• Nenhum resultado encontrado

AÇÃO DE RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS MORAIS COLETIVOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "AÇÃO DE RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS MORAIS COLETIVOS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS

AO DOUTO JUÍZO DE DIREITO DA ____ VARA CÍVEL DA COMARCA DA CAPI- TAL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

GRERJ ELETRÔNICA Nº50628451347-52

A FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS - FUP , entidade sindical de segundo grau representativa da categoria profissional dos trabalhadores na indús- tria do petróleo em todo o país, inscrita no CNPJ/MF sob o número 40368151/0001- 11, com sede na Avenida Rio Branco, nº 133, 21º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20040-006, por seu advogado, com escritório na Rua da Quitanda, nº 68, 6º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP20011-030, onde espera receber toda e qualquer comunicação em nome de NORMANDO RODRIGUES, OAB/RJ 71.545, sob pena de nulidade, vem, propor a presente

AÇÃO DE RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS MORAIS COLETIVOS

em face de RADIO PANAMERICANA S.A, doravante denominada 1ª Demandada, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 60.628.922/0001-70, com endereço na Av. Paulista, n° 807 – 24° andar – Bela Vista, São Paulo/SP, CEP 01311- 915; e

JOSÉ MARIA TRINDADE, doravante denominado 2º Demandado, brasileiro, jorna-

lista, residente e domiciliado em local incerto e não sabido, devendo ser citado em seu

domicílio funcional, qual seja na Av. Paulista, n° 807 – 24° andar – Bela Vista, São

Paulo/SP, CEP 01311-915, o que faz com fulcro nos artigos 927 e seguintes do Código

Civil, e consoante os fundamentos fáticos e jurídicos a seguir expostos.

(2)

FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS

2 1. FATO ILÍCITO E DANO 1.1. A Autora é entidade criada em 1993, e coordena nacionalmente 13 sindicatos representativos de mais de 150 mil trabalhadores, aposentados e pensio- nistas de empresas do setor petrolífero no Brasil.

1.2. O 2º Réu, por sua confessada ação ilícita, direta e pessoal, lesou o patrimônio imaterial dos trabalhadores representados nacionalmente pela Deman- dante.

1.3. Tal ato foi cometido quando da apresentação do programa de TV de- nominado “Os Pingos nos Is” da referida emissora, ora 1ª Ré, durante a atividade laborativa do 2° Réu, no dia 27 de outubro de 2021, quarta-feira, às 18h.

1.4. O 2º Réu desferiu uma sequência de falsas alegações, ofensivas da honra subjetiva dos empregados da empresa Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobrás. Ve- jamos a transcrição literal:

“Veja bem, quem ganha dinheiro ali são os diretores, o presidente, os acionistas e, principalmente, os funcionários da Petrobrás, esses sim têm um plano de saúde maravilhoso que aceita sogra e sogro, paga medicamentos, 19 salários por ano, auxílio não sei o que, es- ses ganham dinheiro. Então essa história de “O Petróleo é nosso, Petrobrás é nossa”, é nada, é deles.” (grifos nossos)

1.5. Os trabalhadores foram retratados como nababos, sempre baseado o 2°,Réu em informações falsas.

1.6. Em uma conjuntura política em que notícias falsas são disseminadas a todo momento, faz-se necessário reestabelecer verdades:

 o plano de saúde “AMS", dos empregados da Petrobrás não

aceita sogro e sogra, apenas os trabalhadores e seus depen-

dentes econômicos diretos, assim como a imensa maioria dos

planos de saúde empresariais brasileiros;

(3)

FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS

 os empregados da Petrobrás não recebem 19 salários por ano.

1.7. As afirmações mentirosas, ditadas e divulgadas pelos Réus, feriram a honra dos trabalhadores, apresentados que foram como “o problema da Petrobrás”.

Afinal, segundo as alegações, “eles que são os ganham mais dinheiro” e a “Petrobrás é deles”.

