• Nenhum resultado encontrado

1.João 3:4 Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1.João 3:4 Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Abril 2004; revisto em Julho 2016

Todos temos a perfeita noção que “pecado” é desobediência à “vontade de YHWH”. Este conceito é universalmente aceite. Mas, ficarmos somente por esta noção pode tornar-se tão vago ou até tão corriqueiro que as pessoas acabam por não ter uma verdadeira consciência do que significar pecar.

Assim, vamos procurar definir melhor o entendimento bíblico destas duas balizas: “pecado” e “vontade de YHWH”, para que não continuemos a errar. Então, do ponto de vista bíblico:

1. O que é o “pecado”?

Segundo o que está escrito em:

1.João 3:4 – “Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade”.

Esta explicação aparece-nos como uma explicação circular. Vamos à procura da definição de um termo (pecado) e aparece-nos a necessidade de procurar o significado de um segundo termo para entender o primeiro. E assim andamos às voltas sem sairmos dali. Vamos então partir para a explicação do significado de “iniquidade”.

(2)

Ora mais importante ainda que o significado aos olhos dos homens, o conceito de iniquidade perante O Elohim Todo-Poderoso significa: “transgressão da Lei/Torá de

YHWH”. Na realidade, a palavra “iniquidade” significa “ausência de Lei/Torá” pois tal

entendimento é retirado da palavra grega “anomia”. Assim, quem não se deixa orientar pelos princípios de vida que YHWH deu ao homem na Sua Lei/Torá, está a pecar! Este é o verdadeiro significado bíblico, aquele que aqui nos interessa analisar. Desta explicação podemos retirar:

Pecado = Iniquidade = Desobediência = Transgressão da Lei/Torá de YHWH

Não nos podem restar quaisquer dúvidas quanto a esta equivalência completa. Da compreensão desta igualdade, depende a forma como tomamos as nossas decisões no dia-a-dia, e a avaliação que fazemos ou devemos fazer, em como as nossas acções são conduzidas, ou não, pelos preceitos divinos dados na Lei/Torá de YHWH, pois em guardar todos os Seus mandamentos “há grande recompensa”, como nos é ensinado no Salmo 19:7-11.

Assim, já vimos que pecado é o mesmo que iniquidade (“lawlessness” no Inglês, que significa “ausência de Lei” ou “anomia” no Grego).

É devido a uma sistemática disposição do homem para viver alheio ou afastado dos preceitos que YHWH instituiu por “Sua Vontade” para que o homem tivesse vida, e vida em abundância, que Yeshua dirá a muitos quando vier para reinar eternamente:

Mateus 7:17-23 – “Assim, toda a árvore boa produz bons frutos [obediência, frutos de fé e de arrependimento], e toda a árvore má produz frutos maus [desobediência]. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo [morte eterna]. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai [expressa na Sua Lei/Torá], que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demónios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”.

Percebemos agora qual será o destino eterno dos obreiros da iniquidade, dos que desobedecem deliberadamente, por rebeldia para com O Eterno? Por isso O Rei vindouro dirá a muitos “naquele dia”: Nunca vos conheci!

A obediência a estes preceitos de vida eterna (por Yeshua HaMashiach) advém da fé que vai reinando no nosso coração/na nossa mente…e num desejo de O amar e servir conforme Ele deseja que O sirvamos…

(3)

2. O que é a “vontade de YHWH”?

Em oposição aos filhos da desobediência e da rebeldia (os filhos do maligno), Adonai Yeshua terá as seguintes palavras para os filhos que O amam e obedecem à Sua Vontade:

Mateus 25:34 – “…Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”.

Este é o prémio eterno para todo o ser humano que procura andar por obediência e fé, remindo o tempo com paciência, e que busca servir O Altíssimo em todos os Seus preceitos de vida, os mesmos que foram dados ao homem desde tempos imemoriais para que vivesse, ele e a sua descendência. Lembremos o que YHWH disse a respeito de Abraão cerca de 400 anos antes da Lei/Torá ter sido transmitida a Israel através de Moisés: Génesis 26:5.

A Palavra do Alto e Sublime Elohim ensina-nos que O amá-Lo é andarmos nos Seus preceitos de vida, os Seus mandamentos, estatutos, juízos e testemunhos – a Sua Lei/Torá. Precisamente os preceitos que nos foram legados por YHWH através de Moisés, pelos restantes profetas e também por Yeshua e Seus discípulos que vieram confirmar tudo o que os profetas haviam ensinado antes deles.

