• Nenhum resultado encontrado

COMO OS ADVOGADOS UTILIZAM OS SERVIÇOS DO PERITO-CONTADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO OS ADVOGADOS UTILIZAM OS SERVIÇOS DO PERITO-CONTADOR"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

________________________________________________________________________ COMO OS ADVOGADOS UTILIZAM OS SERVIÇOS DO PERITO-CONTADOR

Silas Vitor dos Santos – Acadêmico da Faculdade Cenecista de Varginha – FACECA Prof. Me. Marcos Fuzatto Ferreira - Orientador

RESUMO

A perícia contábil é destacada como um dos principais ramos da contabilidade, que visa esclarecer determinadas questões ou fatos com apresentação do laudo, que é elaborado pelo perito-contador. O objetivo da perícia é responder aos quesitos pertinentes a um processo judicial, elucidando os questionamentos. O perito, ao realizar a perícia por meio de exames, vistorias, indagações, investigações, avaliações entre outros deve agir com honestidade e responsabilidade que lhe foi confiada. Somente contadores habilitados podem exercer a atividade de perito-contador. O perito-contador assistente é o profissional de confiança contratado por uma das partes de uma demanda judicial. Também conhecido como assistente técnico, o seu trabalho consiste em nortear, ao longo do processo judicial, os procedimentos referentes à parte técnica da prova pericial, preservando os interesses expostos na peça inicial e argumentando, por meio de quesitos, os pontos relevantes para o deslinde favorável da ação. É função também deste profissional emitir um parecer sobre o laudo pericial elaborado pelo perito do Juízo. Para embasar este trabalho foi realizada uma pesquisa de campo, através de questionário elaborado para investigar como os advogados utilizam os serviços dos contadores que atuam como peritos. A partir deste estudo poderemos constatar a importância da atuação do perito-contador e do perito-contador assistente, não só para os juízes alicerçarem suas sentenças, mas para as partes constituírem prova em seus processos.

Palavras-chave: Perícia contábil. Perito-contador. Perito-contador assistente. Laudo pericial contábil. Parecer pericial contábil.

ABSTRACT

The Accounting expertise is highlighted as one of the main branches of accounting, which aims to clarify certain facts or issues with the presentation of the report and is prepared by the accountant expert . The aim is to respond to the skill questions pertinent to judicial process, elucidating the questions. The expert , in achieving expertise through examinations, inspections, inquiries, investigations, evaluations and others must act with honesty and responsibility entrusted to him . Only qualified accountants can exercise the activity of accountant expert. The assistant expert is trusted professional hired for the part to lawsuit . Also known as assistant coach, your job is to guide along the judicial process , the procedures relating to the technical part of the expert evidence , preserving the interests set out in the initial part and arguing , through questions , relevant points for disentangling favorable action. It is the function of this professional also issue an opinion on the expert report prepared by expert judgment . To support this work we conducted a field survey , using a questionnaire designed to investigate how lawyers use the services of accountants who act as experts . From this study we can realize the importance of the role of accountant expert and accountant assistant , not only for judges produce their sentences , but the parts constitute evidence in their cases .

(2)

Keywords: Accounting expertise. Expert-counter. Expert-assistant accountant. Accounting expert report. Accounting expert opinion.

INTRODUÇÃO

Vários autores têm destacado a importância do perito-contador e do perito-contador assistente para o esclarecimento de questões judiciais que envolvem questões contábeis. O seu trabalho não apenas auxilia os juízes a tomarem decisões baseados nos seus laudos e pareceres periciais, mas também é de suma importância para as partes litigantes, pois se o processo estiver embasado em provas e com análises de especialistas o resultado lhe será mais favorável.

Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção dos advogados quanto à importância e influência do trabalho do perito-contador e do perito-contador assistente nas causas em que atuam. Para isso será realizada um pesquisa de campo com os advogados da cidade de Varginha, através de um questionário, com análise de informações e dados fornecidos.

REFERENCIAL TEÓRICO

É importante esclarecer alguns aspectos básicos para o entendimento acerca do tema. Saber a definição correta de perícia contábil na visão dos principais autores da área, as principais diferenças entre perito-contador e perito-contador assistente e conhecer a estrutura de um laudo pericial contábil e de um parecer pericial contábil, bem como as principais diferenças entre eles.

Perícia contábil

Perícia contábil é uma análise técnica de fatos ligados à área contábil, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a matéria em discussão.

De acordo com Sá (2011),

Perícia contábil é a verificação de fatos ligados ao patrimônio individualizado visando oferecer opinião, mediante questão proposta. Para tal opinião realizam-se exames, vistorias, indagações, investigações, avaliações, arbitramentos, em suma, todo e qualquer procedimento necessário à opinião.

Para Ornelas (2003), a perícia “serve como meio de prova de determinados fatos contábeis ou de questões contábeis controvertidas”.

(3)

O Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução n° 1243 define que: A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa decisão do litígio ou constatação de um fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente.

Considerando que o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio, entende-se que a perícia contábil ocupa-se de esclarecer fatos ligados ao patrimônio dos litigantes.

Perito-contador

O perito-contador é o profissional encarregado de exercer os trabalhos periciais. É ele quem traz a verdade dos fatos, auxiliando, no meio judicial ou extrajudicial, na resolução de litígios.

A Resolução do CFC n° 1244/09 conceitua o perito como sendo “o contador regularmente registrado em Conselho Regional de Contabilidade, que exerce a atividade de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiências, da matéria periciada”.

Esse conceito define a capacidade legal do perito, qual seja o título de bacharel em ciências contábeis e o registro no Conselho Regional de Contabilidade. Essas duas qualidades comprovam a capacidade técnica e científica do profissional, conferindo maior credibilidade ao seu trabalho.

Segundo Sá (2011), além da capacidade legal, o perito contador deve ainda possuir as qualidades profissional, ética e moral.

A capacidade profissional caracteriza-se pelo conhecimento teórico e prático da contabilidade e suas tecnologias, pela experiência em perícias e por algumas características pessoais do perito, como perspicácia, perseverança, sagacidade, conhecimento geral de ciências afins à contabilidade e índole criativa e intuitiva.

A capacidade ética é a estabelecida pelo Código de Ética Profissional do Contador e a norma do CFC e a capacidade moral é a que se fundamenta na virtude das atitudes pessoais do profissional.

Segundo a Resolução do CFC 1244/09, o Perito-contador pode ser nomeado, contratado ou escolhido. “Perito-contador nomeado é o designado pelo juiz em perícia contábil judicial; contratado é o que atua em perícia contábil extrajudicial; e escolhido é o que exerce sua função em perícia contábil arbitral”.

(4)

Existe ainda a figura do Perito-contador assistente, que é “o contratado e indicado pela parte em perícias contábeis, em processos judiciais e extrajudiciais, inclusive arbitral”.

Perito-contador assistente

É facultada às partes, após a nomeação do perito judicial, a indicação de assistente técnico, dentro do prazo estabelecido em lei, sempre que desejar a assistência de um contador para acompanhar o trabalho do perito-contador, ou se desejar comprovar algo que dependa de conhecimento técnico-científico.

Nesse caso, caberá ao perito-contador assistente assessorar a parte contratante, defendendo seus interesses, e fiscalizando as diligências enviadas pelo perito judicial, a fim de detectar equívocos técnicos, omissões, defeituosa apreciação dos fatos ou documentos, respeitadas as limitações éticas e legais.

Devido a importância do seu trabalho, o perito-contador assistente, obedecendo a NBC PP 01 – item 12, “só deve aceitar o encargo se reconhecer estar capacitado com conhecimento suficiente, discernimento e irrestrita independência para a realização do trabalho”.

Diferenças entre o perito-contador e o perito-contador assistente

Perito-contador é aquele nomeado pelo juiz para realizar a perícia com o objetivo de subsidiar uma decisão judicial.

Perito-contador assistente é aquele que é contratado pela parte para defender os seus interesses acompanhando o trabalho do perito-contador.

Quadro 1 – comparativo entre o perito-contador e o perito-contador assistente.

Perito-Contador Perito-Contador Assistente

- nomeado pelo juiz - indicado pela parte

- de confiança do juiz - de confiança da parte

- sujeito às regras de impedimento e suspeição

- não está sujeito às regras de impedimento e suspeição

- não obrigado a interagir com o perito-contador assistente

- emite laudo técnico – art. 433 do CPC - emite parecer sobre o laudo do perito judicial (matéria em exame) – art. 433, parágrafo único do CPC

- substituído por decisão do juiz - pode ser substituído pela parte que o contratou

- honorários aprovados pelo juiz - honorários acertados com a parte - contestado pelas partes

(5)

Laudo pericial contábil

Com o exame de provas e realização de vistorias, o perito-contador chega à conclusão dos fatos submetidos à sua apreciação, baseando-se nos conhecimentos que tem. Sua manifestação acerca de tais fatos gera o Laudo Pericial Contábil.

Para Sá (2011) “laudo pericial contábil é uma peça tecnológica que contém opiniões do perito-contador, como pronunciamento, sobre questões que lhe são formuladas e que requerem seu pronunciamento”.

Através do laudo, o perito-contador expõe todos os elementos que julgar importantes e que possam contribuir para a decisão do juiz.

O laudo não deve conter suposições. Por isso, o perito só pode opinar quando tiver absoluta certeza. Havendo incerteza ou insegurança por parte do perito, este não deve opinar, declarando sua impossibilidade para responder.

Estrutura dos laudos

Não existe um padrão de laudo, mas para que seja de boa qualidade, ele deverá apresentar, no mínimo, os seguintes itens:

a) Prólogo de encaminhamento – a identificação e o pedido de anexação aos autos;

b) Quesitos – do juiz, dos autores e dos réus; c) Respostas aos quesitos;

d) Assinatura do perito;

e) Anexos – que servem, normalmente para demonstrar, normalmente através de cálculos, as respostas;

f) Pareceres – quando for o caso, podem ser requerido pareceres de outros especialistas para endossar a opinião do perito.

Requisito de um laudo pericial contábil

Para Sá (2011), para que um laudo possa ser bom, deve atender aos seguintes requisitos mínimos:

a) Objetividade – exclusão do julgamento em bases pessoais, ou subjetivas; b) Rigor Tecnológico – limitar-se ao que é reconhecido como científico;

(6)

c) Concisão – Respostas não devem ser prolixas ou conter argumentações inúteis ao caso;

d) Argumentação – explicar o porquê de determinada conclusão; e) Exatidão – afirmar apenas quando se tem absoluta certeza;

f) Clareza – respostas que esgotem o assunto dos quesitos e que não necessitem mais de esclarecimento.

Parecer pericial contábil

Assim como o perito-contador materializa todo o seu trabalho através do laudo pericial contábil, cabe ao assistente técnico a elaboração de um parecer pericial contábil, no qual ele deve registrar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam o seu objeto e as buscas de elementos de prova necessários para a conclusão do seu trabalho. Nele, o perito-contador assistente deve expressar sua opinião técnica, crítica ou concordante, a respeito do laudo pericial contábil.

Embora as funções do perito-contador assistente sejam voltadas para atender aos interesses da parte que o contratou, seu parecer deve retratar a verdade, sendo bem fundamentado tecnicamente.

Assim como o laudo técnico, o parecer pericial contábil somente pode ser elaborado por contador habilitado e devidamente registrado no CRC, devendo ser uma peça técnica elaborada de forma seqüencial e lógica, para que o trabalho do perito-contador assistente seja reconhecido também pela padronização estrutural.

No encerramento do seu Parecer Pericial Contábil, o perito-contador assistente deve apresentar suas conclusões de forma clara e precisa.

Estrutura dos pareceres

Assim como na elaboração do laudo pericial, não há uma obrigatoriedade quanto ao roteiro de um parecer pericial contábil. Entretanto, para a confecção de um parecer de qualidade, é indicado que este contenha:

a) Considerações preliminares – síntese de toda a matéria técnica a ser abordada; b) Comentários técnicos ao laudo pericial contábil – aqui deverão ser realçados

todos os aspectos do laudo que estão em consonância com o seu posicionamento, além do apontamento de eventuais interpretações errôneas ou distorcidas;

(7)

c) O Parecer Pericial Contábil – a efetiva opinião técnica favorável ou não ao laudo pericial contábil analisado;

d) Encerramento – onde o assistente dá por encerrado o parecer, inventariando o número de folhas, a quantidade de anexos e documentos, datando-o e assinando-o.

MATERIAL E MÉTODOS

Foi realizada uma pesquisa de campo constituída de um questionário com 8 (oito) questões que será distribuído aos advogados nos escritórios de advocacia da cidade de Varginha, cujas respostas serão analisadas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Quando questionados se enviam quesitos ao perito do juízo, os advogados foram unânimes em responder que sempre o fazem. Isso mostra que todos reconhecem a importância de tal instrumento em uma perícia contábil judicial, pois ela pode ser conduzida pelos advogados através de bons quesitos.

Fonte: Autor, 2014.

Os advogados pesquisados tendem a elaborar os quesitos enviados ao perito-contador sem ou com pouca ajuda de contadores. Dos entrevistados, 56% responderam que nunca contam com o auxílio de um contador para elaborar os quesitos enviados ao perito e 44% às vezes são auxiliados. Nenhum entrevistado respondeu que sempre conta com o auxílio de um contador para elaborar os quesitos que serão enviados ao perito-contador.

(8)

Fonte: Autor, 2014.

Os advogados pesquisados quase sempre tentam induzir o laudo do perito-contador para que a prova produzida lhe seja favorável. Para isso, utilizam os quesitos de maneira inteligente para conduzir a perícia ao desfecho desejado. Quando perguntados se tentam induzir as respostas do perito para favorecer o cliente, 89% responderam que sempre tentam e 11% às vezes tentam. Nenhum entrevistado respondeu que nunca tenta induzir a perícia.

Fonte: Autor, 2014.

Quando questionados se trabalham em parceria com um assistente técnico, 78% responderam que sempre contam com a parceria do assistente e 22% responderam que às vezes. Nenhum entrevistado respondeu que nunca conta com a parceria de um assistente técnico.

(9)

Todos os entrevistados reconhecem a importância da participação do assistente técnico nos processos ao responder que a sua atuação sempre faz diferença em uma causa que necessita de perícia contábil.

Fonte: Autor, 2014.

Dentre os motivos para um advogado não trabalhar em parceria com um contador como assistente técnico, o mais citado foi a diminuição dos custos para o cliente (96%). Apenas um entrevistado citou outro motivo (“por ser uma pessoa estranha ao processo, às vezes não entenderia as circunstâncias envolvidas”), o que representa apenas 4% na pesquisa. Nenhum entrevistado respondeu que a atuação de um assistente técnico não é necessário ou não faz diferença no processo.

Fonte: Autor, 2014.

A pesquisa revelou que a experiência dos advogados mostra que a participação de um contador como assistente técnico tem sido decisiva, pois quando questionados se, das vezes em que atuaram com auxílio de um contador como assistente técnico, existem casos em que eles atribuem a vitória ao bom trabalho do perito-contador assistente, 33% responderam que em todos os casos, 56% responderam que em muitos casos e 11% responderam que em poucos casos, sendo que nenhum entrevistado respondeu que não há nenhum caso ou que nunca atuou com assistente técnico.

(10)

Quando a pergunta se inverteu, ou seja, se os entrevistados atribuem a derrota a alguma falha no trabalho do assistente técnico, 22% responderam que em nenhum caso e 78% responderam que em poucos casos. As opções de resposta muitos e todos não foram preenchidos por nenhum entrevistado e ninguém declarou nunca ter atuado com assistente técnico.

Fonte: Autor, 2014.

Fonte: Autor, 2014.

CONCLUSÃO

Os resultados apontam que os advogados reconhecem nos quesitos um importante instrumento para a produção de prova nas ações que defendem e sempre os utilizam com o intuito de induzir o perito-contador a produzir um laudo que lhe seja favorável, porém, nem sempre contam com um profissional contábil para elaborá-los.

Reconhecem também a importância da participação de um profissional contábil para atuar como assistente técnico, fiscalizando os trabalhos do perito do juízo. Por isso, na maioria das vezes, contam com o auxílio do perito-contador assistente, atribuindo-lhe participação decisiva no processo, pois o bom trabalho do assistente foi apontado como causa

(11)

da vitória em muitos casos e em poucas oportunidades um trabalho ruim do assistente foi apontado como causa da derrota. Entre os empecilhos à participação de um contador como assistente, o mais citado foi a diminuição de custos para o cliente.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resolução CFC nº. 1.243 de 18 de Dezembro 2009. Reformula a NBC T13 – Da Perícia Contábil.

BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resolução CFC nº. 1.244 de 18 de Dezembro 2009. Reformula a NBC P2 – Norma Profissional de Perito Contábil.

ORNELAS, Martinho Maurício Gomes de. Perícia contábil. São Paulo: Atlas, 2003. SÁ, Antônio Lopes de. Perícia Contábil. São Paulo: Atlas, 2011.

SANTOS, J.; SCHMIDT, P.; GOMES, J. Fundamentos de Perícia Contábil. São Paulo: Atlas, 2006.

Referências

Documentos relacionados

O Banco, como emitente, se compromete a resgatar a LCI com taxa pós-fixada, na data do seu vencimento, ou primeiro dia útil subsequente quando este não o for, mediante crédito direto

53 – O plano de recuperação será apresentado pelo devedor em juízo no prazo improrrogável de 60 (sessenta) dias da publicação da decisão que deferir o processamento da

14 BIS • Alem Paraiso • Amor Virtual • As Contas Do Amor • Bandeiras • Beijo Sideral • Blues • Claraboia.. Nacionais

A outra estratégia que deverá caminhar em conjunto com a do ensino crítico é o professor como ativista social, que através do conhecimento, atuará para além

Prazo para envio das propostas: 5 (cinco) dias úteis, a partir desta publicação; Objeto: Aquisição de medicamentos SIROLIMO 2MG - COMPRIMIDO Maiores informações no endereço:

Assinale a alternativa correta quanto aos instrumentos normativos que devem ser revogados para, respectivamente, retirar da Fundação Hemocentro de Brasília a

Desse modo, para entendermos melhor esse assunto se fez necessário pesquisas bibliográficas de Alfredo Bosi no livro Dialética da Colonização (2005); para compreendermos

mo, não é algo peculiar dos nossos dias; ele acompanha toda a história do povo ju deu. Falando de anti-semitismo, é importante que se pergunte pelas causas de tal