• Nenhum resultado encontrado

Mais um curso da parceria com Sesi/Senai-DRMG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mais um curso da parceria com Sesi/Senai-DRMG"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NESTA EDIÇÃO:

Possibilidade de

turma presencial

da EJA

Leve a UMO

para seu canteiro

de obras!

Assessoria em

segurança e saúde

ocupacional

Seconci Informa

02

03

04

06

Esta é a segunda vez que o curso de Costureiro do Vestuário acontece no Seconci-MG

com Sesi/Senai-DRMG

Em julho, teremos mais uma edição do curso Costureiro do Vestuário Assistente. Com duas turmas, uma no turno da manhã e outra, no da tarde, essa é a segunda edição de um dos cursos mais procurados da parceria com o Sesi/ Senai-DRMG.

O aluno aprenderá noções básicas de costura do vestuário, como tipos de linhas e fios, pon-tos, acessórios, agulhas, tipos de máquinas de costura e como utilizá-las, embainhadores, cos-tura reta, curvada e côncava. Além disso, tam-bém aprenderá sobre organização do espaço de trabalho e bom acabamento das peças. As roupas produzidas nas aulas práticas são distri-buídas para entidades filantrópicas.

Divulgue essa iniciativa em sua empresa. As va-gas são limitadas. O curso está aberto a funcio-nários de associadas, seus familiares e amigos!

Data:

05 de julho a 03 de agosto.

Idade mínima:

16 anos.

Local:

Centro de Treinamento do Seconci-MG Rua Adalberto Ferraz, 336 - Lagoinha.

Inscrições:

Entrar em contato com o Departamento de Serviço Social, pelo telefone (31) 3449-8006, ou pelo e-mail social2@seconci-mg.org.br.

(2)

JORNALISTA RESPONSÁVEL:

Anna Carolina Aguiar - 17657 MG

DESIGN E DIAGRAMAÇÃO:

Trina Branding Studio Todas os textos são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do SECONCI-MG. É permitida a reprodução desde que citada a fonte.

PRESIDENTE:

Danuza Prates Octaviani Bernis Mohallem

VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO:

Ricardo Catão Ribeiro

VICE-PRESIDENTE DE PLANEJAMENTO:

Eustáquio Costa Cruz Cunha Peixoto

SUPERINTENDENTE EXECUTIVO:

Ivon Ribeiro de Godoy Rua Diamantina, 285 Bairro Lagoinha CEP 31110-320 Belo Horizonte/MG Tel.: (31) 3449-8000 Fax: (31) 3449-8010

Possibilidade de turma presencial da EJA

Fruto de uma parceria com o Sesi/Fiemg, o Sinduscon-MG e seu braço social, Seconci--MG, vêm desenvolvendo o Programa de Edu-cação de Jovens e Adultos há 26 anos. A partir do próximo semestre, as turmas só acontece-rão na versão EaD. Cientes da importância de manter uma turma presencial das séries ini-ciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o Sinduscon-MG e o Seconci-MG pleitearam ao Sesi/Fiemg a possibilidade de uma nova tur-ma no Seconci-MG, para atender ao público de suas empresas associadas.

O Programa vem dando oportunidade a

tra-balhadores da construção civil vinculados a empresas associadas às duas entidades, que não tiveram acesso ou tiveram que interrom-per os estudos, de completarem sua educa-ção básica e desenvolverem capacidades pro-fissionais. Para que a nova turma presencial aconteça de fato, Seconci-MG e Sinduscon--MG precisam saber do real interesse de suas empresas associadas em encaminhar funcio-nários para esta possível turma.

A carga horária do curso é de 1600 horas, distri-buídas em 4 períodos letivos contendo 100 dias letivos cada, conforme matriz curricular do ano

de 2018. As aulas são organizadas de segunda à sexta-feira, com carga horária de 4h/a.

O conhecimento prévio que o aluno jovem e adulto possui, identificado em uma avaliação diagnóstica, indicará seu posicionamento no primeiro, segundo, terceiro ou quarto perío-do na estrutura de turma multisseriada, ofer-tada neste curso. Essa avaliação será realizada entre o primeiro e quinto dia de aula, no inicio do período letivo.

