• Nenhum resultado encontrado

PROJECTO DE EXECUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJECTO DE EXECUÇÃO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

_______________________________________________________________________________________

(2)

_______________________________________________________________________________________

Município de Santa Cruz da Graciosa . 166.12 2/8

1. OBJECTIVO

O Projecto de Execução agora entregue, de acordo com o Programa Preliminar fornecido pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, estabelece as bases para a requalificação da rede viária do núcleo central do Centro Histórico de Santa Cruz, incluindo ainda a requalificação dos Pauis e espaços ajardinados circundantes.

No que diz respeito à requalificação dos Pauis, a intervenção terá um prazo de execução de 90 dias. A requalificação da rede viária do Centro Histórico, que deverá começar simultaneamente com a intervenção nos Pauis, será escalonada no tempo de acordo com calendarização a definir pelo Dono da Obra. Deste modo pretende-se que o transtorno decorrente do inevitável fecho provisório de algumas das ruas em causa seja o menor possível, e que se garantam padrões aceitáveis de fluxos de trânsito e circulações pedonais.

2. REQUALIFICAÇÃO DA REDE VIÁRIA DO CENTRO HISTÓRICO

Esta intervenção prende-se essencialmente com a necessidade de reconstruir as vias calcetadas existentes no Centro Histórico da Vila, uma vez que estas apresentam demasiadas irregularidades tanto ao nível dos seus perfis como da qualidade de alguma das suas calçadas, fruto do desgaste natural provocado por longos anos de uso.

Este trabalho constará da remoção faseada das calçadas existentes, e sua recolocação depois de reconstruídas as respectivas caixas de estrada e redes de drenagem. Contemplará ainda a sinalização horizontal das vias, passadeiras e estacionamentos, assim como a construção (caso não existam) ou requalificação das transições em pedra de basalto entre a calçada e o pavimento betuminoso. A intervenção visará ainda criar acessos a pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente pela inserção de passadeira à cota dos passeios.

Todas as calçadas deverão seguir o desenho de pavimento existente, sendo a sua colocação em espinha. Todas as pedras de transição ou marcação de pavimentos serão colocados à linha. Conforme acima se referiu a intervenção nas várias vias e praças far-se-á de acordo com o calendário definido pelo Dono da Obra na fase de adjudicação da mesma. A intervenção no Largo Francisco Paula B. Barcelos está condicionada à remoção do local do posto de abastecimento de combustíveis e respectivos depósitos, da responsabilidade da empresa concessionária.

(3)

_______________________________________________________________________________________

Município de Santa Cruz da Graciosa . 166.12 3/8

Rua D. João IV

Requalificação da calçada, requalificação da transição calçada/betuminoso no lado sul (junto à P.S. P.);

Rua Conselheiro Jacinto Cândido

Requalificação da calçada, requalificação da transição calçada/betuminoso na intercepção com a Rua da Matriz, sobreelevação da via numa extensão de 19,60 metros em frente à Câmara Municipal, construção de passadeira sobreelevada antes do cruzamento com o Largo Vasco da

(4)

_______________________________________________________________________________________

Município de Santa Cruz da Graciosa . 166.12 4/8

Gama, colocação de lancil novo no lado nascente do troço da via a sobreelevar; remoção e recolocação do lancil ao longo do restante lado nascente (até cerca de 10 metros após a última araucária), requalificação de todo o passeio/estacionamento a nascente, substituição das caldeiras das sete araucárias, por novas caldeiras com 4 metros de diâmetro.

Rua Alexandre Herculano (Rua das Flores)

Requalificação do tapete asfáltico desta via, por recarga de betuminoso, construção de uma faixa de estacionamento ao longo do lado norte da via, pintura no betuminoso do estacionamento e sinalização horizontal, requalificação dos passeios de ambos os lados da via.

A partir da intercepção desta via com a rua pedonal a poente do Museu, o desenho da rua será corrigido de modo a maximizar/disciplinar o estacionamento longitudinal, e evitar o estacionamento em cima dos passeios. Uma vez que esta rua só teria largura suficiente para implementar uma solução com estacionamento em espinha num pequeno troço central, a solução do estacionamento longitudinal maximiza o número de lugares a disponibilizar.

A solução aponta para o alargamento do passeio do lado norte da via, e a subida dos passeios dos ambos os lados. Com o estreitamento da via e a subida dos passeios de ambos os lados evitar-se-á que se estacione desordenadamente em ambos os lados e em cima dos passeios, concentrando o estacionamento ao longo do lado norte da via. O lado sul ficará então sem estacionamento, permitindo o acesso franco ao stand de automóveis e às várias garagens existentes neste lado da rua.

A partir da intercepção com a rua pedonal a poente do Museu, os passeios serão refeitos a uma cota superior, mantendo uma altura constante em relação à via de 11 cm, e dando um aspecto uniforme aos dois lados da rua. Os lancis serão executados de novo, e os passeios reconstruídos com a reutilização da pedra de basalto existente. Esta será recolocada com juntas mais pequenas e regulares, dando um melhor e adequado piso a estes passeios.

Lugares de Estacionamento – 13 lugares do lado norte da via. Rua Serpa Pinto

Requalificação da calçada, requalificação da transição calçada/betuminoso no lado sul; alargamento do passeio do lado poente, na esquina com a Rua Azevedo Coutinho. O alargamento no passeio nesta esquina disciplinará melhor o trânsito ao mesmo tempo que dará mais espaço aos peões numa zona particularmente movimentada.

(5)

_______________________________________________________________________________________

Município de Santa Cruz da Graciosa . 166.12 5/8

Largo Francisco Paula B. Barcelos

O Largo Francisco Paula B. Barcelos sofrerá uma profunda alteração, na sequência da remoção do posto de combustíveis deste local.

Será feita a requalificação do referido largo, devolvendo-lhe a qualidade urbanística e a importância que tinha na Vila, pois foi nesta zona que funcionou o antigo mercado.

Deste modo, será removida a pedra de basalto de todo o passeio, deste a Rua Jacinto Cândido (aonde se faz a transição para o passeio em pedra calçada miúda), até à Rua Conselheiro Pedro Roberto. Esta pedra será reutilizada no Largo de forma triangular a reconstruir, sendo recolocada com juntas mais pequenas e regulares, dando um melhor e adequado piso ao novo Largo.

Os passeios serão reconstruídos com calçada miúda de basalto, criando-se do lado norte da Rua Alexandre Herculano uma faixa de estacionamento em linha. Nesta zona será executada a respectiva pintura e sinalização horizontal no betuminoso.

A marcação do Largo e da esquina, será feita por uma colunata em “L”, que se desenvolverá a partir do limite interior do novo passeio. Esta estrutura modulada, com 2,00 x 2,40 metros, será constituída por pilares em betão armado, revestidos a pedra de basalto bujardada. Será coberta por uma laje em betão com 2,00 metros de largura, cujos topos serão igualmente revestidos a pedra de basalto bujardada. Sobre esta laje, e a uma cota 20 cm superior, será aplicada uma pérgula em madeira de cambala, com 3,30 metros de largura, excêntrica em relação à colunata, aonde crescerão plantas trepadeiras conforme Projecto de Arranjos Exteriores. Cada elemento em madeira que constitui a pérgula é fixado em três pontos por peças em aço inox AISI 316, conforme desenhos de pormenor. Os elementos de madeira em “L” no canto da colunata, terão dois suportes em cada perna do “L” e o seu canto será acoplado com a madeira cortada a 45 graus.

Esta colunata constituirá, no dia a dia, uma agradável zona de passeio abrigado. Os vários módulos podem ser separados por tabuões em pinho (assentes em perfis U em aço metalizado, aparafusados à face interior dos pilares), podendo então instalar-se na colunata barraquinhas comerciais, o que pode potenciar, quer durante as Festas do Senhor Santo Cristo, quer na época estival e aos fins-de-semana, um aprazível espaço de mercado/feiras, contribuindo assim para a dinamização económica do concelho.

