempre fui apaixonado por você?. Não tenho receio de dizer que você sempre foi a mulher da

(Uma casa vazia, as paredes com um papel de parede importado, muito clássico e caro, mostrando toda a opulência do local a anos atrás, atualmente a velhice do papel

• Os projetistas precisam criar para Android e suas aplicações estão prontas para ser portadas a diferentes dispositivos que são suportados pela

Visto que a formulação em álgebra de Grassmann da teoria quântica de muitas partículas em temperatura finita é uma ferramenta bastante poderosa e que permite desenvolver