América Latina e Suas Regionalizações

12 

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

ESCOLA ESTADUAL IMPERIAL MARINHEIRO

América Latina e Suas

Regionalizações

NATAL – RN

MARÇO – 2014

(2)

2

Aula 1 – O Que é o PIBID?

Você está cursando o 8° ano do Ensino Fundamental e tem aula com vários professores, mas sabia que antes de dar aula, cada um deles teve que estudar a matéria que ele ensina por 4 anos em uma universidade? No tempo em que eles estudaram provavelmente não existia o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), porém, hoje ele existe.

Esse programa tem em várias universidades públicas do Brasil. Três tipos de pessoas podem participar: as que dão aula para futuros professores, as que serão futuros professores e as que já são professores de escolas públicas. São realizadas entrevistas para ver aquelas que de fato entrarão no PIBID, já que são poucas as vagas. Todos aqueles que entram no programa recebem uma espécie de salário mensal que nada mais que uma bolsa.

Aqui no nosso estado, a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) tem vários PIBID’s, como o de Português, História, Inglês e Geografia, como é de se imaginar, não poderia ficar de fora dessa. Hoje, o programa dessa matéria desenvolve suas atividades em quatro escolas em Natal: o Imperial Marinheiro, o FLOCA (Floriano Cavalcanti), o Mascarenhas Homem e o Jerônimo Gueiros. A professora de Geografia dessa primeira escola que faz parte do programa é Inês.

Nessas escolas, as atividades são desenvolvidas juntamente com as dos professores, ou seja, os bolsistas do PIBID não vão utilizar todas as aulas, mas apenas uma ou até duas aulas por semana. Durante essas aulas, são feitas discussões e são realizados exercícios de uma forma mais legal que o comum. No decorrer deste primeiro semestre iremos falar sobre a América Latina e Suas Diferentes Regionalizações (América Andina, América Platina, América Central e Guianas). Talvez nesse momento, você não saiba desse conteúdo, entretanto, tenho certeza que no decorrer das próximas aulas você vai ficar sabendo. Esperamos que você goste do que preparamos e bons estudos!

Teste de Sondagem

Questão 01: O mapa abaixo apresenta regiões da América Latina. A partir dele crie um conceito para

região e escolha uma delas para falar do que poderia ser levado em consideração para que alguns países ficassem dentro dela, enquanto outros ficaram de fora.

(3)

3 Fonte: Google Imagens, 15 de abril de 2014.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Questão 02: A seguir estão indicadas as quatro regiões da América Latina representadas no mapa da

questão anterior. Escreva na frente o que você sabe sobre cada uma delas.

América Andina: _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ América Central: _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ América Platina: _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(4)

4 As Guianas: _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Questão 03: Você já jogou UNO? Caso sim, quais as regras do jogo que você conhece?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Aula 2 – O Que é uma região? O que é regionalizar? E quais os critérios utilizados?

Você sabe o que é uma região? Sabe o que é regionalizar? E sobre os principais critérios utilizados para a divisão de um território, já ouviu falar? Nesta segunda aula vamos tentar responder cada uma dessas perguntas. A começar pela primeira.

Você com certeza já deve ter viajado para fora do município em que mora. Em uma dessas viagens, percebeu alguma diferença entre o lugar que você reside e o local que visitou? De fato, os lugares não são iguais. Eles possuem diferenças naturais, como por exemplo, de relevo, clima, vegetação, geologia, solos. Por terem rios ou não, por serem banhados por oceanos ou não. No entanto, os locais também são desiguais quando se trata de cultura, costumes, funções, atividades econômicas.

É por isso que existe a necessidade de juntar lugares com características parecidas e deixar de fora aqueles locais que não são tão parecidos. Mas isso não quer dizer que esses lugares que ficaram de fora não possa se unir a outros que se assemelham a eles. Esse processo de agrupamento de áreas com características parecidas é denominado de Regionalização e esse conjunto de locais que ficam unidos por serem semelhantes é chamado de Região.

Você deve está pensando: Por que será que são criadas as regiões a partir de uma regionalização??? E eu digo para você: são vários os motivos, dentre eles podemos destacar a maior facilidade para se realizar estudos dessas áreas; a maior compreensão desses locais; melhor administração dos recursos, das políticas e programas de governo para as pessoas que moram em determinadas regiões. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), por exemplo, a realizar suas pesquisas levam em consideração as diferentes regiões do nosso país.

Os critérios utilizados para a criação das regiões são vários. Pode ser natural: clima, vegetação, relevo, solo, hidrografia; pode ser econômico: indústria, agricultura, comércio; pode ser social: natalidade, mortalidade, fecundidade. É importante deixar claro que nem todos os territórios que fazem parte de uma mesma região têm características idênticas. Muitos deles também apresentam particularidades. Outra

(5)

5 questão é que mais de um critério pode ser utilizado para uma mesma regionalização. É o que fez o IBGE ao criar as quatro macrorregiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Exercício Prático

Questão 01: A partir da leitura do texto e da discussão realizada em sala de aula, construa com suas

próprias palavras a definição e região e regionalização.

Região: _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Regionalização: _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Questão 02: Observe a imagem abaixo. Depois, adote um critério para a criação de algumas regiões.

Delimite, nomeie e crie uma legenda para sua regionalização.

(6)

6

Aula 3 – América Latina

Você sabe o que é um continente? Se não sabe, fique sabendo que é uma grande extensão de terra emersa limitadas por oceanos e mares. Você sabia que o Planeta Terra está regionalizado em seis continentes? Pois bem, são eles: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida. Os continentes, assim como a Terra, também podem ser divididos. Para a regionalização da América, por exemplo, são adotados dois importantes critérios: o geográfico e o histórico-cultural. Quanto a esse primeiro critério, a América pode ser dividida em América do Norte, América Central e América do Sul; quanto ao segundo critério, a América está regionalizada em América Anglo-Saxônica e América Latina. Desta aula em diante, estudaremos essa última região. A começar por seus aspectos físicos e depois por seu processo de colonização.

Fonte: Google Imagens, 15 de abril de 2014.

Aspectos Físicos

Na América Central é comum a presença de terras baixas, como as planícies e baixos planaltos no litoral, mas também é possível encontrar conjuntos montanhosos que apresentam picos bastante expressivos, como os Tacaná e Tajumulco na Guatemala. Essa área montanhosa encontra-se em zona de contato de placas tectônicas e por isso há terremotos e vulcões. Por estar inserida entre o os trópicos de Capricórnio e Câncer, a América Central possui um clima, predominantemente, equatorial e tropical e em alguns locais, o frio de montanha. O que lhe permite ter florestas pluviais tropicais e savanas.

(7)

7 Na parte oriental da América do Sul destacam-se os planaltos e depressões; na parte ocidental, as montanhas; e na parte central, as terras baixas, ou seja, as planícies e planaltos baixos. Quanto a essa área montanhosa, vale chamar atenção para a Cordilheira dos Andes. A mesma localiza-se em uma zona

de contato entre as placas tectônicas Sul-Americana e a de Nazca.

Colonização

No início dessa aula afirmamos que o principal critério utilizado para a existência da América Latina é o histórico-cultural. Isso se desse ao fato de que a maioria das pessoas que moram nessa região falam o espanhol e o português que são línguas originadas do latim, mas há outros países que falam outras línguas. E você sabe quando tudo isso aconteceu? Começou com as grandes navegações realizadas nos séculos XV e XVI, principalmente por Espanha e Portugal. Em 1492, o espanhol Cristóvão Colombo com sua expedição “descobre” a América e somente em 1500 é que o português Pedro Álvares Cabral e seus homens desembarcam no Brasil.

Antes da chegada dos europeus no continente americano existiam outros povos aos quais foram chamados de pré-colombianos, são eles: os maias, os astecas, os incas e os próprios índios brasileiros. Os maias habitavam os atuais países da Guatemala, Honduras, e o sul do México; os astecas residiam no México; os incas viviam na Cordilheira dos Andes, onde hoje se localiza o Peru, a Bolívia, o Chile e o Equador; e os índios brasileiros, habitavam e alguns ainda habitam o Brasil. Com o passar do tempo, as terras até então ocupadas por essas civilizações foram sendo ocupadas por colonos europeus, mais tarde pelos escravos vindos da África e até asiáticos, principalmente japoneses. Como o povoamento se deu do litoral para o interior, até hoje as cidades mais populosas da América Latina se encontram na área litorânea.

Os espanhóis e portugueses dizimaram e em alguns casos escravizaram, boa parte desses povos para a ocupação das terras do novo continente. A colonização estabelecida nessa área foi de exploração. Isso quer dizer que por muito tempo as metrópoles, em especial Espanha e Portugal, apenas extraiam recursos vegetais, exploravam recursos minerais e desenvolviam a monocultura, sem que nenhuma riqueza fosse gerada para a colônia. Entretanto, pouco a pouco essas colônias foram conquistando sua independência.

Aula 4 – América Andina e América Central América Andina

A América Andina é formada por países que tem como principal característica em comum a presença da Cordilheira dos Andes. Os países que fazem parte dessa região são: Venezuela, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru e Chile. Essa região se destaca das demais pelo fato de possuírem em seus territórios grandes reservas minerais, além da grande produção de pescado no Chile. Para melhor compreensão, vamos conhecer um pouquinho de cada país que faz parte da América Andina.

(8)

8 Fonte: Google Imagens, 15 de abril de 2014.

O Chile, por exemplo, é um país que não somente se destaca por uma grande produção de pescados, mas também por conter uma grande reserva de minerais, principalmente no deserto do Atacama que está localizado ao norte do Chile. Sua população total é de aproximadamente 16 milhões de habitantes e a grande maioria dessa população reside na cidade de Santiago (capital do país) ou em seus arredores, ou seja, o Chile tem uma população predominantemente urbana. Esse país também apresenta os melhores índices de desenvolvimento da América do Sul, assim como também a menor taxa de mortalidade infantil e a maior expectativa de vida.

A Bolívia trata-se de um país detentor de inúmeros conflitos no decorrer de sua história. Durante a Guerra do Pacifico (1879-1884), esse pais perdeu o acesso ao oceano para o Chile. Além dessa perda, o país ainda teve que vender para o Brasil uma parte do seu território, atual estado do Acre. Em outro conflito causado pela busca de petróleo, desta vez com o Paraguai, resultou na morte de 2% da população de todo o país, além da perda de 253 mil quilômetros quadrado de seu território para o Paraguai. Por consequência da realidade histórica desse país, nos dias atuais o mesmo enfrenta grandes dificuldades para se desenvolver, pois é detentor de um IDH muito baixo, cerca de 0,695, assim como também um alto índice de mortalidade infantil, cerca de 61 por mil e baixa expectativa de vida, cerca de 67 anos para mulheres e 64 para homens.

A Colômbia trata-se de um país privilegiado no que diz respeito à localização geográfico, tendo em vista que o mesmo tem acesso tanto ao oceano Pacifico como ao oceano Atlântico, facilitando desta forma, seu comércio marítimo. No entanto, no que diz respeito a sua população, pode-se afirmar que 25% da mesma encontra-se em um elevado grau de pobreza, assim como também esse país sofre constantemente com a atuação do narcotráfico. Entre esses grupos de guerrilheiros, se destaca as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) que tem por objetivo derrubar o governo e a classe dominante.

(9)

9 O Peru trata-se do terceiro maior país da América do Sul, além de conter grandes riquezas naturais, tendo em vista o mesmo ter 60% do seu território coberto pela floresta amazônica, presença da Cordilheira dos Andes e a leste do país estão localizadas as nascentes que formam o rio Amazonas. No entanto, por falta de interesse politico, grande parte de sua população vive em situação de pobreza.

A Venezuela trata-se de um país muito rico em reservas de petróleo que, por sua vez, é a base de sua economia. Esse país ainda enfrenta conflitos com a Colômbia e a Guiana pelo território de Essequibo. Pelo fato dessa região conter grandes reservas de ferro e petróleo. Para melhorar sua economia interna, a Venezuela nacionalizou seus poços de petróleo, deixando apenas o refino do mesmo para as empresas estrangeiras. Mesmo pagando indenizações a essas empresas, o país lucrou de forma surpreendente, passando a investir mais em infraestrutura e industrialização das cidades. A Venezuela é um país muito criticado pelo cenário mundial por não conseguir amenizar a miséria vivida por grande parte de sua população.

O Equador é o país detentor da maior densidade demográfica da América do Sul, cerca de 46 habitantes por metro quadrado. Sua economia está voltada para a exportação de produtos primários, como: banana, café, cacau e petróleo. O lucro obtido com o petróleo foi investido na modernização do setor agrário, principalmente em áreas localizadas próximas ao litoral. No entanto, mesmo com investimentos e reformas no setor agrário, ainda persistem no país inúmeros problemas relacionados à má distribuição de terras e a exploração da mão-de-obra rural.

América Central

A América Central ocupa 2% do território americano. Essa região é formada por uma parte continental e também por inúmeras ilhas, sendo a parte continental a faixa de terra que une a América do Sul a América do Norte, assim como também separa o Oceano Atlântico do Oceano Pacifico. A parte continental da América Central é composta pelos seguintes países: Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Belize e Paraná. Esses tem em comum o fato de todos terem sido colonizados pela França, exceto Belize que foi colonizado pela Inglaterra.

A parte insular da América Central, ou seja, a parte composta por ilhas formam uma espécie de arco e todas essas ilhas são formadas a partir de atividades vulcânicas. Do ponto de vista histórico destas ilhas pode-se afirmar que, durante o período das grandes navegações, grande parte destas ilhas foram as primeiras a terem contatos com o povo europeu, principalmente com os espanhóis. Por esse motivo, a grande maioria da população atual que reside nesta região tem como idioma oficial o espanhol. Logo após a colonização espanhola, outros países também colonizaram outras ilhas localizadas nesta região, como por exemplo: a Inglaterra, França e Holanda. Ainda nos dias atuais é possível identificar ilhas que pertencem a esses países.

Essas ilhas são classificadas de acordo com o seu tamanho e podem ser divididas em três conjuntos, onde são dados os nomes de Grandes Antilhas para as ilhas maiores e Pequenas Antilhas para as ilhas menores e a Bahamas. As Grandes Antilhas são formadas pelos seguintes países: Cuba,

(10)

10 Jamaica, Porto Rico, Haiti e também República Dominicana. Já as Pequenas Antilhas são formadas pelas seguintes ilhas: Barbados, Antígua e Barbuda, São Vicente, Granadinas e muitas outras ilhas e também Bahamas que é um país formado por setecentas ilhas, formando um grande arquipélago. Atualmente a população total da América Central chega a quase setenta e cinco milhões de habitantes.

Fonte: Google Imagens, 15 de abril de 2014.

Exercício Prático Confecção do Uno Geográfico

Você conhece o Uno? Já jogou? Nessa aula e na próxima confeccionaremos um Uno, mas um pouquinho diferente do tradicional e ao qual chamaremos de Uno Geográfico. Substituiremos as cores azuis, verdes, vermelhas e amarelas por mapas da A. Andina, A. Central, A. Platina e As Guianas e os números de 0 a 9 por 10 informações de cada uma dessas regiões. As cartas especiais permanecerão as mesmas, assim como as regras do jogo. Para quem não conhece as regras do jogo, aí vão elas:

Carta “Inversão”: o jogo muda de sentido, por exemplo, se estiver no sentido horário passa-se para o anti-horário;

Carta “Bloqueio”: é possível bloquear a jogada do próximo jogador;

Carta “2+”: o próximo jogador é obrigado a pegar duas cartas a mais para o seu baralho;

Carta “Coringa”: o jogador pode escolher uma nova cor de carta para a próxima jogada;

Carta “Coringa +4”: o jogador além de poder escolher a cor da próxima carta da próxima jogada,

(11)

11

Aula 5 – América Platina e As Guianas América Platina

A América platina é formada pelos seguintes países: Argentina, Paraguai e Uruguai. Todos esses estão localizados nessa região que recebe esse nome pelo fato de estarem situados na Bacia Platina ou Bacia do Rio da Prata. Local esse que predomina um relevo plano, de grande rede hidrográfica e solos muito férteis, possibilitando dessa forma, uma grande produção agrícola e também a prática da agropecuária.

Fonte: Google Imagens, 15 de abril de 2014.

Entre os países que compõem a América platina é possível destacar suas principais características, como na Argentina, por exemplo. Esse país possui um grande território, sendo classificado como o segundo maior país da América do sul. Possui em seu território, grandes áreas de planícies, possibilitando desta forma o cultivo de cereais, como o trigo e o milho, além da prática agropecuária e a criação extensiva de bovinos. Se tornando por esse motivo, um dos maiores exportadores de carne e de couro do mundo. A Argentina também possui uma população de predominância urbana, um baixo índice de analfabetismo e com uma expectativa de vida de até 76 anos. Atualmente esse país vem passando por inúmeros problemas políticos e financeiros, encontrando dificuldades para pagar suas dívidas e retomar seu crescimento.

O Paraguai está localizado no centro-sul da América do sul e é um país que não possui saída para o mar. Por este motivo, a única rota de saída de mercadoria do país é o rio Paraguai, que se une ao rio Paraná, e também as rodovias brasileiras. Por essa razão, o porto localizado na cidade de Paranaguá, no estado do Paraná, é o principal local de entrada e saída dos produtos que vem do Paraguai ou vão para lá. É um país que possui sua economia baseada na exportação de produtos primários, como a madeira, a soja, o algodão e o mate, assim como também não possuem muitos recursos energéticos

(12)

12 fósseis, tendo que importar o petróleo que consome. No entanto, dispõe de muita energia elétrica gerada pela usina hidrelétrica de Itaipu localizada no rio Paraná, o qual repassa parte dessa energia para o Brasil mediante um acordo firmado entre esses países desde 1980. Por outro lado, o Paraguai se destaca entre os países platinos com os piores índices de desenvolvimento social, por exemplo, a mortalidade infantil chegou até 22% no ano de 2007, além de ser o país da América Latina que possui o maior número de brasileiros imigrantes, os chamados “brasiguaios”.

O Uruguai está localizado ao sul do Brasil e trata-se de um país que possui 70% de seu território formado por pastagens, onde são criados rebanhos ovinos e bovinos. Sua economia tem por base à pecuária, sendo por esse motivo, grande exportador de carne, lã e couro. Possui poucos recursos naturais em seu território e por esse motivo importa todo o petróleo que necessita. Sua população é predominantemente urbana, com taxa de analfabetismo de 2% e mortalidade infantil de até 15 por mil, seu IDH é de 0,852 no ano de 2007, sendo um dos maiores da América do Sul.

As Guianas

A Guiana é o único país de colonização britânica da América do Sul. Tem o seu território banhado pelo o Oceano Atlântico e por ter sua faixa litorânea com altitude abaixo do nível do mar, foi adotado o uso de diques e canais para a sua proteção, tendo em vista que sua produção agrícola esta localizada nessa região. Esse país enfrenta atualmente problemas com demarcações de território com a Venezuela e Suriname. O Suriname foi colonizado por holandeses e por esse motivo era chamado de Guiana Holandesa, no entanto, no ano de 1954 conquistou sua independência e logo adotou o nome oficial de República do Suriname. A Guiana Francesa trata-se de um país colonizado pela França e até os dias atuais permanece a esse país, fazendo parte por esse motivo da União Europeia, no entanto, é um país que passa por muitas instabilidades econômicas. Por esse motivo, recebe auxilio do governo francês que lhe enviam produtos industrializados e alimentos. Os países que compõem as Guianas têm como principal fonte de riqueza econômica, a exploração de minerais como a bauxita e sua agricultura está voltada para o mercado interno, tendo por base a cana-de-açúcar, o café e as frutas.

Imagem

Referências

temas relacionados :