• Nenhum resultado encontrado

usou homens santos, isto é separados, para registrar a Sua mensagem a todos nós. Tudo quanto Deus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "usou homens santos, isto é separados, para registrar a Sua mensagem a todos nós. Tudo quanto Deus"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

1

Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia. Você sabe que este programa tem por objetivo estudar a Palavra de Deus, comentando detalhadamente os seus diversos textos, no propósito de proclamar todos os desígnios de Deus para cada um de nós. Querido amigo você sabe que não existe no mundo um livro que possa se comparar à Bíblia. O Deus santo que ainda fala usou homens santos, isto é separados, para registrar a Sua mensagem a todos nós. Tudo quanto Deus tinha a nos dizer, Ele disse por meio da Bíblia, por isso é importante estudá-la. Sobre o estudo da Bíblia recebemos um e-mail do CNS de Manaus, capital do estado do Amazonas um querido ouvinte que enviou a seguinte mensagem: “Ouvi ainda há pouco pela internet seu programa “Através da Bíblia”

referente ao livro de Colossenses, com término às 16:30 hs. horário BSB. Gostaria de parabenizá-lo pelo seu programa e excelente estudo para casais, e gostaria de perguntar: Qual a possibilidade de adquirir cópia do estudo. Desde já agradeço pela resposta e peço em oração ao Deus dos Céus pelas grandes bênçãos para o Pastor Itamir e o ministério da Trans mundial

. Querido irmão, obrigado por suas palavras. Queremos que você se sinta em unidade conosco. Esse é o nosso propósito, desejamos através desses estudos edificar muitos irmãos e amigos. Quanto ao seu pedido, como lhe respondi no e- mail disponho apenas de um extrato daquele estudo, porque a totalidade dele será publicada no comentário que faremos da carta aos colossenses. Agora, convido-o para um momento sempre gratificante do nosso programa. Vamos orar! Junte-se a nós nessa oração, necessitamos da sua intercessão: "Pai celestial, abençoa-nos nesta hora de estudo e meditação da Sua Palavra. Conceda a tua benção a esse irmão de Manaus e a todos os que nos ouvem nesse momento. Senhor, também te pedimos que nos dê a iluminação do teu Santo Espírito. Pai querido, mesmo sem merecermos te pedimos essas bênçãos em nome de Jesus. Amém".

Querido amigo hoje o nosso alvo é estudarmos Isaías capítulo 49 do verso 1 até o verso 26. Neste texto

vamos verificar que o profeta Isaias nos chama a atenção para outra verdade que deve estar sempre

presente em nossas mentes. Tudo o que fizermos, devemos fazer para a glória de Deus. Foi Paulo que

(2)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

2

disse de modo muito objetivo que: Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus (1Co 10.31).

E, como vínhamos comentando no programa passado, uma das maneiras de glorificarmos a Deus por suas ações bondosas para conosco é reconhecermos a sua graça. Como dissemos anteriormente, o nosso Deus é um Deus gracioso, é um Deus perdoador, é um Deus libertador. Ele demonstrou o seu poder constantemente no Antigo Testamento, salvando o povo da escravidão no Egito, dando-lhe diversas vitórias nas guerras contra os seus inimigos, e agora iria fazê-lo retornar do exílio levantando um imperador pagão para atuar como seu servo na realização desse projeto tão especial. O papel de Deus como libertador do seu povo de Judá naquela época servia como sombra do trabalho da redenção a ser realizado pelo Messias no Novo Testamento. Por entender essa grande verdade é que o salmista disse: ...à presença de Deus perecem os iníquos. Os justos, porém, se regozijam, exultam na presença de Deus (Sl 68.2-3).

Querido amigo, com esse contexto histórico, é possível reconhecermos o grande amor de Deus pela humanidade, pois quando Deus chamou a Abraão e lhe disse: Sê tu uma bênção! Pois, abençoarei os que te abençoarem ... e, em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12.2-3), certamente Deus mostrava que a formação da nação israelita tinha como objetivo torná-la abençoadora, para ser transmissora do seu grande e gracioso amor para todos os povos. Com esse objetivo é que Deus formou Israel através dos patriarcas Abraão, Isaque, Jacó e José. Posteriormente, depois de 430 anos resgatou e dirigiu Israel na saída do Egito. A partir, da saída da escravidão, Deus conduziu Israel à terra prometida, mas infelizmente o povo, com exceção de alguns períodos no tempo da monarquia unida e do reino do sul, se manteve rebelde a tal ponto que o próprio Senhor os conduziu aos exílios da Assíria e da Babilônia.

Mas, nesse ponto, ao considerarmos o texto desse capítulo 49, percebemos que Deus conduziu essa

magnífica restauração do seu povo, devendo assim ser reconhecido, honrado, respeitado, adorado e

(3)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

3

glorificado.

E Deus então anunciou através de Isaias que reconduzia essa restauração a partir de um servo seu que tinha recebido o chamado divino desde o ventre da sua mãe. Esse capítulo, detalhando essa bondosa ação de Deus em recuperar o seu povo nos mostra como Deus é soberano e vai conduzindo a história para lhe dar o fim que ele já tinha planejado desde a eternidade.

Mesmo que esse servo do Senhor tivesse alguma preocupação em relação ao seu ministério e em relação a aceitação da sua tarefa, Deus mostrou-se confiante no que o seu servo faria. Não apenas ele resgataria o seu povo de volta à terra prometida, mas ele seria uma bênção para todas as nações, tarefa essa intencionada desde a chamada de Abraão. Conforme as palavras de Arnold & Beyer (2001, p. 375) Ele não apenas seria o servo de Deus para Israel, mas também para todas as nações, para que a salvação de Deus pudesse chegar até os confins da terra.

Ao estudarmos esse trecho devemos reconhecer que logo no início dele, nesses versos em que tratamos sobre esse servo do Senhor, temos uma dificuldade que precisamos superar. No verso 3 o profeta Isaias identifica o servo do Senhor como sendo a nação israelita, mas é interessante notarmos que no verso 5 já não podemos identificar o servo com a nação, pois não era coerente, dentro do contexto uma missão realizada para si mesmo. A pergunta que se faz e precisa de uma boa resposta é: A que servo se refere esses versos 1 a 5 no início desse capítulo 49? Como dissemos, parece que no verso 3 a nação israelita está em foco, porém no verso 5 parece que o aquele que fala está sendo incumbido de restaurar a nação israelita a Deus. Existem algumas possibilidades de compreensão dessa passagem: 1) Esse servo seria uma figura ideal da nação israelita. 2) Esse servo seria um remanescente justo de israelitas, dentre os quais, provavelmente o próprio profeta Isaias. 3) Esse servo poderia ser, finalmente, o futuro servo Messias, que se identificou com Israel. Os estudiosos que apóiam essa interpretação entendem que ela é possível diante do forte teor messiânico constante nos próximos capítulos.

Porém mesmo reconhecendo o valor dessa terceira interpretação é provável que Isaias esteja se

(4)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

4

referindo ao remanescente, os judeus justos e fiéis, aqueles que temiam a Deus, e pertenciam à comunidade que voltaria do exílio. Ainda conforme Arnold & Beyer (2001, p. 375), essa interpretação parece esclarecer as palavras do apóstolo Paulo em Atos 13.47. Pois, pregando aos judeus de Antioquia da Psidia, Paulo citou esse trecho do profeta Isaias afirmando aos seus ouvintes que o remanescente, isto é, os judeus que temiam a Deus e, que proclamavam fielmente o evangelho estavam cumprindo o que Deus falara através do seu profeta há setecentos anos antes.

Nesse capítulo então fica patente que a obra nova que Deus faria em favor do seu povo, como vimos no capítulo 48, era uma obra de restabelecimento da sua aliança com Judá. Não só uma renovação espiritual, mas também física, com alimentação, com água, com alegria em seus corações. Se houvesse alguma dúvida em relação ao amor de Deus por eles, todos eles deveriam saber que Deus os amava sim!

Deus estava estabelecendo um novo povo, um remanescente, por muitas gerações, um remanescente que lhe fosse fiel e o amasse. Foi desse remanescente que surgiu o Messias e posteriormente, a própria igreja.

Por isso, não a outro título que possamos dar a esse capítulo que não esse:

Toda a glória só pertence ao Senhor Is 49.1-26

Introdução

Sendo que a volta do exílio estava na perspectiva do profeta e dessa profecia; e, sendo que a data dessa

profecia se referia, muito provavelmente ao período entre os anos 539/538 quando a Babilônia foi

derrotada pela Pérsia e o ano 536 aC., quando os judeus voltaram para a Palestina, apoiados no decreto

de Ciro, é possível percebermos a atenção do profeta nas condições da Palestina que receberia de volta

o povo de Deus. Como dissemos anteriormente havia preocupações e alguns perigos possíveis a serem

enfrentados, porém os judeus deveriam reconhecer que o exílio tinha sido uma bênção para eles.

(5)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

5

Indireta ou diretamente eles aprenderam que poderiam prestar culto ao Senhor em qualquer lugar da terra, mas tinham que reconhecer ainda que Jerusalém ainda simbolizava a vida política e religiosa da nação. Por isso essas palavras valorizando Jerusalém, o templo e o culto. Deus ao reconduzir seu povo para a terra prometida, queria de novo, ali, ser adorado, celebrado e cultuado. O que Deus esperava do seu povo era ser reconhecido com um Deus que age bondosamente e por isso deveria ser glorificado.

Assim, com esse conteúdo, o desafio do texto para nós pode ser visto nessa sentença:

Diante das suas maravilhosas obras é dever de todos dar toda a glória a Deus.

Neste texto encontramos cinco aspectos da glória que só deve ser dada ao Senhor:

O 1º aspecto da glória do Senhor se vê na preparação do seu servo, vs.1-4

49.1 Nações distantes, escutem o que eu, o servo de Deus, estou dizendo; prestem atenção, todos os

povos do mundo! Eu ainda estava na barriga da minha mãe, quando o SENHOR Deus me escolheu; eu nem havia nascido, quando ele me chamou pelo nome.

2 Ele fez com que as minhas palavras fossem

cortantes como uma espada afiada e me protegeu com a sua própria mão. Ele me fez igual a uma flecha pontuda, uma arma que ele guarda até o momento de ser usada. 3 Ele me disse: “Israel, você é o meu servo, e por meio de você vou mostrar a minha grandeza.”

4 Mas eu pensei: “Todo o meu

trabalho não adiantou nada; todo o meu esforço foi à toa.” Mesmo assim, eu sei que o SENHOR defenderá a minha causa, que o meu Deus me recompensará.

Toda a glória deve ser dada a Deus pelos detalhes que ele empreende na preparação daquele que lhe serviria como servo. 1) Deus chama a atenção de todos para que vejam as suas obras. 2) Deus escolhe soberanamente a quem quer usar, mesmo que ainda ele não tenha nascido. 3) Deus o conhece e o chama pelo nome. 4) Deus lhe dá uma tarefa específica: a sua mensagem seria poderosa e cortante, pois a Palavra de Deus é como a espada de dois gumes (conf. Hb 4.12). 5) Deus prepara o seu servo, que mesmo em meio a temores e dúvidas, vai ser usado para que nele todos vejam a sua grandeza.

Você tem se aberto para ser usado por Deus, ou o seu temor e as suas dúvidas impedem que os que estão ao seu redor vejam as obras do Senhor?

O 2º aspecto da glória do Senhor se vê no alcance do ministério do seu servo, vs. 5-7

49.5 Quando eu ainda não havia nascido, o SENHOR me escolheu para ser o seu servo a fim de que

eu reunisse o seu povo e o trouxesse de volta para ele. Sou muito estimado pelo SENHOR; o meu Deus

é a minha força.

6 O SENHOR me disse: “Você não será apenas o meu servo que trará de volta os

(6)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

6

israelitas que ficaram vivos e criará de novo a nação de Israel. Eu farei também com que você seja uma luz para os outros povos a fim de levar a minha salvação ao mundo inteiro.” 7 O SENHOR, o Santo Deus de Israel, o seu Salvador, fala com o seu servo, que é desprezado e odiado pelos povos e que é escravo de reis. O SENHOR diz ao seu servo: “Reis e príncipes verão o seu poder; eles virão e se ajoelharão aos seus pés em sinal de respeito. Pois eu, o SENHOR, cumpro as minhas promessas; eu, o Santo Deus de Israel, escolhi você para ser o meu servo.”

Aqui vemos os antigos planos de Deus sendo novamente estabelecidos. Com esse remanescente, Deus faria com que seus antigos planos se estabelecessem. Esse remanescente fiel, de judeus tementes a Deus, que esperavam no Senhor e que tinham suas forças renovadas pelo Senhor (40.31) não só seria bênção para o restante da nação judaica, como seriam também usados pelo Senhor para ser uma bênção para os outros povos e nações, transmitindo-lhe a mensagem da salvação divina. Reis e líderes mundiais se curvariam e se renderiam ao ver a salvação divina, comprovando a fidelidade e o amor de Deus pelo seu povo, pois o tinha escolhido. Querido amigo, você já pertence a esse remanescente daqueles que temem a Deus? Tem sido renovado em suas forças pelo Senhor?

O 3º aspecto da glória do Senhor se vê na transformação promovida através do seu servo, vs. 8-13

49.8 O SENHOR Deus diz ao seu povo: “Quando chegar o tempo de mostrar a minha bondade, eu

responderei ao seu pedido; quando chegar o dia de salvá-los, eu os ajudarei. Eu os protegerei e, por meio de vocês, farei uma aliança com os povos, construirei de novo o país de vocês e devolverei a vocês a terra que agora está arrasada.

9 Direi aos prisioneiros: ‘Saiam da prisão!’ E aos que vivem

na escuridão direi: ‘Vocês estão livres!’ “Como ovelhas, eles pastarão perto dos caminhos e até mesmo nos montes pelados encontrarão pasto.

10 Não terão fome nem sede. Não serão castigados

nem pelo sol nem pelos ventos quentes do deserto, pois eu tenho pena deles, e os guiarei, e os levarei até as fontes de água. 11 Abrirei uma estrada nas montanhas, prepararei um caminho plano por onde o meu povo passará. 12 Eles voltarão de lugares distantes, do Norte e do Oeste, e de Assuã, no Sul.”

13 Cantem, ó céus, e alegre-se, ó terra! Montes, gritem de alegria! Pois o SENHOR consolou o seu

povo; ele teve pena dos que estavam sofrendo.

É possível entender-se que através da fidelidade, através da confiança desse grupo remanescente, Deus

mesmo iria abençoar todo o seu povo. Aqui, não temos, necessariamente a ação do servo do Senhor, do

remanescente fiel transformando a terra da Palestina. Certamente, não! Mas o que temos aqui é o

próprio Senhor que é o Criador e o controlador da criação prometendo que atuaria até sobre as

condições físicas da Palestina para dar ao seu povo uma nova “terra que mana leite e mel”. Pastos,

montes cobertos de vegetação, abundância na fertilidade das lavouras, sol em temperatura amena,

(7)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

7

ventos gostosos e agradáveis, fontes de águas puras e frescas e estradas aplainadas, seriam comprovações das ações generosas de Deus para com o seu povo. A própria natureza celebraria as bondades do Senhor. Porque Deus é compassivo e cuida dos afligidos podemos ter certeza de que ele ainda hoje nos trata dessa maneira! Você tem comprovado, tem experimentado essas bondosas ações do Senhor?

O 4º aspecto da glória do Senhor se vê na comprovação do seu amor pelo seu povo, vs. 14-21

14 Mas o povo de Sião diz: “O SENHOR nos abandonou; Deus nos esqueceu.” 15 O SENHOR

responde: “Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês. 16 Jerusalém, o seu nome está escrito nas minhas mãos; eu nunca esqueço as suas muralhas.

17 Os que vão reconstruí-la estão chegando

depressa, enquanto estão fugindo aqueles que a destruíram e arrasaram. 18 Olhe para todos os lados e veja o que está acontecendo! Os seus moradores estão voltando; eles estão chegando! Juro pela minha vida que todos eles são como jóias que você usará com orgulho, assim como uma noiva se enfeita com as suas jóias.

19 “O seu país foi arrasado e ficou abandonado, mas agora será pequeno

demais para os que vêm morar ali; aqueles que deixaram você em ruínas serão levados para longe. 20 Os que nasceram no cativeiro e que voltaram para morar em você lhe dirão um dia: ‘Este país é pequeno demais; precisamos de um lugar maior onde morar!’ 21 Então você pensará assim: ‘Quem me fez mãe destes filhos? Eu, uma mulher que não podia ter filhos, abandonada, rejeitada e prisioneira — quem criou esses filhos para mim? Eu estava sozinha — de onde vieram todos eles?’ ” Esses versos, por si só, são um hino que celebra e demonstra a glória do Senhor. A glória do Senhor, como já dissemos anteriormente, com base em Êxodo 34.18-19, é vista na sua bondade para com seu povo. Quando Moisés rogou a Deus para ver a sua glória obteve de Deus uma resposta surpreendente:

Então, ele disse (Moisés): Rogo-te que me mostres a tua glória. Respondeu-lhe (o Senhor): Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer! Porque Deus é um Deus amoroso ele faria com que aquela terra deserta, fosse novamente povoada pelo seu povo, que voltaria alegre de todas as nações!

Deus nos concede a sua compaixão e restauração. Você tem experimentado essas bênçãos de Deus em sua vida?

O 5º aspecto da glória do Senhor se vê na restauração do seu povo, vs. 22-26

49.22 O SENHOR Deus diz ao seu povo: “Levantarei a mão e darei um sinal de comando aos povos

para que tragam de volta a Jerusalém os filhos e as filhas de vocês, carregando-os no colo e nos

(8)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

8

ombros.23 Reis estrangeiros cuidarão das suas crianças, e rainhas serão as suas babás. Reis e rainhas se ajoelharão em frente de vocês, encostarão o rosto no chão e lamberão o pó dos pés de vocês. Então vocês ficarão sabendo que eu sou o SENHOR e que os que confiam em mim nunca ficam desiludidos.”

24 Será que alguém pode tirar de um soldado as coisas que ele carrega depois da

batalha? Ou será que alguém pode pôr em liberdade os que estão sendo levados como prisioneiros por um rei cruel? 25 O SENHOR responde que sim e diz: “As coisas que o soldado carrega serão tiradas dele; os prisioneiros do rei cruel serão postos em liberdade. Pois eu lutarei contra os inimigos de vocês e eu mesmo salvarei os seus filhos.

26 Farei com que os seus inimigos comam a sua própria

carne e bebam o seu próprio sangue como se fosse vinho. Então todos ficarão sabendo que eu, o SENHOR, sou o Salvador de vocês; que eu, o poderoso Deus de Israel, sou o seu Redentor.”

Neste texto encontramos uma das raras passagens bíblicas em que o futuro poder dos israelitas é relatado, uma vez que foram soltos pelos seus opressores babilônicos. Em certo sentido nesta passagem vemos o poder e a influência israelita na nova época. E é claro que esse poder e influência não se restringia às questões políticas ou ao seu domínio sobre as nações circunvizinhas. Na verdade, desde aquela época até os dias do Novo Testamento e inda até a queda de Jerusalém em 70 dC., a nação judaica não exerceu poderio e influência como nos dias dos reis. Entretanto, muito mais poder e influência os judeus exerceram, pois através deles a profecia do Messias se cumpriria e, de fato, se cumpriu na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Ele será um dia reconhecido como Rei dos reis e Senhor dos Senhores! Todos se curvarão a ele. Todo joelho se dobrará e toda a língua confessará, que Jesus Cristo é o Senhor!

Conclusão

Querido amigo, você já confessou o Senhor Jesus Cristo, o messias de Israel, como seu Senhor e Salvador? Você já faz parte desse reino maravilhoso, desse que é o servo ideal do Senhor? Se você ainda não pertence ao senhor Jesus; se você ainda não faz parte desse remanescente fiel e temente a Deus essa é uma boa oportunidade para fazê-lo.

Entretanto, se você já respondeu positivamente a essas questões, essa é a hora de renovar o seu compromisso com o Senhor e estabelecer um comportamento que possa atrair outros para esse contato que podemos ter com o Senhor. Lembre-se da nossa frase desafio: Diante das suas maravilhosas obras é dever de todos dar toda a glória a Deus.

O Senhor te abençoe

Até o próximo programa

3440 (2500)

(9)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

9

Referências

Documentos relacionados

Villa não aceita, no entanto, qualquer explicação de fundo religioso ou utópico para o movimento: “Descarto totalmente qualquer explicação do arraial como uma

Se o interruptor do primário não for activado quando a porta for aberta, o interruptor de controlo activa um curto-circuito na alimentação de corrente e o fusível do aparelho

Não perceberam que o Reino de Deus que Jesus anunciava era para todos os homens; não aceitavam que Deus não era património exclusivo da sua nação; não entendiam que Deus

Somos salvos para honrar, amar e guardar a Palavra de Deus, assim como foi o propósito de Jesus ao ter vindo a este mundo e morrer em nosso lugar para que

“Língua” abrange as línguas faladas e de sinais e outras formas de comunicação não falada;.. “Discriminação por motivo de deficiência” sig- nifica qualquer

Como o índice de interação é uma medida da força de atração entre os centros dessa rede e suas áreas de influência, na caracterização das microrregiões de

definida pelo professor Pensando no futuro 25 PONTOS Moodle AT1 Atividade Avaliativa Decorrer do Trimestre com data. definida pelo professor Integridade e Fidelidade 25

Ainda em território goianiense leciono em mais duas escolas; uma no Finsocial no período noturno, onde a realidade do EJA (Educação de Jovens e Adultos), Profen (Programa