• Nenhum resultado encontrado

ancária BInformativo do Sindicato dos Bancários do Ceará Edição nº a 24 de maio de 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ancária BInformativo do Sindicato dos Bancários do Ceará Edição nº a 24 de maio de 2014"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ancária

B

Informativo do Sindicato dos Bancários do Ceará | Edição nº 1335 | 19 a 24 de maio de 2014

Eleições vão até o próximo dia 28/5 através do Sisbb, pelo site da Previ ou por telefone (pág. 3)

Eleições Previ

Chapa 4 reúne as melhores condições para

conquistar mais e defender associados

(2)

Home Page: www.bancariosce.org.br – Endereço Eletrônico: bancariosce@bancariosce.org.br – Telefone geral : (85) 3252 4266 – Fax: (85) 3226 9194 Tribuna Bancária: imprensa@bancariosce.org.br – (85) 3231 4500 – Fax: (85) 3253 3996 – Rua 24 de Maio, 1289 - 60020.001 – Fortaleza – Ceará

Presidente: Carlos Eduardo Bezerra – Diretor de Imprensa: Marcos Aurélio Saraiva Holanda – Jornalista Resp: Lucia Estrela - CE00580JP Repórter: Sandra Jacinto - CE01683JP – Projeto Gráfi co e Diagramação: Normando Ribeiro CE00043DG

Impressão: Expressão Gráfi ca – Tiragem: 11.500 exemplares

Expediente

Bancários lutam para garantir

feriados em dias de jogos da Copa

Foto: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE

ELEIÇÃO PARA DELEGADOS(AS) SINDICAIS DO BANRISUL

Faço saber aos interessados, funcionários(as) do BANRISUL e associados(as) do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Estado do Ceará, (SEEB/CE), que no(s) dia(s) 30 de maio de 2014 será realizada ELEIÇÃO PARA DELEGADOS(AS) SINDICAIS DO BANRISUL, com atuação na Agencia Fortaleza (ag.0216), ficando, a partir de 19/05/2014, aberto o prazo para inscrições de candidaturas, sendo que para a base deste Sindicato poderá ser eleito Um (01) Delegado(a).

Os pedidos de inscrições poderão ser feitos até o dia 23 de maio de 2014, na Secretaria de Ação Sindical do SEEB/CE, mediante correspondência assinada pelos interessados, que funcionará nos dias úteis no período de 08h às 18h.

As eleições se darão diretamente nos locais de trabalho nas datas aqui mencionadas. Fortaleza-CE, 15 de maio de 2014.

Carlos Eduardo Bezerra Marques Presidente

O posicionamento dos traba-lhadores foi exposto em reunião realizada dia 14/5, na Secretaria Extraordinária da Copa (Secopafor), com a participação de representan-tes da Federação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE), do Sindicato dos Bancários do Ceará, Sindicato dos Comerciários, Mova-se, CUT e Sin-dipan, quando os dirigentes sindicais defenderam que os dias em que se realizem jogos da Copa do Mundo em Fortaleza fossem considerados feriados pela Prefeitura Municipal. A reunião foi convocada pela titular da Secopafor, Patrícia Macêdo.

Os bancários defenderam o feriado em dias de jogos partindo do princípio de que, sendo o maior evento privado do planeta, não é positivo que os trabalhadores percam a oportunidade de verem os jogos e participarem de eventos relativos à Copa, como a Fanfest, por estarem trabalhando. “Nós defendemos sim o feriado porque não é um evento que vai afetar a produtividade econômica do Estado. Em relação à categoria bancária, se não tivermos o feriado e os bancos funcionarem em horário reduzido, será prejudicial para o atendimento à população. Os horá-rios reduzidos significam mais filas e falta de comodidade no atendimento. Queremos que os trabalhadores par-ticipem ativamente deste evento que é ímpar para a cidade de Fortaleza”, considera o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo.

O diretor do Sindicato e re-presentante da Fetrafi/NE, Gus-tavo Tabatinga, informou que as próprias instituições financeiras anteciparam as perspectivas de resultado do semestre para serem concluídas até maio, por conta da

realização da Copa do Mundo no Brasil. “Nos dias de jogos da Copa, especialmente de jogos do Brasil, já se espera uma desaceleração natu-ral. Haverá uma grande massa de trabalhadores que deve se ausentar de seus trabalhos para assistirem aos jogos. Além disso, há a Fanfest, para quem não vai aos estádios, que é uma democratização da Copa e que deve contar também com uma grande participação da população”, ponderou.

“A Copa é para todos! O tra-balhador não tem somente que construir a Copa. Tem de ter o direito de vivenciá-la também”, concluiu o presidente do Sindicato dos Bancá-rios, Carlos Eduardo.

Campanha nas redes so-ciais – Na sexta-feira, 16/5, dia

em que o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, se comprometeu a anunciar o decreto ou não de feriados durante a Copa, o Sindi-cato dos Bancários, com apoio dos demais sindicatos de trabalhadores, chamou uma campanha nas redes sociais (#decretaferiadoRC). No final da tarde de sexta, o prefeito adiou para as 9h do sábado (17/5) o anúncio, portanto, após o fecha-mento desta edição.

EDITAL

Dia 14/6 (sábado, 16h)

Uruguai x Costa Rica

Dia 17/6 (terça, 16h)

Brasil x México

Dia 21/6 (sábado, 16h)

Alemanha x Gana

Dia 24/6 (terça, 17h)

Grécia x Costa do Marfim

Dia 29/6 (domingo, 13h) Oitavas de Final Dia 4/7 (sexta, 17h) Quartas de Final BRASIL X CROÁCIA Qui 12/06, 17h00 São Paulo BRASIL X MÉXICO Ter 17/06, 16h00 Fortaleza BRASIL X CAMARÕES Seg 23/06, 17h00 Brasília JOGOS DO BRASIL NA PRIMEIRA FASE JOGOS DA COPA DO MUNDO

(3)

Eleição da Previ vai

até o dia 28/5.

Sindicato indica

voto na Chapa 4

Para conquistar mais

– Os integrantes da Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ lideraram, junto com as enti-dades associativas e sindicais, as principais conquistas da Previ nos últimos anos. A lista é longa. Começa pela gestão compartilhada, com a eleição de metade dos diretores, modelo que deu estabilidade e segurança à gestão da Previ, protegendo-a de interesses externos que possam colocar o patrimônio dos associados em risco, entre outras conquistas para os Plano 1 e Previ Futuro.

Só quem se esforçou em entender e encaminhar as de-mandas dos associados pode conquistar novas melhorias. Por isso, é importante votar em quem pode dar continuidade à gestão séria e competente na Previ.

Defender os associa-dos – Construída por inúmeras

gerações de funcionários, a Previ

tornou-se mais segura desde que os associados conquistaram o direito de participar da gestão de seu patrimônio, acompa-nhando, fiscalizando e elegendo a metade dos dirigentes. A força e a segurança da Previ também depende muito da unidade dos associados, dos sindicatos, das associações de aposentados e entidades do funcionalismo. É isso que a Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ representa. Unidade de quem sempre a de-fendeu e participou de sua cons-trução, que negociou melhorias de benefícios e, participando da gestão, levou a Previ a ter me-lhores retornos financeiros e os maiores benefícios entre todos os fundos de pensão brasileiros. A Chapa 4 é unidade e segurança para defender os associados e a Previ dos ataques de interesses externos.

Proteção da Previ – A

segurança da Previ é o modelo

de gestão conquistado pelas entidades sindicais e associati-vas. Dos 320 fundos de pensão brasileiros, somente na Previ e em mais dois ou três há eleição direta da metade dos diretores. É por essa razão que a Previ não perde dinheiro onde outros per-dem. Desde que os associados conquistaram o direito de eleger a metade dos diretores da Previ, em 1997, negócios suspeitos

deixaram de acontecer. Mas não basta conservar o modelo de gestão compartilhada. É pre-ciso eleger pessoas vinculadas às nossas entidades, porque na hora de enfrentar os inimigos da Previ, os dirigentes eleitos preci-sam do apoio delas. Associações de aposentados, sindicatos e entidades associativas são as verdadeiras fiadoras da boa gestão da Previ.

A

eleição para renovação das diretorias de Administração e de Planejamento da Previ e parte dos conselhos delibera-tivo, fi scal e consultivos dos dois planos de benefícios vai até o próximo dia 28/5. O Sindicato dos Bancários do Ceará apoia a Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ, formada pela grande maioria do movimento sindical e das entidades representativas do funcionalismo do Banco do Brasil.

A Chapa 4 tem como candidato a Diretor de Administração Wagner Nascimento, diretor do Sindicato de Belo Horizonte e membro da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, e como candidata à Diretoria de Planejamento a presidenta da AAFBB, Célia Larichia.

