• Nenhum resultado encontrado

ESCALDA PÉS: ALÍVIO PARA SUA PERNAS E PÉS 26/02/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ESCALDA PÉS: ALÍVIO PARA SUA PERNAS E PÉS 26/02/2013"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

ESCALDA PÉS: ALÍVIO PARA SUA PERNAS E PÉS

26/02/2013

A chamada vida moderna é um verdadeiro corre-corre. Todos os dias estamos cada vez mais em movimento e no final do dia sentimos um cansaço nas pernas e pés.

Para quem trabalha de salto alto, pior ainda. E a maioria de nós esquece os cuidados básicos e simples, que podem ajudar a revigorar o corpo e permitir o relaxamento necessário para recompor as energias.

Poucos de nós lembram que os pés são a base de sustentação do corpo e que, tratando-os de maneira correta, é possível obter sensação de bem- estar e benefícios para todo o organismo. Algo simples e sem mistérios – o escalda pés, uma receita da época de nossas avós, é ideal para combater a sensação de pés cansados e sofridos após um dia inteiro de trabalho. Também é possível – e recomendável – incluir sais de banho, ervas, óleos vegetais ou essenciais. Pode-se, ainda, diluir arnica para reduzir o inchaço ou acrescentar sal grosso para desintoxicação.

Esta receita tradicional ajuda a aliviar a pressão dos pés, descansar as pernas, reduzir calos e aliviar o stress do dia-a-dia. Mas ela vai além, pois de acordo com a técnica chinesa da acupuntura, nos pés estão cerca de 70 mil terminações ou pontos

nervosos que estão associados aos diversos órgãos do corpo humano. A pressão e o aquecimento desses pontos causam um reflexo imediato no equilíbrio energético de todo o corpo.

E você pode fazer em casa, confira as dicas a seguir:

Mergulhar os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C), até a altura dos tornozelos, funciona como um santo remédio contra o estresse. Para completar essa terapia calmante, acrescente na água:

Óleo essencial – Pingue algumas gotas na água da bacia. Essências de eucalipto e menta combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso. Também curam frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes.

Sal – duas colheres de sopa de sal na água quente proporcionam sensação de leveza nos pés, pois ajudam a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço. Repetir esse escalda-pés três vezes por semana também combate infecções causadas por fungos.

(2)

O escalda-pés tradicional é composto por uma tina de carvalho com água quente, na qual são adicionadas ervas relacionadas ao tipo de tratamento que a pessoa quer fazer. As ervas e sais adicionados referem-se a quais tipos de dores a pessoa sente e se quer tratamento relaxante ou estimulante.

Arnica -Diminuir a dor

Calêndula e manjericão – São ervas anti-sépticas e antibctericidas, combatem frieiras

Guine – Diminuir dores nas articulações

Arruda – Ativar a circulação

Sal grosso – Diminuir os edemas

Cravo, canela e alecrim – Estimular

Lavanda, erva cidreira e camomila – Relaxar, estimular o sono

Essências de eucalipto e menta – Combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso;

Escalda-pés com Bolas de Gude

Pegue uma bacia e enche de água quentinha, coloque as bolinhas (quanto mais melhor) e pingue algumas gotas de óleo essencial de lavanda, aroma de ajuda a relaxar. Obs: Todas as bolinhas de gude devem ser azuis e verde, cores que fazem fluir as energias do corpo e trazem paz e serenidade.

(3)

- Com óleos essenciais:

Ingredientes:

Bacia/ ou mini-ofurô

Água quente

Óleo essencial de lavanda e alecrim

Sal grosso e Bolinhas de gude

Modo de Preparo:

Em uma bacia, ponha a água quente e coloque as bolinhas de gude, que servirão de estímulos para os pontos reflexos. Use 2 gotas de óleo essencial de lavanda, que tem propriedades relaxantes, e 2 gotas de óleo essencial de alecrim, que além de

revigorar, ira desodorizar os pés que ficarão com uma agradável sensação de frescor.

Coloque os pés na água e, em seguida, acrescente o sal grosso, que ativará a circulação. Enxugue bem os pés e depois promova uma breve massagem para que o relaxamento seja completo. O tratamento deve ser feito pelo menos duas vezes por semana, de preferência à noite, quando podem ser adicionadas as folhas que favorecem o sono, e os pés devem ficar submersos por cerca de cinco minutos.

http://www.enirvana.com.br/blog/escalda-pes-alivio-para-sua-pernas-e-pes/

Escalda pés, uma receita antiga, simples e

(4)

eficaz para aliviar o stress do dia-a-dia e descansar as pernas.

A experiência dos antigos muitas vezes é dada como ultrapassada em sem fundamentos, mas, se repararmos bem, são eles que muitas vezes são mais saudáveis do que os mais jovens.

A maioria de nós esquece de cuidados básicos e simples, que podem ajudar a revigorar o corpo e permitir o relaxamento necessário para recompor as energias.

Poucas pessoas lembram, por exemplo, que os pés são a base de sustentação do corpo e que, tratando-os de maneira correta, é

possível obter sensação de

bem- estar e benefícios para todo o organismo.

Na correria da vida atual, o desgaste provocado pelo uso de saltos altos ou por sapatos desconfortáveis, por muitas horas em pé ou trabalhando sentados em frente a um computador, sem movimentar as pernas, é natural ao final do dia sentirmos um enorme cansaço nas pernas e nos pés.

Algo simples e sem mistérios - o escalda pés, uma receita da época de nossas avós, é ideal para combater a sensação de pés cansados e sofridos após um dia inteiro de trabalho.

Desde os tempos mais remotos, já a 4.000 a.C., o escalda-pés era utilizado pelos antigos para descansar e aliviar os pés depois de longas caminhadas e recuperar a saúde.

O escalda-pés é uma alternativa muito utilizada pelos mais velhos para combater a gripe, mas não é só o benefício da cura que ela traz.

Mergulhar os pés em uma tina com água quente e com sais aromáticos além de muito relaxante, também ajuda no tratamento contra a depressão e problemas relacionados a circulação, restabelece o equilíbrio físico e emocional,

relaxa, alivia a pressão dos pés, descansa as pernas, reduz calos, alivia o stress do dia-a-dia.

Mas ela vai além, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), nos pés estão cerca de 70 mil terminações ou pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos do corpo humano.

A pressão e o aquecimento desses pontos causam um reflexo imediato na parte física, e também no equilíbrio energético de todo o corpo.

Na MTC, um dos conceitos básicos de saúde é: cabeça fria e pés quentes... e é aí que esse ritual atua.

Ele ajuda a desbloquear o excesso de energia estagnada na cabeça, pescoço e ombros, e assim libera as toxinas, relaxa e diminui o stress, por isso, é muito indicado nas dores de cabeça em geral, incluindo as preocupações, além de garantir um ótimo sono!

(5)

Só o fato de deixar seus pé descansando por 15 minutos numa bacia de água quente, já vai lhe

dar um grande alívio nos pés, imagine então acrescentar na água quente sal grosso para desintoxicação.

Melhor ainda se incluir sais de banho, ervas, óleos vegetais ou essenciais.

Pode-se, ainda, diluir arnica para reduzir o inchaço.

Mas, se você quer proporcionar um tratamento “vip” aos seus pés, então coloque no fundo do recipiente onde será realizado o escalda- pés,algumas bolinhas de gude. Depois role os pés sobre elas, que iram lhe proporcionar uma boa massagem na planta dos pés, basta pressioná-los sobre estes pequenos objetos.

São coisas simples que você pode fazer por você mesmo, pelo menos uma vez por semana, ao chegar em casa...

Mas

atenção

, o escalda pés tem algumas contra indicações:

- Não pode ser feito em pessoas portadoras de Diabetes (devido a falta de sensibilidade tatil dessas pessoas, é contra-indicado, pois podem se queimar com a água quente e não perceberem...),

arteriosclerose ou doença de Buerger (doença que afeta os vasos sanguíneos das mãos, braços, pernas e pés, provocando o seu

inchaço (vasculitis) e impedindo a circulação do sangue (isquemia,

(6)

um problema circulatório).

Receita Básica de escalda-pés

Mergulhar os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C), até a altura dos tornozelos por, pelo menos, 15 min; e se quiser acrescente na água:

Sal - duas colheres de sopa de sal na água quente proporcionam sensação de leveza nos pés, pois ajudam a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço.

Repetir esse escalda-pés três vezes por semana também combate infecções causadas por fungos.

Óleo essencial - Pingue algumas gotas ( 15 em média para 2 litros de água) na água da bacia.

Essências de eucalipto e menta combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso;

Arnica ou óleo de laranja na água são utilizados há séculos para reduzir o inchaço;

lavanda e tea tree ajudam a relaxar. Também curam frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes.

Nossos pés têm uma importância fundamental para nosso corpo e nossas vidas.

Fortes e ao mesmo tempo delicados, eles estão expostos a um esforço incrível:

estimam-se mais de 20 mil passos por dia e uma carga diária de 100 toneladas!!!

Por isso merecem todo nosso cuidado e carinho!

Coloque uma meia logo depois, para não pegar friagem e perder todos os benefícios

alcançados...

Copiado de http://magiadailha.blogspot.com

Receita de banho contra chulé para os pés muitas pessoas, tem o famoso chulé, mas tem vergonha de adimitir:

Eis abaixo uma formula que pode ajudar a acabar com esse contrangimento.

Material

2 colheres (sopa) de folha de hortelã 2 colheres (chá) de pedra hume (pó)

(7)

1 litro de água filtrada 1 copo de vinagre

Modo de Fazer

Ferver a hortelã em água filtrada.

Retirar do fogo e adicionar o vinagre e a pedra hume.

Mexa bem.

Acondicionar em uma bacia.

Colocar os pés de molho e deixar agir por 15 minutos.

Enxaguar bem os pés e secar com uma toalha.

Aplicar o talco para os pés.

http://www.receitando.net

Depois do escalda-pés, uma hidratação profunda também vai bem.

Passe um creme específico para a área (menos entre os dedos) e coloque uma meia de algodão por meia hora.

O resultado é um pé macio e cheiroso.

revistacrescer.globo.com

escalda-pés balinês

Ingredientes:

uma bacia grande

água morna

essências florais de sua preferência

(8)

sais de banho variados

flores

Coloque a água morna na bacia com todo o material e deixe os pés descansarem por 15 minutos.

Pra completar o tratamento, enxagüe e enxugue os pés.

Indicações

Agem descongestionando os sintomas do conjunto

mental como a insônia, cefaleias, fadiga mental,

hiperatividade mental, labirintite, etc. É indicado o

preparo de chás calmantes como a camomila, lavanda, erva cidreira, etc.

Agem descongestionando os sintomas do conjunto cardíaco como angústias, ansiedade, pânico, etc. É indicado o preparo de chás como a hortelã, mirra e a arnica.

Descongestiona também o conjunto metabólico, como os sintomas do sistema digestório e dos órgãos excretores. É indicado o preparo de chá de boldo para o fígado, o chá de cavalinha para os rins, etc.

Sua ação local é indicada para dores inespecíficas, torções, pós-fratura e pós-cirúrgico das articulações dos tornozelos e pés.

Agem combatendo a desidrose, fungos, bactérias e o mau odor dos pés.

(9)

Casos Específicos

Para luxações e torções do tornozelo, no primeiro momento a indicação é para colocar gelo no local.

Após vinte e quatro horas é que é indicado fazer um escalda-pés quente com arnica e massagens leves.

Em casos de torção do tornozelo, é indicado enfaixar a articulação na bacia, durante o escalda-pés, para que fique totalmente banhado pelo chá. Para cãibra na panturrilha, deve-se enfaixar essa região durante o escalda-pés (arnica) e ir banhando a faixa com uma caneca.

Para o tratamento de inchaço, pós-fratura ou pós-cirurgia, é indicado que o escalda- pés dure até uma hora.

Age descongestionando o conjunto mental e o conjunto cardíaco, puxando para baixo (membros inferiores) o excesso de energias dessas regiões. Enfaixar a perna se quiser maior resultado terapêutico.

Contribui para encarnar, enraizar o indivíduo na realidade do aqui e agora.

Em dias muito quentes, é indicado o escalda-pés morno ou frio/gelado para

cansaço/inchaço dos pés e pernas e também é indicado para pessoas que sentem sensações de moleza com o calor (efeito vasoconstrição).

Escalda-pés de sal grosso é contraindicado para pessoas e para o próprio massagista que tenham hipertenção arterial.

Indicação dos Chás

Sal grosso e bicarbonato de sódio

Insônia, cansaço das pernas em geral (para o cansaço por má-circulação é

recomendado o escalda-pés gelado), cansaço geral, desintoxicação, relaxamento, pessoas desencarnadas, mal-estar por dificuldade de se adaptar ao fuso horário (após

(10)

viagens longas a outro continente ou após escalar uma montanha). Somente uma vez por semana. Anti-inflamatório e analgésico.

Boldo

Desintoxicação do fígado, cefaleias, torcicolos, irritação, aborrecimentos, raivas e inveja alheios.

Cavalinha

Baixa de energia dos rins, cansaço em geral, retenção de líquidos, insegurança, medos.

Lavanda

Calmante, analgésico muscular, insônia, fadiga e hiperatividade mental.

Camomila

Insônia, fadiga e hiperatividade mental, choque anímico, cansaço em geral.

Alecrim

Revigorante e estimulante com indicação de uso até às 15 horas do dia.

Arnica

Anti-inflamatória, analgésica, relaxamento muscular em geral.

(11)

Mirra

Na história bíblica, a mirra foi um dos presentes dados pelos “Reis Magos ao Menino Jesus”.

Antisséptica, anti-inflamatória, antibacteriana e

antifungos. Descongestionante, adstringente, cura feridas, estimula a menstruação. Contra-indicada em casos de tireoide superativa, mulheres grávidas e mulheres em fase de lactação.

Preparo dos Chás

Flores, folhas mimosas aromáticas por cozimento

Despejar a água fervente por cima, tampar e deixar em repouso por sete minutos.

Folhas por infusão

Colocar as folhas em água fervente, tampar e deixar em repouso por sete minutos.

Folhas grossas e duras

Colocar na água fria, deixar ferver por três minutos, tampar e deixar em repouso por sete minutos.

Hastes, cascas e raízes:

Deixar de molho durante a noite, coar, colocar na

(12)

água fresca e fria, cozinhar até ferver, tampar e deixar em repouso por 10 minutos.

ESCALDA-PÉS

Pedilúvio, ou Banho dos pés, é o famoso escalda-pés que nossas avós conheciam e aplicavam tão bem e que hoje em dia recebe tratamento “chique” em spas pelo mundo.

Com essa vida moderna e sedentária, a falta de atividade física prejudica a boa

circulação sanguínea nos membros inferiores e como conseqüência, o sangue tende a congestionar-se na porção superior do tronco.

Vantagens para a saúde

A aplicação do escalda-pés equilibra a circulação, aliviando os estados congestivos da cabeça (cefaléia), das vias respiratórias, pulmões, derivando o sangue para os

membros inferiores.

Para as grávidas então, é um “santo” alívio para os pés que incham muito.

Com tamanha responsabilidade, os nossos pés merecem cuidados especiais para mantermos a saúde, o bem-estar e uma boa aparência é claro. Quase sempre nos esquecemos dos pés na hora dos cuidados de beleza e higiene, no máximo, um talco para sapatos para evitar o chulé e olhe lá.

