• Nenhum resultado encontrado

GERANDO VAPOR E SOLUÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GERANDO VAPOR E SOLUÇÕES"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

GERANDO VAPOR

E SOLUÇÕES

(2)

Com um histórico crescente de desenvolvimento tecnológico e de solidez financeira, a Caldema traz em seu DNA o pioneirismo e o talento deixado pelo seu fundador, o Sr. Ettore Zanini. Há mais de 04 décadas, a Caldema vem se consolidando como tradicional fabricante e fornecedora de geradores de vapor e de equipamentos diversos.

Este constante aprimoramento na realização dos trabalhos, se deve ao relacionamento estreito, respeitoso e transparente com seus clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores, garantindo confiabilidade e segurança que o cliente terá o suporte técnico necessário para a operação, manutenção e assistência técnica durante toda a vida útil do equipamento.

Legado do Fundador

Ao longo de toda a sua história, a Caldema vem colecionando importantes conquistas, as quais são traduzidas e reconhecidas pelas diversas certificações, parcerias tecnológicas e licenças com as mais renomadas e tradicionais empresas nacionais e internacionais.

Tradição e Tecnologia

Tendo fornecido mais de 300 geradores de vapor desde a década de 70, a Caldema vem se destacando como tradicional fornecedor de equipamentos tanto nos mercados sucroenergético e papel e celulose, como em outros mercados, cuja demanda é por produtos de alta eficiência operacional e de elevada qualidade de fabricação.

Ao longo destes mais de 40 anos, a Caldema tem se preocupado em buscar as melhores tecnologias disponíveis para os produtos de seu portfólio e também qualificar os seus colaboradores para dominar e absorver estas tecnologias, de modo a utilizá-las adequadamente nas especificações, dimensionamento e no desenvolvimento de novos produtos.

Para garantir a qualidade de seus produtos, a Caldema conta com profissionais treinados e qualificados pelas mais renomadas entidades certificadoras e também por órgãos de inspeção externa, contratados especificamente para cada tipo de atividade.

E para assegurar a continuidade da operação dos equipamentos produzidos, a Caldema mantém uma equipe de assistência técnica permanentemente conectada com seus clientes, para prestar todo o tipo de apoio e amparo necessários.

Uma longa relação com a

geração de vapor e de soluções

Certificações

A S M E

S

A S M E

U

R

Certificado NBR ISO 9001

Empresa Licenciada

(3)

As Caldeiras de Leito Fluidizado Borbulhante CFW, são projetadas e fabricadas pela Caldema sob licença da Amec Foster Wheeler™, empresa detentora de prestigio mundial nesse tipo de caldeira pelas inúmeras unidades já fornecidas e em operação ao redor do mundo.

As Caldeiras CFW são especialmente adequadas para a queima de combustíveis com elevado teor de umidade, podendo operar convenientemente numa faixa desde 28% até 60% de umidade e com eficiência de combustão de 99,7%. Com o reduzido teor de combustível não queimado, e uma alta eficiência no aproveitamento do calor dos gases residuais, a Eficiência Térmica ao PCI é superior a 90%.

O “Step Grid”, que distingue o leito fluidizado da Amec Foster Wheeler™, permite que jatos de ar de alta pressão e com elevada energia cinética fluidizem a areia contida na parte inferior da fornalha, a qual é revestida com concreto refratário especial e de alta resistência, que protege as paredes d´água da caldeira e mantém a temperatura da areia em 850ºC, a qual é controlada por meio da recirculação de gases inertes provenientes de um ventilador de recirculação especialmente projetado para esta função.

Diferentemente de outros tipos de leito, o “Step Grid” está integrado ao sistema de circulação natural da caldeira, favorecendo o controle da temperatura do leito e eliminando a utilização de juntas de expansão.

Características Técnicas

Caldeiras de Leito

Fluidizado Borbulhante - “BFB”

Capacidade 40 t/h até 400 t/h de vapor Pressão de Operação Até 150 kgf/cm²

Temperatura Final do Vapor Até 560ºC

Suportação

Pela base ou pelo topo Drenagem do Leito

Feita através de bocais com dimensões amplas que permitem a passagem de aglomerados eventualmente formados devido às características do combustível, e de pedras e metais que venham com o combustível.

Retirada de Cinzas

Por via seca ou úmida, dependendo da legislação do local e das exigências ambientais.

Operação

Por circulação natural no interior dos tubos da fornalha, dos downcomers e do “Step Grid” e por tiragem balanceada na fornalha.

Combustíveis

A Caldeira de Leito Fluidizado da Amec Foster Wheeler™, destaca-se pela experiência comprovada na combustão de diversos combustíveis conforme tabela abaixo, tanto em condições totais quanto em parciais, dependendo da q u a l i d a d e e d o s c o n t a m i n a n t e s p r e s e n t e s n o combustível. Cascas e Cavacos de Madeira Casca de Arroz Carvão Resíduos Florestais Resíduos Ext. Óleo Cavacos de Pneu Palha Turfa Lodo Bagaço de Cana Madeira Reciclada SRF ou REF

Empresa Licenciada

(4)

Manutenções e Retrofits em Caldeiras

convencionais para conversão em BFB

Caldeiras convencionais poderão

s e r c o n v e r t i d a s e m B F B ,

substituindo-se o fundo da fornalha

por um “step grid” e instalando-se o

sistema de recirculação de gases.

. O “step grid” desenvolvido pela Amec Foster Wheeler™ apresenta uma série de v a n t a g e n s e m r e l a ç ã o a o s l e i t o s convencionais:

. São elementos fundidos em liga especial, de construção robusta e altamente resistentes aos desgastes por erosão. . Possui bocais de descarga com aberturas suficientes para descarregar aglomerados ou pedras com dimensões de até 400 mm.

. Requer um reduzido volume de areia - a p r o x i m a d a m e n t e 1 / 3 d o s l e i t o s convencionais - proporcionando maior rapidez para aquecimento e resfriamento da caldeira, além de transferir menor carga para as bases de fundação.

. Está integrado à circulação natural da caldeira, contribuindo assim para um melhor controle da temperatura do leito e maior vida útil.

Caldeiras de Leito

(5)

As Caldeiras AMD – Aquatubular Monodrum® possuem uma ampla câmara de combustão que permite a queima em suspensão, sem o arraste de particulado não queimado e são equipadas com grelha do tipo pin-hole, rotativa ou vibratória. São dotadas de um único tubulão de vapor instalado fora do circuito de gases e possuem os superaquecedores e o evaporador, ambos drenáveis e convectivos, instalados em uma cavidade localizada na parte posterior à fornalha, sem a incidência de radiações luminosas. As caldeiras AMD permitem partidas e paradas mais seguras, com estabilidade de controle de nível de água no tubulão e elevada confiabilidade operacional.

Caldeiras Monodrum® AMD

Características Técnicas

Suportação

Pela base ou pelo topo

Capacidade

Até 400.000 kg/h

Temperatura Final do Vapor

560ºC

Pressão de Operação

Até 150 kgf/cm²

Combustíveis

Bagaço de cana, palha de cana picada, cavaco de madeira, óleo e gás, carvão e outras biomassas com até 54% de umidade.

Tipo de Grelha:

Pin-hole, rotativa ou vibratória.

Retirada de Cinzas

Por via úmida ou seca.

Operação

Circulação natural e tiragem balanceada.

Caldeira com

STAMP ASME

(6)

O projeto da caldeira Monodrum® Smart surgiu a partir da busca constante por melhorias das pioneiras caldeiras Monodrum®, e se caracteriza por um projeto de concepção mais moderna, com superaquecedor radiante não drenável de serpentinas pendentes e instalado na parte mais alta da fornalha da caldeira.

O pré aquecedor de ar é do tipo horizontal com o gás externo aos tubos e fornecido em módulos independentes para facilidade de manutenção, sendo que nas extremidades mais frias dos tubos existe um sistema de proteção para evitar a condensação dos gases (“dew point ”).

Suportação

Pela base ou pelo topo

Capacidade

Até 400.000 kg/h

Temperatura Final do Vapor

560ºC

Pressão de Operação

Até 150 kgf/cm²

Combustíveis

Bagaço de cana, palha de cana picada, cavaco de madeira, óleo e gás, carvão e outras biomassas com até 54% de umidade.

Tipo de Grelha

Pin-hole, rotativa ou vibratória.

Retirada de Cinzas

Por via úmida ou seca.

Operação

Circulação natural e tiragem balanceada.

Eficiência ao PCI Superior a 88%

Caldeiras

Caldeiras

Caldeiras

Caldeiras

MONODRUM®

MONODRUM®

MONODRUM®

MONODRUM®

MONODRUM®

smart

- Caldeiras aptas para serem complementadas com Ciclo Regenerativo;

- Pré Aquecedor de ar tipo horizontal, gás externo aos tubos e módulos independentes para facilitar e reduzir custos de manutenção. Os tubos são soldados aos espelhos evitando a mistura ar/gases de combustão;

- Sistema de ar terciário para melhor eficiência e redução de emissões; - Sistema de distribuição de ar sob grelha com injeção pelas laterais;

- Sistema CSC “Caldema Sand Collector”, de remoção de particulado anterior aos recuperadores de calor; - Sistema modular de economizador para facilitar a manutenção.

Características Técnicas

Vantagens:

(7)

As caldeiras APU possuem 02 tubulões e tubos do feixe mandrilhados e são sustentadas por estrutura metálica através de pendurais que permitem uma dilatação descendente do conjunto das partes de pressão. As extremidades dos tubos do evaporador são mandriladas nos tubulões de vapor e de água, permitindo um fluxo cruzado dos gases em passe único.

As caldeiras APU possuem uma fornalha ampla e um sistema de ar secundário dimensionado para manter uma parte do combustível queimando em suspensão.

Os recuperadores de calor, que compreendem o economizador e o pré aquecedor de ar, são instalados no circuito de gases quentes para recuperar esse calor com o aquecimento da água de alimentação e do ar de combustão, contribuindo assim com o aumento da eficiência da unidade.

A torre de escadas e os diversos níveis de plataformas, permitem o acesso a todas as necessidades operacionais do gerador de vapor, com praticidade e segurança para o pessoal de operação e manutenção.

Caldeiras APU

Características Técnicas

Suportação Pelo topo Capacidade Até 250.000 kg/h

Temperatura Final do Vapor

530ºC

Pressão de Operação

Até 65 kgf/cm²

Combustíveis

Bagaço de cana, palha de cana picada, cavaco de madeira, óleo e gás, carvão e outras biomassas com até 54% de umidade.

Tipo de Grelha

Pin-hole, rotativa ou vibratória.

Retirada de Cinzas

Por via úmida ou seca.

Operação

C i r c u l a ç ã o n a t u r a l e t i r a g e m balanceada.

(8)

As caldeiras AUP possuem 02 tubulões e tubos do feixe mandrilhados e têm como característica básica o tipo de suportação, que se dá por meio dos downcomers, os quais são dimensionados para resistir à pressão de projeto da caldeira e também para suportar o peso das partes de pressão do gerador de vapor, além de promover a alimentação de água dos coletores inferiores das paredes da fornalha, proporcionando a correta circulação natural de água e vapor, garantindo a estabilidade de controle de nível de água no interior do tubulão de vapor.

Como as caldeiras AUP são apoiadas pela base e a dilatação térmica do conjunto ocorre para cima e para os lados, as sapatas das bases são apoiadas em placas deslizantes que permitem tal dilatação.

O fluxo de gases que passa pelo evaporador é cruzado e em um único passe.

O sistema de combustão instalado nas caldeiras AUP possibilita queima preferencial sobre a grelha e uma pequena parcela em suspensão, proporcionando uma resposta rápida da caldeira e um baixo excesso de ar com maior estabilidade da combustão.

Para a recuperação do calor residual dos gases de combustão, são providos módulos de pré aquecedores que aquecem o ar de combustão e um economizador de tubos lisos que eleva a temperatura da água de alimentação da caldeira.

Escadas e plataformas são convenientemente instaladas para permitir o acesso seguro em todos os locais requeridos para operação e manutenção.

Caldeiras AUP

Suportação

Pela base

Capacidade

Até 220.000 kg/h

Temperatura Final do Vapor

520ºC

Pressão de Operação

Até 65 kgf/cm²

Combustíveis

Bagaço de cana, palha de cana picada, cavaco de madeira, óleo e gás, carvão e outras biomassas com até 54% de umidade.

Tipo de Grelha

Pin-hole, rotativa ou vibratória.

Retirada de Cinzas

Por via úmida ou seca

Operação

Circulação natural e tiragem balanceada.

(9)

Caldeiras Especiais

Caldeiras Compactas e Caldeiras de alta capacidade para montagem no campo, para a

queima de óleo, vinhaça, gás natural, gases residuais e outros combustíveis líquidos e

gasosos.

Caldeira compacta

para a queima

de gás natural.

Retrofits em

Caldeiras do tipo

HRSG – Heat

Recovery Steam

Generator.

Fornecidos em

cooperação técnica

com a NEM.

(10)

Para minimizar este problema, o CSC - “Caldema Sand Collector” traz para o mercado o estado da arte em sistemas pré-coletores de impurezas presentes nos gases de combustão.

O CSC pode ser instalado na saída do feixe tubular/evaporador, aumentando a vida útil dos tubos do economizador

e pré-aquecedor, além dos dutos de gases. O material coletado no CSC contém cinzas inorgânicas e carbono não queimado, o qual pode ser reinjetado na fornalha, reduzindo o consumo de biomassa na caldeira.

Em outros setores como papel/celulose, geração de energia e alimentício, onde queimando biomassa utilizam filtros de mangas ou precipitadores eletrostáticos, é essencial a eliminação de fagulhas incandescentes antes desses equipamentos. O CSC substitui com vantagens os equipamentos convencionais de captação de fagulhas. Trata-se de um separador inercial pré-coletor de impurezas que substitui os ciclones,

multiciclones e defagulhadores usados em caldeiras que queimam biomassas.

No setor sucroenergético, devido à mecanização da colheita e eliminação da lavagem da cana-de-açúcar para a retirada de impurezas, houve um aumento significativo no volume de fly ash (cinzas leves), interferindo diretamente nas condições de operação da caldeira e na durabilidade de algumas partes deste equipamento.

Principais Vantagens

A instalação do CSC apresenta as vantagens:

GASES DE COMBUSTÃO

+

P

ARTICULADOS

S

Baixa perda de carga, mínima manutenção,

redução na abrasão dos trocadores de calor no circuito de gases – economizador e pré-aquecedor - e redução das emissões de particulados.

A coleta de impurezas ocorre na saída do feixe tubular (evaporador) e não na saída do economizador ou pré-aquecedor de ar: Garantia de maior durabilidade dos tubos do pré-pré-aquecedor de ar e do economizador e eliminação

do problema de entupimento dos tubos do pré-aquecedor quando a qualidade da biomassa (combustível) piora significativamente.

Alta durabilidade: Como a velocidade do gás é baixa, os defletores apresentam maior durabilidade. Os CSC já

instalados comprovam que o desgaste é mínimo.

Economia de espaço no layout da instalação: Geralmente os ciclones ou multiciclones demandam muito espaço no

layout, aumentando o comprimento total da caldeira.

Quando – como alternativa - são instalados sob o pré-aquecedor de ar e economizador, acabam elevando a altura da estrutura, prejudicando o arranjo dos dutos. As consequências são a diminuição da troca térmica no feixe tubular e aumento da velocidade dos gases em pontos críticos na saída do duto, uma vez que o gás é direcionado para cima antes de entrar no pré-aquecedor de ar.

Sistema de captação de fuligem opera de forma mais eficiente: Como as maiores partículas das impurezas são

retidas pelo CSC, os equipamentos finais de captação de fuligem – lavador de gases, filtro de mangas ou precipitador eletrostático - trabalham com menor carga e podem atender aos limites de emissões de particulados com maior folga.

Alta eficiência: Eficiência prevista superior a 90% para coleta de material particulado de maior granulometria.

Baixa perda de carga no lado gás: Enquanto os sistemas de coleta por ciclones ou multiciclones apresentam perda

de carga de aproximadamente 100 mmca, no CSC a perda fica sempre abaixo de 25 mmca. Isso significa menor potência consumida nos exaustores.

Redução do consumo de água em sistemas com lavador de gases: Com a instalação do CSC, que funciona a

seco, o volume de água necessário na captação de fuligem via úmida será reduzido proporcionando economia e melhoria no sistema de tratamento de água de fuligem.

Manutenção econômica e de fácil acesso: Os materiais são fáceis de encontrar no mercado e a manutenção não

requer mão de obra especializada.

Caldema Sand Collector

(11)

Acessórios e Equipamentos

Acessórios / Equipamentos Diversos

Shark Teeth foi desenvolvido pela Caldema, para a alimentação de bagaço, palha de cana e outras biomassas. Pode ser aplicado tanto em caldeiras novas, como em caldeiras já existentes, inclusive de outros fabricantes. O alimentador Shark Teeth possui características c o n s t r u t i v a s e d i f e r e n c i a i s , e v i t a n d o o “encabelamento” do bagaço/palha nos rotores alimentadores, devido às pás serem serrilhadas e construídas em inox A410-D, evitando a interrupção da alimentação da caldeira, além de possuir maior durabilidade do material contra corrosão (cloro/enxofre) e abrasão (areia) d e v i d o à s i m p u r e z a s e p a r t e s v e r d e s (folhas/pontas) encontradas no bagaço.

Possui menor consumo de potência.

Vasos de Pressão

com Stamp ASME

Coletores de Vapor

Dutos

Abafadores de ruído

Virolas

Roscas de cinzas e

(12)

Retrofits, reformas, manutenções e soluções técnicas

de campo, também são executados pela Caldema.

Fabricação de Tubulão de Vapor de grande porte com peso aproximado de 180t, diâmetro de 2420mm, pressão de 110bar, comprimento de 21000mm, espessura de 115mm e utilização do material SA 302GrB. Repotenciamento de Caldeiras Substituição de recuperadores de calor

Produção

Inspeções

de qualidade

Retrofits e Fabricação de componentes

Fabricação de peças e componentes para diversos

tipos de caldeiras com inspeção de qualidade da

(13)

Possui equipe de profissionais altamente qualificada e constituída por engenheiros, técnicos e projetistas. A Caldema fornece os serviços especializados tanto para as manutenções programadas, quanto para a atender às situações emergenciais de seus clientes. Os profissionais são treinados e habilitados para trabalhos em espaço confinado e trabalho em altura, e contam com o suporte técnico necessário de engenharia para solucionar os problemas de campo.

Assistência Técnica

Supervisores e técnicos especializados, executam

ajustes na combustão para aumentar a capacidade

e a eficiência de caldeiras Caldema ou de outros

f a b r i c a n t e s . Ta m b é m o r i e n t a m c o m o s

procedimentos recomendados e acompanham a

realização de testes hidrostáticos, testes

operacionais, testes de performance dentre outros.

Ajustes e testes

de campo

O s t r e i n a m e n t o s t e ó r i c o s s ã o

desenvolvidos em salas de aula,

porém para a familiarização com os

e q u i p a m e n t o s , s ã o u t i l i z a d o s

simuladores específicos e também a

operação assistida durante a partida e

a posta em marcha.

Treinamentos de

operadores

A Caldema conta com uma frota própria

de veículos que são disponibilizados

exclusivamente para o atendimento dos

serviços externos.

+55 (16) 3946-2700

ASSISTÊNCIA

TÉCNICA 24h

(14)

Certificado NBR ISO 9001 A S M E

S

A S M E

U

R

Empresa Licenciada

www.caldema.com.br

CALDEMA EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDA

Rodovia Armando de Salles Oliveira, km 335,8 PABX: +55 16 3946.2700 - FAX: +55 16 3945.4003 Caixa Postal 211 - CEP: 14175-300 / Sertãozinho - SP - Brasil

comercial@caldema.com.br

+55 (16) 3946-2700

ASSISTÊNCIA

TÉCNICA 24h

Referências

Documentos relacionados

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

Não pode ser copiado, escaneado, ou duplicado, no todo ou em parte, exceto para uso como permitido em uma licença distribuída com um certo produto ou serviço ou de outra forma em

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Efeito inseticida de amidas naturais de Piper e do derivado sintético tetraidropiperina sobre Lucilia cuprina (Diptera: Calliphoridae) e Musca domestica (Diptera: Muscidae)..