• Nenhum resultado encontrado

Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais CORE-MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais CORE-MG"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

1

PROGRAMA DE TRABALHO – PLANEJAMENTO DE GESTÃO EXERCÍCIO SOCIAL E FINANCEIRO DE 2015

I. IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE

- Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais – CORE- MG;

- Autarquia Federal da Administração Pública Indireta, integrante do Sistema CONFERE/

CORES, criado por força do art. 6º da Lei 4.886/65, com as alterações da Lei 8.420/92 e da Lei 12.246/10;

- Entidade habilitadora e fiscalizadora do exercício da representação comercial, profissão regulamentada desde 1965;

- Sede na Avenida Bias Fortes, nº 382 - 3º e 4º andares – Belo Horizonte/MG, CEP.: 30.170- 010 – Tel.: (0xx31) 3071-3300 / 3071-3305 / 3071-3313 – Site: www.coremg.org.br;

- Regimento Interno vigente aprovado pelo Plenário do CORE-MG em reunião plenária do dia 19 de março de 2012, homologado pela Resolução nº 760/2012 do CONFERE – Conselho Federal dos Representantes Comerciais e arquivado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas – Jero Oliva – na cidade de Belo Horizonte/MG.

II. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

Com base nas deliberações emanadas da Resolução Nº 963/2014 do CONFERE, baixada em 11 de setembro de 2014, e enviada ao CORE-MG através da CIRCULAR 016/2013 – CONFERE, para conhecimento e acatamento dos seus dispositivos legais, cumpre-nos apresentar, para apreciação e aprovação deste Conselho Federal dos Representantes Comerciais - CONFERE, o Programa de Trabalho – Planejamento de Gestão - para o exercício social e financeiro de 2015, que vai anexado à Proposta Orçamentária para o referido exercício, em obediência ao art. 2º, alínea ‘a’, do citado instrumento regulador.

(2)

2

A construção do programa de trabalho constante do presente relatório e a própria proposta orçamentária - segue em anexo obrigatório - teve a participação e a colaboração de todos os diretores e conselheiros membros do CORE-MG, através de discussões específicas e fundamentadas sobre todos os possíveis programas planejados e sobre todos os valores estimados para as receitas, bem como sobre os valores fixados para as despesas. Ressalte-se, como de praxe, a observação criteriosa aos mandamentos circunscritos no Regimento Interno da Entidade, além de observância estrita ao conteúdo normativo extraído de Resolução própria do Conselho Federal dos Representantes Comerciais - CONFERE.

Destaca-se, somado às participações dos conselheiros e diretores, a participação efetiva dos coordenadores de setor e departamento, das delegacias regionais e também da assessoria. O foco, mais uma vez, fincou na preservação da clareza, da transparência e da democracia funcional. Opinaram todos os colaboradores na construção do orçamento e do plano de trabalho, especialmente nos aspectos relacionados aos serviços de cada departamento e setor, bem como de cada regional, com sugestões atinentes às respectivas atribuições de cada servidor integrante do nosso corpo de profissionais.

A elaboração do orçamento – realizada para o exercício de 2015 – observou, em especial, os princípios administrativos que norteiam as ações e a transparência das contas do setor público. E com esta intenção, preocupou-se em alcançar o objetivo de aproximar os valores orçados com os que, de fato, dentro da realidade da execução orçamentária do CORE- MG, deverão ser realizados no decorrer da execução do orçamento do exercício vindouro. Tal atenção proporciona, a cada ano, uma adequação mais realista entre o valor orçado e o valor realizado, bem como entre o planejado e o executado, propiciando uma proposta com a máxima confiabilidade, seja em relação aos números, seja em relação ao planejamento de gestão.

São estas as considerações inaugurais necessárias. Segue o relatório propriamente dito, com os trabalhos que estão programados para 2015. Da parte inicial consta devidamente formalizado a metodologia empregada na elaboração deste Orçamento – Programa de Trabalho do ano de 2015.

III. METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO - PROGRAMA

Com estrita observância aos preceitos normativos consubstanciados no corpo da Resolução nº 963/2014 do CONFERE, especialmente em seu art. 2º, alínea ‘a’, realizou-se

(3)

3

integralmente os procedimentos de construção da proposta orçamentária para o exercício de 2015, tomando por base a arrecadação do exercício em curso, acrescida de projeção para o último trimestre e, ato contínuo, fazendo aplicar o percentual de 4% (quatro por cento) sobre o montante projetado até dezembro de 2014, conforme norma positivada no § 1º, art. 5º, da Resolução 963/2014, bem como em seu parágrafo segundo, já que não está incluído no montante qualquer receita oriunda de doações, auxílios, empréstimos ou alienações de bens.

Apreciando os mencionados demonstrativos de arrecadação - dos dois últimos exercícios - constata-se que a arrecadação do exercício de 2014, executada até setembro de 2014 e acrescida de uma projeção até dezembro do mesmo ano, constitui-se na maior base arrecadadora dos dois derradeiros exercícios financeiros. Tomando o montante definido pela base arrecadadora citada (do ano de 2014+ projeção), foi aplicado o percentual de 4% (quatro por cento), o que resultou na apuração de um montante correspondente a R$ 8.300.000,00 (oito milhões e trezentos mil reais), valor total da proposta orçamentária de 2015, que desde já submete à apreciação e aprovação desta Entidade Federal.

Ato contínuo ao encerramento dos procedimentos realizados para apuração do montante acima identificado e, depois de finalizado o processo utilizado para os cálculos de apuração do valor do orçamento, conforme detalhado no parágrafo anterior, iniciou-se as discussões objetivando a construção do programa de trabalho ora apresentado, que registra e formaliza, em linhas gerais, o planejamento para o exercício de 2015.

Observando o Orçamento de 2015 é possível constatar a destinação de valores nas contas de Receitas e Despesas Públicas, contempladas pelos anexos I e II da proposta orçamentária, reconhecendo e alocando a cada conta o valor estimado e necessário à cobertura dos gastos planejados, no caso das despesas. Da mesma forma, constata-se também a alocação, em cada conta de receita, do valor previsto para 2015, referente às entradas de recursos, especialmente oriundas das anuidades que serão liquidadas pelos filiados ao longo do ano vindouro, bem como dos rendimentos das aplicações financeiras mantidas em instituições oficiais, sendo ambas as principais fontes de receitas do CORE-MG.

De forma complementar à metodologia de cálculo empregada para apuração do valor final do orçamento de 2015, uma série de outras considerações e análises foi levantada, a fim de consubstanciar e validar o valor final acima apontado. Cite-se que os trabalhos programados, a seguir enumerados, fazem parte de importante complemento analítico, responsável pela validação final do orçamento para o próximo exercício financeiro. É, de fato,

(4)

4

uma proposta de trabalho – planejamento de atividades para 2015 – que se encontra formalizada expressamente no relatório desenvolvido e apresentado a seguir.

IV. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

Iniciando as considerações sobre o presente programa, cabe informar que o exercício social e financeiro de 2015 constituirá no 3º (terceiro) ano da atual gestão, empossada em 03 de outubro de 2012, com uma pontual renovação no quadro de conselheiros, registrando a nova composição com apenas 1 (um) novo conselheiro em relação à gestão anterior, conforme já informado na apresentação dos dois últimos programas. A gestão atual, seguindo as mesmas características da gestão passada, tem experiência profissional, e é formada por representantes com um tempo médio de atuação no mercado que supera os 20 (vinte) anos de profissão, o que lhes qualifica para o cargo de conselheiros e diretores deste CORE-MG.

Respaldando-se no mesmo foco dos programas anteriores, especialmente dos dois últimos, os gestores do Conselho Regional de Minas Gerais continuam centrados em ações de planejamento voltadas para a categoria, especialmente na busca reiterada da valorização do representante comercial. O foco também será mantido sob a mesma perspectiva de atuação da fiscalização, visando o crescimento e o fortalecimento da Entidade, através da realização do interesse público voltado para a valorização do profissional que promove a mediação de negócios mercantis.

Ressaltados os pontos inaugurais, se satisfazendo no que até aqui fora exposto, segue nos tópicos abaixo o programa dos trabalhos planejados para 2015, trabalhos estes que serão necessariamente e continuamente perseguidos no decorrer do exercício que terá início no dia 01 de janeiro e fim em 31 de dezembro do ano em de 2015.

A seguir as considerações que integram o corpo do relatório contendo o planejamento para o ano de 2015.

01. COMPOSIÇÃO DO QUADRO DE PESSOAL

Inserido no presente item está a composição do quadro de pessoal do CORE-MG. Em relação à atual estrutura permanece a previsão de alterações, para o próximo exercício, apenas havendo constatação de caso de extrema necessidade, a exemplo de pedido de desligamento

(5)

5

por parte dos nossos colaboradores. Constatado algum caso, como não haverá mais a possibilidade de nomeação de pessoal concursado, haja vista o encerramento do prazo de validade do último concurso, poderá ser realizada a contratação via cargo em comissão ou via a realização de um novo concurso, a depender da análise do trinômio custo-benefício e oportunidade.

Neste diapasão ressalte-se que, para o ano de 2015, deverá continuar a mesma programação de incentivo ao aprimoramento profissional, conforme política de pessoal adotada pelo Conselho há mais de 9 (nove) anos, a fim de que auxiliar diretamente na capacitação do servidor interessado em obter formação em determinada área do conhecimento. Ademais, deve ser destacada ainda a preocupação com a área de gestão de pessoas, no sentido de manter, como será mantida, a avaliação de desempenho, altamente positiva nos seis últimos anos. Para o ano vindouro deverá ser mantida a assessoria de profissionais da área de psicologia empresarial, prestada à comissão de avaliação nomeada, conforme experiência aprovada e realizada nos três últimos anos.

01.01 Estrutura de Pessoal - Previsão 2015

Recorrendo à exposição precedente, para o exercício que se encontra em planejamento, não haverá alteração na composição do atual quadro de pessoal, especialmente no aspecto objetivo, já que o número de profissionais permanecerá inalterado, assegurando o custo padrão com a folha de pagamento para 2015. A este custo padrão será acrescido o repasse inflacionário que será definido na data base competente, ou seja, em novembro de 2014 para o período que seguirá até outubro de 2015. Outrossim, deve ser citado que o capital intelectual da entidade continua atendendo, de forma quantitativa e qualitativa, as necessidades do CORE-MG, não se vislumbrando a necessidade de novas contratações e ou a realização de demissões. É suficiente o quadro atual e sua manutenção é o que se está planejado para o próximo ano de 2015.

Nota-se, então, que o quadro de colaboradores, na condição de empregados celetistas para 2015 - sede, Delegacias Regionais e Posto da CEASA/MG - manterá a configuração seguinte:

1º. Sede e Ceasa - 20 (vinte) colaboradores até o terceiro trimestre de 2014. A previsão é que seja mantido até o encerramento do citado exercício, lotados na sede e Posto da

(6)

6

Ceasa - Minas, sendo todos celetistas. Este cenário apresentado é o mesmo do final do ano anterior, com a constatação de que em 2013 apenas uma contratação fora realizada antes de findar o prazo do último concurso. Em 2014 não houve, até o momento da elaboração deste programa, contratações de servidores, apenas a nomeação de um profissional concursado e lotado como assistente administrativo, para o cargo em comissão de Assessor Financeiro e de Contas. Para 2015 também não há planejamento de mudanças na estrutura atual, devendo a mesma ser mantida até o encerrar do ano ora programado.

2º. Delegacias Regionais - 09 (nove) colaboradores até o terceiro trimestre de 2014 e com previsão de permanência até o encerramento do citado exercício, lotados nas Delegacias Regionais. Todos ocupando o cargo de Assistente Administrativo e ou Fiscal. Este cenário não apresentará mudanças para 2015, salvo necessidade extrema, a exemplo de demissão ou rescisão a pedido do próprio colaborador.

Conforme é possível constatar, a partir dos números lançados acima, a previsão para 2015 é a estabilidade no quadro de pessoal, sem alteração em relação ao quadro do exercício anterior, permanecendo com 29 (vinte e nove) colaboradores, sendo todos servidores regidos pela C.L.T. Ressalte-se que, mesmo os profissionais eventualmente nomeados para determinados cargos em comissão, disponíveis no Plano de Cargos e Salários, manterão a condição de celetistas. É sempre necessário ressaltar, no entanto, que eventuais alterações na estrutura atual só serão concretizadas em caso de necessidade comprovada pela gestão administrativa do CORE-MG.

Quanto às questões relacionadas ao departamento de pessoal, vale ressaltar que poderá haver a contratação de estagiário, especialmente para realizar serviços ligados ao jurídico, efetivamente no tocante à execução fiscal e cobrança de inadimplentes, a fim de promover a intensificação de tais atividades. Assim, fica registrado, caso em 2015 seja conveniente a contratação de estagiários, está será formalizada nos termos exigidos pela legislação vigente.

01.02. Previsão de Gasto 2015 – Despesa com Pessoal

Tendo por base os valores desembolsados para a realização da despesa com pessoal no decorrer do exercício de 2014 - contabilizados até outubro de 2014 e projetados até dezembro do mesmo ano e, ainda, considerando a análise da estrutura de pessoal acima prevista e descrita e, também, considerando uma possível reposição inflacionária sobre os salários

(7)

7

vigentes na data-base – novembro - que deverá firmar no patamar de 9% (nove por cento) e, finalmente, considerando os demais gastos com pessoal - diária, obrigações patronais, 13º salário etc - o montante com pessoal para 2015 deverá fechar o somatório de desembolsos no valor de R$ 3.350.000,00 (três milhões e trezentos e cinqüenta mil reais).

02. PROGRAMA - DAS REGIONAIS

Será preservado para o exercício de 2015 o programa de apoio às regionais, conforme se fez no ano vigente e nos quatro últimos exercícios. O procedimento de visitação e reuniões se iniciará pelo mês de janeiro de 2015, com a presença do Presidente e da Secretaria Executiva, que estarão pessoalmente nas Delegacias discutindo os problemas e soluções possíveis para a melhoria das regionais. Ademais, com a colaboração conjunta de todos os servidores da sede, especialmente sob a assistência da secretaria executiva, dos coordenadores de departamentos, da procuradoria e da contabilidade, a atuação junto às Delegacias, inclusive junto ao posto de atendimento da CEASA Minas, permanecerá no decorrer de 2015 com o amparo pleno e participativo da sede. A forma de atendimento permanecerá contínua e diária, abrangendo todas as regiões abarcadas pelos pontos de apoio já em funcionamento há mais de 10 (dez) anos, além do próprio ponto da CEASA, na região metropolitana da capital.

Importante ressaltar ainda que, além das ações para cumprimento das funções primordiais de habilitar e fiscalizar o exercício da representação comercial, realizar-se-ão ações complementares voltadas à orientação dos representantes e representadas que se fizerem presentes nas respectivas sedes das regionais ao longo de 2015. Também, serão realizadas ações consistentes em atividades focadas no profissional de vendas, especialmente na atualização deste profissional, como palestras e encontros técnicos, conforme a seguir enumerado:

02.01. Palestras Profissionalizantes

Objetivando promover a oferta de um aprendizado continuado - promover a atualização e aprimorar os conhecimentos dos filiados - especialmente do filiado do interior, que se mostra mais carente de informação, continua agendado para 2015 um ciclo de palestras, a ser realizado de forma sistemática e a prazo certo e definido, observando o método rotativo entre as regionais, de acordo com a demanda oriunda dos filiados. Como foco

(8)

8

temático, continua este firmando-se em assuntos atualizados e relevantes para a categoria, dando preferência aos temas direcionados a área de contratos de representação, técnicas de vendas e afins. Para tanto, deverão ser contratadas empresas ou profissionais de consultoria, especializadas nesta área de marketing, gestão, vendas, relacionamento, entre outras. A contratação se realizará após um apanhado de preço e verificação de competências e habilidades dos interessados.

Entretanto, necessário registrar, caso não haja demanda comprovada para a realização das palestras, ou seja, não havendo interesse dos filiados em apreender novos conteúdos, não será concretizada a disponibilização das palestras ora planejadas, que serão automaticamente substituídas pelos cursos a distância, com temáticas semelhantes àquelas planejadas para as palestras. Tais cursos serão oferecidos nos moldes dos últimos anos.

Volvendo-se às palestras, deve-se destacar que, a fim de promover maior visibilidade e credibilidade das mesmas, serão comunicados e convidados para participarem, nas respectivas regionais, além dos representantes comerciais filiados, os gerentes regionais das representadas, principalmente das empresas atacadistas distribuidoras que mais se utilizam dos serviços das delegacias, além das demais empresas que mais contratam representantes nas respectivas regiões abrigadas pelas Regionais.

O custo orçado/estimado para implementar a programação direcionada às palestras profissionais nas regionais, conforme formalizado neste item, está fixado na Proposta Orçamentária de 2015, no montante de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), consignado na conta de Serviços de Terceiros e Encargos. Justifica tal custo a importância do contato direto com os filiados do interior, bem como a própria necessidade de capacitação e aprendizado dos representantes comerciais.

02.02. Feiras e Eventos - Acompanhamento Regional

No quesito feiras e eventos, continua a figurar na programação 2015 o propósito de participação do CORE-MG, quando da realização nas respectivas cidades sedes das regionais, especialmente com o objetivo de expandir a atuação da Entidade como órgão fiscalizador da profissão de representação comercial e tendo, neste caso, a preocupação permanente com ações voltadas para o interior do Estado. A presença em feiras, sem dúvida, responde diretamente como a longa mão da fiscalização e permite a orientação ao profissional de

(9)

9

vendas das diversas regiões do nosso Estado, além de permitir a orientação às empresas representadas que sempre se fazem presentes.

Constata-se no presente planejamento a participação do Conselho em vários eventos e feiras, principalmente quando realizadas nas regiões abrigadas pelas Delegacias. Em sintonia com a programação dos eventos – feiras e encontros - que ainda estão sendo definidos para o ano de 2015, nas regiões das respectivas delegacias, é que se elabora o planejamento de participação do CORE-MG nas feiras e encontros programados. Entre os eventos para 2015, vale citar o Dia Pan-Americano do Representante Comercial de Uberlândia, a ser realizado pelo SIRCAU com o apoio do CORE; a feira de Supermercados de Juiz de Fora; as feiras da Indústria, Comércio e Serviços de Uberlândia e Montes Claros; a feira Agropecuária de Varginha; a feira da Indústria e Comércio de Governador Valadares; as reuniões com empresas atacadistas em todas as regionais, principalmente com as áreas comercial e jurídica das mesmas; as visitas constantes da diretoria e secretaria executiva para fins de orientação aos colaboradores do interior. Estes são eventos importantes e devem contar com a presença da Entidade.

Ressalte-se que todas as participações planejadas e referidas, nas feiras e eventos programados, têm importante papel - direto e eficaz - na fiscalização do exercício da representação comercial. Este aspecto é facilmente percebido, tanto quanto na abordagem aos representantes, como também na orientação junto às empresas representadas – empresários da indústria, do comércio e do atacado distribuidor - que se fazem contínua e permanentemente presentes em todas as feiras e eventos realizados no interior do estado.

Referindo-se ao custo para a realização e execução das ações planejadas e que integram o presente item, este encontra-se estimado e, portanto, orçado à razão de, aproximadamente, R$ 14.000,00 (quatorze mil reais), montante devidamente registrado no orçamento apresentado para 2015.

02.03. Consultoria Jurídica

Já com mais de um qüinqüênio – em 2014 completaram-se 7 (sete) anos - à disposição do filiado domiciliado e sediado no interior do Estado, a consultoria jurídica permanecerá à disposição para o ano de 2015. O atendimento, como de praxe, será destinado aos representantes comerciais que estejam em dia com o Conselho, com rigoroso controle da necessidade e se atendo aos assuntos legais inerentes ao exercício da representação. Esta discricionariedade no encaminhamento caberá aos colaboradores das delegacias, que deverá

(10)

10

realizar atendimento prévio ao filiado interessado para, então, encaminhá-lo ao escritório Regional.

Dando seguimento à mesma metodologia adotada desde que se firmara o primeiro convênio, as consultorias das regionais deverão, em caso de necessidade de cobrança extrajudicial, para fins de indenização e realização de cálculos indenizatórios, recorrerem à sede do Conselho. Ressalte-se que continuará as consultorias regionais sob o comando da assessoria jurídica da sede, a qual, em última análise, responderá pelo parecer final sobre o mérito da questão objeto da consulta formulada.

Com referência ao custo operacional, a consultoria jurídica disponível e atendendo efetivamente nas 06 (seis) delegacias, com atuação em horário comercial, de segunda a sexta- feira, está orçado para o ano de 2015, no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) - devidamente inserido – fixado no orçamento de 2015, em adequado elemento orçamentário, consoante discriminado no anexo II. A previsão é suficiente para atender a todos os filiados domiciliados nas regiões abrigadas pelas delegacias, conforme média da demanda dos dois anos.

02.04. Consultoria Tributária, Contábil e Trabalhista

Há mais de 5 (cinco) anos à disposição do representante comercial, pode-se afirmar que a consultoria tributária, contábil e trabalhista é instrumento de grande valia para os filiados do interior, carentes nestas três áreas do conhecimento. Pela importância da consultoria, esta permanecerá disponibilizada para o ano de 2015. Para tanto, continuará sendo promovida a sua divulgação, especialmente através do Jornal do Representante Comercial e do próprio site do CORE-MG, já que a procura ainda não atingiu o patamar pretendido.

Pontuada como uma prática já consolidada, a consultoria continuará dedicando-se ao atendimento dos representantes comerciais que estejam em dia com o Conselho, com rigoroso controle da necessidade, no sentido de só liberar as consultas para os assuntos legais inerentes a tributos, relações trabalhistas e contabilidade aplicada ao exercício da representação comercial. Após a devida checagem de atendimento por colaboradores das regionais, o filiado será devidamente encaminhado ao conveniado - profissional habilitado para atendê-lo.

Idêntico modelo de atendimento e acompanhamento praticado no ano vigente, prosseguir-se-á, então, em 2015, atentando as Delegacias para o encaminhamento do filiado

(11)

11

aos escritórios conveniados. Ressalte-se, ainda, que continuará as consultorias sob o comando dos escritórios atualmente conveniados, que já demonstraram um bom conhecimento e domínio das três áreas abarcadas, quais sejam, trabalhista, tributária e contabilidade.

Dirigindo-se à questão do custo estimado com a citada consultoria, que se realizará com o efetivo atendimento nas 06 (seis) delegacias, este continuará sem uma estimativa em espécie, haja vista que trata-se de um convênio sem custo para o CORE-MG, onde os escritórios trabalham com a possibilidade de um cliente em potencial. Neste cenário, para os serviços ora programados, não haverá fixação de despesas neste orçamento do ano de 2015, assim como não fora fixado nos anos passados.

02.05. Ações Permanentes

Constam do presente tópico as ações planejadas para o exercício de 2015, de caráter continuado, permanente e necessário ao atendimento das demandas das regionais, direcionadas à qualidade e ao bom desempenho dos serviços prestados aos representantes regulares com a entidade. Enumeradas a seguir as ações desta natureza planejadas para o ano de 2015:

- Controle sistemático da arrecadação proveniente dos registros iniciais e das anuidades e acertos de débitos em atraso. Também, a elaboração de controle das contas a pagar com recursos do fundo de representação, que deverá ser encerrado a cada trinta dias, com a devida prestação de contas encaminhada para contabilização;

- Exercício diário e permanente da fiscalização - exercida pessoalmente, via correios, via telefone e por e-mail - sob a responsabilidade dos fiscais e assistentes administrativos de cada regional. A fiscalização combate a ausência de registro e também os débitos – filiados inadimplentes. Tais procedimentos se fazem com a orientação constante da sede, através de departamento competente;

- Atuação presencial constante, sistemática e regular, através do Presidente e do Gerente, logo no início do ano, bem como através da Secretaria Executiva e de outros colaboradores – fiscais e coordenadores - ao longo do exercício de 2015, em esquema de revezamento programado. A atuação consiste na orientação e auditoria dos serviços realizados pelas delegacias e nas participações em feiras e eventos realizados ao longo do ano de 2015;

(12)

12

- Procedimento diário e continuado de análise e conferência da documentação exigida, confecção dos documentos de identidade profissional e remessa da carteira profissional e do certificado de registro – Pessoas Físicas e Jurídicas – registros iniciais e 2ª via nos casos de alterações contratuais das pessoas jurídicas e ou extravio dos documentos que comprovem o registro do filiado;

- Atendimento orientado realizado continuamente - seja pessoalmente, por telefone e via internet - aos representantes e também às representadas, com informações sobre a rotina profissional e legal da área de vendas. A orientação também se realiza visando estabelecer a obrigatoriedade de registro no CORE-MG;

- Reuniões quinzenais agendadas, sob a coordenação da Secretaria Executiva, a serem realizadas no decorrer de 2015, no período da manhã, via comunicação eletrônica, com a presença de todos os colaboradores das regionais, inclusive dos colaboradores da fiscalização;

Com referência ao custo – excluído a despesa salarial - estima-se que a manutenção geral das Delegacias, incluindo aí a assessoria jurídica instalada em cada região – via escritório terceirizado - encerrará o exercício de 2015, no montante fixado em razão semelhante aos dos últimos exercícios, devendo manter-se aproximado do patamar de R$

220.000,00 (duzentos e vinte mil reais). Isso significa uma estabilidade nos desembolsos direcionados às regionais. Neste montante, encontra-se fixado as despesas com manutenção dos veículos, aluguéis, condomínio, telefone, energia elétrica, lanches, fotocópias e internet, entre outras – representando o somatório do custo (excluído os salários) total de manutenção de todas as Regionais.

03. EVENTOS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Apresenta-se neste tópico, assim como fora o procedimento adotado nos programas de trabalhos anteriores, o planejamento relativo às atividades complementares para o exercício social e financeiro de 2015. Todos os trabalhos planejados se firmam no objetivo de crescimento e valorização do CORE-MG perante os filiados e perante a própria sociedade, conforme preocupação que sempre fora demonstrada pela Entidade, especialmente nas derradeiras gestões.

(13)

13

Neste cenário, as atividades e os próprios eventos programados para serem realizados no decorrer de 2015, como ações complementares às atividades rotineiras e primárias, têm como prioridade os pontos que ora serão destacados. Inicialmente há de se ressaltar a preocupação permanente com a valorização do profissional que atua como representante comercial. Também é prioridade, como de praxe, a divulgação do CORE-MG no mercado profissional, comercial, empresarial, político e até mesmo no meio social.

Ressalte-se ainda a necessidade de priorizar e intensificar a fiscalização direta e indireta, bem como a necessidade de manter constante atenção ao processo de interiorização, sempre atento ao atendimento público em geral, especialmente o atendimento aos representantes comerciais e empresas que mantém o serviço de vendas a cargo do profissional representante.

Ainda, em se tratando de ações complementares, registre-se a continuidade da realização de atividades de caráter cultural e de aprendizado, direcionadas aos profissionais filiados, concentradas em áreas do conhecimento voltadas para a formação e integração do representante no mercado empresarial. Estas são ações que, sem questionamentos, complementam o objetivo legal e regimental desta Entidade.

Por último, se faz salutar destacar ainda, que o planejamento ora apresentado para o exercício de 2015 se faz com estrita observância aos preceitos constitucionais, legais e regimentais, conforme já manifestado no item introdutório. Esta observação é mantida também para as atividades enumeradas no tópico corrente, de cunho estritamente complementar. Encontram-se tais atividades formalizadas a partir de agora, constituindo-se programadas para o decorrer do exercício de 2015.

03.01. Qualificação Profissional dos Filiados

Inicialmente se faz necessário e importante registrar que o conteúdo aqui explorado fora destacado também no item destinado às regionais, especialmente como procedimento de profissionalização, conforme discriminado no “tópico 02” deste planejamento de trabalho para 2015. Ressalte-se, reportando ao citado item, que serão ministradas palestras direcionadas ao profissional de vendas, com temas ligados a área supracitada e afins, sob a responsabilidade de empresas de consultoria contratadas após um apanhado de preço, que

(14)

14

deverá ocorrer – condição suspensiva - a partir da demanda dos filiados domiciliados e sediados nas respectivas áreas das Delegacias.

Outrossim, há que se destacar a necessidade de se firmar uma nova parceria para o ano de 2015, com empresa especializada em ensino a distância, a fim de levar conhecimento via internet a todos os cantos de Minas, afetando diretamente o interior do Estado, assim como a capital mineira.

E é nesta condição, de fato, que se dará a disponibilidade de cursos em Belo Horizonte e região metropolitana, através de ensino a distância, com atuação de empresa com competência para disponibilizar aos filiados a educação a distância. Desta forma, continua a fórmula para 2015, nos moldes já empregados em anos anteriores. Disponibilizar conhecimento sem fronteiras, para todos os municípios de Minas Gerais, democratiza o ensino e oferece qualificação para todos os filiados. Vale citar que os cursos devem contemplar conteúdo variado, não só na área de vendas, mas de outras áreas como financeira, gerencial, jurídica e econômica.

Para implementar o planejamento de cursos consoante registrado no presente tópico, o CORE-MG terá custo com o desenvolvimento de trabalho institucional - divulgação no Jornal do Representante Comercial, em rádio, no site, e-mail e mala-direta, além do custo de contratação de educadores especializados para ministrarem o conteúdo proposto. Estima-se, assim, um custo no montante de, aproximadamente, R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).

03.02. Orientação aos Novos Filiados

Mirando a continuidade na orientação dos filiados recém registrados, integram a programação de 2015 as reuniões sistemáticas e contínuas com aqueles que ingressarão na profissão. A mencionada atividade será executada da mesma forma e do mesmo modo, com a entrega dos documentos de habilitação para o novo filiado, seguida de orientação cujo objetivo é situar o representante no contexto estrutural e funcional do CORE-MG, bem como na realidade jurídica em que o mesmo está agora inserido. Quanto a esta questão jurídica a orientação se concentra no contrato de representação comercial e os direitos tipificados na legislação que regulamenta a profissão – base legal: Lei 4.886/65 com as alterações posteriores.

(15)

15

Inalterada é a previsão - para os encontros de orientação – de comparecimento dentro do quadro médio registrado nos anos anteriores, com um número razoável de pessoas físicas e responsáveis técnicos das pessoas jurídicas presentes nos encontros, o que possibilitará uma abrangência satisfatória das orientações que são direcionadas aos iniciantes na profissão.

Registre-se, que o procedimento ora planejado permite ao novo filiado uma visão positiva sobre o papel do CORE-MG, especialmente no tocante a estrutura do Conselho e sua função legal de habilitar e fiscalizar o exercício da representação comercial.

Compete destacar o conteúdo da própria reunião – orientação aos novos filiados - que se concretiza em oportunidade de transmissão de conhecimento sobre a função legal e institucional do CORE-MG. Também é conveniente registrar que o repasse de informações precisas e atualizadas sobre a legislação aplicada à representação comercial, ressaltando seus principais pontos, proporciona conhecimento profissional necessário ao desenvolvimento do profissional de vendas, especialmente no trato de suas relações contratuais com a representada.

Em 2015 as orientações serão realizadas tanto através dos encontros formais, a priori, mensalmente, bem como através do atendimento diário aos profissionais que se fizerem presentes na sede e delegacias. Nos encontros, como de praxe, há a participação de diretores, assessores e supervisores de departamentos. Estes devem apresentar um custo até, de certa forma irrelevante, pela importância das orientações, de aproximadamente R$ 4.000,00 (quatro mil reais). No custo anotado está incluso todos os encontros previstos para o exercício vindouro, inclusive as orientações individuais realizadas pelos colaboradores da sede e das regionais. No orçamento está aditado à verba de ‘Material de Consumo’ fixada para o ano de ora planejado.

03.03. Encontro com Filiados

O denominado “Encontro com Filiados” é evento que se faz incorporado nos trabalhos complementares desta entidade há bastante tempo. Está amplamente difundido no meio dos profissionais da categoria, com importância singular na formação e atualização do conhecimento do representante filiado. Seu cunho está focado estritamente em atividades culturais, de atualização profissional, com temática atual e de interesse direto dos filiados.

(16)

16

Com a manutenção do objetivo, terá o evento continuidade no exercício financeiro de 2015, com o mesmo título e referência - “Encontro com Filiados”. Continuará consistindo em uma reunião com todos os representantes comerciais interessados em tomar conhecimento e discutir assuntos de cunho geral e específico do mercado de trabalho. Para o ano em referência será mantido idêntico planejamento do ano anterior, com os encontros se realizando com periodicidade trimestral, ou seja, a cada 90 (noventa) dias, visando interagir, de forma dinâmica, o mercado, o Conselho e os representantes filiados.

Consoante exposto, os encontros se constituem em uma forma de atualização permanente do profissional de vendas, complementar aos cursos profissionalizantes e treinamentos que, por ventura, tenham participado no mercado. Assim, o conteúdo relaciona- se com temas inerentes à sua própria área, bem como a outras áreas de conhecimentos gerais e relacionados às necessidades dos profissionais da representação.

Exemplificando, vale registrar as palestras direcionadas as áreas afins, como a de técnicas de vendas, técnicas avançadas de vendas, ética na representação, tendências do mercado de vendas e contratos de agência e distribuição. Outras são realizadas, nas áreas de conhecimentos gerais, como as que abrigam o tema sobre previdência aplicada aos profissionais autônomos, orçamento e finanças, psicologia das organizações, linhas de crédito para profissionais autônomos, política econômica, projetos de lei em trânsito no Congresso e política tributária, planejadas para 2015.

Com referência ao custo desta empreitada complementar, razoável que seja formalizado, encontrando-se orçado e fixado em razão pouco superior ao ano anterior, na casa dos R$ 15.000,00 (quinze mil reais), adequado o montante às necessidades dos encontros.

Nesta estimativa estão incluídos os desembolsos relativos a palestrantes e serviços de apoio e atendimento aos filiados, além de fotografias, filmagens e outros custos adicionais que se fizerem necessários.

03.04. Evento Destaque – Dia Pan-Americano

Continua registrado para 2015 e com o mesmo objetivo, como há muito vem inserido nos programas de trabalho, o evento em Comemoração ao Dia Panamericano do profissional de vendas. A participação CORE-MG no evento é de cunho institucional, restrita à divulgação e à assessoria na organização. A data, acompanhando a tradição, deverá ser agendada para o

(17)

17

mês de outubro de 2015. Na oportunidade será prestigiada e homenageada a categoria dos representantes de vendas, especialmente os profissionais que militam em Minas Gerais.

Guiados pela tradição - há mais de 19 (dezenove) anos – deverá ser realizado eventos e mensagens voltados à valorização da categoria, tanto na capital quanto no interior, com maior probabilidade para Uberlândia. É salutar destacar que em todas as homenagens e nos eventos que se concretizarem, será veiculada mensagem que estampe a obrigatoriedade do registro no Conselho, como forma de justificar a participação do CORE como entidade apoiadora.

Importante ressaltar que tais eventos serão amplamente divulgados, a fim de obter a participação de representantes filiados, representadas, comerciantes, atacadistas e industriais, além de entidades coirmãs que sempre estiveram presentes prestigiando os mesmos. Esta divulgação auxilia de maneira direta e positiva na implementação da imagem do Conselho no seio da sociedade empresarial e no da própria sociedade civil, fato que se faz relevante para o fortalecimento da Entidade.

Com relação ao custo estimado para a participação institucional do CORE-MG, especialmente com o objetivo de promover a própria divulgação dos eventos e outras despesas correlatas, este está orçado à mesma razão do ano anterior, de aproximadamente R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Tal montante será destinado a palestras, divulgação institucional, diárias para viagens às regionais, passagens, entre outros gastos que se fizerem necessários ao sucesso dos eventos.

03.05. Participação em Feiras

Com a finalidade de preservar a continuidade efetiva nas principais feiras realizadas no Estado de Minas Gerais, especialmente aquelas que agrupam o maior número de representantes e empresas representadas, está mantido no Programa de Trabalho para 2015, a participação do CORE-MG nas principais feiras programadas para o referido ano, tanto aquelas que se realizam na capital, quanto as que ocorrem em regiões diversas do interior mineiro.

Para o interior, mantendo o foco na mesma linha dos anos passados, o objetivo proposto é promover a continuidade, especialmente com a finalidade de realizar a visitação de estandes e distribuição de informativos às representadas e aos representantes presentes, garantindo mais um ano com resultado satisfatório. Poderá, no entanto, analisando a

(18)

18

conveniência e a oportunidade, ocorrer participação com ocupação de espaço próprio para atendimento aos representantes comerciais, representadas e outros profissionais, como contadores, além de entidades co-irmãs.

Oportunamente, há que se destacar a atuação dos nossos colaboradores, promovendo uma abordagem direta com todos os expositores presentes às feiras, orientando e pormenorizando a necessidade legal do registro e da atuação do Conselho. Este procedimento será mantido para 2015, destacando a Entidade como autarquia de fiscalização profissional atuante junto à classe dos profissionais que congrega.

Formalizadas as considerações acima, e após checagem do calendário das principais feiras a serem realizadas na capital e no interior no próximo ano, fica consignada no presente programa, a participação do CORE-MG nas feiras enumeradas abaixo:

- SUPERMINAS - Convenção Mineira de Supermercados, realizada em Belo Horizonte/MG (participação com espaço locado) sob a coordenação da AMIS;

- PROFISSIONAL FAIR - Feira Profissional do Segmento da Beleza, realizada em Belo Horizonte, com participação do CORE MG inclusive em seminário promovido pelos organizadores;

- SEVAR – Feira Supermercadista - Super Encontro Varejista, em Juiz de Fora (participação com abordagem para orientação de representantes e representadas);

- SEVAR – Feira Supermercadista – Super Encontro Varejista, em Varginha (participação com abordagem para orientação de representantes e representadas);

- SEVAR - Feira Supermercadista – Super Encontro Varejista, em Uberlândia (participação com abordagem para orientação de representantes e representadas);

- FENICS – Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviço, em Montes Claros/MG (participação com abordagem para orientação de representantes e representadas);

- EXPOLESTE – Mostra Empresarial do Leste Mineiro, em Governador Valadares/ Minas Gerais (participação com abordagem para orientação de representantes e representadas).

No tocante ao custo fixado na proposta orçamentária para o ano de 2015, com estimativa de participação nas Feiras acima relacionadas, da forma e do modo programado, está orçado no mesmo patamar do ano anterior, haja vista a tendência de participação no modo de visita orientada e não com espaço fixo. Portanto, o custo orçado manteve-se à razão de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). O valor ora fixado está devidamente contemplado em

(19)

19

“Serviços de Terceiros e Encargos”, especificamente na sub-conta “Serviço de Divulgação e outros...”, adequado à apropriação da despesa estimada para os eventos.

03.06. Comunicação Institucional

Reconhecendo a importância da comunicação para se manter um bom relacionamento com os filiados, bem como para prestação de contas dos trabalhos desenvolvidos pelo CORE- MG ao longo de períodos determinados, constitui parte do planejamento para 2015, nos mesmos moldes dos anos anteriores, especialmente nos seis últimos anos - onde se fortaleceu muito a comunicação com os filiados - a informação, a tempo e modo, das atividades do CORE-MG e também da obrigatoriedade do registro daqueles que exercem a profissão.

Ressalte-se que tal informação tem como objetivo abarcar as principais regiões do território mineiro.

Calcando-se no objeto da divulgação a ser executado em 2015, segue uma lista dos principais veículos de comunicação que deverão ser utilizados pela entidade para que tal finalidade seja alcançada:

- O ‘Informativo da categoria - Jornal do Representante Comercial de Minas Gerais’, com tiragem de 20.000 (vinte mil) exemplares e periodicidade trimestral. A impressão será realizada com gráfica credenciada via licitação. Com a impressão e postagem do referido jornal será provisionado valor idêntico ao do ano anterior, fixando o montante orçado para 2015 nos mesmos R$ 89.000,00 (oitenta e nove mil reais);

- O ‘Site CORE-MG’ - Meio de comunicação que continuará em destaque no ano de 2015. O site do Conselho, que já se tornou o local onde o representante tem acesso às novas oportunidades de negócios, com significativas possibilidades de contratar novas representadas, além de manter o filiado em dia com as notícias mais recentes sobre assuntos de interesse da categoria, manterá o mesmo padrão no ano vindouro. O custo se resume à manutenção do mesmo, com estimativa para 2015, também nos mesmos R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) do ano anterior;

- Jornal do SIRCAU - Participação em uma página no Jornal do Sindicato dos Representantes Comerciais e Autônomos de Uberlândia, com periodicidade quadrimestral ou semestral (periodicidade que depende do Sindicato), mantendo o custo no mesmo patamar dos dois anos anteriores, estimado em R$ 600,00 (seiscentos

(20)

20

reais) por página. Tal custo totaliza um montante, máximo, de R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais) para 2015;

- Impressos Marketing - Importante meio de divulgação utilizado pela entidade, sempre com bons resultados, os impressos permanecerão para 2015 fazendo parte dos canais de informação do CORE MG. Especialmente para aqueles que se iniciam na profissão e para aqueles que passam em visita pela sede e delegacias, os folder`s e os fleyar`s estarão sempre à disposição para levar informações técnicas sobre o CORE-MG.

Assim, será entregue pessoalmente a cada novo registrado e a cada regularização das anuidades em atraso, todo um material contendo as principais informações acerca da Entidade. É informação de qualidade, necessária ao representante comercial, com conteúdo contemplando o máximo de orientação sobre obrigatoriedade do registro, necessidade de pagamento das contribuições anuais, tributos incidentes sobre a representação, o papel do Conselho, a estrutura do Conselho e exercício legal da profissão. O custo para a produção do material está estimado à mesma razão do ano anterior, em R$ 14.000,00 (quatorze mil reais);

- Outros Canais Publicitários - Relacionadas a este tópico estão outras formas de comunicação que poderão ser utilizadas em 2015, como o telemarketing, a mala-direta via correios e e-mail’s, bem assim o próprio atendimento pessoal e por telefone via departamentos de registro, tesouraria, fiscalização e jurídico, que promovem continuamente a orientação aos filiados do CORE-MG. A ser analisado, está uma eventual campanha publicitária que poderá utilizar-se de outdoor, busdoor e taxidoor, todos dentro de Belo Horizonte e das cidades que abrigam as Delegacias. O custo estimado para estes outros canais, direcionado especialmente ao telemarketing, a postagem de malas diretas e, caso oportunamente conveniente, a publicidade em veículos como outdoor, fora fixado à razão de, aproximadamente, R$ 70.000,00 (setenta mil reais).

O total de desembolso estimado com a divulgação acima formalizada, com possibilidade de concretização no decorrer de 2015 e já ressalvada a divulgação via outdoor, busdoor e taxidoor, encontra-se com provisão à razão de, aproximadamente, R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais), que servirá para cobertura de todos os gastos com comunicação deste Conselho, já apropriado em contas orçamentárias designadas para a finalidade em questão.

(21)

21

04. INVESTIMENTO DE CAPITAL

O objetivo é preservar para o exercício de 2015 a mesma linha de planejamento de investimentos formalizada para os anos recém passados, adaptada às necessidades básicas de reestruturação dos bens de capital da entidade. Caso conveniente e oportuno, permanece reiterada a questão da aquisição de imóvel para abrigar sede de uma das regionais, com exceção de Uberlândia (por já constituir-se como sede própria). Justifica-se que, mesmo com previsão contida em planejamento de anos anteriores, ainda resta ser realizada, por questão de oportunidade, especialmente devido ao custo-benefício da aquisição. Os elevados valores dos imóveis, ainda em 2014, não permitiu fosse feita a aquisição. Em 2015, em se adequando o mercado à estabilidade na demanda, será apreciado novamente a possibilidade de aquisição de um imóvel para constituir-se como sede do CORE-MG para uma das regiões do Estado onde encontram-se sediadas as Delegacias Regionais.

Neste sentido encontra-se a previsão de maior relevância do planejamento de aplicação de recursos em despesas de capital, seja em investimentos ou inversões financeiras.

Formaliza-se a probabilidade de realização de investimentos também em outros ativos fixos, com recursos destinados a obras, aquisição de bens móveis, estes referentes a máquinas, equipamentos e atualização de sistemas e programas informatizados. Deste modo, está previsto para o exercício de 2015, uma destinação específica de recursos para tal finalidade, inclusive objetivando promover aplicações não concretizadas no ano anterior, conforme acima identificado, se for conveniente e oportuno.

Em seguida encontra-se enumerados os investimentos planejados, que serão realizados em 2015, a depender de oportunidade e conveniência, fatores que serão sopesados ao longo do exercício que ora se planeja:

- Gasto de capital periódico finca-se na necessidade de atualização de máquinas e equipamentos, conforme se faz todos os exercícios, a fim de manter contemporâneos os aparelhos que servem à entidade. Mantém-se para 2015 a previsão para aquisição de máquinas e equipamentos, especialmente de computadores e periféricos. Os investimentos em computadores e até mesmo em sistemas se fazem necessários haja vista a dependência do armazenamento e controle de informações se tornarem imprescindíveis para a qualidade dos serviços prestados pelo CORE-MG. Essa atualização é uma constante e, conforme registrado acima, já vem ocorrendo

(22)

22

periodicamente, e anualmente. Portanto, está reservado verba para sua execução em valor que se encerra na casa dos R$ 80.000,00 (oitenta mil reais);

- Necessidade outra, que se faz presente anualmente, é a aquisição de mobiliário em geral para reposição dos móveis que servem aos departamentos e setores, haja vista a depreciação dos mesmos pelo tempo de uso. Referidas aquisições serão realizadas em casos essenciais, de necessário atendimento às prioridades de cada setor e departamento. A verba disponibilizada para os eventuais investimentos está orçada à razão de, aproximadamente, R$ 40.000,00 (quarenta mil reais);

- Aquisição de bem imóvel no interior, a fim de constituir-se como sede de Delegacia em uma das regiões de localização das regionais. Os atuais imóveis que abrigam as sedes das citadas regionais, com exceção de Uberlândia, são locados e, portanto, não promovem a segurança e estabilidade que as Delegacias precisam. Preferencialmente, pela produtividade apresentada nos últimos exercícios, Juiz de Fora, Varginha e, agora, Governador Valadares, são as Regionais que se apresentam em destaque na ordem de preferência, merecendo todas, uma sede própria, para fincar raízes, definitivamente, nas regiões que abrigam. Em se tratando de procedimento de avaliação, as providências serão autorizadas, se conveniente e caso seja a decisão de compra aprovada, pelo plenário no decorrer de 2015. Por força de metodologia, registre-se como provisão de valores para a aquisição montante que supera à previsão de anos anteriores, fixado para 2015 no patamar de R$ 280.000,00 (duzentos e oitenta mil reais). Ressalte-se que ainda não se tem definido o imóvel e, conseqüentemente, não se tem uma precisa avaliação do mesmo;

- Outros Investimentos – Em caso de necessidade justificável, com a devida autorização dos gestores, reserva-se aqui verba que poderá ser aplicada em investimentos que se verificarem oportunos e convenientes para o CORE-MG no decorrer de 2015. Seja na aquisição de bens móveis, como veículos e software, seja a título de inversões financeiras ou a título de investimento propriamente dito. Além do que há que se reservar crédito para investimentos em obras e instalações nos imóveis que abrigam a sede do CORE na capital e em Uberlândia. A fim de garantir a probabilidade aqui aventada, está disponibilizado na proposta verba inferior ao montante do ano anterior, mas suficiente para obras e reformas. O valor está orçado à razão de R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais).

(23)

23

A partir dos tópicos acima elencados, estima-se com investimento de capital - incluindo “obras e instalações”, “equipamentos e material permanente” e “inversões financeiras” - um desembolso à razão de R$ 550.000,0 (quinhentos e cinqüenta mil reais), devidamente apropriados no orçamento de 2015 em Despesas de Capital que, orçamentariamente, supera o valor aqui previsto. Este montante, em virtude da disponibilidade de recursos do orçamento e das normas de elaboração do mesmo, será disponibilizado em sua integralidade, conforme anexo do demonstrativo da despesa.

05 – ATENDIMENTO E SUPORTE INTERNO

Fincado no mesmo objetivo registrado em relação aos três últimos anos, segue discriminado no presente item as considerações sobre o atendimento diário, rotineiro e contínuo ao representante comercial, seja aquele realizado na sede, seja aquele realizado nas regionais, seja aquele realizado em ambientes externos, como nas feiras, escritórios de contabilidade ou nas sedes de empresas representadas quando visitadas pela fiscalização.

Ressalte-se que todos os procedimentos inerentes ao atendimento se atrelam ao objetivo legal do CORE-MG, que é habilitar e fiscalizar o exercício da representação.

Ressalte-se ainda que o suporte, através da orientação aos filiados, encontra-se balizado no atendimento que se estabelece sob a responsabilidade de todos os setores e departamentos do Conselho, incluindo aqui o atendimento das regionais, as quais terão papel importante na lida com o filiado, como tem sido nos últimos exercícios. Teremos mais um ano com o respaldado dos colaboradores do CORE-MG, os quais estarão atentos aos propósitos da entidade e às demandas dos filiados. Ademais, em 2015 continuará à disposição o suporte contábil, tributário, trabalhista e jurídico, na capital e no interior, através do atendimento pelos escritórios de contabilidade e de advocacia conveniados ao CORE-MG.

Sintetizando, há de se ressaltar que os procedimentos de atendimento serão realizados, como comumente se realizou em anos anteriores, através das funções materializadas nas seguintes condutas: - orientações promovidas pelos departamentos de registro, tesouraria, fiscalização e delegacias; - fiscalização pessoal e direta na capital e interior; - atendimento extrajudicial realizado pela assessoria jurídica; - confecção diária de todos os controles financeiros e contábeis; - atualização dos sistemas informatizados de dados; - acompanhamento de preços das mercadorias e serviços para as licitações realizadas; - cálculos

(24)

24

indenizatórios para os filiados; - reuniões plenárias e da diretoria executiva realizadas no limite regimental a cada mês; - preparo e processo das execuções fiscais; - preparo e remessa de cobranças referentes à anuidade do ano vigente e débitos em atraso; - negociações e parcelamentos de débitos realizados, com a correspondente confecção dos Termos de Confissão de Dívida. Estes, dentre outros, compõem os trabalhos de rotina diária, realizados continuamente no atendimento às demandas legais e formais do representante comercial, além de figurarem como atividades regimentais deste Conselho Regional.

Por derradeiro há que se registrar a expressividade dos serviços de orientação e atendimento, que ora se destaca neste Programa de Trabalho para o ano de 2015, assim como foi destacado nos anos passados. Também é possível afirmar que todas as atividades de cunho regimental e legal se enquadram neste quadro de atribuições. O conjunto de atividades acima enumeradas está impregnado na rotina dos departamentos deste Conselho. Registre-se, também e oportunamente, que a parcela mais significativa das despesas da Entidade reside neste tópico, onde está o somatório de pessoal – que em sua maioria dedica-se a tais atividades - material de consumo, serviços de terceiros e encargos, entre outros, que deverão superar o montante de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais) ao fim do exercício de 2015.

Em destaque, apresenta-se para o ano de 2015, como questões inerentes à rotina do CORE-MG, o seguinte:

A) Eleições da Diretoria

Acontece em meados do ano de 2015 o pleito eleitoral para a composição da nova diretoria que responderá pela gestão do CORE-MG para o triênio compreendido entre 03 de outubro de 2015 a 02 de outubro de 2018.

As eleições seguem sob a responsabilidade do SIRCOM – Sindicato dos Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais, conforme previsão Legal e Regimental, que delega ao Sindicato mais antigo em atuação no Estado, a missão de conduzir as eleições para a diretoria do Conselho. Estarão abertos os cargos de diretores executivos, diretores de tomada de contas e diretores suplentes, num total de 09 (nove) cargos.

O pleito deverá ser realizado, conforme fora nos pleitos anteriores, no meio do exercício de 2015 e, com início da nova gestão já acertado para o dia 03 de outubro de 2015. Ressalte-se, em que pese responder o SIRCOM pelo pleito, o CORE-MG, por entender conveniente e

(25)

25

oportuno, presta assessoria direta ao citado sindicato para que os trabalhos eleitorais se realizem de forma imparcial e dentro dos critérios éticos, legais e regimentais.

Em se tratando de custo com os procedimento eleitorais, este se restringe à publicações de editais e com mão-de-obra de servidores que trabalharão na assembleia extraordinária cuja pauta se fincará única e exclusivamente nas eleições do CORE 2015. Estima-se assim, um valor aproximado de R$ 7.000,00 (sete mil reais) destinados ao custeio do pleito eleitoral.

B) Implantação do Pregão Eletrônico

Iniciado em 2014, com realização de treinamento e cursos direcionados à formação de pregoeiros, o Pregão Eletrônico deve ser uma realidade para 2015. A expectativa é que a maioria das aquisições e contratações no ano de 2015 possa ser realizada através da modalidade de licitação ‘pregão eletrônico’.

O CORE-MG já encontra-se cadastrado na Plataforma Banco do Brasil, com uma comissão de licitação ciente dos procedimentos e, com pessoal já certificado como pregoeiro.

Portanto, visando atender recomendação do TCU – Tribunal de Contas da União, as licitações que se fizerem necessárias em 2015, a priori, deverão obedecer ao modelo de contratação via eletrônica, com disputa de concorrentes à distância, aumentando o leque de possibilidades de contratar e ou adquirir de forma mais vantajosa possível. Este é o objetivo.

Quanto ao custo para a realizações dos pregões este servirá à publicações de editais na imprensa oficial, conforme determinação legal. Portanto, não há como indicar valores, nem mesmo de forma aproximada, já que dependerá do número de pregões a serem realizados ao longo de 2015.

V. MOVIMENTAÇÃO PATRIMONIAL - EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA e FINANCEIRA

Centrando-se no planejamento consubstanciado no presente Programa de Trabalho, e considerando todos os aspectos afetos à movimentação patrimonial do CORE-MG em 2014, especialmente no tocante à execução orçamentária e financeira, realizada a partir do registro de dados sobre a arrecadação – toda ela prevista em receitas correntes – e sobre os gatos – com fixação em despesas correntes e de capital, destaca-se, a partir deste ponto, a formalização dos números da proposta orçamentária para respaldar a movimentação estimada para 2015.

(26)

26

Baseia-se a elaboração da proposta orçamentária nos trabalhos planejados para o exercício vindouro, que convergem na concretização das operações inerentes ao objetivo deste CORE-MG – habilitar e fiscalizar o exercício da representação comercial. Os trabalhos planejados, por vezes, resultarão no cumprimento das metas do programa, e estas, também por vezes, responderão automaticamente à destinação dos gastos fixados, bem como à efetiva arrecadação da receita estimada.

Fincados na metodologia extraída da Resolução nº 963/2014 – CONFERE, foram consignadas no Orçamento de 2015 as receitas correntes previstas e as despesas correntes e de capital fixadas. Após observância estrita aos preceitos orçamentários, especialmente aos princípios regentes do orçamento público no seio da Administração Pública, iniciou-se o cálculo da projeção para 2015, baseando-se exclusivamente na RECEITA EXECUTADA até setembro de 2014, acrescida de provisão compatível para o último trimestre do citado ano. A partir da receita líquida apurada, aplicou-se sobre o montante efetivo o percentual de 4%

(quatro por cento), consoante previsto no art. 5º, § 1º, da Resolução Reguladora. Há de se ressaltar que, conforme se procedeu para o orçamento de exercícios anteriores, também está se procedendo para 2015, utilizando-se da técnica de projeção da receita, especialmente considerando tal projeção para o último trimestre do exercício em curso, já que até o final do terceiro trimestre a receita está devidamente contabilizada. Para tanto, repise-se, fora observado o dispositivo consignado no § 1º, art. 5º, da Resolução 963/2014 – CONFERE.

Então, o valor estimado para o orçamento de 2015, com base na aplicação da metodologia acima exposta, firmou-se no montante de R$ 8.300.000,00 (oito milhões e trezentos mil reais). Em conclusão, encerrou-se o procedimento de distribuição dos créditos orçamentários, com afetação dos respectivos elementos de despesas e das respectivas categorias de receitas. Destaque para as provisões seguintes, quanto às despesas fixadas:

Realização de Gastos com Pessoal ... R$ 3.350.000,00 Outras Despesas Correntes/Tributárias/Bancárias ... R$ 2.850.000,00 Repasse Legal ao CONFERE ... R$ 1.550.000,00 Realização de Investimentos...R$ 550.000,00

Obras e Instalações... R$ 70.000,00 Equipamentos Permanentes..R$ 200.000,00 Aquisição de Imóveis...R$ 280.000,00

TOTAL: - ... R$ 8.300.000,00

(27)

27

As verbas acima consignadas estão discriminadas nos moldes exigidos pelo Sistema Contábil SISCONT.NET, consoante art. 3º consoante Resolução 963/2014 – CONFERE, constituindo-se nas despesas correntes e de capital para o exercício financeiro de 2015. São créditos destinados à realização das despesas públicas, efetivamente essenciais ao desenvolvimento dos trabalhos programados, representando o total das despesas fixadas no quadro orçamentário. Destaca-se, nesta oportunidade, que em sendo necessário a adição de créditos suplementares, esta só será realizada após o 2º semestre de 2015. Ressalte-se ainda, que tais verbas suplementares só em caso de necessidade e utilidade, a depender da anuência do plenário do CORE-MG.

Reportando-se aos valores referentes à entrada de recursos em 2015, e tomando como base o equilíbrio orçamentário, está devidamente estimado e inserido no orçamento o montante de R$ 8.300.000,00 (oito milhões e trezentos mil reais), com destaque para as receitas enumeradas a seguir:

Anuidades – PF / PJ / RT ... R$ 5.700.000,00 Financeiras ... R$ 1.710.000,00 Serviços ... R$ 510.000,00 Demais receitas ... R$ 380.000,00 TOTAL : - ... R$ 8.300.000,00

De igual modo, a arrecadação acima consignada está discriminada nos moldes da determinação contida no art. 3º da Resolução 963/2014 – CONFERE, constituindo-se na receita prevista para 2015. Tal valor se faz necessário para a liquidação e pagamento das despesas que farão certas e líquidas no decorrer do exercício vindouro, conforme já fixadas e informadas neste programa de trabalho.

Importante ressaltar, a título de previsão de resultado, que a movimentação de cunho financeiro deverá em 2015, assim como vem ocorrendo em anos anteriores, apurar um superávit, com variação que se enquadra entre R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) e R$

2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais). Tal estimativa se realizará caso não ocorra nenhuma crise econômica, sendo um prognóstico para se concretizar dentro de um cenário de normalidade econômico-financeira. Outra conclusão não poderia se chegar, haja vista a análise dos últimos exercícios financeiros, que demonstra saldo superavitário há mais de 13 (treze) anos. De fato, é conveniente apurar sempre um resultado positivo, a fim de que o Conselho possa manter sua estrutura sem comprometer o atendimento, a orientação e a

(28)

28

fiscalização do exercício da atividade dos profissionais que praticam a representação comercial no território de Minas Gerais.

Finalizando o tópico sob análise, deve-se registrar que em se concretizando a estimativa de superávit acima apontada, o exercício de 2015 deverá fechar com um saldo financeiro superior aos R$ 22.000.000,00 (vinte e dois milhões de reais). O montante supra informado será mantido em caderneta de poupança e aplicação financeira do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Ressalte-se que terá o referido valor o acompanhamento diário de sua movimentação realizado pelo departamento competente deste Conselho Regional dos Representantes Comerciais, seguindo, a rigor, norma da nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

VI. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os trabalhos planejados para o exercício de 2015 contemplam, para mais um ano que a pouco se inicia, as pretensões dos gestores que coordenam as atividades do CORE-MG. Com o objetivo de formalizar as pretensões referidas encontram-se detalhados ao longo deste relatório os principais e imprescindíveis trabalhos que serão desenvolvidos no decorrer do próximo exercício. Tais trabalhos a serem desenvolvidos terão como critério a transparência, a publicidade, a moralidade e a legalidade, além da busca constante da eficiência e da observância às normas legais e regimentais.

Dirigindo-se ao planejamento contido no bojo deste programa, percebe-se a preocupação da Entidade em valorizar a atividade de representação comercial. É só analisar o aspecto direcionado ao atendimento e orientação do filiado, bem como a busca constante pela fiscalização, ou ainda, a oferta de oportunidades diversas de formação profissional. Desta forma, pode-se concluir, portanto, que o CORE-MG dedica suas atividades, de modo significativo, em prol da categoria dos representantes comerciais que atua, geograficamente, no território de Minas Gerais.

Salutar ressaltar, entre as atividades programadas para o ano de 2015, a atualização ofertada aos profissionais filiados, preocupação permanente da Entidade, haja vista há mais de uma década o CORE-MG investe sistematicamente na formação do filiado, e continuará a investir no decorrer do próximo exercício. Verifica-se então, que permanece na atual gestão o pensamento de valorização do profissional de vendas através da constante atualização acadêmica, científica e de extensão voltada ao representante comercial. E para o exercício

Referências

Documentos relacionados

A abordagem ergológica a qual fazemos referência tem suas origens na experiência pluridisciplinar e pluriprofissional iniciada na Universidade de Provence – França no

O candidato poderá, também, como subsídio, ter acesso ao seu local de prova(s) no site www.vunesp.com.br , na “Área do Candidato, no link específico do Concurso Público no Local

A proposição do referido trabalho é apresentar uma metodologia para seleção de instrumentos de medição utilizados pela Gestão da manutenção na indústria, através da

Observa-se que houve diferença significativa entre as médias das chapas dos tratamentos, sendo que as chapas fabricadas com partículas de Eucalyptus grandis tratadas com

Morte esta que em certo momento surge como uma tentativa de evasão de Camilo Pessanha do absurdo da finitude da condição humana através do nau- frágio e da ruína como pontos

Quem tem vida para isto Mais valia não a ter!. Palavras leva-as

- Autonomia aumentou junto com transição para regimes de IT em boa parte dos países (o que trouxe uma âncora para as expectativas e também uma maior transparência da

No Encontro Latino-Americano sobre Normas Internacionais de Contabilidade, realizado em setembro de 2007 na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em