• Nenhum resultado encontrado

Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019 Prova objetiva escrita para o cargo de: AUXILIAR DE OFICINA ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019 Prova objetiva escrita para o cargo de: AUXILIAR DE OFICINA ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019

Prova objetiva escrita para o cargo de:

AUXILIAR DE OFICINA

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término às 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 30 (trinta) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta, o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá marcar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 7. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

8. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

9. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Concurso Público 001/2019.

10. Boa prova.

11. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

12. Para levar o caderno de prova você deve permanecer na sala no mínimo até às 11h00min.

... Concurso Público Município de Guatambu - SC

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

A B C D

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

Leia o texto a seguir para responder as questões de 01 a 04.

Carne na alimentação: quais países lideram o ranking?

Muitas pessoas dizem estar reduzindo a carne ou cortando por completo este alimento de suas dietas, mas estatísticas mostram uma realidade diferente - inclusive no Brasil.

Muitas pessoas têm prometido diminuir o consumo de carne - ou cortá-la completamente de sua dieta -, seja para ser mais saudáveis, reduzir o impacto no meio ambiente, prezar pelo bem-estar dos animais ou uma combinação desses motivos.

Um terço dos britânicos afirma ter parado de comer carne ou reduzido sua ingestão, enquanto dois terços dos americanos dizem que estão comendo menos carne.

A tendência se deve em parte a iniciativas como a Segundas Sem Carne, em que adeptos passam o primeiro dia útil da semana sem comer esse alimento, e a Veganuary, que incentiva ficar um mês assim.

Ao mesmo tempo, diversos documentários e defensores do veganismo vêm destacando os possíveis benefícios de comer menos carne. Mas quais são os efeitos práticos dessa mudança de comportamento?

O consumo de carne no mundo aumentou rapidamente nos últimos 50 anos, e sua produção hoje é quase cinco vezes maior do que no início dos anos 1960 - de 70 milhões de toneladas passou para mais de 330 milhões em 2017.

Uma razão para isso é que há muito mais pessoas no mundo. No início da década de 1960, havia cerca de 3 bilhões. Hoje, somos mais de 7,6 bilhões.

Embora o crescimento populacional seja um dos fatores, isso não explica por que a produção de carne quintuplicou.

Quando comparamos o consumo em diferentes países, vemos que, tipicamente, quanto mais rico, mais carne é consumida. Não há apenas mais pessoas no mundo. Há mais pessoas que podem comprar carne. [...]

Em 2013, de acordo com os últimos dados disponíveis, os Estados Unidos e a Austrália lideravam o ranking global de consumo anual de carne. Juntamente com a Nova Zelândia e a Argentina, os dois países ultrapassaram a marca de mais de 100 kg por pessoa, o equivalente a cerca de 50 frangos ou metade de um boi.

Altos níveis de consumo de carne podem ser vistos em todo o Ocidente, e, na maioria dos países da Europa Ocidental, o consumo é de 80 a 90 kg por pessoa.

No outro extremo do espectro, em muitos dos países mais pobres do mundo, come-se pouca carne. O etíope médio, por exemplo, consome apenas 7 kg, os ruandeses, 8 kg, e os nigerianos, 9 kg. Trata-se de um patamar dez vezes menor que o da média europeia.

Esses números representam a quantidade de carne per capita disponível para consumo, mas não levam em consideração o alimento desperdiçado. Na realidade, as pessoas comem um pouco menos de carne do que isso. [...]

A Índia, no entanto, é uma importante exceção à regra. Enquanto a renda média triplicou desde 1990, o consumo de carne não seguiu o mesmo caminho.

É um equívoco presumir que a maioria dos indianos seja vegetariano - dois terços comem pelo menos um pouco de carne, de acordo com uma pesquisa realizada no país.

(4)

No entanto, o consumo de carne na Índia permaneceu reduzido. Com menos de 4 kg por pessoa por ano, é o menor do mundo. É provável que isso se deva em parte a fatores culturais, incluindo não comer certos animais por motivos religiosos. [...]

Mas em muitas nações, o consumo de carne vai muito além dos benefícios nutricionais básicos. Na verdade, pode ser um risco para a saúde. Estudos associam o consumo excessivo de carne vermelha e processada ao aumento do risco de doenças cardíacas, derrame e certos tipos de câncer.

Substituir carne ou bacon por frango pode ser, assim, um passo positivo. Essa troca também é melhor para o meio ambiente. Quando comparada com a carne de frango, a carne bovina tem um impacto três a dez vezes maior sobre o uso da terra, a água e as emissões de gases de efeito estufa. A carne de porco situa-se entre os dois.

Um futuro em que o consumo de carne é sustentável e equilibrado entre os países exigiria grandes mudanças. Isso significaria não apenas uma mudança nos tipos de carne que comemos, mas também na quantidade de carne que comemos.

Essencialmente, a carne teria que se tornar cada vez mais um "luxo".

Adaptado

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/2019/02/09/carne-na-alimentacao-quais-paises-lideram-o-ranking.ghtml

01- Pelas características predominantes do texto, assinale a alternativa que indica seu gênero textual.

a) Reportagem. b) Notícia. c) Crônica.

d) Texto prescritivo.

02- “(...) em que adeptos passam o primeiro dia útil da semana sem comer esse alimento (...).” 3º§.

Assinale a alternativa que corresponde ao significado do termo destacado na frase acima. a) Veganos.

b) Saudáveis. c) Partidários. d) Antagonistas.

03- “Embora o crescimento populacional seja um dos fatores, isso não explica por que a produção de carne quintuplicou.” 7º§.

A palavra sublinhada nesse período estabelece a seguinte relação de ideia: a) Concessão.

b) Causa. c) Conclusão. d) Explicação.

04- “É provável que isso se deva em parte a fatores culturais, incluindo não comer certos animais por motivos religiosos.” 15º§.

Por essa frase, pode-se considerar que o autor do texto revela uma posição de: a) Otimismo.

b) Ironia.

c) Determinação. d) Incerteza.

(5)

05- Um produtor rural irá fazer um canteiro retangular conforme figura abaixo. Utilizando as medidas, é correto afirmar que a área deste terreno será:

a) 60 m. b) 17 m². c) 60 m². d) 34 m.

06- A figura inscrita no cubo a seguir é um(a):

a) Prisma. b) Cone.

c) Pirâmide de base Quadrangular. d) Tetraedro.

07- Sobre unidades de medida, é correto afirmar que a unidade de medida de comprimento inglesa é o(a):

a) Jarda. b) Arroba. c) Hectare. d) Polegada.

08- É correto afirmar que 2 (duas) horas 24 (vinte e quatro) minutos e 36 (trinta e seis) segundos equivalem à:

a) 8674 s. b) 8676 s. c) 8566 s. d) 8664 s.

09- De acordo com o histórico do município de Guatambu - SC complete a lacuna abaixo e assinale a alternativa correta.

A história do município remonta os idos de 1910. "Segundo um registro do cartório de imóveis de Chapecó, instalou-se uma serraria no _______________ (hoje povoado pertencente a Guatambu) datado de 1911" (SILVA, 1998, p.21) e vários depoimentos orais comprovam a existência da comunidade desde o final do século XIX e os primeiros anos do século XX.

(6)

a) Município. b) Rio Uruguai. c) Porto Chalana. d) Rio dos Índios.

10- Guatambu - SC em 1938, e é elevado à categoria de Vila, pertencente a Chapecó e era chamado de:

(Fonte: https://www.guatambu.sc.gov.br)

a) Fazenda Faxinal do Tigre. b) Porto Chalana.

c) Pau Marfim. d) Lauro Müller.

Conhecimentos Específicos

11- Quando uma peça se encontra num estado em que há muita dificuldade para se retirar as sujidades impregnadas, como as crostas de carvão, deve-se utilizar:

a) Tíner.

b) Desengripantes.

c) Líquidos descarbonizantes. d) Solventes.