Então, ficamos a saber, sem margem para dúvida, que a “vontade de Deus” é a Sua Lei/Torá eterna, precisamente as disposições segundo as quais tanto O Filho como os Seus apóstolos viveram e ensinaram. Este é o fundamento segundo o qual vive todo aquele que é justo aos olhos de Deus:

Provérbios 10:25 – “Como passa a tempestade, assim desaparece o perverso, mas o justo tem fundamento perpétuo”.

Que fundamento é este a que o livro de Provérbios de Salomão se refere? É a Lei/Torá, Yeshua a Torá viva. Vejamos o que nos é ensinado acerca da condição daquele que é justo aos olhos de Deus:

Lucas 1:5-6 – “Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judeia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de

Arão; e o seu nome era Isabel [os pais de João, o Batista]. E eram ambos

justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor”.

Ser justo, santo, é procurar andar sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor, precisamente os mesmos que Ele deu ao homem desde o princípio e que depois foram confirmados através dos escritos de Moisés.

(4)

Êxodo 19:9 – “E disse YHWH a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente”.

Ele não disse a Moisés “até que vos envie o Meu Filho”. O Elohim Eterno disse: “para que também te creiam eternamente”. Temos ainda alguma dúvida que tudo o que Moisés escreveu inspirado por YHWH também deve ser obedecido nas nossas vidas? Se estamos em Yeshua não podemos andar arredados dos preceitos de vida pelos quais O Filho viveu, dando-nos disso o exemplo.

Na alegoria em que Abraão fala com o rico que está a sofrer as penas da condenação e o pobre Lázaro que se encontrava a gozar as delícias do Reino eterno, o rico pede que alguém fosse anunciar o que os seus cinco irmãos deveriam fazer para não caírem no mesmo “inferno”/sofrimento em que ele se encontrava. Que lhe é respondido?

Lucas 16:29, 31 – “Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos… Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite ”.

Por isso Yeshua disse que nem um jota ou um til seria omitido da Lei/Torá sem que tudo fosse cumprido. E, como sabemos, nem tudo está cumprido ainda. Por isso Yeshua nos disse que não tinha vindo abrogar/revogar a Lei/Torá mas cumpri-la, i.e. viver por ela. Sim, Yeshua e os Seus apóstolos viveram pela Lei/Torá do Altíssimo, sendo por isso mesmo um exemplo para nós, para que “como Ele andou, andemos nós

também”.

O Cristo Yeshua é em Si Mesmo o fundamento, a pedra de esquina de todo o edifício espiritual que é a Israel de Deus, o povo remido no Seu sangue e na Sua Palavra:

Efésios 2:20-22 – “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito”. Ele é O Verbo feito carne. Ele é a Palavra eterna, Criadora e Sustentadora de tudo o que foi criado e que subsiste até hoje. Ele é a Torá viva. Ele é tudo em todos.

1.João 5:2-3 – “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados”.

Quem é que se atreve a dizer que andar segundo os preceitos da Lei/Torá é um fardo pesado? Só os incrédulos e rebeldes de espírito! Yeshua diz-nos exactamente o mesmo:

(5)

Mateus 11:29-30 – “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Como nos ensina o apóstolo, a fé e as obras trabalham juntas, sendo que as obras são o reflexo da fé que está no nosso coração/mente. O ouvir, acreditar e o fazer é que nos levam a amar e a executar toda a vontade de Elohim, a Sua Lei/Torá, nas nossas vidas:

Tiago 2:19-24, 26 – “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demónios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaac? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé… Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta”.

Para entendermos por completo as palavras de Tiago devemos ler o contexto em que as mesmas foram ditas, referindo-se à Lei/Torá real – Tiago 2:8-14, que nos fala da Lei real, da mesma em que ele acaba dizendo: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?”. Vemos pois que a fé se casa com a obediência e com a nossa prática de vida…é a transformação da fé em obras de justiça.

Atenção à frase: “E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça”. Abraão foi bem um exemplo do servo obediente e fiel que juntou o crer com o fazer. A ponto de O Senhor YHWH dizer acerca deste homem:

Génesis 26:5 – “Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis”.

E isto disse YHWH deste Seu servo centenas de anos antes da Lei/Torá ter sido dada a Israel, através de Moisés, no Monte Sinai.

Poderemos perguntar: e quanto à graduação de pecados? Com base no que a Palavra nos ensina podemos dizer que todo o pecado é passível de perdão…se houver arrependimento sincero da pessoa que peca. Vemos isso claramente num dos que foi supliciado até à morte no madeiro, na mesma altura que Yeshua foi sacrificado. Um arrependeu-se e pediu perdão ao Filho. Esse arrependimento gerou nele a vida e a salvação para a vida eterna, enquanto o outro supliciado não mostrou arrependimento, tendo ficado, por isso mesmo, condenado à destruição (morte eterna). Este é talvez o maior exemplo para nós do valor do arrependimento sincero.

(6)

A cada um dos lados de Yeshua estavam dois malfeitores que morreram na mesma altura que O Justo. Um revelou arrependimento sincero e Yeshua prometeu que ele irá estar com O Salvador no Seu reino eterno (futuro), ao passo que o outro não manifestou arrependimento. Este último morreu nos seus pecados, mas o que se arrependeu viu os seus pecados serem perdoados e com aquela profunda transformação interior, num último momento de vida, alcançou perdão e vida eterna. Este é um exemplo bem real que não devemos perder de vista, pois no arrependimento sincero poderá estar a chave da nossa salvação por Yeshua. Como os desígnios do Altíssimo são maravilhosos… Que nos diz O Altíssimo através do Seu profeta?

Isaías 1:16-18 – “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos actos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde então, e argui-me, diz YHWH: ainda que os vossos

pecados sejam como a escarlata [os piores possíveis], eles se tornarão

brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”.

A Palavra ensina-nos que há pecado que não é para morte (se houver arrependimento) ao passo que a blasfémia que é pronunciada contra O Espírito Santo, essa não terá perdão (ler: http://www.kol-shofar.org/estudos/295_O%20PECADO%20QUE%20NAO%20SERA%20PERDOADO.pdf):

Mateus 12:31-32 – “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfémia se perdoará aos homens; mas a blasfémia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro”.

Temos ainda para nós que O Altíssimo gradua certas situações que parecem ser de desobediência aos Seus preceitos. O que queremos dizer com isto? Damos como exemplo que ao crente não é imputado o pecado de ter violado o Sábado santo se, no contexto, o crente o fizer para socorrer um irmão ou um membro de família que possa estar doente e necessite de cuidados nesse dia. Porquê? Porque a vida sobrepõe-se até à guarda do Sábado. O Eterno pede misericórdia e não sacrifício: Mateus 9:13. Assim, à guisa de conclusão, e com base nos ensinamentos bíblicos podemos inferir que, havendo arrependimento sincero, todo o pecado é passível de ser perdoado, excepto a blasfémia que é pronunciada contra O Espírito Santo de YHWH. Tal peado não alcançará perdão…nem nesta era nem na vindoura, como lemos acima em Mateus 12:31-32. Tenhamos pois muito cuidado com a nossa língua, para que ela não seja um fogo que nos condene.

AlleluYAH

Vem Ó Espírito de YHWH, vem já hoje abrir o nosso entendimento à força da Tua Palavra/Verdade.

Referências

Documentos relacionados

Quando você pensava que eu não estava olhando eu vi você dando o seu tempo para ajudar as pessoas mais necessitadas e aprendi que aqueles que. tem alguma coisa devem ajudar a quem

Então, preste atenção neste ponto muito importante, de que tanto é assim, que não é pelo fato de os crentes continuarem sujeitos ao pecado, mesmo depois de

 Luís Francisco de Gouveia Pina Rebelo, Essays on Health Economics: Equity and Access to Health Care and Public Hospital Performance under Corporatized Management,

Os testes de avaliação das competências de leitura e Contagem e cálculo incidem sobre as competências definidas no currículo nacional (plano curricular do ensino básico) para

A administração de eserina em ratos tratados com veí- culo e 100 ug/kg de T3, por período de 1 dia não produziu dife- renças significativas no tempo de catalepsia dos dois

A classificação para preenchimento das vagas no curso será feita pela ordem vertical decrescente sobre o total dos pontos obtidos pelos candidatos até preencher o número de

A crítica-descontrução do conceitos clássico do trabalho conduziu certamente à elaboração de um paradigma sólido – o da teoria da divisão sexual do trabalho, profissional

a) correta, pois os moluscos são animais triblásticos e todos os triblásticos são celomados. b) incorreta, pois os moluscos, apesar de serem animais triblásticos, não