• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO DE INGRESSO PARA O ANO DE 2013 Orientações aos candidatos ao Doutorado Direto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO DE INGRESSO PARA O ANO DE 2013 Orientações aos candidatos ao Doutorado Direto"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

CONCURSO DE INGRESSO PARA O ANO DE 2013

Orientações aos candidatos ao

D

D

o

o

u

u

t

t

o

o

r

r

a

a

d

d

o

o

D

D

i

i

r

r

e

e

t

t

o

o

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) é regido pelo Regimento da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo e pelas Normas do PPGS: http://www.fflch.usp.br/ds/pos-graduacao/normas.html

Ao inscrever-se, o candidato deve sugerir o nome do docente que pretende ter como orientador, a partir da lista dos professores que abrem vaga naquele ano, de acordo com seu credenciamento para orientar alunos do curso de Doutorado. Ao sugerir um orientador, o candidato deve assegurar-se de que o tema do seu projeto de pesquisa seja compatível com as áreas de pesquisa desenvolvidas pelo docente indicado. Cabe ao Programa a definição final sobre a distribuição de orientados pelos docentes credenciados.

Seleção dos candidatos para o Doutorado Direto

É facultado o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Sociologia com vistas à obtenção do título de Doutor a candidato que não disponha do título de Mestre. Para tal, o candidato deve submeter-se a um conjunto de provas, a saber: a) prova de conhecimento teórico; b) avaliação de projeto; c) avaliação da produção científica; d) avaliação do currículo; e) prova de proficiência em língua estrangeira; f) entrevista com a Comissão de Seleção. O critério que orienta a avaliação nas diversas provas é o da excelência acadêmica.

a) Prova de conhecimento teórico

A prova de conhecimento teórico é eliminatória e consiste na elaboração de um texto sobre questão formulada pela Comissão de Seleção, sorteada entre três no momento do exame, todas elas a partir de um dos temas indicados nesta Orientação, ou de uma composição entre eles, a saber: a) Estratificação, classes e conflitos sociais; b) Ação social e cultura; c) Poder e dominação. A prova terá a duração de quatro horas, não sendo permitida a consulta a nenhum material (livros, anotações, áudios, etc.). Qualquer consulta a material implicará a reprovação do candidato. Não será permitido o uso de computador.

Os candidatos receberão uma nota na prova escrita de cada membro da Comissão de Seleção, que variará de 0 a 10, sendo aprovados aqueles com média igual ou superior a 7 (sete). Para efeito de divulgação, nessa etapa, serão dados a conhecer apenas dois conceitos: Aprovados (aqueles com média igual ou superior a 7) e Reprovados (aqueles com média inferior a 7).

À guisa de sugestão, indica-se, a seguir, uma lista de autores de referência que os candidatos podem utilizar seletivamente, entre outros, ampliando-a de acordo com seu próprio juízo, dentre aqueles dos cursos de graduação, bem como outros referentes ao debate contemporâneo tal como se expressa nas revistas acadêmicas da área: Émile Dürkheim, Karl Marx, Max Weber, Georg Simmel, Erving Goffman, Norbert Elias, Theodor W. Adorno, Michel Foucault, Pierre Bourdieu e Jürgen Habermas.

b) Prova de avaliação de projeto

A Comissão de Seleção avaliará o projeto de pesquisa, que deve conter os seguintes itens: título, tema e justificativa, definição do problema da investigação, objeto, hipóteses, metodologia e procedimentos de pesquisa, bibliografia, cronograma e, se for o caso, previsão dos recursos materiais e financeiros essenciais à sua viabilização. Veja o roteiro básico para elaboração de um projeto de pesquisa:

http://www.fflch.usp.br/ds/pos-graduacao/downloads/selecao2013/roteiro_projeto.pdf

A prova de avaliação de projeto é eliminatória. Os candidatos receberão uma nota na avaliação do projeto, de cada membro da Comissão de Seleção, que variará de 0 a 10, sendo aprovados aqueles com média igual ou superior a 7 (sete).

c) Avaliação da produção científica

A Comissão de Seleção avaliará a produção científica anterior do candidato. Para pleitear ingresso nesta modalidade de curso requer-se do candidato que documente a excepcionalidade da sua produção acadêmica, fazendo prova de ter publicado, no mínimo, cinco artigos, nos cinco últimos anos, em revistas científicas no campo de conhecimento

(2)

do Programa, reconhecidas por sua excelência acadêmica. Para fins de avaliação, o candidato deverá depositar toda a documentação comprobatória da sua produção científica anterior junto à Secretaria de Pós-Graduação, pessoalmente ou por Sedex, até o último dia do período de inscrição para o processo seletivo. Tal documentação deverá incluir comunicações veiculadas na íntegra em anais de congressos científicos, artigos em revistas científicas, capítulos em livros, livros publicados ou coletâneas editadas.

A prova de avaliação da produção científica é eliminatória. Os candidatos receberão uma nota na avaliação da sua produção científica, de membro da Comissão de Seleção, que variará de 0 a 10, sendo aprovados aqueles com média igual ou superior a 7 (sete).

d) Avaliação do currículo

A Comissão de Seleção examinará o currículo Lattes do candidato, considerando para tal a sua trajetória profissional acadêmica e, nesta, as suas experiências anteriores em atividades de pesquisa.

A prova de avaliação do currículo é eliminatória. Os candidatos receberão uma nota na avaliação do currículo, de cada membro da Comissão de Seleção, que variará de 0 a 10, sendo aprovados aqueles com média igual ou superior a 7 (sete).

e) Prova de proficiência em língua estrangeira

Exige-se proficiência em duas línguas estrangeiras, sendo uma necessariamente o inglês, e a outra o francês ou o alemão; tal escolha deverá ser indicada no momento da inscrição. O candidato deve demonstrar conhecimento das línguas estrangeiras que o habilite a ler com rigor e segurança textos especializados no domínio da Sociologia (clássica ou contemporânea). Para tal deve demonstrar compreensão precisa e integral do texto proposto para tradução, não sendo aceitáveis tradução aproximada ou versão livre. Serão considerados aprovados os candidatos que tiverem traduzido o texto na íntegra, demonstrando compreensão precisa de seu sentido. A prova será realizada na FFLCH e será considerado proficiente aquele que obtiver o nível "aprovado".

A proficiência em língua estrangeira é requerimento obrigatório. Caso o candidato não seja aprovado na prova realizada no momento da seleção, e tendo sido aceito como aluno do Programa, terá direito a uma segunda tentativa que deverá obrigatoriamente ser realizada no período máximo de 12 meses. Caso não seja aprovado nessa segunda tentativa, o aluno será desligado do Programa.

É vedado a candidato estrangeiro fazer prova em sua língua materna. Além da prova de proficiência em língua estrangeira (inglês, francês ou alemão), a prova de proficiência em língua portuguesa é obrigatória para alunos estrangeiros, com caráter eliminatório, e será organizada por setor competente da FFLCH, através de seu Centro de Línguas (http://clinguas.fflch.usp.br/ - e-mail: clport@usp.br), sendo considerado proficiente o aluno que obtiver o nível "aprovado". Será considerada equivalente a esse exame a apresentação de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) em nível intermediário.

Dispensas serão concedidas para alunos aprovados em exames de proficiência que tenham sido realizados no Programa de Pós- Graduação em Sociologia da USP nos dois anos anteriores ao do processo seletivo em curso. A solicitação escrita da dispensa deverá ser encaminhada à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Sociologia no momento da inscrição, com a indicação do ano em que o exame foi realizado.

Serão igualmente dispensados os candidatos que demonstrem desempenho satisfatório a partir de resultados obtidos em testes internacionalmente reconhecidos, conforme abaixo:

INGLÊS:

• TOEFEL : 213 pontos para o Computer-based-Test – CBT; 550 pontos para o Paper-based-Test; 80 pontos para o Internet-based-Test – IBT (ou equivalente)

• International English Language Test – IELTS, mínimo 6 pontos (ou equivalente)

• The Cambridge Exams FCE – First Certificate in English – Grau C ou 60 pontos ou superior (ou equivalente – por exemplo: Proficiency)

FRANCÊS:

• DALF CI (ou superior) • CFCR NÍVEL C1 (ou superior) • NANCY NÍVEL I (ou superior) ALEMÃO:

• Zertifikat Deutsch für den Beruf - Goethe-Zertifikat B2 - Test Deutsch als Fremdsprache (ou superior)

O exame de proficiência em francês ou alemão poderá ser substituído por um exame em outra língua, no caso da temática da tese justificar essa mudança. A solicitação para tal substituição deverá ser formulada pelo candidato no ato da sua inscrição, devendo ser submetida à apreciação da CCP, que deverá aprová-la e que poderá, para tal, solicitar a manifestação do orientador pretendido. Neste caso, a prova de conhecimentos do novo idioma a ser indicado deve ter a mesma natureza e ser realizada respeitando as mesmas condições antes estabelecidas com

(3)

respeito ao exame de proficiência em francês ou alemão. f) Entrevista com a Comissão de Seleção

Os candidatos selecionados serão submetidos a uma arguição, por parte da Comissão de Seleção, que terá por objetivo avaliar a qualidade e a viabilidade de seu projeto no prazo regulamentar para a conclusão do Doutorado. A aceitação final do candidato dependerá da existência, no corpo docente do Programa, de professor habilitado a orientá-lo, e que concorde em assumir a responsabilidade de sua orientação.

1. Resultado final

Com base nos resultados das provas de conhecimento, de avaliação do projeto, da produção científica, do currículo, do desempenho na entrevista, a Comissão de Seleção preparará lista de classificação dos candidatos, baseada na média ponderada entre as notas obtidas pelo candidato nas diferentes provas, na proporção 3-3-1-1-3 (provas 3.1, 3.2, 3.3, 3.4, 3.6 – Ver normas do PPGS). A média final de aprovação deve ser igual ou superior a 7 (sete).

Findo o processo seletivo, a Secretaria do Programa de Pós- Graduação divulgará a lista dos aprovados, segundo ordem de classificação.

2. Resultados

O critério de avaliação e de classificação é exclusivamente o mérito acadêmico. Os resultados serão proclamados

pela Secretaria do PPGS, afixados em mural e na página Internet do Programa

(http://www.fflch.usp.br/sociologia/pos-graduacao/index.html). A Comissão de Seleção classificará os candidatos aprovados para fim de concessão de bolsas.

3. Recursos

Recursos serão aceitos dentro do prazo de 7 (sete) dias corridos a partir da data de divulgação dos resultados. Devem ser dirigidos à Comissão de Coordenação do Programa, que os apreciará, ouvida a Comissão de Seleção correspondente. Não haverá revisão de provas. Não serão reconhecidos recursos que questionem mérito, mas tão somente questões formais que possam comprometer o igual direito de todo e qualquer candidato de participar livremente do processo seletivo.

4. Bolsas de estudos

Há três modalidades ordinárias de bolsas de estudo:

a) Bolsas do CNPq (www.cnpq.gov.br) atribuídas ao Programa por cotas e distribuídas aos alunos segundo a ordem de classificação da lista final de aprovação http://fflch.usp.br/ds/pos-graduacao/bolsas.html

b) Bolsas da CAPES, que são atribuídas pela Coordenação do PPGS e distribuídas aos alunos segundo a ordem de classificação da lista final de aprovação http://fflch.usp.br/ds/pos-graduacao/bolsas.html)

c) Bolsas da FAPESP. Neste caso, é da responsabilidade do orientador o encaminhamento dos pedidos segundo as condições, exigências e cronogramas dessa agência de fomento (ver: www.fapesp.br).

Obs.: Nas modalidades a e b, a aprovação pela Comissão de Seleção é condição indispensável. Eventualmente, outras agências nacionais e internacionais oferecem bolsas, como Fundação FORD e convênios estabelecidos entre CAPES e CNPq com instituições estrangeiras. A oferta é sempre divulgada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, pelo

Serviço de Pós-Graduação da FFLCH/USP e pela Secretaria do PPGS/USP.

De acordo com as normas das instituições de fomento, a duração máxima de bolsas CAPES, CNPq e FAPESP em nível de Doutorado é de até 48 meses.

No caso de bolsa outorgada mediante o sistema de cotas (do CNPq ou da Capes) concedidas ao Programa, o benefício da bolsa será suspenso quando o aluno atingir o prazo limite estabelecido pelas normas do Programa para finalização do curso (conforme indicado pelo Sistema Janus na ficha do aluno), ou quando a tese for depositada, prevalecendo a alternativa que primeiro ocorra.

Convém observar a existência de outras modalidades de bolsa, decorrentes de programas especiais de fomento, a exemplo de:

(4)

Bolsas de Doutorado no Brasil para estudantes e pesquisadores originários de países em desenvolvimento, que não o Brasil, iniciativa do CNPq em cooperação com a TWAS - Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (www.twas.org). Para maiores detalhes ver página eletrônica do CNPq, no endereço

http://www.cnpq.br/editais/ct/2011/twas.htm ou envie uma mensagem para twas.ascin@cnpq.br 5. Inscrições Presenciais ou à Distância

Período de inscrição: de 06 a 10 de agosto de 2012.

Local:

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Sociologia - FFLCH/USP

Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Avenida Prof. Luciano Gualberto, 315 sala 1063 - de 2.ª a 6.ª feira, das 13h às 19h.

Cidade Universitária

CEP: 05508-010 – São Paulo - SP

Fone: (011) 3091-3724

site: www.fflch.usp.br/sociologia/pos-graduacao

e-mail: sociousp@usp.br

IMPORTANTÍSSIMO: Todos os documentos abaixo relacionados deverão ser entregues na Secretaria do

PPGS no período e horário de inscrição, ou seja, entre os dias 06 a 10 de agosto de 2012, das 13h às 19h,

exceto os 06 (seis) exemplares do Projeto de Pesquisa os quais poderão ser entregues até o dia 31.08.2012.

A mesma documentação pode ser enviada por SEDEX para o endereço acima caso o candidato opte pela

inscrição à distância, respeitando os mesmos prazos.

Documentos necessários, e que deverão ser entregues na Secretaria do PPGS (até 10 de agosto)

a) Ficha de inscrição on-line completamente preenchida (disponível para download somente na semana

de inscrição, exclusivamente no site acima). Indicar no formulário o idioma em que pretende realizar o

exame de proficiência e/ou em que encaminha pedido de dispensa.

b) 06 (seis) cópias frente e verso do Diploma do Curso Superior ou, na falta desse (que deverá ser

encaminhado posteriormente, dentro do prazo de 12 meses a contar da data de início no curso), o

Certificado

de Conclusão do Curso Superior e Termo de Compromisso

http://pos.fflch.usp.br/sites/pos.fflch.usp.br/files/Termo%20de%20Compromisso%20Curso%20de%20

Graduação.pdf

c) 06 (seis) cópias do Histórico Escolar de Graduação (onde conste a data da colação de grau, se for o

caso)

d) 6 (seis) Cópias do Diploma de Mestre ou do Certificado de Defesa de Mestrado (só para as inscrições

dos candidatos que obtiveram seus títulos fora da USP), ou 1 (uma) cópia do Comprovante do

Depósito da Dissertação, expedido por órgão competente da instituição de ensino onde obterá o titulo

de mestre acompanhado do Termo de Compromisso – Mestrado.

(5)

f) 01 (uma) Declaração de aprovação em proficiência em língua estrangeira utilizada no Mestrado

quando essa informação não constar do Histórico Escolar do Mestrado

g) 06 (seis) cópias do Currículo Lattes (sem comprovantes).

h) 01 (uma) Cópia de Carteira de Identidade (não será aceita cópia de qualquer outro documento que

não a da Carteira de Identidade)

i) 01 (uma) Cópia do CPF

j) 01 (uma) Cópia do RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) ou Passaporte (que deverá ser substituído

pelo RNE para a efetivação da matrícula), para estrangeiros.

k) 01 (um) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição . O boleto é gerado somente no período de

inscrição através do programa Adobe Reader®. Se você ainda não possui este programa instalado em

seu computador, pode obtê-lo fazendo download diretamente no website da Adobe.

l) 01 (um) Pedido de dispensa de exame de proficiência, quando for o caso.

m) 06 (seis) cópias dos Certificados de Proficiência, vide item “d) Prova de proficiência em língua

estrangeira” – pág. 02 das Orientações aos candidatos ao Doutorado com Título de Mestre

n) 01 (um) exemplar de cada uma das principais publicações (devidamente identificadas e

acondicionadas em uma pasta)

o) 01 (um) exemplar da Dissertação de Mestrado

p) 02 (duas) vias do Recibo de entrega da documentação para candidatos ao doutrado devidamente

preenchido.

q) 06 (seis) exemplares do Projeto de Pesquisa. O projetos deverão ser entregues na Secretaria do PPGS

no horário das 13h às 19h, ou enviados pelo correio, até 31.08.2012

É de inteira responsabilidade do candidato o envio dos documentos para fins de inscrição. Se a

documentação encaminhada estiver em desacordo com a documentação exigida, ou incompleta, sua

inscrição será desconsiderada, sem direito a reembolso da taxa paga.

A documentação enviada por Sedex deverá obedecer ao prazo da inscrição, valendo o carimbo dos correios

como data efetiva do despacho; assim, documentos postados após 10/08/2012 não serão considerados.

Não esqueça!

Ao enviar seu pedido de inscrição, coloque do lado de fora do envelope (abaixo, à esquerda) a seguinte

frase: "Assunto: inscrição no Programa de Pós-Graduação em Sociologia – FFLCH-USP"

(6)

Etapa 2:

Calendário do processo seletivo

O atraso ou falta em qualquer uma das provas acarretará a exclusão do candidato do processo seletivo.

a) Prova de proficiência em língua estrangeira:

Inglês 24 de setembro de 2012

Horário: 14h (duração prevista de 4 horas)

Local: sala do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais a ser divulgada oportunamente.

Francês: 25 de setembro de 2012 -

Horário: 14h (duração prevista de 4 horas)

Local: sala do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais a ser divulgada oportunamente.

b) Avaliação do projeto e do currículo pela Comissão de Seleção

De 19 a 28 de setembro de 2012

c) Divulgação do resultado parcial da avaliação de projetos e currículos e do calendário das entrevistas com a

Comissão de Seleção:

Dia 03 de outubro de 2012

Horário: a partir das 18h no site www.fflch.usp.br/sociologia/pos-graduacao

d) Entrevistas com a Comissão de Seleção

08, 09, 10 e 11 de outubro de 2012

e) Apreciação do Relatório da Comissão de Seleção e homologação do resultado final:

Dia 18 de outubro de 2012

f) Divulgação do resultado final:

Dia 22 de outubro de 2012

Horário: a partir das 18h no site www.fflch.usp.br/sociologia/pos-graduacao

Os candidatos que permanecerem ao longo do processo seletivo precisarão estar em São Paulo nas

datas: 24

e/ou 25 de setembro, um dia entre 08 e 11 de outubro .

Etapa 3:

Das vagas:

(7)

Profª Drª Angela Maria Alonso - Cultura e ação coletiva; Movimentos Sociais; Pensamento Social

Vagas oferecidas: 2

Prof. Dr. Brasílio João Sallum Jr. – Análise sociológica de políticas econômicas, regimes e sistemas políticos.

Sociedade capitalista e classes sociais. Estudos sobre sociedades latino-americanas.

Vagas Oferecidas: 1

Profª Drª Eva Alterman Blay - Relações de gênero, violência, identidades étnicas; imigração judaica.

Vagas oferecidas: 1

Prof. Dr. Fernando Pinheiro Filho - Sociologia da Cultura; Sociologia da Arte; Teoria Social

Vagas oferecidas: 1

Prof. Dr. Fernando Augusto Albuquerque Mourão - Sociologia da África Negra, Sociologia das relações

internacionais

Vagas Oferecidas: 2

Prof. Dr. Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira – Formação das classes sociais no Brasil, desenvolvimento do

capitalismo, participação e representações sociais, movimentos sociais.

Vagas Oferecidas: 1

Prof. Dr. Iram Jácome Rodrigues - Trabalho e Sindicalismo; Sociologia do Trabalho; Ação Coletiva,

Sindicalismo e Desenvolvimento Regional; Relações de Trabalho e Organização de Interesses

Vagas oferecidas: 2

Profª Drª Irene de Arruda Ribeiro Cardoso - Subjetividade e cultura; A questão da geração; Memória e

história

Vagas oferecidas: 1

Prof. Dr. José Carlos Bruni - Estudos sobre tempo, história e imaginário. Conhecimento, poder e sociedade.

Vagas oferecidas: 1

Prof. Dr. José Jeremias de Oliveira Filho – Metodologia e epistemologia das Ciências Sociais, teoria social.

Vagas oferecidas: 1

Prof. Dr. José Reginaldo Prandi - Estudo sobre religião. Estudos afro-brasileiros.

Vagas oferecidas: 1

Prof. Dr. Leonardo Gomes Mello e Silva - Processos de trabalho e prática dos trabalhadores; Sociologia do

sindicalismo.

Vagas oferecidas: 2

Prof. Dr. Leopoldo Waizbort - Teoria Social; história do pensamento sociológico; sociologia da cultura;

sociologia das artes (música, dança, literatura)

(8)

Prof. Dr. Luiz Carlos Jackson - Sociologia da cultura, intelectuais, pensamento brasileiro.

Vagas oferecidas: 1

Profª Drª Márcia Regina de Lima Silva - Mercado de trabalho; relações raciais; desigualdades; gênero;

metodologia de pesquisa.

Vagas oferecidas: 2

Profª Drª Maria Arminda do Nascimento Arruda - Cultura e sociedade; Metrópole, cultura e modernidade;

História intelectual. Pensamento social no Brasil.

Vagas oferecidas: 3

Profª Drª Maria Helena Oliva Augusto - Teoria sociológica; tempo, história e imaginário; teorias da

identidade e do sujeito no âmbito das ciências humanas; juventude e processos de transição; saúde e

sociedade; violência, direitos, cidadania; políticas públicas e justiça social.

Vagas oferecidas: 1

Profª Drª Nadya Araujo Guimarães – Sociologia econômica e do trabalho: mercado e organização do trabalho,

novas forma do emprego e das relações de trabalho; trajetórias ocupacionais e experiência subjetiva do

trabalho e do desemprego.

Vagas oferecidas: 2

Prof. Dr. Paulo Roberto Arruda de Menezes - Arte e sociedade; sociologia do cinema e do documentário.

Vagas oferecidas: 1

Prof. Dr. Ricardo Musse - Compreensão teórica da sociedade capitalista, sociologia histórica do marxismo e

teoria sociológica alemã.

Vagas oferecidas: 2

Prof. Dr. Ruy Gomes Braga Neto - Sociedade capitalista e classes sociais; processos de trabalho e prática dos

trabalhadores, teoria sociológica do trabalho.

Vagas oferecidas: 1

Prof. Dr. Sedi Hirano - Sociedade capitalista e classes sociais. Estudos sobre sociedades latino-americanas.

Processos de trabalho e prática dos trabalhadores.

Vagas oferecidas: 3

Prof. Dr. Sergio Miceli Pessôa de Barros - Reflexividade e sociologia da Sociologia. História social da vida

intelectual e artística. Sociologia comparada dos campos intelectuais na América Latina.

Vagas oferecidas: 1

Profª Drª Sylvia Gemignani Garcia - Educação e sociedade; pensamento social; conhecimento e sociedade;

história social da universidade moderna e contemporânea; sociologia dos sistemas institucionais de ensino

superior. Vagas oferecidas: 1

Profª Drª Vera da Silva Telles Cidade e trabalho: os novos ilegalismos urbanos; o informal, o ilegal e o ilícito,

e seus modos de inscrição nos espaços e territórios urbanos; trabalho, mediações urbanas e modos de

territorialização. Trajetórias, circuitos e redes urbanas na mundialização: novas formas de produção e

(9)

circulação de riquezas; economias informais, redes transnacionais e migrações; novas tecnologias de

comunicação, modos de sociabilidade e formas de mobilidade.

(10)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA – FFLCH-USP

COMPROVANTE DE ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO – INSCRIÇÃO EM PROCESSO SELETIVO

DOUTORADO DIRETO - 2013

Nome: _____________________________________________________________________________

ATÉ 10 DE AGOSTO:

1. [ ] Ficha de inscrição on-line completamente preenchida (disponível para download somente na semana de inscrição). Indicar no formulário o idioma em que pretende realizar o exame de proficiência e/ou em que encaminha pedido de dispensa.

2. [ ] 06 (seis) cópias frente e verso do Diploma do Curso Superior ou, na falta desse (que deverá ser encaminhado posteriormente, dentro do prazo de 12 meses a contar da data de início no curso), o Certificado de Conclusão do Curso Superior.

3. [ ] 06 (seis) cópias do Histórico Escolar de Graduação (onde conste a data da colação de grau, se for o caso) 4. [ ] 6 (seis) Cópias do Diploma de Mestre ou do Certificado de Defesa de Mestrado (só para as inscrições dos

candidatos que obtiveram seus títulos fora da USP), ou 1 (uma) cópia do Comprovante do Depósito da Dissertação, expedido por órgão competente da instituição de ensino onde obterá o titulo de mestre

acompanhado do Termo de Compromisso – Mestrado.

http://pos.fflch.usp.br/sites/pos.fflch.usp.br/files/Termo%20de%20Compromisso%20Curso%20de%20

Graduação.pdf

5. [ ] 06 (seis) cópias do Histórico Escolar do Mestrado

6. [ ] 01 (uma) Declaração de aprovação em proficiência em língua estrangeira utilizada no Mestrado quando essa informação não constar do Histórico Escolar do Mestrado

7. [ ] 06 (seis) cópias do Currículo Lattes (sem comprovantes).

8. [ ] 01 (uma) Cópia de Carteira de Identidade (não será aceita cópia de qualquer outro documento que não a da Carteira de Identidade)

9. [ ] 01 (uma) Cópia do CPF

10. [ ] 01 (uma) Cópia do RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) ou Passaporte (que deverá ser substituído pelo RNE para a efetivação da matrícula), para estrangeiros.

11. [ ] 01 (um) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição . O boleto é gerado somente no período de inscrição através do programa Adobe Reader®. Se você ainda não possui este programa instalado em seu computador, pode obtê-lo fazendo download diretamente no website da Adobe.

12. [ ] 01 (um) Pedido de dispensa de exame de proficiência, quando for o caso.

13. [ ] 06 (seis) cópias dos Certificados de Proficiência, vide item “d) Prova de proficiência em língua estrangeira” – pág. 02 das Orientações aos candidatos ao Doutorado com Título de Mestre

14. [ ] 01 (um) exemplar de cada uma das principais publicações (devidamente identificadas e acondicionadas em uma pasta)

15. [ ] 1 (um) exemplar da Dissertação de Mestrado

até 31.08.2012:

16. [ ] 06 (seis) exemplares do Projeto de Pesquisa. O projetos deverão ser entregues na Secretaria do PPGS no horário das 13h às 19h, ou enviados pelo correio.

(11)

Referências

Documentos relacionados

3.7 Não será efetivada a matrícula de candidato estrangeiro sem o visto de permanência como estudante ou sem apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) na condição

4.7 Não será efetivada a matrícula de candidato estrangeiro sem o visto de permanência como estudante ou sem apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) na condição

3.7 Não será efetivada a matrícula de candidato estrangeiro sem o visto de permanência como estudante ou sem apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) na condição

Ao participar desta Ação, nos termos deste Regulamento, os participantes estarão automaticamente cedendo o direito de uso de sua imagem, voz e outros direitos

Outrossim, assentou-se, no recebimento da denúncia, que (a) ‘as controvérsias relativas à existência de crime único, concurso formal ou concurso material entre os

Joana de Castro celebrou um contrato de mútuo garantido por alienação fiduciária com o Banco “X”, para aquisição de um automóvel marca Speed, ano 2010. Em

As variáveis avaliadas foram: faixa etária (em anos), sexo (masculino/feminino), área da cidade (urbana/rural) de casos confirmados por COVID-19 e presença ou não

1.1 Experiência profissional como médico em Medicina de Família e Comunidade - (máximo 0,750 pontos, sendo 0,050 ponto por mês comprovado);. 1.2 Experiência profissional em núcleo