• Nenhum resultado encontrado

Introdução. à Bíblia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Introdução. à Bíblia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Introdução à Bíblia

Pr. Kenneth Eagleton

Escola Teológica Batista Livre (ETBL)

Campinas, SP

2012

(2)

Sétima Lição

Geografia bíblica

O Crescente Fértil

Denomina-se Crescente Fértil uma faixa de terra em formato de arco, ou crescente, que vai da Palestina, na sua extremidade ocidental, até o delta dos rios Tigre e Eufrates, na sua extremidade oriental. Boa parte da história bíblica antiga relatada no livro de Gênesis se desenrola nesta faixa. Este território inclui os atuais países do Iraque, Iran, Síria, Líbano, Israel e Jordânia. A humanidade teve origem na extremidade oriental do Crescente Fértil, onde se desenvolveram as primeiras civilizações, como a Suméria, e de onde Abraão é originário.

Migrou com a família para a região mais ao norte do Crescente Fértil e, de lá, Deus o chamou para habitar a região de Canaã, na extremidade ocidental.

Yohanan Aharoni, Michael Avi-Yonah, Anson F. Rainey e Ze’ev Safrai, ATLAS BÍBLICO (Rio de Janeiro: CPAD), 1999

(3)

Palestina

A Palestina ocupava uma posição destacada no mundo antigo devido à sua localização entre os continentes da Ásia e África e os mares Mediterrâneo e Índico. Sua extensão de norte a sul é de, no máximo, 288 Km e, de leste a oeste, de 40-80 Km. A Palestina já possuiu vários nomes durante sua história.

Canaã: Nome original, tomado do ancestral de seus primitivos habitantes, Cam (ou Cão), filho de Noé. Mais tarde, esse nome foi dado a toda a região entre o Jordão e o Mediterrâneo que se encontra entre o Líbano ao norte e o Deserto da Arábia ao sul.

Terra dos Amorreus: É um dos nomes mais antigos (Nm 21:31).

Terra dos Hebreus: Os israelitas são descendentes de Héber, da linhagem de Sem, filho de Noé. A denominação hebreus vem de Héber. O território onde viviam os hebreus foi então conhecido como terra dos hebreus (Gn 40:15).

Terra Prometida: Uma referência ao território que Deus havia prometido a Abraão.

Canaã no Antigo Testamento Palestina no Novo Testamento

(4)

Israel: A conquista da terra de Canaã pelos hebreus levou eventualmente à formação da nação de Israel. Posteriormente foi dividida em duas nações, tendo a região norte continuado com a designação Israel enquanto que a região sul passou a ser conhecida como Judá. Nos tempos de Jesus era conhecida como Judéia.

Terra Santa (Zc 2:12): Terra considerada santa pelos judeus, cristãos e muçulmanos.

Muitas guerras (incluindo as Cruzadas) foram travadas em disputa por este território em nome da conquista da Terra Santa.

Palestina: É uma adaptação da palavra filistéia que significa terreno dos filisteus. O império romano usou este termo para designar sua província na região a partir do segundo século d.C.

Regiões da Palestina

A Palestina pode ser dividida em regiões que se estendem de norte a sul.

À medida que se avança de oeste a leste, a topografia passa do nível do mar, subindo até ao nível elevado das montanhas.

Planícies marítimas: a primeira região é formada pelas planícies

que margeiam o Mar

Mediterâneo, sendo mais larga na parte ao sul.

Sefela: Região em aclive de solo muito apropriado para o cultivo de oliveiras, uvas e grãos. É formada pelas ramificações dos contrafortes do planalto de Judá.

Cordilheira Central ou espinhaço do país: Cadeia de montanhas que se estende de norte a sul da Palestina, desde o Líbano ao norte até o deserto da Arábia ao sul.

(5)

Vale do Jordão: É a grande fenda geológica, abaixo do nível do mar, que se estende desde a Síria, através da Palestina até Eziom-Geber, no Golfo Acaba. Neste vale temos o Mar da Galiléia, ao norte, e o Mar Morto, ao sul. O Rio Jordão liga os dois lagos.

Planalto Oriental: Os montes dessa região, em seu conjunto, são mais uniformes, íngremes e de maior altitude que os da Palestina Ocidental, alcançando uma altura média de 850 m numa grande extensão do terreno.

Principais lagos

Os dois principais lagos da Palestina levam o nome de “mar”.

Mar da Galiléia (também conhecido como Mar de Quinerete, Mar de Tiberíades ou Mar de Genezaré): Este lago encontra-se a 210 m abaixo do nível do mar, com 24 Km de comprimento por 14 Km de largura máxima e uma profundidade máxima de 50 m. Sua margem oriental é rodeada por altas montanhas. Na margem ocidental encontram-se planíceis férteis e cidades importantes como Genezaré, Betsaida, Tiberíades, Cafarnaum e Corazim.

Mar Morto (também chamado Mar de Arabá ou Mar Salgado – Js 3:16): Este lago tem um teor de sal extremamente elevado. Recebe água do Rio Jordão, mas não tem vasão.

É o lago de menor altitude no mundo (a cerca de 400 m abaixo do nível do mar) e a evaporação nesta região seca e quente é muito alta. Sua extensão máxima é de 80 Km de comprimento por 16 Km de largura, com profundidade chegando a 390 m. Sodoma e Gomorra provavelmente se encontravam nas proximidades de sua margem sudeste.

Povos de Canaã

Na época da conquista de Canaã pelo povo de Israel após sua saída do Egito, vários povos viviam na região, os quais foram constantemente um obstáculo para o povo de Deus. Os antigos cananeus eram descendentes de Cam (Cão), filho de Noé.

Heteus (Js 1:4) Heveus (Js 9:7,17)

Ferezeus (Gn 34:30; Js 17:15) Jebuseus (II Sm 5:6-9) Amorreus (Js 7:7)

(6)

Filisteus (Js 13:2,3)

Moabitas (Dt 2:19-23; Rute era moabita) – Descendentes de Ló Amonitas (Dt 2:19-23) – Descendentes de Ló

Amalequitas – Descendentes de Esaú (Gn 36:12)

Edomitas (Idumeus no NT) – descendentes de Esaú (Gn 32:3; 36:6-8) Queneus (Jz 1:16; I Sm 15:6)

Terras das viagens de Paulo

No Novo Testamento, com a expansão da Igreja, novos territórios são mencionados, além da Palestina. São terras onde hoje estão os países do Líbano, Síria, Turquia, Grécia, Chipre e Itália.

Naquela época estas regiões eram controladas pelo império romano, o qual era dividido em províncias. O livro de Atos nos relata as viagens missionárias do apóstolo Paulo por estas regiões.

Império romano com suas diferentes províncias

Referências

Documentos relacionados

Sendo os resultados experimentais (verde) obtidos nas amostras sem desvolatilizacão da Figura 37, fizeram-se a descrição feita acima onde a media final serviu

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

As IMagens e o texto da Comunicação (com as legendas incluídas) devem ser enviadas por correio eletrônico. Comitê

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam