• Nenhum resultado encontrado

Melodia que se ouve com o coração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Melodia que se ouve com o coração"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Porto Alegre, 9 de outubro de 2015

Melodia que se ouve com o coração

O inverno já foi, a chuva passou, e as flores aparecem nos campos. É tempo de cantar; ouve-se nos campos o canto das rolinhas. (Cântico dos cânticos 2.11 e 12)

Interagimos com o mundo com todos os nossos sentidos. A segunda reflexão de preparação para a Semana Luterana tem como tema a audição. Este sentido está diretamente ligado à capacidade de nos comunicarmos uns com os outros. Escutar todos escutam até mesmo sem querer, como o barulho do trânsito e as falas e risadas no corredor. A beleza do canto dos pássaros pode passar despercebido se não nos dispusermos a ouvir com atenção e com a abertura necessária para que a comunicação se complete em nosso interior. Assim é com a palavra de Deus, para que ela possa tocar os nossos sentidos e provocar mudanças em nosso modo de viver, é preciso ouvir com a ajuda do coração.

O reformador Martin Lutero cedo descobriu que a forma mais bela de comunicar a palavra de Deus é através da música. Alguém pode dizer que não sabe tocar um instrumento musical e nem sabe cantar bem, mas certamente dirá que gosta de música. A música é percebida pelo sentido da audição, mas toca a alma, ou seja, o nosso íntimo. A melodia de uma canção faz com que a poesia da letra vibre e nos toque como um todo. Por esse motivo, Lutero deu muita importância à música. Quando criança cantou em coral infantil e, depois, ao longo de seus estudos, não só seguiu cantando, como também aprendeu, sem professor, a tocar alaúde e flauta transversal e a compor.

O encontro da família de Lutero se dava em torno do canto acompanhado da execução de instrumentos musicais. Lutero introduziu o canto nas celebrações. Se hoje não conseguimos mais imaginar um culto ou uma missa sem música, isso se deve à iniciativa de Lutero. Ele foi o único entre os reformadores a defender a música como uma das formas mais belas de comunicação da palavra de Deus. O hino mais conhecido de Lutero e de toda a reforma luterana é Deus é castelo forte e bom, baseado no Salmo 46. Trata-se de um hino de louvor e confiança a Deus em tempos de crise e falta de fé.

A música exerce um poder de comunicação que nos acompanha por toda a vida. Quando o desânimo parecer tomar conta de nós, uma melodia que um dia nos tocou profundamente será ouvida, até mesmo no silêncio, dando-nos razões para perceber que vale a pena viver.

(2)

Escola Aberta: valorizando o aprendizado

A Escola Aberta - realizada na manhã de 3 de outubro - mostrou aos pais, alunos, professores e comunidade em geral tudo o que vem sendo desenvolvido no Dohms Higienópolis. Passando pelas diversas áreas do conhecimento - das Artes e Linguagens às Ciências e Matemática -, o evento compartilhou as experiências e o aprendizado dos alunos, através da exposição de trabalhos feitos em todos os níveis da Escola.

Nessa edição, passaram pela Escola Aberta, além das já tradicionais exposições, oficinas e apresentações musicais.

Veja, abaixo, algumas imagens do evento.

(3)

Níveis 1 e 2 celebram a Semana da Criança

Na semana que antecede o feriado de Nossa Senhora Aparecida –

comemorado juntamente com o Dia da Criança - diferentes atrações animaram o Dohms Higienópolis. De 5 a 9 de outubro, a Semana da Criança provou que criatividade, arte e brincadeira não faltam aos alunos dos Níveis 1 e 2 da Escola.

Teve de tudo: show de mágica, dia das “cabeças malucas”, fantasias,

lanche coletivo, apresentação do Ballet Gutierres, cinema, hora do conto e muito mais. Foram tantas as atividades que, diariamente, preparamos um resumo em nosso site, para que todos pudessem acompanhar dia após dia o evento.

A seguir, veja mais algumas imagens desta semana especial que trouxe muita alegria às crianças, estrelas da festa.

(4)

Global Scholars Final Paper

Finalizando o processo que vêm sendo desenvolvido desde o início do ano, os alunos do Pro English do 8º Ano receberam, em 28 de setembro, um certificado de participação com reconhecimento internacional da Global

Scholars.

A Global Scholars é um projeto feito em parceria com a Global Citizens de Nova Iorque - instituição que promove a Educação através de eixos temáticos. Nesta edição, o tema abordado foi Water Wise (Água), voltado à reflexão e discussão sobre assuntos relacionados ao consumo da água e sua qualidade em diferentes partes do mundo, como Jacarta, Nova Iorque, Varsóvia etc.

Durante o primeiro semestre, os estudantes desenvolveram as atividades em um portal, postando suas pesquisas e comentários sobre o tema e recebendo retorno de participantes ao redor do mundo, possibilitando, assim, o uso real da língua em um ambiente verdadeiramente internacional.

Atendimento aos pais dos Níveis 3 e 4

No dia 22 de outubro, quinta-feira à noite, pais e responsáveis por alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio poderão conversar com os professores de todos os componentes curriculares sobre o processo de aprendizagem dos alunos. O agendamento deverá ser feito pelos responsáveis, através do site da Escola, no link abaixo, até o dia 16 de outubro.

http://webserver.dohms.org.br:8088/AtendimentoPais/Espaco/Dohms/Agendamentos

(5)

5ª Olimpíada Brasileira de Alemão

Em outubro, tem início a 5ª edição da Olimpíada Brasileira de Alemão.

Um total de 32 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e das 1ªs e 2ªs

Séries do Ensino Médio estão participando do concurso cultural promovido pelo Instituto Goethe, que tem como objetivo trabalhar a cultura alemã em escolas públicas e privadas do Brasil.

Três etapas, com diferentes atividades, compõem o concurso:

1ª etapa: entre 06 e 09 de outubro de 2015, na sede da escola participante.

Consiste em um teste de conhecimentos gerais do idioma alemão;

2ª etapa: entre 11 e 13 de novembro de 2015, na sede da escola participante:

redação a ser aplicada, exclusivamente, para os alunos classificados para a segunda etapa.

3ª etapa: em abril de 2016, no Instituto Goethe de São Paulo. Teste de

conhecimentos gerais do idioma alemão a ser aplicado pelo próprio realizador.

O concurso premia os dois vencedores com uma viagem de duas semanas para a Alemanha. Participantes que se destacarem na segunda etapa também recebem prêmios.

A primeira etapa já aconteceu no Dohms e foi realizada no dia 7 de outubro, das 15h30min às 17h.

Desejamos bons resultados e sucesso a todos os nossos alunos participantes!

Entrega de boletins

Os pais e responsáveis dos Níveis 3 e 4 que não puderam retirar o boletim de seu filho na última segunda-feira, 5 de outubro, poderão retirá-lo diretamente na Secretaria Acadêmica, das 7h30min às 18h.

Saída Pedagógica transferida

Devido à previsão de tempo chuvoso, a Saída Pedagógica dos 4ºs Anos

para São Miguel das Missões, prevista para ocorrer no dia 8 de outubro, foi transferida para os dias 3 e 4 de novembro.

(6)

Aluno Getúlio Felipe no Correio do Povo

O aluno Getúlio Felipe – que cursa o 5º Ano na Escola e já esteve

inúmeras vezes na mídia e neste Informativo - segue fazendo sucesso e cativando a todos por onde passa.

No início de setembro, duas repórteres do Correio do Povo estiveram na Escola para ouvir o colega que é um exemplo de superação. A matéria foi publicada na edição comemorativa de 120 anos do jornal, veja abaixo.

E tem mais: Getúlio participará, no próximo dia 30 de outubro, do TEDxUnisinos – evento anual promovido pela Unisinos e que reúne diferentes palestrantes com o objetivo de promover boas ideias e inspirar pessoas.

Saiba mais sobre o evento acessando o seguinte link:

http://www.tedxunisinos.com.br/

(7)

Dohms na 51ª ONASE

As equipes de voleibol infantojuvenil feminino, basquete infantil masculino e voleibol infantil feminino do Dohms participaram – nos dias 1, 2 e 3 de outubro - da 51ª ONASE (Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação).

A equipe de voleibol infantojuvenil feminino foi vice-campeã da série ouro, enquanto a de basquete masculino foi campeã da série prata. Para o professor Hamilton - que acompanhou o grupo -, a equipe de voleibol infantil feminino também sagrou-se campeã, mas da garra, da alegria e da amizade. “Os alunos foram exemplares na conduta durante o evento. Alguns hospedeiros que conversaram comigo elogiaram a educação de nossos atletas. Para quem foi, fica a lembrança de um convívio intenso e enriquecedor. Foi gratificante compartilhar o dia a dia com este grupo de alunos dedicados e empenhados em nos representar tão bem”, comenta o professor.

O evento aconteceu no Colégio Martin Luther, em Estrela, e cerca de 500 atletas de 52 diferentes escolas estiveram competindo em modalidades variadas .

O Dohms parabeniza todos os atletas pelas conquistas, pelo exemplo de educação e pelo espírito de equipe demonstrados durante a competição!

(8)

Professores por um dia

Como forma de dinamizar o aprendizado, os alunos Júlia Porciúncula e Hugo Neto, da turma M3A, experimentaram a oportunidade de serem professores por um dia no Dohms. A partir do belo trabalho e apresentação desenvolvidos na disciplina de Literatura - sobre os capítulos 132 a 139 do livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis - a Professora Ana Paula Charão fez o convite. Em 2 de outubro, eles compartilharam o conhecimento com a M2C, através da apresentação do trabalho para a turma, que também está estudando a obra do escritor brasileiro.

Musicais dos Níveis 1 e 2

Divulgadas as datas dos Musicais dos Níveis 1 e 2. Veja a tabela a seguir.

Turmas

Data

Horário

Educação Infantil 23 de novembro

19h 1ºs Anos 11 de novembro 2ºs Anos 25 de novembro 3ºs Anos 26 de novembro 4ºs Anos 07 de dezembro 5ºs Anos 09 de dezembro

(9)

PPV oferece revisão para o ENEM

Do dia 19 ao dia 23 de outubro, o curso de Preparação para o Vestibular (PPV), em parceria com a unidade Higienópolis, oferecerá aulas de revisão para o ENEM.

O PPV é o curso preparatório para o ENEM e vestibular que, há 12 anos, acontece nas dependências da escola no turno da tarde. Na semana

que antecede o ENEM, o PPV abrirá suas aulas aos alunos das 2ªs e 3ªs

Séries do Ensino Médio que queiram aproveitar as dicas de última hora sobre os conteúdos de cada disciplina. Os professores corrigirão questões de anos anteriores e farão observações importantes sobre como e o que estudar nessa reta final.

Os alunos que ainda não participam do PPV e têm interesse em assistir

a essas aulas deverão se inscrever – pessoalmente ou via redes sociais -

juntos aos professores Rafael Irigoyen e Cristiane Costi ou pelo e-mail

ppv@dohms.org.br, observando dia da semana e horário de cada disciplina

no quadro abaixo.

Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

14:15 às 15:45 Literatura (Prof. Fernando) História (Profa. Valesca) Biologia (Profa. Luciana) Geografia (Prof. Artur) Matemática (Profa. Vera) 16:15 às 17:45 Português (Prof. Cláudio) Redação (Profa. Cris) Química (Prof. Mateus) Física (Prof. Rafael)

Reunião com pais do 6º ao 8º Ano

Pais e responsáveis por alunos dos 6ºs aos 8ºs Anos estão convidados

para uma reunião com a Equipe Pedagógica, no dia 19 de outubro, às 19h, no Salão da Comunidade Martin Luther. Na ocasião, será apresentado o projeto pedagógico do Ensino Fundamental e esclarecimentos sobre as alterações na Matriz Curricular para o ano de 2016.

(10)

Formação de Professoras da Educação Infantil

No dia 17 de outubro, as professoras da Educação Infantil de nossa Unidade participarão, das 8h às 12h, de uma formação que abordará a concepção de infância e suas implicações no planejamento pedagógico.

O momento é mais uma iniciativa do Dohms de aprimorar, cada vez mais, o acompanhamento oferecido aos alunos.

Para gostar de ler

Ler é tarefa importante na formação e construção do conhecimento. Os livros nos tornam mais reflexivos e informados, ampliam nosso vocabulário e expandem nosso entendimento acerca de diferentes assuntos.

(11)

Rematrículas 2016

No dia 15 de outubro, iniciará o processo de rematrículas em todas as Unidades de Ensino. Elas poderão ser realizadas até o dia 30 de outubro, no

site www.dohms.org.br, onde também poderão ser encontradas informações

específicas.

A realização da matrícula no prazo previsto, assim como a atualização e a alteração dos dados auxiliará a Instituição na organização e na comunicação com toda a comunidade escolar.

No dia 14 de outubro, o Diretor Geral, professor Waldir Scheuermann, enviará virtualmente mais esclarecimentos sobre o processo de rematrícula. Informamos ainda que, na Secretaria de cada Unidade, as dúvidas poderão ser esclarecidas.

(12)

Culto das crianças

Todos os domingos, no horário do culto, às 9h30min, na Igreja Martin Luther.

Jesus Cristo diz: “deixem que as crianças venham a mim.” Pais, mães, padrinhos e madrinhas: tragam as crianças!

III Sarau Musical

Promoção: Grupo Vocal e Instrumental HAIDA Data: 17 de outubro (sábado)

Horário: 18h30min - Sarau Musical na Igreja e, às 20h, cachorro-quente no salão de eventos da Comunidade Martin Luther

Ingressos: R$ 12,00 adulto e R$ 6,00 infantil Reservas: 3343.6834 / 3337.2026

Referências

Documentos relacionados

• Para a valorização de Obrigações cotadas ou admitidas à negociação num mercado regulamentado ou especializado, será considerado o preço disponível no momento de

Se o seu administrador ativou as licenças do trabalhador à distância, será possível efetuar check-out dessa licença de trabalhador à distância para usar a licença de rede

Contudo, os valores do expoente α θ são maiores que para baixa intensidade de vento (Figura 4). Isso indica que a textura deve ser avaliada na discriminação de alvos escuros.. Figura

Este estudo tem o objetivo deanalisar os fatores associados à funcionalidade de idosos participantes de um grupo de convivência.Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório,

O processo de adoencimento renal passa por seis fases: a primeira é a de função renal normal sem lesão renal, Importante do ponto de vista epidemiológico, pois inclui pessoas

Na Paraíba em 2010 a Promotora da Infância e Juventude, Soraya Escorel, apresentou elaborou um projeto de implantação antibullying “Educar Pela Paz”, a

É proibida a participação de parentes em qualquer grau ou de servidores da mesma repartição pública ou empresa privada na Mesa, Turma ou Junta Eleitoral (Vide Lei n° 9.504/1997,

Estima-se uma área de plantio para o feijão segunda Safra de 1,8 milhão de hectares, inferior à safra passada em 7,5%, totalizando uma redução de 68,5 mil hectares, basicamente