• Nenhum resultado encontrado

CARACTERÍSTICAS PRODUTIVA DO RABANETE SUBMETIDO A DOSES DE CINZA VEGETAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARACTERÍSTICAS PRODUTIVA DO RABANETE SUBMETIDO A DOSES DE CINZA VEGETAL"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 421 CARACTERÍSTICAS PRODUTIVA DO RABANETE SUBMETIDO A DOSES DE

CINZA VEGETAL

Edna Maria Bonfim-Silva1; Aguinaldo Antonio Cláudio2; Vanessa Mendes Rêgo2 Alexsandro Tosta Silvério2

1- Professor adjunto, Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Rondonópolis, MT, Brasil

embonfim@hotmail.com

2- Mestrando em engenharia agrícola Universidade Federal de Mato Grosso UFMT, Rondonópolis, MT, Brasil.

Recebido em: 31/03/2015 – Aprovado em: 15/05/2015 – Publicado em: 01/06/2015

RESUMO

A utilização de cinza vegetal na agricultura contribui para a melhoria da fertilidade do solo, aumento de produtividade de hortaliças e redução no uso de fertilizantes. A adubação com cinza vegetal contribui também com a destinação desse resíduo no ambiente de maneira segura. Assim, objetivou-se avaliar as características produtivas do rabanete (Raphanus sativus L.) submetido a doses de cinza vegetal em Latossolo Vermelho do Cerrado. O experimento foi conduzido em casa de vegetação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Rondonópolis, nos meses de abril à junho de 2014. O solo utilizado foi Latossolo Vermelho coletado em área sob vegetação do Cerrado na profundidade de 0 – 20 cm. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com seis tratamentos de doses de cinza vegetal: 0; 7; 14; 21; 28 e 35 g dm-³, e cinco repetições. As variáveis analisadas foram: índice indireto de clorofila, número de folhas, diâmetro da raiz, massa fresca e seca da raiz e parte aérea e pH do solo. Houve efeito quadrático no índice indireto de clorofila, número de folhas, diâmetro da raiz e massa fresca e seca da raiz e parte aérea. A cinza vegetal pode ser utilizada como corretivo e fertilizante no cultivo de rabanete em Latossolo Vermelho de Cerrado.

PALAVRAS-CHAVE: produção de hortaliças Raphanus sativus L., resíduo sólido na agricultura

PRODUCTIVE CHARACTERISTICS OF RADISH SUBMITTED TO DOSES VEGETABLE ASH

ABSTRACT

The use of vegetable ash in agriculture contributes to the improvement of soil fertility, vegetable increased productivity and reduced use of fertilizers. Fertilization with vegetable ash also contributes to the destination of this residue in a safe manner environment. The objective was to evaluate the production characteristics of radish (Raphanus sativus L.) subjected to vegetable ash doses in Oxisol of the Cerrado.

The experiment was conducted in a greenhouse at the Federal University of Mato Grosso, Campus Rondonópolis, from April to June 2014. The soil was Oxisol collected in area under the Cerrado vegetation in depth 0-20 cm. The experimental design was completely randomized with six treatments of vegetable ash doses: 0; 7;

(2)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 422 14; 21; 28 and 35 g dm-³, and five replications.The variables analyzed were: indirect index of chlorophyll, leaf number, root diameter, fresh and dry weight of root and shoot and soil pH. A quadratic effect on indirect index of chlorophyll, leaf number, diameter of the root and fresh and dry weight of roots and shoots. The vegetable ash can be used as a corrective and fertilizer on radish cultivation in Oxisol of the Cerrado.

KEYWORDS: Solid Residue in agriculture, Vegetables Production, Raphanus sativus L.

INTRODUÇÃO

O crescente aumento da população aliada a mudança de hábito alimentar fez com que aumentasse o consumo de hortaliças, tornando-se assim inevitável a necessidade da elevação da produção (MORAIS, 2007). Na última década no país ocorreu um aumentou 33 % na produção de hortaliças enquanto a área foi reduzida em 5 % e a produtividade incrementou 38 % (SANTOS, 2010). Dos 19,4 milhões de toneladas de hortaliça produzidas no país, 21,13% é produzido na região sudeste (ANUÁRIO BRASILEIRO DE HORTALIÇAS, 2014).

O rabanete (Raphanus sativus L.) é uma planta herbácea da família das Brassicaceae que possui raízes globulares, de coloração escarlate brilhante e polpa branca (PAIVA, 2013), A cultura do rabanete tem sua origem do Mediterrâneo, com alto valor nutritivo e muito apreciado em saladas. Apresentando ciclo de vida entre 25 a 40 dias, o rabanete é consumido in natura, tendo em sua composição nutricional os elementos como cálcio, ferro e fósforo além de vitaminas B1, B2, ácido nicotínico e vitamina C (LOPES, 2008).

Segundo COSTA et al., (2006) o rabanete é uma cultura exigente em solo fértil para evitar a ocorrência de distúrbios fisiológicos. Nesse contexto, a cinza vegetal pode ser uma alternativa viável para diminuir os custos, aumentar a produtividade e renda do produtor. Trata-se de um resíduo extraído das caldeiras das fabricas gerado a partir da combustão térmica da biomassa vegetal para produção de energia (KNAPP & INSAM, 2011).

O produto está sendo usado como fertilizante e corretivo da acidez do solo, melhorando a fertilidade do Latossolo de Cerrado, o que envolve diminuição do teor de H+Al, aumento de pH e dos teores de fósforo, cálcio, potássio, e contribui com micronutrientes como o cobre, zinco, magnésio e ferro (OSAKI & DAROLT, 1991).

Objetivou-se avaliar as características produtivas do rabanete submetido a doses de cinza vegetal em Latossolo Vermelho do cerrado.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi realizado em casa de vegetação da Universidade Federal de Mato Grosso Campus de Rondonópolis localizado a 16°28’00” Sul e 50°34’00”

Norte com altitude de 284 m durante os meses de abril a junho de 2014. O solo utilizado foi coletado na camada arável de 0 – 20 cm sob vegetação nativa do Cerrado, peneirado em malha de 2 mm e realizado sua caracterização química (Tabela 1) e de acordo com classificado como Latossolo Vermelho (EMBRAPA, 2013).

(3)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 423 TABELA 1. Caracterização química e granulométrica de amostra do Latossolo

Vermelho na camada de 0 - 20 cm profundidade

pH P K Ca Mg Al V Areia Silte Argila M.O CaCl2...mg dm-3 ...cmolc dm-3 ... ... % ... ... g kg-1...

4,0 1,2 40 0,2 0,1 1,3 6,5 476 83 441 24,8

O delineamento experimental foi inteiramente casualizado seis tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos foram: 0; 7; 14; 21; 28 e 35 g dm-³. O solo foi coletado e peneirado utilizando peneira de 4 mm de malha sendo posteriormente incorporado os respectivos tratamentos e colocados em vasos plásticos com capacidade para 2 dm3 de solo deixando incubado por 30 dias e mantendo a umidade a 80% da capacidade máxima de retenção de água do solo. A semeadura foi realizada utilizando sementes da variedade Crimson gigante em profundidade de 1,5 cm, utilizando cinco sementes por vaso. O desbaste foi realizado quando a planta atingiu 5 cm de altura, deixando uma planta por vaso.

Para a adubação foi aplicada cinza vegetal que de acordo com OSAKI &

DAROLT (1991) é caracterizado como fertilizante (Tabela 2), em dose única ficando encubada por 30 dias. A adubação nitrogenada foi aplicada em cobertura e parcelada em duas aplicações aos 10 e 20 dias após a semeadura na dose de 200 mg dm-3 utilizando como fonte a ureia.

TABELA 2. Composição química da cinza vegetal

N P2O5 K2O Zn Cu Mn B Ca S Fe g kg-1

2,50 39,60 16,60 0,13 0,00 0,50 0,20 37,50 2,80 15,30

Coleta e analise do material

A coleta do experimento foi realizada 30 dias após semeadura onde foram analisadas as variáveis: leitura SPAD (índice indireto de teor de clorofila), das folhas em duas etapas 20 dias e 30 dias após a semeadura, massa seca, fresca e diâmetro da raiz e massa seca e fresca da parte aérea. O diâmetro das raízes foi medido utilizado paquímetro digital.

Em cada planta foi analisado índice indireto de clorofila através da leitura SPAD (Soil Plant Analysis Development,) utilizando medidor portátil SPAD-502, selecionando 5 folhas jovens, expandidas, descartando as mais novas e mais velhas. A aplicação do medidor indireto de clorofila deste equipamento tem sido estudada para diversas culturas, pois o teor de clorofila correlaciona-se com a concentração de N na planta e também com a produtividade das culturas (SILVA et al., 2012)

As raízes, inicialmente foram lavadas com água corrente utilizando peneira de 2 mm e retirando todo solo presente. A massa fresca da raiz e parte aérea foi pesada em balança semi-analítica, acondicionada em saco de papel, identificada com etiqueta e levada para estufa de circulação de ar forçada a uma temperatura controlada de 65ºC até atingir massa constante. Após esse período a massa seca da raiz e da parte aérea foi novamente pesada.

Foram realizadas análises do pH do solo em três períodos: antes da

(4)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 424 incorporação da cinza, no final dos 30 dias de incubação e 30 dias após a semeadura. Os resultados das características produtiva do rabanete e pH do solo foram analisados por meio do programa estatístico SISVAR (FERREIRA, 2008), submetidas à análise de variância e teste de regressão ambos a 5% de probabilidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A cinza vegetal proporcionou aumento do índice de clorofila que se ajustou em modelo quadrático em que a dose de cinza vegetal de 21,40 g dm-3 proporcionou a maior leitura SPAD 44,70 (Figura 1). Segundo BONFIM-SILVA & MONTEIRO (2010), a leitura SPAD está diretamente relacionada com o teor de clorofila e avaliação da nutrição nitrogenada. A cinza, além de possuir macros e micronutrientes, atua como corretivo do solo proporcionando disponibilidade de nutrientes que fazem parte da composição da clorofila e dos processos fotossintéticos que ocorrem na planta. MEGDA & MONTEIRO (2010) observaram que a cinza propiciou um melhor aproveitamento do nitrogênio, o que pode estar associado ao fornecimento de potássio e magnésio, sendo o magnésio componente central da molécula de clorofila.

FIGURA 1 Índice indireto de clorofila (leitura SPAD) nas folhas do rabanete submetido a doses de cinza vegetal. ***, Significativo a 0,1% de probabilidade

Para o número de folhas, as doses de cinza apresentaram diferenças significativas ajustando em modelo quadrática regressão observando máxima produção no número de folhas (8,48 folhas vaso-1) na dose de cinza 23,08 g dm-3 (Figura 2). Esses resultados corroboram com os encontrados por BEZERRA (2013), que trabalhando com cinza vegetal no cultivo do capim-marandu em Latossolo Vermelho, também observou ajuste quadrático para a produção de folhas.

Possivelmente o índice de clorofila com o uso de cinza vegetal contribuiu para o aumento fotossintético da planta, e consequentemente o aumento

(5)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 425 de compostos orgânicos que são fundamentais para o aumento vegetativo, evidenciando a produção de folhas no rabanete.

FIGURA 2 Número de folha da cultura do rabanete submetido a doses de cinza vegetal.

***,

Significativo a 0,1% de probabilidade

Foram observadas diferenças significativas para o diâmetro da raiz (Figura 3) ajustando ao modelo de quadrático regressão, com o máximo diâmetro de raiz (4,98 cm dm-3) na dose de cinza vegetal de 23,79 g dm-3 (Figura 4). De acordo com REIS et al. (2012) e VITTI et al. (2007) o menor diâmetro da raiz do rabanete foi na testemunha, pois esta hortaliça é exigente em nutrientes. Observa-se que a partir da dose 23,79 g dm³ houve um decréscimo no diâmetro da raiz.

BLANCO & ZAMBON (1993), em estudo realizado com alface abservaram que a partir da dose de 20 t ha-1 de cinza vegetal houve um decréscimo na produção, possivelmente pelo fato da cinza vegetal aumentar a salinidade do solo.

Quanto a altura da raiz, não houve diferenças significativas entre os tratamentos com cinza vegetal.

(6)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 426 FIGURA 3 Diâmetro da raiz do rabanete submetido a doses de cinza vegetal

FIGURA 4 Diâmetro da raiz do rabanete em função de doses de cinza vegetal.

***,

Significativo a 0,1% de probabilidade

A massa fresca da raiz do rabanete ajustou-se a modelo quadrático de regressão com máxima produção de (60,71 g vaso-1) foi na dose de 23,28 g dm-3 (Figura 5). A cinza vegetal proporcionou na massa fresca da raiz um incremento de 88,96%, comparando-se a ausência de adubação com a maior dose de cinza vegetal. Com uma resposta quadrática semelhante, a cinza vegetal proporcionou uma máxima produção de massa seca (2,05 g vaso-1), na dose de 23,40 g dm-3 (Figura 6). Esse resultado corroboram com os observados por BONFIM-SILVA et al.

(2011), que encontraram incremento de 89,38% na produção de raiz da Crotalária juncea adubada com cinza vegetal.

(7)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 427 FIGURA 5 Produção de massa fresca da raiz do

rabanete submetido a doses de cinza vegetal.

***,

Significativo a 0,1% de probabilidade

FIGURA 6 Produção de massa seca da raiz do rabanete submetido a doses de Cinza vegetal.

***,

Significativo a 0,1% de probabilidade

(8)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 428 A massa fresca e seca da parte aérea ajuste-se de modelo quadrático de regressão, sendo observado as máximas produções (39,91 e 2,48 g vaso-1), nas doses 21,88 e 23,77 g dm-3 respectivamente. De acordo com BONFIM SILVA et al., (2012), trabalhando com cinza vegetal em capim-marandu observaram efeito quadrático na produção da parte aérea no segundo corte. DALLAGO (2000) relatou que existe influencias da cinza vegetal no desenvolvimento da planta quando aplicada em doses reduzidas ou excessivas. Esses resultados comprovam a necessidade de aplicação equilibrada da cinza vegetal promovendo a disponibilidade de nutrientes para planta conseguir seu desenvolvimento máximo.

FIGURA 7 Produção de massa fresca (A) e seca (B) da parte aérea do rabanete submetido a doses de cinza vegetal

***,

Significativo a 0,1% de probabilidade.

(9)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 429 Houve aumento do pH do solo com aplicação da cinza vegetal. Assim, antes da incorporação da cinza vegetal ao solo seu pH estava em torno 4,2, após 30 dias de incorporação ao solo (período de incubação), o pH do solo apresentou resposta linear de regressão sendo abservado uma diminuição da acidez do solo com aumento das doses de cinza vegetal.

Com aplicação da cinza vegetal foi observado um aumento de 4 unidades de pH do solo, comparando com o solo na ausência de cinza vegetal (pH 4,2) com a dose de cinza vegetal de 35 g dm-3 (pH 8,2) (Figura 8). Esses resultados estão de acordo com os observados por SANTOS (2012) que obteve resposta linear do pH do solo com aumento de doses de cinza vegetal, indicando a importância desse resíduo sólido como corretivo se solo.

De acordo com CHIRENJE & Ma (2002) um dos componentes presente na cinza é o cálcio que se apresenta sob a forma de CaO que aos poucos passa a carbonato de cálcio (CaCO3) e ao se adicionar água à cal, forma-se hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), que é a cal extinta. Essas características promovem ao material ação alcalina o que pode contribuir com a correção da acidez dos solos.

FIGURA 8 pH do solo em função de doses de cinza aplicada em Latossolo Vermelho com 30 dias de incubação.

***,

Significativo a 0,1% de probabilidade

(10)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 430 FIGURA 9 pH do solo em função de doses de cinza

aplicada em Latossolo vermelho com 60 dias de reação.

***

Significativo a 0,1% de probabilidade

Para o pH do solo a cinza vegetal ajustou-se ao modelo quadrático de regressão após 60 dias em que a melhor dose de cinza vegetal (21,17 g dm-3) proporcionou um pH de 6,8 (Figura 9). A diminuição do pH verificado aos 60 dias em comparação aos 30 dias ocorreu neste período devido o rabanete absorveu principalmente bases trocáveis do solo causando assim a sua redução do pH do solo. A redução no pH do solo ocorre devido ao processo de acidificação na interação entre os íons do solo com a planta, uma vez que a planta absorve cátions disponíveis no solo e consequentemente libera íons H+ (SANTOS, 2012).

CONCLUSÕES

A adubação com cinza vegetal promove aumento nas características produtivas do rabanete. A cinza vegetal pode ser utilizada como corretivo e fertilizante no cultivo de rabanete em Latossolo Vermelho de Cerrado. A cinza vegetal quando aplicada em excesso ocasiona aumento do pH do solo e promove desbalanceamento entre os cátions, devido à elevada quantidade dos mesmos na forma trocável no solo.

REFERÊNCIAS

ANUÁRIO BRASILEIRO DE HORTALIÇAS. Brazilian Vegetable Yearbook. Santa Cruz do Sul: Gazeta, 14p, 2014.

BEZERRA, M. D. L. Cinza vegetal como corretivo e fertilizante no cultivo do capim-marandu em solo do cerrado Mato-Grossense. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola). Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, MT,

(11)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 431 2013.

BONFIM-SILVA, E. M.; MONTEIRO, F. A. Nitrogênio e enxofre na adubação e em folhas diagnósticas e raízes do capim-braquiária em degradação. Revista Brasileira de Zootecnia, v.39, 2010.

BONFIM-SILVA, E. M, SILVA, T. J. A. DA; GUIMARÃES, S. L.; POLIZEL, A. C.

Desenvolvimento e produção de Crotalária juncea adubada com cinza vegetal.

Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, vol.7, N.13; 2011 Pág , 2011.

BONFIM-SILVA, E. M.; CABRAL, C. E. A.; SILVA, T. J. A. DA; MOREIRA, J. C. F.;

CARVALHO, J. C. S. DE. Cinza vegetal: características produtivas e teor de clorofila do capim-marandu. Bioscience Journal. v. 29, n. 5, p. 1215-1225,. 2013.

CARDOSO, A. I. I.; HIRAKI, H. Avaliação de doses e épocas de aplicação de nitrato de cálcio em cobertura na cultura do rabanete. Horticultura Brasileira. v. 19. 2001.

CHIRENJE, T.; MA, L. Q. Impact of high-volume wood-fired boiler ash amendment on soil properties and nutrients. Communications in Soil Science and Plant Analysis, v.33, n.1-2, p. 1-17, 2002.

DALLAGO, J. S. Utilização da cinza de biomassa de caldeira como fonte de nutrientes no crescimento de plantas de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild.). 2000. 64 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) –Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2000.

EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA. Manual de métodos de análises de solo. Centro Nacional de levantamento e conservação do solo. Rio de Janeiro: Embrapa Solos. P.212, 1997

EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (BRASIL).

Sistema brasileiro de classificação de solo. 3 ed. rev. ampl. Brasília, DF:

Embrapa, 2013, 353p.

FERREIRA, D. F. SISVAR: Um programa para análises e ensino de estatística.

Revista Symposium, Lavras, v. 3, p. 317-345, 2008.

KNAPP, B. A.; INSAM, H. Recyeling of biomass ashes: current Technologies and future reseach needs. In: INSAM, H.; KNAPP, B. A. Recyeling of biomass ashes:

New York: Springer, 2011. Chap. 1, p. 1-16.

LOPES, M. A. J. B. M. Incorporação de lodo de esgoto e seus efeitos sobre alguns atributos do solo cultivado com rabanete (Raphalus sativa L.).

Dissertação (mestrado) – Universidade Católica de Pernambuco Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento em Processos Ambientais. Recife. 2008.

MEGDA, M. M.; MONTEIRO, F. A. Nitrogen and potassium supply and the morphogenic and productive characteristics of marandu

(12)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 432 palisadegrass. Revista Brasileira de Zootecnia, v.39, n.8, p.1666-1675, 2010.

MORAIS, R. S. Cultivo hidropônico de alface (Lactuca sativa L.) dos grupos crespa e americano, com três diferentes soluções nutritivas no período de verão no município de Itapetinga – BA. 2007. 70f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista – BA.

OSAKI, F. M. R. DAROLT, M. R. Estudo da qualidade de cinzas vegetais para uso como adubos na região metropolitana de Curitiba. Revista Setor Ciências Agrárias, Curitiba, v. 11, n. 1, p. 197-205, 1991.

PAIVA, A. C. C.; LINHARES, P. C. F.; MARACAJÁ, P. B.; PEREIRA, M. F. S.;

ALVES, R. F.; SILVA, E. B. R. DA. Rabanete (Raphanus sativus L.) em sucessão aos cultivos de cenoura e coentro em sistema orgânico de produção. Agropecuária Científica do Semiárido. V. 9, n. 1, p. 88-93, 2013.

REIS, J. M. R.; RODRIGUES, J. F.; REIS, M. A. Combinações de fertilizantes na produção de rabanete. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, 2012.

SANTOS, A. O. dos. Produção de olerícolas (alface, beterraba e cenoura) sob manejo orgânico nos sistemas Mandalla e Convencional. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-graduação em Agronomia, Vitória da Conquista. 2010.

SANTOS, C. C. Cinza vegetal como corretivo e fertilizante para os capins marandu e xaraés. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, MT, 2012.

SARRUGE, J.R.; HAAG, H.P. Análises químicas em plantas. Piracicaba: ESALQ, Departamento de Química, 54p., 1974.

SILVA, MAG.; MANNIGEL, A R.; MUNIZ, A S.; PORTO, S M A.; MARCHETTI, M E.;

NOLLA, A.; BERTANI, R M A. Ammonium sulphate on maize crops under no tillage. Bragantia, Campinas, v.71, n.1, p. 90-97, 2012.

VITTI, M.R.; VIDAL, M.B.; MORSELLI, T.B.G.; FARIA, J.L.C. Resposta do rabanete a adubação orgânica em ambiente protegido. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 2 n.1, p.1158-1161, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Classificadora BV Pais de Bandeira Libéria Data Vistoria 31/10/2003 Local Vitória Sociedade Classificadora NKK Liberação Não Validade 30/10/2004 Observaçoes do Vistoriador

O pinhão-manso (Jatropha curcas L.) é a oleaginosa com maior potencial para a produção de biodiesel pelo seu alto teor de óleo (GOMES, 2015; LAVIOLA et al.,

O aumento do capital foi de R$1.555 mediante a emissão de 120.000 (cento e vinte mil) novas ações ordinárias nominativas e sem valor nominal, pelo preço de emissão de

• principalmente na primeira fase, o conteúdo de água no material foi fator limitante à degradação, o que se verificou pela baixa redução na concentração de sólidos

De uma forma geral, no Guaporé o Programa Peixe-Vivo vem apoiando a efetivação do processo gestão compartilhada sustentável com princípios agroecológicos, junto com as

Há um trecho de um livro americano, Clark Wissler sobre índios americanos, foi uma das primeiras coisas que me fizeram ler, obrigatoriamente, lá no Museu Nacional, e ele diz

Quando é encontrado um canal com novos ficheiros, será iniciada a comunicação desse canal (upload), bem como todos os canais configurados para transferir ficheiros do

Essa pesquisa buscou analisar a percepção dos graduandos em contabilidade da Universidade Federal da Paraíba sobre a contribuição com a Previdência