A colunata e o paredão a norte definem o largo, de forma triangular. Aqui será replantado um metrosídero central, uma vez que o existente se encontra irrecuperável. O novo metrosídero, em conjunto com as trepadeiras sobre a pérgula, farão deste local uma aprazível zona de estar, que será complementada com dois bancos em madeira, colocados lateralmente em relação ao contraforte central de forma semicircular. O largo será ainda complementado com outras espécies arbóreas que criarão um alinhamento ao longo da Rua Alexandre Herculano, assim como uma pequena zona relvada de enquadramento, conforme Projecto de Arranjos Exteriores.

(6)

_______________________________________________________________________________________

Município de Santa Cruz da Graciosa . 166.12 6/8

Serão removidos os dois pilaretes no início das escadarias que sobem para o paredão (a nascente e poente) dando um acesso mais franco a estas escadarias e valorizando a sua beleza. Entre os seis pilaretes que marcam o limite norte do paredão, será aplicado um varandim em aço metalizado, conforme desenhos de pormenor, conferindo a este espaço maior segurança e devolvendo a estes pilaretes a sua função original.

Lugares de Estacionamento – 7 lugares do lado norte do Largo/Rua Alexandre Herculano. Largos Vasco da Gama e Conde de Simas

Estes dois largos contíguos constituem o núcleo da distribuição viária da Vila de Santa Cruz. O arranjo que agora se propõe tem por base a necessidade de implantar uma rotunda neste local, de modo a garantir a segura fluidez do trânsito, especialmente no que diz respeito à inversão de marcha que muitas vezes se faz no Largo Vasco da Gama.

A intervenção nesta zona contemplará:

Requalificação da calçada, requalificação da transição calçada/betuminoso no início das Ruas Azevedo Coutinho e Rua 25 de Abril, inserção da nova rotunda, alargamento do passeio no gaveto da Filarmónica, criação de estacionamento ao longo do lado norte dos largos e alargamento do passeio norte, criação de duas novas passadeiras P3 em frente ao Museu e junto à Filarmónica, alargamento do passeio nas duas esquinas da Rua Con. Jacinto Cândido com o Largo Vasco da Gama, remoção da heráldica em calçada miúda existente no passeio poente da Rua Com. Jacinto Cândido e sua recolocação em plataforma na nova rotunda, marcação do estacionamento com calçada à fiada no lado sul do Largo Conde de Simas e no novo estacionamento em linha.

A nova rotunda tem um diâmetro total de 11,50 metros, e é constituída por três anéis, sendo que o exterior, com 2,25 metros de largura, é galgável. Esta é uma solução necessária para que se cumpra o regulamentado relativamente à manobra de pesados e veículos de emergência. A implantação da rotunda resulta da projecção dos trajectos e eixos das várias vias, sendo que o alargamento do passeio nas esquinas da Rua Con. Jacinto Cândido com Largo Vasco da Gama é absolutamente necessário ao correcto funcionamento da rotunda, uma vez reposto o trânsito no sentido nascente/poente na Rua D. Afonso Henriques. Com o mesmo objectivo foi contemplada a inserção de 9 balizadores de pavimento ao longo do troço final da Rua D. Afonso Henriques (ver Desenho AQ 02 e projecto de Instalações Eléctricas) de modo a direccionar o trânsito para o eixo da rotunda.

O anel galgável da rotunda tem um desenho concêntrico em faixas de calçada miúda de calcário e de basalto, e sobe da cota 0.00 (na fiada à linha que a contorna), para a cota 0.20. Separado por um lancil, fica o anel intermédio à cota 0.30, e com 56 centímetros de largura, que será ajardinado (ver Projecto de Arranjos Exteriores). O anel (círculo) central tem 5,88 metros de diâmetro e fica a uma cota 20 centímetros superior ao anel intermédio. Este anel central é ajardinado (ver Projecto

(7)

_______________________________________________________________________________________

Município de Santa Cruz da Graciosa . 166.12 7/8

de Arranjos Exteriores) e nele será relocalizada a heráldica da Câmara Municipal, conforme atrás se referiu.

A heráldica será implantada numa plataforma elíptica inclinada, com 1,94 x 2,94 metros, com um suporte central constituído por dois perfis HEB 100, conforme desenhos de pormenor. Esta plataforma terá uma estrutura em quadrícula de 48 cm de lado, formada por tubos de secção quadrangular de 5 cm em ferro galvanizado. A esta estrutura em quadrícula será soldado inferiormente o pegão de suporte e superiormente a chapa de aço galvanizado que servirá de base à argamassa em que será implantada a calçada miúda com o desenho da heráldica e a data. O pegão de suporte, assim como a parte inferior da plataforma e sua aba, serão forrados em aço corten de 3 mm. A ligeira inclinação da plataforma, que terá 13 centímetros de espessura no seu total, fará com que a heráldica fique voltada à Rua D. Afonso Henriques e Praça Fontes Pereira de Melo, dando-lhe o destaque que merece.

Esta plataforma elíptica, conjugada com o colorido das espécies vegetais escolhidas, e as linhas concêntricas do anel galgável, farão desta rotunda uma maior valia em termos de embelezamento da Vila.

Lugares de Estacionamento – 2 lugares do lado sul do Largo Conde de Simas; 6 lugares do lado norte dos largos Vasco da Gama e Conde de Simas.

Largo de Santo António

Requalificação da calçada, requalificação da transição calçada/betuminoso nas Ruas M. Correia Lobão e Com. Pereira Vidinha, alargamento do triângulo central de modo a alinhá-lo com os passeios destas duas ruas, marcação do estacionamento com calçada à fiada no lado poente em ambos os lados do triângulo alargado, e do lado norte, junto ao Museu.

Uma vez que o trânsito só se faz no sentido nascente/poente no largo de Santo António, não faz sentido a existência do triângulo. Deste modo, ao alargar-se este até ao passeio a poente e ao alinhá-lo com o passeio das ruas adjacentes, aumenta-se a plataforma pedonal e restitui-se um “adro” condigno para a bonita Ermida de Santo António.

Lugares de Estacionamento – 7 lugares do lado norte do Largo de Santo António; 5 lugares no lado sul do triângulo.

(8)

_______________________________________________________________________________________

Município de Santa Cruz da Graciosa . 166.12 8/8

3. REQUALIFICAÇÃO DOS PAUIS E ESPAÇO ENVOLVENTE O Jardim

O espaço envolvente aos Pauis é entendido, neste caso, como a envolvente da proximidade, isto é o jardim circundante murado.

Conforme projectos das especialidades (Arranjos Exteriores e Instalações Eléctricas) esta intervenção contempla a requalificação do jardim relativamente às suas espécies florais que deverão complementar o “jardim de dragoeiros” já instalado, o sistema automático de rega, assim como a remodelação total da iluminação existente – tanto a funcional (percursos) como a decorativa (árvores, tanque babão e interior dos Pauis).

Os Pauis

Relativamente aos Pauis, e conforme projecto da especialidade (Reabilitação dos Pauis), este contempla a substituição do sistema de telas impermeabilizantes, a instalação de um sistema de recirculação e controlo da qualidade da água, a requalificação do sistema de descarga ao mar por gravidade, assim como a inserção de um sistema de descarga controlada para limpeza periódica dos Pauis.

Em todos os aspectos construtivos não especificados, seguir-se-ão as normas que forem decididas em obra, depois de aprovadas pelos Projectistas e pela Fiscalização.

Angra do Heroísmo, Fevereiro de 2013.

_______________________ Arq. Miguel M. Cunha Coordenador Geral do Projecto

Referências

Documentos relacionados

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de

Algumas vezes negócios relacionados a Propriedade Intelectual são questionados judicialmente em função de que a utilização de um método de avaliação ser muito subjetivo. Se

Como mencionado anteriormente, em Cuba a densidade de médicos por número de habitantes é de 6,72 para cada 1 mil habitantes, média considerada altíssima, tendo

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo

Ao rever todas as análises e discussões que realizamos neste trabalho, embasadas nos preceitos funcionalistas aplicados à tradução e nos paradigmas bakhtinianos,

Effects on body mass, visceral fat, blood glucose and hepatic steatosis were assessed in clinical use and by measuring the triglyceride, cholesterol and hepatic glycogen in

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior