• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS RELATÓRIO SETORIAL DE ATIVIDADES 2008 SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS RELATÓRIO SETORIAL DE ATIVIDADES 2008 SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS

RELATÓRIO SETORIAL DE ATIVIDADES 2008 SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS

Biblioteca Setorial do Observatório Astronômico Antares

Biblioteca Setorial Pierre Klose Biblioteca Setorial Solar do Biju Biblioteca Setorial Monteiro Lobato Biblioteca do Centro de Educação Básica Biblioteca Setorial Ernesto Simões Filho Biblioteca Setorial

Mosenhor Renato Galvão Biblioteca Setorial

Campus de Lençóis

Biblioteca Central Julieta Carteado

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UEFS SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UEFS

FEIRA DE SANTANA 2008

(2)

4 POLÍTICA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ACERVO 6 5 SERVIÇOS OFERECIDOS PELO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS 9 6 AÇÕES CULTURAIS DE EXTENSÃO 11

(3)

1 SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS

O Sistema Integrado de Bibliotecas - Sisbi da Universidade Estadual de Feira de Santana - Uefs é uma unidade organizacional constituída pela Biblioteca Central Julieta Carteado - BCJC e oito bibliotecas setoriais, tais como: Biblioteca Setorial Monsenhor Renato Galvão, localizada na Casa do Sertão; Biblioteca Setorial Observatório Astronômico Antares; Biblioteca Setorial Monteiro Lobato (convênio com o Lions); Biblioteca Setorial Pierre Klose, do Cuca; Biblioteca Setorial Solar do Biju, em Santo Amaro; Biblioteca Setorial Campus de Lençóis; Biblioteca Centro de Educação Básica, no campus e Biblioteca Setorial Ernesto Simões Filho, pertencente ao Museu Regional de Arte, localizado no Cuca.

A função do Sisbi é organizar e disseminar a informação, apoiada em novas tecnologias de acesso, para subsidiar o ensino, pesquisa e extensão, visando contribuir para o desenvolvimento educacional e cultural.

Como destaque para este ano temos a Campanha de Preservação e Conservação do Acervo, que através da exposição de materiais danificados, no Hall da Biblioteca Central, durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (de 23 a 29 de outubro de 2008) e a distribuição de panfletos, a BCJC procura conscientizar os usuários quanto ao cuidado no manuseio do acervo, Patrimônio Público. Essa iniciativa teve uma boa repercussão na comunidade acadêmica e foi bastante elogiada.

(4)

Exposição de materiais danificados no Hall da BCJC

2 REVITALIZAÇÂO E MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS O Sistema Integrado de Bibliotecas desenvolve suas ações na busca da Excelência Acadêmica, de acordo com a diretriz de Gestão da Uefs, comungando com a diretriz de Governo do Estado de Garantir o Acesso e Permanência à Educação de Qualidade. Para tanto, foram executadas várias ações com o objetivo de revitalizar e modernizar o Sisbi-Uefs.

No exercício de 2008, o Sisbi alcançou a melhoria dos seus equipamentos de informática, através das ações desenvolvidas pela Assessoria Especial de Informática - AEI, para aquisição de equipamentos, resolvendo sensivelmente as necessidades imediatas dos setores técnicos/ administrativos dessa Unidade. Com o objetivo de adequar o ambiente para a satisfação e conforto dos usuários e funcionários, a BCJC realizou a compra e reforma de mobiliários das bibliotecas do Sistema, adquiriu equipamentos para manutenção/ limpeza das instalações e do acervo, assim como, aparelhos para a copa (uso dos funcionários).

Para a qualificação da Biblioteca Central, diante da avaliação do Ministério da Educação – Mec, além de atender as necessidades dos usuários, foram criadas oito cabines de estudos individuais e em grupo, que permitem maior conforto aos pesquisadores.

O Sisbi, no segundo semestre de 2008 adquiriu a nova versão do Sistema Pergamum, que possibilita a pesquisa ao banco de dados do acervo com maior abrangência na pesquisa, tornando mais eficaz a recuperação da informação. Os funcionários do Sisbi participaram do treinamento de capacitação e atualização da nova versão, visando proporcionar o melhor atendimento ao usuário.

(5)

Outra ação que visa a Excelência Acadêmica, desenvolvida pelo Sisbi em parceria com a AEI, é a disponibilização do acesso remoto ao Portal de Periódicos Capes e à Base Jstor (assinatura) à Comunidade Universitária, através do serviço Virtual Private Network - VPN ou Rede Virtual Privada, para atender a solicitação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPPG. Dentro da mesma diretriz, foi disponibilizada na home-page do Sisbi a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – Ibict, contendo a produção dos programas de Pós-Graduação Strictu-Sensu da Uefs.

3 INVESTIMENTO NA VALORIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DO SERVIDOR

A Gestão da Uefs possui a diretriz Valorização dos Servidores Técnico-Administrativos e Docentes, que baseia as ações que envolvem a capacitação dos servidores. Com esse propósito, o Sisbi promoveu em parceria com a Assessoria Técnica de Recursos Humanos - ATRH o II Encontro Interativo dos Funcionários do Sisbi-Uefs, no qual ocorreu o Mini-curso: “Relações Interpessoais no Trabalho: um jeito de ser e de viver melhor”, com o objetivo de promover a interação dos funcionários das bibliotecas do Sisbi, destacando a importância da cooperação e a qualidade no trabalho em equipe.

(6)

II Encontro Interativo dos Funcionários do SISBI-UEFS

O Sisbi participou também de vários eventos em 2008, buscando a atualização e a capacitação dos seus profissionais, tais como: Curso de Libras, oferecido pela ATRH/ Uefs, com carga horária de 160 horas; Ciclo de Palestras, em 10/03, Unifacs, em Salvador, Ba; Palestra: “O Profissional Bibliotecário diante das Novas Tecnologias”, em 14/03, Biblioteca Pública do Estado, em Salvador, Ba; Seminário “As Novas Tecnologias da Informação e o Marketing para Bibliotecas, em 05/05, no Goethe – Institut, Salvador-Ba; Palestra sobre Livros Eletrônicos – E-Books, em 29/05, promovida pela Dotlib, na Universidade Federal da Bahia - Ufba; VIII Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação – Cinform, realizado de 16 a 19/06, em Salvador-Ba, pelo Instituto de Ciência da Informação/ Ufba; Workshop: as IES Bahia Interagindo com o Pergamum, realizado em 12/08, na Ufba; Treinamento nas bases de dados da Elsevier (Science Direct, Compendex / Engineering Village), em 21/08, na Ufba; Treinamento da Base de Dados Web of Science, 26/09, na Ufba; participou como parceiro do Seminário Avaliação da Biblioteca Universitária Brasileira, realizado em Salvador-Ba, de 29/09 a 01/10, numa iniciativa do Instituto de Ciência da Informação/ Ufba; Seminário Biblioteca e Acessibilidade: Deficiência Visual em Foco, em 10/10, Biblioteca Pública do Estado, em Salvador, Ba; VII Encontro Proler de Salvador, I Encontro Gestão Fundação Pedro Calmon, de 15 a 17/10; I Debate para Inovação – Tema: Excelência em Gestão e Cultura da Inovação, em 23/10, no Sebrae, em Salvador, Ba; Colóquio Internacional "A Medicina na Era da Informação" – Medinfor, realizado de 14 a 17/10, na Ufba; XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU, realizado em São Paulo, de 10 a 14/11/2008.

(7)

Coleção Geral

Com base na diretriz de Governo do Estado, de Garantir o Acesso e a Permanência à Educação de Qualidade, respaldada pela diretriz de Gestão da Uefs de Excelência Acadêmica, o Sistema Integrado de Bibliotecas - Sisbi vem desenvolvendo atividades e disponibilizando serviços que visam proporcionar ao seu usuário o acesso à informação de qualidade na busca do conhecimento.

O Sisbi implantou em 2008 a Política Participativa de Qualificação do Acervo, formando uma comissão, composta por profissionais da Biblioteca Central, representantes docentes de todas as áreas e discentes de todos os cursos, para executar a Avaliação Qualitativa do Acervo por meio da seleção, aquisição e descarte. Essa ação teve início em julho de 2008, com a avaliação do acervo relacionado ao ensino e a pesquisa nas áreas de Física e Astronomia. O trabalho foi desenvolvido de maneira satisfatória e os resultados foram relatados pelos representantes das áreas, da seguinte forma: acervo bastante satisfatório, cobrindo os principais campos da Física e contendo tanto textos clássicos como lançamentos recentes, considerando que com as novas aquisições diversas lacunas têm sido preenchidas. Dando continuidade à ação, no início do mês de setembro, iniciamos a avaliação da área de Matemática, que está em andamento.

Com o objetivo de contemplar todos os colegiados e disciplinas dos cursos, além de garantir que o processo de compra fosse realizado em tempo hábil e com sucesso, elaboramos um calendário para recebimento das solicitações para aquisição de materiais, o qual foi encaminhado aos departamentos e colegiados (recebimento das listas principais até 31/05/08 e complementares até 30/08/08), para execução do orçamento de R$ 551.840,00, destinados à ampliação do acervo em 2008. Com essa nova metodologia, a Biblioteca Central promoveu a participação da comunidade universitária no processo de qualificação e desenvolvimento do acervo, e conseqüentemente, a interação Colegiado - Departamento - Biblioteca.

(8)

2007 1.782 6.152 3.546 5.202 5.328 11.354 6,66% 5,43% 85.305 220.401

2008 2.089 5.577 3.356 10.401 5.445 15.978 6,38% 7,25% 90.750 236.379

Quadro 1 EVOLUÇÃO DE LIVROS ADQUIRIDOS PELO SISBI – UEFS Fonte: BCJC/ Seção de Aquisição, jan./dez. 2008.

PERÍODO ASSINATURA DOAÇÃO CRESCIMENTO CRESCIMENTO

PERCENTUAL

VOLUME FINAL DO ACERVO

Nacional Estrang. Nacional Estrang. Títulos Títulos Títulos

2006 08 04 158 - 170 6,9% 2.631

2007 07 02 67 - 76 2,9% 2.707

2008 15 - 73 - 88 3,25% 2.795

Quadro 2 EVOLUÇÃO DE PERIÓDICOS ADQUIRIDOS PELO SISBI – UEFS Fonte: BCJC/ Seção de Aquisição, jan./dez. 2008.

O quadro 1 é um demonstrativo da evolução do acervo de livros e outros materiais do SISBI-UEFS no que se refere à doação e compra, sendo que a última busca atender às necessidades dos cursos de graduação e pós-graduação, a partir das solicitações dos Departamentos e Colegiados.

Observando-se o quadro, percebe-se que a ampliação do acervo no ano de 2007 em relação ao de 2006 foi de 5.328 títulos, sendo 1.782 referentes à compra e 3.546 referentes à doação. O crescimento do acervo em números de exemplares, neste período, foi de 11.354, sendo 6.152 relativos à compra e 5.202 relativos à doação. Em termos percentuais, esta evolução foi de 6,66% para títulos e 5,43% para exemplares.

Ainda em relação ao acervo de livros e outros materiais, comparando-se o ano de 2008 com o ano de 2007, obtivemos, através de compra, um crescimento em números de títulos de 2.089, num total de 5.577 exemplares; no que se refere à doação, o aumento foi de 3.356 títulos, totalizando 10.401 exemplares. Em termos percentuais, o crescimento de títulos foi de 6,38% e o de exemplares foi de 7,25%.

(9)

Quanto à evolução do acervo de periódicos, no ano de 2007, o que pode ser observado no quadro 2, obtivemos 02 assinaturas estrangeiras e 07 nacionais, além de 67 títulos recebidos em doação, totalizando um acervo de 76 títulos de periódicos, com um aumento percentual de 2,9% em relação ao ano de 2006. Quanto ao crescimento de títulos referente ao ano de 2008, obtivemos 15 assinaturas nacionais e 73 títulos recebidos em doação, registrando-se um aumento percentual de 3,25%.

