• Nenhum resultado encontrado

Rede Brasileira de Alimentação e Nutrição do Escolar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rede Brasileira de Alimentação e Nutrição do Escolar"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Depois de ter sido aprovado na Câmara, o PL recebe apoio de Senadores.

Pag:04

24 prefeituras serão premiadas por boa gestão na Alimentação Escolar.

Pag:06

Trocar experiências em Alimentação Escolar para garantir a saúde das próximas gerações.

Pag:05

Lei da Alimentação Escolar está no

Senado Federal

E n c o n t r o e m N a t a l u n i u

conhecimento em Alimentação

Escolar de países da América Latina,

Caribe e da CPLP.

Ação Fome Zero premia prefeituras

que se destacaram em oferecer

merenda de qualidade

* Conferência Magistral Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Objetivo: Debater as relações entre agricultura familiar e desenvolvimento rural sob a

perspectiva das políticas públicas.

Data: 03/12/2008

Local: Auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios (Brasília-DF) Informações: (61) 2191-9909 / 2191-9910

* 34º Encontro de Capacitação para Conselheiros de Alimentação Escolar em Vitória (ES).

Data: 04/12/2008

Local: Superintendência de Varejo e Governo do Espírito Santo (Auditório) Praça Pio

XII, 30 - Vitória -ES.

Informações: (11) 3569-6016

* Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2008 Data: 10/12/2008

Local: Brasília/ DF

Informações: http://www.acaofomezero.org.br

* Reunião - Alimentação Escolar e Agricultura Familiar Data: 09/12/2008

Local: Auditório Pro Rural – Pernambuco/PE Informações: (81) 3231-2219

* XXIX CIBRAN – Produção Agrícola, Alimentação, Nutrição e Biotecnologia, problemas e desafios

Objetivo: Informar, promover intercambio e integração de pesquisadores da área

de alimentação, nutrição, envolvida com diferentes aspectos nutricionais, desde a produção de alimentos ao consumo alimentar, incluindo aspectos sociais, culturais e biológicos.

Data: 04 a 06/12/2008

Local: Vila Galé Resort, Praia do Futuro/ Fortaleza – CE Informações: (85) 3101-9803 / 3101-9784

E-mail: cibran2008@uece.br Uma Homenagem aos participantes do encontro.

Pag:02

Balanço do IV Encontro Nacional

de Alimentação Escolar

(2)

A realização do encontro que teve como proposta avaliar a ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no período 2003/ 2008 e a traçar seus rumos para 2009 e 2010 pode sem dúvida, ser considerada como tendo sido um sucesso. Na opinião dos participantes questionados pela REBRAE, o evento foi considerado muito bom ou tendo superado as expectativas de quem viveu quatro dias imersos na realidade da AE tão diversa e tão fundamental em cada região do país.

E não foi pouca gente reunida no hotel Praia Mar, em Natal. Os setecentos participantes previstos, incluindo convidados nacionais e internacionais, palestrantes, secretários de e d u c a ç ã o, p r e f e i t o s , c o o r d e n a d o r e s p e d a g ó g i c o s , professores, conselheiros do CAE e merendeiros, participaram intensamente das mesas redondas e colóquios programados pela organização do evento teve um saldo positivo – palavra de quem perguntou e ouviu os relatos dos participantes.

Apesar da praia a poucos metros do local do evento e das demais atrações da capital do Rio Grande do Norte, pouca gente arredou pé do local, seja ouvindo ou discutindo as mais variadas questões suscitadas pelo encontro, como a crise mundial de alimentos e o cumprimento dos objetivos para o desenvolvimento do milênio e o PNAE, mesa redonda que abriu o encontro na quarta-feira (26), a importância do controle social, reforçada em palestras e experiências de estados e municípios, contribuiu até para um movimento liderado por conselheiros de estados do Sul e Sudeste e que culminou em uma moção de repúdio à terceirização da Alimentação Escolar e assinada por quase 300 pessoas.

A presença de mulheres fortes e batalhadoras mostrou que além de sonhar, é preciso acreditar e ir atrás do sonho de uma sociedade melhor e mais justa. A mesa redonda, coordenada pela pernambucana Sônia Lucena, com as falas da paulista Cristina Gaglianone, emocionaram o público que viu que a alimentação saudável nas escolas é possível, que aliar a parte técnica com o envolvimento humano é fundamental para que não apenas o público alvo, os alunos, sejam beneficiados, mas toda uma comunidade. Uma outra baiana encerrou a mesa redonda, Albaneide Peixinho, primeira nutricionista a dirigir o PNAE em seus 54 anos de existência, falou da história do Programa, o que ele foi e poderá ser. Ela listou uma série de desafios, o maior deles para ela “garantir o PNAE como um programa de Direitos Humanos e não como um programa assistencialista de merenda escolar”, para isso, Albaneide aposta na aprovação do PL da Alimentação Escolar, que já está no Senado e conta com apoio de seu presidente, Senador Garibaldi Alves Filho

(3)

entidades internacionais, como a FIAN, LA RAE e do embaixador do Brasil em Roma, José Antônio Marcondes, brasileiros que defendem o direito humano à alimentação.

Nós da REBRAE homenageamos em nome do presidente do FNDE, Daniel Balaban, e da coordenadora geral do PNAE, Albaneide Peixinho, a todos os que possibilitaram a realização deste encontro em Natal. A coordenadora dos eventos, Alaíde Nascimento e equipe, palestrantes convidados, representantes dos 12 países, Madrigal da Universidade do Rio Grande do Norte, Sílvia, intérprete do Hino Nacional e demais participantes.