COMO VOTAR:

Os funcionários da ativa votam por meio do Sisbb. Os

aposen-tados e pensionistas maiores de 18 anos votam pelo site www.

previ.com.br (com senha) ou pelos fones 0800 723 0808 e

0800 031 0808, também com senha.

A Previ é um dos maiores exemplos de que os

trabalha-dores são os mais capacita-dos para gerir seus próprios recursos. Apoiamos a Chapa

4 porque é formada pelo movimento sindical e outras

entidades do funcionalismo do Banco do Brasil e porque representa as forças que vêm

administrando a Previ há anos, com grande êxito”

Gustavo Tabatinga, diretor

(4)

Cursinho promovido pelo Sindicato aprova

14 pessoas no concurso da Caixa

O

cursinho promo-v i d o pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, atra-vés da secreta-ria de Formação, em parceria com a Academia dos Módulos (Mas-ter Concursos),

aprovou 14 pessoas no concurso da Caixa Econômica Federal, cujo resultado fi nal foi divulgado no último dia 14/5.

Foi ofertado aos bancários sindicaliza-dos e seus dependentes descontos especiais no curso que teve carga horária total de 220 h/a e iniciou em novembro do ano passado abordando disciplinas como Língua Portu-guesa, Matemática, História e Estatuto da Caixa, Conhecimentos Bancários, Redação, Ética e Atendimento.

Para a diretora da Secretaria de

For-É papel do Sindicato dos Bancários do Ceará lutar pelos direitos da categoria e pelo fortalecimento dos bancários, bem como

pos-sibilitar a qualifi cação destes traba-lhadores. Neste sentido, a parceria de

mais de cinco anos com a Academia dos Módulos (Master Concursos) vem mostrando, ao longo dessa caminhada,

que estamos no rumo certo, possibi-litando aos bancários e seus depen-dentes oportunidades para conquistar

seus projetos profi ssionais, como um emprego seguro e com melhores

con-dições”

Iêda Marques, secretária de Forma-ção do Sindicato dos Bancários do

Ceará

mação, Iêda Marques, o curso alcançou seu objetivo, que é, principalmente, pri-mar pela formação da categoria. “Essa foi mais uma iniciativa em favor da categoria. Além da defesa pelos direitos dos trabalhadores, também é papel da entidade promover a qualificação do público bancário”, afirma.

Mais informações sobre a atuação da Secretaria de Formação através do telefone: (85) 3252 4266.

Abertura do curso –

novembro de 2013

O Sindicato dos Bancários do Ceará convoca todos os beneficiários da ação referente ao pagamento das diferenças do FGTS decorrente dos ex-purgos inflacionários (planos econômicos), que não tenham feito adesão a nenhum acordo firmado anteriormente, a procu-rarem o departamento jurídico do Sindicato para habilitar-se à execução do processo.

Para dar entrada na execução da ação é necessário ainda que o bancário não tenha também nenhum processo semelhante

Jurídico: Benefi ciários da ação dos expurgos do FGTS devem procurar

Sindicato para executar processo

movido por escritórios de advo-cacia particular.

A ação abrange bancários e ex-bancários que eram titulares de contas de FGTS de dezembro de 1987 a dezembro de 1992. O último acordo referente a pa-gamentos de expurgos do FGTS foi firmado entre o Sindicato e a Caixa, após aprovação em assembleia, no ano de 2006. Uma estrutura foi implementa-da no Sindicato para receber as adesões. Desde 2009, o Sindicato tem entrado com ações de execução para quem

não aderiu aos acordos.

Vale lembrar que a Caixa só fez acordo com dois planos – Verão e Collor, confor-me decisão do Superior Tribu-nal Federal, que

exclui os planos Bresser, Collor I e Collor II ficando apenas os planos Verão e Collor.

Para saber quais documen-tações apresentar, é necessário procurar o Jurídico do

Sindica-to, o quanto antes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua 24 de Maio, 1289 – Centro, ou através do telefone: (85) 3252 4266 – escolha a opção Jurídico.

(5)

Bancários cearenses iniciam jornada

nacional de luta pelo fim das demissões

E

m Fortaleza, o Sindicato dos Bancários do Ceará deu início na última quinta-feira, dia 15/5, à Jor-nada Nacional de Luta contra as demissões no Santander. Os bancários paralisaram a agên-cia da Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, durante 24 horas, para protestar contra a postura do banco.

No ato, os diretores de-nunciaram as 13 demissões que aconteceram no Estado somente nos quatro primeiros meses do ano, o que tem acar-retado um número insufi ciente de funcionários para atender à grande demanda de atendi-mento de clientes e usuários do banco e, consequentemente, o aumento do índice de adoeci-mento por conta da sobrecarga de trabalho.

Na ocasião foi realizada também a coleta de assina-turas para o manifesto Por Mais Bancários no Santander, documento que será entregue ao presidente do Santander no Brasil, Jesús Zabalza.

Gestão equivocada –

Des-de que assumiu a presidência da filial brasileira do San-tander, em abril de 2013, o banqueiro Jesús Zabalza vem promovendo um maciço pro-grama de corte de custos, a exemplo do que fez nos outros países latino-americanos onde presidiu a instituição espa-nhola. Apenas nos primeiros três meses deste ano, o banco

eliminou 970 vagas em todo o País. Nos últimos 12 meses a devastação foi ainda mais intensa, com o fi m de 4.833 empregos.

O número de funcionários, que era 53.484 em março de 2013, chegou a março deste ano em 48.651. Além disso, a instituição fechou 150 agên-cias em 12 meses, sendo 58 apenas no primeiro trimestre deste ano. Tudo isso no mesmo período em que o número de clientes experimentou um salto de 10%.

Um funcionário do call center do banco ilustra a situação: “estamos com acú-mulo de funções. Temos de atender conta corrente e efetuar as transações. Somos obrigados a atender cartões de crédito sem termos sido treina-dos para isso. Existem outros

setores que atendem esses serviços, mas estão fechando e passando tudo para o setor de conta corrente”, relata.

Os efeitos colaterais dessa atual gestão não tardaram a aparecer. O Santander foi a instituição que liderou pelo maior número de meses o ranking de reclamações de clientes no Banco Central em 2013. O banco fi cou em primei-ro lugar por oito meses, dos quais seis consecutivos. E nos três primeiros meses de 2014 continua liderando.

Começou com a elimina-ção de milhares de postos de trabalho, agora as reduções de custos chegam ao absurdo de atingir até mesmo as ques-tões mais básicas como papel higiênico, bebedouros, coleta de lixo. Há ainda sinalização de cortes no café e pãozinho.

A jornada nacional

de luta compreende

várias manifestações

que estão sendo

reali-zadas no País inteiro

no sentido de forçar o

Santander a abrir um

canal de negociação

para discutir a política

de demissões, que está

trazendo muitos

pro-blemas para os

bancá-rios que permanecem

no banco”

Eugênio Silva,

se-cretário de Saúde do

Sindicato dos

Bancá-rios e funcionário do

Santander

(6)

O

s quatro grandes ban-cos brasileiros que já divulgaram os balanços do primeiro trimestre de 2014 apresentaram outra vez lucros bilionários, mas continuaram eliminando postos de trabalho, andando na contramão da economia brasileira, que gerou 344.984 empregos no período. A análise é da Subseção do Dieese na Contraf-CUT.

O Itaú, o Bradesco, o Banco do Brasil e o Santander exibi-ram juntos lucros de R$ 10,5 bilhões no primeiro trimestre, enquanto cortaram 2.690 va-gas, prejudicando o emprego dos bancários e o atendimento dos clientes e da população. Já nos últimos 12 meses, esses quatro bancos extinguiram 12.332 postos de trabalho, o que é injustifi cável.

O Itaú lucrou R$ 4,529 bi-lhões no trimestre, crescimen-to de 29% em relação ao mesmo período do ano passado, mas cortou 733 postos de trabalho no trimestre, totalizando 2.759 nos últimos 12 meses (queda de 3,1%). O Bradesco lucrou R$ 3,473 bilhões no trimestre, crescimento de 18% na

com-Itaú, Bradesco, BB e Santander lucram

R$ 10,5 bi, mas cortam 2.690 vagas

paração com os primeiros três meses de 2013, porém eliminou 944 empregos no trimestre, totalizando 3.248 nos últimos 12 meses.

O Banco do Brasil lucrou R$ 2,678 bilhões, crescimento de 4,7% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, mas ceifou 43 empregos no trimes-tre, totalizando 1.492 nos últi-mos 12 meses (queda de 7,5%). Já o Santander lucrou R$ 1,428 bilhão no trimestre, queda de 6% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, mas cortou 970 vagas no trimestre, totalizando 4.833 nos últimos 12 meses (redução de 9%).

“Essas reduções de postos de trabalho são totalmente injustifi cáveis e mostram que os bancos estão preocupados com a gestão do lucro e não com a gestão das pessoas”, afi rma Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará. “Banco que elimina postos de traba-lho não tem responsabilidade social e não contribui para o desenvolvimento econômico com distribuição de renda”, completa.

“A resposta dos bancários será intensifi car a mobilização con-tra as demissões e o fechamento

de agências, por mais contrata-ções e pelo fi m da rotatividade e

das terceirizações, como forma de proteger e ampliar o emprego

da categoria”

Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato dos

(7)

Foto: Arquivo– SEEB/CE

O

Sindicato dos Bancários

do Ceará, por orienta-ção da Contra-CUT, vai ingressar na justiça do trabalho com ação requerendo o paga-mento, pelo BNB, da diferença da PLR de 2012.

Essa diferença originou-se de ajuste no balanço da Insti-tuição que resultou em acrésci-mo de R$ 312 milhões no lucro líquido daquele exercício. Os acionistas já receberam os dividendos relativos ao ajuste.

A desculpa do governo – maior acionista do Banco – para o tratamento discriminatório concedido aos funcionários é que não existe obrigatoriedade de pagamento da diferença da PLR, sendo omissas as determi-nações que regem o assunto.

O Sindicato dos Bancários

Sindicato vai entrar com ação para cobrar do

BNB o pagamento da diferença da PLR de 2012

considera o argumento incon-sistente e alerta para o uso de dois pesos e duas medidas, pois se fosse o contrário, o Banco certamente cobraria dos funcionários o que tivesse sido pago a maior. A propósito, essa probabilidade de devolução de parte da PLR de 2013 foi levantada pelo próprio Banco, caso não se tivesse adotado

Esses provisionamentos comprometem os resultados

anuais da Instituição e prejudicam a sociedade que fi ca privada de recursos e os funcionários que fi cam sem a

devida recompensa pelo seu trabalho. No ano de 2013 foram mais de R$ 365 milhões para PDD”

Tomaz de Aquino, diretor do Sindicato dos Bancários do

Ceará

os mecanismos que resulta-ram na correção dos valores inicialmente apurados como lucro líquido.

O lucro do BNB é obtido a cada ano graças ao esforço do corpo funcional. Entretanto, a cada balanço, o BNB vê-se obrigado a provisionar vulto-sas quantias para cobrir perdas de devedores duvidosos (PDD).

O Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Bancários do Ceará apresenta na próxima sexta-feira, 23/5, a primeira edição do projeto CineClube, com a exibição do premiado A Fonte das Mulheres (La Source des Femmes, 2012), do cineasta

Coletivo de Mulheres: CineClube dos Bancários apresenta

“A Fonte das Mulheres”

Radu Mihaileanu.

O evento se inicia às 18h, na sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro) e, após a exibição, haverá um debate com as professoras da UECE, Liduí-na Farias (lecioLiduí-na no curso de mestrado em Políticas Públicas)

e Socorro Osterne, estudiosa da questão de gênero.

“Queremos convidar toda a categoria para essa primeira edi-ção do Cineclube dos Bancários, pois além de assistirmos a um ótimo filme poderemos também debater questões importantes para a sociedade, como o caso do machismo exacerbado apre-sentado em A Fonte das Mulhe-res. O filme mostra que tradições e dogmas de uma sociedade podem, sim, ser reavaliados e alterados. Esperamos contar com a presença de todos”, convida a secretária de Formação do Sindicato, Ieda Marques.

(8)

Funcionários debatem bancarização

de trabalhadores da Fináustria

Escravidão moderna

Quase 21 milhões de pessoas enfrentam ainda hoje uma situação de trabalho forçado em todo o mundo. Diante desse tipo de escravidão moderna a organização Human Rights Watch pede à OIT a adoção de normas juridicamente vinculantes para prevenir o trabalho forçado. Desde 1930 está em vigor o Convênio 29 da

OIT sobre trabalho forçado. No entanto, ele está ultrapassado em vários pontos. A OIT estima que as pessoas em situação de trabalhos forçados deixem de receber mais de US$ 21 bilhões a cada ano, enquanto os que se beneficiam com este crime acumulam

ilegalmente US$ 44 bilhões.

Tratamento domiciliar contra o câncer

Os planos de saúde têm que fornecer oito grupos de medicamentos para controle dos efeitos colaterais da quimioterapia, no tratamento domiciliar de pacientes com câncer. Antes, os medicamentos só eram

fornecidos nos hospitais. A Resolução Normativa 349, da Agência Nacional de Saúde Suplementar, publicada dia 12/5, traz as diretrizes para o uso dos medicamentos, que abrangem terapia contra anemia,

infecções, diarreia, alguns tipos de dores, náuseas e vômitos.

Planos de Saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Ministério

da Saúde anunciaram dia 14/5 a suspensão de 161 planos de saúde de 36 operadoras. Os dados fazem parte do nono ciclo

de Monitoramento da Garantia de Atendimento. A proibição da venda de planos é resultado das reclamações de consumidores que

tiveram prazos para consultas, exames e cirurgias descumpridos ou coberturas indevidamente negadas. Segundo a lista divulgada apenas a operadora Camed atua no Ceará. A

lista completa dos planos suspensos está disponível no site da ANS:

http://bit.ly/1bJDsgn.

A

Contraf-CUT, federa-ções e sindicatos se reuniram na terça-feira (13/5), com a direção do Itaú para discutir a bancarização dos trabalhadores da área de fi nanciamento de veículos, a Fináustria. Trata-se de um se-tor do banco que possui 1.829 empregados em todo o País.

Na negociação, ocorrida em São Paulo, o superintendente de relações sindicais do Itaú, Marco Aurélio de Oliveira, afi rmou que o banco preten-de integrar os trabalhadores, que hoje são comerciários, à categoria bancária. Para Car-los Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, é fundamental garantir os diretos previstos na Convenção Coletiva de Tra-balho dos bancários para esses

trabalhadores. “O piso desses trabalhadores gira na média de R$ 900,00 como comerciários. Com a bancarização passará para R$ 1.648,12, que é o piso da categoria bancária, benefi -ciando imediatamente mais de 500 trabalhadores da área de fi nanciamentos. Eles também continuarão recebendo as co-missões pelo fi nanciamento de veículos”, afirma Carlos Cordeiro.

Pela proposta apresentada, os trabalhadores terão direito à PLR (Participação nos Lu-cros e Resultados), PCR (Par-ticipação Complementar nos Resultados), auxílio-educação, reembolso do combustível ao utilizar automóvel no trabalho e todas as demais conquistas da categoria.

Outra mudança importante está na jornada, que passa a ser de 6 horas em vez de 8 horas diárias. A jornada trabalhada aos sábados será considerada hora extra com adicional de 50%, e aos domingos e feriados, a hora extra terá adicional de 100%. “Os trabalhadores tam-bém terão direito de folgar um fi nal de semana cheio por mês. Atualmente, como comerciá-rios, esses trabalhadores nem sempre conseguem descansar aos fi nais de semana”, expli-ca Ribamar Pacheco, diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará e representante da Fetrafi-NE na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco. Essa reivindicação do movimento sindical contempla o fi m da precarização do trabalho exercido por trabalhadores que não são bancários, mas que laboram dentro das dependências das

agências. Será um avanço na resolução dessa questão

e na busca por melhores condições de trabalho e ganhos

fi nanceiros”

Ribamar Pacheco, diretor do Sindicato e representante da

Referências

Documentos relacionados

Ao tratar da produção e da pesquisa em humanidades, é importante considerar, antes de decidir se algo é frau- dulento ou plágio, que tais ciências são de natureza es-

Usando-se um apoio para o papel fotográfico - feito facilmente com um pedaço de papel preto - pode-se deixar o papel fotográfico plano, o que fará com que a imagem capturada

Memorandum de Entendimento (MoU) Tro ca de info rm aç ão b ase Análise mais detalhada da informação  Financeira e de mercado  Institucional  Plano de negócios

(Fonte: Cabi, Plantwise knowledge bank Conotrachelus nenuphar (plum curculio),..

Modo de velocidade média: Se a ventoinha está na velocidade média quando o modo de repouso é ligado, a ventoinha irá permanecer na velocidade média durante meia hora e depois

É o seu amor como o vento Isso atingiu minha alma E isso tocou meu coração E te encontrar hoje em mim Como um amor para sempre E, que eu nunca vou esquecer Vida do meu coração.

Interessante, também, foi à alteração introduzida no artigo 62, que trata da ação de despejo por falta de pagamento que estabeleceu claramente a justificativa

Na intenção de gerar informações sobre a possibilidade da formação de micorriza em espécies arbóreas nativas de clima tropical, este trabalho objetivou avaliar a influ- ência