• Nenhum resultado encontrado

Química. Tabela Periódica: localização dos elementos. Exercícios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Química. Tabela Periódica: localização dos elementos. Exercícios"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Tabela Periódica: localização dos elementos

Exercícios

1. Na premiação das Olimpíadas, o primeiro, o segundo e o terceiro colocados em cada competição recebem, respectivamente, medalha de ouro (Au), de prata (Ag) e de bronze. Sabe-se que o bronze é uma liga metálica formada, entre outros elementos químicos, por cobre (Cu) e estanho (Sn).

Considerando os metais citados, escreva o símbolo daquele que possui maior massa atômica e o nome daquele que pertence ao grupo 14 da tabela de classificação periódica.

2. Em algumas indústrias, a fumaça produzida pelo processo de queima de combustíveis fósseis contém a mistura dos seguintes gases residuais: CO2, CO, SO2, N2 e O2.

Escreva o símbolo do elemento químico que compõe um dos gases residuais, sabendo que esse elemento pertence ao grupo 15 da tabela de classificação periódica.

(2)

3. Utilize as informações abaixo e a Tabela Periódica anexada na última página para responder à questão a seguir.

O rompimento da barragem de contenção de uma mineradora em Mariana (MG) acarretou o derramamento de lama contendo resíduos poluentes no rio Doce. Esses resíduos foram gerados na obtenção de um minério composto pelo metal de menor raio atômico do grupo 8 da tabela de classificação periódica. A lama levou 16 dias para atingir o mar, situado a 600 km do local do acidente, deixando um rastro de destruição nesse percurso. Caso alcance o arquipélago de Abrolhos, os recifes de coral dessa região ficarão ameaçados.

O metal que apresenta as características químicas descritas no texto é denominado:

a) ferro b) zinco c) sódio d) níquel

4. Observe a distribuição eletrônica dos elementos químicos A, B, C, D e E.

Sobre os elementos supracitados, é correto afirmar-se que:

a) E é um halogênio.

b) A é um metal de transição.

c) C é um calcogênio.

d) D é um metal alcalino terroso.

e) B e D são metais alcalinos.

(3)

5. Linus Carl Pauling, nascido no dia 28 de fevereiro de 1901, em Portland, nos Estados Unidos, foi um dos mais importantes químicos e recebeu dois Prêmios Nobel. Estudou a vitamina C. Em 1929, foi nomeado Professor Associado e, um ano depois, Professor. Em 1930, retorna para a Europa, estuda os elétrons e constrói junto com um aluno um aparelho de difração eletrônica para estudar a estrutura das moléculas.

Recebeu, em 1931, o Prêmio Langmuir por ter realizado o trabalho científico mais significativo realizado por um cientista com menos de 30 anos. Em 1932, mostrou a ideia de eletronegatividade e a escala de Pauling. Um de seus trabalhos mais importantes é sobre hibridização e a tetravalência do carbono.

Disponível em: <http://www.soq.com.br/>.

Analisando o texto, o qual conta um pouco sobre Linus Pauling, assinale a alternativa CORRETA. Dados:

a) A distribuição eletrônica de Linus Pauling ocorre em ordem decrescente de níveis energéticos.

b) A distribuição eletrônica para o íon Fe+3 possui subnível mais energético 3d3.

c) Caso em um laboratório faltasse o sódio para fazer um experimento, o rubídio poderia substituí-lo, pois ambos possuem propriedades químicas semelhantes.

d) Analisando-se os raios iônicos do íon Na+ e do íon Mg2+ temos que o raio iônico do íon sódio (Na+) é inferior ao raio iônico do íon magnésio (Mg2+).

e) Os elementos sódio, cálcio e ferro são bons condutores de eletricidade, porém maus condutores de calor no estado sólido.

6. Os elementos químicos sódio, ferro e fósforo são de grande importância para a sociedade, pois possuem inúmeras aplicações. Estes três elementos possuem a seguinte distribuição eletrônica:

A partir das distribuições eletrônicas acima, assinale a alternativa incorreta.

a) O ferro é um elemento de transição interna.

b) O fósforo é um elemento pertencente ao grupo do nitrogênio.

(4)

7. Um elemento químico cuja distribuição eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1 está presente em diversos utensílios domésticos. Sobre esse elemento químico, são feitas as afirmações a seguir.

I. Encontra-se no terceiro período da tabela periódica.

II. É classificado como ametal.

III. Tem tendência a formar ligações iônicas com metais.

IV. Possui 3 elétrons na camada de valência.

São CORRETAS as afirmações:

a) I e IV b) I e II c) II e III d) III e IV

8. Tabela periódica pode ganhar nova linha pela primeira vez na história.

“Uma equipe de cientistas no Japão acaba de iniciar um dos projetos mais apaixonantes da física nos últimos tempos: a busca do elemento 119 da tabela periódica, "nunca visto e nunca criado na história do universo", disse o físico Hideto Enyo, líder da iniciativa. O novo elemento, batizado temporariamente de ununennio (um, um, nove, em latim), inauguraria uma nova linha seria a oitava na tabela periódica proposta em 1869 pelo químico russo Dmitri Mendeleev.”

A periodicidade das propriedades periódicas permitiu a Mendeleev prever o comportamento químico de inúmeros elementos antes mesmo de sua descoberta. Preveja a posição do elemento batizado temporariamente de uninennio na tabela periódica e diga a qual bloco pertenceria.

(5)

Gabarito

1. Au; Estanho 2. Nitrogênio 3. A

4. E 5. C 6. A 7. A

8. Família dos Metais Alcalinos; 8º Período.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho investigou a eventual presença de um processo isomórfico entre os relatórios anuais e de sustentabilidade das empresas que exploram a atividade de mineração,

3.8.2 - Também poderão se inscrever neste processo seletivo candidatos que apresentarem cursos específicos para atuar nos cargos para qual concorrem a vaga, com cópia

Alguns outros pontos que podem ser derivados dessa dissertação são a análise do relacionamento contemporâneo entre montadoras e fornecedores em termos outros que não operacionais,

We evaluated the prevalence of anti-Toxoplasma gondii antibodies in the serum samples collected from domestic cats in Belém, Pará, Brazil.. We also correlated the presence

Segundo Éric Laurent, a psicose ordinária se caracteriza pela não resposta aos significantes-mestres tradicionais, manifestando o fim do poder do Nome-do-Pai como

em função do arranjo espacial de plantas e de épocas de colheita de sementes de feijão- vagem, sob condições de cultivo orgânico 1. Letras minúsculas discriminam médias

Tabela 6 – Análise de Variância do Ajuste dos Dados Experimentais e Equações Preditas pelo Modelo Quadrático para o Estudo do Efeito do pH e Massa de Carvão

líquido, dos fluxos de caixa e do valor adicionado referentes ao período de três meses findo em 31 de março de 2016, apresentados para fins de comparação, foram auditados e