• Nenhum resultado encontrado

Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária - Hospital Veterinário UEM campus Umuarama Fundação Araucária

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária - Hospital Veterinário UEM campus Umuarama Fundação Araucária"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária - Hospital

Veterinário UEM – campus Umuarama – Fundação Araucária

Edital de abertura de inscrições para provimento das vagas do Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária - Hospital Veterinário UEM – campus Umuarama- Fundação Araucária, nas áreas de Anestesiologia e Diagnóstico por Imagem.

O objetivo do programa de Treinamento técnico é o aprimoramento das habilidades práticas de Mé-dicos Veterinários com até 2 anos de formados, através de treinamento intensivo na área de opção. O programa visa o desenvolvimento de atividades voltadas ao ensino e pesquisa, através da apre-sentação de seminários, acompanhamento de aulas teóricas e práticas do curso de graduação, reali-zação de pesquisas, publicação e apresentação de trabalhos científicos e participação em congres-sos. O Programa é cumprido em regime integral, com plantões aos sábados e domingos. O candida-to aprovado tem direicandida-to a uma bolsa-auxilio da Fundação Araucária no valor de R$1350,00 durante 2 anos.

A seleção será regida pelas seguintes instruções:

CRITÉRIOS PARA PROVA ESCRITA, DE TÍTULOS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO.

1. DAS INSCRIÇÕES E DOCUMENTOS

As inscrições deverão ser realizadas no período de11 de Janeiro de 2013 a 25 de janeiro de 2013.

As inscrições estão abertas a candidatos com formação acadêmica em Medicina Veterinária há no Máximo dois anos.

As inscrições podem ser realizadas pessoalmente na Secretaria do Hospital Veterinário no Cam-pus de Umuarama (Estrada da Paca, s/n – Bairro São Cristóvão – Umuarama/PR)

As inscrições também serão aceitas pelo correio ou realizadas por representante legal. As inscrições por correio devem ser enviadas para o seguinte endereço:

A/C Prof. Max Gimenez Ribeiro

UEM – CTC rodovia PR 489, Numero 1400, CEP 87508-210, saída para Xambrê, Umuarama – PR Os documentos remetidos pelo correio devem ser postados alguns dias antes do término do período de inscrição, de maneira que possam estar disponíveis à Comissão avaliadora até a data do encerra-mento do prazo(às 16:00 horas do dia 25 de janeiro de 2013). Docuencerra-mentos entregues fora do

pra-zo de inscrição não serão aceitos e as inscrições serão automaticamente indeferidas, independente da data de postagem do correio.

As informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição são de sua única e exclusiva responsa-bilidade e devem ser comprovadas mediante a apresentação dos documentos originais à Comissão Organizadora do Concurso, caso sejam solicitados.

(2)

a) Ficha de inscrição preenchida com a opção pela área pretendida;

b) Declaração de estar de acordo com as normas da seleção assinada junto à ficha de inscri-ção;

c) Fotocópia de documento de identidade oficial com foto;

d) Fotocópia do CPF;

e) Comprovante de graduação: fotocópias (frente e verso) do Diploma e fotocópia do

His-tórico Escolar. Na ausência do diploma apresentar Certificado de Colação de Grau ou declaração de que o candidato já colou grau. Em ambos os casos apresentar o histórico do curso de graduação emitido após a colação de grau;

f) Comprovante de endereço;

g) Currículo descritivo e documentado em uma única via que será utilizado para avaliação e pontuação.

2. DO RESULTADO DAS INSCRIÇÕES

2.1 –O Coordenador do projeto divulgará o resultado da análise das inscrições, por meio de edital, no dia 26 de janeiro de 2013.

2.2 – O edital de que trata o subitem anterior será publicado no mural do Hospital Veteriná-rio da UEM– campus Umuarama e disponibilizado no endereço de e-mail fornecido pelo candidato.

2.3 - No caso de o candidato pedir reconsideração quanto ao indeferimento de sua inscrição deverá fazê-lo por escrito e pessoalmente ou por procurador junto à Secretaria do Hospital Veterinário da UEM, campus Umuarama, no primeiro dia útil após a publicação do resulta-do das inscrições, no horáriodas 8h30min às 11 horas e das 13h30min às 16h00min.

2.4 - Somente poderão submeter-se às provas os candidatos que tiverem a inscrição Homo-logada.

3. DAS PROVAS E CLASSIFICAÇÃO/APROVAÇÃO

O candidato será submetido a uma prova escrita (peso 4,0), entrevista (peso 2,0), prova prática (Diagnóstico por imagem)(peso 2,0) e avaliação do Curriculum (peso 2,0 Diagnóstico imagem, pe-so 4, anestesiologia). Cada prova/avaliação será avaliada na escala de 0,00 (zero) a 10,00 (dez).

A prova escrita acontecerá na Videoteca do Hospital Veterinário da UEM no campus de Umua-ramano dia 28 de janeiro de 2013 às 9:00 horas. A entrevista e a prova prática acontecerão nos dias 29, 30 de janeiro 2013, nas dependências do Hospital Veterinário da UEM, campus Umuara-ma.

A prova escrita versará sobre conhecimentos relativos à especialidade em que o candidato se ins-creveu, de acordo com o programa publicado. A prova prática será realizada com base no programa da área. A avaliação do "Curriculum Vitae" deverá basear-se na quantidade e qualidade de títulos obtidos pelo candidato, relativos à especialidade de inscrição.

A entrevista versará sobre conhecimentos pessoais e/ou técnicos, sendo estes últimos baseados no programa referente à especialidade pretendida pelo candidato.

(3)

A prova escrita terá caráter eliminatório, devendo o candidato obter nota igual ou superior a 5,00 (cinco)para ter o direito de realizar as etapas subsequentes.

A avaliação do Curriculum será baseada na tabela de pontuação constante no item tal.

A nota final será a média aritmética trevista e análise de Curriculum.

A classificação será efetuada pela ordem decrescente da nota final obtida por cada candidato, e em caso de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

a) Obtiver maior nota na prova teórica; b) Obtiver maior nota na prova prática;

c) Obtiver maior nota na análise do Curriculum. Cada candidato poderá inscrever

na seleção todo candidato que obtiver média igual ou superior a cinco (5,0).

4. MATRÍCULA E INSCRIÇÃO PARA RECEBER A BOLSA DE APRIMORAMENTO

O candidato aprovado iniciará as atividades em Março de 2013.

O candidato que, por qualquer motivo, optar por desistir do Programa ou for desligado do mesmo, não terá direito a receber certificados ou qualque

volvidas.

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

A admissão dos alunos obedecerá rigorosamente à classificação obtida no processo seletivo As alterações de endereços dos candidatos deverão ser comunicadas a Secretaria do Hospital A Comissão de Seleção de alunos exime

candidato, nos casos em que tal modificação não for avisada.

Todos os editais e/ou comunicados serão afixados no Hospital Veterinário rama.

A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para o processo seletivo contidas nos comunicados, nas Instruções ao Candidato a serem divulgados.

Os casos omissos serão resolvidos pelo Coordenador do Projeto. Umuarama, 09 de janeiro de 2013.

Prof. Dr. Max Gimenez Ribeiro Coordenador do Projeto

A prova escrita terá caráter eliminatório, devendo o candidato obter nota igual ou superior a er o direito de realizar as etapas subsequentes.

A avaliação do Curriculum será baseada na tabela de pontuação constante no item aritmética das notas das provas escrita, prática

A classificação será efetuada pela ordem decrescente da nota final obtida por cada candidato, e em caso de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

Obtiver maior nota na prova teórica; r nota na prova prática;

Obtiver maior nota na análise do Curriculum.

Cada candidato poderá inscrever-se somente em uma especialidade. Será considerado aprovado na seleção todo candidato que obtiver média igual ou superior a cinco (5,0).

INSCRIÇÃO PARA RECEBER A BOLSA DE APRIMORAMENTO

O candidato aprovado iniciará as atividades em Março de 2013.

que, por qualquer motivo, optar por desistir do Programa ou for desligado do mesmo, não terá direito a receber certificados ou qualquer documento comprobatório das atividades dese

DISPOSIÇÕES GERAIS

A admissão dos alunos obedecerá rigorosamente à classificação obtida no processo seletivo As alterações de endereços dos candidatos deverão ser comunicadas a Secretaria do Hospital

A Comissão de Seleção de alunos exime-se de quaisquer responsabilidades pela desinformação do candidato, nos casos em que tal modificação não for avisada.

