• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE GESTÃO E CONTAS CONSOLIDADAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "RELATÓRIO DE GESTÃO E CONTAS CONSOLIDADAS"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

R ELATÓRIO DE G ESTÃO E C ONTAS

C ONSOLIDADAS

G

RUPO

U

NIVERSIDADE DO

M

INHO

2016

(2)

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas do Grupo UMinho 2016

2

Índice

1. Introdução ... 5

2. Síntese das Atividades Desenvolvidas ... 6

3. Indicadores de Gestão ... 11

4. Análise Económica e Financeira ... 12

4.1. Ativo Líquido ... 12

4.2. Fundos Próprios e Passivo ... 13

4.3. Estrutura dos Proveitos e Ganhos ... 14

4.4. Estrutura dos Custos e Perdas ... 14

5. Factos relevantes ocorridos após o termo do exercício... 16

6. Aplicação dos Resultados ... 16

7. Dívidas ao Estado e Segurança Social ... 16

(3)

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas do Grupo UMinho 2016

3 ÍNDICE DE FIGURAS

Figura 1 – Grupo UMinho ... 9

Figura 2 – Estrutura do ATIVO consolidado 2016 ... 12

Figura 3 – Estrutura dos PROVEITOS E GANHOS consolidados, 2016 ... 14

Figura 4 – Estrutura dos CUSTOS E PERDAS consolidados, 2016 ... 15

Figura 5 – Estrutura dos RESULTADOS consolidados, 2016 ... 16

ÍNDICE DE TABELAS Tabela 1 – Composição do ATIVO DO GRUPO UMINHO ... 12

Tabela 2 – Composição dos FUNDOS PRÓPRIOS e do PASSIVO do Grupo UMinho... 13

Tabela 3 – Evolução da ESTRUTURA DE PROVEITOS E GANHOS consolidados ... 14

Tabela 4 – Evolução da estrutura de CUSTOS E PERDAS consolidados ... 15

(4)

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas do Grupo UMinho 2016

4

Abreviaturas e Siglas

APSI Associação de Psicologia da Universidade do Minho CCAB Centro Clínico Académico de Braga

CCG Centro de Computação Gráfica CI Centros de Investigação

CTFP Contrato de Trabalho em Funções Públicas

COST European Cooperation in the field of Scientific and Technical Research CVR Centro de Valorização de Resíduos

DGO Direção-Geral do Orçamento DR Diário da República EA Escola de Arquitetura

ECDU Estatuto da Carreira Docente Universitária ECS Escola de Ciências da Saúde

EC Escola de Ciências ED Escola de Direito

EEG Escola de Economia e Gestão EE Escola de Engenharia EPsi Escola de Psicologia

ESE Escola Superior de Enfermagem ETI Equivalente a Tempo Integral EUA Estados Unidos da América

FCT Fundação para a Ciência e Tecnologia I&D Investigação e Desenvolvimento ICS Instituto de Ciências Sociais IE Instituto de Educação

ILCH Instituto de Letras e Ciências Humana INE Instituto Nacional de Estatística

MCTES Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior

OCDE Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico

OE Orçamento de Estado

PEST Projetos Estratégicos PIB Produto Interno Bruto

PIEP Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros

POC- Edu Plano Oficial de Contabilidade para o Setor de Educação PSEC Prestação de Serviços Especializados à Comunidade PSET Prestação de Serviços Técnicos

QREN Quadro de Referência Estratégica Nacional RJIES Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior SASUM Serviços de Ação Social da UMinho

SFA Serviços e Fundos Autónomos

SNC Sistema de Normalização Contabilística

SpinPark Associação Spinpark – Centro de Incubação de Base Tecnológica TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento UMinho Universidade do Minho

UOEI Unidades Orgânicas de Ensino e de Investigação FCLB Fundação Carlos Lloyd Braga

(5)

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas do Grupo UMinho 2016

5 1. INTRODUÇÃO

A Universidade do Minho, adiante designada por Grupo UMinho, elaborou o seu Relatório de Gestão e Contas Consolidadas, procurando produzir elementos e informação suficiente para que o Conselho Geral e demais órgãos internos, bem como entidades externas, possam avaliar com clareza e objetividade a atividade desenvolvida pelo Grupo UMinho no ano de 2016 e o seu desempenho em termos económico-financeiros.

São apresentadas as contas consolidadas do Grupo UMinho para o ano de 2016 as quais incluem, pelo método de consolidação integral, a UMinho, o Centro de Valorização de Resíduos (CVR), a APSI – Associação de psicologia da UMinho, a Fundação Carlos Lloyd Braga (FCLB) e a Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento (TecMinho) e, pelo método da simples agregação, os Serviços de Ação Social da UMinho (SASUM).

Com exceção da FCLB e da APSI, todas as entidades foram sujeitas a fiscalização por parte de um Revisor Oficial de Contas.

Relativamente ao exercício anterior, verificou-se uma alteração do perímetro de consolidação dado que passou a ser incluída a APSI.

Como o presente Relatório é pormenorizado e dado não existirem outros factos relevantes, considera-se que o conteúdo da informação aqui disponibilizado corresponde ao Relatório de Gestão do Grupo UMinho para o exercício de 2016, do qual se fará plena divulgação, após aprovação pelos órgãos competentes, procedendo-se à sua publicação.

(6)

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas do Grupo UMinho 2016

6 2. SÍNTESE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A UMinho centra as suas práticas em três grandes atividades: o ensino, que permite difundir o conhecimento; a investigação, que permite gerar o conhecimento e a interação com a sociedade que permite aplicar conhecimento.

2.1 Ensino

A UMinho oferece um portefólio vasto de cursos, em todos os graus do ensino superior, cuja qualidade tem sido evidenciada por diversas avaliações nacionais e internacionais e pelas classificações requeridas para o acesso às suas licenciaturas e mestrados integrados que, em muitos casos, são as mais elevadas a nível nacional. Atualmente a UMinho conta com 17.936 estudantes. Os cursos de pós-graduação acolhem mais de 31,5% dos estudantes inscritos, com uma oferta formativa internacionalmente atrativa, envolvendo várias parcerias com outras universidades nacionais e estrangeiras.

O ano de 2016 ficou marcado pela manutenção de oferta educativa em regime pós-laboral; pelo funcionamento de vários programas doutorais aprovados no âmbito do Programa FCT PhD; pela consolidação do Concurso Especial de Acesso e Ingresso do Estudante Internacional e pela manutenção e desenvolvimento do Curso de Preparação para o Acesso ao Ensino Superior para Estudantes Internacionais; pela consolidação do projeto de Ensino a Distância – Conhecimento sem Fronteiras, programa de cursos a distância não conferentes de grau; e pelos resultados da avaliação externa dos ciclos de estudos em funcionamento, realizada pela A3ES, com acreditação de todos os cursos submetidos pela UMinho.

2.2 Investigação

A consolidação da investigação é estrategicamente assumida pela UMinho como forma de geração de conhecimento, de afirmação internacional, de diferenciação dos seus projetos de ensino e de ancorar uma cooperação efetiva com a sociedade A investigação ocupou grande centralidade na atividade da UMinho com resultados muito expressivos, garantidos por uma comunidade com mais de 1.000 doutorados, 78 investigadores e 1.624 doutorandos, organizados em mais de três dezenas de centros de investigação. A UMinho conta com uma produção científica de excelência em diversas áreas de saber, posicionando-se entre as melhores de Portugal.

2.3 Interação com a sociedade

As unidades de interface da UMinho, constituídas na forma de associações entre a UMinho e outras entidades públicas e privadas, incluindo estas um leque diversificado de empresas, constituem um dos principais instrumentos de interação com a sociedade e com o tecido económico. Em 2016 a UMinho prosseguiu a sua atividade de valorização do conhecimento através de ações nos domínios do desenvolvimento, produção e transação de produtos e serviços, projetos de I&D, formação especializada, empreendedorismo e incubação de empresas.

Através das suas unidades de interface e diretamente através dos seus investigadores, a UMinho participou em aproximadamente 268 projetos de I&DT e prestações de serviços, envolvendo 91 investigadores e 150 entidades, que no seu conjunto totalizam mais de 16,5 milhões de euros. Nas secções seguintes destacamos, pela relevância da presença da UMinho no seu capital associativo, os principais resultados alcançados pelas seguintes unidade de interface: o Centro Clínico Académico; Centro de Computação Gráfica; o Centro para a Valorização de Resíduos; o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros; a TecMinho; e a Rede Casas do Conhecimento.

Deve salientar-se também a celebração de 10 acordos no âmbito de Doutoramentos em Empresas, com entidades como a Bosch Car Multimédia Portugal, S.A., a Icognitus4all – IT Solutions, Lda, a Enlightenment, Lda, a ISurgical 3D, da e a BNML – Behavioral & Molecular Lab, Lda.

A UMinho desenvolve também a atividade de interação com a sociedade através do Conselho Cultural e das Unidades Culturais que o integram e que têm intenso e diversificado dinamismo. O Conselho Cultural prosseguiu ao longo de 2016 as atividades de promoção e divulgação de atividades culturais, no espaço da Universidade ou em espaços externos, organizadas a solo ou em parcerias, atraindo um público diversificado, intensificado as relações interinstitucionais, nomeadamente com autarquias e instituições culturais, com claro proveito para a Universidade,

(7)

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas do Grupo UMinho 2016

7 podendo assim ultrapassar constrangimentos financeiros e manter a organização de iniciativas que de outro modo teria muitas dificuldades em realizar.

A UMinho prosseguiu assim a sua atividade de valorização do conhecimento através da participação em diversas entidades de direito privado, ditas “participadas”, envolvendo ações nos domínios do desenvolvimento, produção e transação de produtos e serviços, projetos de I&D, formação especializada, gestão e exploração de parques de ciência e de tecnologia, empreendedorismo e incubação de empresas. De entre as participadas da Universidade salientam- se (com indicação do método de consolidação aplicado):

 Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave SA (ADRAVE) – Método do custo;

 Agência de Energia do Ave (AEdoAVE) – Método do custo;

 Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (PortusPark) – Método do custo;

 Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento (TECMINHO) – Método de consolidação integral;

 Associação de psicologia da UMinho (APSI) - Método de consolidação integral;

 Centro Clínico Académico de Braga (CCAB) – Método de equivalência patrimonial;

 Centro de Computação Gráfica (CCG/CGDV) – Método de equivalência patrimonial;

 Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CENTI) – Método de equivalência patrimonial;

 Centro para a Valorização de Resíduos (CVR) – Método de consolidação integral;

 Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário (CITEVE) – Método do custo;

 Incubadora de Base Tecnológica (SPINPARK) – Método do custo;

 Instituto de Design de Guimarães (IDEGUI) – Método do custo;

 Instituto Empresarial do Minho (IEM) – Método do custo;

 Intervenção de Excelência no Sector Agroalimentar (PORTUGAL FOODS) – Método do custo;

 Oficina da Inovação S.A (BIC MINHO) – Método do custo;

 Parque de Ciência e Tecnologia, S.A (AVEPARK) – Método do custo;

 Pólo de Competitividade das Tecnologias e de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE.PT) – Método do custo;

 Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling (POOL NET) – Método do custo;

 Fundação Carlos Lloyd Braga (FCLB) – Método de consolidação integral;

 Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) – Método de equivalência patrimonial.

Pela relevância da presença da UMinho no capital associativo, faz-se uma breve referência à atividade do CCAB, do CCG, do CVR, da APSI, do IDEGUI, do PIEP, da SpinPark e da TecMinho.

Centro Clínico Académico de Braga, CCAB

O CCAB é uma parceria, sem fins lucrativos, entre a UMinho e operadores privados de saúde, através da Escola de Ciências da Saúde e do Instituto de Ciências da Vida e da Saúde, que tem por objeto social o desenvolvimento da investigação clínica, enquadrada num ambiente de prestação de cuidados de saúde, e a promoção e produção de conhecimento no sentido de tornar os cuidados clínicos mais efetivos, melhorando a qualidade e eficiência assistencial. O CCAB encontra-se sediado no Hospital de Braga, possuindo uma ala para o desenvolvimento da sua atividade – semelhante à de um Serviço de Internamento – composta por diversos espaços adaptáveis ao desenvolvimento dos projetos de investigação em curso.

Centro de Computação Gráfica, CCG

A Associação CCG/ZGDV - Centro de Computação Gráfica (CCG) foi fundada em 1993 e estabelecida junto da UMinho, Campus de Azurém, Guimarães, em 2001, como uma associação de investigação, desenvolvimento, formação e consultoria, de natureza privada e sem fins lucrativos. O CCG é uma entidade qualificada pelo Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) para a Prestação de Serviços de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e para Consultoria e Serviços de Apoio à Inovação às empresas. Tem por missão criar valor para os seus associados, através da atividade de investigação e desenvolvimento aplicado, do desenvolvimento de produtos e da prestação de serviços, no campo da computação gráfica, das tecnologias da informação, comunicação e eletrónica e das suas aplicações, num contexto internacional. Concebe e executa projetos de I&DT, assumindo uma postura de interface entre a UMinho

(8)

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas do Grupo UMinho 2016

8 e o setor empresarial e público, e procurando propor desenvolvimentos inovadores e com valor percetível para os seus clientes e parceiros. Os seus domínios de atuação centram-se atualmente nas competências de novos sistemas de interação, usabilidade e user-experience, desenvolvimento de tecnologias e sistemas de informação, engenharia do software e computação móvel e urbana, tendo desenvolvido projetos em variadas áreas, como a saúde, indústria TICE, transportes, herança cultural ou retalho.

Centro para a Valorização dos Resíduos, CVR

O CVR - Centro para a Valorização de Resíduos é uma instituição privada sem fins lucrativos que desde a sua criação, em julho de 2002, presta serviços de investigação, análise científica e aplicação de soluções reais na área da valorização de resíduos. Situado em Guimarães, no Campus de Azurém da UMinho, conta desde finais de 2007 com edifício próprio com uma área laboratorial de 1.717 m2. Independentemente da área da atividade industrial, o CVR tem as competências necessárias para apoiar projetos e iniciativas relacionadas com uma ampla gama de resíduos industriais, municipais, agrícolas e hospitalares. A atividade do CVR centrou-se na realização de projetos de I&DT diretamente financiados por empresas e outras entidades, no sentido de se encontrarem processos e soluções sustentáveis para o tratamento e/ou valorização de resíduos e para a sustentabilidade ambiental.

Associação de Psicologia da UMinho, APSI

A Associação de Psicologia da Universidade do Minho é uma associação de prestação de serviços de Psicologia à comunidade em geral, em interligação estreita com a Universidade do Minho, através da Escola de Psicologia, entendida como garante máximo do desenvolvimento técnico-científico ou científico-tecnológico e formativo de profissionais altamente especializados, e com as Câmaras Municipais de Braga e de Guimarães, dada a sua proximidade com a comunidade local. A Associação tem ao seu dispor instalações cedidas pela Universidade do Minho e pela Câmara Municipal de Guimarães, que permitem a realização das suas atividades com todas as condições necessárias. A APsi desenvolve as seguintes atividades: Consultas psicológicas; Perícias forenses; Avaliações psicológicas e Formação e consultadoria.

Instituto de Design, IDEGUI

A IDEGUI – Instituto de Design de Guimarães, Associação para a Regeneração Económica é uma associação sem fins lucrativos cujos sócios fundadores são a UMinho e a Câmara Municipal de Guimarães. A IDEGUI tem por objetivo promover a investigação em design e a cultura em design; contribuir para a valorização das atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico através da criação de produtos de design; proporcionar atividades de formação no domínio do design de produto; promover e divulgar os produtos desenvolvidos pela indústria com incorporação de design; providenciar informação e facilitar a cooperação profissional entre designers e a atividade empresarial. A IDEGUI encontra-se sediada na Rua da Ramada, na zona de Couros em Guimarães, dispondo de um edifício reabilitado onde funcionou uma fábrica de curtumes, que aloja a licenciatura em design de produto da UMinho.

Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, PIEP

O Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) é uma associação privada sem fins lucrativos, de matriz marcadamente tecnológica e científica, cuja atividade é suportada num modelo de gestão empresarial. Criado em 18 de abril de 2001 por iniciativa de industriais do setor de moldes e plásticos, em estreita colaboração com a UMinho - através do Departamento de Engenharia de Polímeros e com o IAPMEI, o PIEP tem por missão responder, em tempo oportuno, às necessidades de investigação de desenvolvimento das empresas do sector.

Incubadora de Base Tecnológica, SpinPark

A SpinPark é uma incubadora de base tecnológica que tem como associados, a UMinho, a Portuspark, o Avepark e a ACIG, sendo vocacionada para o acolhimento de iniciativas de valorização do conhecimento gerado na Universidade.

As empresas aderentes cobrem sobretudo 3 áreas do conhecimento, a saber: os Materiais Avançados; as Tecnologias de Informação, de Comunicação e Eletrónica; e a Biotecnologia. Além do apoio às empresas incubadas, de forma a promover a exportação de bens transacionáveis de elevado valor acrescentado e a criação de emprego altamente

(9)

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas do Grupo UMinho 2016

9 qualificado, o SpinPark participou em vários projetos nacionais e europeus, entre os quais se destacam o Programa Erasmus for Young Entrepreneurs (EYE) e o Projeto Âncora Minho In “Competitividade e Empreendedorismo em Baixa Densidade”. Adicionalmente, participa em iniciativas como o Laboratório de Empresas e concurso de Ideias SPIN UM, em parceria com a TECMINHO.

Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, TecMinho

A TecMinho prosseguiu em 2016 as suas atividades de valorização e transferência de conhecimento para o tecido empresarial e demais atores económicos e sociais, contribuindo para a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento das competências das organizações e das pessoas, através das linhas de intervenção seguintes:

Apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias/produtos/processos e respetiva transferência para as empresas;

apoio ao empreendedorismo universitário e à criação de empresas inovadoras, com especial relevo para os spinoffs académicos; Conceção e implementação de atividades de formação (presencial e em e-learning) e de desenvolvimento organizacional.

Grupo Público UMinho

Na figura 1 estão representadas as entidades em cujo capital a UMinho participa, com a indicação da percentagem de capital detida.

Figura 1 – Grupo UMinho

(10)

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas do Grupo UMinho 2016

10 2.4 Atividades culturais

As Unidades Culturais servem a comunidade, disponibilizando apoio, serviço e consultadoria especializada, sendo interlocutores para a animação cultural e cultivo do desenvolvimento da arte e dos valores humanísticos, no âmbito de um conjunto de atividades coordenadas pelo Conselho Cultural (CC). A UMinho organiza eventos culturais de diferentes tipologias, assegurando, deste modo, uma interação profícua com a sociedade.

(11)

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas do Grupo UMinho 2016

11 3. INDICADORES DE GESTÃO

Relativamente às contas consolidadas do Grupo UMinho para 2016 merecem realce os seguintes aspetos:

 As despesas com pessoal do Grupo UMinho corresponderam de 60% dos custos totais em 2016 (60% em 2015);

 O Ativo Liquido consolidado do Grupo UMinho situou-se no valor de 258,8 M€ (237,9 M€ em 2015), sendo financiado por Fundos Próprios em 34,2% (36,5% em 2015);

 O total consolidado de investimentos em Imobilizado Corpóreo, Incorpóreo e Investimentos Financeiros, representa 55,6% do Ativo Total (61,6% em 2015);

 As Dívidas de Terceiros do Grupo UMinho representam 36,7% do Ativo Total (30,6% em 2015);

 O Património do Grupo UMinho está avaliado em cerca de 140,6 M€;

 Os Proveitos e Ganhos Extraordinários foram no valor de 7,7 M€ (2,3 M€ em 2015);

 O Grupo UMinho encerrou as contas de 2016 com um Resultado Líquido positivo na ordem dos 1,8 M€

(valor idêntico em 2015);

 Os Resultados Operacionais do Grupo UMinho são negativos em 3,5 M€ (179 k€ em 2015);

 Os Resultados Financeiros do Grupo UMinho foram negativos no valor de 930,7 k€ (-36,3 k€ em 2015).

(12)

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas do Grupo UMinho 2016

12 4. ANÁLISE ECONÓMICA E FINANCEIRA

Da análise ao Balanço Consolidado do Grupo UMinho, à data de 31 de dezembro de 2016, importa salientar que o ATIVO LÍQUIDO se situou nos 258,9 M€ (237,9 M€ em 2015), financiado por FUNDOS PRÓPRIOS em 36,5% (36,5% em 2015).

O total do PASSIVO ascende a 169,4 M€ (150,1 M€ em 2015) dos quais 136,6 M€ (119,6 M€ em 2015) correspondem a financiamentos obtidos pelo Grupo UMinho de Projetos de I&D e de Investimentos do Plano (PIDDAC/POCI) que, devido às normas contabilísticas do POC-Educação, apenas são incorporados nos FUNDOS PRÓPRIOS em função das amortizações dos bens financiados.

4.1. ATIVO LÍQUIDO

Em 2016 o ATIVO LÍQUIDO ascendeu a 258,8 M€, o que representa um acréscimo de 20,9 M€ em relação a 2015, conforme se pode observar pela análise da tabela 1, verificando-se que este aumento decorre essencialmente do aumento dasDÍVIDAS DE TERCEIROS e das DISPONIBILIDADES.

O IMOBILIZADO CORPÓREO, que integra os imobilizados tangíveis móveis ou imóveis, que o Grupo UMinho utiliza na sua atividade operacional, representa cerca de 54,7% do ATIVO, evidenciando o peso do imobilizado consolidado do Grupo.

As rubricas com maior significado no IMOBILIZADO CORPÓREO são os terrenos, os edifícios e o equipamento básico.

Importa referir que as disponibilidades representam cerca de 7,2% do ATIVO LÍQUIDO.

As DÍVIDAS DE TERCEIROS representam cerca de 36,8% do Ativo Líquido, evidenciando o peso desta rubrica e a variação significativa face ao exercício de 2015 (acréscimo de 22,2 M€).

Tabela 1 – Composição do ATIVO DO GRUPO UMINHO

ATIVO 2016 2015 Variação

Valor % Valor % Absoluta Relativa

Imobilizações incorpóreas 6.351 € 0,0% 0 € 0,0% 6.351 € 0,0%

Imobilizações Corpóreas 141.500.302 € 54,7% 143.899.270 € 60,5% -2.398.968 € -1,7%

Investimentos Financeiros 2.361.148 € 0,9% 2.768.789 € 1,2% -407.642 € -14,7%

Existências 288.591 € 0,1% 255.642 € 0,1% 32.949 € 12,9%

Dívidas de Terceiros 95.130.842 € 36,8% 72.885.266 € 30,6% 22.245.576 € 30,5%

Títulos Negociáveis 161.671 € 0,1% 483.482 € 0,2% -321.811 € 100,0%

Depósitos Inst. Financeiras 18.617.084 € 7,2% 17.261.657 € 7,3% 1.355.427 € 7,9%

Acréscimos e Diferimentos 732.765 € 0,3% 350.590 € 0,1% 382.175 € 109,0%

Total 258.798.753 € 100,0% 237.904.695 € 100,0% 20.894.057 € 8,8%

Figura 2 – Estrutura do ATIVO consolidado 2016 55%

1%

37%

0% 7% 0%

Imobilizações incorpóreas Imobilizações Corpóreas Investimentos Financeiros Existências

Dívidas de Terceiros

(13)

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas do Grupo UMinho 2016

13 4.2. FUNDOS PRÓPRIOS E PASSIVO

Em 2016 os FUNDOS PRÓPRIOS do Grupo UMinho ascenderam a 88,5 M€ (86,9 M€ em 2015), representando 34,2%

do ATIVO LIQUIDO (36,5% em 2015).

Os PROVEITOS DIFERIDOS, que correspondem aos subsídios/transferências associados aos ativos, deverão ser reconhecidos como proveito à medida que forem contabilizadas as amortizações do imobilizado a que respeitem.

Estes subsídios já foram recebidos pelas entidades incluídas no perímetro de consolidação da UMinho, não estando prevista qualquer restituição dos mesmos. Assim, correspondem a verdadeiros FUNDOS PRÓPRIOS que, devido às normas contabilísticas em vigor para o Setor da Educação, são apresentados no PASSIVO.

A tabela 2 e a figura 3 ilustram a composição dos FUNDOS PRÓPRIOS e do PASSIVO CONSOLIDADO da UMinho em 2016.

Tabela 2 – Composição dos FUNDOS PRÓPRIOS e do PASSIVO do Grupo UMinho FUNDOS PRÓPRIOS E PASSIVO

2016 2015 Variação

Valor % Valor % Absoluta Relativa

Fundos Próprios 88.520.645 € 34,2% 86.925.501 € 39,7% 1.595.144 € 1,8%

Património 140.621.464 € 54,3% 140.621.464 € 65,5% 0 € 0,0%

Ajustamentos de partes de capital -115.464 € 0,0% 140.084 € 0,1% -255.548 € -182,4%

Reservas de reavaliação 108.565 € 0,0% 111.582 € 0,1% -3.017 € -2,7%

Reservas 153.958 € 0,1% 153.378 € 0,1% 580 € 0,4%

Transferência de ativos 22.818 € 0,0% 22.818 € 0,0% 0 € 0,0%

Resultados transitados -54.034.208 € -20,9% -55.897.296 € -23,7% 1.863.088 € -3,3%

Resultado líquido do exercício 1.763.511 € 0,7% 1.773.470 € -2,3% -9.958 € -0,6%

Interesses Minoritários 846.614 € 0,3% 858.280 € 0,4% -11.666 € -1,4%

Passivo 169.431.493 € 65,5% 150.120.914 € 59,9% 19.310.578 € 12,9%

Provisões para riscos e

encargos 124.827 € 0,0% 124.827 € 0,1% 0 € 0,0%

Dívidas a terceiros 7.952.996 € 3,1% 5.867.773 € 2,1% 2.085.223 € 35,5%

Acréscimos e diferimentos 161.353.670 € 62,3% 144.128.314 € 57,7% 17.225.355 € 12,0%

Total 258.798.752 € 100,0% 237.904.695 € 100,0% 20.894.056 € 8,8%

Da análise à estrutura dos FUNDOS PRÓPRIOS e PASSIVO (figura 3), verifica-se a grande importância do património e dos proveitos diferidos.

Figura 3 – Estrutura dos FUNDOS PRÓPRIOS e Passivo consolidados, 2016 -100.000.000 €

-50.000.000 € 0 € 50.000.000 € 100.000.000 € 150.000.000 €

Património Ajustamentos de partes de

capital

Reservas de reavaliação

Reservas Resultados transitados

Resultado líquido do exercício

Dívidas a terceiros

Acréscimos e diferimentos

(14)

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas do Grupo UMinho 2016

14 Os FUNDOS PRÓPRIOS ePASSIVO evidenciam as variações associadas aos RESULTADOS TRANSITADOS.

Nos ACRÉSCIMOS DE CUSTOS também temos uma variação positiva devido ao reconhecimento dos encargos com férias e subsídio de férias a liquidar em 2017, referentes aos direitos adquiridos por parte do pessoal.

Contudo, a rubrica que apresenta maior variação são os PROVEITOS DIFERIDOS (aumento de cerca de 16,8 M€) em resultado do reconhecimento de subsídios ao investimento e projetos de investigação e desenvolvimento.

4.3. ESTRUTURA DOS PROVEITOS E GANHOS

A evolução da estrutura de PROVEITOS E GANHOS consolidados está representada na tabela 3 e na figura 4.

Tabela 3 – Evolução da ESTRUTURA DE PROVEITOS E GANHOS consolidados

CÓDIGO PROVEITOS E GANHOS 2016 2015 Variação

Valor % Valor % Absoluta Relativa

71 Vendas e prestações de serviços 12.876.483 € 9,5% 14.382.270 € 11,0% -1.505.787 € -10,5%

72 Impostos e taxas* 21.889.235 € 16,1% 21.835.581 € 16,6% 53.654 € 0,2%

73+75+ Outros proveitos e ganhos

operacionais 257.478 € 0,2% 278.191 € 0,2% -20.712 € -7,4%

76+77

74 Transf.ª e subsídios correntes

obtidos 92.987.210 € 68,4% 92.188.449 € 70,2% 798.761 € 0,9%

Proveitos Operacionais 128.010.407 € 94,2% 128.684.490 € 98,0% -674.083 € -0,5%

78 Proveitos e ganhos financeiros 286.704 € 0,2% 305.227 € 0,2% -18.524 € -6,1%

Proveitos Correntes 128.297.111 € 94,4% 128.989.718 € 98,2% -692.607 € -0,5%

79 Proveitos e ganhos extraordinários 7.651.032 € 5,6% 2.306.368 € 1,8% 5.344.664 € 231,7%

Proveitos Totais 135.948.143 € 100,0% 131.296.085 € 100,0% 4.652.057 € 3,5%

Nota: a rúbrica “impostos e taxas” são maioritariamente constituídas por propinas académicas.

Da análise da tabela 3 verifica-se que o total dos PROVEITOS E GANHOS consolidados teve uma alteração positiva de cerca de 4,6 M€, motivada pelo aumento dos PROVEITOS E GANHOS EXTRAORDINÁRIOS, resultantes essencialmente do reconhecimento do financiamento obtido para projetos de I&D, no que respeita ao contributo da entidade UMinho, e alterações no reconhecimento das provisões para dívidas de alunos, conforme divulgado no número 10 do ponto III do Anexo.

Figura 3 – Estrutura dos PROVEITOS E GANHOS consolidados, 2016

4.4. ESTRUTURA DOS CUSTOS E PERDAS

A evolução da estrutura de CUSTOS E PERDAS consolidados está representada na tabela 4 e na figura 5.

Os GASTOS COM PESSOAL do Grupo UMinho representam cerca de 60% dos custos totais em 2016, sendo a principal componente nos custos consolidados da UMinho.

10%

16%

0%

68%

0% 6% Vendas e prestações de serviços

Impostos e taxas*

Outr. proveitos e ganhos operacionais

Transfª e subsídios correntes obtidos Proveitos e ganhos financeiros Proveitos e ganhos extraordinários

(15)

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas do Grupo UMinho 2016

15 A tabela 4 evidencia um acréscimo de 4,7 M€, no total dos custos antes de impostos de 2016, face ao montante dos custos ocorridos em 2015, verificando-se uma variação relativa de 3,6%. Esta variação resulta, essencialmente, do aumento dos CUSTOS COM O PESSOAL (2,7 M€) e das TRANSFERÊNCIAS CORRENTES CONCEDIDAS (2,7 M€) conjugado com a diminuição das AMORTIZAÇÕES E PROVISÕES DO EXERCÍCIO (-1,3 M€).

Tabela 4 – Evolução da estrutura de CUSTOS E PERDAS consolidados

CÓDIGO CUSTOS E PERDAS 2016 2015 Variação

Valor % Valor % Absoluta Relativa

61 Custo mercad. vendidas e

matérias-primas consumidas 1.982.022 € 1,5% 1.976.708 € 1,5% 5.314 € 0,3%

62 Fornec. e serviços externos 25.373.870 € 18,9% 26.027.303 € 20,1% -653.433 € -2,5%

641 a

649 Custos com pessoal 80.279.598 € 59,8% 77.597.978 € 60,0% 2.681.620 € 3,5%

63 Transf.ª correntes concedidas 16.058.176 € 12,0% 13.314.296 € 10,3% 2.743.880 € 20,6%

66 e 67 Amortiz. e provisões exercício 7.548.723 € 5,6% 8.852.581 € 6,8% -1.303.858 € -14,7%

65 Out. custos perdas operacionais 223.146 € 0,2% 736.222 € 0,6% -513.076 € -69,7%

Custos Operacionais 131.465.535 € 98,0% 128.505.088 € 99,3% 2.960.447 € 2,3%

68 Custos e perdas financeiras 1.217.389 € 0,9% 341.552 € 0,3% 875.837 € 256,4%

Custos Correntes 132.682.924 € 98,9% 128.846.640 € 99,6% 3.836.284 € 3,0%

69 Custos e perdas extraordinários 1.454.045 € 1,1% 581.802 € 0,4% 872.243 € 149,9%

Custos Totais 134.136.969 € 100,0% 129.428.442 € 100,0% 4.708.527 € 3,6%

Figura 4 – Estrutura dos CUSTOS E PERDAS consolidados, 2016

O RESULTADO LÍQUIDO consolidado em 2016 foi positivo no montante de 1,8 M€, não se registando uma variação significativa relativamente ao ano anterior.

A estrutura dos RESULTADOS consolidados do Grupo UMinho está descrita na tabela 5 e na figura 6.

Tabela 5 – Evolução dos RESULTADOS consolidados

2016 2015 Variação

Resultados operacionais -3.455.128 € 179.403 € -2025,9%

Resultados financeiros -930.686 € -36.325 € 2462,1%

Resultados correntes -4.385.813 € 143.078 € -3165,3%

Resultado líquido do exercício 1.763.511 € 1.773.470 € -0,6%

Interesses Minoritários 35.286 € 68.451 € -48,5%

De realçar mais uma vez a variação ocorrida nos RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS,resultante da alteração do critério de reconhecimento das provisões para dívidas a receber de alunos (propinas).

1%

19%

60%

12%

6%1% 1%

Custo mercad. Vendidas e matérias-primas consumidas Fornecimentos e serviços externos

Custos com pessoal Transf.ª correntes concedidas Amortiz. e provisões do exercício Out. custos e perdas operacionais Custos e perdas financeiras Custos e perdas extraordinários

(16)

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas do Grupo UMinho 2016

16 Figura 5 – Estrutura dos RESULTADOS consolidados, 2016

5. FACTOS RELEVANTES OCORRIDOS APÓS O TERMO DO EXERCÍCIO

Não ocorreram factos relevantes nas empresas que constituem o Grupo UMinho, após o termo do exercício de 2016, que possam afetar as demonstrações financeiras consolidadas de 2016.

Acresce no entanto referir que a entidade UMinho foi instituída Fundação Pública com regime de direito privado pelo decreto-Lei n.º 4/2016, de 13 de janeiro, encontrando-se neste momento a agilizar o início de atividade no regime fundacional.

6. APLICAÇÃO DOS RESULTADOS

É convicção do Conselho de Gestão de que o Relatório de Gestão e os demais documentos de prestação de contas consolidadas do Grupo UMinho, que foram elaboradas de acordo com o POC-Educação, com as Instruções do Tribunal de Contas e com as normas e princípios contabilísticos geralmente aceites, retratam de forma clara e apropriada, nos aspetos materialmente relevantes, a posição financeira e o resultado das operações do Grupo UMinho, para o exercício de 2016.

Pelo referido, e tendo em conta que no exercício findo em 31 de dezembro de 2016 se apurou um RESULTADO LÍQUIDO EXERCÍCIO positivo, no montante de 1.763.511,46 €, o Conselho de Gestão propõe que a totalidade deste resultado seja transferida para RESULTADOS TRANSITADOS.

7. DÍVIDAS AO ESTADO E SEGURANÇA SOCIAL

No cumprimento da legislação em vigor, o Conselho de Gestão informa que não existem quaisquer dívidas vencidas à Segurança Social, à Caixa Geral de a Aposentações, à ADSE – Assistência na Doença a Servidores do Estado, e à Autoridade Tributária (decorrentes de IVA ou IRS), pelo que o Grupo UMinho apresenta, a 31 de dezembro de 2016, devidamente regularizada a sua situação fiscal.

Universidade do Minho, 30 de junho de 2017 O Conselho de Gestão

-5.000 € -4.000 € -3.000 € -2.000 € -1.000 € 0 € 1.000 € 2.000 € 3.000 €

Resultados operacionais

Resultados financeiros

Resultados correntes

Resultado líquido do exercício

Milhares

(17)
(18)
(19)
(20)

Referências

Documentos relacionados

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas – 1º Semestre de 2014 22 Os ativos realizáveis a menos de um ano da data de reporte e os passivos cuja exigibilidade não possa

Atualmente, há a possibilidade de utilizar técnicas de cirurgia minimamente invasiva (CMI), podendo ser obtidos resultados ainda mais favoráveis. As perdas hemáticas são menores e

Para cada ramo foram calculadas as distorções do capital e da produção, que estão na origem das ineficiências na afetação dos recursos entre ramos de atividade,

Incluem o Ecrã Principal (main screen), Pré-configurações do Utilizador (User Presets), Volume Bombeado (Volume Pumped), Volume de Trabalho (Job Volume), Nº de Série da Unidade

9.1 A prova discursiva valerá 10,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, abordando temas relacionados a conhecimentos específicos a que se

Os resultados do presente estudo revelam que há uma mudança aguda na angulação da articulação do tornozelo ao se utilizar tênis com características minimalistas

Mais que uma vitrine virtual, um site web programado para mapear a navegação e o uso por parte de usuários e alimentar um sistema de descoberta de conhecimento em base

As participações financeiras em empresas nas quais o Grupo detenha controlo (empresas subsidiárias), foram incluídas nestas demonstrações financeiras consolidadas