• Nenhum resultado encontrado

Separação de Cores em Photoshop e FastFilms

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Separação de Cores em Photoshop e FastFilms"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Separação de Cores em Photoshop e FastFilms

Após a preparação de uma imagem, a nossa opinião vai no sentido de utilizar um software especializado de separação de cores.

Pode utilizar o “FastFilms” ou outros softwares disponíveis no mercado conhecidos por serem softwares de separação, dado que efectuam separações de cores para impressão em têxteis de fundos escuros.

Estes softwares foram criados com a finalidade de automatizar ao máximo o processo de separação de cores. Tem assim disponível no mercado uma ferramenta muito poderosa para o ajudar a rentabilizar o seu negócio e a conseguir um excelente trabalho final.

Os programas produzem separações de alta qualidade sendo assim necessário usar também ecrãs de grande qualidade ou seja com grande tensão bem como as melhores técnicas de impressão de forma a conseguir que a arte final se aproxime o mais possível do original.

É de salientar que uma boa máquina de impressão, racletas afiadas e tintas adequadas contribuem para a concretização deste objectivo.

Por onde começar?

Sendo que a imagem a imprimir será em fundos escuros vamos necessitar de criar dois ficheiros ou seja um que tenha fundo branco e outro com fundo preto(mascarado), ou seja da mesma forma que o queremos ver impresso na peça escura. Se quisermos fazer apenas peças pretas teremos que abrir o ficheiro com fundo escuro 2 vezes.

De seguida terá de optar por executar uma separação a 5 ou 9 cores dependendo do número de cores que a sua máquina imprime.

O primeiro ficheiro a abrir será o que tem preto à volta da imagem que será usado para construir a base e o canal de branco final (este vai conferir á imagem um efeito de brilho e luz em certos pontos).Estas imagens devem estar em formato RGB e não pode ter várias camadas (layers). O próximo ficheiro a abrir será o principal, aquele que tem branco à volta. Se o desenho for impresso em fundo escuro, carregue o arquivo com máscara outra vez. Se necessitar de imprimir um branco base, branco final e um preto (para uma t-shirt azul ou verde, por exemplo) então terá de abrir ambos os ficheiros.

(2)

Como construir uma máscara?

Muita gente questiona a forma de como criar um ficheiro aplicando uma máscara, a maioria dos ficheiros já se encontram com fundo branco; criar o ficheiro com máscara é o que usualmente causa mais dúvidas. Existem várias maneiras de criar um fundo preto á volta da imagem. Deverá assegurar que o seu ficheiro original possua o tamanho correcto e que tenha os ajustes de cores necessários, isto irá assegurar que ambos os ficheiros sejam idênticos à excepção dos fundos. Deverá á posteriori duplicar o ficheiro; este será o mascarado com preto e deverá guardá-lo com um nome distinto do ficheiro original.

Usando Camadas (layers )

Se estiver familiarizado com os” layers” ( ou se porventura a sua imagem foi criada utilizando “layers”) deverá simplesmente fazer o fundo usando o “layer” preto numa versão e branca noutra. Se conseguir obter do seu cliente ou da gráfica um ficheiro com “layers” melhor, é a maneira mais correcta de criar ficheiro com máscara especialmente se os detalhes da imagem se misturam com o fundo.

Usar a Varinha Mágica

Outra forma de criar uma máscara para uma imagem é trocar a cor de fundo na caixa de ferramentas do Photoshop para preto,aqui vai ter duas opções uma fundo branco e em primeiro plano preto. Click na seta para as poder trocar, depois seleccione a varinha mágica e assegure-se que a tolerância esteja a 32 pixeles.

Este número determina quantos pixeles de cor similar seleccionará a varinha.Se a imagem não tem contornos bem definidos ou cores claras que se perdem no fundo, então terá de reduzir o número da tolerância.

Com a ferramenta varinha mágica activa deverá fazer um click na área branca à volta da imagem, para seleccionar esse espaço, accione o ícone Pintar (Paint Bucket Tool )como demonstrado na figura seguinte.

(3)

Seleccione a cor branca à volta da imagem, substituindo-a pela cor preta, dado que o Photoshop pode colorir o fundo com a cor que pretende.

O Iniciar a separação de cores

Este método é utilizado especialmente em t-shirts de fundos escuros. Neste processo utiliza-se tintas de plastisol, a imagem sairá brilhante, mais resistente à lavagem. Este processo usa meios-tons de ponto elíptico, permitindo um maior controlo sobre a separação possibilitando eliminar ou combinar canais, melhorar as cores e muito mais.