12- Com relação à manutenção de elevadores automotivos dentro de uma oficina, assinale a alternativa em que a afirmação não é verdadeira:

a) A lubrificação com graxa deve ser feita mensalmente.

b) A cada três meses é necessário reapertar todos os parafusos e porcas do equipamento. c) Pelo menos uma vez ao mês, a corrente e a correia devem ser esticadas.

d) Componentes como correias, rolamentos e porcas de nylon devem ser substituídos sempre que necessário.

13- Os agentes ergonômicos, apesar de não estarem contemplados na NR 9 como riscos ambientais, devem ser avaliados num ambiente de trabalho, pois também são considerados agentes causadores de danos à saúde do trabalhador. Assinale a alternativa que se refere aos agentes ergonômicos:

a) São representados pelas condições físicas no ambiente de trabalho, tais como ruído, calor, frio, vibração e radiações que, de acordo com as características do posto de trabalho, podem causar danos à saúde do trabalhador.

b) São substâncias compostas ou produtos que podem penetrar no organismo humano pela via respiratória na forma de gases e vapores, poeiras, fumos, névoas, neblinas, ou que pela natureza da atividade de exposição possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo humano através da pele ou por ingestão.

c) São micro-organismos presentes no ambiente de trabalho que podem penetrar no organismo humano pelas vias respiratórias através da pele ou por ingestão.

d) São os relacionados a fatores fisiológicos e psicológicos inerentes à execução das atividades profissionais. Esses agentes podem produzir alterações no organismo e no estado emocional dos trabalhadores, comprometendo sua saúde, segurança e produtividade.

(7)

14- O equipamento de proteção é todo e qualquer dispositivo individual (EPI) ou (EPC), de fabricação em série ou desenvolvido especialmente para o caso, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Para que o EPI – Equipamento de Proteção Individual tenha validade legal ele deve possuir:

a) Nota Fiscal.

b) Certificado de Aprovação. c) Fabricação Nacional. d) Selo do INMETRO.

15- O uso do óleo lubrificante no motor, é fundamental para garantir o bom funcionamento de um veículo. Além de lubrificar as peças do motor, esse fluido desempenha outras funções importantes, exceto:

a) Carregar impurezas geradas na combustão, evitando a formação de depósitos. b) Manter a temperatura do motor, impedindo o superaquecimento.

c) Contribuir para a economia de combustível, reduzindo as emissões de poluentes. d) Aumentar a taxa de compressão do motor, através da sua alta octanagem.

16- Manter uma oficina organizada traz agilidade ao trabalho, motiva os funcionários, diminui as perdas e deixa o cliente mais satisfeito. Isso se reflete em maior produtividade e faturamento no final do mês. Para tal, é necessário:

a) Senso de utilização. b) Burocratização. c) Gestão de improviso. d) Intuição.

17- Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa correta:

I. Os Torquímetros, a grosso modo, tem a função de mostrar a força que o mecânico utiliza para apertar ou afrouxar determinado parafuso. Entre as opções, está o Torquímetro Dinâmico, que indica o torque correto com um estampido seco que ressoa da ferramenta.

II. Em conjunto com as chaves, os alicates são fundamentais para realizar procedimentos simples em uma oficina. Os alicates de bico, por exemplo, ajudam a cortar cabos e conduítes, enquanto os alicates de pressão auxiliam a pegar peças pequenas.

III. Com parafusos a se perder de vista em carro, é essencial que um mecânico tenha uma caixa de ferramentas completa. E o conjunto de chaves é fundamental para o trabalho em uma oficina. Assim, chaves inglesas, chave allen, de boca, de fenda, e em diversos diâmetros e tamanhos são apenas algumas das ferramentas que você deve ter.

a) Somente as afirmações I e III são verdadeiras. b) Somente as afirmações II e III são verdadeiras. c) Somente a afirmação III é verdadeira.

d) As afirmações I, II e III não são verdadeiras.

18- Para a limpeza de manchas pais pesadas, aquelas difíceis de serem tiradas do piso de uma oficina mecânica, é recomendado a utilização de:

a) Desinfetantes biodegradáveis.

b) Detergentes Desengraxantes em Pó.

c) Uma solução de querosene, solvente e água. d) Sabões neutros orgânicos.

(8)

19- Quanto à lavagem de um veículo assinale a alternativa abaixo no qual o procedimento indicado não está correto:

a) Para limpar as partes plásticas de automóvel, painéis e superfícies de plástico, recomenda-se o uso de produtos específicos para que não ocorra o ressecamento do material, como por exemplo, a aplicação de substâncias que contenham óleo, como o silicone.

b) Escolha bem o local onde fará a limpeza. É importante que tenha sombra, longe do sol. Lembre-se de fechar bem as janelas e puxar as palhetas do para-brisa para frente. Tire os tapetes e comece por eles, lavando com escova, água e sabão.

c) Jogue água com mangueira, sem pressão demais. Depois passe a esponja com a mistura de água e detergente. Lave o carro por partes, sempre começando de cima para baixo. Quando terminar um pedaço do capô ou uma porta, por exemplo, enxague a espuma e lembre-se sempre de manter a lataria molhada.

d) Para fazer a higienização automotiva de bancos de couro, deve-se usar um pano úmido com um pouco de sabão de coco, e depois remover o excesso com um pano seco. 20- A definição do conceito de cidadania tal qual conhecemos hoje, está ligada ao direito e é estabelecida pela Constituição Federal. É possível definir cidadania como:

a) O conjunto de regras morais que regulam a conduta e as relações humanas.

b) Todo ensinamento das normas sociais que regulam o comportamento humano, e que são adquiridos pela tradição e educação do dia-a-dia.

c) Um conjunto de regras coletivas que facilitam o convívio, e é mutuamente aceito e intrínseco ao homem social.

d) O conjunto de direitos e deveres civis, sociais e políticos de um povo que habita um determinado território.

21- Dos tipos de pneus listados abaixo, assinale àquele que pode ser submetido a uma maior velocidade:

a) 185/60 R 14 82 W. b) 235/70 R 17 80 H. c) 195/65 R 15 78 V. d) 175/50 R 13 82 T.

22- Para o atendimento de primeiros socorros é importante que o socorrista conheça as funções básicas do corpo e os sinais vitais. Esse conhecimento serve como base para determinar o estado do acidentado e auxilia no cuidado decorrente no atendimento. Que sintoma descrito abaixo, refere-se a um dos sinais vitais?

a) Cor e umidade da pele. b) Colesterol alterado. c) Hipotermia.

d) Pupila dilatada.

23- Alguns motores dispõem de um sistema complementar, onde o ar é resfriado antes de entrar no cilindro, pois, se o ar sofrer diminuição de temperatura, sua densidade aumenta e é possível inserir uma maior quantidade no cilindro. Que sistema é esse?

a) Turbocompressor. b) Injeção Eletrônica. c) Intercooler.

(9)

24- Os motores de combustão interna podem ser de 2 e de 4 tempos, ciclo Otto ou ciclo Diesel. Como os tratores utilizam motores de 4 tempos e de ciclo Diesel, no terceiro tempo podemos afirmar que:

a) O pistão se desloca do ponto morto superior para o ponto morto inferior com a válvula de admissão aberta, provocando a entrada de ar no interior do cilindro.

b) O bico injetor pulveriza o óleo diesel no interior do cilindro, este se inflama com o calor do ar comprimido, empurrando o pistão para baixo, gerando rotação.

c) A válvula de admissão fecha-se, o pistão sobe comprimindo o ar no cilindro, aumentando a sua pressão e a sua temperatura.

d) A válvula de escape abre-se, o pistão sobe dentro do cilindro, provocando a saída dos gases residuais da combustão.

25- Que componente do sistema de arrefecimento de um motor a diesel, apresenta válvulas de sobre pressão e depressão para controle da pressão e depressão no interior do radiador?

a) Válvula termostática.

b) Bomba centrífuga de circulação forçada de água. c) Ventoinha do radiador.

d) Tampa do radiador.

