• Nenhum resultado encontrado

Captação através da fidelização: segmentar como oportunidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Captação através da fidelização: segmentar como oportunidade"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Captação através da fidelização:

segmentar como oportunidade

(2)

essên ia d vida é aproximar a pe soas.

A

c a

s

s

Tempo, espa o, tecnologia, nú eros. Nada na vida é tão ç m autossuficiente que não precise de interfer ncia humana. ê A interação entr a g nialida e human e este mundo tão ri o e e d a c de possi ilidades é que dá o tom real do sentido da vida. b A interação é ponto de artida para omar, para divid ou o p s ir para s chegar a ualqu r lugar.e q e

O Colégio Gonzaga

O início das atividades do Colégio Gonzaga na cidade de Pelotas data de 04 de março de 1895. Foi o sacerdote jesuíta baiano José Anselmo de Souza, que fundou o educandário, na época sob a

denominação de Escola São Luiz Gonzaga. A instituição foi dirigida pelos jesuítas até 1925, tendo o auxílio dos irmãos Maristas de 1910 a 1925, quando os lassalistas assumiram o Colégio.

O Colégio é confessional católico, possuindo um Núcleo de Pastoral que zela pela formação dos alunos, garantindo inspiração cristã aos indivíduos e à comunidade escolar, com catequese para Primeira Eucaristia, Grupos de Jovens e campanhas solidárias.

A partir de 2004, o Colégio entrou em uma nova fase ascendente, modernizando a estrutura física e pedagógica, através de projetos inovadores, desenvolvidos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Hoje, ele conta com cerca de 1.200 alunos e é referência em educação na cidade.

Visão

Ser um centro de referência em educação básica e superior no Rio Grande do Sul, formando um novo cidadão crítico e ético.

Missão

Promover o desenvolvimento do educando, com base no processo pedagógico, cristão, ético, filosófico e cultural, com o objetivo de assegurar a construção de um cidadão crítico, capaz e comprometido com o meio.

(3)

A Oportunidade | O Desafio

Anualmente o Colégio Gonzaga realiza sua campanha de captação e fidelização, baseada nas articulações do planejamento estratégico da instituição e demais ferramentas de gestão. Porém, em junho de 2012, o educandário identificou uma oportunidade de mercado através do posicionamento de pais das instituições concorrentes acerca da qualidade do ensino no 1º ano do Ensino Fundamental, em comparação com o Colégio Gonzaga.

Através de dados qualitativos e da procura fora de época, observou-se que o nível de ensino gonzagueano estava sendo posicionado como superior frente aos concorrentes. Dessa forma as inconsistências deixadas pelo mercado abriram espaço para potencializar o posicionamento de um processo de alfabetização diferenciado, funcional e de valor.

Constatar a satisfação dos pais e descobrir o diferencial do 1º ano do Ensino Fundamental sobre o processo de ensino/aprendizagem. Desenvolver um plano de ação que potencialize a fidelização dos pais no nível de ensino.

Instrumentalizar uma campanha institucional e mercadológica acerca da oportunidade.

1

2

3

Com referência à oportunidade visualizada, foi possível traçar os objetivos:

Segmentação do mercado

Em função das semelhanças dos consumidores/clientes que compõem um segmento mercadológico, há uma tendência de respostas similares a uma determinada estratégia de marketing. A segmentação através de fatores demográficos e comportamentais é uma articulação pouco utilizada no segmento da educação básica. Ainda mais incomum é a realização de uma campanha com enfoque direcionado e executado no decorrer do ano letivo. A constatação leva à conclusão de uma estratégia com fortes diferenciais competitivos.

(4)

Análise interna

O Colégio Gonzaga, através da Assessoria de Comunicação e Marketing, realizou uma pesquisa de satisfação com o universo de pais do segmento em questão.

Método de análise exploratória: Quantitativo/qualitativo Universo: 58 pessoas

Perfil de Público: Pais/responsáveis do 1º ano do Ensino Fundamental

Resultados Quantitativos

Nível de satisfação dos pais com ensino Nível de satisfação com infraestrutura Nível de satisfação com corpo docente

Constatar a satisfação dos pais e descobrir o diferencial

do 1º ano do Ensino Fundamental sobre o processo de ensino/aprendizagem.

1

Resultados Qualitativos

Considero o Colégio Gonzaga uma referência em ensino, oferecendo ao

meu filho toda a educaçao e estrutura necessária em sua formação como cidadão. Não só uma

escola mas uma família.

Este ano está sendo marcante. Acompanhar meu filho no processo de leitura e escrita e ver seu andamento

e progresso diário me emociona profundamente.

Parabenizo o Colégio e as professoras pelo excelente trabalho realizado.

(5)

Um Col g o que se preocupa e não ser transmissor de informações, mas m é i m u a insti u ção capacitada m mediar in tiga sua com nidad ser pr tag n sta e t i e e s r u e a o o i d

o hecime t s q oderão ser usufruíd s a longo de t da a ida U trabalho ue

c n n o ue p o o o v . m q

c r eg em si a rop sta peda óg a d Gonzaga: a f r ação n egr , n qu l o foco a r a p o g ic o o m í t a a a do p o esso educativo est no dese v l me t intel ctual cultur l, c al, éti o e r c á n o vi n o e a so i c mo a , o sej , n formação do se hu ano com um dor l u a a r m o to .

e

nt g

Acr ditar na i e ração.

A partir dessa análise inicial, passou-se a acreditar que o 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio tem reconhecido índice de satisfação junto aos responsáveis. Em atributos como estrutura física e competência do corpo docente, a satisfação chega próximo aos 90%.

A análise qualitativa revelou dados comportamentais ainda mais ricos. Os responsáveis enfatizaram a qualidade do ensino através do processo bem sucedido na alfabetização dos alunos. Questões emocionais foram destacadas, concluindo que a leitura e a escrita são marcos relevantes e emocionais para os pais pesquisados.

Análise do mercado interno

Plano fidelizador

Pautada nessa proposta e com base nas análises realizadas, foram desenvolvidos objetivos e estratégias que envolvessem o público interno.

1

2

Intensificar o sentimento de pertença dos pais/responsáveis, transformando-os em defensores da marca.

Valorizar o papel do educador no processo.

(6)

A Campanha

Mostrar de maneira documental o processo de vivência dos alunos e as opiniões de pais/responsáveis Transformar os pais “formadores de opinião” em porta-vozes.

Ser emotiva | Forte | Marcante. Ter diferencial.

Valorizar elementos de identidade da instituição.

Conceito

O ponto inicial foi a criação de um conceito institucional que respondesse aos objetivos. Como uma campanha sazonal, o conceito também deveria estar conectado à campanha anual (2011-2012) – Aqui, você vive o conhecimento.

Dessa forma, a agência de publicidade Mais Propaganda criou o conceito: Meu filho no 1º ano – Aprendendo a ler, a escrever, a viver o conhecimento.

1 2 3 4 5

(7)

Mídia

O planejamento de mídia contou com o veículo principal: televisão (comercial documental); e secundários: jornal (teaser), redes sociais e o portal do educandário.

A primeira exibição externa ocorreu no intervalo da novela das 20h da Rede Globo – Avenida Brasil, com alta audiência e em fase de término.

13 exibições = 60 seg.

Fantástico Novela das 20h Bom Dia Rio Grande

Encontro com Fátima Bernardes Jornal da Globo

Jornal do Almoço Bom Dia Brasil

2 1 2 2 2 2 2

Teaser

Antes da veiculação da campanha, ações foram desenvolvidas para despertar o interesse dos públicos.

Lançamento da campanha interna com os professores – intensificação do sentimento de pertença e importância do seu papel no processo.

Anúncio de capa no principal jornal da cidade, Diário Popular (1colx6cm). Banners nas redes sociais e no Portal Gonzaga

Mídia indoor. Veiculação de publicidade nos monitores internos do Colégio.

Alguns diferenciais para a cidade - O estilo documental/real

- A duração de 1 minuto - A qualidade da produção (HD)

(8)

O Documentário

Com o objetivo de incluir os responsáveis como protagonistas da campanha, o documentário foi a estratégia comunicacional utilizada para atingir o público externo e, secundariamente, o interno. Desenvolvido com um minuto de duração e com variações para as redes e mídias sociais, ele se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade.

Através de um roteiro semiestruturado foram realizadas entrevistas com cinco pais, formadores de opinião e com alto grau de influência. Em conjunto, foram captadas cenas que demonstram o dia-a-dia escolar, a vivência de sala de aula, os espaços do Colégio e o “clima” que a escola propicia.

