• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DA XI FEIRA CIENTÍFICO-CULTURAL (FeCC 2016)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "REGULAMENTO DA XI FEIRA CIENTÍFICO-CULTURAL (FeCC 2016)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DA XI FEIRA CIENTÍFICO-CULTURAL (FeCC – 2016)

A FeCC – 2016 irá comemorar o 11º ano de Feira de Ciência e Cultura do Colégio Madre Carmen Sallés e tem como objetivo apresentar o saber pedagógico, demonstrando, por meio dos trabalhos expostos, o aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a aprender. O objetivo é adotar perspectiva integral e integradora do trabalho com as áreas de conhecimento, articulando os conteúdos com as experiências práticas dos alunos.

Os estudos realizados durante o ano serão o fundamento para a produção de trabalhos, por meio da interpretação crítica das informações, da compreensão dos fenômenos e das transformações naturais e sociais, e da análise das situações problema encontradas na sua realidade, relacionando as áreas do saber, formulando hipóteses e aplicando diferentes recursos científicos e tecnológicos em seus trabalhos. As atividades a serem apresentadas poderão utilizar as diferentes manifestações da Linguagem, das Ciências, da Cultura e das Artes. É importante que sejam observados e respeitados os seguintes itens que compõem este regulamento.

1- Da participação

1.1. A FeCC acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro para os alunos do Ensino Fundamental II (9º ano) e do Ensino Médio, com abertura para visitantes.

1.1.1. Deverão atender às regras desse regulamento os alunos e os professores do Ensino Fundamental, especificamente o 9º ano, e do Ensino Médio.

2- Da abrangência

2.1. A FeCC - 2016 abrangerá duas etapas distintas, a saber:

1ª Etapa: A Feira Cultural, com abertura no dia 21 de outubro, às 14h, com apresentações culturais e exposição de trabalhos;

2ª Etapa: A Feira de Ciências e Cultura acontecerá no dia 22 de outubro e será composta por trabalhos científicos da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Códigos e Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias.

2.2. Os Projetos de Pesquisa da área das Ciências da Natureza e Matemática, que podem ser de cunho interdisciplinar, serão orientados pelos professores das áreas. Será necessária a apresentação de trabalho escrito e oral no momento da exposição.

2.3. As Artes terão apresentações de abertura e ao longo do evento e não haverá necessidade de apresentação de trabalho escrito, a menos que tenha sido previsto pelos professores e informado aos alunos.

2.4. A Feira de Ciências integrará, obrigatoriamente, os trabalhos científicos dos componentes curriculares da área das Ciências da Natureza - Química, Física, Biologia - e da área de Matemática.

Os trabalhos para essas áreas terão como tema gerador “Olimpíadas”. Esta atividade estará também aberta aos professores dos componentes curriculares das outras áreas que queiram inscrever trabalhos para esse evento de forma independente ou interdisciplinar.

2.5 . O aluno que cumprir todas as etapas previstas da pesquisa para a Feira de Ciências poderá obter até 10,0 pontos como nota de Trabalho do 3º e/ou 4º bimestre nos componentes curriculares envolvidos na pesquisa. A nota dependerá da complexidade, estabelecida segundo orientação do professor, do trabalho.

2.6 . A Feira Cultural poderá ser composta por exposição de trabalhos desenvolvidos durante o ano pelos componentes curriculares das diferentes áreas de conhecimento e que já tenham sido avaliados em outros bimestres,

(2)

podendo também, ser avaliados na Feira Cultural, desde que respeitem as regras de desenvolvimento do trabalho científico explicitadas neste regulamento.

3 – Da elaboração dos Trabalhos para a FeCC - 2016

3.1. A proposta de estudo relacionado ao tema gerador – “Olimpíadas” – apresentado pelo(a) Professor(a) para o desenvolvimento do trabalho a ser exposto na Feira de Ciências deverá contemplar uma ou mais das quatro disciplinas – Química, Física, Biologia e Matemática.

3.2. Os alunos das diversas séries e turmas serão informados das áreas que irão desenvolver no trabalho e sobre o tema, ou seja, 9º ano: Física; 1ª série: Biologia; 2ª série: Matemática; 3ª série: Química.

3.3. A partir da informação dada aos alunos quanto à área de pesquisa, os professores, caso seja necessário, realizarão sorteio a fim de definir os assuntos a serem explorados dentro do tema “Olimpíadas”.

4 – Dos Temas/Subtemas que orientarão os trabalhos da FeCC─2016

4.1. A linha de pesquisa, respeitando o tema “Olimpíadas”, deverá ser definida pelo professor com as turmas durante suas aulas, podendo os trabalhos serem realizados por turma.

4.2. Cada professor, cujo trabalho seja apresentado, ficará responsável por coordenar, orientar e avaliar os grupos de pesquisa das turmas envolvidas.

4.3. Todos os alunos deverão participar de todos os trabalhos sugeridos pelos professores, a título de composição de notas em cada componente que estiver envolvido no trabalho proposto.

5 – Da formação dos grupos para a FeCC – 2016

5.1. Poderão ser apresentados trabalhos somente em grupos, dividindo-se a turma em 4 ou, no máximo, 5 grupos.

Para a Feira Científico-Cultural, os professores poderão usar o critério de sorteio para a montagem desses grupos.

5.2. As manifestações artísticas para a Feira Cultural poderão ser avaliadas pelos componentes: Língua Portuguesa (Gramática – Literatura – Redação), Língua Estrangeira Moderna, Educação Física, Artes e/ou da área de Ciências Humanas (Ensino Religioso, Sociologia, Filosofia, História e Geografia) se assim os professores decidirem, em acordo com os professores das outras áreas e alunos, por meio de critérios de avaliação bem definidos para composição da nota do terceiro e/ou quarto bimestre.

5.3. Os critérios para a composição da nota que corresponda ao item 5.2 deverão ser submetidos à apreciação e à autorização da Coordenação Pedagógica do Segmento.

6 - Das orientações para a elaboração do projeto de pesquisa (de acordo com as normas da ABNT. A professora de Redação fará as orientações detalhadas durante as aulas)

6.1. O Projeto deverá conter 1. Capa;

2. Contracapa;

3. Sumário;

4. Resumo;

5. Introdução;

6. Objetivos: geral e específico;

7. Metodologia e desenvolvimento;

8. Conclusão; (apresentar a forma de intervenção na realidade proposta como possibilidade de solução ou caminhos para amenizar o problema levantado).

9. Referências.

6.2. Não serão aceitos trabalhos iguais que tenham a mesma abordagem de pesquisa (sejam esses projetos nas mesmas turmas ou em séries diferentes).

(3)

6.3. O grupo, autor da proposta de trabalho, que não tiver a linha de pesquisa aceita pelo professor orientador deverá apresentar outro projeto com uma nova proposta. A apresentação da nova proposta deve estar de acordo com a data prevista no cronograma.

6.4. Para evitar repetição de tema, o grupo ou aluno poderá pedir orientações aos seus professores da área de Ciências da Natureza, Matemática ou da área de Ciências Humanas. Na tentativa de evitar esse problema, os professores orientadores apresentarão o conteúdo e a abordagem a ser aplicada na pesquisa em cada turma.

6.5. Os trabalhos deverão ser construídos respeitando as normas da Bioética, não sendo permitida a realização de experimentos que manipulam sangue, animais vivos ou dissecados. Casos especiais deverão ser analisados pela comissão organizadora da FeCC.

6.6. Além da apresentação de experimentos ou exposição oral da conclusão das pesquisas cientificas, cuja avaliação ocorrerá no dia 22 de outubro, o(s) aluno(s) deverá(ão) escrever sobre o tema (Projeto de Pesquisa). Esse trabalho escrito deverá conter, obrigatoriamente, todos os itens apontados no tópico 6, respeitando as normas da ABNT e as orientações especificas. Esse trabalho escrito comporá uma parte da avaliação.

6.7. Os professores deverão orientar seus alunos quanto à utilização dos gêneros orais em suas apresentações desde o início das atividades.

6.8. O trabalho escrito deverá ser entregue somente ao professor orientador, pois a este caberá a avaliação.

6.9. A Feira Cultural poderá contemplar e apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo. Caberá a cada professor, em parceria com os seus alunos, a seleção desses trabalhos.

7 - Do professor orientador

7.1. Para as peças teatrais e/ou diferentes manifestações culturais, os professores das áreas de Linguagens e Ciências Humanas poderão participar da orientação dos trabalhos, de acordo com o que for definido com seus alunos em sala de aula e com os colegas das outras áreas.

7.2. A exposição na Feira Cultural deverá contemplar trabalhos que demonstrem a evolução e o desenvolvimento dos conteúdos ao longo do processo educativo. Ficará a cargo do professor orientador ou da disciplina, em diálogo com os alunos, a definição da melhor forma de apresentação dos trabalhos.

8 - Das manifestações culturais e artísticas

8.1. A proposta de teatro e/ou dança, bem como as letras de músicas, o cenário utilizado, o figurino, os objetos cenográficos, etc., deverão ser feitos considerando a COERÊNCIA E A ADEQUAÇÃO do projeto à Filosofia e ao Carisma do Colégio Madre Carmen Sallés e também de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

8.2. Caso apareça algo, em algum momento da apresentação, que explicite valores contrários à Filosofia e ao Carisma do CMCS ou ao Estatuto da Criança e do Adolescente, uma reflexão deverá ser inserida, convocando o público presente a fazer uma releitura crítica que o remeta aos valores cristãos e lembrando que a Feira Científico-Cultural pode e deve ser um espaço de denúncia dos contra-valores e de anúncio dos valores cristãos rumo à sociedade e ao ser humano que desejamos ser e ajudar a formar.

9 - Da apresentação e/ou definição dos espaços para a exposição dos trabalhos

9.1. A partir da seleção dos trabalhos, serão distribuídos os espaços para a exposição por áreas de conhecimento ou temas. Será de responsabilidade da Coordenação Pedagógica do Segmento o levantamento dos espaços e a divulgação para professores e alunos no período previsto no cronograma.

9.2. As apresentações artísticas e culturais, caso existam, serão realizadas no Anfiteatro ou no pátio de acordo com o cronograma.

10 – Das orientações para a execução do trabalho da Feira de Ciências e Cultural

10.1. Os grupos de trabalho deverão ser montados e será feito o sorteio, pelo professor orientador da turma, do subtema a ser desenvolvido. O tema de cada série e seus respectivos subtemas são:

(4)

Física – 9º ano, com os subtemas

1. Ginástica rítmica e conservação de energia.

2. Nado sincronizado e a força de empuxo.

3. O ciclismo e o movimento circular.

4. Arco e Flecha, o impulso e a quantidade de movimento.

5. Cem metros rasos e a refração da luz.

Biologia – 1ª série, com os subtemas 1. Sanidade do Ambiente.

2. Terrorismo: epidemias.

3. Adaptação e os limites do atleta.

4. Metabolismo do atleta.

5. Línguas e cultura (fonética).

Matemática – 2ª série, com os subtemas 1. A cinemática dos esportes olímpicos.

2. Estudo estatístico sobre os países olímpicos.

3. Os esportes e o coeficiente de atrito.

4. Estudo trigonométrico no ciclismo.

5. Reposição energética na prática desportiva.

6. Esportes radicais e conservação de energia.

Química – 3ª série, com os subtemas

1. A Química e a confecção de medalhas olímpicas.

2. Anabolizantes e exame antidoping.

3. Polímeros nas diversas tecnologias dos esportes.

4. Terrorismo e armas químicas.

5. Equilíbrio químico e pH nas piscinas olímpicas.

6. Olimpíadas e sustentabilidade.

7. Influência das Propriedades Coligativas no esporte.

10.2. A partir da entrega do projeto do trabalho científico da Feira de Ciências, o professor orientador estará à disposição dos alunos, em sala de aula ou nos plantões, se for o caso, para tirar dúvidas e mediar a construção dos trabalhos em atitude de ação-reflexão-ação.

10.3. O trabalho e tudo que o compõe deverá ser construído pelo(s) próprio(s) aluno(s) ou grupo e apenas acompanhado e orientado pelo(s) professor(es) orientador(es).

10.4. A Orientadora Educacional e a Auxiliar de Coordenação também estarão com a responsabilidade de colaborar com os alunos no desenvolvimento dos trabalhos em grupo, orientando-os quanto à melhor forma de distribuir tarefas e responsabilidades, desenvolver os trabalhos no grupo e elaborar de estratégias de estudo. Para isso, os alunos ou grupos que desejarem poderão procurar as Orientadoras Educacionais e as Auxiliares de Coordenação, Karine e Vanessa.

10.5. Caso as orientações não sejam seguidas, o trabalho, como um todo, não será avaliado, principalmente se for comprovada a elaboração por terceiros e/ou a cópia de produções escritas de outros autores que não estiverem na

(5)

forma de citação. Nesse caso, os alunos receberão somente a nota relativa à avaliação a critério do professor orientador.

10.6. Receberão nota zero os trabalhos que ostentem apenas demonstração de cartazes e explicação teórica sobre o assunto abordado.

11 - Da montagem do trabalho

11.1. A montagem dos espaços para a Feira Científica e Cultural ocorrerá no horário letivo do dia 20, quinta-feira, com solicitação prévia (no mínimo 7 dias de antecedência) à Coordenação Pedagógica do Segmento.

11.2. O local de montagem dos trabalhos da Feira Científica e Cultural será definido pela Coordenadora Pedagógica do Segmento, juntamente com a Direção Pedagógica e com os professores envolvidos. As solicitações de espaços específicos deverão ser realizadas por escrito e a resposta poderá ocorrer em até três dias úteis.

11.3. A organização do espaço para a apresentação das peças teatrais e do Festival de Talentos estará sob a responsabilidade da Coordenação Pedagógica do Segmento e dos professores envolvidos.

11.4. Nesse momento, os instrumentos, os objetos e os procedimentos do trabalho já deverão estar prontos para serem, apenas, expostos no estande de cada aluno ou grupo, ou para apresentação oral nas salas ou no pátio da escola, conforme seja o caso.

11.5. Deverão comparecer ao colégio, no momento da montagem, todos os alunos responsáveis pela organização da exposição e dos trabalhos.

12 - Da abertura oficial da Feira de Ciências e Cultura - FeCC

12.1 A abertura da Feira Científica e Cultural acontecerá dia 19 de outubro, no período da manhã, no Anfiteatro, com as apresentações artísticas e culturais, realizadas pelos alunos sob supervisão dos professores.

13 - Da exposição e avaliação do trabalho

13.1. No dia 22 de outubro, sábado, após a abertura, haverá a visitação à exposição da FeCC─ 2016 no período das 8h às 11h30.

13.2. Alguns critérios de avaliação serão pontuados nesse último dia, como os relacionados à apresentação da pesquisa, a organização, a limpeza e a desmontagem do local de exposição.

13.3. A avaliação dos trabalhos será concluída no sábado somente após a desmontagem e limpeza do local de exposição. A nota obtida pelo aluno valerá para todos os componentes curriculares envolvidos no projeto apresentado, ou seja, o aluno que fizer o trabalho para Química, por exemplo, terá a mesma nota em Biologia, Matemática e Física.

Caso o trabalho seja interdisciplinar, os professores envolvidos deverão avaliar os trabalhos a eles destinados e atribuir a mesma nota nos dois ou mais componentes envolvidos.

13.4. É importante ressaltar que a apresentação dos trabalhos deve ser clara, objetiva e coerente com as normas técnicas da ABNT e com os requisitos científicos, sendo de suma importância que seja uma atividade instigante e motivadora para a comunidade.

13.5. A apresentação e exposição oral dos trabalhos deverão ser feitas, exclusivamente, pelo(s) componente(s) do grupo. Não deverá, portanto, haver interferência de terceiros.

14 - A Feira de Ciências e Cultura será assim avaliada

Primeira etapa avaliativa – Confecção do projeto sobre o trabalho científico – valor 3,0 pontos.

Segunda etapa avaliativa – Realização da apresentação do trabalho prático, seja científico e/ou cultural – valor 5,0 pontos.

Terceira etapa avaliativa – Avaliação do Grupo – os colegas avaliam a participação de cada elemento do grupo e será realizada online no período de 24 a 28/10, das 9h40 10h. Após esse horário e data o sistema será desativado – valor 1,0 ponto.

Quarta etapa avaliativa – Auto avaliação – o próprio aluno avalia a sua participação no desenvolvimento de todas as etapas do trabalho. A auto avaliação será realizada online no período de 24 a 28/10, das 9h40 10h. Após

(6)

esse horário e data o sistema será desativado. Além disso, a auto avaliação é individual, cada aluno deverá fazer a sua – valor 1,0 ponto.

O projeto melhor avaliado, quantitativamente, será laureado com um troféu – “FeCCito de ouro”. Em caso de empate, os professores farão o desempate.

 O valor total é de 10,0 (dez) pontos que corresponderão à nota de Trabalhos.

 A nota obtida será somada às demais notas do 3º e/ou 4º bimestre para aplicar a fórmula e encontrar a média bimestral.

15 - Do cronograma

15.1 Todas as datas importantes para a realização da FeCC - 2016 estão citadas neste regulamento. É importante a observação dessas datas para que não haja penalidades na avaliação.

15.2 O cronograma é apresentado no quadro a seguir.

EVENTO DATA Entrega do Projeto para os professores orientadores –

Rememora-se que é necessário um projeto para cada um dos trabalhos da Feira de Ciências e Cultura.

De 26 a 30 de setembro. As datas serão determinadas pelos professores e os trabalhos deverão ser entregues somente nas mãos do orientador. Não existe 2ª data de entrega. O grupo que não cumprir esse requisito não poderá participar dos demais processos, obtendo nota ZERO no trabalho.

Apreciação e orientação dos trabalhos para ajustes e avaliação do professor orientador, para definição de apresentação/horário e local na Feira de Ciências e Feira Cultural.

De 26 a 30 de setembro e 1º de outubro.

Solicitação dos espaços e materiais necessários para exposição dos trabalhos na Feira de Ciências e Feira Cultural.

(SOMENTE PELO PROFESSOR)

De 10 a 14 de outubro.

Divulgação dos espaços para exposição dos trabalhos da FeCC e ajustes finais.

De 17 a 20 de outubro.

Montagem dos trabalhos da Feira de Ciências e da Mostra Cultural.

Abertura da Feira Científico-Cultural – com os trabalhos artísticos, apresentações musicais, teatrais, vernissage, etc.

Dias 17 e 18 de outubro, conforme orientação do professor responsável, montagem)

19 de outubro– Abertura. (Horário a ser informado)

Exposição dos trabalhos e Avaliação dos trabalhos. 21 de outubro (14h às 17h)

22 de outubro (8h30min. às 11h30 min.)

Desmontagem da Exposição 22 de outubro (Término da Feira de

Ciências)

24 de outubro – horário letivo.

Divulgação das notas 14 a 18 de novembro (Período provável)

(7)

IMPORTANTE!!!

16 – Dos materiais

16.1. Os equipamentos e materiais necessários para a apresentação dos trabalhos são de responsabilidade dos alunos e/ou grupos, inclusive materiais eletroeletrônicos. A escola disponibilizará apenas equipamentos e material físico necessário para a apresentação dos trabalhos, tais como cadeiras, mesas, cavaletes e carteiras.

16.2. A solicitação de materiais de responsabilidade da escola para a FeCC - 2016 deverá ser feita por escrito e entregue à Coordenação do segmento entre os dias 10 e 14 de outubro. (A SOLICITAÇÃO SOMENTE PODE SER FEITA PELO REPRESENTANTE DE TURMA OU PELO PROFESSOR)

16.3. Não será disponibilizado material de escritório como cartolina, cola, fita crepe, etc. Esses materiais serão da responsabilidade de cada grupo/aluno.

17– Da avaliação

17.1. O trabalho realizado para a Feira de Ciências e Cultural terá o valor de 10,0 (dez) pontos a ser considerado para a terceira ou quarta etapa letiva, de acordo com a intenção de cada professor e da complexidade do trabalho, compondo o total das notas do bimestre.

17.2. A pontuação referente a cada etapa de avaliação está definida no item 14 deste regulamento e os critérios para cada etapa estarão contemplados na ficha de avaliação do professor. O não cumprimento de qualquer etapa implica na não atribuição da nota a ela referente, não sendo possível alterar o quadro de pontuação estabelecido.

17.3. A avaliação da exposição dos trabalhos (2ª etapa) acontecerá no dia 22/10 (sábado), por dois ou mais professores da área de ciências e da área de humanidades, indicados pela Coordenação Pedagógica e que não tenham sido orientadores do trabalho em análise.

17.4. Os alunos deverão apresentar seus trabalhos por meio de banner em vinil ou papel couchê no tamanho 80 cm X 80 cm. São itens obrigatórios dessa apresentação: o título do trabalho, o nome dos autores, a série e turma em que estudam e uma sinopse do conteúdo. Recomenda-se seguir o modelo abaixo:

(8)

Colégio Madre Carmen Sallés

(ARIAL BLACK )

PROJETO DE PESQUISA

(TÍTULO DO TRABALHO)

(ARIAL BLACK )

Valéria Marinho Carla Medeiros Patrícia Aguiar Vinícius Cambraia

Eduardo Menin

(NOME E SOBRENOME DOS COMPONENTES DO GRUPO)

1ªC

(NEGRITO)

É um planejamento do método utilizado por um pesquisador que pretende gerar certa pesquisa. O projeto de pesquisa define os rumos tomados pelo pesquisador contendo as questões de estudo, uma maneira de abordar a realidade. Seguir objetivos evitam o desperdício de tempo e diminui o custo elevado da pesquisa.

17.5. Será considerado como ponto para avaliação o comprometimento do aluno em conservar o patrimônio do Colégio. Cabe ao grupo cuidar para não usar materiais abrasivos, fitas adesivas, tintas ou outras substâncias que venham causar danos ao assoalho, o teto ou os móveis. Caso aconteça algum dano ao patrimônio, o aluno ou grupo será responsabilizado e deverá repor ou consertar o que foi danificado.

17.6. São critérios de valorização do trabalho são: originalidade, criatividade, qualidade na apresentação visual, precisão científica, domínio do conhecimento, dentre outros critérios especificados na ficha de avaliação, bem como o uso de materiais alternativos (reciclados e/ou sustentáveis).

17.7. O aluno para ter direito à avaliação, na totalidade dos pontos combinados com o professor, deverá, obrigatoriamente, participar de todas as etapas do trabalho, inclusive comparecer no dia 22/10 para apresentá-lo à comunidade educativa, em sistema de rodízio se for o caso.

17.8. Caso isso não ocorra, o aluno só contará com os pontos atribuídos às etapas das quais tenha participado ou conforme determinação dos professores e combinado com os alunos.

17.9. Os alunos que não entregarem seus trabalhos nas datas marcadas para avaliação terão sua nota comprometida.

Não haverá flexibilidade de datas, a menos que a necessidade seja por motivo de saúde e comprovado por atestado médico.

17.10. A nota obtida pelo aluno valerá para todos os componentes curriculares envolvidos no projeto apresentado, ou seja, o aluno que fizer o trabalho para Química, por exemplo, terá a mesma nota em Biologia, Matemática e Física.

(9)

Caso o trabalho seja interdisciplinar, os professores envolvidos deverão avaliar os trabalhos a eles destinados e atribuir a mesma nota nos dois ou mais componentes envolvidos.

*Casos omissos serão analisados pela Equipe Pedagógica.

EQUIPE PEDAGÓGICA DO CMCS Brasília – DF

2016

Referências

Documentos relacionados

língua estrangeira, mas a relação cultural que se estabelece a partir do contato das professoras com uma língua estrangeira.. Primeiro é possível constatar que as professoras

Nesse ponto, verifica-se na presente Lei que as condutas que constituem a corrupção podem ser elencadas principalmente no que consta em seu artigo 5º como a fraude às

da informação de pessoas Setor técnico pedagógico Setor de assistência Setor de biblioteca Setor de desporto estudantil Órgã os cole giado s Colegiados de cursos Setor de

O gás oxigênio presente no ar é fundamental para a sobrevivência dos seres humanos. Ele é necessário para transformar as substâncias fornecidas pelos alimentos

8 Contacto de paragem 9 Bloqueio do acelerador 10 Encaixe para o suporte 11 Cobertura do cilindro 12 Pega do arranque 13 Depósito de combustível 14 Arranque a frio 15 Bomba

• A protecção para transporte do equipamento de corte deve sempre estar montada, durante o transporte ou armazenagem da máquina.. Instruções gerais

• Para impedir o arranque acidental do motor, a protecção da vela deve sempre ser retirada quando a máquina for armazenada por tempo prolongado, quando a máquina não estiver

epilinguística; se ocorre uma tricotomização da Língua Portuguesa, ou seja, um desmembramento da língua em três “áreas independentes”: Gramática, Literatura e