Ressaltamos que a existência dessa turma de-pende de que as empresas intermedeiem a vinda de seus funcionários à sala de aula, que inclui apoio no deslocamento (transporte até a sede do Seconci-MG) e na oferta diária de um lanche – valor calculado conforme o nú-mero de alunos encaminhados. O Sinduscon--MG fornece o material escolar, ficando a car-go do Sesi o material didático, a contratação do professor e toda a supervisão pedagógica. O Seconci-MG, além de oferecer espaço e re-cursos para as aulas, operacionaliza o funcio-namento das turmas e sua manutenção. As empresas interessadas em encaminhar alu-nos para a abertura de mais uma turma das séries iniciais do Ensino Fundamental deverão responder até o dia 30/05 o formulário neste link. O resultado desta consulta irá subsidiar as tratativas junto ao Sesi/Fiemg para conti-nuidade de uma turma na modalidade pre-sencial.

Público Alvo: empregados da indústria ligados ao Seconci-MG/ Sinduscon-MG

Previsão de Início: agosto de 2018

Duração do Curso: duração mínima de 24 meses

Local: Seconci-MG

Rua Diamantina, 285 - Lagoinha. Belo Horizonte/MG

Para mais informações, entre em contato através dos telefones:

Sylvia Helena Costa (Seconci-MG) - (31) 3449-8018

Alessandra Ragazzi e Ana Paula Melo (Sesi Comar) - (31) 3371-9816

Nova turma presencial do Programa de Educação de Jovens e

Adultos (EJA)

(3)

Leve a Unidade Móvel Odontológica

periodicamente a seu canteiro de obras!

Seconci-MG integra discussão de campanha

de segurança com a rede elétrica

A melhor forma de cuidar da saúde da boca é a prevenção, e é indicado que sejam feitas duas visitas ao ano ao dentista, um momento im-portante para evitar e diagnosticar patologias dentárias. Solicite visitas periódicas da Unidade Móvel Odontológica a seu canteiro de obras e contribua para uma boa saúde bucal de seus funcionários.

O Seconci-MG proporciona a seus associados uma estrutura de atendimento que extrapola os

limites de sua sede, através de um atendimento odontológico itinerante viabilizado através da Unidade Móvel Odontológica (UMO). Ela pos-sui praticamente a mesma estrutura que um consultório tradicional oferece. São realizados os procedimentos odontológicos básicos que incluem: consulta para identificação das neces-sidades, limpezas para remoção de tártaro (pro-blema que acomete 99% dos pacientes), trata-mento de inflamações na gengiva(gengivite) e restaurações de dentes de vários tipos -

amálga-mas, resinas e ionômeros. Procedimentos mais complexos como cirurgias, tratamento de canal e algumas próteses são direcionados para a sede da entidade. A limpeza reduz a incidência de cá-ries, gengivite, periodontite, mau hálito e placas bacterianas. Além disso, o exame dos dentes fei-to simultaneamente permite identificar cáries e alterações nas restaurações, nas gengivas e na boca como um todo.

Para receber a UMO em seu canteiro de obras, é necessário um local para estacionamento do ve-ículo. Este deverá ser seguro, plano, preferencial-mente protegido contra sol/chuva e pavimenta-do. É necessário, também, dispor, a menos de 20 metros do espaço de instalação, de um ponto de energia elétrica (tomada de 110w), água potável e local para descarte de água servida.

As solicitações para essa modalidade de aten-dimento podem ser encaminhadas ao Depar-tamento de Serviço Social do Seconci-MG, através do e-mail social2@seconci-mg.org.br. Elas irão compor uma lista de atendimento, por ordem de inscrição. Antes de receber a UMO, o canteiro de obra será vistoriado por um profissional do Departamento de Segu-rança do Trabalho da entidade, que verifi-cará se as condições para sua instalação são atendidas. Mais informações pelos telefones (31)3449-8005/8006.

No último dia 16 de maio, o Seconci-MG partici-pou de uma reunião, convocada pela Gerência de Comunicação Institucional da Cemig, para iniciar a discussão de uma nova campanha de seguran-ça com a rede elétrica. A intenção é envolver, na elaboração de ações educativas voltadas para um comportamento seguro com a energia elétrica, representantes do setor da construção civil. Estima-se que uma significativa percentagem dos acidentes com a rede elétrica estejam rela-cionados com obras de construção ou reformas de casas, principalmente no âmbito do trabalho

informal. A falta de conhecimento ou de atenção na utilização da energia elétrica ou na execução de trabalhos próximos à rede elétrica repercutem também nos índices elevados de acidentes. O Seconci-MG sempre contou com o apoio da Cemig na realização de eventos educativos que promove – cursos, treinamentos e palestras – voltados para a conscientização sobre os riscos e cuidados que devem ser tomados com a energia elétrica. A concessionária também já participou de algumas edições do Dia Nacional da Constru-ção Social – evento de responsabilidade social

destinado a trabalhadores da construção e seus familiares. Estas participações aconteceram na forma de atividades instrutivas que chamam a atenção para os riscos com o uso inadequado da energia elétrica.