Conceito: agência mais Produção: notthat button Finalização: zap filmes

(9)

Veiculações

Veja o depoimento da Daniela aqui. Veja o depoimento da Ricardo aqui. Veja o depoimento da Fabiane aqui. Veja o depoimento da Diovana aqui. Veja o depoimento da Patrícia aqui.

banners Portal Mídias sociais > documentários individuais TV

(10)

http://vimeo.com/45268048

(11)

Resultados Obtidos

Ações institucionais, mercadológicas e internas são importantes no meio educacional para cumprir com os objetivos da comunicação organizacional. Seja através de metas voltadas para reforçar a imagem da marca, potencializar sentimento de pertença, obter retorno financeiro ou criar posicionamento; todas as organizações precisam analisar o mercado e seus segmentos.

Com geração de resultados, motivação dos públicos envolvidos e a captação e retenção de alunos, a campanha conseguiu envolver características fundamentais, atingindo seus objetivos. O conjunto formado por um veículo massivo que desperta a atenção dos públicos, a participação efetiva das partes no processo e a qualidade do produto final, foram elementos responsáveis pelos resultados citados abaixo. Através de instrumentos de mensuração, a estratégia mostra-se bem sucedida em meio a sua proposta.

índices

junho

Dados de prospects (clientes potenciais) do mês

de junho (mês da ação) em comparação com o ano anterior.

índice de prostects

- Procura/interesse pelo nível de Ensino - 1º ano do Ensino Fundamental

aumento de

600%

junho

2012 2011

(12)

Resultados Obtidos

índice de captação

- 1º ano do Ensino Fundamental

índice de captação

- Educação Infantil

junho

Dados de captação do mês de junho de 2012 (mês da ação) em comparação com o ano anterior, 2011.

aumento de

400%

junho 2012 2011 junho

Dados de captação do mês de junho de 2012 (mês da ação) em comparação com o ano anterior, 2011.

aumento de

200%

junho

2012 2011

(13)

Resultados Obtidos

índice de retenção

- 1º ano do Ensino Fundamental

84%

índice de satisfação interna

- 1º ano do Ensino Fundamental

95%

final de 2011 final de 2012

89%

junho de 2012

U d i a

ma nova i eia. Um projeto nov dor.

u e t c

Q ando s somam talen os e personalidades, ria-se um compromisso em torno de objetivos comuns.

Ao valorizar potencialidades, as essoas tornam-se mais próx mas.p i

Dados da pesquisa realizada com os pais/responsáveis do 1º ano do Ensino Fundamental. Satisfação Geral.

(14)

Resultados Obtidos

Principal Resultado

2012 2011

Captação de alunos na Educação Infantil

2013

2011 - 95 alunos 2012 - 132 alunos 2013 - 220 alunos 2013 - sem vagas disponíveis para novos

alunos no Pré-B (último nível da Ed. Infantil)

O Colégio Gonzaga está inserido em um contexto competitivo tendo em vista a oferta de educandários na região. Em Pelotas são três (3) concorrentes diretos ( Colégio São José, Escola Mário Quintana, Escola Santa Mônica) e vários concorrentes secundários.

Em 2004, o educandário quase fechou suas portas com a decisão da Rede Lassalista de encerrar as atividades em Pelotas. Foi então que uma nova administração assumiu a instituição centenária.

A captação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental é extremamente relevante para uma escola que ainda passa por um processo de reposicionamento e reconstrução. Com um número maior de alunos ingressantes nos primeiros anos, o poder de fidelização e a

prospecção de uma educação integral e continuada é potencializada.

A captação na Educação Infantil, principalmente no último ano do nível, mostra a preocupação

dos pais no processo de alfabetização que acontecerá no ano seguinte.

(15)

Assessoria de Comunicação e Marketing

Coordenador de Comunicação e Marketing Rafael Fagundes Cavalheiro

Auxiliar de Marketing Ivan Carlo Gomes Agência de Publicidade Mais Propaganda

Referências

Documentos relacionados

Fávero (2012) acredita que quando os professores conhecem satisfatoriamente os conceitos fundamentais da reforma, terão mais condições de contribuir para a implantação

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

No percurso da construção deste trabalho foram apresentados e discutidos os fatores geradores dos altos índices de reprovação no 1º ano do Ensino Médio na Escola

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da