As mulheres, mais cuidadosas que os homens, ainda pintam e cuidam das unhas, lixam o calcanhar…

Fora isso, os pés quase sempre só recebem mesmo é trabalho rsss.

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Segundo a medicina tradicional chinesa baseada na polaridade yin e yang, o escalda- pés auxilia a distribuir essa energia yang (na cabeça) para a extremidade fria os pés (energia yin). Esse equilíbrio energético funciona muito bem quando se está irritado, cansado ou literalmente de cabeça quente!

Antigamente, principal objetivo do escalda-pés era aquecer os pés e tirar a friagem após uma caminhada pela neve, exposição na chuva, nas gripes e dores articulares.

Hoje sabemos que podemos fazer muitos tratamentos no corpo todo a partir dos pés.

Para preparar o seu escalda-pés você ter uma bacia, balde ou tina de plástico,

alumínio ou barro. Podemos ainda, usar um ôfuro de madeira especialmente para pés.

Hoje em dia é fácil encontrar aquelas bacias para Pedicure (veja a foto), baratas e muito práticas para o escalda-pés.

Com o objeto escolhido, vamos as receitas de saúde e relaxamento.

Pergunta:

Posso usar aqueles chás de saquinho(sachets)?

(13)

Pode sim, nesse caso, é só colocar cerca de cinco saquinhos numa bacia com água quente e mergulhar os pés. Potencialize a ação relaxante colocando depois as pernas para cima por 20

minutos.

Escalda pés básico que ativa a circulação.

Só para chegar em casa e relaxar, use a receita básica que ativa a circulação e melhora o

cansaço.

Basta um punhado (2 colheres de sopa de sal grosso na água que deve estar em torno de 37ºC (no

máximo).

Pernas inchadas?

Sal grosso e alecrim, pode ser com a erva fresca oo seca ou ainda o óleo essencial de alecrim.

Estressado(a), nervoso(a)?

ÓLeo de Lavanda com camomila (Faça um chá de camomila com 1 xícára de água e 1 colher de sopa de

flores de camomila) e depois de quente despeje na água do escalda-pés.

Gripes e resfriados?

Menta e eucalipto combatem a sensação de peso nas pernas e ajudam no caso de gripes e

resfriados.

Beleza dos pés?

Sais de banho e elementos de fricção como bolinhas de gude, pedras de rio ou até mesmo grãos de feijão cru, que podem ficar no fundo da bacia para você ir “pisando”

levemente.

Pétalas de rosa que perfumam e amaciama pele.

Tratamento de SPA Você vai precisar de:

- 1 colher de sal grosso

- 5 saches de chá de camomila - 3 rodelas de limão

- 10 gotas de extrato de própolis

- 1 jarra com água bem quente para ficar mais tempo.

- 1 jarra com água fria.(para dosar a temperatura) - 1 escova de banho com cerdas macias e firmes.

- 1 toalha bem fofa.

- Creme hidratante para os pés.

- Um par de meias de algodão.

Como fazer:

Deixe o ambiente bem relaxado, se puder e gostar coloque uma música suave para relaxar ainda

(14)

mais. Diminua as luzes para facilitar a terapia. Deixe tudo o que for usar a mão, a chaleira com

a água quente e a jarra com a água fria.

Comece fazendo uma escovação a seco das pernas a partir dos joelhos até os dedos dos pés. Bom

para eliminar as células mortas e as toxinas. Um bom começo para ativar a circulação.

Verifique a temperatura e coloque todos os ingredientes. Mergulhe os pés com cuidado e relaxe de

15 a 20 minutos. Quando necessário adicione mais água quente.

Termine jogando a água fria a partir dos joelhos. Seque bem os pés, dedos e unhas.

Massageie os pés com um creme hidratante com muito carinho e atenção.

Vista as meias e deite-se relaxadamente, de preferência com uma almofada sobre os pés para elevá-los e melhorar a circulação (por pelo menos 10 minutos).

Primeira receita;

Ingredientes:

Bacia ou mini-ofurô Água quente

Óleo essencial de lavanda ou alecrim Sal grosso e Bolinhas de gude Modo de Preparo:

Em uma bacia, ponha a água quente e coloque as bolinhas de gude, que servirão de estímulos para os pontos reflexos.

Use 2 gotas de óleo essencial de lavanda, que tem propriedades relaxantes, e 2 gotas de óleo essencial de alecrim, que além de revigorar, ira desodorizar os pés que ficarão com uma agradável sensação de frescor.

Coloque os pés na água e, em seguida, acrescente o sal grosso, que ativará a circulação.

Deixe os pés por 20 minutos e alterne relaxamento com fricção dos pés (esfregue um no outro).

Enxugue bem os pés e promova uma breve massagem para que o relaxamento seja completo.

Segunda receita;

Ingredientes:

- uma bacia grande - água morna

- essências florais de sua preferência - sais de banho variados

- flores

Modo de Preparo:

Coloque a água morna na bacia com todo o material e deixe os pés descansarem por 15 minutos.

E mais 5 minutos de movimentos dentro d’água.

Para completar o tratamento, enxagüe e enxugue os pés. Pressione-o ponto a ponto com o dedo polegar.

Além do bem-estar, as mulheres que passam muito tempo de salto alto devem

utilizar o tratamento para ativar a circulação. "Colocar os pés em uma bacia

com água quente com um pouco de sal e cânfora é um escalda-pés que se

pode fazer em casa, desde que a pessoa observe a temperatura da água, que

deve estar entre 36ºC e 40ºC", indica a especializada.

(15)

Na Keiko"s Prevenção e Saúde, a técnica ganhou um toque oriental. "Temos o SPA dos Pés, no qual acrescentamos à água sais das termas do Japão. São essências importadas de lá", diz a proprietária do local, Alice Keiko. "É

importante que a água chegue até a canela e esteja quente. De 10 a 20 minutos é o suficiente. Ao esfriar, é preciso enxugar os pés e colocar meias", completa.

Circulação

A recomendação para se fazer o escalda-pés não é apenas para pessoas que caminham bastante, os sedentários também podem sentir seus benefícios.

"Quem passa muito tempo sentado, inclusive no trânsito, também precisa ativar a circulação. O escalda-pés só é contra-indicado para grávidas, hipertensos e pessoas com câncer em metástase justamente por lidar com o fluxo

sanguíneo", alerta Alice Keiko.

Para se livrar dos calos, Alice ensina acrescentar vinagre na água quente com sal grosso, além de amolecer a calosidade alivia a dor. Ela lembra que a técnica também funciona como assepsia (limpeza) de pés infectados por micoses. "Indico fazer o escalda-pés antes de aplicar a pomada indicada pelo médico. A região fica limpa e a circulação ativada favorece a ação do remédio."

Giuliana Reginatto

1. Escalda-pé relaxante: no fundo de uma bacia coloque algumas bolinhas de gude. Elas ajudam no bom funcionamento da circulação. Além disso, inclua um pouco de pau de canela, cravo, sal grosso e alguns galhos de arruda. Mergulhe os pés por alguns minutos.

2. Escalda-pé refrescante: coloque água, pedras mais pontiagudas, laranjas em rodelas, folhas de eucalipto e seis colheres de sal grosso em uma bacia. Mergulhe os pés na solução e use galhos de hortelã para massagear.

3. Escalda-pé revigorante: coloque grãos de feijão no fundo de um recipiente com água quente. Introduza os pés e adicione alecrim, pétalas de rosas vermelhas, arnica e sal grosso.Movimente os membros inferiores por 15 minutos dentro da bacia.

COMO PREPARAR ESCALDA-PÉS

1. Antes de começar o escalda-pés, uma boa dica é fazer uma esfoliação nos pés, principalmente nos calcanhares para acabar com as células mortas e ativar a circulação;

(16)

2. Para fazer o preparo, despeje alternadamente um pouco de água quente e fria em uma bacia até que os pés fiquem submersos. A quantidade pode variar de acordo com o tamanho do recipiente;

3. A temperatura da água não deve ultrapassar 38º C para evitar o desconforto e até mesmo queimaduras. Portanto, verifique se a solução está soltando muito vapor;

4. Para obter o efeito esperado, a água despejada na bacia deve ficar na altura dos tornozelos. A água abaixo desse nível inviabiliza os efeitos relaxantes e tonificantes do escalda-pés;

5. Depois de colocar a quantidade certa de solução no recipiente, o próximo passo é adicionar os demais ingredientes que serão utilizados;

6. Para finalizar o procedimento, adicione raminhos de hortelã ou de alecrim para favorecer a circulação sanguínea.

Ingredientes:

• uma bacia grande;

• água morna;

• essências florais de sua preferência;

• sais de banho variados;

• flores.

Coloque a água morna na bacia com todo o material e deixe os pés descansarem por 15 minutos. Pra completar o tratamento, enxágue e enxugue os pés.

PASSO-A-PASSO:

1) Coloque água morna (no máximo 40 graus) em uma bacia;

2) Adicione sais de banho da sua preferência;

3) Dê charme e aproveite as boas energias das flores;

4) O visual do escalda-pés é um dos fatores de relaxamento;

5) Mergulhe os seus pés por 20 minutos.

(17)

· Para aumentar o pique e a energia: Acrescente 15 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta numa bacia com dois litros de água quente. Deixe seus pés de molho por cerca de 20 minutos.

Mas atenção: por ser estimulante, esse escaldapés não deve ser feito antes de dormir;

· Para acabar com a micose: Despeje meio litro de água fervente sobre flores secas de

calêndula. Coe, despeje numa bacia e ponha 60 ml de vinagre de maçã. Faça todos os dias por 20 minutos;

· Para diminuira transpiração: Ponha três gotas de óleo essencial de cipreste numa bacia com meio litro de água morna. Deixe os pés de molho por 20 minutos;

· Para aliviar o inchaço nas pernas: Dilua na água duas tampinhas de álcool e duas de sal grosso. Deixe os pés de molho por 20 minutos e enxágue bem;

· Para evitar varizes: Encha dois baldes: um com água fria, outro com água quente. Mergulhe os pés primeiro na água fria, por um minuto, depois na quente, por cinco minutos. Repita o processo durante 15 minutos, terminando na água fria;

· Para relaxar os pés cansados: Numa bacia com água morna, ponha cinco gotas de óleo essencial de lavanda e duas de alecrim. Mergulhe os pés por 15 minutos e, em seguida, enxágüe-os com água fria;

· Para acabar com a dor de cabeça: Durante 15 minutos, deixe os pés em imersão o mais quente que suportar. Ao mesmo tempo, embeba uma toalha em água gelada, torça-a e coloque-a sobre a testa, a nuca ou onde estiver a dor;

Receba Reflexologia com seu Massoterapeuta de confiança.

Escalda Pés

Só o fato de mergulhar os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C), até a altura dos tornozelos por, pelo menos, 15 minutos já faz uma grande diferença, se acrescentar óleos essenciais, pétalas de flores ou sal grosso o efeito é ainda mais eficaz.

Escalda pés revigorante:

A receita para dar um Up no ânimo após um dia agitado de trabalho é um escalda pés com óleo essencial de Hortelã Pimenta. É fantástico para recarregar as energias. Em uma bacia com 2 litros de água quente, acrescente 15 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta.

Escala pés calmante:

Neste caso o sal grosso vai ajudar. O sal é responsável por drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço, provocando assim alívio e sensação de bem estar.

Acrescente também 2 gotas de óleo essencial de lavanda e sinta-se ainda melhor.

Escalda pés desodorante:

Opte por acrescentar na água quente 1 colher (sopa) de vinagre de maça, para ajudar no combate às bactérias e problemas como o pé de atleta, chulé, coceiras e micos.

Receita 1: Escalda-pés para relaxar

(18)

Ingredientes:

- 3 litros de Água

- 1 colher (de sopa) de Camomila (em erva ou óleo essencial) - 1 colher de Óleo de Oliva

- 1 colher de Manjericão (em ervas) - 3 dentes de Cravo

- 1 copo cheio de Sal grosso

- Separe, ainda, 1 toalha e 1 par de meias.

Escalda-pés para relaxar: modo de preparo

Para preparar o escalda-pés, basta ferver todos os ingredientes em 3 litros de água. Depois de fervido, despeje parte da mistura em uma bacia de plástico. A outra parte, deixe em uma chaleira ou outra vasilha.

Modo de usar: Coloque os pés até o tornozelo na mistura da bacia. Aos poucos, despeje a outra parte do escalda-pés ainda morno (antes de esfriar). Permaneça com os pés na bacia por 15 a 20 minutos.

Depois, enxugue-os bem e coloque as meias, de preferência grossas e de algodão. Opte por fazer o escalda-pés à noite.

Receita 2: Escalda-pés para retirar calos e pele grossa dos calcanhares Ingredientes:

- 3 litros de Água - 1 copo de Leite

- 2 colheres (de sopa) de Óleo hidratante ou de amêndoas - 1 escova macia e 1 lixa para pés

- Separe, ainda, 1 toalha e 1 par de meias.

Escalda-pés para retirar calos e pele grossa dos calcanhares: modo de preparo Para preparar o escalda-pés, basta ferver todos os ingredientes em 3 litros de água.

Modo de usar: Despeje a mistura em uma bacia e, quando morna, repouse os pés por 15 a 20 minutos.

Em seguida, retire os pés e escove-os bem com a escova macia. Para finalizar, passe a lixa para retirar todas as células mortas. Enxugue e calce as meias.

Receita 3: Escalda-pés para pernas inchadas Ingredientes:

(19)

- 3 litros de Água - 1 copo de Sal grosso

- 2 colheres de Álcool comum ou de cereais - Separe, ainda, 1 toalha e 1 par de meias.

Escalda-pés para pernas inchadas: modo de preparo

Para preparar o escalda-pés, basta ferver todos os ingredientes em 3 litros de água.

Modo de usar: Despeje a mistura em uma bacia e, quando morna, permaneça por 15 minutos com os pés mergulhados na mistura. Depois, enxugue os pés e calce as meias. “Repita o escalda-pés 3 vezes por semana até sentir-se confortável e com as pernas desinchadas. Esse escalda-pés traz muita leveza e bem-estar”, garante a especialista.

Receita 4: Escalda pés para combater a transpiração Ingredientes:

- 3 litros de Água - 1 copo de Sal grosso

- 1 colher (de chá) de Óleo essencial de lavanda.

Escalda pés para combater a transpiração: modo de preparo

Para preparar o escalda-pés, basta ferver todos os ingredientes em 3 litros de água.

Modo de usar: Mergulhe os pés por 20 minutos na mistura morna. Depois, seque-os.

ESCALDA PÉS RELAXANTE

Temperatura adequada: 37ºC (verão) a 38ºC (inverno). Importante: verifique a temperatura da água com o auxílio de um termômetro, evitando queimaduras e respeite a sensibilidade da sua pele.

Use uma bacia funda ou balde largo para que seus pés fiquem confortáveis. Coloque no fundo da bacia pedras roladas de quartzos verdes e uma turmalina negra.

Material:

- 2 colheres de sopa de sal amargo.

- 1 colher de sal grosso

- 5 saches de chá de camomila - 3 rodelas de limão

(20)

- 10 gotas de extrato de própolis

- 1 jarra com água bem quente se desejar intensificar o tempo.

- 1 jarra com água fria.

- 1 vasilha tipo caneca ou jarra pequena para auxiliar a jogar água também a partir dos joelhos.

- 1 escova para uso corporal com cerdas macias e firmes.

- 1 toalha macia

- Creme hidratante especial para os pés.

- Um par de meias de algodão.

Como fazer:

Deixe o ambiente preparado para facilitar a terapia. Tenha todos os ingredientes a mão, a chaleira com a água quente e a jarra com a água fria.

Inicie escovando a seco as pernas a partir dos joelhos até os dedos dos pés. A escovação a seco elimina ascélulas mortas, as toxinas e ativa a circulação.

Verifique a temperatura e coloque todos os ingredientes. Mergulhe os pés com cuidado e relaxe de 15 a 20 minutos. De quando em quando, adicione mais água quente. Aproveite para escovar também às unhas para limpeza.

Com auxílio de um recipiente pequeno, despeje um pouco da água quente da bacia a partir dos joelhos. Passe a planta dos pés sobre as pedras para massagear a região.

Termine jogando a água fria a partir dos joelhos. Seque bem os pés, dedos e unhas.

Massageie os pés com um creme hidratante apropriado para a região. Vista as meias e deite-se.

Comentários importantes:

Sal amargo e o sal grosso são anti-sépticos e excelentes para eliminar dores e relaxar.

O extrato de própolis é anti-séptico, fungicida e anti-inflamatório.

A camomila é relaxante, alivia dores e também é antiinflamatória.

O limão possui ação clareadora de manchas e atuará nas manchas que são causadas pelos calçados.

As pedras de quartzos verdes facilitam a massagem na planta dos pés trazem energia de cura e bem-estar.

A turmalina negra emite delicadamente raios infravermelhos que auxiliam a tratar e desinflamar as regiões com danos por calçados apertados e outros ferimentos nos pés.

A ação da água fria cria uma ação inversa após a água quente e vai aquecer e relaxar os pés.

(21)

Dica: Caso queira apenas renovar as energias, reparar as dores nos pés e pernas para depois ir a uma festa, faça o seguinte:

- Depois de jogar a água fria, jogue mais um pouco de água quente (limpa) e irá refrescar os pés e energizar!

PRECAUÇÕES:

- Para crianças o pedilúvio é indicado para casos de friagem e colocar apenas 1 colher de chá de sal marinho.

- Para peles sensíveis diminuir a temperatura.

- Para gestantes usar a temperatura de 36 a 37ºC.

- A temperatura superior a 37ºC é contra-indicada para crianças, hipertensão, hipotensão, diabetes, problemas cardíacos e peles altamente sensíveis.

O hábito de fazer escalda-pés em determinados momentos do ano é um costume milenar em várias tradições e civilizações. Há 6 mil anos atrás já há relatos da prática de lava-pés, que tinha a finalidade de relaxamento e limpeza. Há inclusive uma passagem bíblica que envolve esta prática: No Cenáculo, durante a Ceia Pascal, Jesus como Mestre e Senhor, despoja-se do manto, pega uma bacia e põe-se a lavar os pés dos discípulos. Na tradição judaica, oferecer água para lavar os pés era sinal de hospitalidade e acolhida, um ato geralmente realizado por escravos, empregados ou pessoas que cometiam delitos. Jesus com este gesto reverencia seus convidados e deixa uma mensagem de humildade. Em várias tradições orientais oferecer água para lavar os pés também mostrava um sinal de respeito e acolhimento por parte do

anfitrião. Na medicina tradicional chinesa, o escalda-pés é usado amplamente em diversas situações clínicas. O escalda-pés muitas vezes nos foi apresentado por nossas avós, um conhecimento tradicional que está disponível, que é fácil de ser realizado e é efetivo.

A grande indicação – evitar resfriados e gripes!

Talvez uma das mais milagrosas indicações do escalda-pés é naquele momento em que percebemos que estamos iniciando um resfriado ou uma gripe. Isso acontece geralmente quando ficamos muito expostos ao vento, ao frio e à umidade. Todos esses fatores patogênicos sensibilizam nossos receptores na pele facilitando a entrada de vírus e bactérias. O fato é que começamos a sentir uma baixa de energia, cansaço, tosse, espirros, frio em todo corpo, tremores, coriza, dentre outros sintomas. Nesse momento realizar o escalda-pés à noite com um chá quente e logo após ir dormir bem enrolado num cobertor pode ser melhor do que qualquer outra medicação.

(22)

Outra importante indicação – deficiência de Yang!

A grande maioria de nós tem deficiência de Yang Qi (energia vital), seja aguda ou cronicamente. Muitos de nós vivemos com nossas extremidades frias, vivemos desanimados, sem energia e ficamos doentes com facilidade. Nossa memória, nossa cognição e nossos insights não acontecem de maneira fácil. Temos noites de sono péssimas, respiramos mal e nos alimentamos mal. O resultado a médio e longo prazo é um esgotamento geral de energia, disposição e calor no corpo. Quando nos

percebemos nesse tipo de situação o escalda-pés é uma terapêutica importante a ser realizada, não isoladamente, mas complementar a outros tratamentos.

Mesmo que você não se encontre com todos os sintomas relacionados, fazer escalda- pés jamais será ruim, a menos que a pessoa tenha alguma úlcera na perna, diabetes avançado, neuropatias periféricas, cardiopatia isquêmica, ai sim seria contraindicado.

Ao fazê-lo, você estará reparando suas energias e fortalecendo o seu corpo ao fazer escalda-pés uma ou duas vezes por semana.

A técnica

1) Escolha um recipiente alto e largo, que possa acomodar seus pés e que possa conter água até metade de sua perna/canela (não adianta fazer escalda-pés com a água apenas na sola dos pés, o efeito será pequeno);

2) Coloque água morna do chuveiro até ¾ do recipiente;

3) Esquente uma chaleira grande com água;

4) Pegue toalha para secar os pés logo depois de tirá-los da água;

5) Pegue meias e calça de agasalho para se aquecer e não pegar frio logo depois (pegar frio depois pode piorar o quadro de resfriado e gripe, você está exposto, deve se proteger rapidamente);

6) Coloque as pernas na água, vá colocando aos poucos a água da chaleira, mantendo a temperatura elevada (cuidado para não se queimar!);

(23)

7) Faça escalda-pés por no mínimo 25 minutos. O ideal é interromper logo que perceba estar suando na testa.

8) Querendo aumentar o efeito do calor, pode se cobrir e colocar uma touca na cabeça.

9) Nos spas são utilizadas várias fragrâncias, chás, sal grosso, perfumes. Isso tudo é secundário, mas deixa um clima agradável para seu tratamento. Você pode criar a vontade no que se refere a essa questão.

10) Quando terminar, enxugue rapidamente os pés, coloque meias, calçados e vai direto para a cama com várias cobertas. Se suar durante a noite, troque as roupas para evitar o contato com a umidade.

Você ainda questiona a efetividade do escalda-pés?

Então experimente nos momentos mencionados.

Faça a técnica corretamente.

No outro dia estará com uma nova disposição!

Escalda Pés

Você que está aí, jogado em um sofá ou sobre a cama, depois de quatro dias de folia, nada melhor que um escalda-pés para recuperar a energia para o ano que, finalmente, se inicia. Confira os tipos que Ana Maria e a podóloga Adriana Correia mostraram nesta quarta-feira de cinzas. Em comum entre as receitas estão os ingredientes sal grosso, que é anti-séptico e anti-oxidante, e a bacia com

água quente.

Escalda-pé relaxante

No fundo da bacia, adicione bolas de gude. Elas ajudam a estimular a circulação. Além disso, pau de canela, cravo, sal grosso e galhos de arruda

Escalda-pé refrescante

Adicione na bacia com água quente pedras mais pontiagudas, laranja em

(24)

rodelas, eucalipto e seis colheres de sal grosso e galhos de hortelã para massagear os pés

Escalda-pé revigorante

Os grãos de feijão ajudam a massagear os pés na água quente. E neste mesmo recipiente junte o alecrim, arnica, pétalas de rosas vermelhas e sal grosso.

Passistas (Foto: Mais Você/TV Globo)

E a repórter Geovanna Tominaga escalou três musas de escola de samba, entre elas a rainha e a musa de bateria da Grande Rio, Carla Prata e Amanda Pinheiro, respectivamente, e a musa da Beija Flor Jaqueline Faria para

experimentarem as receitas da podóloga Adriana Correia, que preparou quatro escalda-pés para melhorar a circulação, relaxar, recuperar a energia dos pés e proporcionar bem estar.

Encontrados em feiras ou lojas de produtos, os ingredientes dos escalda-pés são simples. A base para qualquer receita será sempre a água quente e o sal grosso, e o resto são produtos para relaxar e revigorar de acordo com a necessidade de cada um. Para as receitas apresentadas pela podóloga, ela elegeu as ervas calmantes, como capim limão e camomila; canela em pau;

óleo de calêndula; essência de lavanda; saquinhos em chá e as pedras negras

e quartzo verde.

(25)

"Além da massagem, evito também lixar os pés, assim ficam menos sensíveis

e com menos calos", contou Carla Prata, rainha da bateria da Grande Rio.

Referências

Documentos relacionados

• Controle Shure ◦ Transmite dados para o software de controle da Shure, atualizações de firmware e sistemas de controle de terceiros como AMX ou Crestron • Controle e áudio

PERNAS Mantenha a parte superior das pernas paralela ao solo e com os pés esticados e apoiados.. O apoio para os pés é importante se

inclua meia xícara de bicarbonato de sódio na banheira para eliminar impurezas da pele e deixa-la mais macia?. Escalda-pés

MASSAGEM PERNAS & PÉS | LEGS & FEET MASSAGE 60€ 25’min.. Massagem localizada nas pernas e pés para estimulação

MASSAGEM PERNAS & PÉS | LEGS & FEET MASSAGE 50€ 25’min.. Massagem localizada nas pernas e pés para estimulação

FILTRO 2071: FILTRO PARA PROTEÇÃO CONTRA POEIRAS, NÉVOAS E FUMOS.

Os tipos de pés são classificados de acordo com a nomenclatura baseada na posição deles em relação ao eixo mediano, ou seja, a linha imaginária que

Em especial, em Chapecó, cidade do oeste do Estado de Santa Catarina, que viveu o luto pelas vítimas do acidente aéreo, ocorrido em 29 de novembro, nas pro- ximidades de