26- O Sistema de alimentação dos motores de combustão é responsável pelo suprimento de ar e combustível ao motor. O circuito de ar tem como função conduzir o ar do meio ambiente até o interior dos cilindros e depois eliminar os resíduos da combustão. Que dispositivo mecânico do circuito de ar do sistema de alimentação de tratores agrícolas avisa ao operador da necessidade de limpeza? E limpeza de qual componente do circuito de ar?

a) Pressostato; Pré-Filtro.

b) Indicador de Restrição; Elemento Primário do Filtro de Ar. c) Manômetro; Pré-Filtro.

d) Indicador de Pressão; Elemento Secundário do Filtro de Ar.

27- Dos diversos sensores e atuadores que compõem o sistema de ignição e injeção eletrônica, a informação gerada pelo sensor de rotação do motor é utilizada para:

a) Determinação do momento da injeção do combustível. b) Controlar a rotação de marcha lenta.

c) Ajustar a relação ar/combustível.

d) Determinar a densidade do ar admitido.

28- O conjunto rodante é responsável pela sustentação da máquina através dos trucks e conjunto de roletes. Controla a altura da parte frontal da máquina através dos cilindros de suspensão e atua no deslocamento da máquina, com o auxílio do comando final, por meio das esteiras, rodas motrizes, motores hidráulico e redutor. Dentre as alternativas abaixo, assinale àquela que não é uma função da Roda Guia:

a) Guiar as esteiras para dentro e para fora dos roletes. b) Suportar intermitentemente o peso da máquina.

c) Responsável pelo movimento da esteira, transferindo a carga dos comandos finais para as esteiras através das buchas.

(10)

29- A Bomba de Óleo é o componente responsável por manter o óleo lubrificante sob circulação forçada, para atingir todos os elementos móveis do motor. Quando o motor possui uma bomba de óleo de rotor, ela:

a) Normalmente estará instalada na parte frontal, estando acoplada ao flange. b) Será acionada pela árvore de manivelas.

c) Entrará em funcionamento por um comando auxiliar. d) Será acionada pelo comando de válvulas.

30- O sistema de ignição é responsável pela produção e distribuição de alta tensão que, recebida no momento certo, salta da vela e inflama a mistura de ar / combustível no interior da câmara de combustão. Nesse sistema, o elemento acumulador de tensão elétrica e que fornece esta tensão quando solicitada, é:

a) A Bobina de ignição. b) O Condensador.

c) O Distribuidor de ignição. d) A Bateria.

Referências

Documentos relacionados

Nesse sentido, faz-se necessário compreender melhor como os pacientes identificam e valorizam a ocorrência das manifestações clínicas de piora da doença,

CÂMARA MUNICIPAL DE NINHEIRA - MG, torna pública a realização do Pregão Presencial nº 003/2020 para a contratação de empresa para o fornecimento de licenciamento de uso de

Segundo esse autor, o gesso agrícola aplicado, mesmo que na superfície do solo, promove a elevação dos teores de cálcio nos frutos, pois sendo mais solúvel em água que o

Das 140 amostras de leite cru, queijo Minas Frescal e manipuladores coletadas, 66 (47,1%) foram positivas para Staphylococcus aureus e destas foram obtidos 77 isolados (Tabela 1)..

Tabela 5: Valores de média e desvio padrão para o perfil de textura (TPA), obtidos para os embutidos fermentados de carne caprina usando animais de descarte com e sem uso de

Para inferir a personalidade de cada participante foram propostos dois diferentes testes: (1) o teste para a inferência de personalidade, baseado em questionários explícitos foi

Nosso procedimento de avaliação de Risco Socioambiental relacionado ao crédito abrange uma análise individualizada de clientes dos segmentos de Grandes Empresas que atuam em

A partir de 1 de fevereiro de 2012, o Metro passa a ter um bilhete de uma viagem válido para toda a rede do Metro, com o valor de 1,25 Euros, eliminando-se os atuais bilhetes de