Vale ressaltar que dentre as aquisições de livros, no ano de 2008, houve algumas realizadas com recursos provenientes dos seguintes convênios: Convênio UEFS-Ingá, através do qual foram adquiridos livros para o Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Meio Ambiente - PPGM, totalizando um investimento de R$5.735,30 (Cinco mil, setecentos e trinta e cinco reais e trinta centavos); e Convênio 010/2008, firmado entre a UEFS e o Ministério da Educação, através do qual adquiriu-se livros para atender ao Programa de Educação Tutorial do Curso de Odontologia (PET-Odonto/UEFS) e ao Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Econômicas (PET-Economia/UEFS), totalizando, respectivamente, R$884,70 (Oitocentos e oitenta e quatro reais e setenta centavos) e R$708,50 (Setecentos e oito reais e cinqüenta centavos).

Analisando-se os percentuais de crescimento em títulos e exemplares de livros e de títulos de periódicos, observa-se uma evolução gradual do acervo, a qual representa o atendimento das solicitações de compra dos Departamentos e Colegiados, assim como o recebimento de doação; sendo esta a principal responsável pela ampliação do acervo, o que é um dado recorrente, pois o volume de doação é habitualmente superior ao de compra.

Dessa forma, a Gerência de Formação e Desenvolvimento do Acervo do SISBI-UEFS vem desempenhando o seu papel no atendimento das demandas da instituição, as quais são incrementadas a partir dos cursos de graduação e pós-graduação. Contudo, devido à crescente demanda destes cursos, faz-se necessário um maior desenvolvimento do acervo do SISBI-UEFS de forma que atenda às expectativas informacionais e às demandas acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão).

5 SERVIÇOS OFERECIDOS PELO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS

A BCJC desenvolve atividades e oferece serviços para dar suporte ao ensino, a pesquisa e a extensão, na busca da Excelência Acadêmica, diretriz de Gestão da Uefs, atendendo à diretriz de Governo do Estado de Garantir o Acesso e Permanência à Educação de Qualidade, conforme quadros a seguir:

(10)

Acesso à Internet 25.787 17.822

COMUT 833 640

Portal da CAPES (Treinamento) 243 323

Atividades Extensionistas Exposições 19 24 Lançamento de Livros 02 - Apresentação Teatral 02 -

Treinamento do Usuário Graduação 1.408 1.427

Pós-Graduação 177 237

Revisão e Normalização Bibliográfica 66 116

Solicitações de ISBN 09 15

Solicitação de ISSN 02 01

Parecer – Incentivo de Produção Científica 41* 86

Leitores inscritos 9.138 10.713

Quadro 5 – Comparativo dos serviços oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Uefs. *Ref. maio/ dez. 2007.

FONTE: BCJC/ Seção de Referência

No intuito de dar suporte informacional às atividades acadêmicas e de pesquisas,

foi criado o Programa de Orientação ao Aluno, dividido em três módulos independentes, a saber: Módulo I: Orientação quanto aos serviços disponibilizados pela BCJC e uso do Sistema Pergamum; Módulo II: Orientação quanto ao uso das ferramentas informacionais tecnológicas, com ênfase nas bases de dados; Módulo III: Orientação quanto ao uso das normas da ABNT para elaboração de trabalhos acadêmicos/ científicos. Este programa destina-se a alunos da graduação e pós-graduação.

(11)

BIBLIOTECA CONSULTA EMPRÉSTIMO FLUXO

Biblioteca Central Julieta Carteado 234.494 290.011 561.308

Biblioteca Setorial do Obs. Antares 1.110 347 2.705

Biblioteca Setorial Pierre Klose 8.402 04 3.351

Biblioteca Setorial Monteiro Lobato ** 26.060 - 12.140

Biblioteca Setorial Solar do Biju * 3.085 34 1.623

Biblioteca do Centro de Educação

Básica 7.709 8.131 6.459

Biblioteca Setorial Monsenhor Renato

Galvão ** 18.300 - 1.176

Biblioteca Setorial Campus Avançado

de Lençóis * 714 186 320

Biblioteca Setorial Ernesto Simões Filho

** 1.694 - 855

TOTAL 266.173 252.190 501.241

Quadro 4 - Demonstrativo da Demanda de Serviços do SISBI-UEFS – 2008. Fonte: BCJC – jan./dez. 2008.

* Campus não está oferecendo cursos. ** Não realiza empréstimo.

6 AÇÕES CULTURAIS DE EXTENSÃO

A Diretriz de Governo do Estado de Promover a Diversidade Cultural está relacionada às diretrizes de Gestão da Uefs: Excelência Acadêmica e Interação entre Universidade e Sociedade Extensão, que são visivelmente percebidas nas atividades de extensão desenvolvidas pelo Sisbi.

O Sisbi continua realizando os projetos visando alargar os espaços de diálogo e de interação com a comunidade interna e externa. Na sua estrutura física já tem o Hall como local destinado à disseminação de valores da cultura local e da redondeza. Neste espaço, são realizadas exposições de trabalhos científicos, lançamentos de livros, apresentações de teatro e música, e exposições de obras de arte.

(12)

TOTAL 153 (participantes 5.413)

Quadro 6 - Atividades culturais realizadas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da UEFS – ref. jan./ dez. 2008 Fonte: BCJC/Seção de Referencia

Continuamos desenvolvendo o Projeto Imagens: Cinema na Uefs, que já está no quarto ano e que vem sendo bastante procurado pela comunidade, possui uma boa platéia que vem prestigiar as sessões gratuitas no espaço da Biblioteca. Destacamos também o Projeto Biblioteca, Café & Arte que promove apresentações nas diversas modalidades da arte, tais como: teatro, cinema, música e dança e garante uma aproximação maior da Biblioteca com o público em geral.

Temos também como ações de extensão para a comunidade feirense, projetos destinados, exclusivamente, aos nossos usuários infantis, pois acreditamos que podemos contribuir positivamente na formação de leitores, incentivando, através de projetos, o uso da biblioteca, a leitura de livros por prazer e a conservação do acervo. Os projetos “Cuida de Mim”, “Passaporte para Biblioteca”, “Conhecendo novos mundos com os livros” são destinados ao público infantil e têm a finalidade de estimular o hábito da escrita e da leitura por prazer. Esses projetos vêm acontecendo nas bibliotecas setoriais.

Um outro projeto que vem sendo bastante procurado pela comunidade é o Projeto de apoio às Bibliotecas das redes municipal e estadual, que tem o objetivo de orientar as pessoas em como organizar e dinamizar espaços de leitura e/ou Bibliotecas, para melhor atender os usuários. Na oportunidade, indicamos softwares gratuitos, que gerenciam acervos, para que a mesma possa ser informatizada.

Neste ano o Sisbi, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão – Proex, participou da I Feira do Livro de Feira de Santana, evento que contou com um grande número de editores e livreiros e que mobilizou toda a comunidade feirense. O evento garantiu às pessoas o acesso à informação, permitindo ao leitor o contato com o mundo mágico da leitura, valorizando a cultura regional e proporcionando o entretenimento e o lazer.

(13)

Uma outra ação importante desenvolvida este ano foi a Campanha de Doação de Livros e Revistas Infantis que tem o objetivo de mobilizar toda a comunidade acadêmica na arrecadação de material bibliográfico destinado ao público infantil, para ser oferecido às bibliotecas comunitárias que atendem crianças carentes.

A Biblioteca, além de ser um espaço de estudo e pesquisa, deve proporcionar a difusão da cultura, democratizar o lazer e valorizar as diversas manifestações artístico-culturais, criando mecanismos que permitam a interação com a sociedade.

Exposição artística no Hall da BCJC

(14)

Referências

Documentos relacionados

Uma vez mais, instiga o fato de ser exatamente quando da consolidação da ordem democrática no país que se assiste ao “desmonte” dos direitos sociais básicos do

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

Conforme Muller (2000), a necessidade de maior agilidade na difusão do conhecimento fez com que o periódico viesse à tona. Os periódicos vêm ganhando cada vez mais espaço

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Soneto Dormindo vi a cândida Poesia Testemunhos impressos – Obras de Domingos dos Reis Quita, chamado entre os da Arcadia Lusitana Alcino Micenio, segunda edição correcta, e

A partir deste momento é dada indicação para a seleção da população em estudo e é ativado o envio da medicação pelo promotor, ficando o FH da Unidade de

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Essa modalidade consiste em um “estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, com contornos claramente definidos, permitindo seu amplo e detalhado