• Nenhum resultado encontrado

Informação escrita relativa à atividade da Junta de Freguesia Segundo trimestre de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informação escrita relativa à atividade da Junta de Freguesia Segundo trimestre de 2021"

Copied!
91
0
0

Texto

(1)

Informação escrita relativa à atividade da Junta de Freguesia

Segundo trimestre de 2021

PRESIDENTE

Esta informação escrita reflete o balanço das atividades do último trimestre e simultaneamente as prioridades definidas para os vários pelouros da Junta de Freguesia.

São apresentadas os principais acontecimentos, iniciativas e atividades que ocorreram durante o segundo trimestre de 2021, que continuou a ser pautado pela intervenção no espaço público, sem descurar a intervenção social ou as diversas atividades produzidas.

Mantivemos regularizada a reparação das calçadas, efetuando no prazo máximo de trinta dias todas as reclamações relativas a danos nas calçadas, através da equipa que está dedicada essencialmente a essa tarefa ou quando as obras são de maior dimensão ou complexidade, com recurso à empresa “Margem Mítica Manutenção e Reabilitação de

Infraestruturas, Lda.”, a quem foi adjudicada a empreitada de fornecimento contínuo de

conservação e manutenção de calçadas.

Temos mantido a recolha de monstros, efetuando a limpeza semanal de todos os moveis, lixo e entulho que continuam a ser abandonados no espaço público.

Temos continuado a valorizar os espaços públicos cuja gestão que nos foi entregue ao abrigo do protocolo de delegação de competências, fazendo cada vez mais e otimizando os recursos financeiros existentes.

São apresentadas os principais acontecimentos, iniciativas e atividades que ocorreram durante o segundo trimestre de 2021, que continuou a ser marcado pelos efeitos da pandemia Covid-19 e as prioridades definidas no seu combate.

De entre as muitas iniciativas e atividades realizadas durante este trimestre, destacamos as seguintes:

• Adiamento da conferência “Pensar AgualvaCacém”

AgualvaCacém, a décima maior cidade do país, integrada no segundo maior município português, é hoje um ponto geográfico de grande aglomeração de diferentes culturas, sendo uma localidade que, depois de acolher pessoas oriundas em todas as zonas do país, recebe agora dezenas de nacionalidades comunitárias e extracomunitárias.

Desta realidade resulta uma importante dinâmica social e um desafio constante pelas diferentes necessidades de quem aqui habita e trabalha.

Consideramos essencial pôr em prática um trabalho multidisciplinar, procurando um desenvolvimento urbanístico consciente que permita valorizar a cidade de AgualvaCacém.

A celebração dos 20 anos da sua elevação a cidade, que se assinala a 12 de julho de 2021, seria a oportunidade perfeita para convidar os melhores técnicos e pensadores para esta discussão.

Para isso, em conjunto com a Junta de Freguesia de Cacém e São Marcos e apoio da Câmara Municipal de Sintra, pretendemos “Pensar AgualvaCacém”, com a finalidade de refletir sobre as políticas que permitam abandonar o estigma a que associamos a cidade e a generalidade das áreas suburbanas de Lisboa.

A conferência “Pensar AgualvaCacém” será um espaço para a discussão de ideias que permitam enquadrar a atual realidade urbana da cidade, procurando estratégias futuras

(2)

para a valorização e modernização da mesma, otimizando os recursos públicos e melhorando a qualidade de vida dos seus habitantes.

Através de diferentes painéis, pretendemos colocar em cima da mesa diversos temas ligados ao urbanismo, à arquitetura e à dimensão social e cultural da cidade, tornando possível uma reflexão que nos permita (re)Pensar a nossa cidade.

Infelizmente, em abril fomos forçados a adiar a sua realização, considerando as incertezas da pandemia que todos vivemos.

Pela avaliação efetuada na sua preparação, reforçamos a convicção de que este evento terá um forte impacto na nossa cidade, pela participação das diversas entidades locais, bem como pela sua projeção pública, pelo que mantemos inalterados os pressupostos que ditaram a realização da conferência,

Por esse motivo, que apenas iremos adiar a sua realização até uma data mais conveniente e segura para todos, apresentando os mesmos temas e procurando manter todos os palestrantes convidados.

Evolução do apoio alimentar mensal da Junta de Freguesia

Em 2016, a Junta de Freguesia criou a Mercearia Solidária, através da qual é prestado hoje apoio alimentar direto a 106 famílias, 327 pessoas.

Para o efeito distribuímos notas, designadas de “Moinhos”, que são atribuídas de acordo com o agregado familiar de cada uma das famílias.

Com estes “Moinhos” as famílias podem deslocar-se à Mercearia Solidária e aí adquirir os produtos alimentares e de higiene pessoal de que mais necessitem, sem estarem restritos aos produtos e quantidades físicas habitualmente entregues.

O valor entregue em “Moinhos”, com paridade próxima do euro, é variável em função do agregado familiar, sendo de 40 “Moinhos” para famílias monoparentais e aumentando com o número de elementos do agregado familiar.

Em complemento, prestamos apoio a mais 196 famílias, 530 pessoas, através do POAPMC (Programa Operacional de Apoio aos Mais Carenciados), ao qual em boa hora a Câmara Municipal de Sintra se candidatou com o apoio das Juntas de Freguesia.

A existência destes dois programas, em complemento com a Rede Social da Freguesia, tem garantido a inexistência de lista de espera para apoios alimentares.

Através da Mercearia Solidária, com o reforço que venha a ser necessário por parte da Junta de Freguesia e com a apoio benemérito de empresas como a “Sovena”, a “Frina”, a “Nobre”, a “Jodel”, a “L’Oreal”, o “Pingo Doce”, a “Isidoro”, a “Vieira” e a padaria “Caruço e Filhos”, vamos continuar a garantir o apoio alimentar a todos as pessoas afetadas pela crise social provocada pela pandemia Covid-19.

• Pintura e repintura de muros públicos

Há muitos séculos atrás, a água alva da Ribeira das Jardas deu nome a Agualva.

Alva foi a palavra que deu o mote para a pintura em branco de todos os muros públicos, que é cada vez mais algo que nos distingue.

Em 2016 começamos duas revoluções tranquilas:

A primeira com a intervenção no melhor da Arte Urbana, tornando “AgualvArte” uma das nossas imagens de marca.

A segunda com a pintura em branco de um terço dos muros públicos da Freguesia, tornando a alvura das nossas paredes também uma imagem de marca.

Não por ser especialmente inovadora, mas por marcar a diferença relativamente a muitas zonas da Área Metropolitana de Lisboa.

(3)

Em três anos pintamos todos os muros e apagámos todos os tags ou pichagens que enxameavam os espaços públicos, com marcas pessoais de supostos territórios, contando com a incapacidade em remover essas marcas.

Numa Freguesia com a dimensão, multiculturalidade e desafios de Agualva e Mira Sintra não existem quaisquer muros públicos com pichagens, cujo apagamento sistemático garantimos.

Pintamos todos os anos mais de 5 quilómetros lineares de muros, melhorando o sentimento de pertença, valorizando o espaço público e promovendo o sentimento de segurança, que passa pela presença dos serviços públicos, pela limpeza e inexistência de indícios de abandono.

Eliminação de cartazes no Túnel da Av. dos Bons Amigos

Na madrugada do dia 13 de abril o túnel da Av. dos Bons Amigos e as paredes da Estação de AgualvaCacém foram vandalizadas com a colagem selvagem de cartazes de duas candidaturas às eleições de Cabo Verde.

Efetuamos a comunicação à Polícia Municipal de Sintra e enviámos um veemente protesto às candidaturas e a Embaixada de Cabo Verde em Portugal.

Para além disso, garantindo que o vandalismo não compensa, efetuamos a imediata remoção de todos os cartazes, no âmbito do "Regulamento de eliminação de tags,

repintura e limpeza na Freguesia de Agualva e Mira Sintra ".

