• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE PROVAS CARGO: MÉDICO ORTOPEDISTA INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE PROVAS CARGO: MÉDICO ORTOPEDISTA INSTRUÇÕES AO CANDIDATO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

1

CADERNO DE PROVAS CARGO: MÉDICO ORTOPEDISTA

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

1. Os telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos deverão ser entregues desligados aos fiscais da sala antes do início da prova, para serem devolvidos na saída, sob pena de eliminação do candidato;

2. Você está recebendo um caderno de provas com 40 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas de respostas cada, sendo que apenas 1 alternativa estará correta;

3. Para a realização da Prova Escrita, o candidato deverá utilizar apenas caneta esferográfica, de tinta azul ou preta;

4. Verifique se o caderno de provas está completo, sem falhas de impressão e se a quantidade de questões está de acordo com o informado acima. Confira também se sua prova corresponde ao cargo para o qual você se inscreveu. Caso haja qualquer divergência, comunique o fato ao fiscal imediatamente;

5. Além do caderno você está recebendo um cartão resposta, complete as informações e assine o cartão;

6. Você deverá transcrever as respostas das questões objetivas para o cartão resposta, que será o único documento válido para a correção das provas. O preenchimento do cartão resposta é de inteira responsabilidade do candidato. Este cartão não será substituído em caso de erro do candidato;

7. Durante a realização das provas é vedada a consulta a livros, revistas, folhetos ou anotações, bem como, o uso de máquinas de calcular, relógios e aparelhos celulares, ou ainda, qualquer equipamento elétrico ou eletrônico, sob pena de eliminação do candidato do concurso público;

8. No decurso da Prova o candidato somente poderá ausentar-se temporariamente da sala se acompanhado por um fiscal.

9. Você terá 3 horas para a realização da prova, incluindo o tempo para preenchimento do cartão-resposta.

10. O candidato somente poderá retirar-se definitivamente da sala de Prova após 60 minutos de seu início.

11. Os 3 últimos candidatos de cada sala somente poderão entregar as suas provas e retirar-se definitivamente do local simultaneamente, depois de haver rubricado o envelope lacrado, contendo todas as provas e cartões resposta da sala.

12. Para o PREENCHIMENTO DO CARTÃO RESPOSTA marque somente uma alternativa preenchendo totalmente o círculo, evitando ultrapassar a linha que margeia a letra. Não faça um X ou qualquer outra marca.

OBS: Você pode destacar esta folha. Utilize o verso para fazer suas anotações.

(2)

2

(3)

3

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES

1. Em 25 de outubro de 2001, através da lei nº 11.955, o município de Xanxerê passou a ser reconhecido como a capital catarinense:

a) Da soja;

b) Da suinocultura;

c) Do milho;

d) Da pecuária;

2. Tendo como referencia o site da prefeitura municipal de Xanxerê (http://www.xanxere.sc.gov.br/) pode-se afirmar que a população do município é de aproximadamente:

a) 37.550 habitantes;

b) 47.650 habitantes;

c) 51.150 habitantes;

d) 55.250 habitantes;

3. O atual presidente da câmara municipal de vereadores de Xanxerê, eleito para o biênio 2015/2016, é o senhor:

a) João Paulo Menegatti b) Adriano De Martini

c) Wilson Martins dos Santos d) Dionísio Kohl

4. Mecanismo formado por países chamados “emergentes”, o BRICS possui um grande peso econômico e político e pode desafiar as grandes potências mundiais. Os países que fazem parte do BRICS são:

a) Brasil – Rússia – Itália – Coréia do Sul – Sérvia;

b) Brasil – Rússia – Índia – Coréia do Sul – Suíça;

c) Brasil – Rússia – Inglaterra – China – África do Sul;

d) Brasil – Rússia – Índia – China – África do Sul;

5. As fontes de energia são de fundamental importância, em especial na atual sociedade capitalista. Essas substâncias, após serem submetidas a um processo de transformação, proporcionam energia para o homem cozinhar seus alimentos, aquecer e iluminar o ambiente. Neste contexto, dentre as alternativas abaixo assinale aquela que apresenta um tipo de energia que é classificada como não renovável.

a) Gás natural;

b) Biomassa;

c) Energia Hidráulica;

d) Energia Eólica;

6. Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu

através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo

transformações químicas ao longo de milhares de anos. Do petróleo, através do processo de

destilação fracionada, podem ser obtidos diversos subprodutos de fundamental importância para a

sociedade. Dentre as alternativas abaixo assinale aquela que apresenta um produto que não pode

ser obtido a partir do petróleo.

(4)

4 a) Gasolina;

b) Querosene;

c) Álcool;

d) Óleo Diesel;

7. Em nosso planeta existem quatro diferentes períodos no decorrer do ano, a estes, chamamos de estações do ano. Entre os dias 21 de março e 21 de junho o hemisfério norte estará no período denominado:

a) Verão;

b) Inverno;

c) Outono;

d) Primavera;

8. Observe a charge abaixo:

A charge satiriza grupo terrorista jihadista que surgiu em 2013 como uma dissidência da Al-Qaeda, denominado __________________, que divulga vídeos em que seus combatentes decapitam reféns.

O grupo a que se refere a charge é:

a) Hamas;

b) Estado Islâmico;

c) Talibã;

d) FARC;

9. A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Neste contexto, no ultimo dia 26 de fevereiro a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) divulgou que aumentou para 195 o número de casos confirmados de dengue em Santa Catarina. Segundo o boletim, ao todo, 140 foram transmitidos dentro do próprio estado, todos infectados em ___________.

O nome da cidade catarinense que completa corretamente a lacuna é:

a) Blumenau;

b) Criciúma;

c) Florianópolis;

d) Itajaí;

(5)

5

10. A Febre ____________ é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Estamos nos referindo à:

a) Chikungunya;

b) Malária;

c) Raiva;

d) Poliomielite;

LÍNGUA PORTUGUESA

11. Leia o texto a seguir, pertence ao romance Vidas Secas de Graciliano Ramos, para responder o questionamento abaixo.

Baleia

A cachorra Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o pelo caíra-lhe em vários pontos, as costelas avultavam num fundo róseo, onde manchas escuras supuravam e sangravam, cobertas de moscas. As chagas da boca e a inchação dos beiços dificultavam-lhe a comida e a bebida.

Por isso Fabiano imaginara que ela estivesse com um princípio de hidrofobia e amarrara-lhe no pescoço um rosário de sabugos de milho queimados. Mas Baleia, sempre de mal a pior, roçava- se nas estacas do curral ou metia-se no mato, impaciente, enxotava os mosquitos sacudindo as orelhas murchas, agitando a cauda pelada e curta, grossa na base, cheia de moscas, semelhante a uma cauda de cascavel.

Então Fabiano resolveu matá-la. Foi buscar a espingarda de pederneira, lixou-a, limpou-a com o saca-trapo e fez tenção de carregá-la bem para a cachorra não sofrer muito.

Sinha Vitória fechou-se na camarinha, rebocando os meninos assustados, que adivinhavam desgraça e não se cansavam de repetir a mesma pergunta:

- Vão bulir com a Baleia?

Tinham visto o chumbeiro e o polvarinho, os modos de Fabiano afligiam-nos, davam-lhes a suspeita de que Baleis corria perigo.

[...] (Graciliano Ramos)

Esse trecho se encontra em um dos capítulos mais emocionantes de Vidas secas.

Considerando o vocabulário utilizado pelo autor, assinale a alternativa em que são encontradas as melhores definições para as palavras supuravam, pederneira, saca-trapo, camarinha e polvarinho, respectivamente:

a) Furavam; chumbo; instrumento para limpar espingarda; cozinha; frasco para guardar pólvora.

b) Cheiravam mal; o mesmo que pedreira; instrumento para carregar espingarda; varanda da casa; estojo para guardar pedras.

c) Pioravam; instrumento para limpar espingarda; estojo para guardar munição; quarto de dormir; frasco para guardar pólvora.

d) Formavam pus; pedra que produz faísca; instrumento para limpar espingarda; quarto de

dormir; frasco para guardar pólvora;

(6)

6 12. Leia o texto e depois responda:

Assim não dá!

Não vale a pena ignorar certas atitudes infantis em nome da paz doméstica. “Desde cedo, a criança precisa ter clareza do que é socialmente aceitável”, afirma a psicóloga Graziela Z. Chehaibar, de São Paulo. Se ela fala palavrão, proíba e explique que magoa as pessoas e é falta de educação.

