• Nenhum resultado encontrado

M A N U A L TREINAMENTO. Mecânica de Veículos Piçarras Ltda. Manual Prático de Procedimento do Treinamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "M A N U A L TREINAMENTO. Mecânica de Veículos Piçarras Ltda. Manual Prático de Procedimento do Treinamento"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Mecânica de Veículos Piçarras Ltda. Manual Prático de Procedimento do Treinamento

M A N U A L

(2)

Mecânica de Veículos Piçarras Ltda. Manual Prático de Procedimento do Treinamento

1.

Introdução

A velocidade das mudanças tecnológicas, o aumento da diversidade nos locais de trabalho e a acentuada mobilidade dos trabalhadores atuais são aspectos do mundo contemporâneo que justificam os elevados investimentos em treinamentos pelas organizações.

A palavra treinamento tem muitos significados, para uns é considerado como um meio para desenvolver a força de trabalho dentro dos cargos particulares, outros consideram o treinamento uma ferramenta para um adequado desempenho no cargo.Considerado também por alguns autores como sendo um processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes em função de objetivos definidos. A que parece ser a mais objetiva e que engloba de certa maneira outras definições de a de ser treinamento uma aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras e habilidades que resultam no melhor desempenho no trabalho.

As definições dadas identificam o treinamento com sendo uma forma de educação especializada, uma vez que seu propósito é preparar o indivíduo para o desempenho eficiente de uma determinada tarefa que lhe é atribuída. Contudo seu processo básico continuaria o mesmo: é preciso ter clareza do que vai ser ensinado, diagnosticar as necessidades dos que irão aprender, oferecer situações de ensino, finalmente, verificar os resultados.

O campo de treinamento de Recursos Humanos é de maneira geral imediatamente associado com o planejamento estratégico da empresa. É o processo através do qual o empregador orienta o desempenho e a eficiência dos recursos humanos segundo as metas e os objetivos da organização. É preciso que o investimento despendido contribua de forma positiva para o resultado da organização, fazendo-se necessário uma análise criteriosa pelos gestores da sua real necessidade.

O processo de treinamento é composto de quatro etapas, que são: avaliação de necessidades, o planejamento, a execução e a avaliação do treinamento.

(3)

Mecânica de Veículos Piçarras Ltda. Manual Prático de Procedimento do Treinamento

2.

Desenvolvimento do Treinamento

– Avaliação de Necessidades.

A avaliação de necessidades de treinamento subsidia o planejamento. Deve-se conhecer profundamente a realidade da organização, o que envolve o exame do sistema organizacional como um todo. E aí incluído o estudo de objetivos atuais e futuros, clima, cultura, estrutura, fluxo, situações econômico-financeira, tecnologia e uso, além da interação da instituição com o meio externo, o que abrange mercado de trabalho, impacto de produtos e serviços, concorrência, fornecedores e conjuntura sócio-econômica e política. A análise organizacional é um componente muito importante dentro da avaliação de necessidades, pois o sistema organizacional pode afetar o treinando antes e depois do treinamento. Pretende-se, neste nível, analisar as causas e propor possíveis soluções para reais problemas levantados ou, ainda detectar situações que indiquem um potencial para crescimento e desenvolvimento.

A análise de tarefas resulta na descrição de uma seqüência de atividades ou operações desempenhadas no trabalho e nas descrições das condições em que esse trabalho é desempenhado.Em princípio o treinamento surge como uma possível solução para discrepância de desempenho. O treinamento deve ser considerado como uma solução legítima somente quando o diagnóstico da causa da discrepância estiver relacionado a uma lacuna de conhecimentos, habilidades e/ou atitudes necessários ao desempenho das atividades em questão.

O ultimo componente para avaliar necessidades procura verificar quais empregados precisam de treinamento e exatamente que treinamento é solicitado. Quando este estágio é alcançado, foi realizada uma análise organizacional que permitiu entender em que o sistema de treinamento pode apoiar a organização e quais facilitadores e inibidores existem, e uma análise de tarefas já determinou quais delas são importantes e não são desempenhadas. A análise pessoal faz duas perguntas: quem dentro da organização precisa de treinamento e que tipo de instrução precisa?Esta análise pode então ser direcionada para a realização de treinamentos específicos para determinadas pessoas.

(4)

Mecânica de Veículos Piçarras Ltda. Manual Prático de Procedimento do Treinamento

A avaliação de necessidades é um momento para se analisar, a priori, o que deve ser treinado, para quem o treinamento serve e por que se investe nele. Com base nessa conceituação, o processo de avaliação de necessidades deveria incluir, inicialmente, a definição dos conhecimentos, habilidades e atitudes esperadas dos empregados e, em seguida, a mensuração dos níveis em que o indivíduo domina esses conhecimentos, habilidades e atitudes e da importância de cada uma delas.

2.1.1 – MEVALE

Análise organizacional > Cabe aos gestores fazerem uma análise macro da organização verificando suas metas, estrutura, seus clientes, concorrentes e principais fornecedores (Scania). Identificando assim necessidades a nível geral. Pode-se utilizar os seguintes instrumentos:  Questionários;  Avaliação de desempenho;  Discussão em grupo;  Reuniões inter-departamentais;  Entrevista estruturada;

 Pesquisa de satisfação de clientes.

Análise das tarefas > É preciso que cada gestor nas suas diferentes áreas verifiquem junto com o responsável de recursos humanos o nível técnico e intelectual de seu pessoal e faça uma análise verificando se está compatível com a sua função, através do plano de cargos e funções em anexo.

Análise pessoal > Através de uma ficha individualizada por colaborador verificar o nível técnico e intelectual, onde conste a função e as tarefas exercidas. (fichas em anexo).

(5)

Mecânica de Veículos Piçarras Ltda. Manual Prático de Procedimento do Treinamento

– Planejamento

Os gerentes das diversas áreas da empresa, com o auxílio do RH devem elaborar a planilha de planejamento/capacitação (exemplo abaixo) onde deverão ser identificados funcionários, considerando o departamento, a área de atuação e a função, os cursos exigidos para sua formação intelectual e técnica.

Nesta planilha serão preenchidos, de acordo com as informações acima citadas, os cursos considerados pré requisitos, os cursos já realizados, os cursos agendados e os cursos no qual o funcionário esteja efetivamente inscrito.

De acordo com a planilha modelo acima será montado um cronograma para a realização dos cursos necessários para alcançar o objetivo principal, que é o de capacitação do quadro de funcionários do Grupo Mevepi.

(6)

Mecânica de Veículos Piçarras Ltda. Manual Prático de Procedimento do Treinamento

2.3 - Execução

A execução consiste em colocar em prática o planejamento visto anteriormente. Nesta etapa os responsáveis pelo treinamento na empresa, respeitadas suas atribuições conforme o organograma abaixo, trabalham no desenvolvimento e realização do planejamento, e também no acompanhamento e avaliação dos objetivos pretendidos.

Será de inteira responsabilidade dos gerentes dos departamentos com o auxilio do RH, fazer a análise das necessidades dos treinamentos e designar em suas áreas um responsável pelo acompanhamento operacional dos treinamentos. O encarregado operacional terá a função de cuidar das seguintes tarefas:

 Cadastro/atualização dos funcionários no coresnet;  Inscrição nos cursos;

 Organização das passagens, estadias e translados;  Controle de despesas;

 Acompanhamento e distribuição das cartas convites e/ou confirmação de inscrição;

 Suporte ao RH das realizações de cursos e programações futuras;  Suporte no acompanhamento da avaliação;

(7)

Mecânica de Veículos Piçarras Ltda. Manual Prático de Procedimento do Treinamento

Ficam assim as atribuições definidas:

• Gerentes / RH – determinar o público alvo, identificar as necessidades, atribuir

objetivos, criar um cronograma e fazer acompanhamento.

• RH – avaliação do histórico de notas e desempenho nos cursos, avaliação pessoal

do treinado e avaliação de desempenho após a realização dos cursos.

• Encarregado operacional – atualização dos cadastros de funcionários no coresnet,

inscrição em cursos, orientação e logística (translado, estadias, etc.).

– Avaliação do treinamento

Não basta treinar é preciso avaliar os resultados obtidos com o que foi investido. Após a execução do treinamento deve-se monitorar os funcionários para avaliar se os objetivos pretendidos foram alcançados, caso contrário um novo levantamento de necessidades deverá ser realizado. Assim se verifica que o treinamento não é algo estático e sim uma atividade dinâmica que se movimenta em função de sua própria natureza e seus objetivos.

(8)

Mecânica de Veículos Piçarras Ltda. Manual Prático de Procedimento do Treinamento

Este ciclo torna-se benéfico e necessário para a manutenção do quadro profissional da empresa na medida em que o treinamento, sob está ótica, sempre estará adequado às novas exigências do mercado e igualmente adaptado a modernidade dos tempos.

A avaliação do treinamento será feita pelo responsável do RH através de monitoramento das notas dos treinados e aplicação de questionários de avaliação.

A rigor, será responsabilidade dos gerentes a avaliação do desempenho de seus colaboradores, após terem estes, recebido treinamento. Está avaliação será feita mediante monitoramento de índices de produtividade e eficiência individuais, atribuídos aos colaboradores no desenvolvimento de suas atividades cotidianas.

Os resultados das avaliações serão registrados e consolidados pelo RH, de modo que possam ser utilizados como informações relevantes a serem consideradas nas contratações internas, transferências interdepartamentais e promoções.

Como forma de se manter a qualidade da capacitação técnica e intelectual dos funcionários, será exigido dos gerentes e do RH que, no momento da contratação de novos colaboradores, considere como fator preponderante o perfil desejado para a função que se pretende preencher.

Em anexo encontra-se modelo do questionário que deve ser utilizado para a avaliação do treinamento.

Este manual é complementado pelas planilhas de treinamento / capacitação dos diversos departamentos, pelas descrições de cargos onde consta a qualificação exigida pela empresa para todos os diversos cargos da empresa e também pelos diversos boletins e manuais da Scania que tratam do assunto.

(9)

Mecânica de Veículos Piçarras Ltda. Manual Prático de Procedimento do Treinamento

ANEXO

Modelo de questionário par avaliação de treinamento

Sempre que programamos um curso ou seminário, temos em vista contribuir da melhor forma possível, para o desenvolvimento/formação dos funcionários da empresa. E você, quando participa de um curso, espera naturalmente que ele corresponda às suas expectativas. Para sabermos se o curso que você acaba de fazer atendeu plenamente aos objetivos a que se propôs, ou se precisa ser reformulado ou aperfeiçoado em alguns pontos, precisamos colher suas opiniões a respeito do mesmo. Contribua, pois, com a administração da empresa, preenchendo todos os quesitos do presente questionário. Ficaremos agradecidos pela sua valiosa colaboração.

- Nome: ______________________________________________________________________________________________ Departamento: _________________________________________ Função: ______________________________________ Curso: ______________________________________________________________________________________________ Data da realização: ____________________________________________________________________________________ 01.

Já conhecia o assunto abordado? ( ) sim

( ) não

( ) superficialmente

02.

O curso realizado:

( ) não me proporcionou conhecimentos além dos já possuídos ( ) proporcionou-me novos conhecimentos sobre o assunto

03.

Durante o curso ( ) tive ( ) não tive

oportunidade de reformular conceitos e pontos de vista que tinha a respeito do assunto.

04.

No meu entender:

( ) muito pouco do que se falou tem aplicação prática na minha vida profissional ( ) grande parte do que se falou tem aplicação prática na minha vida profissional

05.

( ) Alguns ( ) Vários

pontos do curso levaram-me a uma reflexão sobre a conveniência de introduzir modificações: ( ) no meu comportamento

( ) nos processos de trabalho que venho adotando ( ) nos planos que estabeleci

06.

Estas são as principais áreas de minha vida profissional em que vou fazer uma revisão: 6.1. ... 6.2. ... 6.3. ... 07. Tive ( ) poucas ( ) algumas ( ) várias

oportunidades para participar dos assuntos tratados, através dos debates em grupo. Ou:

( ) não tive oportunidade de participar dos debates

8.

O curso ofereceu aos participantes ( ) pouquíssimas

( ) poucas ( ) algumas ( ) inúmeras

(10)

Mecânica de Veículos Piçarras Ltda. Manual Prático de Procedimento do Treinamento

09.

Considero, de um modo geral, que os métodos e técnicas usados no treinamento pelo(s) expositor(es) foram ( ) pouco adequados

( ) adequados

10.

O material didático utilizado foi ( ) suficiente

( ) insuficiente

11.

Estes foram os temas (tópicos/assuntos) que maior interesse me despertaram:

16.1. ... 16.2. ... 16.3. ... ( ) não encontro razões para dar destaque a quaisquer dos temas abordados

12.

Sentiu-se ( ) algumas ( ) poucas ( ) muitas vezes

em dificuldades para responder às perguntas que lhe foram formuladas. Ou

respondeu ( ) satisfatoriamente ( ) plenamente

à todas as perguntas que lhe foram feitas. Ou

Deixou de responder a ( ) poucas

( ) algumas ( ) várias

perguntas que os participantes lhe fizeram

13.

Como você acha que se saiu? ( ) sofrivelmente ( ) satisfatoriamente ( ) bem ( ) muito bem na ( ) teoria e na ( ) prática 14.

O número de horas diárias do curso foi ( ) insuficiente

( ) razoável ( ) excessivo

15.

Do que você participou? ( ) testes

( ) provas

( ) exercícios práticos ( ) questionários

a que me submeti durante o curso foram ( ) adequados

( ) inadequados

16.

Classifico, de um modo geral, o curso realizado como: ( ) sofrível ( ) regular ( ) bom ( ) muito bom ( ) excelente 17. Comentários

(11)

Mecânica de Veículos Piçarras Ltda. Manual Prático de Procedimento do Treinamento

ANEXO

Modelo da ficha Descrição de Cargo

Referências

Documentos relacionados

Nesse contexto, justifica-se o presente estudo tendo em vista a fase incipiente das ações de TT por parte da Universidade Federal do Tocantins e por meio de seu Núcleo de

Foram realizadas análises microbiológicas de 338 amostras de leite humano ordenhado, sendo 194 de leite cru e 144, pasteurizado, coletadas em banco de leite humano de um

Os resultados dos estudos acima discutidos, como mencionado, indicam que a consciência metatextual é uma habilidade que emerge de forma mais efetiva por volta dos 8-9 anos.

Fonte: Distrito Sanitário Bandeira.. Sífilis Doenças Transmissíveis: Sífilis Congênita Sífilis Congênita 2018 2019 1º sem 2020. Nº de casos notificados

O presente estudo teve como objetivo avaliar os níveis pressóricos de adultos jovens masculinos, integrantes de um serviço militar obrigatório na cidade de

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

Deste modo, alterações verificadas nas concentrações plasmáticas de potássio, assim como dos íons sódio, cloreto e cálcio, devem ter outra origem que não a morte celular, uma

No âmbito do protocolo de colaboração entre o ISA/CENTROP e a UNTL - Universidade Nacional de Timor-Leste, realizado em 27 de Julho de 2011 e corrigido e assinado a 7 de Março de