Um agradecimento aos funcionários da Junta de Freguesia pela muito rápida resposta. Quaisquer que sejam as origens ou os objetivos, quaisquer tags, pichagens ou cartazes colocados no espaço público são eliminados logo que deles temos conhecimento. • Graffiti Jacqueline De Montaigne

O projeto “AgualvArte”, dedicado à arte urbana na freguesia de Agualva e Mira Sintra, conta com mais um mural desde o início desta semana.

A obra, dedicada à fauna presente no Parque Linear D. Domingos Jardo, mais especificamente na Ribeira das Jardas, tem como figura principal a garça, um dos “habitantes” desta ribeira.

A imagem conjuga a delicadeza da garça que escolheu a ribeira como casa com a imagem do olhar atento do “Rebelde Guardião, Alva – Guardião das garças”, personagem que dá o nome à obra.

Um agradecimento muito especial à artista Jacqueline De Montaigne que tornou a nossa freguesia ainda mais bonita.

Colocação de um contentor de 15m3 para o depósito de resíduos de obras

O depósito de monstros e resíduos de obra apenas pode ser efetuados nos locais destinados para o efeito.

No entanto a realidade na nossa Freguesia é bem diferente, com o recorrente depósito de entulhos nas bermas das estradas.

A Rua das Grutas, em Colaride, é um dos locais onde removemos com regularidade semanal uma grande quantidade de entulhos abandonados.

Sem prejuízo da fiscalização e da aplicação das multas previstas pelo "Regulamento de transporte de recolha e transporte de resíduos urbanos do município de Sintra", procurámos uma solução para minimizar este problema.

Percebemos que não existem as melhores soluções para o depósito de resíduos que não podem ser colocados nos muitos Ecopontos existentes na nossa Freguesia.

(4)

Neste sentido e para minimizar este grave problema ambiental, decidimos promover a colocação de um contentor de 15m3 na Rua António Alves de Azevedo (antiga Rua C),

em Colaride, para o depósito livre e gratuito de resíduos até 1m3.

Aceitamos que podemos estar a beneficiar os incumpridores, que têm a obrigação legal de pagar o depósito dos entulhos nos locais licenciados para o efeito.

Mas é igualmente verdade que é preferível efetuarmos o levantamento do contentor com os monstros e entulhos aí depositados gratuitamente, do que a sua recolha nos diversos locais onde estes são abandonados.

Iremos monitorizar o seu depósito, garantindo a recolha atempada e a limpeza da área envolvente, promovendo o ambiente e valorização do espaço público.

Intervenção na Rua das Árvores

O trabalho da Junta de Freguesia passa muito pela realização de pequenas obras que nos são diariamente solicitadas pelos moradores.

Por maior que seja o nosso conhecimento dos problemas, ninguém conhece melhor uma rua do quem lá reside.

Em janeiro deste ano recebemos alguns moradores da Rua das Árvores, que referiram a existência de um suposto canteiro inclinado e escorregadio em frente da porta do seu prédio, bem como um passeio incompleto e umas escadas que gostariam de ver construídas.

No âmbito da empreitada de trabalhos diversos que a Junta de Freguesia tem ativa, foi possível a rápida execução das pequenas obras solicitadas.

É uma intervenção de pequena dimensão, mas que faz toda a diferença para quem dela beneficia.

Contratação de quatro novos funcionários

Para reforçar a nossa capacidade de intervenção nas áreas operacionais, administrativas e de apoio social da Junta de Freguesia e garantir o seu adequado funcionamento, em outubro de 2020 decidimos dar início a um concurso público para a contratação de um assistente operacional, de um assistente técnico e de um técnico superior.

Seis meses depois, depois de concluída a seleção dos 485 candidatos que participaram neste concurso, procedemos hoje à assinatura de contratos de trabalho em funções públicas com os quatro primeiros classificados.

A Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra conta atualmente com um total de 34 trabalhadores com contratos de trabalho em funções públicas, dos quais 41% como assistentes operacionais, 47% como assistentes técnicos e 12% como técnicos superiores. Muito obrigado a todos os candidatos que participaram no procedimento concursal, cuja qualidade tornou especialmente difícil a escolha.

Parabéns aos novos funcionários da Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, cujo trabalho vem reforçar o serviço público que diariamente prestamos.

Intervenção na Assembleia Municipal de Sintra

Na qualidade de Presidente da Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, ontem intervim na Assembleia Municipal de Sintra, realizada por videoconferência, na defesa de um Protocolo de transferência da gestão um equipamento para uma Junta de Freguesia do município. Respondendo às intervenções de uma Deputada do PCP e de um Deputado do BE que, apesar de alegadamente defenderem a descentralização de competências nas

(5)

autarquias, na prática sistematicamente menorizam a capacidade de decisão e gestão das Juntas de Freguesia.

Agora na alegada incapacidade para gerir adequadamente um equipamento desportivo, como antes pela suposta incapacidade para decidir adequadamente sobre a aplicação de herbicidas.

A Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra tem uma população muito superior à média dos municípios portugueses, algo que se repete em 7 das 11 Freguesias de Sintra. Os resultados da acertada decisão da Câmara Municipal de Sintra na transferência de competências para as Freguesias são hoje claros para todos que, pela sua maior proximidade, conseguem garantir uma mais rápida e eficiente reparação nas escolas, na manutenção das calçadas, na gestão das feiras, na recolha de monstros, na higiene pública, na gestão e criação de parques infantis e desportivos, deixando maior capacidade ao município para os projetos estruturantes e de maior escala.

• Inquérito público sobre o Jardim da Rua José Afonso

Na Rua José Afonso existe um vasto jardim que é frequentado por muitas pessoas e cujo relvado é frequentemente utilizado por crianças que pretendem jogar futebol próximo das suas casas.

Esta prática tem provocado alguns conflitos com moradores, que se sentem incomodados pelo embate involuntário de bolas nas janelas e viaturas estacionadas.

Para limitar essa prática, há muitos anos atrás foram colocadas pedras de grande dimensão no espaço verde.

Aparentemente com o mesmo objetivo, alguns moradores começaram recentemente a colocar arbustos e pequenas pedras que terão que ser removidas porque, para além de desvirtuarem o jardim, dificultam à sua manutenção.

Em sentido contrário, diversos moradores solicitaram a remoção das referidas pedras, pelas quedas e acidentes que as mesmas provocam nas crianças.

Compreendendo ambos os argumentos e procurando uma solução que sirva a maioria dos moradores da rua, preparámos um inquérito dirigido às duzentas famílias que residem junto a este espaço verde, sobre as duas opções que julgamos possíveis:

1. Remoção das pedras existentes, criando um efetivo espaço relvado que possa ser utilizado pelas crianças de forma orientada, sem riscos acrescidos.

2. Manutenção das pedras existentes, ou sua substituição por mobiliário urbano, de modo a dificultar a prática do futebol.

Estamos a compilar as respostas e procederemos de acordo com a decisão da maioria, cujo contributo para uma decisão mais assertiva e participada muito agradecemos.

Realização de testes mensais aos funcionários das Junta de Freguesia

A prevenção da pandemia que vivemos passa pela realização regular de testes de despiste da doença.

Neste sentido e para proteger os funcionários e colaboradores, e para garantir o adequado funcionamento da autarquia, temos efetuado testes mensais ao Covid-19.

Felizmente, todos os resultados têm sido sempre negativos. • Iniciativa mensal “Vamos Limpar Agualva e Mira Sintra”

O depósito de lixo na via pública é um desrespeito por todos nós, causada por uma minoria de pessoas acha que a rua é o seu caixote de lixo.

(6)

Podemos dizer que um problema dos outros, que é de quem deixa o lixo na rua ou de quem tem a função de o recolher, quer seja a SUMA, a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal ou os proprietários dos terrenos.

Mas podemos também dizer que é um problema de todos nós enquanto comunidade.

Por isso decidimos que no terceiro sábado de cada mês vamos melhorar a nossa Freguesia, promovendo ações de limpeza, contribuindo com o nosso exemplo para envergonhar quem tem este comportamento.

Algumas pessoas podem dizer que estamos a trabalhar para quem suja. Não é verdade. Estamos a trabalhar para quem não suja e que não tem que conviver com o lixo dos outros.

Muito obrigado a todos os voluntários que se juntaram a nós para limpar a área envolvente às habitações municipais na Rua Fundação D. Pedro IV.

