• Nenhum resultado encontrado

GUIA RÁPIDO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM EVENTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA RÁPIDO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM EVENTOS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

GUIA RÁPIDO DO CURSO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

(2)

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Fundada em 1970 com o intuito de oferecer o primeiro curso superior de Turismo do Brasil, a Universidade Anhembi Morumbi ampliou sua oferta de cursos em diferentes áreas durante a década de 80. Credenciada como universidade na década de 90, inaugurou seu segundo câmpus, localizado na região da Mooca, para oferta concentrada de cursos na área da Saúde. Nas duas primeiras décadas do novo milênio, a Universidade continuou sua trajetória de expansão com o lançamento de novos câmpus – Morumbi, Vale do Anhangabaú, Paulista 1 e Paulista 2 – e polos de educação a distância em diversas regiões.

Ao longo de sua história, a Anhembi Morumbi tornou-se reconhecida pela oferta de cursos inéditos como: Gastronomia, Aviação Civil, Design Digital, Quiropraxia, entre outros.

Em 2005, torna-se uma universidade internacionalizada ao integrar a Rede Internacional de Universidades Laureate, dinamizando ainda mais o binômio “criatividade e inovação” que sempre esteve presente na Anhembi Morumbi. Com a internacionalização, passou a oferecer aos estudantes a oportunidade de formação e atuação mundial por meio de programas exclusivos de intercâmbio para complemento de suas matrizes curriculares, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

Situada em São Paulo, a Anhembi Morumbi conta, atualmente, com mais de 36 mil estudantes em Cursos Superiores de Tecnologia, de Graduação, Pós-graduação Lato Sensu, nas modalidades presencial e a distância, além de Pós-graduação Stricto Sensu e cursos de Extensão.

A Universidade tem como missão “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social com espírito empreendedor e valores éticos”. Sua visão é: “Consolidar a posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atua, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

Nossos valores modelam nossas ações, potencializando ainda mais resultados sempre voltados à educação e à excelência acadêmica, assegurando a perenidade de nossa Instituição, que valoriza o Respeito à Diversidade, o Trabalho em Equipe, a Inovação, o Foco em Resultado, a Responsabilidade Corporativa, o Compromisso Social, a Ética, Transparência e a Paixão.

ESCOLA DE TURISMO E HOSPITALIDADE

Reúne cursos destinados à formação de profissionais com uma visão integrada de diferentes aspectos da hospitalidade: negócios, relações humanas e sustentabilidade.

Sob a ótica dos negócios, os cursos se concentram no ensino de técnicas e no estudo dos modelos de gestão das organizações envolvidas com o receber humano, as estratégias e ferramentas utilizadas para atração de clientes e obtenção de vantagens competitivas. A área de negócios em hospitalidade abrange diversos segmentos produtivos, como hospedagem, serviços de alimentação, transportes, entretenimento, eventos, shopping centers, bancos, clubes, atrações turísticas, museus, galerias, teatros, instalações esportivas, entre outros.

(3)

Na sociedade contemporânea, a compreensão da complexidade das relações humanas é um fator estratégico tanto para a criação de vínculos com clientes e demais stakeholders, como para o desenvolvimento de relações pessoais, visando à melhoria da qualidade de vida nas comunidades. Como todos os egressos da Universidade Anhembi Morumbi, aqueles que se formam na Escola tornam-se líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuem para o progresso social com espírito empreendedor e v alores éticos.

A Escola vivencia um período bastante positivo, com a ocorrência de megaeventos como a Copa do Mundo em 2014, as Olimpíadas em 2016, a candidatura da cidade de São Paulo para a Expo 2020, que trazem promissoras oportunidades para seus egressos.

Os cursos oferecidos, nas modalidades presencial e a distância, são nas áreas de Turismo, Hotelaria, Gastronomia, e Eventos. Em nível de pós-graduação, é oferecido o Mestrado em Hospitalidade, além de várias especificidades ofertadas na pós-graduação lato sensu.

Para o desenvolvimento das habilidades e competências propostas em cada um dos cursos , destaca-se o Centro de Turismo e Hotelaria, além do Centro de Gastronomia, disponíveis nos câmpus Vila Olímpia e Centro, bem como os laboratórios com softwares como o Sabre, fundamental para profissionais de qualquer área de Hospitalidade.

A Escola cumpre seu papel de ensino por intermédio de seus cursos regulares, bem como com a pesquisa, notadamente com a atuação dos docentes do Mestrado em Hospitalidade junto aos cursos de bacharelado e de tecnologia, e com a extensão, com projetos integrados à comunidade, como o “Capacitar São Paulo” e o “Gastromotiva”.

SOBRE O CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Eventos alia um projeto pedagógico moderno e focado no desenvolvimento de habilidades fundamentais a essa formação profissional.

O curso traz como característica peculiar a divisão das disciplinas em três grandes eixos. O projeto pedagógico contempla, ainda, a realização de Atividades Complementares e Projetos Integrados semestrais.

A seguir alguns diferenciais do curso:

• Corpo docente: o corpo docente do curso é composto na sua maioria por mestres e doutores altamente capacitados , e o mais importante, por profissionais atuantes na área compartilhando conteúdo atualizado e aplicado com a realidade .

• Conhecimento aplicado: A prática profissional acontece com a realização de eventos práticos ao longo do curso sob a orientação de disciplinas específicas. Ocorre também pelo desenvolvimento de projetos integrados. Semestralmente, em grupos, os estudantes são orientados no desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares diferenciados, articulando teoria e prática.

• Infraestrutura diferenciada: O Centro de Treinamento em Hotelaria e Gastronomia contempla o conjunto de laboratórios específicos da Escola para que o estudante exercite suas habilidades operacionais de planejamento e organização de Eventos .

(4)

ESPECÍFICOS

• Oferecer uma formação pluralista, crítica, aberta e conectiva, articulando áreas de estudo interdependentes e interdisciplinares, estimulando a incorporação de valores e a interação com o mercado de trabalho, com vistas ao desenvolvimento e aprimoramento do setor.

OBJETIVOS DO CURSO

GERAIS

O público-alvo do curso é constituído, preponderantemente, por aqueles que tenham interesse em desenvolver habilidades e competências específicas na área para atuar no vasto mercado de eventos, em um curso superior objetivo e focado nessa área de conhecimento. O curso também é orientado a profissionais já atuantes na área e que buscam formalizar seus conhecimentos práticos.

O público-alvo do curso deve ter interesse em integrar o setor de Turismo de Eventos que envolve atividades empresariais, científico-profissionais, políticas, religiosas, sociais, de lazer, entretenimento, cultura, esporte e turismo, e que exige a presença no mercado de empresas, equipamentos e profissionais especializados para atuar na área.

A perspectiva de megaeventos como Copa do Mundo e Olimpíadas têm movimentado o setor turístico e áreas subjacentes, tanto no que diz respeito à necessidade de expansão, como da premente profissionalização do segmento.

Em síntese, o curso está orientado a suprir a formação superior na área tecnológica voltada, essencialmente, para a inserção no setor e melhoria do desempenho profissional.

PÚBLICO-ALVO

• Preparar profissionais para atuar em setores de planejamento estratégico e gestão na área de eventos em instituições de eventos, inseridos no quadro funcional de empresas em diversos setores econômicos, em meios de hospedagem que dispõem de espaço físico específico para o segmento, órgãos públicos, associações e entidades de classe.

• Formar estudantes empreendedores do seu próprio negócio, prestando serviços especializados no planejamento, organização e execução de diversos tipos de eventos.

• Desenvolver competências em turismo e hospitalidade nos estudantes, tornando-os aptos a conhecer os fundamentos dos serviços de hospitalidade.

• Aprimorar a competência de negócios em turismo e hospitalidade, permitindo a compreensão e o inter-relacionamento das diversas funções gerenciais que suportam a área.

• Dominar códigos funcionais e processos de interação dos agentes integrados ao turismo de eventos com aspectos culturais, econômicos e sociais da região em que atua, eticamente e em acordo com os preceitos ambientais e legais.

• Visualizar de forma integrada as diferentes fases da organização de eventos: Planejamento, Projeto e Produção, de forma a desempenhar funções operacionais em todas essas fases nos diversos tipos de eventos.

(5)

MATRIZ CURRICULAR

PERÍODO DISCIPLINA

80

CH

CARGA HORÁRIA TOTAL: 2.040

o

1

o

2

PERÍODO DISCIPLINA 80 40 80 40 CH 80 Atividades Complementares 120 80 480 480 PERÍODO DISCIPLINA 40 CH

o

3

o

4

PERÍODO DISCIPLINA CH 80 480 80 40 80 80 80 80 480 40 40 80 Comunicação e Expressão Raciocínio Lógico Comportamento, Cerimonial, Protocolo e Etiqueta

Planejamento e Projeto em Eventos Gestão de Alimentos e Bebidas Gestão de Marketing

80

Gestão de Pessoas

Sociedade, Direito e Cidadania Produção e Logística de Eventos Eventos Técnico-Científicos

Tecnologia e Comunicação em Eventos

Laboratório de Projeto

e Técnicas de Vendas em Eventos

Optativa I Economia

Eventos Culturais, Esportivos e Sociais Segurança e Qualidade em Eventos Eventos Corporativos e Empresariais Estratégias Mercadológicas

Optativa II Negociação

Eventos Internacionais e Megaeventos Tópicos Especiais em Eventos

Contabilidade e Custos Pesquisa de Mercado 40 40 80 80 80 Projeto Integrado I 80 Projeto Integrado II 80

Projeto Integrado III 80

(6)

o

DISCIPLINAS – 2 SEMESTRE

GESTÃO DE PESSOAS – 80h

SOCIEDADE, DIREITO E CIDADANIA – 40h

o

DISCIPLINAS – 1 SEMESTRE

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – 40h

A disciplina aborda aspectos relacionados à organização de textos produzidos em diferentes linguagens. Fornece subsídios teóricos e práticos para a produção de textos coerentes, compreensão da intertextualidade, tipos de texto e gêneros de discurso, relacionando-os a seus contextos de produção e recepção.

RACIOCÍNIO LÓGICO – 40h

A disciplina trata de lógica e argumentação, dedução e indução, falácias, distintas concepções de lógica: fundamentos e relevância. Explora, ainda, silogismo aristotélico, lógica proposicional: sintaxe e semântica, lógica de predicados de primeira ordem, e técnicas de dedução.

COMPORTAMENTO, CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA – 80h

A disciplina aborda marketing, imagem e relacionamento pessoal, além de situações do convívio socioprofissional. Contextualiza rituais sociais e profissionais em um ambiente global, enfatizando a comunicação oral e corporal. Aborda o multiculturalismo, normas e leis de protocolo, etiqueta pessoal e profissional, como ferramentas que auxiliam o profissional na sua atuação com o mercado.

PLANEJAMENTO E PROJETO EM EVENTOS – 80h

A disciplina explora técnicas e ferramentas utilizadas na organização e controle de diferentes tipos de eventos, valendo-se de observações teóricas e práticas extraídas da literatura e de experiências do setor.

GESTÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS – 80h

A disciplina explora os conhecimentos e habilidades básicas referentes à gestão da produção de alimentos e bebidas, pautados na legislação de higiene e segurança alimentar. Aborda, ainda, técnicas de montagem de salão com enfoque no ambiente de eventos.

GESTÃO DE MARKETING – 80h

Apresenta o processo de planejamento, implantação e gestão de marketing, abordando o conceito e o papel do marketing nas organizações, as questões referentes à segmentação, posicionamento e colocação no mercado, além do composto do marketing. É enfatizada a manutenção e o crescimento em mercados correntes e a abertura de novos mercados.

Discute os principais pressupostos teóricos que fundamentam as políticas e práticas da gestão de pessoas nas organizações e os impactos da sua operacionalização em diferentes instâncias organizacionais. São discutidos o planejamento e o processo de movimentação de pessoas,

desenvolvimento humano e organizacional, carreira, desempenho e remuneração, entre outros.

A disciplina discute sociedade e comunicação, indivíduo e alteridade, Estado, sociedade, direito e cidadania. Aborda os direitos fundamentais e debruça-se sobre tópicos de Direito do Consumidor e de Direito Trabalhista.

PROJETO INTEGRADO I – 80h

Articula as disciplinas por meio de um plano interdisciplinar unificado. Aprimora a visão sistêmica e o inter-relacionamento entre as várias áreas de saber na busca de construção de bases conceituais fundamentais da área de Eventos.

(7)

o

DISCIPLINAS – 3 SEMESTRE

OPTATIVA I – 40h

EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS – 80h

Apresenta definições e especificidades que caracterizam os eventos técnicos e científicos. Explana sobre técnicas de planejamento e tendências dos eventos neste segmento, bem como particularidades e procedimentos de sua organização.

TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO EM EVENTOS – 80h

Trata da definição de Comunicação, veículos e formas, que incluem a comunicação verbal e não verbal, integrada, de massa e dirigida, aplicadas no contexto de Eventos. Discute também a compreensão de diferentes tecnologias de comunicação e informação aplicadas a eventos.

