• Nenhum resultado encontrado

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALFREDO DA SILVA EXAMES 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALFREDO DA SILVA EXAMES 2016"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A GRUPAMENTO DE E SCOLAS A LFREDO DA S ILVA EXAMES 2016

1 Resumo das instruções para a realização das Provas Finais do 3º Ciclo

(Norma 2/JNE/2016)

Estas instruções devem ser transmitidas e esclarecidas de forma rigorosa pelos diretores de turma, na sala de aula, junto dos alunos.

1. Medidas organizativas

A vigilância das provas será assegurada em cada sala por 2 professores que não pertençam ao grupo de docência da disciplina sobre a qual incide a prova e que não sejam familiares próximos dos alunos.

As pautas de chamada são afixadas na escola com a antecedência de pelo menos 48 horas.

As pautas de classificação serão igualmente afixadas na escola.

2. Material específico autorizado

As folhas de prova a utilizar nas provas finais de Português e Matemática do 3º ciclo são de modelo próprio fornecidas pela escola.

O papel de rascunho (formato A4) é igualmente fornecido pela escola e é entregue aos alunos após a distribuição dos enunciados.

Os alunos só podem utilizar o material autorizado nas Informações Prova Final, devendo cada aluno usar apenas o seu próprio material.

Só são autorizadas as calculadoras que respeitem as características técnicas previstas nas Informações-Prova final de ciclo.

O aluno só poderá levar para a sala uma única calculadora devidamente identificada com o seu nome.

Sempre que os alunos se apresentem à prova final de ciclo com uma calculadora cujas características técnicas não se enquadrem nas condições previstas, levantando dúvidas quanto à legitimidade da sua utilização, é-lhes permitido o seu uso, devendo obrigatoriamente ser preenchido o Modelo 03/JNE.

Caso se venha a confirmar o uso de calculadora com características técnicas diferentes das previstas, a prova de exame é anulada.

3. Salas

O critério de distribuição dos alunos pelas salas é definido pelo diretor do agrupamento.

Os alunos são distribuídos por ordem da pauta de chamada.

Nas salas só pode estar um aluno em cada carteira para prevenir a prática de quaisquer irregularidades ou fraudes.

Os alunos não poderão ter junto de si quaisquer suportes escritos não autorizados, como por exemplo, livros, cadernos ou folhas nem quaisquer sistemas de comunicação móvel como computadores portáteis, aparelhos de áudio ou vídeo, incluindo telemóveis, relógios com comunicação wireless (smartwatch), bips, etc.

Os objetos não estritamente necessários para a realização da prova como mochilas, carteiras, estojos, etc. devem ser recolhidos por elementos da escola ou

(2)

A GRUPAMENTO DE E SCOLAS A LFREDO DA S ILVA EXAMES 2016

2 colocados junto à secretária dos professores vigilantes, devendo os equipamentos aí colocados, ser devidamente desligados.

ATENÇÃO

Qualquer telemóvel, relógios com comunicação wireless (smartwatch), ou outro meio de comunicação móvel que seja detetado na posse de um aluno, quer esteja ligado ou desligado, determina a anulação da prova pelo diretor da escola.

Relembra-se que os alunos não devem ser portadores de telemóveis ou outro equipamento proibido no dia da realização das provas, pois podem esquecer-se que têm estes equipamentos na sua posse durante a realização das provas e exames, o que, obrigatoriamente, implicará a sua anulação. 


Antes do início das provas e exames, durante o período de chamada e imediatamente antes da sua entrada na sala de prova, os professores vigilantes devem solicitar aos alunos que efetuem uma verificação cuidada, a fim de se assegurarem de que possuem o material necessário para a realização da prova e que não possuem qualquer material ou equipamento não autorizado, em particular telemóveis. Ainda assim, para acautelar qualquer esquecimento, os alunos assinam, já nos respetivos lugares, o Modelo 14/JNE, confirmando que efetuaram a verificação referida. 


As salas de provas e exames devem permanecer com a porta aberta durante a sua realização.

4. Convocatória dos alunos

Os alunos devem apresentar-se na escola 30 minutos antes da hora marcada para o início da prova.

A chamada pela ordem da pauta faz-se 15 minutos antes da hora marcada para o início da prova.

5. Identificação dos alunos

Os alunos deverão ser portadores do seu bilhete de identidade / cartão de cidadão ou de documento que o substitua, com fotografia.

Não são aceites recibos de entrega de pedidos de emissão de cartão de cidadão para identificação do aluno.

Os alunos indocumentados podem realizar a prova, sendo elaborado um auto de identificação, que será assinado por um elemento do secretariado de exames, duas testemunhas e pelo aluno. A situação será de imediato comunicada ao encarregado de educação, que toma conhecimento da ocorrência, assinando também o respetivo auto.

6. Atraso na comparência de alunos

O atraso na comparência de alunos não pode ultrapassar os 15 minutos após o início do tempo regulamentar das provas.

A estes alunos não é concedido nenhum prolongamento especial, pelo que terminam a prova ao mesmo tempo que os restantes.

(3)

A GRUPAMENTO DE E SCOLAS A LFREDO DA S ILVA EXAMES 2016

3 7. Advertências aos alunos

• Não é permitido escrever o nome em qualquer outro local das folhas de resposta para além do cabeçalho;

• Não é permitido escrever comentários despropositados ou descontextualizados, nem mesmo invocar matéria não lecionada ou outra particularidade da sua situação escolar;

• Só podem utilizar caneta / esferográfica indelével azul ou preta;

• Não é permitido utilizar tinta ou fita corretora; em caso de engano devem riscar;

• Não é permitido escrever nas margens da prova nem nos campos destinados às cotações;

• As provas ou parte de provas realizadas a lápis, sem indicação expressa, não são consideradas para classificação;

• Só é permitida a expressão em língua portuguesa nas respostas às questões das provas e exames, excetuando-se, obviamente, as disciplinas de língua estrangeira;

• Não serão aceites folhas de rascunho para correção, pelo que não serão recolhidas;

• Não é permitida a ingestão de alimentos durante a realização das provas e exames (à exceção dos alunos abrangidos pelo Decreto-Lei nº 3/2008, alunos com problemas de saúde, não abrangidos pelo mesmo decreto e alunos com incapacidades físicas temporárias, desde que expressamente autorizados pelo Diretor ou pelo Presidente do JNE);

• Em caso de desistência da resolução da prova não deve ser escrita pelo aluno qualquer declaração formal de desistência no papel da prova. A prova é sempre enviada para correção ainda que tenha apenas os cabeçalhos preenchidos;

• Não é permitido abandonar a sala antes de terminado o tempo regulamentar da prova;

Aos alunos deve ser dado a conhecer:

• A ocorrência de situações anómalas durante a realização da prova deve ser comunicada de imediato ao diretor, o qual decide do procedimento a adotar, devendo posteriormente ser elaborado relatório do acontecido para comunicação ao JNE.

• A indicação no papel de prova de elementos suscetíveis de identificarem o examinando implica a anulação da prova pelo JNE.

Fraudes

• Compete aos professores vigilantes suspender imediatamente as provas dos alunos e de eventuais cúmplices que, no decurso da sua realização, cometam ou tentem cometer inequivocamente qualquer fraude, não podendo esses alunos abandonar a sala até ao fim do tempo de duração da prova.

(4)

A GRUPAMENTO DE E SCOLAS A LFREDO DA S ILVA EXAMES 2016

4

• Esta situação deve ser comunicada de imediato ao diretor, a quem compete a anulação da prova, mediante relatório devidamente fundamentado; as provas anuladas, bem como outros elementos comprovativos da fraude, ficam em arquivo na escola para eventuais averiguações.

• A ocorrência de fraude ou tentativa de fraude durante a realização das provas e exames da 1.ª fase impede os alunos de aceder à 2.ª fase, no mesmo ano escolar.

• A anulação de prova referida pode dar lugar à aplicação de medidas disciplinares, de acordo com Estatuto do Aluno e Ética Escolar, aprovado pela Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro, sem prejuízo de ulterior comunicação ao Ministério Público

8. Distribuição das folhas de resposta e dos enunciados

Terminada a chamada e atribuídos os lugares, os professores vigilantes distribuem as folhas de resposta para que os alunos possam preencher o cabeçalho.

À exceção do cabeçalho, os alunos não podem escrever nas folhas antes da distribuição dos enunciados.

No cabeçalho das folhas de resposta, o aluno deve escrever:

Na parte destacável:

• nome completo, legível e sem abreviaturas;

• nº do B.I. e local de emissão ou nº do CC;

• assinatura, conforme B.I./C.C.;

• designação e código da prova que se encontra a realizar;

• ano de escolaridade e fase.

Na parte fixa:

• de novo, a designação e código da prova;

• ano de escolaridade e fase;

• No final da prova, o número de páginas utilizadas na sua realização;

9. Duração da prova

A contagem do tempo de duração das provas realizadas em folhas de prova de modelo da EMEC inicia-se logo que concluída a distribuição dos enunciados aos alunos.

A hora de início e de conclusão da prova será escrita no quadro, fazendo também referência ao período de tolerância.

Os alunos que pretendam usufruir da tolerância só podem abandonar a sala no final da mesma.

(5)

A GRUPAMENTO DE E SCOLAS A LFREDO DA S ILVA EXAMES 2016

5 Atenção

Matemática - Prova 92 Esta prova final é composta por 2 cadernos.

Na 1ª parte da prova os alunos realizam o caderno 1, no qual podem utilizar calculadora.

Na 2ª parte da prova os alunos realizam o caderno 2, no qual não é autorizada a utilização de calculadora.

A 1ª parte tem a duração de 35 minutos + 10 minutos; como os alunos não podem sair da sala, devem usufruir deste tempo para a realização do caderno 1.

No final da 1 ª parte está previsto um intervalo técnico de 5 minutos no qual os professores vigilantes recolhem apenas as calculadoras (devidamente identificadas com os nomes dos alunos) e distribuem o caderno 2, mas não recolhem o caderno 1 nem das folhas de resposta relativas a esse caderno. Durante este intervalo, os alunos não podem sair da sala.

A 2ª parte da prova (caderno 2) tem a duração de 55 minutos + 20 minutos de tolerância efetiva, sendo recolhidos, somente no final da prova, as folhas de resposta relativas aos cadernos 1 e 2.

Prova final de Matemática do 3º ciclo Tempo sem uso de

tolerância

Tempo com uso de tolerância

Início da prova 09:30h

1ª parte – caderno 1 35 minutos

Final da 1ª parte 10:05h 10:15h

Período para recolha das calculadoras; distribuição do caderno 2, sem recolha do caderno 1 e respetivas folhas de resposta.

5 minutos

Reinício da prova 10:20h

2ª parte – caderno 2 55 minutos

Conclusão da prova.

Recolha conjunta das folhas de resposta relativas aos cadernos 1 e 2

11:15h 11:35h

10. Prestação de esclarecimentos

Os professores vigilantes, coadjuvantes e do secretariado de exames não podem prestar aos alunos, durante a realização das provas, qualquer tipo de esclarecimento relacionado com os conteúdos das provas, que não tenham sido autorizados pelo JNE.

Referências

Documentos relacionados

As operações a financiar no âmbito do presente Anexo ao Aviso, para além de obedecerem às condições decorrentes do Regulamento Geral FEDER e Fundo de Coesão, devem respeitar

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Na entrevista inicial, de uma forma geral, o que perguntei à professora cooperante foi, a importância que dava, tanto à escrita, como à criatividade nos textos dos alunos da

Passo 14:  Te agradecemos, Espírito Santo de Deus, por aceitar nosso convite e por nos guiar a todos durante esta nossa reunião, na qual tentamos entender, absorver e aplicar

É isso que comemoramos na Páscoa: Jesus realmente veio para nos salvar, Ele morreu e ressuscitou, e um dia nós todos vamos morar com

testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde vou.. Jo 8:15 Vós julgais segundo

Mesmo quando foi, năo faz muito, dos homens do jornal, que trouxeram a lancha e tencionavam tirar retrato dele, năo venceram: nosso pai se desaparecia para a outra banda, aproava

BLUE SHIP CLINICA NEUROLOGICA E NEUROCIRURGICA DE JOINVILLE LTDA (47) 3451-2525 RUA P LACIDO O... Entidade/Profissional