Durante a reunião, a Supervisora do Departa-mento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, falou sobre a importância da campanha atingir também um público in-fluenciador – família, vizinhos e amigos dos tra-balhadores, para que as mensagens veiculadas sejam relevantes e eficientes.

(4)

Assessoria em segurança e saúde

ocupacional

O foco em uma boa gestão da saúde e seguran-ça do trabalho é um dos pilares de atuação do Seconci-MG. Para tanto, a entidade mantém e ampliou recentemente uma gama de serviços com o objetivo de assessorar suas associadas no cumprimento da legislação de SST.

Através de seus Departamentos de Segurança do Trabalho e Medicina Ocupacional, o Secon-ci-MG disponibiliza cursos e treinamentos, além de elaborar, mediante convênio específico, os programas ocupacionais PCMSO, PPRA e PCMAT. São oferecidos regularmente: Treinamento Ad-missional (NR18), Curso Básico de NR10, Reci-clagem da NR10, Capacitação para Trabalho em Altura (NR35), Curso de Cipa (NR5) e Palestras sobre Segurança no Trabalho. Confira mais de-talhes sobre os cursos na última página deste informativo (Seconci Informa).

Agora sua empresa também pode contratar:

Auditoria em SST

Oferecemos a nossas associadas um software de gestão da NR18, o Segcon, que abrange obriga-ções relacionadas às Normas Regulamentadoras 05, 06, 07, 09 e 35. Também é possível solicitar visitas periódicas de acompanhamento da situa-ção dos canteiros de obra.

Laudos técnicos de

Pericu-losidade e de Insalubridade

Atendendo às exigências das NRs 15 e 16 – Ati-vidades e Operações Insalubres e AtiAti-vidades e Operações Perigosas, respectivamente –, o Departamento produz laudos para caracterizar a insalubridade e a periculosidade das funções presentes no ambiente de trabalho de sua em-presa. Além de minimizarem riscos, esses laudos podem ajudar na redução de custos com pa-gamentos de insalubridade ou periculosidade desnecessários e com autuações de fiscalização.

Laudo Técnico de

Instala-ções Elétricas

Com a visita de um de nossos profissionais, especializado em Instalações Elétricas, é produzido um documento que avalia as ins-talações temporárias de sua obra, de acordo com as NRs 10, 12 e 18.

Para saber sobre datas e horários dos cursos e treinamentos, bem como sobre valores destes e dos outros serviços, entre em con-tato com o Departamento de Segurança do Trabalho através do telefone (31)3449-8032 ou do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Se sua empresa quiser conhecer a dinâmica de desenvolvimento do PCMSO que oferta-mos, faça contato pelos telefones (31)3449-8036 ou 3449-8040 ou acesse a Minuta do Programa clicando aqui.

(5)

ECONOMIZE ATÉ

R$200.000,00

POR ANO

COMO NOSSO

ASSOCIADO

www.sinduscon-mg.org.br sinduscon@sinduscon-mg.org.br (31) 3253-2666 SAIBA MAIS:

173 DIAS A MENOS

*

para se conseguir a concessão do alvará

de construção em Belo Horizonte, graças

ao projeto Alvará na Hora, idealizado

pelo Sinduscon-MG em parceria com a

Prefeitura Municipal.

*O prazo passou de uma média de seis meses para sete dias.

Vereador Doorgal Andrada é recebido pela

Diretoria do Seconci-MG

Em seu primeiro mandato no Legislativo Municipal, Doorgal Andrada tem procurado contribuir com o desenvolvimento de proje-tos voltados para dar ao cidadão belo-hori-zontino acesso à cultura, ao lazer, ao esporte e a outras atividades de fomento à inclusão social, à saúde e à segurança da população. O vereador, que já conhecia a entidade, este-ve na sede do Seconci-MG na última terça-fei-ra, 22 de maio, quando foi recebido em um café da manhã pela Diretoria da casa. Acom-panhado de seu Chefe de Gabinete, Wander-ley Porto, foi informado sobre as ações da entidade na área da responsabilidade social empresarial, atuação que dialoga com sua militância na esfera legislativa. Na ocasião, também foram apresentados os expressivos

(6)

Seconci-MG informa

5

4

3

2

De acordo com a NR-18, todos os empregados da construção civil devem receber um treinamento admissional antes de iniciarem o trabalho. O Seconci-MG oferece esse treinamento diariamente, de segunda a sexta-feira. Para que seus funcionários participem, empresas associadas devem agendar a participação até as 13h do dia útil anterior, através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Devem ser informados no e-mail, para que se realize o agendamento, a data pretendida do treinamento e o nome e telefone da empresa, além dos se-guintes dados do participante: nome, função, número e série da carteira de trabalho, identidade, CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.

Treinamento admissional

1

A Capacitação para Trabalho em Altura está prevista na NR35. De acordo com a norma, é de responsabilidade do empregador oferecer treinamento ao empregado, para que este possa realizar qualquer trabalho desse tipo. Trabalho em altura é toda atividade executada em níveis diferentes, na qual há risco de queda capaz de causar acidentes. A capacitação da NR35 acontece diariamente, das 7h30 às 16h30, com um módulo teórico seguido de outro, prático, realizado em uma torre de treinamento específica, na sede do Seconci-MG. Para mais informações, entre em contato através do telefone (31) 3449-8032.

Capacitação para trabalho em altura

O SECONCI-MG oferece aos seus associados o Curso Básico de NR-10, uma capacitação para trabalhos em instalações elétricas e prevenção de acidentes relacionados a eletricidade, de acordo com as exigências da NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. O treinamento acontece na sede da entidade, no bairro Lagoinha, e o investimento é de R$100,00 por inscrição, referentes ao material didático e ao lanche dos participantes. Mais informações no telefone (31) 3449-8032 e através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Próximo curso: 18/06 a 29/06

Curso básico de NR-10

De acordo com o item 10.8.8.2 da NR-10, a empresa precisa oferecer também uma reciclagem da norma a cada dois anos. Essa atualização também se faz necessária quando o trabalhador troca de função ou de empresa, retorna ao trabalho após uma pausa de três meses ou mais e quando ocorrem modificações significativas nas instalações elétricas ou uma troca de métodos, processos e organização do trabalho. A reciclagem da NR-10 também é oferecida pelo Seconci-MG. Os funcionários das empresas associadas devem comprovar ter fre-quentado o Curso Básico da NR-10, apresentando seu certificado de conclusão assinado por um profissional legalmente habilitado para isso. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3449-8032. Próximo curso: 25/06 a 29/06

Reciclagem da NR-10

Sempre que uma nova gestão de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é eleita, é necessá-rio que os representantes da CIPA recebam um treinamento específico. O objetivo do curso é capacitar os re-presentantes sobre o que é e como deve se organizar a Comissão. Os cursos para cipistas acontecem tão logo o Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG reúna um número mínimo de participantes, que justifique sua realização. As inscrições podem ser feitas pelo tel`efone (31) 3449-8032, ou através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br.

Próximo curso: 25/06 a 28/06

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Hospital de Santa Maria Estudo Prévio para Remodelação do Serviço de Alimentação Lisboa 2.000.000,00 € 2006 Projecto Concluído Obra suspensa Instituto de Solidariedade e

• Lembrar de deixar 15-20 minutos o robô dentro da água após desligá-lo para refrigeração dos motores. - Company Confidential

Revascularização do miocárdio (ponte de safena), reparação (plastia) e troca das válvulas do coração, cirurgia pediátrica (doenças congênitas e outras), cirurgia das doenças

O estudo buscou também contribuir para o desenvolvimento científico, disponibilizando para a sociedade os impactos acerca da saúde mental, social e corporal dos

Portanto, podemos afirmar que alcançamos o nosso objetivo, pois o resultado do estudo realizado nos forneceu dados importantes para a compreensão daquilo que nos

Nas classes A e B se verifica a maior diminuição no valor previsto para aquisição de presentes compa- rando-se a intenção de gastos deste ano com a de 2012: este ano, a pre-

Ao analisar as características do atendimento pré- natal da rede de atenção básica em saúde tendo como parâmetros o preconizado pelo Programa de Humanização do Parto