Se interrompe a conversa dos adultos, peça que aguarde. Isso a fará perceber que não é o centro de tudo. Caso finja que não escuta o que você diz, pare o que estiver fazendo e vá até ela. Mostre que ignorar os outros é um desrespeito.

(Cláudia, São Paulo, p.116, ago. 2009) Tendo como referencia o texto julgue as afirmações abaixo:

I. Percebe-se que talvez haja uma tendência no fato de os pais de hoje serem complacentes ou muito bons ao deixar os filhos agirem como desejam.

II. A fala da psicóloga sugere que talvez haja um exagero no que se refere a educação das crianças de hoje, e diz que os pais de hoje são severos demais em nunca deixar os filhos agirem como desejam.

III. A psicóloga sugere que os pais devem ter cuidado ao corrigir os maus hábitos e a falta de educação dos filhos quando ainda pequenos, pois ainda não entendem a repreensão.

IV. Seu argumento mais contundente é o de que os pais devem corrigir os maus hábitos e a falta de educação dos filhos quando ainda pequenos.

Pode-se afirmar que estão de acordo com o texto:

a) As afirmativas I e II b) As afirmativas I e III c) As afirmativas III e IV d) As afirmativas I e IV

13. Observe as frases abaixo:

 ... dias não vou visitar minha mãe.

 Daqui ... pouco sairei com meus amigos.

 As crianças saíram ... poucos minutos.

 O cachorro sumiu de casa ... semanas.

 O sinal soará daqui ... meia hora.

Assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem corretamente as lacunas das frases acima, de cima para baixo:

a) Há, a, há, há, a

b) A, há, há, a, há

c) A, a, há, há, a

d) Há, há, a, há, a

(7)

7 14. Observe a tira abaixo e depois responda:

A palavra destacada (uma) na fala da personagem é:

a) Substantivo b) Adjetivo c) Numeral d) Artigo

15. Assinale a alternativa que contém palavras que, conforme as regras de acentuação, não devem ter a sílaba tônica marcada por acento gráfico:

a) gratuito, jiboia, codigo, hifen, polen . b) polens, hifens, orgão, orfão, forum . c) condor, nobel, gratuito, ruim, sagu.

d) condor, nobel, hifen, polen, ruim.

16. Preencha corretamente as lacunas das frases abaixo:

 O professor disse que o texto estava ... redigido.

 Por causa do barulho, vovô disse que dormiu ...

 Os alunos apresentaram ... comportamento na sala de aula.

 ... chegaram os visitantes, acomodaram-se na varanda da casa.

 Em função do ...tempo, o jogo foi transferido.

A sequencia correta de cima para baixo é:

a) mau, mau, mal, mal, mau

b) mal, mau, mau, mal, mal

c) mal, mal, mau, mal, mau

d) mau, mal, mau, mal, mal

(8)

8

17. Preencha corretamente as lacunas das frases abaixo:

 Não sei ... ocorreu o apagão ontem à noite.

 ... o funcionário faltou ao trabalho?

 Foi advertido ... se mostrou desrespeitoso com o chefe.

 As provas ainda não foram corrigidas, ...?

 Neste ano os alunos farão a viagem ...tanto anseiam.

A sequencia correta de cima para baixo é:

a) por que, porque, por quê, porquê, por que b) porque, por que, porquê, porque, por quê c) porquê, por quê, porque, por que, por que d) por que, por que, porque, por quê, por que 18. Considerando a tira abaixo, responda:

A concordância no aviso preso à porta:

a) Está incorreta, pois a concordância correta é: “Proibido a entrada de moscas”.

b) Está incorreta, pois a concordância correta é: “A entrada é proibido.”

c) Está correta, pois a concordância nesse caso é obrigatória, pois o sujeito de “proibida” está antecedido do artigo a.

d) Está correta, pois não há outro jeito de fazer a concordância.

19. Leia o texto abaixo:

Congresso internacional do medo

Provisoriamente não cantaremos o amor, Que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.

Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços, Não cantaremos o ódio porque esse não existe,

Existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro, O medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,

O medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,

Cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,

Cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte,

(9)

9 Depois morreremos de medo

E sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.

(Carlos Drummond de Andrade)

No texto aparece várias vezes a forma verbal cantaremos. O sujeito dessas formas verbais é:

a) Sujeito simples (nós).

b) Sujeito oculto (nós).

c) Sujeito indeterminado.

d) Sujeito composto.

20. Assinale a alternativa em que a segunda opção dos parênteses preenche corretamente a lacuna da frase.

a) O garçom entregou o bilhete com muita... (discrição/ descrição) b) O político ... o público presente. ( cumprimentou/ comprimentou) c) Ao cair no mar, ..., e não mais voltou. (emergiu/ imergiu)

d) O motorista ... as leis de trânsito ao estacionar em local proibido. ( infringiu/

infligiu)

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

21. Sabendo que a=2

7

e b=2

5

, determine o resultado de a x b.

a) 2015;

b) 3125;

c) 4096;

d) 5123;

22. Qual é o valor da raiz quadrada exata de 4,41?

a) 1,2 b) 1,8 c) 2,1 d) 2,4

23. Dada a expressão numérica 12 – ( - 8) : (+ 4) = X

Qual é o valor de x?

a) + 14;

b) – 14;

c) + 5;

d) – 5;

24. Um automóvel tem um rendimento médio de 12 quilômetros rodados por litro de gasolina.

Sendo o custo de um litro de gasolina de R$ 3,45, qual é o gasto em reais de uma viagem de 276

Km.

(10)

10 a) R$ 230,15

b) R$ 160,75 c) R$ 95,50 d) R$ 79,35

25. Felipe trabalha na prefeitura de Xanxerê, sabe-se que ele gasta 3/7 do salário para pagar a prestação da casa. Com a metade que sobra ele paga a prestação do carro e ainda fica com R$

276,00. Qual é o salário de Felipe?

a) 2135,00 b) 1850,00 c) 1530,00 d) 966,00

26. A professora do 5º ano da escola municipal de Xanxerê fez três avaliações com os seus alunos no primeiro bimestre do ano letivo. As notas obtidas pelo aluno Eduardo estão no quadro abaixo.

Avaliação Nota Peso atribuído

Prova 5,5 2,5

Texto 8,0 4,0

Leitura 7,0 3,5

Pode-se afirmar que a média de Eduardo no 1º Bimestre foi de:

a) 7,0 b) 6,8 c) 7,8 d) 6,5

27. A professora Maria, de educação física, fez uma caminhada com os seus alunos do terceiro ano pela avenida principal de Xanxerê. Sabe-se que eles percorreram 2/5 do comprimento total da avenida e se andassem mais 40 metros teriam percorrido a metade da extensão total da avenida.

Neste contexto, qual é a extensão total da avenida?

a) 400 metros;

b) 800 metros;

c) 1200 metros;

d) 1600 metros;

28. A família Silva tem quatro irmãos, Pedro, Miguel, Eduardo e Flávio. Sabe-se que Pedro tem seis anos a mais que Miguel e 13 anos a mais que Eduardo. Flávio tem seis anos a mais que Eduardo. Neste contexto, pode-se afirmar que:

a) Eduardo e Pedro tem a mesma idade.

b) Pedro não é o mais velho.

c) Miguel é o mais novo.

d) Flávio é um ano mais novo que Miguel.

29. Eu e meu irmão temos uma coleção de figurinhas de jogadores da copa do mundo. Se eu

adicionar oito figurinhas à quantidade que possuo, ficarei com a mesma quantidade de figurinhas de

meu irmão, se das 28 figurinhas que ele possui, eu tirar a quantidade que eu possuo. Quantas

figurinhas em tenho?

(11)

11 a) 8 figurinhas;

b) 10 figurinhas;

c) 12 figurinhas;

d) 14 figurinhas;

30. Um grupo de amigos resolveu comprar material esportivo (uma bola de futebol e coletes identificados com números) para o futebol do final de semana. Sabe-se que o preço total da compra é de R$ 360,00 e que todos deveriam contribuir com quotas iguais para a aquisição do material esportivo. Porém, na hora de efetuar o pagamento, quatro amigos desistiram da compra e desta forma a quota de cada um dos outros ficou aumentada de R$ 15,00. Neste contexto, quantos eram os amigos que resolveram comprar o material esportivo?

a) 8 amigos;

b) 10 amigos;

c) 12 amigos;

d) 14 amigos;

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

31. Assinale a alternativa correta sobre pacientes com Diagnóstico de Câncer de Coluna.

a) Tumores originários especificamente da coluna vertebral não são muito comuns. Estima-se que somente 10% dos tumores na coluna vertebral originam-se de células nervosas situadas no interior deste órgão.

b) Os tumores surgem da reprodução e crescimento desordenado das células, quando elas se agrupam e formam uma massa sólida. Eles podem ser malignos, quando são provenientes de crescimento expansivo das células, ou benignos, quando este crescimento tem caráter infiltrativo com destruição dos tecidos (câncer).

c) A maior parte dos tumores malignos na coluna vertebral são meningiomas, originados das células que revestem o cérebro e a medula espinhal, e schwannomas, originados das células que envolvem os nervos. Já os malignos são gliomas, que surgem a partir de outras células da medula espinhal, e os sarcomas, que originam dos tecidos conjuntivos da coluna vertebral.

d) Há também as metástases, que são os tipos mais incomuns de tumores na coluna vertebral, quando o tumor em algum outro lugar do corpo “viaja” para a coluna – esses tumores são sempre benignos.

32. A hérnia de disco é uma das principais doenças da coluna. Assinale a alternativa incorreta a) A hérnia de disco é a compressão dos nervos devido ao vazamento da parte central do disco invertebral. Na coluna, esta compressão ocorre na raiz nervosa, que está próxima ao disco e a vértebra.

b) Os principais sintomas da hérnia de disco são as conhecidas como dores na coluna, especificamente na região lombar e cervical.

c) As dores podem ser muito fortes e os sintomas são somente localizados em uma única região do corpo. A dor no nervo ciático também é um grande sintoma de hérnia de disco.

d) Esta compressão pode ser de causa genética, ou ainda, pode ser provocada por maus-

hábitos.

(12)

12 33. Sobre Lordose assinale verdadeiro (V) ou falso (F).

( )E o nome que se dá à curvatura excessiva na coluna espinhal e, diferentemente de outras curvas, a lordose é uma curvatura para dentro.

( )Há também as curvaturasescolióticas, em que as curvas são projetadas para fora da caixa torácica, e as curvas cifóticas, que se referem a uma curvatura lateral da espinha.

( ) Curvas lordóticas flexíveis, ou seja, que podem apresentar uma reversão dependendo do movimento que a pessoa fizer, não são motivos de preocupação.

( ) Certos problemas de saúde podem afetar a integridade estrutural da coluna espinhal, levando à lordose.

A sequencia correta de cima para baixo é:

a) V,F,V,V b) F,V,F,F c) F,F,V,V d) V,V,F,F

34. Relacione as lacunas abaixo a respeito das principais causas da lordose.

I. Acondroplasia II. Discite:

III. Cifose

IV. Espondilolistese:

( ) É um transtorno genético que pode causar um tipo de nanismo.

( ) É a inflamação do espaço intervertebral dos discos da coluna.

( ) Também conhecida como ‘corcunda’.

( ) Ocorre quando uma vértebra escorrega para frente em relação a uma vértebra adjacente, geralmente na coluna lombar.

A sequencia correta de cima para baixo é:

a) I,II,III,IV b) IV,I,III,II c) I,IV,II,III d) II,IV,III,I

35. Quanto ao tratamento para escoliose, assinale a alternativa correta.

a) O tratamento para escoliose depende da causa da doença, do tamanho e localização da curva, e, especialmente, da idade do paciente. Se a escoliose é em adolescente e a curva possui menos de 20 graus, por exemplo, o tratamento costuma ser dispensado, mas o paciente deve ter acompanhamento semestral.

b) Em curvaturas acima de 45/50 graus, ainda no caso de crianças ou adolescentes, o recomendado é a utilização de coletes que auxiliam a retardar a progressão da curva. Existem diversos tipos de coletes: o de Boston, de Wilmington, de Milwaukee e Charleston é os mais comuns.Cada um possui um formato único e há diferentes modos de utilizar cada um, por isso é indispensável o acompanhamento e a orientação médica.

c) A fisioterapia não é recomendada para o tratamento de escoliose.

d) Em casos considerados muito graves, com curvas acima de 20/35 graus, a escoliose só é

corrigida com cirurgia. Normalmente, 50% ou mais de correção é obtida com a intervenção cirúrgica.

(13)

13

36. Sobre a Fascite plantar assinalem verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) É um distúrbio doloroso comum que afeta o calcanhar e a planta do pé.

( ) Trata-se de uma desordem no local de inserção dos ligamentos no osso e se caracteriza pela cicatrização, inflamação ou destruição estrutural da fáscia plantar do pé.

( )É frequentemente causada pela lesão por esforço repetitivo da fáscia plantar, que se intensifica com exercício físico, peso ou idade.

( )Embora originalmente a fascite plantar tenha sido pensada como um processo inflamatório, estudos recentes têm demonstrado alterações estruturais mais condizentes com processos degenerativos. Como resultado das novas observações, parte da comunidade acadêmica tem defendido a mudança do nome desta condição para "fasciose plantar".

( ) A fascite plantar é uma lesão incomum de a fáscia plantar, e é a principal causa de dor no calcanhar.Aproximadamente 10% das pessoas desenvolvem fascite plantar em algum momento da vida.Geralmente, está associada a longos períodos na posição de pé e é muito mais prevalente em indivíduos com pé chato.

A sequencia correta de cima para baixo é:

a) V,F,F,V,F b) V,V,V,V,F c) F,F,F,F,V d) F,F,V,F,V

37. Os sinais e sintomas iniciais das fraturas, muitas vezes são pouco característicos, pode se notar edema local e crepitação anormal, em geral o membro superior está aduzido, com dor e diminuição da mobilidade do ombro como um todo, e o movimento de abdução doloroso. Assinale a alternativa correta que indica qual a fratura mencionada a cima.

a) Fraturas de Escápula b) Fratura de Mandíbula c) Fratura de fêmur

d) Nenhuma das alternativas

38. É a não consolidação de uma fratura. Também definida como falsa articulação, caracteriza-se então pela falta de consolidação óssea em relação a uma fratura, não é uma doença rara, embora não seja tão conhecida da população. Assinale a alternativa correta indicando qual a doença.

a) Pseudoartrose b) Tendinite c) Osteonecrose d) Trombose

39. Quando falamos de Hérnia de Disco, assinale a alternativa incorreta.

a) Nossa coluna vertebral é composta por vários pequenos ossos empilhados chamados de vértebras, temos 24 vértebras articuladas (vértebras da região sacra são fundidas), sendo 7 na coluna cervical, 12 na coluna torácica e 5 na coluna lombar.

b) Cada vértebra tem um orifício no centro, chamado forame vertebral.

c) Nas laterais de cada par de vértebra forma-se outro orifício, chamado forame intervertebral.

d) As raízes nervosas que saem da coluna cervical vão dar origem aos nervos que inervam o

pescoço, ombros e os membros superiores. As raízes nervosas que saem da coluna torácica vão dar

origem aos nervos que inervam a pelve e os membros inferiores,raízes nervosas que saem da

coluna lombar e sacra vão dar origem aos nervos que inervam o tronco.

(14)

14

40. Usa-se a expressão polegar de caçador ou polegar de esquiador para qual lesão?

a) Avulsão do ligamento colateral ulnar do polegar b) Pelo atrito da banda iliotibial com a lateral do fêmur c) Tendão Flexor Superficial e Profundo

d) Síndrome Do Túnel do Carpo.

Referências

Documentos relacionados

Você deverá transcrever as respostas das questões objetivas para o cartão resposta, que será o único documento válido para a correção das provas.. O

I. Percebe-se que talvez haja uma tendência no fato de os pais de hoje serem complacentes ou muito bons ao deixar os filhos agirem como desejam. A fala da psicóloga

I. Percebe-se que talvez haja uma tendência no fato de os pais de hoje serem complacentes ou muito bons ao deixar os filhos agirem como desejam. A fala da psicóloga

a) O terapeuta ocupacional pode se utilizar de tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social

Neste contexto, no ultimo dia 26 de fevereiro a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) divulgou que aumentou para 195 o número de casos confirmados de dengue em

I. Percebe-se que talvez haja uma tendência no fato de os pais de hoje serem complacentes ou muito bons ao deixar os filhos agirem como desejam. A fala da psicóloga

( ) A Salmonellatyphi não é propriamente uma espécie, mas sim a designação comum do serotipo Salmonellaentericatyphi (S.enterica subespécie typhi), que inclui várias

Antibióticos como sulfatiazol, novobiocina, p-aminossalicilato, sedativos, hipnóticos, anticonvulsivantes, alfa-metildopa, digitoxina, sais de ouro e heparina podem