• Nenhum resultado encontrado

O Tio Patinhas A famosa personagem da Disney, bem como toda a sua família, foi originalmente criada por Carl Barks, um americano que trabalhava para

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Tio Patinhas A famosa personagem da Disney, bem como toda a sua família, foi originalmente criada por Carl Barks, um americano que trabalhava para"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

O Tio Patinhas

A famosa personagem da Disney, bem como toda a sua família, foi originalmente criada por Carl Barks, um americano que trabalhava para os estúdios Disney.

Carl, quando criou a personagem Patinhas e toda a sua família, fê-lo com cabeça tronco e membros; no entanto, anos de utilização da personagem por parte de outros autores Disney levaram a que surgissem contradições e histórias pouco coerentes com a que o autor criara, de tal forma que quase se perdeu a história da família Patinhas.

Em meados de 1987, Keno Don Hugo Rosa, outro autor Disney e confesso admirador do trabalho de Carl Barks, decidiu reunir o máximo possível de histórias originais de Barks e recriar a história de Patinhas, do seu começo humilde ao momento em que se torna o mais rico do mundo e além.

Patinhas Mac Patinhas nasceu em Glasgow, Escócia, em 1867, no seio de uma família pobre, e era dos últimos descendentes do antigo clã escocês dos Mac Patinhas, que nos seus tempos áureos haviam lutado ao lado dos reis da Escócia.

Era o filho mais velho de Fergus Patinhas e Dowry O’Drake e tinha duas irmãs, Matilda e Hortênsia Patinhas.

No seu 10º aniversário, Patinhas recebe do seu pai uma caixa de engraxar sapatos, que irá usar para engraxar sapatos na rua e ganhar algum dinheiro.

O seu primeiro cliente é um trabalhador, amigo do seu pai, que lhe paga com uma moeda americana de 1 cêntimo, que não tinha qualquer valor na Escócia daquela altura.

Esta “trapaça” é na verdade um plano do seu pai, que havia combinado tudo com o amigo.

Este episódio serve não só como lição a Patinhas, que passa a estar atento a quaisquer vigaristas, como incentivo.

Pouco tempo depois, em 1880, Patinhas emigra para a América em busca de fortuna.

Essa moeda de um cêntimo é, para além disso, a famosa moeda Número Um do Tio Patinhas; o suposto amuleto que lhe trouxe sorte para construir toda a sua fortuna.

Chegado à América, mais concretamente ao Mississippi, Patinhas procura trabalho junto do seu tio Angus Patinhas, irmão do seu pai, que havia emigrado alguns anos antes.

Patinhas começa então a trabalhar num navio a vapor que subia e descia o rio entregando mercadorias e acaba por conhecer os Irmãos Metralha numa das suas aventuras.

Dois anos depois, o seu tio reforma-se e vende-lhe o barco que é destruído pelos Irmãos Metralha num ato de vingança.

Patinhas decide então viajar até ao Oeste americano e tornar-se cowboy.

É contratado por Murdo MacKenzie que é, de facto, uma personagem histórica, uma das muitas com quem Patinhas se viria a cruzar nas suas aventuras.

Em 1883, Patinhas decide dedicar-se à mineração, compra um terreno e dedica-se a encontrar prata e cobre, sem grande sucesso.

No entanto, Patinhas cruza com Howard Patacôncio, pai de John D. Patacôncio (mais conhecido apenas pelo seu apelido), que virá a ser um dos seus maiores rivais.

(2)

alguns truques de forma a melhorar a sua escavação, de tal forma que Patinhas encontra mesmo um filão enorme de cobre, tornando-se rico.

No entanto, na mesma altura, recebe uma carta do seu pai, na Escócia, que lhe pede que volte a casa, pois o castelo da família, abandonado pois não tinham dinheiro para a sua manutenção, iria ser comprado pelos velhos rivais do clã Patinhas, os Whiskervilles.

Patinhas vende então a sua mina, volta à Escócia, paga os impostos do velho castelo, impedindo assim a sua venda e dá o resto do seu dinheiro à família para que possam manter-se no castelo.

Vendo-se obrigado a começar praticamente do zero, Patinhas decide tentar a sua sorte na África do Sul, onde havia começado uma corrida ao ouro e diamantes, e, numa das suas aventuras, salva a vida a outro pato, chamado John Boer.

Este, por sua vez, rouba o ingénuo Patinhas durante a noite e abandona-o na savana.

Mais tarde, Patinhas viria a conhecer o verdadeiro nome deste vilão, MacMónei, que viria a tornar-se o segundo pato mais rico do mundo.

Na década seguinte, Patinhas viaja da África do Sul para os Estados Unidos, uma vez mais, para a Austrália e, por fim, para o Alasca, mais concretamente para Klondike, sempre em busca de ouro.

Em Klondike, por fim a sua busca encontra o sucesso.

Patinhas compra um terreno e torna-se uma espécie de eremita, vivendo sozinho e trabalhando de sol a sol.

É conhecido em Klondike, que com a corrida ao ouro se tinha transformado duma pequena povoação com um saloon numa cidade com milhares de habitantes, pela sua dureza, por regatear o preço de tudo e por não se deixar levar nos vícios que vinham corrompendo a cidade.

Por fim, o trabalho árduo é recompensado.

Patinhas encontra a pepita “Ovo de Gansa”, uma pepita de ouro do tamanho de um ovo de gansa, e torna-se rico.

Continua a escavar e o seu terreno revela-se um dos mais ricos do Alasca.

É também aí que conhece Dora Cintilante, a dona e uma das dançarinas do saloon da cidade, com quem desenvolve uma história amor/ódio.

No Klondike, Patinhas conhece também Clinton Coot, um dos poucos amigos que faz, que lhe vende um terreno no estado americano fictício do Calisota.

Este virá a ser o sítio onde se situará a sua famosa Caixa Forte, no topo do monte Mata Mulas, depois rebatizado como Mata Motores.

Clinton era na verdade descendente de Cornelius Coot, o fundador de Forte Patópolis, e o terreno que vende a Patinhas é o local onde se situava o forte que o seu bisavô havia fundado.

Com o dinheiro que havia ganho com o ouro do Klondike, Patinhas compra um banco em Whitehorse, Yukon, já em 1899, dois anos depois da sua mãe morrer, e começa a construir o seu império comercial.

Em 1902 é já bilionário.

(3)

consigo para a América e estabelece-se em Patópolis.

O seu pai morre nesse mesmo ano, deixando-o a si e às suas irmãs como únicos descendentes do clã Patinhas.

Chegados e estabelecidos em Patópolis, Patinhas parte uma vez mais em 1909, deixando as suas irmãs gerindo a sua fortuna enquanto viajava pelo mundo fazendo todo o tipo de negócios.

Hortênsia casa com um dos filhos da mãe daquela que virá a ser a Vovô Donalda, uma das melhores amigas de Patinhas, e tem dois filhos, gémeos, Donald e Della.

Os sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho são filhos de Della.

Em 1930, Patinhas torna-se, por fim, o pato mais rico do mundo, mas uma discussão com a sua família leva a que as irmãs o abandonem e perde contacto com a sua família durante 17 anos.

É também nesta altura que conhece o seu sobrinho Donald, pela primeira vez. Em 1942, depois de ter passado anos fechado na sua caixa forte, Patinhas está deprimido e decide reformar-se.

Cinco anos depois, a pedido dos seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho, Donald decide ir visitar o seu tio e Patinhas retoma a ligação com a família, bem como as suas aventuras, atraindo rapidamente de novo a atenção de familiares, amigos e inimigos.

Espero que tenham gostado deste tema, um pouco diferente dos habituais. Pessoalmente, tive o prazer de ler as histórias reunidas por Don Rosa que são, ao mesmo tempo, uma lição de história, de vida, uma comédia, um drama, um romance e por aí fora. Aconselho-vos a que façam o mesmo. Abraços, beijinhos e até para a semana.

(4)
(5)

Patinhas em 1882

(6)

Patinhas em 1896

(7)

Patinhas em 1902

(8)
(9)

Pato Donald

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Aplicar um curativo no local da punção (Manual Técnico do PNTN bvsms. Armazenamento: Após o período de secagem de 3 horas na posição horizontal, as amostras devem

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Assim, com a unificação do crime de estupro e do atentado violento ao pudor em um único tipo penal, os condenados que tiveram suas penas aumentadas em razão do

Daí a proposta de alfabetizar por meio de textos literários, das artes plásticas, dos jogos, na perspectiva de romper com a lógica instrumental imposta às crianças,

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

Até aqui, a pauta foi a da necessidade de manter presente a boa-fé e o dever derivado de prestar informação nos negócios jurídicos, em especial nos contratos de seguro e