PROJETO INTEGRADO II – 80h

Articula as disciplinas por meio de um plano interdisciplinar unificado. Aprimora a visão sistêmica e o inter-relacionamento entre as várias áreas de saber com o objetivo do aprimoramento do vocabulário técnico da área de Eventos.

ECONOMIA – 80h

A disciplina trata dos fundamentos da teoria econômica, envolvendo a micro e a macro economia. Discute os principais problemas econômicos que afetam a sociedade e as organizações. Trata das intervenções governamentais que levam ao crescimento e desenvolvimento econômico.

EVENTOS CULTURAIS, ESPORTIVOS E SOCIAIS – 80h

Apresenta definições e especificidades no planejamento e organização de diferentes eventos culturais, esportivos e sociais. Discute técnicas de planejamento e tendências dos eventos neste segmento, bem como particularidades e procedimentos de sua organização.

EVENTOS CORPORATIVOS E EMPRESARIAIS – 80h

Apresenta definições e especificidades no planejamento e organização de diferentes eventos corporativos e empresariais. Explora técnicas de planejamento e tendências dos eventos neste segmento, bem como particularidades e procedimentos de sua organização.

ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS – 80h

Estuda as etapas de elaboração e a implantação de um plano estratégico de marketing. Tem como ponto de partida o atendimento e satisfação das necessidades dos clientes, passando pela análise do mercado e dos concorrentes, a fim de determinar os produtos a serem ofertados e as estratégias de atuação. Fornece instrumentos para avaliação e análise dos resultados alcançados pelo marketing da empresa.

PRODUÇÃO E LOGÍSTICA DE EVENTOS – 80h

A disciplina trabalha os conhecimentos e técnicas de logística aplicada a eventos. Discute as demandas administrativas de um projeto e as ferramentas utilizadas no controle do tempo, qualidade e riscos. Analisa a distribuição das tarefas de cada núcleo operacional envolvido no projeto, em especial de eventos de grande porte.

LABORATÓRIO DE PROJETOS E TÉCNICAS DE VENDAS EM EVENTOS – 40h

Apresenta e desenvolve técnicas apuradas de elaboração de projetos de eventos baseados na resolução de problemas reais, pautados em ética e boas práticas empresariais. Estuda ainda argumentações de vendas de projetos de eventos.

(8)

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 120h

Atividades práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação profissional mais ampla do estudante, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção, pesquisa. Intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias ao curso.

SEGURANÇA E QUALIDADE EM EVENTOS – 40h

A disciplina discute conceitos de qualidade, segurança e tendências no mercado de serviços e sua aplicação nas diferentes ações de eventos, introduzindo a noção de melhoria contínua nos âmbitos gerenciais, ambientais e sociais.

PROJETO INTEGRADO III – 80h

Articula as disciplinas por meio de um plano interdisciplinar unificado. Aprimora a visão sistêmica e o inter-relacionamento entre as várias áreas de saber na busca de soluções estratégicas. Realiza um estudo exploratório de diferentes áreas de atuação profissional em Eventos.

NEGOCIAÇÃO – 80h

Enfoca a negociação no contexto profissional envolvendo empregadores e empregados, pares organizacionais, clientes e empresas, entre outros. São abordados conceitos básicos de negociação, planejamento da negociação, questão ética, conflitos, estilos de negociação e negociações internacionais, envolvendo diferentes culturas.

TÓPICOS ESPECIAIS EM EVENTOS – 80h

A disciplina aborda temas de vanguarda relacionados a Eventos, trazendo à discussão novas abordagens e práticas. Uma das principais características da disciplina é o seu caráter flexível na inserção de conteúdos atuais.

EVENTOS INTERNACIONAIS E MEGAEVENTOS – 80h

Aborda tendências e especificidades no planejamento e organização de eventos internacionais, discutindo a abertura de mercados por meio de exportações e missões destacando a cultura brasileira. Discute características do mercado internacional, pela ótica de quem organiza ou sedia eventos.

CONTABILIDADE E CUSTOS – 80h

Apresenta os conceitos e procedimentos fundamentais adotados pela Contabilidade, necessários à elaboração dos demonstrativos financeiros básicos (balanço patrimonial e demonstração do resultado), bem como discute as relações de custo-volume-lucro, alavancagem e

formação de preços.

PESQUISA DE MERCADO – 80h

Aborda conceitos fundamentais de metodologia da pesquisa aplicados ao desenvolvimento de um projeto de eventos, pautado numa situação real de mercado. Trabalha, ainda, a elaboração de instrumentos de coleta de dados, aplicação e tratamento dos dados para elaboração do relatório final da pesquisa.

o

DISCIPLINAS – 4 SEMESTRE

OPTATIVA II – 40h

PROJETO INTEGRADO IV – 80h

Articula as disciplinas por meio de um plano interdisciplinar unificado. Aprimora a visão sistêmica e o inter-relacionamento entre as várias áreas de saber na busca de soluções estratégicas. Dedica-se à construção de uma análise do mercado de eventos.

(9)

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange também aspectos de frequência.

A Universidade adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância, a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A Universidade Anhembi Morumbi desenvolve a avaliação de aprendizagem em duas etapas: N1 e N2. A N1 consiste em uma série de atividades desenvolvidas ao longo do semestre que permitem avaliar o estudante continuamente. A N2 consiste em uma prova presencial individual. A nota final do estudante (NF) é obtida a partir da média entre N1 e N2. É considerado aprovado o estudante que atingir média igual ou superior a 6,0 (seis). Nos cursos e disciplinas na modalidade a distância, a N2 corresponde a 60% da nota final.

O estudante tem direito a realizar prova de segunda chamada no caso de ter perdido a oportunidade de cumprir a prova na data estipulada, ou para fins de melhoria de nota. Se, eventualmente, for reprovado o estudante deverá cumprir novamente a disciplina em regime de dependência.

(10)

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Anhembi Morumbi e pode desfrutar de toda infraestrutura que a Universidade oferece. São seis câmpus com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de academias de ginástica.

• Vila Olímpia – Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia

• Centro – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 – Mooca

• Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487 – Centro

• Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630 – Morumbi

• Paulista 1 – Av. Paulista, 2.000 – Bela Vista

• Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266 – Bela Vista

COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM EVENTOS

ANHEMBI MORUMBI PARA VOCÊ

CÂMPUS

DIREÇÃO / COORDENAÇÃO

Profa. Ms. Silvia Barreto Valente

DIREÇÃO DA ESCOLA DE NEGÓCIOS, TURISMO E HOSPITALIDADE

Prof. Dr. Paolo Tommasini

É doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pelo Massachussetts Institute of Technology e pelo Harvard Smithsonian Center for Astrophysics, ambos nos Estados Unidos. Desde 1999 na área Educacional, atuou como docente e orientador pela Toronto Waldorf School, docente de graduação no curso de Administração, pós-graduação MBA e como Diretor Acadêmico. Ele também foi consultor na área de excelência em gestão.

Bacharel em Turismo pela Universidade de São Paulo, em 1995. Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), em 1998 e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), em 2006, na linha de pesquisa de Turismo e Lazer. É membro do grupo de pesquisa do Mestrado de Turismo e Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi no subgrupo de Hospitalidade – Serviços e Organizações, desde 2012. É docente e coordenadora dos Cursos Superiores de Tecnologia em Eventos, presencial e EAD, e de Hotelaria da Universidade Anhembi Morumbi.

(11)

Referências

Documentos relacionados

PROCESSO SELETIVO - PROGRAMA INTERNACIONAL DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MEIO AMBIENTE URBANO E INDUSTRIAL – PPGMAUI De acordo com a legislação vigente e as decisões do

indicam que, para um complexo com as dimensões do estudado, o número de viagens primárias deve se aproximar dos 70%, valor também observado em estudo realizado com usuários

Federal e os Municípios; Os Municípios: Lei Orgânica do Município de Alvares Florence; Intervenção nos municípios, fiscalização financeira e orçamentária; O Processo

Cobertura obrigatória para pacientes com idade entre 18 e 65 anos, com falha no tratamento clínico realizado por, pelo menos, 2 anos e obesidade mórbida instalada há

Assim, este trabalho teve por objetivo avaliar, por meio do ensaio mecânico de resistência a flexão, as propriedades mecânicas de barras de liga de titânio (Ti-6Al-4V)

Do que foi dito até aqui, é possível ver uma mudança em relação à amplitude da questão da subjetividade na linguagem: se antes (nos textos em que

Explora técnicas de planejamento e tendências dos eventos neste segmento, bem como particularidades e procedimentos de sua organização.  . EVENTOS

No intuito de qualificar a água das nascentes estudadas em parques urbanos de Belo Horizonte, neste trabalho, foi verificada a presença e contabilizado o número de Unidades