• Nenhum resultado encontrado

Coletânea Virtual de Física para o 9º ano do Ensino Fundamental MIGUEL DA SILVA PEREIRA JÚNIOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coletânea Virtual de Física para o 9º ano do Ensino Fundamental MIGUEL DA SILVA PEREIRA JÚNIOR"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Coletânea Virtual de Física para o 9º ano do Ensino Fundamental

MIGUEL DA SILVA PEREIRA JÚNIOR

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física.

Orientador: Prof. Dr. Rubens Silva

Belém-Pará Março-2017

(2)

ii

PRODUTO EDUCACIONAL

PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DA COLETÂNEA VIRTUAL DE FÍSICA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Produto Educacional que aqui apresento, foi construído pensando na melhoria da forma de se ensinar Física. Não é uma receita de Livro didático pronta. Eu não teria a audácia e poder para afirmar o contrário.

Espero que o produto desenvolvido seja utilizado de maneira proveitosa e, uma vez o tendo adquirido, também espero que você possa difundi-lo a outros, já que essa ferramenta é destinada gratuitamente a quem interessar, sem pensar em conhecimento vendido ou comprado.

A Coletânea Virtual está disponibilizada em DROPBOX - um serviço para armazenamento e partilha de arquivo baseado no conceito de “computação em nuvem”, ficando armazenado na internet.

Descreverei a seguir, passo a passo, como você, caro professor, ou você, inestimável aluno, poderá se apoderar dessa ferramenta auxiliar no seu ensino de Física.

Para baixar a Coletânea Virtual, você deverá abrir seu navegador de internet e inserir o link:

https://www.dropbox.com/sh/scbqa4on08huina/AAAhiqmScGvx3aJRwfKmAm5 ca?dl=0

Ao acessá-lo você verá uma janela conforme é mostrado na figura a seguir:

Figura 1: Visualização da pasta Coletânea Virtual Matriz (Fonte: Arquivos do Autor).

(3)

iii

É exibida a pasta “Coletânea Virtual Matriz” com três subpastas: Dissertação,

Produto e Tutorial, conforme a figura 1.

O produto educacional está inserido na pasta “produto”. Abrindo essa pasta tem alguns arquivos: os arquivos de vídeos, e os executáveis em flash com o nome de Volumes. Essa situação está descrita nas figuras 2 e 3.

Figura 2: Visualização dos vídeos inseridos na pasta Coletânea. (Fonte: Arquivos do Autor).

Figura 3: Visualização dos arquivos executáveis em flash e do manual de instruções (Fonte: Arquivos do Autor).

(4)

iv

Da pasta Produto, você deverá baixar todos os “executáveis em flash” com o título de volumes, todos os vídeos e colocá-los em uma única pasta (de preferência, que essa pasta seja somente para esses arquivos). Caso essa instrução não for obedecida, o produto não funcionará corretamente, ou melhor, você não conseguirá visualizar os vídeos dentro de cada volume da coletânea. O dropbox possui a opção

“baixar” para todos os arquivos dessa pasta

IMPORTANTE: JAMAIS ALTERE QUAISQUER NOMES DOS VÍDEOS. SE VOCÊ FIZER ISSO, COMPROMETERÁ O FUNCIONAMENTO DO PRODUTO.

Repito: baixe os executáveis em Flash juntamente com os vídeos da pasta

Produto. Guarde todos esses arquivos em uma única pasta e, jamais altere o nome

de qualquer vídeo.

Para adquirir maior conhecimento pedagógico, com justificativas para o desenvolvimento do produto através de teoria educacional e pesquisas bibliográficas, você poderá consultar a dissertação que foi desenvolvida com base na construção do produto. Essa informação está na pasta Dissertação.

Após os arquivos estarem salvos em seu computador, você já poderá usar a Coletânea Virtual. Para facilitar seu manuseio preparamos algumas instruções que descreveremos a seguir.