• Propostas aprovadas pela Junta de Freguesia no segundo trimestre de 2021

Todas as propostas estão disponíveis na plataforma eletrónica da Junta de Freguesia: http://www.jf-agualvamirasintra.pt.

o Proposta n.º JF 45/2021, da Vogal Helena Cardoso, relativa à adjudicação do Procedimento n.º A09/2021 – Serviços para a limpeza dos algerozes das escolas básicas, no âmbito do Acordo de execução com o Município de Sintra para a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos escolares.

o Proposta n.º JF 46/2021, da Vogal Cristina Mesquita, relativa à adjudicação do Procedimento n.º A10/2021 – Fornecimento contínuo de carne para famílias carenciadas.

o Proposta n.º JF 48/2021, do Vogal João Castanho, relativa à 1.ª revisão orçamental do ano de 2021.

o Proposta n.º JF 49/2021, do Presidente da Junta, relativa ao apoio ao associativismo do primeiro semestre de 2021.

o Proposta n.º JF 50/2021, do Presidente da Junta, relativaao Procedimento n.º E01/2021 -Obras decorrentes do Orçamento Participativo 2019 Geral.

o Proposta n.º JF 51/2021, do Presidente da Junta, relativaao Procedimento n.º E02/2021 -Obras decorrentes do Orçamento Participativo 2019 Juventude.

o Proposta n.º JF 52/2021, do Presidente da Junta, relativa à homologação do procedimento concursal para a contratação de um assistente operacional, de um assistente técnico e de um técnico superior com contrato de trabalho por tempo indeterminado.

o Proposta n.º JF 54/2021, do Presidente da Junta, relativa à celebração de contratos de trabalho por tempo indeterminado.

o Proposta n.º JF 55/2021, do Presidente da Junta, relativa ao Protocolo de manutenção e conservação dos espaços públicos ajardinados envolventes à Praceta Serpa Pinto, com o n.º 43/1999, celebrado com a “Associação de moradores os Amigos da Praceta Serpa Pinto”.

o Proposta n.º JF 56/2021, da Vogal Helena Cardoso, relativa à transferência de verbas de expediente e limpeza para as escolas do 1.º ciclo e pré-escolar para o ano letivo 2020/2021.

o Proposta n.º JF 57/2021, do Vogal João Castanho, relativa à 4.ª alteração orçamental do ano de 2021.

o Proposta n.º JF 58/2021, do Presidente da Junta, relativa ao Procedimento n.º E03/2021 – Empreitada de Pintura de muros públicos.

(7)

o Proposta n.º JF 59/2021, do Presidente da Junta, relativa ao Procedimento n.º A12/2021 – Aquisição de tinta para pintura de muros públicos.

o Proposta n.º JF 60/2021, do Presidente da Junta, relativa ao Procedimento n.º E04/2021 – Empreitada de reparação de parques infantis da Freguesia.

o Proposta n.º JF 61/2021, do Presidente da Junta, relativa ao Procedimento n.º A13/2021 – Aquisição de equipamentos de rega para os espaços verdes.

o Proposta n.º JF 62/2021, do Vogal João Castanho, relativa à alteração orçamental do ano de 2021 – 5.ª Modificação do orçamento da despesa e 4.ª modificação do plano de ações mais relevantes (PPA).

o Proposta n.º JF 63/2021, do Presidente da Junta, relativa à adjudicação do Procedimento n.º E01/2021 - Obras decorrentes do Orçamento Participativo 2019 Geral.

o Proposta n.º JF 64/2021, do Presidente da Junta, relativa à adjudicação do Procedimento n.º E02/2021 - Obras decorrentes do Orçamento Participativo 2019 Juventude.

o Proposta n.º JF 65/2021, do Presidente da Junta, relativa à adjudicação do Procedimento n.º A11/2021 – Aquisição de seguros para a Junta de Freguesia.

o Proposta n.º JF 66/2021, do Presidente da Junta, relativa aoRelatório de avaliação do Estatuto do Direito de Oposição em 2020.

o Proposta n.º JF 67/2021, da Vogal Helena Cardoso, relativa ao Procedimento n.º A14/2021 – Aquisição de serviços para as Colónias de Férias na Freguesia.

o Proposta n.º JF 68/2021, da Vogal Helena Cardoso, relativa à intervenção de arte urbana de Jacqueline de Montaigne.

o Proposta n.º JF 69/2021, do Presidente da Junta, relativa à isenção de taxas aos feirantes do ramo não alimentar.

o Proposta n.º JF 70/2021, do Presidente da Junta, relativa ao Procedimento n.º E05/2021 – Empreitada de requalificação da Torre da Água.

o Proposta n.º JF 71/2021, da Vogal Cristina Mesquita, relativa ao Procedimento n.º A15/2021 – Fornecimento contínuo de peixe fresco para famílias carenciadas.

o Proposta n.º JF 72/2021, do Presidente da Junta, relativa ao Procedimento n.º A18/2021 - Concessão da Cafetaria do Largo da República.

o Proposta n.º JF 73/2021, do Presidente da Junta, relativa ao Procedimento n.º A17/2021 – Fornecimento e instalação de um sistema de bombagem solar para aproveitamento de água na Rua do Pinheiro.

o Proposta n.º JF 74/2021, do Presidente da Junta, relativa ao Projeto “Aurora de Estrelas”.

o Proposta n.º JF 75/2021, do Presidente da Junta, relativa à candidatura ao Fundo Ambiental.

o Proposta n.º JF 76/2021, da Vogal Helena Cardoso, relativa à adjudicação do Procedimento n.º A14/2021 – Aquisição de serviços para as Colónias de Férias na Freguesia.

o Proposta n.º JF 77/2021, da Vogal Helena Cardoso, relativa ao apoio aos Valdevinos para a realização do "Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto".

o Proposta n.º JF 78/2021, da Vogal Helena Cardoso, relativa ao Procedimento n.º A16/2021 – Aquisição de serviços para as Colónias Férias para os Seniores.

o Proposta n.º JF 79/2021, do Vogal João Castanho, relativa à 6.ª alteração orçamental do ano de 2021.

o Proposta n.º JF 80/2021, da Vogal Helena Cardoso, relativa à limpeza dos espaços exteriores das escolas secundárias.

(8)

o Proposta n.º JF 81/2021, do Vogal João Castanho, relativa à prestação de contas do ano 2020.

o Proposta n.º JF 82/2021, da Vogal Cristina Mesquita, relativa à não adjudicação do Procedimento n.º A15/2021 – Fornecimento contínuo de peixe fresco para famílias carenciadas.

o Proposta n.º JF 83/2021, da Vogal Cristina Mesquita, relativa à abertura do Procedimento n.º A15A/2021 – Fornecimento contínuo de peixe fresco para famílias carenciadas.

o Proposta n.º JF 84/2021, do Presidente da Junta, relativa à adjudicação do Procedimento n.º A13/2021 – Aquisição de equipamentos de rega para os espaços verdes.

o Proposta n.º JF 85/2021, do Presidente da Junta, relativa ao protocolo a estabelecer com o Agrupamento de Escolas Agualva e Mira Sintra para o estágio de informática de dois alunos.

o Proposta n.º JF 86/2021, do Presidente da Junta, relativa ao apoio à associação “Casa Seis” no âmbito do Programa Escolhas “Replay E8G”.

o Proposta n.º JF 87/2021, da Vogal Helena Cardoso, relativa ao Procedimento n.º A19/2021 - Aquisição de t-shirts para as colónias de férias.

o Proposta n.º JF 88/2021, do Vogal João Castanho, relativa à 7.ª alteração orçamental do ano de 2021 e 6.ª alteração ao PPI e PPA.

o Proposta n.º JF 89/2021, do Presidente da Junta, relativa à não adjudicação do Procedimento n.º E03/2021 – Empreitada de Pintura de muros públicos.

o Proposta n.º JF 90/2021, do Presidente da Junta, relativa à abertura do Procedimento n.º E03A/2021 – Empreitada de Pintura de muros públicos.

o Proposta n.º JF 91/2021, da Vogal Helena Cardoso, relativa à iniciativa “Cinema ao ar livre”.

o Proposta n.º JF 92/2021, do Vogal João Castanho, relativa ao inventário do ano de 2021.

• Despachos efetuados pelo Presidente durante o segundo trimestre

Todos os Despachos estão disponíveis na plataforma eletrónica da Junta de Freguesia:

http://www.jf-agualvamirasintra.pt.

o Despacho n.º P07/2021 - Atualização das regras de funcionamento no âmbito da pandemia Covid-19.

o Despacho n.º P08/2021 - Perfis funcionais dos novos funcionários da Junta de Freguesia. o Despacho n.º P09/2021 – Mapa de férias para o ano de 2021.

o Despacho n.º P10/2021 – Pedido de cedência por mobilidade da funcionária da carreira técnica superior Ana Raquel Lopes Graça Fernandes de Melo Jerónimo. o Despacho n.º P11/2021 – Pedido de cedência por mobilidade da funcionária da

carreira assistente técnica Alexandra Carla Correia Gama.

o Despacho n.º P12/2021 – Constituição do Conselho Coordenado do SIADAP. • Acompanhamento das Obras Municipais em curso

Temos efetuado um acompanhamento próximo das obras municipais previstas ou em curso:

o Recuperação das Escolas primárias da Freguesia

Temos efetuado o acompanhamento do Plano de Investimento apresentado pela Câmara Municipal de Sintra, na requalificação das escolas, em que foram lançadas e adjudicadas diversas empreitadas nas escolas da Freguesia.

(9)

Temos efetuado o acompanhamento da empreitada de reabilitação dos fundos vazados dos edifícios municipais na Rua Fundação D. Pedro IV, com um valor estimado de €288.720,20, que se encontra em fase de conclusão.

o Reabilitação de vias rodoviárias

Temos acompanhado a evolução das empreitadas de requalificação de vias rodoviárias, e que se encontram em execução.

A Câmara Municipal de Sintra, em coordenação com a Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra para a definição das prioridades, está a realizar a requalificação de um conjunto importante de arruamentos na cidade de AgualvaCacém, integrada numa empreitada com um valor global próximo de 300 mil euros.

No âmbito desta intervenção, está agora em curso a obra de requalificação da Rua António Nunes Sequeira, integrada no Plano de Requalificação de Vias Rodoviárias (PRVR) da Câmara Municipal de Sintra, efetuada na sequência da solicitação da Junta de Freguesia.

Esta intervenção prevê a redução da largura da via em alguns troços, para uniformizar a largura em toda a rua e permitir a existência de estacionamento perpendicular. Com esta obra está prevista a criação de mais 56 lugares de estacionamento, a supressão de barreiras arquitetónicas que impedem a circulação nos passeios e o enterramento dos contentores de resíduos.

o Construção da via ciclável e pedonal de ligação entre o Parque Linear D. Domingos

Jardo e o Parque de Fitares

Temos acompanhado a execução da empreitada, que corresponde à concretização de um sonho antigo partilhado pelas Juntas de Freguesias de Agualva e Mira Sintra, Cacém e São Marcos e de Rio de Mouro.

Para além desta ligação ao longo da Ribeira das Jardas, em Agualva e Mira Sintra, esta empreitada permite o enterramento dos Ecopontos existentes.

Existe uma calendarização definida para a realização de qualquer empreitada, necessária porque existem tarefas que precedem ou são precedidas por outras, o que não permite que a sua conclusão seja a que por vezes mais gostaríamos.

Todos lamentamos os inconvenientes das obras, especialmente pelos

condicionamentos ao escasso estacionamento existente, apelando para a compreensão de todos os afetados por esta importante obra.

o Requalificação da Avenida D. Nuno Álvares Pereira e Praceta Armada das Índias,

integradas no Área de Reabilitação Urbana de Agualva

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a adjudicação da reabilitação da Av. D. Nuno Álvares Pereira e respetivas ligações, em Agualva, num investimento de 1 milhão e 976 mil euros.

Pretende-se com esta empreitada requalificar e valorizar do espaço público da zona prevendo-se o reperfilamento com redução da faixa de rodagem, regularização da via, promovendo uma melhor circulação e estacionamento automóvel, bem como a segurança da circulação de peões. O projeto de requalificação e beneficiação contempla a Avenida D. Nuno Álvares Pereira e respetivas ligações viárias, Travessa dos Bons Amigos, Praceta D. Nuno Álvares Pereira, R. do Bom Jesus do Alto, Rua Vasco da Gama e Praceta Armada das Índias.

Em termos paisagísticos, a reabilitação tem por objetivo primordial a criação de um corredor verde valorizando deste modo todo este espaço que se pretende que seja um local de encontro, partilha e lazer com uma multiplicidade de funções interligadas entre si, respondendo às necessidades dos utilizadores.

Serão utilizadas espécies de vegetação autóctones ou bem-adaptadas ao clima local, de forma a garantir uma melhor adaptação e consequentemente uma menor

(10)

necessidade de água para a rega e manutenção.

Relativamente ao mobiliário urbano propõe-se a implantação de diversos equipamentos distribuídos por toda a zona, com o intuito dos utilizadores usufruírem ao máximo do espaço.

• Jardim da Quinta da Fidalga

Mantem-se a colaboração de um funcionário da Junta de Freguesia para a sua abertura e encerramento diário, garantindo assim a segurança noturna do espaço.

EMPREITADAS DE CONSERVAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO

• Procedimento E04/2020 -Aquisição de serviços de conservação de calçadas na Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra

Acompanhamento do procedimento para a aquisição de serviços adjudicada até ao valor de €20.000,00 (vinte mil euros), ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor, adjudicada à empresa “N Calçadas Unipessoal, Lda.”, destinada a complementar as intervenções realizadas pelo Núcleo de Espaço Público.

• Procedimento E05/2020 - Aquisição de serviços de conservação de equipamentos diversos na Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra

Acompanhamento do procedimento para a aquisição de serviços adjudicada até ao valor de €20.000,00 (vinte mil euros), ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor, adjudicada à empresa “Paredes & Paredes, Lda.”, destinada a complementar as intervenções realizadas pelo Núcleo de Espaço Público.

AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS

• Procedimento n.º A11/2019 – Aquisição de serviços para o Fornecimento de combustíveis

para a Junta de Freguesia

Acompanhamento da prestação de serviços à “BP Portugal, S.A.” até ao montante máximo de €27.360,00 (vinte e sete mil trezentos e sessenta euros), ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor.

• Procedimento n.º A08/2020 – Aquisição de serviços para fornecimento de lonas

publicitárias

Acompanhamento da prestação de serviços da empresa “Utilteam”, correspondendo a um encargo total máximo de €1.439,10.

• Procedimento n.º A09/2020 – Aquisição de serviços para manutenção do equipamento

informático da Junta de Freguesia

Acompanhamento da prestação de serviços da empresa “Geeksquad, Lda.”, correspondendo a um encargo total de €4.190,04 (quatro mil cento e noventa euros e quatro cêntimos).

• Procedimento n.º A11/2020 – Aquisição de serviços para as aulas de Zumba “Há Zumba

no Largo”

Acompanhamento da prestação de serviços de Catarina Gariso, correspondendo a um encargo total de € 2.214,00, através de aulas transmitidas através do Facebook, pelas condicionantes impostas pela luta à pandemia Covid-19.

• Procedimento n.º A12/2020 – Aquisição de serviços para o fornecimento de

medicamentos para famílias referenciadas pelo Núcleo de Ação Social

Acompanhamento da prestação de serviços às “Farmácia Central” e “Farmácia Guerra

Rico”, correspondendo a um encargo total máximo de €2.000,00.

• Procedimento n.º A14/2020 – Aquisição de serviços para cedência das instalações do

(11)

Foi retomada a prestação de serviços ao “Ginásio Z-Gym”, correspondendo a um encargo total de €2.922,48, pelas condicionantes impostas pela luta à pandemia Covid-19.