Todos os editais e/ou comunicados serão afixados no Hospital Veterinário –

A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para o processo seletivo contidas nos comunicados, nas Instruções ao Candidato a serem divulgados.

Os casos omissos serão resolvidos pelo Coordenador do Projeto. 2013.

Prof. Dr. Max Gimenez Ribeiro

A prova escrita terá caráter eliminatório, devendo o candidato obter nota igual ou superior a A avaliação do Curriculum será baseada na tabela de pontuação constante no item 8 deste

edi-ca (quando houver), en-A classificação será efetuada pela ordem decrescente da nota final obtida por cada candidato, e

se somente em uma especialidade. Será considerado aprovado

INSCRIÇÃO PARA RECEBER A BOLSA DE APRIMORAMENTO

que, por qualquer motivo, optar por desistir do Programa ou for desligado do mesmo, r documento comprobatório das atividades

desen-A admissão dos alunos obedecerá rigorosamente à classificação obtida no processo seletivo

As alterações de endereços dos candidatos deverão ser comunicadas a Secretaria do Hospital UEM. se de quaisquer responsabilidades pela desinformação do

UEM, campus

(4)
(5)

6. PROGRAMA DE PROVA–ÁREA DE ANESTESIOLOGIA

1. Avaliação do paciente anestésico

2. Fisiologia, reconhecimento e tratamento da dor 3. Equilíbrio ácido-base e hidroeletrolítico

4. Choque e ressuscitação cardiopulmonar

5. Medicação pré-anestésica em pequenos animais e equinos 6. Anestesia dissociativa em pequenos animais e equinos

7. Anestésicos gerais e inalatórios em pequenos animais e equinos 8. Ventilação mecânica e circuitos anestésicos

9. Anestésicos locais e técnicas de anestesia local 10. Anestesia a campo em equinos

11. Técnicas de anestesia local em bovinos

REFERENCIAS

Fantoni, D.T.; Cortopassi, R.S.G. Anestesia em cães e gatos. Editora Roca. 2009.

Massone, F. Anestesiologia veterinária. Farmacologia e técnicas. Guanabara Koogan, 2011. Muir, W.W.; Hubbel, J.A.E. Equine anesthesia.Monitoring and emergency therapy.Sauders Elsevi-er, 2009.

Muir, W.W., et al. Manual de anestesia veterinária. 3ª. Ed. Artmed, 2001.

Taylor, P., Clarke, K. W. Handbook of equine anesthesia. 2nd. Ed. Saunders Elsevier, 2007. Doherty, T.; Valverde, A. Manual of equine anesthesia and analgesia.Blackwellpublishing, 2006. Spinosa, H.S.; Górniak, S.L.; Bernardi, M.M. Farmacologia aplicada à medicina veterinária. Gua-nabara Koogam, 2011

(6)

7. PROGRAMA DE PROVA – ÁREA DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

1. Técnicas radiográficas contrastadas;

2. Exploração e interpretação radiográfica do sistema osteoarticular de cães e gatos; 3. Exploração e interpretação radiográfica do sistema osteoarticularde equinos; 4.Exploração e interpretação radiográfica do sistema digestório;

5. Exploração e interpretação radiográfica do sistema urogenital;

6. Exploração e interpretação radiográfica do sistema cardiorespiratório; 7. Exploração e interpretação radiográfica da cavidade abdominal;

8. Introdução à ultra-sonografia e suas principais indicações para o diagnóstico das alterações ab-dominais em cães e gatos.

REFERÊNCIAS

CARVALHO, C.F. Ultrassonografia em Pequenos Animais. 2ª Edição. São Paulo: Roca, 2004. FARROW, C. S.Veterinária – Diagnóstico por Imagem do Cão e Gato. 1ª Edição. Roca, 2006. HAN, C. M. & HURD, C.D.Diagnóstico por Imagem para a Prática Veterinária. 3ª Edição. São Paulo: Roca, 2007.

KEALY, J.K.; MCALLISTER, H. Radiologia e Ultrassonografia do cão e do gato. 3ª Edição.Barueri – SP: Manole. 2005.

