Effyía Escola da Engenharia. Análise e Interpretação de Ensaios de Compactação - Laboratório e Campo

Texto

(1)

1

Análise e Interpretação de Ensaios de Compactação - Laboratório e Campo

Effyía – Escola da Engenharia

(2)

2

Sumário

Bem-vindo(a) ... 3

A Effyía – Escola da Engenharia ... 3

Nossa Metodologia ... 4

Metodologias Ativas ... 4

Educação à Distância ... 5

Passos para seu sucesso neste curso Effyía ... 6

Relevância do Tema ... 7

Objetivos do Curso ... 8

Organização do Curso ... 9

Professor Mediador ... 10

Conhecimento prévio necessário ... 11

Assuntos abordados ... 11

Critérios para obtenção do certificado ... 12

Continue estudando! ...13

(3)

3

Bem-vindo(a)

A Effyía – Escola da Engenharia

A Effyía é uma empresa da área de educação que surgiu com o objetivo de elevar o nível dos profissionais e melhorar a prestação de serviços da área de Engenharia no Brasil. Para isso, pretende atuar no treinamento e capacitação de profissionais e estudantes da área de Engenharia, ofertando formação de qualidade, por meio de treinamentos teórico-práticos, de curta e média duração, e com as melhores práticas de engenharia atualmente em uso no Brasil e no Mundo.

Nossos cursos foram construídos em uma parceria entre profissionais atuantes no mercado de Engenharia e profissionais acadêmicos com larga experiência no ensino na área de Engenharia e afins, tendo em seu DNA um misto de Educação, Engenharia e Tecnologia.

Por meio de seus cursos, a Effyía pretende inspirá-lo e guiá-lo em sua carreira profissional e levar a você as melhores práticas de Engenharia em uso no Brasil e no Mundo!

Educação

Tecnologia

Engenharia

(4)

4

Nossa Metodologia

Metodologias Ativas

As metodologias ativas são aquelas que favorecem o aprendizado ativo, ou seja, aquele que o estudante se envolve com a informação, fortalecendo o seu vínculo com o conhecimento adquirido. Existem diferentes técnicas para se aplicar as metodologias ativas, sendo as listadas a seguir as principais a serem utilizadas no modelo de ensino Effyía:

Metodo log ias Ativas

Sala de aula invertida

Aprendizagem baseada em competências

Aprendizagem baseada em projetos ou problemas (ABP)

Gamificação

(5)

5

Educação à Distância

Toda a metodologia de ensino Effyía é baseada na modalidade de ensino à distância.

Isso quer dizer que os nossos cursos foram especialmente pensados e concebidos para que você tenha flexibilidade de estudar no conforto de sua casa ou de onde preferir, com a máxima qualidade.

Para isso, você vai contar com um ambiente virtual de aprendizagem bastante intuitivo e um rol de materiais, mídias, objetos de aprendizado e ferramentas de interação e avaliação que vão guiá-lo em sua trajetória por nossos cursos:

Materiais Escritos - Roteiros de Estudos

- Tutoriais

Vídeoaulas/Screencasts

- Vídeoaulas/screencasts baseada em um projeto ou problema para

desenvolvimento das competências relacionadas ao curso

Quizzes

- Atividade com metodologia de gamificação para acompanhamento

e direcionamento dos estudantes

Nossa metodologia

(6)

6

Passos para seu sucesso neste curso Effyía

Sucesso!

1 - Pré-Aula

•Nos cursos Effyía cada aula deve começar pela leitura do roteiro de estudo ou do tutorial de orientação para que você fique por dentro dos conceitos, parâmetros e informações que irão fundamentar a videoaula (momento em que o professor irá desenvolver um projeto ou resolver um problema aplicado).

2 - Vídeoaula/

screencast

•As atividades propostas na videoaula/screencast proporcionarão condições para que você desenvolva o conhecimento, as habilidades e as competências relacionadas ao curso. Procure dar o máximo de si neste momento, que é feito para que você aprenda e pratique! Aproveite!

3 - Pós-Aula

•Ao final de cada videoaula você será convidado a participar de um quiz para possa avaliar seu aprendizado. É muito importante que você se dedique a aprender neste momento e faça também uma autoavaliação de seu aprendizado!

Lembre-se: neste modelo de curso, entendemos que você deseja ser o protagonista de sua carreira!

Nossa metodologia

(7)

7

Relevância do Tema

Atualmente o país vem passando por uma série de mudanças em legislações e normas a fim de garantir a estabilidade e o melhor controle de estruturas geotécnicas, principalmente barragens de mineração, em que foi proibido a construção pelo método de alteamento a montante. Tais alterações implicaram em uma necessidade de adequação de projetos e até mesmo a busca de outras metodologias para atender o setor da mineração, como, por exemplo, a adequação e descaracterização de barragens já existentes e construção de novas estruturas, como as pilhas.

Em projetos de engenharia, o conhecimento das características dos materiais e do seu comportamento é fundamental para a execução de uma estrutura de forma segura e econômica. É exatamente o que este curso visa ensinar, de forma prática e didática, considerando um dos métodos mais importantes atualmente adotados para a construção de obras geotécnicas que envolvem aterros. O ensaio de compactação, aliado ao controle tecnológico, é uma ferramenta indispensável para a construção de obras com qualidade, sendo empregado em construções de barragens, pilhas, aterros sanitários, base e sub base de rodovias, reforços de taludes, entre outras.

Aliado a essa necessidade, o mercado de trabalho vem sentindo uma grande dificuldade em encontrar profissionais com conhecimentos específicos na área da geotecnia. Dessa forma, a realização desse curso de capacitação profissional se torna um diferencial para quem busca novos conhecimentos e novas oportunidades.

Com o conhecimento de como analisar e interpretar os ensaios de compactação, desde a fase de laboratório até o controle tecnológico realizado em campo, você será capaz de especificar as melhores técnicas de compactação, como, por exemplo, a espessura das camadas de compactação dos aterros, o tipo de equipamento adequado para cada tipo de solo, o teor de umidade ótimo e suas faixas e quando trabalhar no ramo úmido ou seco da curva de compactação. Além disso, você será capaz de assegurar se as características de laboratório estão sendo atendidas a partir do controle tecnológico, realizados a partir dos ensaios de campo.

Além de conhecer todos os métodos de compactação realizados em laboratório e campo, o curso foi preparado para que você aprenda, na prática, como é adotado os critérios, avaliações e especificações de obras que envolvem a construção de aterros.

(8)

8

Objetivos do Curso

A execução dos ensaios de compactação e controle tecnológico em construção de aterros são ferramentas fundamentais para o dimensionamento e análise das condições geotécnicas de uma estrutura, como em barragens, pilhas, rodovias, ferrovias etc.

Por isso, este curso visa apresentar, de forma prática, a importância do ensaio de compactação em obras geotécnicas e como interpretar, determinar e especificar as melhores características de projetos. Você será capaz de:

- Recordar e identificar as etapas dos ensaios de laboratório;

- Identificar e verificar os principais pontos do ensaio de compactação;

- Analisar e interpretar os resultados dos ensaios;

- Especificar o teor de umidade adequado em projetos, a espessura de material lançado e compactado, o tipo de equipamento em função de cada material, a quantidade de passadas médias, a velocidade ideal do equipamento, entre outras.

- Realizar especificações de aterros experimentais;

- Recordar e identificar as etapas dos ensaios de controle tecnológico realizadas em campo;

- Realizar correções e ajustes em campo em função dos ensaios de laboratório e campo;

- Realizar procedimentos de compactação em função das diferentes características geotécnicas de cada material (enrocamento, pedregulho, areia, solo arenoso, solo siltoso, solo argiloso;

- Responder dúvidas quanto aos procedimentos para a realização de uma boa compactação; e

- Prestar consultorias em obras geotécnicas de grande porte.

(9)

9

Organização do Curso

Curso: Análise e Interpretação de Ensaios de Compactação - Laboratório e Campo

Carga Horária: 4 horas

Material escrito

2 Roteiros de estudos ou Tutoriais (Pré-aula)

Carga horária de estudo: 30 min cada +

02 quizzesavaliativos (Pós-Aula)

Material gravado

02 videoaulas/screencasts de

1h30min cada

(10)

10

Professor Mediador

Prof. Msc. Lucas Campos

Formação: Doutorando em Geotecnia (UFV – previsão p/2022), Mestre

em Geotecnia (UFV – 2018), Engenheiro Civil (Unileste – 2015)

Experiência profissional: Atualmente é Engenheiro Geotécnico da DF+

Engenharia Geotécnica e Recursos Hídricos e Doutorando em Geotecnia na UFV. Possui experiência na área de Engenharia Geotécnica atuando na área de Projetos envolvendo: barragens de terra, barragens de rejeito, barragens de CCR, fundações de estruturas de concreto, estabilidade de taludes em terra e rocha, aterros industriais, instrumentação e segurança de barragens, projetos de reforço de barragens, descomissionamento de barragens e cava, túneis e contenções. Foi professor de mecânica dos solos, tecnologias das construções, edificações e instalações prediais em cursos de nível técnico (CEFET-MG), graduação (UniRedentor) e pós-graduação (Minere). Foi bolsista de Iniciação Tecnológica no (CEFET-MG), atuando principalmente nas áreas de materiais de construção e mecânica dos solos.

Organização do curso

(11)

11

Conhecimento prévio necessário

O estudante/profissional deverá ter alguns conhecimentos básicos na área de Engenharia Civil e Geologia, com ênfase em disciplinas da área de geotecnia, como mecânica dos solos. A seguir são apresentados alguns temas correlatados:

- Princípios e fundamentos da mecânica dos solos;

- Pedôgenese: origem, formação, identificação e classificação dos solos;

-Estrutura do solo e partículas constituintes;

- Índices físicos dos solos;

- Caracterização Completa (granulometria por peneiramento e sedimentação, limites de Attemberg, limite de liquidez, limite de plasticidade, teor de umidade);

- Identificação e classificação dos solos; e - Prospecção Geotécnica.

Assuntos abordados

Unidade 1 – Compactação em Laboratório

- Princípios da mecânica dos solos aplicados ao ensaio de compactação.

- Princípios fundamentais da compactação nos solos - Curva de compactação

- Ensaio de compactação

- Análise e interpretação de resultados de ensaios de laboratório

Unidade 2 – Compactação em Campo

- Princípio da Compactação em Campo

- Escolha de Equipamentos para Compactação - Fatores que influenciam na compactação - Especificações para compactação em campo - Operações da compactação em campo

- Controle da compactação no campo - Estabilização do solo

- Análise e interpretação de resultados de ensaios de campo - Correlações entre resultados de ensaios de laboratório e campo Organização do curso

(12)

12

Critérios para obtenção do certificado

Para obtenção do certificado, você precisará acessar 75% das atividades do curso e obter 60% de acerto nos quizzes avaliativos, para os quais serão disponibilizadas 02 (duas) tentativas para resolução das questões.

Organização do curso

(13)

13

Continue estudando!

Vivemos em um contexto social extremamente acelerado em que a volatilidade, a incerteza, a complexidade e a ambiguidade são uma constante em nosso dia a dia.

As transformações, principalmente, nas relações de trabalho e nos campos de atuação profissional, fazem com que o planejamento de carreira a longo prazo e o investimento em uma aprendizagem contínua seja algo essencial.

O mundo não para e você não pode parar! É preciso estar cada vez mais antenado nas novidades desse mundo moderno para que você tenha a capacidade de adaptar rapidamente sua carreira às necessidades do mercado e tomar o rumo certo. Para isso, elaboramos trilhas do conhecimento em diferentes áreas da Engenharia e afins, com objetivo de auxiliar e orientar a sua trajetória de aprendizado em sua área de atuação. Continue seguindo pelo caminho do conhecimento em sua área de atuação!

O mundo não para!

E você não pode parar!

(14)

14

Imagem

Referências

temas relacionados :