• Procedimento n.º A16/2020 – Aquisição de serviços para a gestão das páginas eletrónicas

da Junta de Freguesia

Acompanhamento da prestação de serviços de João Dábrio, correspondendo a um encargo total de €1.500,00.

• Procedimento n.º A17/2020 – Aquisição de serviços para a impressão e distribuição de

publicações trimestrais da Junta de Freguesia

Acompanhamento da prestação de serviços às empresas “4/4 Cores” e “Totalmédia”, correspondendo a um encargo total máximo de €4.846,20.

• Procedimento n.º A27/2020 – Aquisição de serviços para a manutenção e conservação

de espaços públicos ajardinados – CECD

Acompanhamento da execução do contrato manutenção dos espaços verdes, adjudicado ao “CECD Mira Sintra - Centro de Educação para o Cidadão com

Deficiência, CRL”, correspondendo a um encargo total em 2020 de €82.500,00.

• Procedimento n.º A28/2020 – Aquisição de serviços para a aplicação informática Balcão

virtual

Acompanhamento da prestação de serviços da empresa “Fresoft - Soluções Informáticas,

Lda,”, correspondendo a um encargo total de €2.926,91, e que estará em breve em

funcionamento.

• Procedimento n.º A48/2020 – Aquisição de serviços para a manutenção e conservação

de espaços públicos ajardinados

Acompanhamento dos contratos para a manutenção dos espaços verdes, adjudicados no lote 1 à Empresa “Recolte, Serviços e Meio Ambiente, S.A.”, no montante de

€74.399,76 (setenta e quatro mil, trezentos e noventa e nove euros e setenta e seis

cêntimos), ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor, e no lote 2 à empresa “Hosiplante – Projecto, Execução e Manutenção, de Espaços Verdes, Lda.”, no montante de €55.495,68 (cinquenta e cinco mil, quatrocentos e noventa e cinco euros e sessenta e oito cêntimos), ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor.

• Procedimento n.º A49/2020 – Aquisição de serviços para assistência das aplicações

informáticas

Acompanhamento da prestação de serviços da empresa “Fresoft - Soluções Informáticas, Lda.”, correspondendo a um encargo total de €6.842,40, ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor.

• Procedimento n.º A51/2020 – Aquisição de serviços para a fiscalização das Feiras da Freguesia

Acompanhamento da prestação de serviços de José Manuel Ramos, correspondendo a um encargo total de €4.800,00.

• Procedimento n.º A01/2021 – Aquisição de serviços para a consultadoria contabilística da

Junta de Freguesia

Acompanhamento da prestação de serviços à empresa “LocalGest - Serviços

Contabilidade e Gestão”, correspondendo a um encargo total de €8.400,00.

• Procedimento n.º A02A/2021 – Aquisição de uma viatura ligeira mercadorias caixa aberta A viatura adquirida já foi entregue pela empresa “UNIVEX – Comércio de Automóveis, Sociedade Unipessoal, Lda.”, pelo preço contratual de €33.928,02 (trinta e três mil novecentos e vinte e oito euros e dois cêntimos), ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor.

Estão a ser ultimados os procedimentos necessários para que esta possa entrar em serviço.

(12)

• Procedimento n.º A03/2021 – Aquisição de serviços para serviços de apoio ao Núcleo de

Ação Social

Acompanhamento da prestação de serviços de Sofia de Guadalupe Torres Morgado, correspondendo a um encargo total de €2.550,50.

• Procedimento n.º A04/2021 – Aquisição de serviços para a gestão de ocorrências do

Espaço Público - Onfield

Acompanhamento da prestação de serviços à empresa “Querie - Consultadoria

Informática, Lda.”, correspondendo a um encargo total de €5.880,50, a que acresce o

IVA à taxa legal aplicável.

• Procedimento n.º A05/2021 – Aquisição de serviços para a aquisição de fornecimento

contínuo de papel

Acompanhamento da prestação de serviços à empresa “MaxOne Ofice 360ª”, correspondendo a um encargo total de €1.061,00, a que acresce o IVA à taxa legal aplicável.

• Procedimento n.º A07/2021 – Aquisição de serviços para a Aquisição de testes antigénio

no âmbito da pandemia Covid-19

Acompanhamento da prestação de serviços à empresa “Unilabs”, correspondendo a um encargo total de €5.700,00, a que acresce o IVA à taxa legal aplicável.

• Procedimento n.º A08/2021 – Aquisição de serviços para o fornecimento contínuo de

produtos alimentares para o Núcleo de Ação Social

Adjudicação do fornecimento contínuo de produtos alimentares à empresa “Recheio

Cash e Carry”, correspondendo a um encargo total máximo de € 14.980,00, a que acresce o IVA à taxa legal aplicável.

• Procedimento n.º A10/2020 – Aquisição de serviços para fornecimento contínuo de carne

Acompanhamento do fornecimento contínuo de carne à empresa “Talho Carnes

Fernandes”, correspondendo a um encargo total máximo de €10.589,40, a que acresce o

IVA à taxa legal aplicável.

PELOURO FINANCEIRO

No cumprimento do estabelecido no Decreto-Lei n.º 192/2015, de 11 de setembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 85/2016, de 21 de dezembro, que aprovou o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), e na alínea e) do n.º 2 do Art.º 9.º da Lei n.º 75/2013, de 22 de setembro, apresenta-se situação financeira da Junta de Freguesia de Agualva e Mira-Sintra, referente à data de 31 de maio de 2021.

No presente relatório é feita uma análise da execução orçamental, no período compreendido entre 1 de janeiro e 31 de maio de 2021, por forma a ter-se uma noção sobre a evolução financeira da Freguesia.

(13)

• Análise Orçamental – Receitas Totais

A receita orçamental efetiva (não inclui saldo da gerência anterior) cobrada, ascendeu 960 274,54 euros, conforme detalhe apresentado no quadro que se segue:

No período em referência, a execução da receita atingiu 48,70% da receita prevista. No que se refere às receitas correntes, o capítulo das receitas mais representativo foi o das “Transferências Correntes”, com o montante de 887 703,98 euros, o que equivale a 92,44% das receitas arrecadadas.

ORÇAMENTO DA RECEITA

Código Descrição Previsto Receita Cobrada Saldo Grau de Execução % Receita Total

01 Impostos Diretos 40 000,00 € 2 219,95 € 37 780,05 € 5,55% 0,23% 04 Taxas, multas e outras penalidades 63 752,00 € 16 526,80 € 47 225,20 € 25,92% 1,72% 05 Rendimentos de propriedade 100,00 € 0,00 € 100,00 € 0,00% 0,00% 06 Transferências Correntes 2 078 253,62 € 887 703,98 € 1 190 549,64 € 42,71% 92,44% 07 Venda de Bens e Serviços Correntes 73 149,20 € 5 485,70 € 67 663,50 € 7,50% 0,57% 08 Outras Receitas Correntes 798,00 € 3 183,92 € -2 385,92 € 398,99% 0,33% 09 Venda de Bens de Investimento 2,00 € 0,00 € 2,00 € 0,00% 0,00% 10 Transferências de Capital 43 051,00 € 43 050,00 € 1,00 € 100,00% 4,48% 15 Reposições não abatidas nos pagamentos 100,00 € 2 104,19 € -2 004,19 € 2104,19% 0,22% Total das Receitas (-saldo) 2 299 205,82 € 960 274,54 € 1 338 831,28 € 41,77% 100%

16 Saldo da Gerência Anterior 310 692,40 € 310 692,40 € 0,00 € 0,00% 100%

Total das Receitas 2 609 898,22 € 1 270 966,94 € 1 338 931,28 € 48,70%

Receita

Agualva e Mira Sintra

31 maio 2021

Impostos Diretos Taxas, multas e outras penalidade s Rendimento s de propriedad e Transferênci as Correntes Venda de Bens e Serviços Correntes Outras Receitas Correntes Venda de Bens de Investimento Transferênci as de Capital Total das Receitas Previsto 40 000,00 63 752,00 100,00 € 2078 253,6 73 149,20 798,00 € 2,00 € 43 051,00 2609 898,2 Receita Cobrada 2 219,95 € 16 526,80 0,00 € 887 703,98 5 485,70 € 3 183,92 € 0,00 € 43 050,00 1270 966,9

(14)

• Análise Orçamental – Comparativo da Receita

Descrição Receita 2020 Receita 2021 Variação

Valor %

Impostos Diretos 2 663,21 € 2 219,95 € -443,26 € -16,64%

Taxas, multas e outras penalidades 20 230,70 € 16 526,80 € -3 703,90 € -18,31%

Rendimentos de propriedade 0,00 € 0,00 € 0,00 € ----

Transferências Correntes 498 531,56 € 887 703,98 € 389 172,42 € 78,06% Venda de Bens e Serviços Correntes 20 375,29 € 5 485,70 € -14 889,59 € -73,08%

Outras Receitas Correntes 296,37 € 3 183,92 € 2 887,55 € 974,31%

Venda de Bens de Investimento 0,00 € 0,00 € 0,00 € ----

Transferências de Capital 111 841,36 € 43 050,00 € -68 791,36 € ---- Reposições não abatidas nos

pagamentos 0,00 € 2 104,19 € 2 104,19 € ----

Total das Receitas 653 938,49 € 960 274,54 € 306 336,05 € 46,84%

Comparativamente ao ano 2020, verifica-se um aumento da receita cobrada face ao mesmo período de 2021, em cerca de 46,84%, resultado de um acréscimo de 306 336,05 euros, do total da receita arrecadada.

Este aumento é justificado, em parte, pelas receitas arrecadadas referentes às transferências correntes, que corresponde às verbas provenientes reforço dos contratos interadministrativos com o Município de Sintra, e às transferências de competências provenientes da DGAL.

• Análise Orçamental – Despesas por Capítulo Económico

No período correspondente a 31 de maio de 2021, o detalhe das despesas, apresenta-se como segue:

ORÇAMENTO DA DESPESA - Capítulo Económico

Código Descrição Dotações Despesa Paga Saldo Grau de Execução % Despesa Total

01 Despesas com o Pessoal 664 652,46 € 203 782,64 € 460 869,82 € 30,66% 32,60%

02 Aquisição de Bens e Serviços 1 511 568,13 € 364 428,58 € 1 147 139,55 € 24,11% 58,30%

04 Transferências Correntes 107 194,25 € 32 701,73 € 74 492,52 € 30,51% 5,23%

06 Outras Despesas Correntes 23 619,72 € 11 282,28 € 12 337,44 € 47,77% 1,80%

07 Aquisição de Bens de Capital 302 863,66 € 12 892,26 € 289 971,40 € 4,26% 2,06%

Total das Despesas 2 609 898,22 € 625 087,49 € 1 984 810,73 € 23,95% 100%

Despesa

Agualva e Mira Sintra 31 maio 2021

Despesas com o Pessoal Aquisição de Bens e Serviços Transferências Correntes Outras Despesas Correntes Aquisição de Bens de Capital

Dotações 664 652,46 € 1511 568,13 € 107 194,25 € 23 619,72 € 302 863,66 €

(15)

A despesa total executada no período em análise, ascendeu a 625.087,49 euros, atingindo 23,95%.

O capítulo económico que mais contribui para a despesa total foi o da “Aquisição de Bens e Serviços”, ascendeu a 364 428,58 euros, o que equivale a 58,30%.

• Análise Orçamental – Comparativo da Despesa

Neste âmbito, e comparativamente com o mesmo período do ano anterior, regista-se um aumento da despesa que ronda os 31%, conforme é indicado no quadro seguinte.

Rubricas da Despesa Realização Variação

Ano 2020 Ano 2021 Valor %

01-Despesas com o pessoal 196 087,20€ 203 782,64 € 7 695,44 € 3,92% 02-Aquisição de bens e serviços 245 764,33€ 364 428,58 € 118 664,25 € 48,28% 04-Transferências correntes 21 136,89€ 32 701,73 € 11 564,84 € 54,71% 06-Outras despesas correntes 1 220,80€ 11 282,28 € 10 061,48 € 824,17% 07-Aquisição de bens de capital 13 141,42€ 12 892,26 € -249,16 € -1,90%

Total da Despesa 477 350,64 € 625 087,49 € 147 736,85 € 30,95%

• Análise Orçamental – Despesas total por Orgânica

No quadro seguinte, pode constatar-se que as “Obras e Equipamentos, Manutenção e Conservação Espaço Público" é a classificação orgânica que tem maior peso na estrutura de custos. Representa 33,32% da despesa executada, com 208 277,58 euros.

ORÇAMENTO DA DESPESA - Orgânica

Código Descrição Dotações Despesa Paga Saldo Grau de Execução % Despesa Total

01 Administração Autárquica 474 317,01 € 157 751,02 € -316 565,99 € 33,26% 25,24% 02 Acção Social, Saúde e Integração Social 232 621,49 € 51 103,33 € -181 518,16 € 21,97% 8,18%

03 Educação e Cultura 182 411,71 € 38 847,66 € -143 564,05 € 21,30% 6,21%

04 Desporto, Juventude e Ambiente 37 988,87 € 5 286,50 € -32 702,37 € 13,92% 0,85%

05 Feiras e Mercados 9 020,00 € 2 443,87 € -6 576,13 € 27,09% 0,39%

06 Obras e Equipamentos, Manutenção e

Conservação Espaço Público 1 062 010,10 € 208 277,58 € -853 732,52 € 19,61% 33,32%

07 Transportes e Mobilidade 73 318,88 € 21 866,51 € -51 452,37 € 29,82% 3,50%

08 Orçamento Participativo 32 800,00 € 0,00 € -32 800,00 € 0,00% 0,00%

09 Terceira Idade e USIAMS 61 167,95 € 18 169,13 € -42 998,82 € 29,70% 2,91%

10 Higiene Publica 444 242,21 € 121 341,89 € -322 900,32 € 27,31% 19,41% Administraçã o Autárquica Acção Social, Saúde e Integração Social Educação e Cultura Desporto, Juventude e Ambiente Feiras e Mercados Obras e Equipamento s, Manutenção e Conservação Espaço Público Transportes e Mobilidade Orçamento Participativo Terceira Idade e USIAMS Higiene Publica Total das Despesas Dotações 474 317,01 232 621,49 182 411,71 37 988,87 9 020,00 € 1062 010,1 73 318,88 32 800,00 61 167,95 444 242,21 2609 898,2 Despesa Paga 157 751,02 51 103,33 38 847,66 5 286,50 € 2 443,87 € 208 277,58 21 866,51 0,00 € 18 169,13 121 341,89 625 087,49

(16)

• Resultado da Execução Orçamental

Analisada a execução orçamental, verifica-se que a relação Receita/Despesas, acrescendo o saldo da gerência anterior, obtemos o saldo de 645 879,45 euros.

Execução Orçamental Euros

Saldo Ano Anterior (1) 310 692,40

Receitas (2) 960 274,54

Despesas (3) 625 087,49

Saldo de Execução Orçamental (1)+(2)-(3) + 645 879,45

Em anexo, são apresentados os seguintes mapas:

• Demonstração de Execução Orçamental da Receita; • Demonstração de Execução Orçamental da Despesa; • Fluxos de Caixa;

• Resumo Diário de Tesouraria; • Execução PPI;

• Execução PPA.

PELOURO DE AÇÃO SOCIAL

A Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, dispõe de uma Programa de Emergência Social, integrado na Comissão Social da Freguesia, através da qual disponibiliza à população da Freguesia um conjunto de iniciativas que visam proteger e apoiar os indivíduos e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

AÇÃO SOCIAL

• Análise e avaliação da Insuficiência Económica - atestados

Durante o período em apreço foram avaliados 11 atestados de insuficiência económica. • Atendimento/Acompanhamento de Famílias

De 29 de março 2021 a 18 de junho 2021, o núcleo de ação social realizou 369 atendimentos.

Convém salientar o aumento do número de famílias a solicitar apoio devido ao COVID-19. Famílias que com a diminuição do seu orçamento familiar (foram dispensadas dos seus trabalhos ou tiveram de prestar assistência à família) se deparam com a dificuldade em pagar as suas despesas fixas e as despesas com alimentação.