INSTRUÇÕES PARA MANUSEAR A COLETÂNEA VIRTUAL DE FÍSICA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Após ter adquirido a Coletânea Virtual em seu computador, você poderá escolher qualquer volume e iniciar sua leitura.

É bom que você relembre e siga algumas orientações:

1- Você se certificou de que os executáveis em flash com o título de volume 1, volume 2... volume 6, juntamente com os vídeos, estão na mesma pasta?

2- Você seguiu a instrução de não alterar o nome dos vídeos? Uma vez obedecido esses quesitos podemos começar.

Para apresentar os conteúdos, criamos um documento executável em flash que chamamos de Volume de apresentação onde se encontra com o título de

“Programação de Conteúdos da Coletânea Virtual de Física para o Ensino Fundamental”. Aí estão descritos todos os conteúdos contidos em cada volume.

(5)

v

Para visualizar esse Volume de apresentação, basta procurar em seu computador a pasta em que você salvou os arquivos retirados da pasta “Produto” do DROPBOX, selecioná-lo e utilizar a opção abrir.

Ao abrir o Volume de apresentação é possível que o Flash Player não esteja maximizado. Se isso ocorrer, vá até a guia “exibir” e escolha a opção “tela cheia”, ou simplesmente clique em ctrl + F.

Figura 1: Capa do Volume de apresentação com instrução para maximizar. (Fonte: Arquivos do Autor).

Essa observação é importante, pois todos os volumes podem ser consultados dessa maneira.

Ao visualizar o volume de apresentação em tela cheia você vai se deparar com a estrutura como a descrita na figura:

Figura 2: Capa do Volume de apresentação maximizada. (Fonte: Arquivos do Autor).

(6)

vi

Podemos então, começar a leitura desse volume.

No canto direito abaixo da tela existe uma espécie de “fragmento de folha dobrada” que está destacada na figura 2 pelo retângulo. É aí que vamos poder passar de uma página para outra. Essa “dobra de página” possui outra função que comentaremos no momento oportuno.

Clique na “dobra de página”, segure-a e arraste para a sua esquerda. Você perceberá que está trocando de página, algo parecido com o que ocorre com um livro impresso ao folheá-lo. Para passar para as próximas páginas, você utilizará esse mesmo critério.

Figura 3: Representação de página sendo folheada. (Fonte: Arquivos do Autor).

Após consultarmos o Volume de apresentação, podemos ler qualquer outro volume. Para isso, basta selecionar na pasta o volume desejado, abri-lo e seguir o mesmo procedimento.

Saia do Volume de apresentação clicando esc e fechando o arquivo através do mouse ou clique em ctrl + Q.

Abra o Volume 4 – Calor, maximize e siga as instruções descritas abaixo. No início de cada volume você terá a informação do assunto a ser estudado e uma imagem estática de determinado fenômeno natural com uma pergunta a ser respondida pelo leitor. Veja na figura seguinte o início do Volume 4 – Calor.

(7)

vii

Figura 4: Início do Volume 4 – Calor. (Fonte: Arquivos do Autor).

Ao dobrarmos a primeira página, vamos nos deparar com outros elementos inclusos no volume.

Acompanhe a figura a seguir.

Figura 5: Páginas iniciais do volume 4. (Fonte: Arquivos do Autor).

Na figura 5 é apresentada duas páginas. Podemos perceber a introdução do volume e um pouco da escrita. Verifique os botões indicados pelas circunferências

(8)

viii

em vermelho acompanhadas pelos números em suas proximidades1. No botão 1 é indicado o Sumário deste volume. Cada volume possui seu próprio sumário.

No flash, um botão adquire várias funções, dependendo da programação a que ele é submetido. Podemos programá-lo para iniciar uma animação, para iniciar um vídeo, pausá-lo, ir para um outro local. Os botões mostrados na figura, quando clicados nos leva a outro local dentro do livro, que chamamos de quadro. As páginas mostradas na figura 6 estão localizadas em um quadro. Quando clicamos em qualquer botão mostrado, ele nos direciona a um novo quadro. Por exemplo, se clicarmos no botão 1, vamos a um quadro que contém a informação do Sumário. Nesse sentido, o botão funciona como uma espécie de link que nos direciona a um novo endereço eletrônico. Clicando no botão 1 veja o que visualizaremos:

Figura 6: Visualização do Sumário do volume 4. (Fonte: Arquivos do Autor).

Perceba que é exibido o Sumário do volume na página em que o botão está localizado. Para voltar à página principal do livro basta clicar no botão que está indicado pela seta (botão voltar). Ele foi programado com esse propósito. Em todos os volumes é constante o uso desses botões. Geralmente os botões verdes nos levarão a quadros onde podemos visualizar textos estáticos, imagens, animações e vídeos.

1 Destacamos os botões com circunferência e numeração para facilitar a explicação de suas funções. No livro,

(9)

ix

Outra maneira de retornar a página principal do livro a qualquer momento é clicar na dobra de página, que está sendo indicada na figura pelos retângulos azuis. Em todos os volumes isso pode ser realizado.

Se clicarmos no botão 2 indicado na figura 5, é exibida uma animação. Na figura 7 é mostrado o quadro com essa animação.

Figura 7: Visualização estática de animação referente a corpos com temperaturas diferentes. (Fonte: Arquivos do Autor).

Uma vez estando nessa situação, podemos retornar à página principal do livro realizando o procedimento descrito na figura 6.

O botão 3 da figura 5 nos leva a um quadro onde há informações sobre as três principais escalas termométricas: Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Clicando nesse botão, veja o que aparece:

Figura 8: Ilustração das escalas termométricas. (Fonte: Arquivos do Autor).

(10)

x

O botão 4 da figura 5 nos leva a uma animação sobre o equilíbrio térmico de corpos, veja na sequência o conteúdo desse quadro.

Figura 9: Visualização de início de uma animação referente ao equilíbrio térmico. (Fonte: Arquivos do Autor).

Na figura 9 a seta amarela não faz parte do conteúdo desse quadro. Colocamos ela para indicar que, a palavra INICIAR a seu lado, tem a função de um botão, cuja programação é a de iniciar a animação quando clicado. Clicando no botão INICIAR a animação é mostrada. A ilustração a seguir mostra, de forma estática, parte da animação.

Figura 10: Visualização estática de animação em execução referente ao equilíbrio térmico. (Fonte: Arquivos do Autor).

(11)

xi

Essa animação tem a duração de alguns segundos e, a seu término aparecerá outro botão com o comando REINICIAR, conforme visualizado na figura a seguir:

Figura 11: Visualização do botão REINICIAR de uma animação. (Fonte: Arquivos do Autor).

Optamos pela opção REINICIAR para termos a oportunidade de visualizarmos a animação quantas vezes for necessário. Quando necessário, fazemos algumas considerações a respeito da animação conforme visualizado na figura 11.

Realizando a dobra de página é mostrada mais duas páginas conforme a figura 12.

Figura 12: Visualização das páginas 4 e 5 do volume 4. (Fonte: Arquivos do Autor).

(12)

xii

Essas duas páginas nos mostra os botões 5, 6, 7 e 8, os botões “ver mais” e uma seção da Coletânea chamada de “Experimente você mesmo” destacada por uma elipse.

Qualquer botão ver mais nos fornece mais informação acerca do assunto, em um quadro específico. Por exemplo, ao clicarmos no botão ver mais da seção

Experimente você mesmo vamos visualizar o seguinte:

Figura 13: Visualização de quadro referente à seção Experimente você mesmo. (Fonte: Arquivos do Autor).

Esse quadro da figura 13 nos mostra os materiais a serem utlizados, bem como os procedimentos a serem tomados para a realização da atividade experimental proposta. Também é feita uma pergunta a respeito do fenômeno que ocorre durante o experimento. A resposta a essa pergunta é dada abaixo das figuras mostradas.

Talvez, as orientações que colocamos para a realização do experimento não sejam bem entendidas. Por isso, realizamos esse experimento fazendo um vídeo do mesmo. Você poderá visualizá-lo clicando no botão 9 da figura 13. Na figura seguinte mostramos uma imagem estática do vídeo do experimento.

(13)

xiii

Figura 14: Visualização estática de um vídeo contendo experimento. (Fonte: Arquivos do Autor).

O vídeo pode ser controlado por você, com as opções de pause, play, controle de volume e , ainda pode ser visualizado o tempo de ocorrência. Ao término do vídeo, você poderá vê-lo novamente quantas vezes achar necessário.

Para cada volume da coletânea, existe uma ou mais seções Experimente

você mesmo.

Clicando nos botões voltar ou na dobra de página, retornamos às páginas principais que é a descrita na figura 12. Vamos explorá-las um pouco mais.

O botão 5 nos leva a um quadro que possui um vídeo sobre o processo de condução do calor. Ilustramos parte desse vídeo de maneira estática na figura a seguir:

(14)

xiv

Figura 15: Visualização estática de um vídeo contendo experimento sobre a condução do calor. (Fonte: Arquivos do Autor).

O botão 6 da figura 12 possui informações importantíssimas a respeito do processo de convecção do calor. Clicando nele, visualizaremos o seguinte:

Figura 16: Ilustração das correntes de convecção. (Fonte: Arquivos do Autor).

Dentro desse quadro, temos o botão com uma seção Experimente você

mesmo. Clicando nele, vem as informações de como realizar a atividade

(15)

xv

Figura 17: Ilustração de um processo de experimentação sobre correntes de convecção (Fonte: Arquivos do Autor).

Se você não entender muito bem os procedimentos, você tem a opção de visualizar um vídeo sobre o experimento, clicando no botão destacado da figura 17, cujo conteúdo é mostrado de forma estática na figura 18.

Figura 18: Visualização estática de um vídeo contendo experimento sobre correntes de convecção. (Fonte: Arquivos do Autor)

Após essas informações, inserimos outro vídeo, que nos mostra como o assunto estudado está presente ao nosso redor. Clicando no botão 10 é mostrado

(16)

xvi

um vídeo de uma simulação da movimentação de massa fluida do manto no interior da Terra. Ilustramos isso na figura a seguir.

Figura 19: Visualização estática de um vídeo sobre o processo de convecção do calor no interior da Terra. (Fonte: Arquivos do Autor)

Para complementar essas informações, voltando para as páginas principais, os

botões 7 e 8 mostrados na figura 13 possuem informações a respeito das brisas

litorâneas: brisa marítima e brisa terrestre. Nessa mesma figura podemos ver ainda, outros botões ver mais que não vamos detalhar seu conteúdo.

Realizando nova dobra de página, mais duas páginas são visualizadas conforme a figura 20.

Figura 20: Visualização das páginas 6 e 7 do volume 4 (Fonte: Arquivos do Autor).

(17)

xvii

Nessas páginas exploramos o processo de transferência de calor por radiação, respondemos a pergunta feita no início do capítulo e iniciamos o fenômeno efeito estufa. Note que nestas páginas também há a ocorrência de botões que, contém informações acerca do assunto abordado

Realizando mais uma dobra de página, chegamos ao final do volume 4. A página final é mostrada a seguir:

Figura 21: Visualização da página 8 do volume 4 (Fonte: Arquivos do Autor).

Essa página final contém 3 botões. Destacamos o botão fazer exercício no retângulo vermelho.

Após a leitura de todo o volume, você é convidado a avaliar o que absorveu do assunto apresentado. Clicando em fazer exercício, o quadro a seguir é apresentado:

(18)

xviii

Figura 22: Ilustração da página de início do exercício (Fonte: Arquivos do Autor).