2. A VERDADE 2.1. Para que não reste dúvida, apresentamos os dados reais, retirados da Central de Resultados da Petrobrás

1

:

 Do total de despesas da Petrobrás, nos 9 primeiros meses de 2021, o empenho direto e indireto com os trabalhadores repre- senta apenas 6,5%. Isso mostra que estamos falando de uma em- presa intensiva em capital e não em trabalho. A despesa com os trabalhadores é pequena perto das outras despesas da Petro- brás;

2.2. Tal peso relativo do custo de pessoal da Petrobrás e o menor quando com- parado ao mesmo em empresas de petróleo de porte equivalente, como indica o grá- fico:

1

https://www.investidorpetrobras.com.br/resultados-e-comunicados/central-de-resultados/

(4)

FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS

4 2.3. Além disso, não é demais destacar que nos mesmos 9 meses de 2021 os empregados da Petrobrás venderam a preço de custo perto de 8 mil unidades de bo- tijões de gás de cozinha, e distribuíram cerca de 208 toneladas de alimentos, para os atingidos pela fome e o desemprego durante a pandemia.

3. LIBERDADE DE IMPRENSA E RESPONSABILIDADE 3.1. A comunicação social recebeu pelo constituinte originário tratamento es- pecífico no artigo 220 de nossa Constituição, cujo parágrafo primeiro explicitou a de- vida subordinação ao conteúdo dos incisos V e X do fundamental artigo 5°:

V- é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

[...]

(5)

FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS

X- são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

3.2. Em suma, a liberdade de informação é garantida aos Réus, mas não é ilimitada.

3.3. Não pode a imprensa atuar de forma abusiva, em prejuízo de particulares ou agentes públicos, e também da sociedade como um todo, sob pena de ser conde- nada ao devido ressarcimento dos danos causados.

4. DO DIREITO DE RESPOSTA 4.1. A reparação civil, por si só, não tem o condão de suprimir ou minimizar a lesão ocasionada, uma vez que atingiu a integridade e a honra de todo um coletivo de profissionais.

4.2. A única forma de diminuir o dano causado consiste na oportunidade de garantir à Autora o direito de resposta, sendo ainda salutar a retratação pública por parte dos Réus.

4.3. Somente assim se pode garantir o direito à preservação da intimidade, da honra, da dignidade e à liberdade de expressão em contraposição ao amplo direito da imprensa de informar.

4.4. A obrigação dos órgãos de comunicação é difundir, divulgar fatos e não noticiar inverdades ou fatos truncados, atingindo direitos individuais ou metaindividu- ais, como se observa no presente caso.

4.5. A liberdade de expressão, o direito de resposta, e a retratação, caminham

juntos e são gerados a partir das próprias notícias ou alegações distorcidas, incorre-

tas, difamatórias ou injuriosas.

(6)

FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS

6 4.6. Diante das falsas alegações dos Réus, não resta outra alternativa que não o ajuizamento da presente demanda judicial, para que a Autora tenha assegurados o direito de resposta e de retratação da categoria que representa.

5. DOS DANOS À HONRA, À IMAGEM E À DIGNIDADE 5.1. Tratamos aqui dos danos decorrentes dos atos dos Réus, impostos ao que a Petrobrás possui de mais caro, seus trabalhadores.

5.2. Referimo-nos aos danos causados aos empregados da estatal, seriamente agravados em suas honras, dignidades e imagens, perante o Brasil.

5.3. É inadmissível que um jornalista, formador de opinião e responsável pela propagação da informação nos lares dos brasileiros, adote tal postura rotulatória e preconceituosa contra todo um coletivo de trabalhadores. Sobretudo considerando que tais informações são integralmente falsas.

6. DA LEGITIMIDADE E DA REPARAÇÃO 6.1. Os danos foram indubitavelmente causados pela conduta ilícita e antirre- publicana dos Réus.

6.2. A legitimidade da Autora para pleitear a respectiva reparação ao dano mo- ral coletivo deriva da combinação entre as previsões constitucional (Artigo 5º, Inciso XXI, CRFB/88), e estatutária (artigos 6º, IV, e 7º, VII, do estatuto em anexo).

6.3. Por sua vez o direito à reparação do dano decorrente de ato ilícito é tam-

bém garantido constitucionalmente (Artigo 5º, Inciso X, CRFB/88), além dos dispositi-

vos de direito material civil mencionados de início.

(7)

FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS

6.4. Para dimensionamento da indenização, se deverá buscar a mínima pro- porcionalidade entre a dimensão das lesões à imagem que sofreram os empregados da Petrobrás, nos termos da previsão do Artigo 944 do Código Civil.

6.5. De importância é uma reflexão mínima sobre o direcionamento devido à indenização pela reparação. Nem a Demandante pretende amealhar recursos, nem considera justo que parcela dos empregados da Petrobrás o faça.

6.6. Todavia, há uma entidade de previdência privada complementar, a Funda- ção Petrobrás de Seguridade Social - Petros, entidade de direito privado formada e mantida por contribuições recíprocas de empregadores e de empregados do Sistema Petrobrás, administrando valores destinados à complementação ou prestação de be- nefícios previdenciários.

6.7. Nada mais justo, portanto, que a indenização que eventualmente resulte da presente seja destinada ao patrimônio da Petros, com o fim específico de dar lastro e segurança econômica à entidade.

PEDIDOS

ANTE O EXPOSTO, serve a presente para cobrar de V. Exª:

a) Sejam condenados os Réus, a concederem o direito de resposta e/ou retratação, em transmissão de mesma amplitude da original, no mesmo programa, e com a mesma duração temporal, e em mesmo dia da semana e horário;

b) Sejam os Réus condenados ao pagamento de uma indenização por danos morais coletivos, em valor a ser fixado por Vossa Excelência, no montante proporcional à lesão sob exame;

c) Que tal indenização seja paga em favor da Fundação Petrobras de Seguridade

Social – Petros, entidade de direito privado com sede na Rua do Ouvidor, 98, Centro,

Rio de Janeiro/RJ, CEP 20040-030, inscrita no CNPJ/MF sob o número

34.053.942/0001-50;

(8)

FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS

8 d) Sejam os Demandados condenados ao pagamento de honorários advocatícios;

Juros e atualização monetária - Tudo conforme restar apurado em liquidação de sentença, acrescidos da atualização monetária prevista em lei, e dos devidos juros de mora.

Provas - Requer a produção de todas as provas em direito admitidas, bem como o acautelamento de mídia digital com trecho da reprodução do vídeo por meio do link abaixo indicado.

Vale lembrar que a prova inequívoca do ato ilícito cometido pelos Réus consiste na gravação do programa de televisão em que foi proferida a ofensa. Portanto, diante da impossibilidade de acautelar o material audiovisual no cartório, o Autor vem disponibilizar o link de acesso ao conteúdo salvo no drive e/ou no QR Code abaixo:

https://drive.google.com/drive/folders/1VxtpPssAzc3kXsTjAEyrCb6t2NXtnNgp?usp=sharing

Citação – É requerida a citação dos Réus para que apresentem defesa no prazo legal, e compareçam à audiência de instrução e julgamento que se vier a designar, sob pena de revelia e confissão.

Valor da Causa - A presente tem valor inestimável, muito além de qualquer indenização a ser fixada. Entretanto, em se tratando de indenização por danos morais, consequentemente com pedido meramente estimativo, não se dispõe, de saída, de elementos bastante à fixação do valor real da causa.

Assim, para fins fiscais, atribuir-se à causa o valor de R$ 50.000,00 (cinquenta

mil reais).

(9)

FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS

Nestes termos, Pede deferimento.

Rio dd Janeiro, 29 de outubro de 2021.

CARLOS EDUARDO AZEVEDO PIMENTA OAB/RJ 186.081

TAILY D. FIORI SALVADOR

OAB/RJ 221.156-E

Referências

Documentos relacionados

 Durante a preconceção, gravidez e amamentação impõe-se uma adequada ingestão de iodo necessária para completar as necessidades da grávida, para a maturação do sistema

Em suma, conclui o SPD que a MEO detém uma posição de evidente domínio nos mercados grossistas (i) de acesso de elevada qualidade nas Áreas NC, no baixo e no alto débito, e (ii)

dados sobre redes públicas (por exemplo um vendedor estando ligado à Internet, pode estabelecer uma VPN para a empresa e assim aceder ao sistema interno sistema de

Alloggi privati a scopo turistico Indirizzo: 7580-321 Alcácer do Sal Telefono: +351 962 046 060.. E-mail:

Verifica-se ser importante: (1) nesse primeiro momento de apenas expor as possibilidades de posicionamento do feminino nos filmes e não necessariamente contextualiza-los com seu

Na sequência da institucionalização do sistema de avaliação, enquanto uma política pública, a homologação da Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, aprova

É a partir desses apontamentos que as atividades propostas foram embasadas. Por meio disso, o papel do professor foi o de auxiliar na assimilação e construção do conhecimento.

¾ Segundo nível • Terceiro nível – Quarto nível A FAMÍLIA PROFIBUS A FAMÍLIA PROFIBUS PROFIBUS-FMS PROFIBUS-FMS é a solução de propósito geral para comunicação de