• Nenhum resultado encontrado

A FIOCRUZ e o Núcleo de Estudos do Futuro / n-futuros do CEAM/UnB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A FIOCRUZ e o Núcleo de Estudos do Futuro / n-futuros do CEAM/UnB"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A FIOCRUZ e o Núcleo de Estudos do Futuro / n-Futuros do CEAM/UnB

ABREM AS INSCRIÇÕES ATRAVÉS DESTA CHAMADA DE SELEÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO AO 1

o

. CURSO DE PÓS-

GRADUAÇÃO LATO SENSU EM INTELIGÊNCIA DE FUTURO:

PROSPECTIVA, ESTRATEGIAS e POLÍTICAS PÚBLICAS

A Presidência da FIOCRUZ, por meio da Diretoria Regional de Brasília/DIREB, e o Núcleo de Estudos do Futuro do Centro de Estudos Multidisciplinares/CEAM da Universidade de Brasília/UnB tornam público a presente Chamada para inscrições no Processo Seletivo de Candidatos às Vagas do curso de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em INTELIGÊNCIA DE FUTURO: PROSPECTIVA, ESTRATÉGIAS e POLÍTICAS PÚBLICAS na cidade de Brasília-DF.

1. DO CURSO, MODALIDADE, OFERTA e NÚMERO DE VAGAS

O mencionado Curso está organizado em modalidade semipresencial, utilizando uma metodologia de redes colaborativas na Plataforma Moodle. Disponibiliza 150 (cento e cinquenta) vagas gratuitas, para funcionários públicos, a serem preenchidas dentro do prazo especificado. As vagas são oferecidas pela FIOCRUZ e o Núcleo de Estudos do Futuro/n-Futuros do CEAM/UnB.

As vagas não ocupadas por servidores indicados por instituições públicas ou controladas pelo Estado brasileiro, serão disponibilizadas para candidatos independentes ou indicados por instituições privadas, desde que esses arquem com os valores indicados nesta Chamada de Seleção.

2. DO PÚBLICO ALVO

O curso está voltado prioritariamente, para atender ao pessoal da administração pública que atua no campo do planejamento e da gestão formulando, assessorando e implementando políticas que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Como também para profissionais de instituições privadas e demais interessados no tema.

2.1. NÚMERO DE VAGAS: o Curso oferece 150 (cento e cinquenta) vagas destinadas a instituições públicas e privadas.

3. DOS OBJETIVOS

3.1. Geral: Formar especialistas em Inteligência de Futuro na Gestão Pública que

possam desenvolver, adquirir e manipular dados advindos dos Instrumentos e

Ferramentas para o Gerenciamento do Sistema de Administração Pública em

apoio ao processo de qualificação profissional de diversas instituições,

(2)

ampliando a efetividade no serviço e a eficiência para toda a área pública.

Dentro de uma perspectiva multidisciplinar de Políticas Públicas da Prospectiva/Foresight de Gestão Comunicativa e Estratégica.

Visa contribuir para a formação de gestores de políticas públicas que compreendam a necessidade de pensar o futuro para orientar as ações no presente voltadas para um desenvolvimento que seja socialmente justo, ambientalmente sustentável e humanamente comprometido.

3.2. Específicos

3.2.1. Capacitar quadros estratégicos para o exercício da gestão de políticas públicas e para o planejamento de longo prazo;

3.2.2. Explorar ferramentas específicas para aplicação imediata e para análises de maior profundidade que possam desafiar a forma tradicional de conceber e liderar processos de inovação e desenvolvimento estratégico na ação estatal, para a construção de futuros desejados;

3.2.3. Dominar um portfólio de métodos e ferramentas de planejamento, de prospectiva e de gestão comunicativa e estratégica, permitindo conceber e gerir processos flexíveis que potencializem a identificação e exploração de novas oportunidades, a superação dos desafios e o enfrentamento às ameaças ao desenvolvimento futuro do país;

3.2.4. Articular e integrar métodos e técnicas de planejamento e de prospectiva (Análise Situacional, Cenários, Análise de Tendências, Delphi, Brainstorming, etc.) com ferramentas e conceitos de gestão comunicativa e estratégica (Agir Comunicativo, Paradigma da Linguagem, Análise de Redes Organizacionais, Diagramas Sistêmicos, MindMap, etc.);

3.2.5. Integrar a Prospectiva Estratégica com atividades e ferramentas de Inteligência Estratégica e Gestão do Conhecimento;

3.2.6. Explorar o papel da Prospectiva e da Gestão Comunicativa e Estratégica no desenvolvimento de orientadores de futuro (missão, visão, valores) e na definição e monitoramento do ambiente de intervenção da organização;

3.2.7. Estimular o pensamento estratégico de longo prazo e a aplicação prática da Prospectiva Estratégica no planejamento organizacional e de políticas públicas, sustentadas em uma ética que considere a vida como elemento central para a ação pública.

4. METODOLOGIA

O curso será realizado na modalidade semipresencial, interagindo entre momentos

presenciais (aula inaugural, provas, defesa do trabalho final, tópicos) e momentos à

distância (interações por meio do ambiente de aprendizagem virtual – AVA nos

módulos). Os conteúdos das atividades propostas aos alunos serão desenvolvidos em

ambiente virtual de aprendizagem – AVA, sendo da responsabilidade do aluno o acesso

(3)

ao ambiente, de acordo com a proposta pedagógica de EAD. Serão utilizados os recursos e ferramentas da plataforma Moodle e empregado o uso de várias mídias:

arquivos eletrônicos (flash player, flash paper, tutoriais), vídeo aula, áudio-conferência, videoconferências, DVDs, CD-ROM, telefone ou mails.

5. DA ESTRUTURA CURRICULAR

O curso tem uma carga horária de 480 horas/aula. Ele apresenta os seguintes componentes curriculares organizados em dez módulos sequenciais:

1. Introdução ao Ambiente Virtual de Apoio/AVA 2. Brasil e o Desenvolvimento Estratégico

3. Políticas Públicas

4. Planejamento Estratégico Situacional 5. Gestão Comunicativa

6. Gestão Estratégica

7. Análise Estratégica e visão de futuro 8. Prospectiva Estratégica

9. Bioética e Cooperação Internacional 10. Trabalho de Conclusão de Curso 6. DA INSCRIÇÃO

6.1. Período e local das inscrições

6.1.1. As inscrições serão realizadas no período entre 14/10/2013 até 24/10/2013 pelo site: ifuturo-fiocruz.unb.br

6.1.2. Serão aceitas inscrições enviadas pelo Correio, via SEDEX, aos cuidados da Secretaria do CEAM, especificando no envelope a referência: Inscrição para curso de Pós-Graduação Lato Sensu Fiocruz/UnB. As inscrições via Correio somente serão aceitas se postadas até o dia 24/10/2013.

6.1.3. Para candidatos independentes ou indicados por instituições privadas o valor do curso é de R$ 2.500,00 podendo ser parcelado em cinco vezes. Os valores devem ser depositados na conta do:

Banco do Brasil

N° do projeto: DIREB 003 LIV 12 Agencia: 2234

c/c: 18864-6 variação: 001 7. PROCESSO SELETIVO

7.1. O processo seletivo estará a cargo de uma Comissão Conjunta composta por

membros da Fiocruz e n-Futuros/ CEAM/UnB, que fazem parte da co-gestão do

(4)

curso como consta na proposta apresentada ao Decanato de Pesquisa e Pós- Graduação da UnB/DPP.

7.2. Serão avaliados no processo seletivo:

7.2.1. CV do candidato, com peso de 50% (cinquenta por cento);

7.2.2. Carta de intenções do candidato, com peso de 50% (cinquenta por cento), que deverá conter os seguintes itens: Apresentação da experiência profissional;

Relação de sua atuação profissional com a proposta do curso; Expectativas sobre o curso.

7.2.3. A carta de intenções deverá ter no máximo 2 (duas) páginas, letra: arial, fonte:

12, parágrafo 1½ de espaço

8. RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO

8.1. O resultado final da seleção será divulgado: no site www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br; no site do curso ifuturo-fiocruz.unb.br ; e, no mural na Secretaria do CEAM, na data provável de 30/10/2013.

8.2. Dos Recursos: Os candidatos não aprovados na seleção terão até 48hs (quarenta e oito horas) após a divulgação do resultado para apresentar eventuais recursos à Comissão de Seleção. Os recursos deverão ser entregues pessoalmente na Secretaria do CEAM/UnB. As respostas aos eventuais recursos serão divulgadas no Site do curso e no mural da Secretaria do CEAM antes do inicio da matrícula do curso.

8.3. DATA PARA MATRÍCULA NO CURSO

Após a divulgação do resultado dos recursos, será apresentada a lista final dos aprovados em data provável de 30/10/2013 no Site do curso e na secretaria do CEAM. A partir desta data estão abertas as matriculas para o curso dos alunos selecionados que ficarão abertas até o dia 04 de novembro de 2013.

9. DOCUMENTOS EXIGIDOS para MATRÍCULA

9.1. Os candidatos deverão apresentar obrigatoriamente, no ato da matricula, os seguintes documentos;

9.1.1. Formulário de inscrição, preenchido e assinado, disponível no site do curso ifuturo-fiocruz.unb.br

9.1.2. Curriculum Vitae, podendo ser modelo Lattes (http://lattes.cnpq.br/) ou outro, com memorial descritivo (onde conste a trajetória do candidato e seu trabalho, sua produção e local de trabalho);

9.1.3. Cópia do Diploma de curso superior de graduação, de duração plena ou equivalente, reconhecido pelo MEC (original e cópia );

9.1.4. Cópia da Carteira de Identidade;

9.1.5. Cópia do CPF;

9.1.6. Cópia do Título de Eleitor;

9.1.7. Comprovante de vínculo empregatício, no caso de instituições públicas, e

Declaração da Instituição/Unidade respectiva do apoio ao aluno para realização

do curso, durante o período fixado nesta seleção.

(5)

9.1.8. Comprovante de vínculo empregatício, no caso de instituições privadas, e declaração da Instituição/Unidade respectiva do apoio à realização do curso durante o período fixado nesta seleção.

9.1.9. Declaração de Compromisso de que possui disponibilidade de horário para assistir às aulas, conforme o cronograma estipulado pelo Curso;

9.1.10. Foto recente 3X4;

10. REQUISITOS PARA MATRÍCULA

10.1. O candidato selecionado deverá realizar a sua inscrição na Secretaria do CEAM na data e horário a serem divulgados no Site da Fiocruz e no Site do curso, de posse dos documentos requisitados no item 9.1 .

10.2. O candidato que não realizar a matrícula no período obrigatório perderá o direito à vaga, sendo substituído pelo candidato imediatamente subsequente na relação dos candidatos Aprovados.

11. CONTRAPARTIDA

O Curso será Gratuito para os funcionários públicos e por tal motivo, eles deverão ter os seguintes compromissos:

11.1. Atender regularmente ao cronograma do curso e cumprir com todas as suas atividades;

11.2. Ser aprovado em todos os Módulos, que são sequencias;

11.3. Realizar o TCC dentro do prazo e formato estabelecidos pelas instituições;

11.4. Quando tiver que se ausentar por justa causa, apresentar declaração assinada por seu imediato superior;

11.5. Manter informada à coordenação do curso de sua situação quando houver qualquer impedimento;

11.6. Se por qualquer motivo o candidato tiver que abandonar o curso, deverá informar à Instituição à qual está vinculado que efetuará o reembolso do valor total estabelecido para o curso.

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. Todos os candidatos Aprovados ao assinar o Formulário de Inscrição, declaram que leram e concordam com as normas da presente Seleção.

12.2. Os candidatos não selecionados terão até 15(quinze) dias para retirar a sua

documentação, na secretaria do CEAM, após esse período os documentos serão

inutilizados.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

A citada lei prevê regras regulando o regime jurídico dos órgãos colegiais (art. A contribuição que o direito espanhol pode fornecer à realidade jurídica brasileira

O desenvolvimento experimental consistiu na determinação dos hormônios naturais estrona (E1), 17β-estradiol (E2), estriol (E3), do hormônio sintético 17α-etinilestradiol

Cytogenetic analysis of a rainbow trout stock showed that the nucleolar organizing regions were located subterminally on the long arm of a submetacentric chromosome pair and occurred