LAVIN, L.M. Radiography in veterinary technology.2nd ed. Philadelphia, W.B. Saunders Com-pany.1999. 329 p.

O’BRIEN, T.R. Radiologia de Equinos. São Paulo – SP: Roca. 2007.

SCHEBITZ, H. & WILKENS, H. Atlas of radiographic anatomy of the horse.Philadelphia, W. B. SaundersCompany, 1978. 100 p.

SCHEBITZ, H.; WILKENS, H. Atlas de Anatomia Radiográfica do Cão e do Gato. 5ª. Edição.Barueri – SP: Manole. 2000.

THRALL, D.E. Textbook of Veterinary Diagnostic Radiology.5ª.Edição. St. Louis, Missouri: Elsevier. 2007.

(7)

8. TABELA DE PONTUAÇÃO PARA PROVA DE TÍTULOS

Tabela de pontuação para prova de títulos

TÍTULO PONTOS MÁXIMO DE

PONTOS Especialização reali-zada na área 1,0 1,0 Atuação profissional na área 0,25 por semestre 1,0 Estágio curricular realizado na área 0,5 0,5 Estágios extra-curriculares realiza-dos na área com mí-nimo de 100 horas 0,25 0,5 Participação em e-ventos nacionais 0,02 0,5 Participação em e-ventos internacionais 0,03 0,5 Participação em se-mana de iniciação científica 0,01 0,5 Monitoria na área 0,2 0,5 Iniciação científica na área 0,2 0,5 Artigos publicados em revistas indexa-das 0,4 0,8 Artigos publicados

em revistas não in-dexadas 0,1 0,5 Resumos publicados em anais de eventos nacionais 0,1 0,5

(8)

Resumos publicados em anais de eventos internacionais 0,2 0,4 Resumos expandidos publicados em anais de eventos nacionais 0,2 0,6 Resumos expandidos publicados em anais de eventos interna-cionais 0,2 0,6 Resumos publicados em periódicos nacio-nais ou internacio-nais indexados 0,3 0,6 Participação em pro-jetos de pesquisa 0,1 0,5

(9)

FICHA DE INSCRIÇÃO

MÉDICO VETERINÁRIO – Treinamento Técnico – Hospital Veterinário UEM – Campus Umuarama. NOME____________________________________________________ RG:___________________________CPF:_______________________ ENDEREÇO:_______________________________________________ TELEFONE:_______________________________________________ E-MAIL:__________________________________________________ CRMV____________________________ INSTITUIÇÃO DE GRADUAÇÃO_____________________________ DATA DE COLAÇÃO:______________________________________ ÁREA PRETENDIDA ( ) Anestesiologia

( ) Dignóstico por Imagem

Declaro que estou de ciente e de acordo com o disposto no edital de inscrição e com as normas e critérios por eles estabelecidos.

Nome e assinatura

Referências

Documentos relacionados

Uma das funções do departamento de Qualidade Alimentar é a de dar formação na área da higiene e segurança alimentar e do produto, aos funcionários de restauração e

produzido na SP também é um arco infinitesimal de paralelo.. Para uma projeção cartográfica qualquer, existem, em cada ponto, quatro valores de distorção de escala que

O produto contém baterias abrangidas pela Directiva Europeia 2006/66/CE, as quais não podem ser eliminadas juntamente com o lixo doméstico.Informe- se acerca dos regulamentos

Maio Planejamento mensal por faixa etária Neusa.Rosely e Karin 8 horas Junho Organização para a festa junina Neusa, Rosely e Karin 8 horas Agosto Musicalização Infantil

Tecla Marcaçăo pressão breve da tecla pressão prolongada da tecla até silenciar o sinal acústico Tecla MENU chamada do menu do usuário Escolha do ponto do menu

De acordo com os resultados obtidos no experimento (Tabela 2), verifica-se que não houve diferença estatística quando avaliados os parâmetros de produtividade (kg ha 1

sentido da proteção para o preenchimento, não só da curva de desenvolvimento como também a de cresci- mento, foi a idade da criança menor que seis meses.. Esse resultado já

Entre 2005 e 2006, 8.121 espécimes clínicos enviados ao Laboratório de Micobactérias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/Instituto de Doenças do Tórax, no Rio de