Simplesmente carregar num botão

Para escolher uma rotina terá de pressionar o botão adequado. Certifique-se que possui os ficheiros fechados antes de efectuar qualquer rotina No início de cada rotina terá uma caixa com uma

(4)

Trabalhar com canais

Pode visualizar apenas um só canal colocando um “olho” no visor junto de cada canal (tornando-o visível). Se pretender ajustar um canal em particular terá que seleccioná-lo.

Não confunda seleccionar um canal com colocar um “ olho” junto a ele e visualizá-lo. Estas são duas funções distintas. Poderá ter canais listados para visualizar e seleccionar apenas um deles para ajustes. No exemplo anterior o canal de base branco têm o “olho” (canal visível) mas o canal Light Blue está seleccionado. Qualquer ajuste que pretenda fazer vai afectar o canal Light Blue.

(5)

Ajuste dos canais individuais com curvas de tom

Após ter seleccionado um canal é possível aplicar curvas, focar, colorir secções e muito mais. Haverá ocasiões que terá que retocar a imagem no caso de verificar que a cor não é suficientemente intensa. Se a visualização da imagem é aproximada mas por sinal não é exacta, não tenha receio de ajustar os canais. Os bons separadores correm o programa uma vez e depois ajustam as cores individualmente. Poderá fazer duplo click no canal “Shirt Color“( cor da t-shirt)e visualizar a t-shirt com diferentes cores de fundo. Pode acontecer que no caso da t-shirt preta esteja genial, relativamente ao caso da t-shirt branca o canal preto vai necessitar de um ajuste de curva. Não tenha receio de fazer ajustes.

O melhor lugar para fazer ajustes da curva de tons, ( Tone Curves) será em Imagem/ Ajustes /Curvas (Image/Adjustments /Curves).Coloque o cursor no centro da curva e arraste-a para cima e para baixo. Se tem o “olho” em todos os canais mas apenas tem seleccionado o canal que está a ajustar poderá visualizar o efeito dos ajustes da imagem.

Troca da Ordem de Impressão dos Canais

Poderá ter que imprimir numa ordem diferente que o programa recomenda. Nesta situação faça apenas um click no nome do canal e arraste o rato sempre que o pretenda mover para um lugar diferente. Geralmente a ordem de impressão vai de claro para escuro e de menor para maior. De referir que os canais de cores são impressos em húmido sobre húmido ou seja sem secagem intermédia.

Troca da cor da T-shirt

Poderá visualizar facilmente a imagem numa cor diferente da t-shirt, fazendo duplo click no canal Shirt Color (cor da T-shirt) e depois fazendo duplo click na caixa quadrada de cor. Isto vai abrir o Selector de cor (Color Picker). Seleccione a cor da sua eleição e verá uma troca imediata na cor da t-shirt no seu monitor.

(6)

Pode eliminar os canais que necessite arrastando o canal para o ícone “lixo” que se encontra na parte inferior da Palete de Canais (Channels Palette). Assim pode simplificar e reduzir o arquivo e guardá-lo para conservar mais espaço no disco.

Modificar a informação do Canal

Poderá modificar o texto do canal fazendo duplo click no nome deste. Isto vai permitir colocar a sequência da cor, ou outra informação. Esta informação aparecerá nas películas finais se escolher a opção Etiquetas (Labels) na janela Print With Preview.

Imprimir uma Amostra em Papel Consolidando os Canais

Uma das novas propriedades do Photoshop 5.0 – 9.0 (CS2) permite combinar todos os canais de cores planas com a imagem RGB e imprimir uma amostra composta em papel. Para combinar os canais em Photoshop 5.0 ou superiores, simplesmente seleccione cada canal que quer combinar (não altere a cor da t-shirt) mantendo pressionada a tecla shift e fazendo click em cada canal. Uma vez seleccionados, simplesmente vá á seta horizontal no canto superior direito no menu de canais e seleccione Merge Spot Channels. Todos os canais fazem agora parte da imagem RGB. Se não seleccionar a cor da t-shirt, a imagem RGB original será visível e mudará a sua aparência. Os canais serão combinados na ordem que são alinhados e a cor da t-shirt será impossível distinguir do RGB original. Assegure-se de trabalhar com duplicado da imagem que tem os canais de separação pois a imagem converte-se numa imagem composta e os canais individuais já não existem mais. Já combinados pode imprimir uma amostra na impressora de jacto de tinta para visualizar a imagem da t-shirt.

(7)

O processo de cor simulado tem um acabamento suave com os degradés intactos pois as imagens estão compostas de semi tons. Agora o programa faz todo o trabalho por si, a separação de cores pode ser a melhor opção para uma aparência de qualidade fotográfica.

Listagem de Cores para separações de Cor, Abertura da Tela e Sugestão da Sequência de Impressão

1

Tintas Abertura da Tela

1.Branco de Alta Opacidade ( High Opacity White ) 180-230 (70-90 cm) 2.Amarelo Limão (Lemon Yellow) Pantone 102 280-355 (110-140cm) 3.Vermelho ( Scarlet Red ) Pantone 185 280-355( 110-140cm) 4.Azul (Blue) Pantone 286 280-355( 110-140cm)

5. Púrpura (Purple) 219280-355 (110-140cm)

6.Verde (Green) 361280-355(110-140cm)

7.Azul Claro (Ligh Blue) Pantone 306 280355(110-140cm)

8.Cinzento (Grey) 421280-355(110-140cm)

9.Castanho ( Brown) 167280-355(110-140cm)

10. Branco Final 180-230(70-90cm)

11. Preto (Black) 280-355(110-140cm)

Rotina Opcional de Tons de Pele Abertura da Tela

12. Pele Clara - Pantone 475 280-355(110-140cm)

13.Café Escuro- Pantone 161 280-355(110-140cm)

14.Café Castanho -Pantone 181 280-355(110-140cm)

15.Orange- Pantone 150 280-355(110-140cm)

Nota: As cores que se encontram a negrito são utilizadas nas separações de cinco cores mais dois brancos.

Ao fazer a separação analise a imagem. Tente reconfigurar as sequências de cor e se for necessário seleccione os canais específicos. Incremente ou reduza a intensidade das cores. Se por ventura conta apenas com um número limitado de cabeças de impressão este é o momento para determinar quais as cores que não são necessárias ou aquelas de que pode prescindir. Utilize os” olhos” da palete de canais para ver ou apagar os diferentes canais de cor. Se o programa seleccionou dois tons de azul o mais provável é que necessite dos dois. Pode á posteriori tentar combiná-los usando a rotina de mistura de canais. Neste exemplo não foi difícil reduzir o número de cores da t-shirt branca para apenas seis. Para eliminar canais é tão simples como arrastá-los para o ícone “lixo”.

(8)

Combinação de Dois Canais

Se tiver um número limitado de cabeças de impressão esta rotina vai ajudá-lo a combinar canais para eliminar o número de cores. Primeiro seleccione o canal em que quer copiar o outro canal. Depois faça um clik em Finish Combining Channels (Terminar de Combinar Canais).Também pode combinar um canal com mais canais. Tente combinar o canal verde (green) com o amarelo (yellow)e o azul claro(light blue).Irá ter o verde com essas duas cores e pode assim eliminar o canal verde.

Imprimindo a Separação de Cores

Para obter óptimos resultados utilize quadros de 30 newton ou mais. Coloque o branco base em telas (70-90cm)e as cores de sobreposição (110-140cm).O flash é somente utilizado depois de colocar a base branca.

Rotina de Seis Cores

Se não se sente confiante para reduzir o número de cores, está disponível uma rotina de 5 cores +2 branco (5 color+2white) que cria separações que funcionam para uma máquina de impressão de seis cores. Ainda que tenha sete separações, geralmente não se imprime a tinta preta numa t-shirt preta, e no caso de ser uma t-shirt branca podemos eliminar a base branca ou o branco final das t- shirts de tons claros.

A partir deste momento fica apto para efectuar a saída dos fotolitos. Este assunto irá ser abordado na próxima edição.

Referências

Documentos relacionados

Então, para atingir esse objetivo as seguintes medidas foram realizadas: uma investigação da literatura sobre o assunto, um questionário com usuários e desenvolvedores do

Koselleck fornece, portanto, as duas ideias centrais da nossa modernidade (inaugurada, no que diz respeito à questão do tempo histórico, pela filosofia da história): um

A curva de eficiência de remoção em função do tempo de detenção apresentou-se semelhante para as duas concentrações iniciais de NO e para as razões molares testadas,

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

A  LIGA  REGIONAL  DE  FUTEBOL  DE  SALÃO  DO  LITORAL  PAULISTA  OBEDECENDO  AO  CALENDÁRIO  OFICIAL  DA  ENTIDADE  REALIZA  A  11º  COPA  DE  FUTSAL 

Este trabalho apresenta algumas experiências do ensino de simulação discreta na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, baseadas no uso de recursos computacionais, tais

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

1.040 do CPC/2015: Nos planos de saúde coletivos custeados exclusivamente pelo empregador não há direito de permanência do ex- empregado aposentado ou demitido sem justa causa