(4)

Escolar foi encaminhado ao Senado Federal onde poderá ser apreciado com pedido de urgência feito pelo Presidente do Senado Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

A estratégia é que a votação do Projeto de Lei da Câmara, agora no Senado como PLC 178/2008, passe pelas Comissões do Senado simultaneamente, processo chamado de tramitação conjunta. Com isso, o PL não precisaria ser votado em uma comissão por vez, assim, acelerando a aprovação para que a lei entre em vigor no início de 2009. A principal meta da coordenação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e dos movimentos sociais envolvidos com Segurança Alimentar e Nutricional é garantir o direito humano à alimentação saudável a todo o ensino básico e garantir sustentabilidade ao programa por meio do fortalecimento da agricultura familiar, já que o Projeto de Lei estabelece o mínimo 30% dos recursos do PNAE para a compra direta deste setor da economia rural. Para isso, conta com o apoio da sociedade civil, nutricionistas e toda a comunidade escolar.

O Projeto de Lei tem como relator na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que já conta com o apoio do Senador Cícero Lucena (PSDB-PB) e Cristovam Buarque (PDT-DF). Depois de aprovado no Senado Federal, o Projeto deve seguir para ser sancionado pelo Presidente da República. Fonte: REBRAE

(5)

América Latina, Caribe e da CPLP

Trocar experiências em Alimentação Escolar para garantir a saúde das próximas gerações. Este foi um dos objetivos do workshop e do seminário internacional promovidos pelo Trust Fund, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Rede de Alimentação Escolar para a América Latina (LA-RAE), antes do IV Encontro Nacional de Alimentação Escolar, realizado de 25 a 28 de novembro em Natal, Rio Grande do Norte.

As reuniões serviram para que representantes dos países avaliassem os programas de alimentação escolar local e, assim, possam absorver mais conhecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O diretor-executivo da LA-RAE no Chile, Manuel Espinoza, enfatizou que foi importante conhecer os fenômenos que caracterizam a Alimentação Escolar nos países que participaram do evento e que estas referências poderão ser adaptadas às suas políticas de Alimentação Escolar. “Sabemos que a América Latina tem grande deficiência na cultura nutricional das crianças e principalmente escolares, nós estamos preocupados em acabar com esse problema na região”.

Presente no encontro, o Embaixador do Brasil em Roma e representante brasileiro em Fóruns Multilaterais, José Marcondes de Carvalho afirmou que o Brasil tem “conhecimento acumulado em Alimentação e Nutrição do Escolar e quer compartilhar com estes países a sua experiência”. De acordo com o embaixador, não existe projetos fechados que não precise de melhorias e o Brasil quer fazer uma audição das políticas de Alimentação Escolar nestes países para que se possa “abrir outras janelas de informação”.

De acordo com o Presidente do FNDE, Daniel Balaban, o Brasil está colocando à disposição destes países toda sua experiência, para que eles possam desenvolver seus próprios programas de Alimentação Escolar de acordo com as necessidades de cada país.

Os países participantes do evento foram: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Haiti, Bolívia, Chile, Nicarágua, Guatemala, Colômbia, Timor Leste e Itália.

(6)

Pensando na importância da merenda escolar, a ONG Ação Fome Zero realiza a 5ª edição Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Este ano chegou-se ao número recorde de 1.022 municípios inscritos e 24 premiados.

A cerimônia de premiação das prefeituras que se destacaram por desempenhar uma boa gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em 2007 ocorrerá no dia 10 de dezembro de 2008, ao meio dia no Hotel Brasília Alvorada, em Brasília (DF). A cerimônia acontecerá com a presença do senhor Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, da senhora Marisa Letícia Lula da Silva, presidente de honra da Ação Fome Zero, de ministros de Estado e outras autoridades, além de empresários associados à Ação Fome Zero. As prefeituras premiadas e suas categorias serão conhecidas durante a cerimônia.

Para milhões de crianças no Brasil a merenda escolar é a principal refeição do dia. A alimentação escolar de qualidade contribui para a promoção da segurança alimentar das crianças e jovens do Brasil, além de ser um instrumento fundamental para a recuperação de hábitos alimentares saudáveis. Os recursos públicos direcionados à merenda escolar, quando adequadamente aplicados, podem gerar riqueza e desenvolvimento para a região. Uma merenda saudável e nutritiva é a base para o crescimento das gerações que construirão o futuro deste país.

Mais informações: www.acaofomezero.org.br

Fonte: Ação Fome Zero

qualidade

Referências

Documentos relacionados

A família, assim como o Estado, tem o dever de responsabilizar-se pela educação e pleno desenvolvimento da pessoa que dela faz parte. Nessa perspectiva, é importante

A Escola Estadual Médio Solimões (EEMS), objeto deste estudo, é considerada uma escola de médio porte, segundo a classificação estabelecida pela Secretaria de

[r]

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

escolar e entrevistas com roteiros semiestruturados aplicados às professoras formadoras da Universidade Federal de Permabuco (UFPE) e da Escola Cristo Rei, aos profissionais

Optamos por escolher o tema gestão democrática a partir do PPP, primeiramente, porque a escola ainda não o possui, e, também, por considerarmos esse documento

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

and generally occur associated with mafic mineral aggregates, where titanite forms continuous rims around ilmenite (Fig.. Table 1- Modal composition of the studied rocks