• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS E DIFICULDADES DO USO DE FIO DENTAL ENTRE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS E DIFICULDADES DO USO DE FIO DENTAL ENTRE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS E DIFICULDADES DO USO DE FIO DENTAL ENTRE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: ODONTOLOGIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): RAFAELA FERLIN AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): EDNA ALVES SILVA ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): ANDERSON GOMES MOTA COLABORADOR(ES):

(2)

1

1. RESUMO

O uso do fio dental vem sendo estudado devido a sua importância no controle da cárie e placa bacteriana. Objetivo: Analisar e conhecer as práticas de higiene bucal e as dificuldades apontadas quanto ao uso do fio dental como instrumento de higiene bucal, pelos graduandos do curso de odontologia da Universidade Santa Cecília – UNISANTA. Material e Método: A pesquisa foi realizada no próprio espaço da instituição com os estudantes na faculdade. Foram utilizados questionários para todos os estudantes do curso de odontologia no ano de 2013, do primeiro ao quarto ano da graduação. O questionário é composto de perguntas objetivas de múltipla escolha referentes à opinião dos estudantes em relação ás praticas de higiene bucal com ênfase ao fio dental, e foram distribuídos no período de aula teórica, previamente agendado com o professor, após a sensibilização quanto à pesquisa e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultado: Do total de 334 estudantes matriculados, do primeiro ao quarto ano de graduação, 74% (252/334) participaram da pesquisa. A maioria considerou a escova e o fio dental como instrumentos de higiene orais mais importantes; afirmaram frequência na utilização do fio dental sete vezes por semana e consideraram o fio dental excelente em grau de importância de seu uso na higienização bucal. Conclusão: O conhecimento dos estudantes sobre a técnica do uso do fio dental melhorou com o decorrer dos anos de graduação. O currículo do curso da faculdade pesquisada parece contribuir para uma formação na qual as atividades educativas referentes à higiene bucal são trabalhadas de forma satisfatória. O simples conhecimento da técnica do uso do fio dental não se reverte necessariamente em um hábito cotidiano por parte daqueles que a dominam.

2. INTRODUÇÃO

A Cárie e a doença periodontal são doenças que acompanham a humanidade desde o desenvolvimento de farinha e engenhos de açúcar e o acesso universal dos carboidratos fermentáveis. Juntas, essas doenças foram responsáveis por causar dor, e perda dos dentes em muitas pessoas. Graças ao avanço tecnológico e as ciências de saúde oral, foram introduzidas e testadas novas abordagens para prevenção dessas doenças (LOE, 2000). A introdução da escova dental contribuiu

(3)

2

de forma considerável para a higiene bucal da população, porém esta tem difícil acesso aos espaços interproximais dos dentes. Para complementar a limpeza intraoral foi necessária desenvolver limpadores interproximais, como por exemplo, o fio dental. Este tem livre acesso entre os dentes, removendo grande parte da placa bacteriana presente abaixo e acima da gengiva (biofilme sub e supra gengival) contribuindo consequentemente para diminuição das doenças periodontais. Por isso, foi reconhecido como “padrão ouro” na eficácia contra essas doenças (YOST; MALLATT; LIEBMAN, 2006). A técnica de aplicação deste não é simples, requer certa habilidade e tempo, fazendo com que muitas pessoas deixem de aplicar no seu cotidiano.

Em virtude da profissão, os dentistas desempenham um papel fundamental, orientando e promovendo a saúde bucal para as pessoas, por isso há muitos estudos que avaliam os conhecimentos e as atitudes relacionadas á saúde bucal e a prevenção desta durante o período de formação dos dentistas. Por esse motivo o presente estudo tem o interesse de avaliar, por meio de questionário, o conhecimento de estudantes de odontologia da Universidade Santa Cecília – Santos/SP, sobre a importância do fio dental e suas dificuldades na utilização deste como complemento a higiene oral de uso cotidiano.

3. OBJETIVOS 3.1. Objetivo geral

Avaliar e conhecer as dificuldades apontadas quanto o uso do fio dental como instrumento de higiene bucal, pelos graduandos do curso de odontologia da Universidade Santa Cecília – UNISANTA.

3.2. Objetivos específicos

Analisar as práticas do uso do fio dental adotada pelos estudantes da odontologia da Universidade Santa Cecília - UNISANTA.

Avaliar quanto os estudantes de odontologia da UNISANTA percebem o fio dental como elemento importante para uma adequada higiene bucal.

Verificar a frequência do uso do fio dental no controle da placa bacteriana e prevenção da doença cárie dos estudantes de odontologia da UNISANTA.

(4)

3

4. METODOLOGIA

Esta pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa 486.807 foi realizada no próprio espaço da instituição com os estudantes na faculdade. Foram utilizados questionários para todos os estudantes do curso de odontologia da Universidade Santa Cecília, do primeiro ao quarto ano de graduação. Foi solicitada à direção da instituição a lista de presença de todos os estudantes matriculados no curso de odontologia no ano de 2013.

O instrumento utilizado para a pesquisa foi o questionário (anexo 1) baseado e adaptado do estudo de Mastantônio e Garcia (2002), composto de perguntas objetivas de múltipla escolha referentes à opinião dos estudantes em relação aos produtos de higiene bucal com enfoque ao produto fio dental, distribuídos após assinatura do Termo de Consentimento livre e esclarecido.

As variáveis utilizadas no questionário aplicado foram: produtos considerados mais importantes para higiene bucal (escova dental, fio dental, enxaguante bucal), se faz uso do fio dental (juntamente com escova dental ou palito) o que ocorre ao utiliza-lo (se sangra entre os dentes, se o fio dilacera ou não consegue passá-lo entre os dentes), opinião sobre o produto fio dental (quanto ao preço, não gostar de usá-lo, esquecer-se de comprá-lo, não ter o hábito de usá-lo, se a técnica de uso é difícil, se não tem tempo de usá-lo, se o considera menos importante que a escovação ou tem preguiça de utilizá-lo), frequência de uso (semanalmente), importância do uso do fio dental (de irrelevante á excelente), importância de se ensinar nas escolas a usar o fio dental (sim, não ou sem opinião á respeito), conhecimento da técnica de uso do fio dental e se esta se aplica diariamente e a frequência do participante da pesquisa ao dentista (1 x ao ano).

5. DESENVOLVIMENTO

Os questionários foram distribuídos aos estudantes no período da aula teórica, depois de agendado com o professor. Inicialmente foi realizada uma sensibilização à participação da pesquisa e após a mesma, foi entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em duas vias, permanecendo uma via com os estudantes que concordaram. Estes questionários foram recolhidos ao término da aula. Foi utilizado o programa Excel para o registro dos dados e realizada a análise

(5)

4

descritiva. O período da coleta dos dados foi realizado do dia 22 de novembro ao dia 4 de dezembro de 2013.

Foram excluídos do estudo os questionários ou Termos de Consentimento Livre e Esclarecido não preenchidos corretamente.

6. RESULTADOS

Do total de 334 estudantes matriculados, do primeiro ao quarto ano de graduação na Faculdade de odontologia Santa Cecília no ano de 2013, 74% (252/334) participaram da pesquisa. A tabela 1 representa a distribuição por gênero dos estudantes em cada ano da graduação, sendo a maioria dos estudantes (69%) do curso de odontologia do gênero feminino. É evidente que esta situação permanece mantida em todos os anos de graduação do curso.

Tabela 1- Distribuição segundo o gênero e ano de graduação dos estudantes da Faculdade de odontologia da Universidade Santa Cecília – Santos/SP, 2013.

Ano do curso Feminino n % Masculino n % Total 70 65 37 34 107 47 71 19 29 66 42 74 15 26 57 15 68 7 32 22 Total 174 69 78 31 252

As principais respostas dos estudantes, do primeiro ao quarto ano do curso de odontologia da Universidade Santa Cecília – Santos/SP referentes aos produtos de higiene bucal, importância do fio dental e frequência de uso do fio dental, estão apresentadas nas figuras 1,2 e 3.De todos os estudantes do primeiro ao quarto ano de graduação que responderam ao questionário, a maioria considerou a escova e o fio dental como instrumentos de higiene orais mais importantes (figura 1).

(6)

5

Figura 1 - Distribuição dos estudantes que responderam a pergunta do questionário sobre a

importância dos produtos de higiene bucal segundo anos de curso de odontologia na Universidade Santa Cecília–Santos/SP, 2013.

A figura 2 ilustra as respostas fornecidas pelos estudantes referentes á frequência de utilização do fio dental durante a semana. Foi observado que a maioria relata utilizar sete vezes na semana.

Figura 2 – Distribuição dos estudantes que responderam à pergunta do questionário sobre a

frequência de uso do fio dental na semana segundo anos de curso de odontologia na Universidade Santa Cecília – Santos/SP, 2013.

(7)

6

A maioria dos estudantes que responderam ao questionário, independente do ano de graduação, considera o fio dental excelente em grau de importância de seu uso na higienização bucal (figura 3).

Figura 3 – Distribuição dos estudantes que responderam à pergunta do questionário sobre a

importância de uso de fio dental segundo anos do curso de odontologia na Universidade santa Cecília- Santos/SP, 2013.

De acordo com a análise sobre os conhecimentos dos alunos a respeito da técnica do uso do fio dental, os resultados das respostas dos estudantes de cada ano de graduação estão representados na tabela 2. De acordo com os dados apresentados na tabela observa-se que com o decorrer dos anos de graduação o conhecimento dos estudantes sobre a técnica do uso do fio dental melhorou, sendo as respostas fornecidas pelos estudantes do quarto ano de graduação as mais positivas neste aspecto, onde 100% dos alunos afirmam conhecer a técnica.

(8)

7

Tabela 2 – Porcentagem sobre o conhecimento da técnica do uso do fio dental dos estudantes do curso de odontologia da Universidade Santa Cecília – Santos/SP, 2013.

Ano do curso Sim (%) Não (%) Total (%)

88 12 100

85 15 100

98 2 100

100 0 100

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O conhecimento dos estudantes sobre a técnica do uso do fio dental melhorou com o decorrer dos anos de graduação.

O currículo do curso da faculdade pesquisada parece contribuir para uma formação na qual as atividades educativas referentes à higiene bucal são trabalhadas de forma satisfatória.

O simples conhecimento da técnica do uso do fio dental não se reverte necessariamente em um hábito cotidiano por parte daqueles que a dominam.

8. FONTES CONSULTADAS

Barrieshi-Nousair K, Alomari Q, Said K. Dental health attitudes and behavior among dental students in Jordan. Community Dental Halth, 2006;23, 147-151.

Cortelli SC, Chaves MGAM, Faria IS, Landucci LF, Oliveira L, Scherma AP, Jorge AOC. Avaliação da condição bucal e do risco de cárie de alunos ingressantes em curso de odontologia. PGR –Pós- Grad Ver Fac Odontol São José dos Campos. 2002; 5 (1):35-42. Folayan MO, Khami MR, Folaranmi N, Papoola BO, Sofola OO, Ligali TO, Esan AO, Orenuga OO. Determinants of preventive oral health behavior among senior dental students in Nigeria. BMC Oral Health, 2013; 13:28.

Khami MR, Virtanen JI, Jafarian M, Murtomaa H. Oral health behaviour and its determinants amongst Iranian dental students. Eur J Dent, 2007; 11(1): 42-7.

Loe H. Oral hygiene in prevention of caries and periodontal disease. Int Dent J 2000;50(3):129-39.

(9)

8

Mastrantônio SDS, Garcia PPNS. Programas educativos em saúde bucal – Revisão da literatura. JBP, 2002;5(25):214-22.

Menezes RD, Cavalcanti AL. Estudo comparativo da informação em saúde bucal entre estudantes de cursos da área da saúde. Pesq Bras Odontoped Clin Integr, João Pessoa. 2003; 3(2):27-33.

Messer LB, Calache H. Oral health atitudes and behaviours of final-year dental students. Eur J Dent Educ, 2012; 16(3):144-55.

Neeraja R, Kavalvizhi G, Sangeetha P. Oral health attitudes and behavior among a group of dental studentes in Bangalore, India. Eur J Dent, 2011; 5(2): 163-167.

Peker I, Alkurt MT. Oral health attitudes and behavior among a group of Turkish dental students. Eur J Dent, 2009; 3(1): 24-31.

Pinto SCS, Alferes-Araújo CS, Wambier DS, Pilatti GL, Santos FA. Hábitos de higiene bucal entre universitários. Pesq Bras Odontoped Clin Integr, João Pessoa, 2008; 8(3):353-358. Rahman B, Kawas SA. The relationshipbetween dental health behavior, oral hygiene and gingival status of dental students in the United Arab Emirates. Eur J Dent, 2013;7(1):22-7. Sambunjak D, Nickerson JW, Poklepovic T, Johnson TM, Imai P, Tugwell P, Worthington HV. Flossing for the management of periodontal diseases and dental caries in adults. Cochrane Database Syst Rev, 2011;7(12).

Sarner B, Birkhed D, Andersson P, Lingstrom P. Recommendations by dental staff and use of toothpicks, dental floss and interdental brushes for approximal clearing in an adul Swedish population. Oral Health Prev Dent, 2010;8(2):185-94.

Singh MS, Tuli AK. A comparative evaluation of oral hygiene practices, oral health status, and behavior between graduate and post-graduate dentists of North India: An epidemiological survey. J Int Soc Anterior Comunidade Dent, 2013; 3(1): 19-24

Sullcahuamán JAG. Fatores associados à qualidade de vida relacionada à saúde bucal entre estudantes de odontologia [dissertação]. Curitiba (PR): Universidade Federal do Paraná; 2012.

Toassi RFC, Petry PC. Motivação no controle do biofilme dental e sangramento gengival em escolares. Rev Saúde Pública, 2002;36(5):634-7.

Yost KG, Mallatt ME, Liebman J. Interproximal gingivitis and plaque reduction by for interdental products. J Clin Dent, 2006;17(3):79-83.

(10)

9

Anexo 1- Questionário

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA – FACULDADE DE ODONTOLOGIA

Questionário Prezado (a) aluno(a),

O sucesso desta pesquisa dependerá das respostas sinceras e verdadeiras. Favor responder à caneta. Evite deixar em branco e rasurar. Considere sempre a sua primeira resposta.

Nome:_________________________________________________________________ Idade:________________________ Sexo:_____________________________ Ano que cursa: ( ) 1º ano ( ) 2º ano ( ) 3º ano ( ) 4º ano

1-Qual (quais) item (ns) vc considera importante para a higiene bucal?

( ) Escova dental e enxaguante bucal ( ) Escova dental e fio dental

( ) Fio dental e enxaguante bucal ( ) Apenas escova dental

( ) Apenas fio dental

( )Apenas enxaguante bucal

1- 2- Usa o fio dental?

( ) Sim, escova e fio dental. ( ) Sim, escova, palito e fio dental. ( ) Não, somente escova dental. ( ) Não, somente escova dental e palito

3-O que ocorre quando você passa o fio dental? (pode assinalar mais de uma alternativa):

( ) sangra entre os dentes ( ) o fio dilacera durante o uso ( ) não consigo passar o fio dental

( ) só consigo passar o fio entre alguns dentes

( ) consigo passar o fio em todos os dentes sem sangramento

4-Dê a sua opinião quanto ao fio dental (pode assinalar mais de uma alternativa):

( ) É um produto caro

( ) Esqueço de comprar, não tenho em casa ( ) Não gosto de usar em mim

( ) Não tenho o hábito de usar todos os dias ( ) A técnica do uso do fio dental é difícil ( ) Uso todos os dias, não tenho problemas ( ) Demora mais que a escovação

( ) Não tenho tempo

( ) É menos importante que a escovação

(11)

10

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA – FACULDADE DE ODONTOLOGIA

5-Com qual frequência você usa o fio dental na semana?

1( ) nunca uso

2( ) somente uma vez na semana 3( ) duas ou mais vezes na semana

4( ) sete vezes na semana ou uma vez ao dia 5( ) mais de uma vez, todos os dias

6- Dê uma nota, de 1 a 5, para a importância do uso do fio dental (considere 1 valor mínimo de importância e 5 máxima importância):

( ) 1 Irrelevante ( ) 2 Razoável ( ) 3 Bom ( ) 4 Muito Bom ( ) 5 Excelente

7- Você considera importante ensinar nas escolas a usar o fio dental:

( ) Sim, muito importante ( ) Não considero importante ( ) Não tenho opinião á respeito

8- Você conhece a técnica correta para usar o fio dental?

( ) sim ( ) não

9- Se a sua resposta na questão anterior foi sim, você aplica essa técnica no seu dia a dia?

( ) sim ( ) não

10 – Visita ao dentista regularmente (1 x ao ano)?

( ) Sim ( ) Não

Referências

Documentos relacionados

A partir desse cenário, foram instituídas, em 2013, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo (BRASIL, 2013). Entre as reco- mendações, a de que

Fugiu – forma verbal do verbo “fugir”, no Pretérito Perfeito do Indicativo, na 3.ª pessoa do singular. Forma afirmativa: Eu

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)