No período em apreço foram ainda realizadas 38 visitas domiciliárias. • Regulamento de Apoios Sociais e Acordos de Parceria

No âmbito do Regulamento dos Apoios Sociais, deu-se continuidade aos acordos de parceria, com a Farmácia Central e Farmácia Guerra Rico para aquisição de medicamentos.

Em janeiro de 2021 estabeleceu-se um novo acordo de parceria com a Farmácia Rodrigues Garcia por forma a responder mais e melhor a todos os pedidos de apoio. Deu-se também continuidade ao acordo de parceria com o Talho Carnes Fernandes, para aquisição de carne.

(17)

Os apoios previstos são de natureza excecional e temporária, tendo como população alvo a população que se enquadra no referido regulamento e considerando que a participação da Freguesia tem como objetivo intervir nas situações de maior exclusão e vulnerabilidade social.

Durante este período foram atribuídos 46 apoios para medicação, 209 para aquisição de pacotes de carne, conforme o previsto nos acordos de parceria e no apoio às instituições.

• Parcerias

Assegurou-se a parceria com a Fundação D. Pedro IV, na gestão e manutenção das Unidades Residenciais do Lote 2.

A Junta de Freguesia disponibilizou as Técnicas de Serviço Social, para a participação no programa de Cuidados Continuados do ACES (não houveram reuniões neste período), no apoio ao desenvolvimento de projetos e no seguimento de situações de indivíduos e famílias da freguesia.

AJUDA ALIMENTAR

• Pacote de Emergência alimentar

Atendendo ao número crescente de pedidos diários ao nível do que é mais básico - a alimentação, os munícipes que acorram a solicitar ajuda, são numa primeira linha ajudados com um “Kit” de alimentos e depois encaminhados para o núcleo de ação social.

No período em apreço foram atribuídos 35 pacotes de ajuda alimentar com carater de emergência a famílias em situação de grave carência.

• Mercearia Solidária

Prestou-se o apoio a 151 famílias, 444 beneficiários, apoio efetuado através da Mercearia Solidária.

Para o efeito distribuímos notas, designadas de “Moinhos”, que são atribuídas de acordo com o agregado familiar de cada uma das famílias apoiadas.

Com estes “Moinhos” as famílias poderão deslocar-se às segundas-feiras e quintas-feiras à

Mercearia Solidária e aí adquirir os produtos alimentares e de higiene pessoal de que

mais necessitem, sem estarem restritos aos produtos e quantidades físicas anteriormente entregues.

O valor entregue em “Moinhos” é variável em função do agregado familiar, sendo de 40 “Moinhos” para famílias monoparentais e crescente com o número de elementos do agregado.

• POAPMC

“O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas pretende ser um

instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal.

Considerando que as principais causas são estruturais, mas agravadas por fatores conjunturais, o Programa foi desenhado (tendo como foco os referidos objetivos) numa lógica de intervenção mediante apoio alimentar e outros bens de consumo básico, assim como no desenvolvimento de medidas de acompanhamento que capacitem as pessoas mais carenciadas a vários níveis, promovendo assim a sua inclusão.”

A JFAMS, como entidade parceira da Câmara Municipal de Sintra elaborou a listagem de famílias beneficiárias ao programa a serem validadas pela Segurança Social. Para uma maior justiça social foi feita a articulação com as entidades e serviços que intervém no território da freguesia.

Atualmente 530 pessoas estão a receber ajuda alimentar, 196 famílias. Todo este programa de apoio funciona na Mercearia Solidária, recebendo-se periodicamente os géneros previamente atribuídos a cada família, efetuando-se de seguida a sua distribuição.

(18)

Este programa acarreta um volume de trabalho no Núcleo de Ação Social, onde para além de todo o acompanhamento das famílias, se procede à gestão da base de dados do programa, à emissão de credenciais, gestão de stocks, armazenamento, plano de distribuição e ações de acompanhamento.

• Paróquia de São Francisco de Assis – Banco alimentar

Parceria com a Paróquia de São Francisco de Assis para sinalização, avaliação, reavaliação e acompanhamento de 3 famílias apoiadas no âmbito do banco alimentar. • Cantina Social em parceria com a CERCITOP

Face à principal carência identificada – ajuda alimentar, deu-se continuidade à parceria com a CERCITOP.

Esta parceria requereu uma gestão sistemática, atendimento, avaliação das famílias e articulação com os técnicos responsáveis pela gestão desta resposta. Em média estão a ser servidas 45 refeições diárias a famílias acompanhadas por este Núcleo de Ação Social.

• Transporte de géneros alimentícios do Banco Alimentar

A Junta de Freguesia no âmbito das parcerias existentes e consciente das dificuldades de recursos que as diversas instituições têm no que se refere ao transporte de géneros do Banco Alimentar, cede mensalmente transporte e motorista ao Sócio Caritativo de Mira Sintra, à Caritas de Agualva e à PROBEM (duas vezes mês).

COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA

• Núcleo Executivo

Neste período não foram realizadas reuniões, mas houve uma permanente articulação entre os técnicos por contactos não presenciais.

• Comissão de Acompanhamento Integrado ás Famílias de Agualva e Mira Sintra

No período compreendido entre 29 de março 2021 e 18 de junho 2021 não foram realizadas reuniões. Importante mencionar que apesar de não haverem reuniões presenciais os técnicos continuam a articular telefonicamente e via e-mail.

• Comissão Especializada de Ajuda Alimentar Neste período não foram realizadas reuniões.

Manteve-se um trabalho contínuo de articulação entre a ação social e as instituições que prestam ajuda alimentar.

Foi feito o encaminhamento e priorização dos utentes de todo o núcleo de ação social para as respostas de ajuda alimentar, cantina social, e outras entidades que dispõem de vagas nesta área, controle e articulação bem como gestão global da lista de espera e seus movimentos e encaminhamentos;

Foi feita a gestão da base de dados de ajuda alimentar (inserção, alterações da base de dados com NISS da população que as instituições apoiam, solicitação aos diversos parceiros da informação respetiva, inserção de NISSs e verificação de respostas por NISS, cruzamento de informação e gestão global desta base e seus movimentos).

Nesta fase de pandemia, em que os pedidos de apoio alimentar aumentaram significativamente, abordou-se a necessidade de se manterem os parceiros atualizados ao nível da gestão de vagas para apoio alimentar.

GABINETE DE APOIO PSICOLÓGICO

No âmbito do Gabinete de Apoio Psicológico que surge como resposta às necessidades e problemas do foro psicológico e outros existentes na freguesia, procurando funcionar numa perspetiva essencialmente preventiva e de apoio nas diferentes vertentes da sua atividade. Entre os serviços a prestar à comunidade destaca-se o aconselhamento, avaliação e

(19)

acompanhamento psicológico, nomeadamente na área da violência doméstica.

No período de 29 de março 2021 e 18 de junho 2021, foram recebidos 32 pedidos de apoio

psicológico e realizados 26 atendimentos individuais de acompanhamento e avaliação

psicológica a crianças, jovens e adultos.

GABINETE DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O Gabinete de Apoio Psicológico surge como resposta às necessidades e problemas do foro psicológico e outros existentes na freguesia, procurando funcionar numa perspetiva essencialmente preventiva e de apoio nas diferentes vertentes da sua atividade.

Entre os serviços a prestar à comunidade destaca-se o aconselhamento, avaliação e acompanhamento psicológico, nomeadamente na área da violência doméstica.

No período de 29 de março 2021 e 18 de junho 2021, foram recebidos 32 pedidos de apoio

psicológico e realizados 26 atendimentos individuais de acompanhamento e avaliação

psicológica a crianças, jovens e adultos.

PROJETO ESCOLHAS VIV@CIDADE E8G

Deu-se início à 8.ª geração do Programa Escolhas - Viv@cidade, tendo como entidade gestora a associação “Olho Vivo – Associação para a Defesa do Património, Ambiente e

Direitos Humanos”.

A Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra assumiu esse papel, considerando a multiculturalidade que caracteriza a cidade de AgualvaCacém, principalmente por representar 63% da população residente na área de influência da anterior 7.ª geração do programa Escolhas - Viv@cidade (antigas Freguesias de Agualva e do Cacém).

São parceiros a Câmara Municipal de Sintra, a União de Freguesias de Cacém e São Marcos, a CPCJ Sintra Oriental, o Agrupamento de Escolas António Sérgio, a SEA – Agência de Empreendedores Socais, o Agrupamento de Escolas António Sérgio e a Escola Ferreira Dias.

PELOURO DO DESPORTO

O Gabinete de Ação Técnica Desportiva da Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, tendo como um dos principais objetivos a promoção de hábitos de vida saudáveis, dinamizou, mesmo com as restrições impostas pelo governo, no âmbito das medidas de prevenção de propagação e contágio do COVID-19, tem promovido a atividade possível no atual contexto epidemiológico.

Descrevemos as atividades pontuais desenvolvidas e a desenvolver entre os meses de janeiro, fevereiro e março.

• Caminhadas

No âmbito do programa de atividades desportivas da Junta de Freguesia, retomámos as caminhadas, no dia 17 de maio ao Santuário da Peninha.

• Zumba

Como tem vindo a ser habitual, as aulas de Zumba dadas pela instrutora Catarina Gariso continuam a ser um sucesso e estão já bastante enraizadas na rotina semanal dos fregueses.

(20)

Estas aulas decorreram, no Largo da República, às segundas-feiras, pelas 19.00. De referir que as aulas mantêm a sua vertente solidária, com a entrega de um bem de primeira necessidade como forma de “participação” por cada pessoa presente na aula.

• Ginástica Sénior

Considerando que é objetivo da Junta de Freguesia a promoção de hábitos saudáveis na comunidade, especialmente em crianças e seniores, o Gabinete de Ação Técnica Desportiva continua a desenvolver aulas semanais para quatro turmas de seniores, em Agualva (Z-Gym Bombeiros de Agualva-Cacém) e Mira Sintra (USCMS).

• Natação e Hidroginástica

No programa de Natação, que inclui aulas para crianças desde os 6 anos até ao público sénior, com aulas na piscina da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém.

PELOURO DO AMBIENTE E AUGI

AMBIENTE

• Análise aos avisos referentes ao Eixo de Financiamento PT2020, nomeadamente ao Programa de parcerias para o Impacto, POISE.

• Aferição e revisão da Candidatura Eco-Freguesias XXI com a ABAE, com o objetivo de subir uma classificação já bem cotada à data da entrega.

• Colaboração no mês de abril com a CMS na candidatura do Município de Sintra ao Programa ECOXXI da ABAE.

• Participação a 20 de abril no webinar sobre Florestas Sustentáveis uma organização da Associação Bandeira Azul da Europa, em parceria com a FSC Portugal.

• Participação a 29 de abril na sessão Ponto de Encontro "Compromisso Verde e Ação Climática em Lisboa", Lisboa, uma cidade neutra em carbono até 2050.

• Participação a 17 de maio no Webinar "Resíduos e Boas Práticas", realizado pelo Município de Sintra, em parceria com os SMAS.O evento virtual centrou o seu foco na problemática dos resíduos gerados nas rotinas diárias, o seu encaminhamento e destino, mas também os principais problemas encontrados no Concelho de Sintra.

• Participação a 25 de maio na Sessão Ponto de Encontro "Qualidade do ar em lisboa - Políticas e Instrumentos"

• Participação a 28 de maio na sessão Sistemas Alimentares Inovadores e Sustentáveis: O que acontece hoje em Lisboa". Esta abordou iniciativas de exploração de base regenerativa e de fortalecimento dos sistemas alimentares de cadeia curta de base local. Tendo presente o seu impacto no aumento da resiliência dos territórios às alterações climáticas, na promoção da biodiversidade e na aceleração da transição para sistemas económicos mais inclusivos e de base circular.

• Dinamização e comunicação da iniciativa do Eco-Escolas, no âmbito do Dia da Criança (1 de junho) e do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho). Esta atividade era dirigida a jovens dos 5 aos 25 anos e consistia na realização de um vídeo com uma mensagem sobre o seu contributo para mudar o mundo, tornando-o mais sustentável.

• Participação a 8 de junho no webinar “Controlo de Afluências Indevidas” realizado pelo SMAS de Sintra no dia. Para além de marcar o 75.º aniversário dos SMAS, este webinar assinalou o Dia Mundial dos Oceanos, data instituída em 2008 pelas Nações Unidas Este evento foi destinado aos funcionários dos SMAS, da Câmara Municipal de Sintra e às Juntas de Freguesia do concelho, mas também a representantes de entidades que integram a Iniciativa Nacional para o Controlo de Afluências Indevidas (IAFLUI), coordenada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e que conta, desde 2019, com a participação dos SMAS de Sintra.

(21)

• Indicação, planeamento e verificação com a CMS (Gabinete Técnico Florestal) de uma intervenção a ser realizada com a ASCENDI que objetivou a desmatação de uma área na parte norte da freguesia e que apresentava níveis elevados de risco de Incêndio. • Cooperação com um estudo de Mestrado de Ecologia e Ambiente da Faculdade de

Ciências da Universidade do Porto, que teve por tema o impacto ambiental que as máscaras descartáveis de proteção à COVID-19.

• Divulgação junto das escolas da freguesia das aações de sensibilização e educação ambiental da Tratolixo (atualmente em formato de sessão síncrona) dirigidas a toda a comunidade, nas escolas, instituições e empresas dos municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra. Os temas são: Resíduos Urbanos, Princípios gerais da Gestão de Resíduos Urbanos, Educação Ambiental.

• Aferição, planeamento e estruturação da solução de bombagem (com energia limpa-fotovoltaica) para os lagos em Mira Sintra.

• Cooperação com na Iniciativa Limpar a Freguesia ocorrida a 19/06 na zona da Fundação D. Pedro IV.

• Participação a 21 de junho na Cerimónia da entrega do Galardão Eco Freguesias XXI 2021 que ocorreu a na cidade de Pombal. A JFAMS para além da obtenção deste galardão, obteve uma menção de grau prata.

AUGI

Continuação do acompanhamento em parceria com a CMS e com a Administração Conjunta da AUGI Nº95 do Pedido de desclassificação da AUGI nº 95 – Grajal.

Foram efetuadas outras reuniões com vista à prestação de um maior apoio aos proprietários interessados em submeter o pedido de licenciamento das suas edificações. Atualmente, já foram apresentados vários pedidos de legalização que têm vindo a ser analisados pelos serviços municipais competentes.

As questões particulares de cada um dos pedidos têm sido discutidas com os titulares dos processos e respetivas equipas técnicas que os acompanham.

Em geral, pode-se concluir que a sessão de sensibilização e esclarecimento que decorreu nas instalações da Junta de Freguesia produziu os frutos desejados.

Este trabalho tem sido realizado sempre pela CMS, JFAMS e em contacto estreito com a Associação de Proprietários no sentido de colaborar na resolução de outras situações identificadas pela referida associação com o objetivo que a reconversão urbanística da AUGI decorra com o maior sucesso possível.

JUVENTUDE

• Participação a 16 de abril na tertúlia online “mindmymind - Faz-te ouvir” com a rede PONTO JA. Uma iniciativa promovida pela Agência ERYICA, e à qual o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) se associou, a Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo e o Centro de Juventude de Lisboa do IPDJ. Esta iniciativa ocorreu no âmbito das comemorações do Dia Europeu de Informação para Jovens (#EYD2021), que se celebrou a 17 de abril.

• Participação a 29 de abril na apresentação Programas da Juventude 2021 DRLVT do IPDJ

na área da Juventude, nomeadamente Tempos Livres e Voluntariado Jovem.

• Divulgação do concurso Mundial Multimédia para jovens promovido pela Unesco.

• Colaboração no Inquérito Pandemia da COVID-19 e habitação um inquérito que visou contribuir para a identificação dos impactos psicossociais da pandemia. O estudo, foi realizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Além do teste de força isométrica que foi realiza- do a cada duas semanas, foram realizados testes de salto vertical (squat jump e countermovement jump), verificação da

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida