• Nenhum resultado encontrado

SANTO DAIME EM CAMPO GRANDE MS: CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO CULTO DAIMISTA NA CAPITAL DO MATO GROSSO DO SUL 1 Murilo Cezar da Luz 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SANTO DAIME EM CAMPO GRANDE MS: CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO CULTO DAIMISTA NA CAPITAL DO MATO GROSSO DO SUL 1 Murilo Cezar da Luz 2"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

SANTO DAIME EM CAMPO GRANDE – MS: CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO

CULTO DAIMISTA NA CAPITAL DO MATO GROSSO DO SUL1

Murilo Cezar da Luz2

Introdução

A doutrina3 do Santo Daime surgiu na década de 1930 no Estado do Acre e foi

fundada pelo negro maranhense Raimundo Irineu Serra. Ela está presente em todo o Brasil e expandiu-se para além das fronteiras nacionais. Forma uma rede de consumo urbano da beberagem indígena ayahuasca.

Com o objetivo de realizar um mapeamento dos pontos que executam os rituais do Santo Daime na cidade de Campo Grande, serão feitos alguns comentários e considerações a seu respeito. Assim, será possível catalogá-los e compreender sua manifestação.

O texto, que, é dividido em duas partes, contempla a primeira com uma explanação acerca da doutrina do Santo Daime a partir de sua origem nas florestas acreanas e seu fundador, o senhor Raimundo Irineu Serra ou Mestre Irineu, como é mais conhecido. A segunda, trata da manifestação deste fenômeno na cidade de Campo Grande, juntamente com alguns de seus agentes.

Utilizo Santo Daime ou Daime, com letra maiúscula, para se referir à religião, e santo daime ou daime, com letra minúscula, para se referir ao chá. É importante dizer também que sou fardado4 no Santo Daime e isso está claro no texto em decorrência do tom amigável no

1 Artigo apresentado no XII Encontro da ANPUH – MS Democracias e Ditaduras no Mundo Contemporâneo. De

13 a 16 de outubro de 2014.

2 Graduado em História pela UFMS – campus de Campo Grande e fardado (adepto) do Santo Daime desde 2011. 3 Neste artigo utilizarei apenas o termo “doutrina” para se referir à manifestação religiosa e cultural do Santo

Daime, pois, no Regimento Interno da casa onde o autor é filiado as terminologias tradicionais usadas são: DOUTRINA, e não religião, seita ou culto; CENTRO, para designar o núcleo; SEDE, para designar o local dos trabalhos; PRESIDENTE, para designar o dirigente da casa.

4 O termo fardado equivale a filiado. Como demonstra Macrae (1992), o Santo Daime possui intensa relação

(2)

qual realizo minhas análises. Não acredito que tal situação seja prejudicial para a pesquisa, pois, a observação “de dentro” é capaz de auxiliar na compreensão do fenômeno de um modo muito positivo e diferente daquela na qual o “cientista de gabinete” o faria.

Um breve histórico da doutrina do Santo Daime

No início do século XX, com o esplendor do látex amazônico no chamado Ciclo da Borracha, houve uma intensa migração de nordestinos para as florestas do norte do Brasil, onde, atraídos por uma vida, supostamente, de prosperidade material, estes cidadãos enfrentaram viagens longas de barco e outros meios de transporte até chegarem aos seus destinos. O próprio governo incentivava estas migrações, com o objetivo de levar mão de obra para essas localidades e apoiar os seringalistas, além de uma busca da consolidação das fronteiras nacionais.

Raimundo Irineu Serra foi uma destas pessoas que deixou sua terra natal (São Vicente Ferrer, Maranhão) para buscar uma melhora em sua vida econômica. E este o teria feito em 1912, quando com 20 anos de idade, aproximadamente5: “A decisão de deixar sua terra natal

pode ter ocorrido num momento de impulsividade, durante um conflito familiar e diante de uma realidade circunscrita, sem perspectivas para o futuro.” (MOREIRA&MACRAE, 2011, p. 76).

A data do nascimento de Raimundo Irineu Serra é 15 de dezembro de 1890 ou de 1892, pois as fontes também não entram em acordo a esse respeito. A sua morte ou a “passagem para o mundo espiritual” teria ocorrido em 6 de julho de 1971: “Irineu era o primogênito da primeira união de Joana. Nasceu na localidade de São Vicente Férrer, no dia 15 de dezembro de 1890, em uma pequena casa coberta e fechada com palha.“ (MOREIRA&MACRAE, 2011, p. 70).

à Virgem da Conceição) e formam, todos juntos, o Império Juramidam (este seria o nome do fundador no mundo espiritual).

5 Labate e Pacheco (2009, p. 306) comentam que os relatos variam bastante em relação à idade (11, 16 e 20

anos) que Raimundo Irineu Serra teria deixado sua cidade natal rumo ao Território Federal do Acre (ainda não era elevado à categoria de estado na época). Desse modo, parece-me mais plausível considerar a idade de 20 anos para o ocorrido uma vez que o motivo da viagem teria sido conflito familiar por causa de uma prima que Irineu pretendia namorar e que a família desaprovava. Isso levou seu tio a dar-lhe um conselho para que Irineu conhecesse o mundo antes de pensar em casar.

(3)

O contato de Mestre Irineu (como é mais conhecido) com a Ayahuasca6 teria se

sucedido quando este aproximou-se dos irmãos Costa (Antônio Costa e André Costa), nas imediações de Brasileia, Acre. Estes sabiam da existência de caboclos que consumiam ayahuasca. (MOREIRA&MACRAE, 2011, p. 88)

Mestre Irineu, ao continuar suas experiências com a bebida, resolveu prepará-la em casa, mas teve receio de tomá-la sozinho e esperou Antônio Costa voltar de uma viagem para acompanhá-lo na beberagem. O que ocorreu e, desse modo, Antônio Costa, sob o efeito da bebida avistou uma entidade que apresentou-se a ele como Clara. Ela, por sua vez, queria falar com Irineu, porém ele, para poder falar com ela deveria abster-se do consumo de carne de porco. Na próxima vez em que Irineu tomou a bebida, avistou-a e com ela conversou, no que ela disse a ele: “Muito bem. Agora, você vai se submeter a uma dieta. Para tu poder receber o que eu tenho para te dar.”. “A dieta era passar oito dias comendo macaxeira insossa [...] (Luís Mendes)”. (MOREIRA&MACRAE, 2011, p. 92)

Depois desse período de iniciação, Raimundo Irineu teria então recebido todas as instruções iniciais de como haveria de proceder na estruturação ritual de sua doutrina. Importante se faz lembrar que vários relatos reforçam essa situação de que Mestre Irineu recebeu instruções a partir das visões que obteve, nunca reclamando para si o título de criador da ritualística. Este, sempre que de consciência expandida7 por ocasião da ingestão da bebida,

era capaz de perceber uma realidade além da física, estando sujeito a enxergar seres que, de outro modo, apenas os ditos médiuns visionários ou monges meditadores são capazes.

A ingestão da ayahuasca não desencadeia os mesmos efeitos em todos que dela comungam, porque as experiências, apesar de alguns efeitos mais ou menos comuns em seus

6 Esta bebida é conhecida por vários nomes, como Yagé, Kamaranpi, Vegetal, Daime, Huni, NixiPae, Pildé,

Dapa, além das corruptelas aoasca, huasca, uasca, hoasca, oasca (MOREIRA&MACRAE, 2011, P. 87)

7 A questão da consciência alterada para que haja outra sensibilidade do mundo dos fenômenos se traduz em uma

problemática no sentido de que, para alguns seria uma mera alucinação os efeitos da beberagem ayahuasca e não uma visão complementar de uma realidade paralela. Assim seria ela rebaixada ao nível de um entorpecente como outro qualquer. A consciência pode expandir-se de vários modos e um deles é através da meditação yóguica, onde, o meditador, ao conseguir suprimir as ondas de pensamentos que são como tempestades na mente, começa a adentrar numa outra percepção da realidade. Essa percepção também pode ser alcançada através de “atalhos”, que são as plantas de poder ou plantas professoras. Estas auxiliariam o indivíduo a conectar-se com sua divindade e, desse modo, expandiriam a consciência do mesmo para que ele compreenda a realidade e avalie as atitudes que deve tomar.

(4)

usuários, são muito particulares e inclusive, recomenda-se que não se comente as experiências e visões pessoais ocorridas, principalmente com pessoas que não participaram da seção8. O

santo daime é capaz de ocasionar os mais variados fenômenos místicos, sendo impossível racionalizar de modo cartesiano todos os significados desta bebida, considerada um sacramento pelos adeptos. “As vivências rituais, apresentando-se de maneiras muito diversas, confrontariam a pessoa com a fragilidade e finitude da sua matéria e com um inequívoco sentimento de eternidade e unidade com todo o universo”. (PELAEZ, 2009, p.483)

A bebida é feita através da decocção do cipó Banisteriopsis caapi (também conhecido como Jagube ou Mariri) e da folha Psychotria viridis (chamada também de Rainha ou Chacrona). O método de cozimento varia conforme a tribo indígena que a utiliza, que também pode vir a adicionar outras plantas na mistura. Especificamente no Santo Daime Mestre Irineu repassou um método para efetuar o preparo do sacramento, assim como o melhor momento para coletar o cipó. Também nessa doutrina, tradicionalmente não existe outro ingrediente além de cipó, folha, água e fogo para cozinhar.

O preparo ou feitio do daime é efetuado por vários membros, levando-se em conta a quantidade de serviço necessário para tal empreitada. O feitio vem a ser um ritual de excelentíssima importância na doutrina do Santo Daime, uma vez que a beberagem é essencial para a realização dos trabalhos9 espirituais, pois, é considerada o veículo de conexão

consigo mesmo e com outros seres, além de possuir propriedades terapêuticas.

O tempo necessário para realizar um feitio depende da necessidade da casa daimista (que também é chamada de sede ou, mais comumente, igreja [nome não-oficial]) e pode demorar três dias, quinze dias, trinta dias... O número de frequentadores determina a quantidade de daime necessária e durante o feitio a quantidade de membros trabalhando e disponibilidade de material serão essenciais para realizar os objetivos. O armazenamento é

8 A seção que também é chamada de trabalho, equivale à ritualística.

9 O termo trabalho é utilizado para se referir ao ritual realizado dentro da casa daimista. Na prática é um trabalho

mesmo, uma vez que um dos objetivos principais é trabalhar a personalidade corrigindo os defeitos, ou seja, vem a ser um trabalho de realinhamento ético e moral.

(5)

feito em garrafas, geralmente de vidro e a validade do chá fora da geladeira pode chegar a trinta anos.

Os princípios ativos do preparado são os alcaloides harmina, harmalina, d-leptaflorina, presentes no cipó, e N-dimetiltriptamina, na folha. Esta última não tem ação sobre o organismo humano, uma vez que a enzima monoamina oxidase (MAO), presente geralmente no sistema digestivo, a inibe. Porém, as beta-carbolinas do cipó são inibidores da enzima que impede a ação da N-dimetiltriptamina (BRITO, 2009, p. 623). Assim, com o caminho livre, esta ocasiona no ser humano a alteração de consciência que modifica a percepção dos sentidos trazendo visões e sensações as mais variadas. Alguns consideram esses efeitos uma alucinação e por isso classificam a ayahuasca como um alucinógeno. A respeito desse termo que traz um sentido depreciativo, Edward MacRae comenta:

Ao tratar de contextos rituais, também prefiro evitar o termo alucinógeno, pelo forte juízo de valor a respeito da natureza das percepções que uma substância possa produzir – alucinar significa errar, enganar-se, privar da razão, do entendimento, desvairar, aloucar. Tal palavra não permite comentar com imparcialidade os beatíficos e transcendentes estados de comunhão com as divindades que, segundo a crença de muitos povos, determinados indivíduos podem alcançar mediante a ingestão de certos psicoativos.10 (1992, p. 16)

Desta maneira, para classificar a ayahuasca de maneira satisfatória, é necessário levar em conta o efeito dela na sociedade que a consome. O uso ancestral desta beberagem por diversas etnias indígenas também é capaz de trazer à luz muitos segredos. Seguindo este raciocínio, MacRae propõe a utilização de outro conceito para classificar os efeitos psicoativos da ayahuasca:

Prefiro enteógeno, derivada de entheos, palavra do grego antigo que significa literalmente “deus dentro” e era utilizada para descrever o estado em que alguém se encontra quando inspirado ou possuído por um deus que entrou em seu corpo. Era aplicada aos transes proféticos, à paixão erótica e à criação artística, assim como aos

10 MACRAE, Edward. Guiado pela Lua: Xamanismo e uso ritual da ayahuasca no culto do Santo Daime. Editora

(6)

ritos religiosos onde estados místicos eram experienciados através da ingestão de substâncias que partilhavam da essência divina.11(1992, p. 16)

A ciência convencional busca definir e classificar o uso de substâncias psicoativas a partir de critérios seus, muitas vezes considerando apenas os efeitos fisiológicos e esquecendo-se do contexto ritual, da memória, personalidade e estado emocional do usuário e isso pode ocasionar uma distorção na conclusão do trabalho. Em relação à ayahuasca por exemplo, existem estudos em várias áreas da ciência, indo desde farmacológicos até sócio-antropológicos e históricos. Estes são capazes de abarcar uma visão mais global do fenômeno, uma vez que o analisam de diversas óticas.

Apesar destes estudos, a ayahuasca é uma bebida que possui características muito particulares e sendo assim, acredito ser impossível defini-la em sua totalidade. Em contrapartida, isso não significa que nada se possa dizer sobre ela.

A ciência tradicional se depara, neste caso, com um fenômeno sui generis que é possuidor de uma ciência própria, a “ciência da ayahuasca” (ALBUQUERQUE) e que não pode ser simplesmente classificada com critérios da ciência convencional. Maria Betânia Albuquerque afirma que “...a ayahuasca configura-se como uma experiência educativa na qual o mestre não é um humano, mas uma planta considerada professora e cujos critérios de inteligibilidade encontram-se ancorados na visão de mundo xamânica.”

A doutrina do Santo Daime pode ser considerada sincrética ou eclética12, uma vez que

possui influências de outras linhas religiosas, como a Católica (catolicismo popular), indígena (a beberagem ayahuasca, uso do maracá [espécie de chocalho], além da invocação de seres do panteão indígena), espírita (uso de conceitos espíritas, tais como reencarnação, carma, dentre outros) e esotérica (Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento – CECP e Ordem Rosa Cruz). Isso contribuiu para que a doutrina adquirisse características cosmopolitas, de modo a possuir uma postura, em muitos casos, de aceitação das outras religiosidades.

11 Idem

12 A utilização destes termos varia conforme o autor e há, inclusive, discussões teóricas para a escolha do

(7)

Houve, após a morte do líder, senhor Raimundo Irineu Serra, uma dissidência que levou a criação de outro centro do Santo Daime, uma instituição denominada CEFLURIS – Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra, fundada por Sebastião Mota Melo ou Padrinho Sebastião. Esta dissidência foi a primeira de muitas que deveriam ocorrer posteriormente, sendo que a doutrina do Santo Daime expandiu-se pelo mundo através dessa instituição. Assim, a maior parte das pesquisas sobre ela foram realizadas a partir do CEFLURIS, já que a sede mundial, a primeira, criada por Mestre Irineu, ficou sob responsabilidade de sua viúva, dona Peregrina Gomes Serra, que manteve uma postura fechada em relação à recepção de novos adeptos vindos de fora. Já o CEFLURIS, manteve o ideal de “abraçar todos que chegar”, acolhendo vários curiosos que o procuraram.

Outra dissidência é o CEFLI – Centro Eclético Flor do Lótus Iluminado13, criado por

Luiz Mendes do Nascimento, ou Padrinho Luiz Mendes14, em 1993.

O Santo Daime em Campo Grande

Na cidade de Campo Grande existem alguns centros que realizam trabalhos espirituais do Santo Daime. Dentre eles temos como mais antigo o Céu de São João, fundado em 15 de

13 A história da Fortaleza começou em 1993 quando o Sr. Luiz Mendes juntamente com um grupo de amigos e

familiares decidiram renunciar a vida da cidade e fixar residência nos encantos da grande floresta Amazônica para se dedicar a agricultura e aos rituais religiosos do Santo Daime. Escolheu uma colocação do antigo seringal São Gabriel com o nome de Fortaleza, o que se enquadrava bem com a natureza do lugar, e passou a organizar pacientemente sua nova morada.

Ainda no mesmo ano, um pequeno grupo de voluntários lhe acompanhou com o objetivo de desbravar e ao mesmo tempo criar estrutura no local para uma futura fixação definitiva. Com muito sacrifício, foi construída uma pequena casa, foi feito um pequeno roçado e foi melhorado o acesso. Somente em 1996, foi inaugurada a primeira sede para os trabalhos espirituais do Santo Daime. Vale ressaltar que esses mesmos trabalhos eram realizados em um local improvisado. Disponível em http://www.luizmendes.org/wordpress/?page_id=2 acesso em 30/09/2014

14 Luiz Mendes nasceu em 4 de janeiro de 1940 no Estado do Acre. Seu pai era cearense de Uruburetama e sua

mãe acreana. Sua esposa, Madrinha Rizelda, é filha de dona Ana de Souza e do sr. Elias Brito, uns dos mais antigos discípulos do Mestre.

Na evolução e desenvolvimento da Doutrina do Santo Daime, merece especial destaque a pessoa do Mestre-Conselheiro Luiz Mendes do Nascimento, que acompanhou o nosso fundador Mestre-Imperador Raimundo Irineu Serra nos nove últimos anos de sua existência terrena.

Durante sua convivência com o Mestre Irineu, foi aclamado por ele como orador oficial, devido a sua grande capacidade espiritual de fazer uso da palavra. É zelador do hinário “Vós sois Baliza” de Germano Guilherme. Disponível em http://www.luizmendes.org/wordpress/?page_id=2 acesso em 30/09/2014

(8)

novembro de 1998 e localizando-se próximo à saída de São Paulo, na ruaAriranha, Chácara das Mansões, lote 18, quadra 24. Segundo o comandante deste centro, o senhor João, a média de adeptos que frequentam os trabalhos é de vinte cinco a trinta pessoas, tendo esse número aumentado em decorrência de visitas de padrinhos ou madrinhas que vem da floresta amazônica e que tiveram convivência mais próxima dos membros antigos desta doutrina, inclusive com o próprio Mestre Irineu. O Céu de São João é uma casa ou sede do Santo Daime filiada à dissidência denominada CEFLURP – Centro Eclético da Fluente Luz Universal Regina Pereira15, que por sua vez é ligada diretamente ao CEFLURIS.

O Céu do Beija-Flor, possui cerca de doze anos, tendo sido fundado em 12 de outubro de 199216 por Suzana Sartomen, a comandante da sede. A média de adeptos em atividade é de

cerca de vinte pessoas. Localiza-se no bairro Chácara dos Poderes, que é próximo da saída para Cuiabá. Apesar de não estar atualmente filiada a nenhuma instituição dissidente do Santo Daime, já foi filiada ao CEFLURIS e assim tem a tradição de executar alguns hinários17 desta

instituição.

A Casa de Oração São Miguel Arcanjo, também designada como Estrela Dourada foi constituída, segundo seu estatuto, em 12 de agosto de 2006. Tem sede no Município de Campo Grande/MS, Endereço: Estrada NE 11, quadra 49, lote 1 e 2, Chácara dos Poderes. Possui dois presidentes vitalícios, sendo um Presidente Administrativo e um Presidente Espiritual, com mesmo endereço que a sede da entidade. Respectivamente os senhores Dagoberto Washington Justino Pedroso e Osvaldino Bruno Lopes. Dagoberto vem a ser o comandante da casa. E filiada ao Centro Eclético Flor do Lótus Iluminado (CEFLI), endereço Projeto de Assentamento S. Gabriel BR 317/KM89, Ramal Gameleira, Colônia Fortaleza, Município de Capixaba/AC, CEP 69922-000, CNPJ 04.463.525/0001-14. A média de pessoas nos trabalhos é de cerca de trinta e cinco. Quando da visita do Padrinho Luiz Mendes e seu filho Saturnino, a casa já chegou a abrigar mais de setenta pessoas.

15 Regina Pereira é zeladora do hinário do Padrinho Sebastião e antiga seguidora da doutrina do Santo Daime,

tendo conhecido diretamente Sebastião Mota Melo e Mestre Irineu.

16 Disponível em https://www.facebook.com/ceudobeijaflor.santodaime/about Acessado dia 10 de outubro de

2014

17 Hinários são os conjuntos de hinos que compõe a doutrina. O Santo Cruzeiro é o principal, que também é

(9)

A Casa de Cura Falange São Miguel, localiza-se no bairro Maria Aparecida Pedrossian, nos lotes mais afastados do conjunto de casas. Senhor Abraão é o comandante e fundador. Esta casa ainda não é uma sede nos moldes mais tradicionais, já que não possui ainda a estrutura suficiente para isso, sendo o salão da sede na varanda da residência de senhor Abraão. Não adere a nenhuma linha do Santo Daime, apesar de executar os hinários do CEFLURIS.

Por fim, temos o Jardim da Rainha, o centro daimista mais recente e que não é filiado a nenhuma linha18. Possui cerca de quinze membros e também é um centro no qual os

trabalhos ainda são realizados em residência particular. Recentemente foi adquirido um terreno na saída de Três Lagoas, a 23 quilômetros da cidade, o qual pretende ser instalada a sede oficial em um futuro próximo.

A filiação oficial a instituições daimistas exige uma contribuição mensal que varia no valor dependendo da instituição. Portanto, isso pode constituir uma barreira à aderência das filiações. Estar vinculado ou não à determinada linha não constitui impedimento para realização dos rituais daimistas, todavia, a ligação à elas pode auxiliar no aprendizado de determinado centro no que concerne à ritualística e à própria maneira de cantar os hinos, que, como sabemos, varia de lugar a lugar devido à maleabilidade da cultura.

Apesar da casa de culto daimista Céu de São João ser a mais antiga, não é a maior em número de frequentadores, sendo a Estrela Dourada a que mais possui adeptos ativos. Vários podem ser os fatores que desencadearam tal fenômeno e seria mera especulação buscar elencá-los.

Cada uma das casas ou centros possui características próprias e executa hinários diferentes, apesar de todas executarem os básicos, os hinários considerados raízes da doutrina, como o Santo Cruzeiro de Mestre Irineu e os de seus quatro companheiros Germano Guilherme, Maria Damião, João Pereira e Antônio Gomes. Outros hinários são executados conforme o gosto e personalidade de cada casa.

18 As linhas são as instituições mais antigas como CEFLURIS ou CEFLI, por exemplo. Esta é uma terminologia

(10)

Conclusão

Foi possível concluir que a doutrina do Santo Daime forma um circuito, no conceito proposto por Magnani (1996; 1999)19, por possuir vários estabelecimentos, congregando as

instituições ou linhas que surgiram através do tempo, e claro, as casas ou pontos que continuam a ser fundadas conforme a expansão da doutrina.

Desse modo, na cidade de Campo Grande, os vários centros surgiram, talvez, principalmente, de discordâncias entre os membros mais antigos, que originaram a fundação de novas casas. Como as relações humanas são permeadas por situações de amizade e cooperação, mas também de discórdia e aversão, existem casos em que os comandantes possuem boas relações e outros em que ocorre o contrário. Esta hipótese é capaz de explicar as causas do surgimento de vários centros daimistas em Campo Grande, como também em outras partes do Brasil e do mundo.

Referências Bibliográficas

ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa. Uma Heresia Epistemológica: As Plantas como

Sujeitos do Saber. Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP).

ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa (2007), "Filosofia, educação e religião: conexões a partir do Santo Daime ", Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em

Educação. Maceió - AL - Brasil: Universidade Federal de Alagoas - UFAL, 1 - 15.

19 Em seu estudo sobre o circuito neo-esotérico, Magnani diz: “Em princípio faz parte do circuito a totalidade

dos estabelecimentos que concorrem para a oferta de determinado bem ou serviço, mas na prática terminam sendo reconhecidos apenas os mais significativos, aqueles que dão sustentação à atividade. Assim, alguns deles funcionam como referência para todo o circuito; outros são secundários. É possível distinguir circuitos em múltiplos planos: desde um mais abrangente, que reúne as diferentes modalidades de uma mesma prática – é o circuito principal –, até segmentos mais particularizados, congregando setores específicos.” (1999, p. 68)

(11)

BRITO, Glauco de Souza. Farmacologia Humana da Hoasca (Chá preparado de plantas alucinógenas usado em contexto ritual no Brasil). In: LABATE, B.C.; ARAÚJO, W. S. (Org.). O uso ritual da Ayahuasca. Campinas: Mercado das Letras; FAPESP, 2009, 2ª Ed. LABATE, Beatriz C. A Literatura Brasileira sobre as Religiões Ayahuasqueiras. In: LABATE, B.C.; ARAÚJO, W. S. (Org.). O uso ritual da Ayahuasca. Campinas: Mercado das Letras; FAPESP, 2009, 2ª Ed.

LABATE, Beatriz C.; PACHECO, Gustavo. Matrizes Maranhenses do Santo Daime. In: LABATE, B.C.; ARAÚJO, W. S. (Org.). O uso ritual da Ayahuasca. Campinas: Mercado das Letras; FAPESP, 2009, 2ª Ed.

MACRAE, Edward. Guiado pela Lua: Xamanismo e uso ritual da ayahuasca no culto do

Santo Daime. Editora Brasiliense, 1992.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Mystica Urbe: um estudo antropológico sobre o circuito neo-esotérico na cidade. São Paulo: Studio Nobel, 1999.

MOREIRA, Paulo; MACRAE, Edward. Eu Venho de Longe: Mestre Irineu e seus

companheiros. Salvador: EDUFBA, 2011.

PELAEZ, Maria Cristina. Santo Daime, Transcendência e Cura. Interpretações Sobre as Possibilidades Terapêuticas da Bebida Ritual. In: LABATE, B.C.; ARAÚJO, W. S. (Org.). O

Referências

Documentos relacionados