O espaço indicado pela letra a é destinado para escrever o seu nome. O botão

seguir indicado por b, quando clicado, leva-nos ao exercício. Se você achar que

ainda não está preparado para realizar o exercício, poderá clicar no botão voltar ao

início do capítulo indicado pela letra c. Se clicar em c, será mostrado o quadro

indicado pela figura 4.

Optando pelo botão seguir é iniciado o exercício com a primeira questão, mostrada na figura a seguir.

Figura 13: Visualização da 1ª questão do volume 4 (Fonte: Arquivos do Autor).

(19)

xix

Cada volume possui 10 questões de múltipla escolha. A questão 1, mostrada acima possui 4 alternativas como resposta (a, b, c, d). Cada alternativa foi programada como sendo um botão. Basta clicar na alternativa que achar correta que a segunda questão aparecerá automaticamente.

Obs: Não é possível marcar uma alternativa e, depois, desmarcá-la. A não ser que se feche o arquivo e o abra novamente. Por isso, escolha a alterntiva a ser marcada, após ter convicção de sua escolha.

Clicando em qualquer alternativa, a próxima questão é exibida. Essa situação é mostrada na figura a seguir.

Figura 24: Visualização da 2ª questão do exercício do volume 4 (Fonte: Arquivos do Autor).

Por praticidade não vamos mostrar todas as questões do volume.

Ao término das escolhas das alternativas de cada questão é mostrado o seu desempenho. É informado o número de erros e acertos, seguidos de uma frase de advertência ou de incentivo, que varia conforme o número de questões acertadas.

Para acertos menor ou igual a 3 a advertência é “você precisa estudar mais”. Entre 4 e 6 a dvertência é “Dá para melhorar”. Para acertos entre 7 e 9 questões temos o incentivo “Muito bem”. Para 10 acertos temos “Parabéns”. A seguir temos o resultado para 1 acerto.

(20)

xx

Figura 25: Ilustração do desempenho de um possível leitor para o acerto de 1 questão do exercício (Fonte: Arquivos do Autor).

Se o você acertar as 10 questões propostas aparecerá o quadro mostrado a seguir.

Figura 26: Ilustração do desempenho de um possível leitor para o acerto de 10 questões do exercício. (Fonte: Arquivos do Autor).

Esse é o final do volume 4. Você não tem a opção de reiniciar o volume, a menos que feche o arquivo e o abra novamente.

Outros volumes tem uma informação a mais. É a opção de poder conhecer um pouco sobre determinado cientista importante para o desenvolvimento de pesquisa em relação ao conteúdo explorado na Coletânea. Vamos mostrar uma que está contida no Volume 6 – Ondas. Na página 5 mostrada na figura a 27, vemos o botão

(21)

xxi

ver mais em destaque pela seta. Ele nos leva para um quadro onde há uma

pequena biografia de Heinrich Hertz.

Figura 27: Ilustração inicial da biografia de Hertz (Fonte: Arquivos do Autor).

Clicando nesse “ver mais” abrimos o seguinte quadro:

Figura 28: Ilustração de quadro referente a biografia de Hertz (Fonte: Arquivos do Autor).

Todos os volumes seguem esse mesmo padrão de organização. Por isso, não acho necessário a apresentação de todos neste manual.

Aproveito a oportunidade para lhe desejar “Bons Estudos”!

Referências

Documentos relacionados

Figure III. 37: Water vapor-liquid interfacial tension.. 38: Ethanol vapor-liquid interfacial tension. Interfacial tension was calculated using these coefficients in

...48 Figura 4.15 Variação da fração solar com o coeficiente de perda efectivo da parede não solar, para a Cavidade I em Aveiro, ao longo de um ano...49 Figura 4.16 Variação

Desde logo, a nossa compreensão e interpretação da importância funcional e ritual das lamentações públicas das carpideiras e dos carpideiros egípcios é sublinhada pelo

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

[r]

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar