• Nenhum resultado encontrado

Itinerário da viagem. Grécia, 12 Dias Ao seu gosto de carro Percurso do Peloponeso nas Ilhas do Mar Egeu

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Itinerário da viagem. Grécia, 12 Dias Ao seu gosto de carro Percurso do Peloponeso nas Ilhas do Mar Egeu"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Grécia: Percurso do Peloponeso nas Ilhas do Mar Egeu

Grécia, 12 Dias · Ao seu gosto de carro

Percurso do Peloponeso nas Ilhas do Mar Egeu

Uma das regiões históricas mais importantes da Europa, a península do Peloponeso, surpreende o visitante com um legado monumental e artístico inesquecível e inédito. A "Ilha de Pélope", batizada em homenagem ao herói mitológico grego que conquistou toda a região, alberga locais fundamentais para entender não apenas a cultura grega, mas também a civilização ocidental, muitos deles catalogados como Património da Humanidade pela UNESCO. Graças a esta fabulosa rota, pode descobrir em primeira mão as maravilhas que albergam os míticos enclaves do

Peloponeso, como o Olympia, o centro religioso da Antiguidade e o local dos primeiros Jogos Olímpicos; a cidade de Esparta, uma das duas cidades-Estado hegemónicas durante o período clássico; e a estação arqueológica de Micenas, uma cidade que deu nome ao período da história grega entre 1600 e 1100 a.C, a época micénica. E, embora o Peloponeso seja o prato principal da viagem, naturalmente não será o único. De facto, a Rota começa na imponente capital grega de Atenas, um autêntico museu ao ar livre, e também percorre a região de Delfos, o local do mítico Oráculo que previa o futuro, e Metéora, famosa pelos seus mosteiros suspensos, legados da Idade Média quando a região era conhecida como Morea (pela sua forma de folha de amoreira). E se isto não bastasse, para sobremesa alguns dias de relaxamento, ou de festa, nas praias intermináveis deste paraíso do mar Egeu chamado Míconos, um destino que vive por e para o turismo. E vai poder até visitar, entre banhos de sol e mergulhos, uma das quatro estações arqueológicas mais importantes do país helénico, na ilha vizinha de Delos! Porque na Grécia é impossível escapar aos seus milénios de história... Não quer aproveitar?

Datas de Partida_ Partidas de maio 2022 Até abril 2023 desde_ Lisboa

ARQUEOLÓGICOS CULTURAIS

Itinerário da viagem

(2)

DIA 1 · CIDADE DE ORIGEM - ATENAS

Saída do voo da cidade de origem até Atenas. Chegada e recolha do carro alugado. Bem-vindo ao berço da civilização! Quando visitar a cidade vai ter a sensação de que está a ler um livro de história, pois cada recanto tem séculos de existência. Desde já avisámo-lo de que deverá ser paciente, pois na maioria dos monumentos é normal haver filas. Uma das opções será adquirir os bilhetes previamente ou comprar os pacotes de bilhetes de vários monumentos, que são vendidos em conjunto. Começamos a visita a descobrir a sua incrível Acrópole, um dos monumentos históricos mais importantes do mundo. Declarada Património da Humanidade pela UNESCO, foi nomeada como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. Olhar para cima e descobrir a sua imponência é algo impressionante. Este monumento foi construído durante o século V a.C. e acolhe alguns dos monumentos mais famosos de Atenas, como o Erecteion, os Propíleos e o Templo de Atena Niké, entre outros. O mais importante de todos é o Pártenon, o grande símbolo de Atenas e de toda a Grécia. É um edifício que domina o topo da Acrópole há mais de 2500 anos e é uma obra-prima da arquitetura clássica. Este templo, de estilo dórico e jónico, foi dedicado à deusa Atena, a protetora da cidade. Passeie calmamente por esta colina e deixe-se levar pela sua imaginação em cada arcada, em cada coluna e em cada templo. Consegue imaginar como era a vida neste local antes de se tornar em ruínas? Será certamente desta forma que ficará com uma imagem mais real do que elas significam. Poderá seguir nessa linha ao chegar à Ágora Antiga, situada ao lado da Acrópole e que era o local comercial, político, religioso e social da cidade. Este era o local onde eram votadas as leis, realizados julgamentos, vendidos produtos de artesanato... Foi aqui que nasceu a democracia, sendo também o local onde caminharam filósofos famosos como Sócrates ou Platão. Aqui encontra-se igualmente o Museu da Acrópole que é o mais importante do país e onde poderá observar as verdadeiras cariátides da Acrópole, colunas esculpidas com formas femininas. Para saborear os pratos típicos da gastronomia grega, recomendamos-lhe o bairro de Plaka, conhecido como "o bairro dos deuses"

devido à sua proximidade com a área arqueológica. É o bairro mais antigo e animado da cidade. A partir deste local, poderá tirar uma das fotografias mais típicas de Atenas, com a Acrópole em fundo, pois encontra-se na parte baixa da sua colina. Os restaurantes estão normalmente abertos até tarde.Por isso, pode chegar a qualquer hora para provar um dos pratos mais famosos da Grécia: a moussaka, uma espécie de lasanha com carne picada, beringela e tomate.

Alojamento em Atenas.

(3)

DIA 2 · ATENAS - MICENAS - NAUPLIA

É conveniente iniciar a sua viagem bastante cedo e aproveitar para fazer algumas visitas dentro da cidade de Atenas.

Carregue energias com um bom pequeno-almoço grego completo, à base de cereais, frutos secos, torradas e iogurte tradicional. Recomendamos que comece a visita no Teatro de Dionísio, que foi o maior teatro da Grécia Antiga. Hoje poderá contemplar alguns degraus no meio de uma colina verde aos pés da Acrópole, que recordam parte do seu antigo esplendor. Imagine as grandes tragédias representadas neste anfiteatro, como as obras de Sófocles, Eurípides e Ésquilo... Muito próximas daqui encontram-se a Ágora Romana e a Torre dos Ventos, que era utilizada como relógio público solar e hidráulico. Assim como a Biblioteca de Adriano, conhecida como a "biblioteca das cem colunas".Esta biblioteca foi mandada construir pelo Imperador Adriano, que cedeu à mesma a sua grande coleção de livros. Ele acreditava que, desta forma, ganharia o respeito dos atenienses. Atualmente é onde repousam os seus restos mortais e terá de puxar pela imaginação para imaginar a sua construção em 142 d.C. Caso ainda tenha tempo, poderá visitar o Museu Arqueológico de Atenas. Poderá encontrar aqui a maior coleção de esculturas gregas clássicas, bem como muitas antiguidades encontradas em escavações, como a máscara de Agamémnon. Deixando Atenas para trás, começaremos a viagem rumo ao Peloponeso, uma península do sul da Grécia repleta de florestas, montanhas, praias e cidades históricas como Micenas, Epidauro ou Corinto. A primeira coisa que faremos é conduzir durante uma hora em direção a oeste. Prepare-se para atravessar o famoso Canal de Corinto! Vale a pena parar e tirar uma fotografia a este canal que une o Mar Egeu e o Mar Jónico e que é atravessado, anualmente, por mais de 10 000 barcos. A cerca de quarenta minutos a sul de Corinto fica Micenas, que, segundo a mitologia, foi fundada por Perseu, filho do deus Zeus e Danae. Esta cidade era tão importante na Grécia Antiga, que deu nome ao período Micénico, o período predominante no país no segundo milénio antes de Cristo. É igualmente a cidade dos aqueus, povo que era o

protagonista da famosa obra de Homero, "A Ilíada". Durante séculos esta cidadela lendária foi uma fonte inesgotável de descobertas. Entre os seus monumentos mais importantes encontra-se a Acrópole, um recinto de muralhas tão impressionante que, segundo a mitologia grega, as suas pedras teriam sido movidas por ciclopes. Ficará atónito só de entrar pela famosa Porta dos Leões, cujas figuras com 3 metros de altura formam a escultura mais antiga da Europa.

E datam de 1250 a.C. Também é imprescindível que visite os vários túmulos reais, como o tesouro de Atreu, um túmulo circular ao qual é possível aceder através de um corredor de pedra escavado na colina. Segundo alguns arqueólogos que o estudaram, acredita-se que este poderia ser o mesmo o túmulo de Agamémnon. Muitos dos objetos recuperados durante as escavações deste local arqueológico encontram-se expostos no museu adjacente.Assim que tiver tempo, poderá sempre visitá-lo. Siga de automóvel durante cerca de 30 minutos em direção a sul, até chegar a Nauplia, antiga capital do país entre 1829 e 1834. Um local histórico ideal para uma paragem e refeição. Relativamente à parte mais antiga da cidade, é importante saber que a mesma é apenas pedonal.

Nesse caso, terá de deixar o carro nos parques de estacionamento existentes e caminhar até chegar a esta zona.

Enquanto caminha, irá observar as belas ruas com casas do estilo veneziano e com plantas e flores colocadas entre as típicas tabernas gregas.Nestas últimas, poderá provar o saboroso peixe seco. E para fazer a digestão, nada melhor do que um copo de ouzo, uma bebida típica com sabor a anis. Alojamento em Nauplia.

(4)

DIA 3 · NAUPLIA - MISTRÁ - ESPARTA

Esta cidade é conhecida como "a cidade dos quatro fortes".Este nome deriva do facto de ser possível ver quatro construções criadas para defender a cidade dos ataques. Recomendamos-lhe uma visita ao Forte de Palamidi, construído sobre um gigantesco penhasco com 220 metros de altura, pois terá umas vistas fabulosas sobre a cidade a partir daqui. Aconselhámo-lo a subir até ao forte de automóvel, caso pretenda evitar as mais de 900 escadas que dão acesso ao topo. Contudo, existem igualmente fortalezas junto ao mar. Falamos da fortificação de Bourtzi, situada numa ilhota a 300 metros da costa, tendo sido construída pelos venezianos para controlarem a zona marítima e defenderem-se dos ataques dos turcos. É possível visitá-la.No entanto, para isso, terá de comprar um dos bilhetes de barco que o levarão até ao local. Regresse à estrada e siga em direção à imortal Esparta (Sparti), a pouco menos de duas horas em direção a sul. Recomendamos-lhe uma visita prévia à antiga cidade muralhada de Mistrá (Mystrás), do século XIII, o maior centro cultural da Grécia durante a Idade Média. Localiza-se a cerca de 6 km a oeste de Esparta e alberga um importante legado monumental da época, uma herança declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1989. Inúmeras Igrejas, Mosteiros e fortes bizantinos formam a importante "Estação Arqueológica de Mistrá", embora o de maior destaque seja o mosteiro de Santa Maria Peribleptos, ou Theotokos Peribleptos.

Construído em meados do século XIV, a Igreja principal do complexo monástico conserva frescos maravilhosos que remontam aos anos compreendidos entre 1348 e 1380 e são os principais exemplos sobreviventes da última fase da pintura bizantina. Quando estiver pronto, continue até à moderna Esparta, que se ergue no mesmo local onde a antiga e histórica Esparta se situava. Não perca o Museu Arqueológico, localizado no centro da cidade; a Catedral Ortodoxa, localizada na parte sudoeste; e o túmulo de Leonidas I, ou Leonidaion, no extremo noroeste, muito próximo das ruínas da antiga polis. Se entrar pela porta sul da Acrópole, chamada Lakedaemonia, vai encontrar de imediato a Rotunda, o Teatro e o Templo de Pallas Atena, a deusa da guerra e da justiça, entre outras coisas. Se sair pela porta norte, vai descobrir os restos das primeiras muralhas da cidade, a Heroon e o Altar de Licurgo, personagem responsável pela reforma da sociedade e da constituição espartana. A leste, por sua vez, fica o Santuário Ortia Artemisa, onde fragmentos de cerâmica confirmam e testemunham a sua existência desde o século IX a.C. Esparta está localizada no coração da região agrícola do Vale do Eurotas, onde são produzidos excelentes citrinos e azeitonas. A sua proximidade do mar permite oferecer uma grande variedade de receitas à base de peixe, como salmonetes

(barbounia), pargo (fagrí), robalo (litrini) e lagosta (astakós), que quando servida com massa se torna num delicioso prato chamado "astako" makaronáda". Alojamento em Esparta.

DIA 4 · ESPARTA - OLIMPIA

Hoje o trajeto é em direção a Olimpia, a cerca de 2 horas em direção ao norte de Espanha partindo de Esparta.

Certamente que o nome lhe soa familiar. É normal, já que foi nesta cidade que foram realizados os primeiros Jogos Olímpicos há cerca de 3000 anos.Atualmente, ainda é símbolo de fraternidade entre os países de todo o mundo. Se é daqueles que não perde pitada sobre a história da Grécia, então este local é de visita obrigatória. Ainda é possível observar o estádio, com uma pista de 192 metros de comprimento, onde foi realizada a primeira competição.

Atualmente ainda se acende a tocha olímpica de quatro em quatro anos, como antigamente. Os primeiros Jogos Olímpicos foram dedicados a Zeus.Por esta razão, o Templo de Zeus se encontra situado ao lado, juntamente com a sua estátua, uma das Sete Maravilhas do mundo antigo. Poderá igualmente ver parte do atelier do escultor Fidias e o templo de Hera. Imagine os primeiros atletas olímpicos a prepararem-se para disputar a competição perante mais de quarenta mil pessoas! Não parta sem tirar primeiro uma fotografia na linha de partida. Se quiser mesmo compreender qual foi o significado de Olimpia, então o melhor será visitar o Museu Arqueológico da cidade. Aqui, poderá ver algumas das obras mais importantes da arte clássica. Graças ao seu automóvel de aluguer, poderá explorar todas as zonas circundantes de Olimpia sem pressas e ao seu ritmo. Ao volante, aguardam-no terras férteis, vales e montes salpicados de vinhas, lagos repletos de juncos e ovelhas a pastar junto deles. Uma paisagem rural inesquecível. Se quiser comer algo, passe pela avenida principal da cidade.Aqui, encontrará todo o tipo de restaurantes, onde poderá continuar a saborear novos pratos da gastronomia grega. Este é o momento de experimentar os keftedes (bolas de alho francês, grão-de-bico e tomate) e o polvo ou as lulas grelhadas. Alojamento em Olimpia.

(5)

DIA 5 · OLÍMPIA - DELFOS

Prepare-se para se despedir do Peloponeso. Deixaremos a península olímpica durante o dia de hoje para entrarmos novamente na Grécia continental. O destino da Rota de hoje será um dos mais belos e mágicos da viagem: Delfos. Ao contemplar o seu apelativo encanto, certamente que concordará com os antigos gregos que afirmavam que aqui se situava o centro do mundo. À magia que este fantástico lugar irradia deve-se acrescentar o mérito sobre a magnífica reconstrução que nele foi efetuada. De Olimpia a Delfos são 250 km, que demorarão cerca de 3 horas e meia a serem percorridos nas estradas E55 e E65. O percurso é agradável e é, na sua maioria, pela costa, o que permite desfrutar da paisagem. Este será um dos dias mais interessantes de toda a Rota.Por isso, prepare-se para o que aí vem. A primeira dica será a utilização de calçado confortável, visto que Delfos se encontra junto a uma montanha, sendo que o percurso pela sua área arqueológica possui algumas partes mais íngremes. Uma vez em Delfos, poderá adquirir um mapa ou contratar um guia que fale o seu idioma. A cidade possui lugares únicos, como o Templo de Apolo, que albergava o famoso Oráculo de Delfos no seu interior. É a origem das Pitonisas, que, no seu apogeu, reunia dezenas de sacerdotisas que adivinham - ou que pelo menos tentavam adivinhar - o futuro. Uma presença imponente é a do Teatro, muito bem conservado, que oferece vistas magníficas e possui uma capacidade para cerca de 5000 pessoas, tal como o Estádio, que chegou a ter 7000 pessoas a assistir a eventos desportivos. A visita à área arqueológica poderá demorar um dia.Por isso, aconselhamos que selecione tudo o que deseja ver e que guarde algum tempo para conhecer a parte natural de Delfos. Não é a parte mais turística da região, mas é muito interessante. Aqui se destaca, sobretudo, a parte montanhosa de Agioi Pantes, que é acessível por estrada e que oferece uma vista panorâmica de cidades litorais como Itea e Galaxidi. Estas são duas localidades a que poderá aceder facilmente com o seu

automóvel de aluguer, já que se situam na mesma baía. Saboreie a deliciosa gastronomia grega, sentado numa das suas esplanadas em frente ao mar. E não se esqueça de definir um lembrete, pois é obrigatório desfrutar de um dos bares panorâmicos de Delfos ao pôr-do-sol. Alojamento em Delfos.

(6)

DIA 6 · DELFOS - METÉORA

Nesta manhã, deixaremos Delfos rumo ao norte do país. Teremos 3 horas e meia de viagem pela frente, até chegarmos a Kalambaka, a porta de entrada na região de Metéora. Esta cidade é conhecida pelas duas dezenas de mosteiros medievais que foram construídos numa curiosa e elevada formação rochosa que protege a cidade. Ao olhar para eles, até parecem flutuar nas nuvens! Uma imagem que, só de olhar, o deixará de boca aberta, pois é difícil imaginar como terá sido possível a construção desta obra arquitetónica naquele local e naquela época. Tal

construção seria ainda mais impossível, já que sabemos que apenas se poderia aceder a esta zona através de andaimes, escadas ou com um sistema de cordas e roldanas. Um lugar único ao olhar do turista, como se fosse um sonho isolado do mundo. Algo considerado normal, se tivermos em conta que foram construídos para se protegerem dos ataques turcos. Obviamente que é um lugar de recolhimento e de meditação. Ainda antes do século X a.C., já viviam aqui eremitas nas cavidades das rochas, onde criaram pequenas salas de oração para rezarem. Talvez seja por isso que esta montanha é considerada uma pequena cidade-mosteiro desde há séculos. Destes, apenas treze mosteiros ainda permanecem de pé, sendo apenas possível visitar seis. No seu conjunto, combinam a beleza natural e a espiritualidade de forma sublime, fazendo igualmente parte da lista de Património da Humanidade da UNESCO. O maior de todos os mosteiros é o Grande Meteoro ou Mosteiro da Transfiguração. O seu interior é decorado com frescos, tapeçarias e gravuras, albergando um pequeno museu repleto de manuscritos antigos, livros e objetos de arte sacra. É igualmente o mosteiro mais alto, já que se encontra a 415 metros de altura. Para aceder a ele, é necessário atravessar um túnel escavado nas rochas! Para se chegar ao Mosteiro de Agia Triada ou da Santíssima Trindade (séc.XIV), é preciso subir cerca de 140 escadas igualmente escavadas nas rochas. Para isso é necessário estar em forma.Contudo, irá sentir-se privilegiado, pois terá vistas únicas sobre Tessália, no meio da imensidão do horizonte. No seu interior encontram-se mais monumentos, como o mosteiro de Agios Stefanos ou Santo

Estevão.Trata-se de um centro religioso de mulheres, onde é cultivada a música bizantina e a pintura hagiográfica, que reflete a história da vida dos santos. A partir do mosteiro de Roussanou terá acesso a umas vistas fabulosas sobre o vale e sobre os outros mosteiros, tal como acontece a partir do miradouro de Psaropetra. Uma paisagem repleta de penhascos majestosos, que valem a pena admirar devido à sua grande beleza. A forma mais interessante de chegar ao mosteiro é a pé, pois será apenas desta forma que passará pela pitoresca povoação de Kastrani e desfrutará das paisagens dos caminhos e das escadas esculpidas nas rochas. Deverá estar preparado e levar bastantes mantimentos, caso decida optar por este percurso, pois o percurso possui subidas e descidas íngremes antes de chegar ao destino final. (Nota. Se preferir chegar à zona dos mosteiros de forma mais confortável, então é possível fazer o percurso de carro, já que todos os mosteiros estão ligados à estrada. Apenas terá de ter em consideração que vai passar muitas horas a visitá-los e que, para além disso, cada mosteiro encerra num dia da semana diferente.Desta forma, não poderá ver o interior de todos de uma só vez. Consulte os horários antes de iniciar o itinerário. A roupa que leva também é muito importante. Tanto as mulheres como os homens deverão tapar os ombros e as pernas). Quando terminar esta visita maravilhosa e vibrante, poderá descer até Kalambaka para jantar e descansar. Alojamento em Kalambaka.

(7)

DIA 7 · METÉORA - ATENAS

Caso não tenha visto todos os mosteiros ontem, então hoje é o dia ideal para o fazer antes de regressar à capital grega. A viagem de carro entre Kalambaka e Atenas é fascinante. Se viajar no inverno, irá ver, provavelmente, os topos das montanhas do norte com bastante neve e as florestas verdes e frondosas irão acompanhá-lo durante o percurso. Planeie bem os horários para este dia, pois só a viagem até Atenas irá demorar cerca de 4 horas. De volta à capital, poderá dedicar o resto do dia a visitar os locais que considerar imprescindíveis, como a Academia de Platão ou o Parque de Nea Filadelfia. Por entre tanta história, recomendamos que passeie pelas ruas da capital grega, sobretudo pelo bairro de Monastiraki, onde é impossível perder o seu evento característico, o Flea Market. Este mercado está repleto de vendedores, tanto no interior do bairro como nas suas ruas circundantes.É o melhor lugar para comprar frutos secos, queijo e pão, caso queira fazer um lanche durante o dia. Em seguida, poderá ir em direção ao Jardim Nacional de Atenas. Um pouco antes, chegará à Praça Syntagma e ao Parlamento. Aos seus pés

encontrará o Monumento ao Soldado Desconhecido. É aqui que se celebra, diariamente e sempre com pontualidade, o popular render da guarda. Esta é a melhor forma de ver os soldados da guarda presidencial grega a desfilarem com o seu traje tradicional. Estes guardas, conhecidos como "evzones", são os responsáveis por guardar o túmulo do soldado desconhecido. É possível tirar uma fotografia com um destes guardas por detrás do Parlamento, na rua Irodou Attikou. Ali, existe sempre algum guarda que estará disposto a fazer parte das recordações da sua viagem.

Poderá igualmente subir até ao bairro de Kolonaki e visitar dois museus interessantes, o Museu Benaki e o Museu Bizantino. Um dos nossos bairros favoritos é o de Anafiótica. Passear por este bairro é como passear por uma típica ilha grega, com as suas casinhas brancas repletas de plantas. Já no bairro de Exarchia, os protagonistas são os jovens e a arte de rua. É o local onde vivem os estudantes atenienses e é uma zona boémia, onde cada grafíti é arte urbana pura. Em seguida, poderá subir a colina de Filopappos. Este é o local com uma das melhores vistas para a Acrópole e para toda a cidade. Certamente que já as terá visto em inúmeros postais da Grécia, tendo chegado a sua hora de as contemplar ao vivo. À noite, dê um passeio por Gazi, o bairro mais animado de Atenas. Aqui, irá encontrar bares, restaurantes e discotecas, onde a diversão é garantida. Alojamento em Atenas.

(8)

DIA 8 · ATENAS - MÍCONOS

Vá ao Templo de Zeus Olímpico e ao antigo Estádio Olímpico Panateinaco, o local escolhido para celebrar um dos primeiros Jogos da história. Deixando para trás as ruínas, dedicaremos o dia a conhecer a ancestral gastronomia grega. É o dia ideal para desfrutar de um gyros, um pão pita com carne assada, tomate, cebola e molho. É fácil de encontrar, pois é vendido nos restaurantes e nas barraquinhas de comida take-away. Entre as suas sobremesas tradicionais, é obrigatório experimentar o bougatsa, uma sobremesa que leva carne picada, natas e queijo, e os diples, pastéis feitos com mel, frutos secos e canela. E Atenas representa isto mesmo, desfrutar das suas saladas e queijos, misturar-se com os seus amáveis habitantes, saborear o seu ambiente mediterrâneo e passear pelas suas ruas típicas, sempre cheias de vida. Se lhe apetecer fazer compras, então dê um passeio pelas ruas Ermou, Stadiou e Panepistimiou. Apresentação no aeroporto com tempo suficiente de antecedência para devolver o carro alugado e voo à ilha de Míconos. Chegada e recolha do carro alugado. Dirija-se para a capital insular, denominada Chora (Jora) ou Míconos Town, uma pequena e hospitaleira população de casas pintadas de branco rigoroso, mas com o contraste da carpintaria de portas e janelas em cores brilhantes. Perca-se nas suas ruelas bonitas e estreitas, desenhadas para proteger os habitantes e turistas do sol intenso e do vento forte, sobretudo durante os meses de verão. Devemos realçar que grande parte da cidade permanece fechada ao trânsito durante quase todo o dia, o que a torna no local perfeito para passear a pé... e num inferno para estacionar. Mas não se preocupe; a norte do porto há um grande estacionamento em forma circular onde vai poder estacionar o automóvel alugado e prosseguir a pé. Um dos pontos mais visitados da cidade de Chora é o Conjunto Eclesiástico, denominado Panagia Paraportiani, qualificado como Monumento de Cultura Nacional pelas autoridades gregas. Localizado no cimo da colina do Antigo Castelo Veneziano de Kastro, proporciona vistas incríveis. As vistas panorâmicas do bairro da Pequena Veneza não são menos

deslumbrantes, podendo ser admiradas a partir da colina que preside a localidade e onde se encontram os seus famosos moinhos brancos, autênticos símbolos da cidade de Chora. A Pequena Veneza, ou Alefkandra, é composta por uma série de casas construídas sobre o mar no século XVIII, daí o apelido do bairro. Estas bonitas vivendas não ultrapassam os três andares e as suas varandas são mesmo sobre o mar, o que a torna numa zona cheia de encanto, um bairro onde é possível almoçar ou jantar numa das suas tabernas típicas. Além disso, diz-se que tem um dos melhores entardeceres da ilha. Mas, se gosta de descobertas arqueológicas, não perca o Museu Arqueológico, com a sua enorme coleção de esculturas, figuras, jarrões e joias que foram encontrados, principalmente, nas ilhas vizinhas de Delos e Rhenia. Ao anoitecer, os bares e discotecas da moda localizados no centro e no bairro da Pequena Veneza de Chora começam a abrir as portas. No primeiro caso, destacam-se a discoteca "Space Dance", dedicada à música eletrónica, e o "Skandinavian Bar", na rua Agios Ioannis, uma fabulosa discoteca ao ar livre. Na Pequena Veneza também há várias opções e vai poder ir, por exemplo, ao pub "Galleraki", na rua Mitropoleos, ou ao "Kastro", famoso pelos seus cocktails. Descubra a incrível vida noturna da cidade que começa no mesmo instante em que o sol se começa a pôr... uma festa que dizem não ter fim até ao embarque no voo de regresso a casa. Não é por acaso que Míconos é considerada a Ibiza da Grécia. Alojamento em Míconos.

(9)

DIA 9 · MÍCONOS

Vai ter 3 dias inteiros para aproveitar esta pequena ilha de menos de 90 quilómetros quadrados, onde tem tudo à mão e há festa durante as 24 horas do dia. Vamos propor-lhe uma série de experiências, planos e excursões divididos pelos 3 dias, mas não hesite em adaptá-los e distribuí-los com base nas suas preferências. Hoje, por exemplo, pode descobrir as fantásticas praias da costa sul da ilha, desde a Praia de Paradise até à Praia de Lía. Vamos lá? A apenas 5,5 quilómetros a sudeste da capital encontrará Paradise, uma das praias mais famosas de Myconos. Deixe-se seduzir pelas suas águas cristalinas, a sua fina areia branca e a atmosfera fenomenal que reina ao longo do dia... Até de madrugada! Altamente recomendável para os amantes de música e mergulho. A próxima praia na direção leste é paragem obrigatória, uma vez que é provavelmente a mais famosa da ilha: Super Paradise. Aqui a festa é eterna.

Animada por go-gós e dance music, está repleta de bares de cocktails, como os famosos Super Paradise e Pinky Beach. Uma experiência que não pode perder. Quando estiver pronto para abandonar este autêntico paraíso de festa sem fim, siga para nordeste, em direção ao interior, até chegar a Ano Mera, a segunda cidade mais importante da ilha depois de Chora. Em Ano Mera destaca-se o Mosteiro de Panagia Tourliani, que conserva um impressionante

retábulo de madeira de 1775, feito por artistas florentinos, bem como valiosos artefactos religiosos que são exibidos num pequeno museu eclesiástico. Ali perto, no topo de uma colina, conservam-se as ruínas de Paleokastro, um complexo que consiste numa antiga fortaleza veneziana do século XIV e um mosteiro do século XII, onde se destacam o seu campanário e a fonte de mármore do pátio, bem como uma série de túmulos. Ano Mera também concentra um bom número de tabernas, onde pode saborear a culinária local, e várias padarias, onde se pode deliciar com doces tradicionais. Não perca o delicioso queijo da ilha, o "kopanisti", uma variedade de ovelha bastante picante.

Regresse ao litoral em direção a Elia Beach, a maior e mais longa da ilha, que o recebe com um enorme e confortável espaço para estacionar. É frequentada por todos os tipos de turistas e está cheia de espreguiçadeiras e tabernas. A próxima é Kalo Livadi, uma bonita praia ideal para relaxar e desfrutar de águas cristalinas e areia fina. Tem todas as comodidades que um destino turístico moderno consegue oferecer, com vários restaurantes e resorts. A última paragem do dia é Lía, a praia mais distante de Chora, já que está praticamente no outro extremo da ilha. Vale a pena visitar, sobretudo se quiser fugir das mais frequentadas e das que estão em constante festa. Pode passar uma tarde tranquila a aproveitar o sol e a beleza natural que a cerca, por exemplo, numa das espreguiçadeiras das suas duas únicas tabernas. Alojamento em Míconos.

DIA 10 · MÍCONOS - ILHA DE DELOS (FERRY) - MÍCONOS

Qualquer viagem que se preze a Míconos deve incluir uma visita à ilha vizinha de Delos, uma das quatro principais estações arqueológicas da Grécia. Deve estacionar o automóvel no estacionamento próximo do Porto Velho e embarcar num dos 4 ferries que fazem a ligação diária entre Míconos e Delos (ida e volta), declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1990. Fica a apenas algumas milhas náuticas de distância e demora apenas meia hora a chegar. (Nota. Não incluído). Local de nascimento do deus Apolo e a ilha mais sagrada da Grécia antiga, Delos agora abriga um museu, importantes monumentos, ruínas e vestígios e as escavações e locais de trabalho de arqueólogos. Para além da atividade da estação, a ilha está desabitada há vários séculos. O seu rico património é partilhado entre a cidade grega, a norte, e a cidade romana, a sul. Existem três itinerários distintos para explorar as ruínas, de 1,5, 3 ou 5 horas. A decisão é sua! (Nota. Não incluído). Entre a sua imensa riqueza destaca-se a Ágora dos Competaliastas, do século II a.C; o Grande Templo de Apolo, nunca terminado; a Fonte de Minos, do século VI a.C; o Terraço dos Leões, o famoso complexo escultórico de mármore do século VII a.C; o teatro do século III a.C; e os templos de Isis e Hera. Uma visita imprescindível. Regresso e alojamento em Míconos.

(10)

DIA 11 · MÍCONOS

O que acha de descobrir as magníficas praias do oeste e sudoeste de Myconos durante o dia? Recomendamos-lhe iniciar o seu percurso rumo a norte de Chora, até chegar à Praia Agios Stefanos, muito perto do Porto novo de Tourlos. Foi uma das primeiras praias a encherem-se de visitantes quando a ilha saltou para a primeira linha do turismo internacional de sol e praia, por isso conta com todos os serviços necessários para tornar a sua estadia perfeita, como complexos turísticos, apartamentos e restaurantes. Agios Stefanos também oferece uma esplêndida vista panorâmica das ilhas vizinhas de Tinos e Rhenia, e por estar protegida dos fortes ventos de verão devido à sua localização na baía, o mar está sempre calmo. É o ideal para ir com a família. Continue a sua exploração desta parte da ilha ao deslocar-se até ao ponto mais a sudoeste de Míconos, onde vai encontrar a praia de Agios Ioannis, com vista para a ilha de Delos e a de Ornos. Em Ornos Beach, a apenas 4 km da capital, vai encontrar tudo. Deixe-se seduzir pela arquitetura requintada dos seus complexos hoteleiros e apartamentos acolhedores; pelo seu pequeno porto cheio de barcos de pescadores que ancoram junto aos fabulosos iates de recreio; pelos seus serviços de luxo; e pelos seus restaurantes e bares abertos até às altas horas da madrugada. Por algum motivo é uma das praias mais visitadas em Míconos. Além disso, também está protegida do vento norte, uma vantagem que tem contribuído crucialmente para o desenvolvimento turístico desta zona. E para desfrutar de um dos melhores entardeceres em Míconos, conduza para norte até chegar a Megali Ammos, a praia mais próxima a sul da capital Míconos. Mesmo em época alta, não há multidões de turistas, e por isso é perfeita para passar um dia tranquilo com a sua família, a sua cara-metade ou amigos. Fique até ao pôr-do-sol, não se vai arrepender. Neste enclave de Míconos, as cores refletidas pelo mar enquanto o sol desaparece no horizonte são das mais belas da ilha. Uma experiência inesquecível.

Alojamento em Míconos.

DIA 12 · MÍCONOS - CIDADE DE ORIGEM

Apresentação no aeroporto com tempo suficiente de antecedência para devolver o carro alugado e voo de regresso à cidade de origem. Chegada. Fim da viagem e dos nossos serviços.

A sua viagem inclui

A sua viagem inclui

Voo de ida e volta.

Estadia no hotel seleccionado em Atenas.

Regime seleccionado em Atenas.

Estadia no hotel seleccionado em Nafplio.

Regime seleccionado em Nafplio.

Estadia no hotel seleccionado em Sparti.

Regime seleccionado em Sparti.

Estadia no hotel seleccionado em Archea Olímpia.

Regime seleccionado em Archea Olímpia.

Estadia no hotel seleccionado em Delfos.

Regime seleccionado em Delfos.

Estadia no hotel seleccionado em Kalabaka.

Regime seleccionado em Kalabaka.

Voo de Atenas a Míconos.

Estadia no hotel seleccionado em Míconos.

Regime seleccionado em Míconos.

Aluguer de carro.

Seguro de viagem.

Destinos Visitados

A sua viagem não inclui

Taxas de alojamento em Grécia é paga localmente no hotel.

Possibilidade de pagamento de portagens.

(11)

Atenas Korinthos Argólida

Nafplio Argos Mystras

Sparti Pilos Archea Olímpia

Delfos Kalabaka Míconos

- Os quartos triplos em Europa são geralmente quartos com duas camas individuais ou uma de casal, nos quais se instala uma cama extra para a terceira pessoa, com os inconvenientes que isso implica, por essa razão,

desaconselhamos o seu uso na medida do possível.

- As excursões e visitas sugeridas para cada dia são indicativas, podendo o turista personalizar a viagem de acordo com o seu programa, gostos e necessidades.

- O cartão de crédito é considerado uma garantia, pelo que, por vezes, o seu uso é imprescindível para se registar nos hotéis.

- Normalmente os hotéis dispõem de berços para bebés. Caso contrário, terão de dividir cama com um adulto.

- Para a recolha do automóvel de aluguer é necessário um cartão de crédito (não de débito) em nome do titular da reserva, que também deve ser o principal condutor do veículo.

- Paralelamente à compra desta Rota de carro, recomendamos que adquira antecipadamente os bilhetes de ferry necessários, uma vez que não estão incluídos na viagem e, dependendo da época do ano, do veículo e do navio ou ferry que escolher, a viagem terá datas e duração diferentes.É essencial consultar os horários e tarifas nos sites das companhias de navegação antes de selecionar a data de início da sua viagem, a fim de planear o trajeto com maior

Notas importantes

(12)

precisão. Consulte o site da empresa Delos Tours para os trajetos Míconos-Delos-Míconos (https://www.delostours.gr).

Referências

Documentos relacionados

Enfermagem frente a qualitativa uma situação hipotética, envolvendo a morte e o morrer Compreender como Cuidando de alunos de graduação pacientes em Em Enfermagem

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários